Travel Tips | Moscou (Port.)

12
MOSCOU TRAVEL TIPS VISÃO GERAL ATRAÇÕES TRANSPORTE COMPRAS ONDE FICAR ONDE COMER

description

 

Transcript of Travel Tips | Moscou (Port.)

Page 1: Travel Tips | Moscou (Port.)

MOSCOU

TRAVEL TIPS

VISÃO GERAL ATRAÇÕESTRANSPORTE COMPRASONDE FICAR ONDE COMER

Page 2: Travel Tips | Moscou (Port.)
Page 3: Travel Tips | Moscou (Port.)

VISÃO GERAL

Moscou é a capital da Rússia e a maior cidade do país. É a metrópole mais populosa da Europa, com cerca de 12,2 milhões de habitantes, e uma cidade cheia de contradições. Embora todas as cidades ao redor do mundo sejam diferentes, algumas delas são mais diferentes do que outras, e Moscou, ao mesmo tempo em que possui prédios nenhum pouco atrativos, possui muitos edifícios bonitos, com algumas das construções mais fascinantes de toda a Europa.

A cidade é muito cinza na arquitetura, vermelho no Kremlin, verde nos parques, branco no inverno e colorido nas igrejas. É também triste com as babushkas que mendigam nas ruas,

enquanto os ricos circulam em suas limusines ao longo de suas largas avenidas.

Mesmo as virtudes desta grande cidade implicam em um choque de opiniões. O metrô é majestoso, mas você provavelmente ficará completamente perdido, até com um mapa na mão. No entanto, ele vai ser muito útil por conta da riqueza de detalhes e as imagens nas estações que mostram o mundo de muitos anos atrás.

Os museus são enormes, mas quase todos com informações exclusivamente em russo. Se você ampliar a sua percepção poderá ter uma diversão e tanto.

Page 4: Travel Tips | Moscou (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSMOSCOUDUFRY TRAVEL TIPSMOSCOU

Page 5: Travel Tips | Moscou (Port.)

Em Moscou, a dimensão simbólica, muitas vezes, consegue ultrapassar a realidade. A mera menção de seu nome evoca algo maior do que uma simples capital, tanto para os russos, como para os estrangeiros. Objeto de desejo do inimigo, envolto em mistério para os que vêm de fora; para os seus moradores, Moscou é o centro da Igreja Ortodoxa Cristã. É mundialmente conhecida pelos seus monumentos, como o Kremlin e a Catedral de São Basílio, ao lado da grande quantidade de lojas e de sua grande herança cultural.

Como nenhum outro lugar, a cidade reflete as ambiguidades do país, onde a brutalidade e a delicadeza são inseparáveis. Capaz de produzir armas atômicas e passos de balé, é responsável por um dos maiores legados culturais da humanidade. Para se conhecer Moscou não é suficiente apenas uma experiência de deleite visual. Esta é uma cidade que revê conceitos políticos e estéticos, exigindo uma constante interpretação da própria história, construída por uma incrível capacidade humana de transformação.

A vida noturna, os teatros fabulosos, os espetáculos de dança e os parques que se transformam em pistas de patinação durante o período de Natal são um convite à diversão. No entanto, com uma condição: você necessita estar cheio de dólares, ou rublos, a moeda local, pois Moscou é uma cidade cara em todos os sentidos, e esse talvez seja o maior de todos os seus paradoxos.

TRANSPORTE

METRÔ

Rápido e eficiente, o metrô em Moscou funciona como em qualquer grande cidade, com exceção da razão natural: praticamente tudo está escrito em russo. Este detalhe pode pegá-lo desprevenido, caso você não entenda o alfabeto russo. O sistema de linhas, cada uma com uma cor, o que poderia ajudar, não o faz, porque logo na entrada da estação a cor não está em exibição, e sim somente o nome da linha escrita em russo. Para completar, nem sempre você irá encontrar alguém que fale Inglês para lhe ajudar.

O metrô funciona de 6 à 1 hora da manhã. Evite os horários de pico, das 8 às 10 horas e das 17 horas às 19 horas. As estações russas estão entre as mais profundas do mundo, e você pode gastar alguns minutos subindo as escadas rolantes. O bilhete de ida custa 15 rublos, e um cartão de 20 viagens, válido por 30 dias, custa 140 rublos.

A boa notícia é que o metrô da Rússia, apesar da multidão e da direção confusa, possui estações fantásticas, verdadeiros museus subterrâneos. Retratos de Lenin, detalhes de símbolos comunistas, mosaicos com cenas do cotidiano no período soviético e amplos espaços com pilares de mármore fazem valer a visitao, independente do seu destino.

ÔNIBUS E TÁXISO custo do bilhete de ônibus é de 10 a 15 rublos, mas é bom evitá-los se você não fala russo. Já para os táxis, você só precisa fazer sinal com a

Page 6: Travel Tips | Moscou (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSMOSCOU

mão e um carro, qualquer carro, irá parar para combinar a viagem. Caso não tenha fluência na língua local, essa é uma boa recomendação para você. A melhor alternativa são os teletaxis, muitas empresas operam este serviço. Pergunte ao hotel para recomendar ou ligar para o Escritório Central, telefonando 927-0000.

ATRAÇÕES

Em Moscou, os turistas têm a oportunidade de aproveitar a viagem em vários pontos de vista. Atrações políticas e culturais são misturadas em um verdadeiro conhecimento da história, dentro de uma das maiores cidades do continente europeu.

Como em qualquer grande cidade, é sempre bom estar atento aos seus pertences durante a viagem. Não se preocupe caso seja parado pela polícia quando tirar uma foto de um símbolo comunista (ou qualquer cartão postal da cidade) e se for convidado a mostrar seu passaporte. Você deve levá-lo sempre, ou ao menos uma cópia. Se a documentação estiver totalmente em ordem, incluindo o registro do visto, você provavelmente será dispensado imediatamente.

Entre algumas sugestões, como pontos turísticos, igrejas e catedrais, teatros, galerias e museus, os locais onde a visita é quase obrigatória para os visitantes, são:

KREMLINO Kremlin de Moscou é uma fortaleza situada no centro da cidade e a sede do governo

Page 7: Travel Tips | Moscou (Port.)

russo. Ocupa cerca de 30 hectares e possui vários monumentos em seu interior. Seu muro contém 20 torres, das quais a mais importante é a Torre do Salvador.

Continuando a analisar de forma horária, as torres do Senado são as próximas, em seguida a São Nicolas, Arsenal da Cantoneira, Arsenal do Pedro, Trindade, Comandante, Armaria, Borovitskaya, Água, Proclamação, Confidência, duas torres sem nome, em diante a Torre Beklemishev, São Constantino e Santa Helena, Alarme e, finalmente, a Torre do Czar. Em frente à Torre de Trindade, fora do Kremlin, é a Torre Kutafya.

PRAÇA VERMELHAA Praça Vermelha é conhecida por seus desfiles militares soviéticos durante a era da União Soviética. O local separa a cidadela real conhecida como Kremlin, do bairro histórico de Kitay-gorod. A Praça Vermelha pode ser considerada a praça central de Moscou e de toda a Rússia, pois as largas avenidas da cidade partem da praça em várias direções, e chegam até as estradas que ligam Moscou ao resto do país. Seu nome, não deriva da cor dos tijolos em seu contorno, nem mesmo a associação da cor vermelha ao comunismo. Na verdade, o nome surgiu porque a palavra em russo pode significar tanto “vermelho”, como “bonito”.

CATEDRAL DE SÃO BASÍLIOPertencente à Igreja Ortodoxa Russa, a catedral teve sua construção ordenada pelo Czar Ivan, o Terrível. São Basílio fica no extremo sudeste da Praça Vermelha, em frente a Torre Spasskaya do Kremlin. Particularmente, não é uma construção muito grande e é composta por nove pequenas capelas. A frente da igreja, em um jardim, há

Page 8: Travel Tips | Moscou (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSMOSCOU

uma estátua de bronze, que foi erguida em homenagem a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que voluntariamente se juntaram ao exército na luta contra os invasores poloneses. O conceito inicial era construir um grupo de capelas, cada uma dedicada a cada um dos santos do dia, quando o Czar ganhou uma batalha. A lenda diz que o Czar Ivan deixou o arquiteto Postnik Yakovlev cego, para evitar que ele construa algo mais magnífico para alguém.

CONVENTO NOVODEVICHYÉ o segundo conjunto arquitetônico de maior importância em Moscou, após o Kremlin. Cercado por 11 metros de muros altos, em seu interior existem muitas igrejas. A mais importante é a Nossa Senhora de Smolensky. O convento foi fundado em 1524, ano no qual Vasili III comemorou a reconquista de Smolensk. Durante os séculos 16 e 17 foi um convento para as mulheres da família real.

GALERIA TRETYAKOVA Galeria estatal Tretyakov é um museu russo dedicado à preservação e a divulgação da arte nacional russa. Ele está localizado em Moscou, nas proximidades do Kremlin. Seus trabalhos são exclusivamente de artistas russos que tiveram um pequeno contato com a arte, e é um dos mais importantes do mundo desse gênero. Atualmente, a Galeria Tretyakov tem mais de 130 mil itens que vão desde o século 11 até os dias atuais.

CATEDRAL DE CRISTO SALVADORA Catedral de Cristo Salvador é a maior Igreja Ortodoxa da Rússia. É um marco na cidade, não só por sua grande beleza, mas também pela sua história. No século 19, após a vitória do exército russo contra Napoleão, o então imperador russo

Alexander decidiu construir uma catedral em homenagem aos seus soldados mortos.

TEATRO BOLSHOIO Teatro Bolshoi, além de teatro, é uma companhia de ópera situada em Moscou. O nome Bolshoi em russo significa “grande”. É reconhecido como uma das melhores empresas de balé e ópera do mundo. A empresa foi criada em 1776 pelo príncipe Peter Urussov e Michael Maddox que, depois de três anos se apresentando em um recinto privado, adquiriu o Teatro Petrovsky. Em 1805, um incêndio destruiu o edifício que abrigava o teatro. A única escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia, o Ballet Bolshoi, está em Joinville, no Brasil.

MUSEU PUSHKINO Museu estatal Pushkin de Belas Artes é o maior de Moscou dedicado à arte europeia, e um dos maiores do mundo neste gênero. Inclui coleções de arte gregas, egípcias e romanas, além de esculturas e pinturas ocidentais, que vão desde o século 19 ao século 20. Sua coleção é absolutamente repleta de preciosidades magníficas. O destaque vai, naturalmente, para o conjunto insuperável de obras de pintores modernos europeus.

ONDE FICAR

A hospedagem em Moscou é cara, principalmente por causa da alta nos preços imobiliários. Há uma enorme dificuldade em se encontrar apartamentos com preços baixos ou moderados: a maioria dos hotéis é de 5 estrelas.

Page 9: Travel Tips | Moscou (Port.)

Geralmente, um quarto simples ou duplo em hotel de luxo custa 300 dólares ou mais. Já um quarto em um hotel três estrelas custa entre 70 e 100 dólares, e na maioria dos casos a qualidade é inferior ao que se espera. Há também alguns hotéis com quartos do tipo apartamento, com dois quartos, cozinha e banheiro.

As pousadas em Moscou, geralmente, possuem uma cama em um quarto por cerca de 16 dólares. Basicamente, as pousadas da cidade são lugares para se dormir e conhecer outros viajantes, apenas. Quase sempre essas pousadas estão mal localizadas e não possuem um ambiente descontraído e amigável. Se você estiver buscando alugar um apartamento, vai ser difícil encontrar um que possa ser alugado por um período inferior a 3 meses.

Normalmente, se você irá alugar um apartamento por um período mais longo, irá custar cerca de 400 dólares mensais (de um apartamento standard muito longe do centro) e 1.000 dólares mensais se for um apartamento padrão, de dois quartos e no centro.

ONDE COMER

A cozinha russa é famosa por suas sopas exóticas como o borsch. É variado, devido à extensão territorial e da grande diversidade de raças que criam essa quantidade de receitas e pratos sendo a maior do mundo. O chá é uma bebida muito importante na Rússia trazido pelos mongóis.

Tão importante que os russos conseguem consumir, em média, 3 a 5 xícaras de chá diariamente acompanhado por blinis (panquecas russas) e outros biscoitos.

Os rios também contribuem para a variedade da gastronomia russa: os mais variados tipos de peixe compoem a grande variedade de pratos e sobremesas. Além do peixe, os legumes, cogumelos e a carne também são matéria-prima para diversas preparações: sopas, entradas, sobremesas e outros. O pão é uma ordem obrigatória para o lado do prato principal e das sopas sobretudo se feito de centeio.

Page 10: Travel Tips | Moscou (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSMOSCOU

Quanto aos restaurantes, Moscou oferece uma grande variedade de comida tradicional e também de cozinha internacional. No entanto, uma coisa é importante se saber: os restaurantes e bares em Moscou estão aprendendo a solicitar a gorjeta. Alguns deles adicionam 10% para isso. Mas não é obrigatório, ou seja, você pode escolher entre dar ou não a sua gorjeta ao garçom.

COMPRAS

Quem visita a Rússia vai encontrar muitas maneiras de gastar dinheiro, principalmente em Moscou, onde o comércio é grande e variado. Aqui você irá encontrar arte e antiquários, lojas de souvenirs, centros comerciais e lojas mundialmente famosas.

É importante frisar que o comércio russo não aceita pagamento em dólar, euro ou outra moeda que não seja em rublo. Assim, esteja sempre com o dinheiro russo em espécie.

Bancos aceitam dinheiro em moeda estrangeira (dólar e euro) facilmente, mas a cotação pode mudar a qualquer hora.

As lojas abrem das 9 horas da manhã às 19 horas, de segunda a sábado, mas podem abrir um pouco mais tarde, especialmente no verão, ou fechar mais cedo, no inverno, e até mesmo abrir aos domingos.

Para lugares públicos e bancos, considere o horário de funcionamento de segunda a sexta, das 9 horas às 17 horas. Alguns estabelecimentos abrem eventualmente aos sábados ou mesmo até às 18 horas.

Page 11: Travel Tips | Moscou (Port.)

0102

BOMBEIROS

POLÍCIA

EMERGÊNCIA

937-9911

METRO DE ACHADOS E PERDIDOS

222-2085

DOCUMENTOS PERDIDOS

200-9957

NÚMEROS IMPORTANTES

Page 12: Travel Tips | Moscou (Port.)