Tratamento Asma

3
A Asma é uma doença obstrutiva que consiste em bronco espasmos (hiper atividade brônquica) causando obstrução temporária e inflamação das vias aéreas (presença de mastócitos, eosinófilos e linfócito T organizando o processo), é também chamada de alergia atópica devido a presença de muita IGE (Imunoglobulina E). Compromete a expiração (causa dispnéia) devido à presença de muco excessivo e rígido (sibilos) e edema da mucosa (esta doença também causa tosse). O tratamento pra asma é complexo e envolve controle das causas desencadeadoras e tratamento dos quadros agudos. Veja Também: Doenças do Sistema Respiratório Tipos de Tratamento para Asma 1-b adrenérgicos: Salmeterol: usado por via inalatória tem duração longa 2 vezes ao dia é suficiente. Salbutamol: usado por via inalatória e de duração curta usa-se durante as crises dose de 100mg (aerolin). Terbutalina: usada por via inalatória e durante as crises dose de 250mg (bucanil). Fenoterol: mesma dose da terbulalina (berotec). A ação é em 5 minutos e o pico em 10 a 15 minutos.

description

Tratamento Asma

Transcript of Tratamento Asma

Page 1: Tratamento Asma

A Asma é uma doença obstrutiva que consiste em bronco espasmos (hiper atividade brônquica) causando obstrução temporária e inflamação das vias aéreas (presença de mastócitos, eosinófilos e linfócito T organizando o processo), é também chamada de alergia atópica devido a presença de muita IGE (Imunoglobulina E). Compromete a expiração (causa dispnéia) devido à presença de muco excessivo e rígido (sibilos) e edema da mucosa (esta doença também causa tosse). O tratamento pra asma é complexo e envolve controle das causas desencadeadoras e tratamento dos quadros agudos.

Veja Também:

Doenças do Sistema Respiratório

Tipos de Tratamento para Asma

1-b adrenérgicos:

Salmeterol: usado por via inalatória tem duração longa 2 vezes ao dia é suficiente.

Salbutamol: usado por via inalatória e de duração curta usa-se durante as crises dose de 100mg (aerolin).

Terbutalina: usada por via inalatória e durante as crises dose de 250mg (bucanil).

Fenoterol: mesma dose da terbulalina (berotec).

A ação é em 5 minutos e o pico em 10 a 15 minutos.

Micronebulização:coloca-se 3 a 5ml de soro fisiológico, 10 gotas de berotec e 20 gotas de atrovent, o ar aquecido transforma esta mistura em vapor e faz-se a nebulização utilizando uma máscara.

Bombinha: deve-se sacudir bastante para misturar o medicamento, dar duas bombadas no início da inspiração e prender a expiração.

Page 2: Tratamento Asma

Efeitos colaterais: relacionados a descarga simpática (tremor e hipertensão em alguns casos).

2-Metilxantinas

Causam broncodilatação inibindo as enzimas fosfoesterases (normalmente estas enzimas inibem AMPc e GMPc fazendo com que haja deslizamento de actina e miosina causando a contração muscular – bronco constrição) ativa AMPc e GMPc fazendo bronco dilatação.

Aminofilinas (teofilina sintética): substância encontrada no café (teofilina), chocolate (teobromina) e cafeína.

Efeitos colaterais: (VO/EV) náuseas, vômitos, azia, dor de cabeça, tremor convulsões em crianças e arritmia em cardiopatas.

3-Anticolinergicos

São antagonistas de receptores muscarínicos de acetilcolina M3 (aumenta IP3 e Cálcio) que competem este receptor.

Ipatrópio (atrovent): tem ação em 30 minutos.

4-Agentes anti-inflamatórios

Glicocorticóides inibidores de linfócito T podem também inibir a enzima fosfolipase A2 aumentando assim a expressão de b2 adrenérgico, podem também inibir as citocinas (IL4 e IL5), o fator de necrose tumoral e ainda inibir os eosinófilos.

Beclometasona

Budesonida e Fluticasona (inalatórios)

Hidrocortisona(EV) usado no status asmáticos.

Prednisolona usado na asma crônica.

Efeitos colaterais: os mesmos dos glicocorticóides, candidíase e fraqueza nas cordas vocais.

5-cromoglicato de sódio(neocromil sódico)

Estabiliza o mastócito (diminui a degranulação) prevenindo a crise.

Outras drogas:

Surfactante Exosurf(sintético e mais caro) e Survanta(bovino e mais alergênico): impedem que os alvéolos colabem. É muito utilizado em recém nascidos prematuros que estão entubados.

Page 3: Tratamento Asma

Domape alfa:Dnase/Pulmozime: muito usado em pacientes com fibrose cística para fluidificar o muco.

Inibidor da a1 proteinase:usado em enfisema porque a elastase quebra os septos interalveolares.

Spiriva: usada em DPOC é um antagonista muscarínico parecido com o ipatropio, específicos para M3 tem meia vida de 24 horas.