Três décadas de economia gaúcha. Vol. 3 , A evolução social.

6
Conceição, Octavio Augusto Camargo, 1953- ...[et al.] TRêS DéCADAS DE ECONOMIA GAúCHA. VOL. 3 , A EVOLUçãO SOCIAL. 1a. ed. -- Porto Alegre : Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 2010. Este volume, reúne uma série de 10 trabalhos realizados no âmbito da análise da economia agrária no Rio Grande do Sul nas últimas três décadas. Aqui, a percepção das mudanças, que é o traço comum a todos os trabalhos que compõem a obra, dá- se através de fatores a seguir salientados. Inicialmente, apresentam-se uma análise da evolução demográfica e suas tendências futuras e a posição que o Rio Grande do Sul ocupa, nacionalmente, no referido campo analítico. Os fatores atinentes ao mundo do trabalho são vistos pelas mutações em seu respectivo mercado, pelo pro- cesso de sua precarização, pelas mudanças no emprego formal na indústria de trans- formação e pelas transformações nas relações de trabalho ocorridas no âmbito das negociações coletivas. No extremo oposto da relação capital- -trabalho, analisam-se os movimentos do empresariado e suas formas de ação política que permitiram a constituição das novas entidades no panorama do Rio Grande do Sul. <ECONOMIA AGRARIA> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <BRASIL - HISTORIA>

description

Este volume, reúne uma série de 10 trabalhos realizados no âmbito da análise da economia agrária no Rio Grande do Sul nas últimas três décadas. Aqui, a percepção das mudanças, que é o traço comum a todos os trabalhos que compõem a obra, dá-se através de fatores a seguir salientados.

Transcript of Três décadas de economia gaúcha. Vol. 3 , A evolução social.

Conceição, Octavio Augusto Camargo, 1953- ...[et al.] Três décadas de economia gaúcha. Vol. 3 , a eVolução social. 1a. ed. -- Porto alegre : Fundação de economia e estatística siegfried emanuel heuser, 2010.

este volume, reúne uma série de 10 trabalhos realizados no âmbito da análise da economia agrária no rio grande do sul nas últimas três décadas. aqui, a percepção das mudanças, que é o traço comum a todos os trabalhos que compõem a obra, dá-se através de fatores a seguir salientados. inicialmente, apresentam-se uma análise da evolução demográfica e suas tendências futuras e a posição que o rio grande do sul ocupa, nacionalmente, no referido campo analítico. os fatores atinentes ao mundo do trabalho são vistos pelas mutações em seu respectivo mercado, pelo pro-cesso de sua precarização, pelas mudanças no emprego formal na indústria de trans-formação e pelas transformações nas relações de trabalho ocorridas no âmbito das negociações coletivas. no extremo oposto da relação capital- -trabalho, analisam-se os movimentos do empresariado e suas formas de ação política que permitiram a constituição das novas entidades no panorama do rio grande do sul.

<economia agraria> <rio grande do sul, Br> <Brasil - hisToria>