Tratamento de Pisos de Garagens

download Tratamento de Pisos de Garagens

of 4

Transcript of Tratamento de Pisos de Garagens

  • 8/18/2019 Tratamento de Pisos de Garagens

    1/4

     

    Tratamento em Pisos de Garagens (Subsolo) de Obras VerticaisAplicação de argamassa polimérica com Rheomix 104 e Kure-N-Harden para

    solução de desprendimento de poeira da superfície

    Contratante: TCI – Tocantins Construtora e Incorporadora Ltda.

    Execução: Richelieu Costa Miranda (Diretor Impercia Atacadista Ltda.)Abelardo Torreal Fonsêca (Acadêmico de Tecnologia da Construção Civil – Centro

    Federal de Educação Tecnológica de Goiás – CEFET-GO)Distribuidor: Impercia Atacadista Ltda.

    Localidade: Goiânia (GO)

    Data: Setembro/2003

    Produtos Utilizados:Kure-N-Harden – Endurecedor de SuperfícieRheomix 104 – Emulsão Adesiva a base de Resina Acrílica

    RHEOMIX 104 foi utilizada conjuntamente com cimento Portland CP II Z–32 RS naexecução do estucamento superficial do piso, colmatando os poros e densificandosua superfície para posterior aplicação do Endurecedor Superficial a base deSilicato de Sódio KURE-N-HARDEN como endurecedor químico para melhorar aresistência à abrasão da superfície.

    Área de Atuação: Condomínios Verticais 

    Área Total: 1500m2 (Pista de rolamento e garagens)

    Descrição:Esta especificação visa atender um tipo de patologia muito comum em pisos degaragens de obras verticais, e tem como objetivo apresentar uma resolução doproblema que ofereça uma liberação rápida, que seja eficiente e de baixo custo,utilizando-se de produtos já consagrados pelo mercado nacional e internacional,como RHEOMIX 104 e KURE-N-HARDEN.

  • 8/18/2019 Tratamento de Pisos de Garagens

    2/4

     

    É comum em muitos edifícios, devido à elevada abrasão imposta pelo tráfego deautomóveis, o piso de concreto desprender poeira da superfície.

    Esta poeira ocorre mesmo em concretos com elevadas qualidades, pois parte daágua utilizada na mistura do mesmo migra para a superfície, implicando nestaregião elevado fator água/cimento e, conseqüentemente, menor resistência àabrasão.

    Os procedimentos executados no reparo do piso foram estes (conforme etapasdescritas abaixo):

    1. A preparação da superfície do piso foi realizada através de processo mecânicocom auxílio de politriz/abrasivo G. 60 para regularizar a superfície.

    2. A superfície foi mantida sob lâmina d’água por um período mínimo de 06 horaspara saturação dos poros.

    3. Após este período, foi removido o excesso de água e aplicada a argamassapolimérica na proporção de 1:1.75 RHEOMIX 104:Cimento Portland paraestucamento e colmatação dos poros. Consumo de RHEOMIX 104 /m2 nestasituação: aproximadamente 0,300 litro/m2.

    4. Foi realizado o procedimento de cura úmida sob lâmina d’água por 24 horas.

    5. Efetuada a cura, aplicou-se o Endurecedor de Superfície KURE-N-HARDEN,utilizando-se vassoura de cerdas macias, esfregando por 30 minutos até formaçãode gel, diluição com água e uma nova aplicação por mais 15 minutos. O consumofoi de 0,200 litros/m2 e aguardou-se 24 horas para liberação da área para otráfego de veículos.

    Obs. Não foi removido o excesso do Endurecedor Superfícial KURE-N-HARDEN da superfície após a aplicação para que fosse aumentado o poder de selamento

    do endurecedor, pois as manchas causadas pelo mesmo não gerariam problemasde ordem estética.

  • 8/18/2019 Tratamento de Pisos de Garagens

    3/4

     

    Desafio:

    Recuperar piso de concreto utilizado na pista de rolamento e nas garagens deresidencial que apresentava como patologia a desagregação superficialgeneralizada do agregado miúdo e da matriz cimentícia do concreto de 10 MPautilizado na construção. Em menos de 02 dois anos de uso, este concretoapresentava tais problemas.

    A execução de um novo piso geraria enormes transtornos, com mobilização demão-de-obra, remanejamento dos automóveis, que por um período não poderiam

    utilizar as garagens, além do alto custo deste novo piso.O baixo consumo de cimento característico de concretos com esta resistência (naordem de 206 Kg/m3), e a solicitação mecânica a qual foi imposta ao mesmodurante o uso (abrasão por tráfego constante de veículos) ocasionaram aexposição do agregado graúdo do concreto do piso e um volume considerável departículas soltas que também aceleram o processo de deterioração do concretopela sua ação abrasiva na superfície comprometendo sua durabilidade, estética ecausando desconforto aos usuários pelo acúmulo de pó sobre os carrosestacionados.

    Solução:

    Remoção mecânica da camada superficial do concreto de baixa resistência (10MPa), reconstituição com argamassa polimérica e endurecimento com Silicato deSódio.

    Esta solução de baixo custo proporcionou, com pouco transtorno ao cliente, umamelhoria de desempenho do substrato que, por muitos, era considerado comocondenado à demolição.

  • 8/18/2019 Tratamento de Pisos de Garagens

    4/4

     

    Conclusão:

    A aplicação conjunta destes dois produtos da MBT Brasil, RHEOMIX 104 e KURE-N-HARDEN, proporcionou a este cliente, atendimento diferenciado, solução rápidae de baixo custo, para o tratamento deste tipo de patologia que acontece comfreqüência em edificações antigas e até mesmo novas.

    Com isso, abrimos uma nova frente de atuação e de mercado junto aoscondomínios verticais, apresentando RHEOMIX 104  e KURE-N-HARDEN  comoalternativas viáveis para a solução de casos semelhantes ao estudado nesta

    especificação.

    Corte transversal do piso a ser recuperado Situação existente

    Remoção mecânica da superfície deteriorada Aplicação do Endurecedor SuperficialKURE-N-HARDEN