Tríduo de oração pelas vocações à Companhia de...

12
Tríduo de oração pelas vocações à Companhia de Jesus

Transcript of Tríduo de oração pelas vocações à Companhia de...

Tríduo de oração pelasvocações à Companhia de Jesus

Festa de todos os santos e beatos jesuítas

A companhia de Jesus por ocasião da Festa de Todos os Santos e Beatos Jesuítas (05 de novembro) convida todos a rezar com maior ênfase pelas vocações à Companhia de Jesus. Neste dia de oração pelas vocações so-mos animados a ter diante dos olhos jesuítas que, com sua vida consagra-da e oferecida pelo Reino, são para a Igreja sinais de esperança e compro-misso com a Boa nova do Evangelho.

Jesus nos convida sempre a elevar nossas preces ao Senhor da messe, para que envie mais operários (Mt 9, 38). Nesta messe também está a missão dos companheiros de Jesus, que Inácio de Loyola e os primeiros amigos no Senhor sonharam, concretizaram e gastaram as vidas, e que hoje muitos continuam neste mesmo caminho nas fronteiras do mundo, anunciando o Evangelho.

A Festa de Todos os Santos e Beatos Jesuítas é uma oportunidade para resgatarmos em nossa vida de oração pessoal e comunitária o mandato evangélico de pedi pelas vocações. A cultura vocacional precisa ser restau-rada em nossas comunidades. Quando rezamos pelas vocações também estamos rezando pelo nosso chamado, pela nossa vida, pelo chamado de batizados e consagrados.

A vida consagrada na Companhia de Jesus vivida com profecia e alegria encanta os jovens a também seguirem este caminho de serviço à Igreja. Por isso, neste dia de oração pelas vocações à Companhia, rezemos pela missão de todos os jesuítas, pela perseverança de todos aqueles que livre-mente consagraram a vida para vivê-la sob a bandeira da cruz. Quando so-mos homens livres, cheios de esperança e entusiasmados pelo “em tudo amar e servir”, outros também seguirão sob essa mesma bandeira.Segue uma proposta de tríduo de orações, inspirado para a Festa de Todos os Santos e Beatos Jesuítas. Não deixemos esta data passar desperce-bida. Celebremos com a comunidade religiosa, celebremos com nossas obras de missão, convidemos amigos e amigas de caminhada. Rezemos juntos uns pelos outros. Boa festa e boas orações a todos!

Textos: Jonas Caprini (Secretário de Juventude e Vocações)Organização: Davi Caixeta Ilustrações: Adaptações da Obra de Claudio Pastro; Carlos Sáenz de Tejada

V. Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.R. Socorrei-nos sem demora.V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Canto

Antes que te formasse dentro do seio de tua mãe. Antes que tu nascesses,te conhecia e te consagrei.Para ser meu profeta,entre as nações eu te escolhi. Irás onde enviar-tee o que te mando proclamarás!Tenho que gritar, tenho que arriscar.Ai de mim se não o faço! Como escapar de ti, como calar, se tua voz arde em meu peito? Tenho que andar, tenho que lutar,ai de mim se não o faço! Como escapar de ti,como calar, se tua voz arde em meu peito?Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei.Não temas anunciar-me em tua boca eu falarei. Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar. Para edificar destruirás e plantarás.

Pedido de graça

Senhor, enviai vocações à Companhia de Jesus e dai perseverança àqueles que o seguem.

Primeiro DiaDiscernimento Espiritual

Salmo 1

Ant.: A árvore da vida, ó Senhor, é a vossa cruz.– Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos;– que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; – mas encontra seu prazer na lei de Deuse a medita, dia e noite, sem cessar.– Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plan-tada;= ela sempre dá seus frutos a seu tempo e jamais as suas folhas vão mur-char.Eis que tudo o que ele faz vai prosperar,= mas bem outra é a sorte dos perversos. ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento– Por isso os ímpios não resistem no juízo nem os perversos, na assem-bleia dos fieis. –Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho – Mt 11, 28-30

Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Meditação/Silêncio

Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

É próprio de Deus e de seus anjos dar verdadei- ra alegria e gozo espiritual com suas moções, ti- rando toda tristeza e perturbação, induzidas pelo ini-migo. Deste é próprio combater esta alegria e consolação espiritual, trazen-do razões aparentes, sutilezas e frequentes enganos. (EE 329)

Documentos da Companhia de Jesus

Devem igualmente advertir bem aos que se examinam (estimando e ten-do isto como ponto de grande importância diante de nosso Criador e Se- nhor), quanto ajuda e aproveita à vida espiritual detestar, não só parcial mas totalmente, todas as coisas que o mundo ama e abraça, e aceitar

e de- sejar com todas as forças tudo o que Cristo nosso Senhor amou e abraçou. Assim como os munda- nos que seguem o mundo amam e pro-curam, com grande diligência, honras, fama e estima de gran- de nome na terra, conforme o mundo lhes ensina, assim os que caminham em espírito, e seguem deveras a Cristo nosso Senhor, amam e desejam intensamente tudo o contrário, que é vestir-se do mesmo traje e insígnias de seu Senhor, pelo amor e reverência que lhe são devidos. (Constituições da Companhia de Jesus, 101)

Preces

Iluminados pelo Espírito de sabedoria, roguemos a Deus:- Senhor, inebriados pelo amor que emana de vosso coração, sejamos ca-pazes de discernir os caminhos que mais nos levam para o vosso maior amor e serviço. Rezemos...

R.: Senhor, escutai a nossa prece!- Senhor, animai os jovens para que conheçam internamente o vosso co-ração, que eles sejam capazes de ir ao encontro daqueles que mais vos necessitem. Rezemos...- Senhor, abençoai e consolai todos que fazem a opção em vos seguir, imi-tando-vos em passar todas as injúrias, todas as afrontas e toda a pobreza. Rezemos...- Senhor, que a Companhia de Jesus, inspirada pela 36a Congregação Ge-ral, seja perseverante na missão de Cristo, animando e acompanhando a juventude, especialmente os mais excluídos. Rezemos...

Pai-Nosso

Oração pelas vocações

Senhor Jesus, nós te pedimos que a muitos es- colhas e chames, que a muitos chames e envies, conforme tua vontade, para trabalhar pela Igreja em tua Companhia. Pouco ainda fazemos e tanto mais poderíamos fazer, se não fosse nossa fra- queza e nossa omissão. Por isso, Senhor Jesus, ficas sempre à frente na história de nossa vida e na vida daqueles que es-colheste para teu serviço, para que não deixe de se realizar, por negligência nossa, a totalidade de teu projeto de amor. Amém (Cf. Pe. Nada, SJ, 1556)

V. Bendigamos ao Senhor.

R. Demos graças a Deus.

V. Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.R. Socorrei-nos sem demora.V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Canto

Senhor, se tu me chamas, eu quero te ouvir.Se queres que eu te siga, respondo: eis-me aqui!1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz, andaram mundo afora e pregaram sem temor. Seus passos tu firmastes sustentando seu vigor. Profeta, tu me chamas: vê Senhor, aqui estou.

2. Nos passos do Teu Filhotoda Igreja também vai,seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo me chamas: vê Senhor, aqui estou.

Pedido de graça

Senhor, enviai vocações à Companhia de Jesus e dai perseverança àqueles que o seguem.

Segundo DiaEleição

Salmo 26 (27)

Ant.: O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo?

– O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo?– O Senhor é a proteção da minha vida; Perante quem eu tremerei?– Quando avançam os malvados contra mim,querendo devorar-me,– são eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem.– Se os inimigos se acamparem contra mim, não temerá meu coração;– se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.– Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo:– habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida;– saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.– Pois um abrigo me dará sob seu teto nos dias da desgraça;– no interior de sua tenda há de esconder-me e proteger-me sobre a rocha.– E agora minha fonte se levanta em meio aos inimigos– Ofertarei um sacrifício de alegria no templo do Senhor.– Cantarei salmos ao Senhor ao som da harpa e hinos de louvor.

Evangelho – Lc 9, 23-25

Jesus começou a dizer a todos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará. Com efeito, de que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se e arruinar a si mesmo?”

Meditação/Silêncio

Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

Em toda boa eleição, o olhar de nossa intenção deve ser simples, quanto depender de nós. So- mente devo olhar aquilo para o qual sou criado: o louvor de Deus nosso Senhor e minha salvação. Assim, qualquer coisa que eu escolher deve aju- dar-me a atingir o fim para o qual sou criado, sem ordenar e trazer o fim para o meio, mas o meio para o fim. (EE 169)

Documentos da Companhia de Jesus

Por isso, nós jesuítas, encontramos a nossa identidade, não sozinhos, mas em companhia: em companhia em com o Senhor, que chama, e em com-panhia com outros que compartilham este chamamento. Devemos encon-

trar a sua raiz na experiência de Santo Inácio em La Storta. Ali, “posto” com o Filho de Deus e chamado a ser- vi-Lo carregando a cruz, Inácio e os primeiros companheiros respondem, oferecendo-se, para o serviço da fé, ao Papa, Vigário de Cristo na terra. O Filho, imagem única de Deus, Cristo Jesus, une- -os e envia-os ao mundo inteiro. (Congregação Geral XXXV, Decreto 2, 3)

Preces

Com olhar atento no Cristo que nos revela o caminho da vida, peçamos a Deus:

- Senhor, ajudai-nos a viver o vosso seguimento, abraçados à vossa cruz e livres de todo tipo de medo, desapego e egoísmo. Rezemos...

R.: Senhor, escutai a nossa prece!

- Senhor, dai-nos a sabedoria de conhecer o mistério de vossa cruz e cora-gem para vos abraçar nesse seguimento. Rezemos...- Senhor, iluminai todos aqueles que buscam construir seu projeto de vida, para eleger e viver os caminhos que mais levam à vossa maior glória. Reze-mos...- Senhor, abençoai o Pe. Arturo Sosa, 31o Superior Geral da Companhia de Jesus, bem como todos que contribuem com o governo da Companhia uni-versal, para que busquem sempre animar jesuítas, colaboradores, leigos, na missão de Cristo. Rezemos...

Pai-Nosso

Oração pelas vocações

Senhor Jesus, nós te pedimos que a muitos escolhas e chames, que a muitos chames e en- vies, conforme tua vontade, para trabalhar pela Igreja em tua Companhia. Pouco ainda fazemos e tanto mais poderíamos fazer, se não fosse nossa fraqueza e nossa omissão. Por isso, Senhor Jesus, ficas sempre à frente na história de nossa vida e na vida daqueles que es-colheste para teu serviço, para que não deixe de se realizar, por negligência nossa, a totalidade de teu projeto de amor. Amém (Cf. Pe. Nada, SJ, 1556)

V. Bendigamos ao Senhor.

R. Demos graças a Deus.

V. Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.R. Socorrei-nos sem demora.V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Canto

Senhor, toma minha vida novaAntes que a espera desgaste anos em mim Estou disposto ao que queirasNão importa o que seja, Tu chamas-me a servirLeva-me aonde os homens necessitem Tua palavra Necessitem de força de viver Onde falte a esperançaOnde tudo seja triste simplesmente por não saber tiTe dou meu coração sinceroPara gritar sem medo, formoso é teu amor Senhor, tenho alma missionária Conduza-me à terra que tenha sede de Ti.

Pedido de graça

Senhor, enviai vocações à Companhia de Jesus e dai perseverança àqueles que o seguem.

Terceiro DiaConfirmação da Eleição

Salmo 137 (138)

Ant.: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó meu Deus!

– Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! – perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; – naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentas-tes o vigor da minha alma.– Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. – Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “Como a glória do Senhor é grandiosa!”– Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, e de longe reconhece os or-gulhosos.– Se no meio da desgraça eu caminhar, vós me fazeis tornar à vida nova-mente;– quando os meus perseguidores me atacarem e com ira investirem contra mim,– estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra.– Contemplai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! – Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vos-sas mãos!

Evangelho – Jo 15, 9-11

Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.

Meditação/Silêncio

Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liber- dade, a minha memória e en-tendimento e toda a minha vontade. Tudo o que tenho ou possuo vós me destes. A vós, Senhor, restituo. Tudo é vosso. Disponde segundo a vossa vontade. Dai-me o vosso amor e a vossa graça, pois ela me basta. (EE 234)

Documentos da Companhia de Jesus

Para Inácio era muito claro que, assim como a Companhia não foi instituída por meios huma- nos, tampouco sua atuação pode conservar-se e fomen-tar-se a não ser pela “mão onipotente de Cristo”. Como recebemos nossa missão de Cristo, toda a fecundidade da Companhia depende inteiramente de sua graça.É o Cristo Ressuscitado que nos chama e autoriza para seu ser- viço sob a bandeira da Cruz. (Congregação Geral XXXIV, Decreto 2, 5)

Preces

- Senhor, concedei-nos um coração grande e forte, para seguir anunciando a vossa glória e as vossas maravilhas por todo o mundo. Rezemos...

R.: Senhor, escutai a nossa prece!

- Senhor, fortalecei a nossa fé, para que esteja- mos sempre juntos ao vos-so amor, seguindo-vos para além de qualquer desafio. Rezemos...- Recebei, ó Senhor, toda a nossa vida, como for de vossa vontade, e dai-nos o vosso amor e a vossa graça. Rezemos...- Senhor, concedei vocações à Companhia de Jesus, para que mais ho-mens, inspirados pelo testemunho de Inácio de Loyola e dos primeiros companheiros, deem continuidade à vossa obra. Rezemos...

Pai-Nosso

Oração pelas vocações

Senhor Jesus, nós te pedimos que a muitos escolhas e chames, que a muitos chames e en- vies, conforme tua vontade, para trabalhar pela Igreja em tua Companhia. Pouco ainda fazemos e tanto mais poderíamos fazer, se não fosse nossa fraqueza e nossa omissão. Por isso, Senhor Jesus, ficas sempre à frente na história de nossa vida e na vida daqueles que es-colheste para teu serviço, para que não deixe de se realizar, por negligência nossa, a totalidade de teu projeto de amor. Amém (Cf. Pe. Nada, SJ, 1556)

V. Bendigamos ao Senhor.

R. Demos graças a Deus.