Tribuna 38

24
Missão do Águia, po- rém, não vai ser nada fácil. O time de Marabá tem dois jogadores contundidos e terá de enfrentar a fiel tor- cida bicolor, que promete lotar o Mangueirão, nes- te domingo, para reverter a vantagem de um gol do Águia, no primeiro jogo. EMPATE DÁ TÍTULO INÉDITO AO AZULÃO Os dados são da Divisão de Atendi- mento ao Adolescente (Data) referentes aos cinco primeiros meses de 2010. A maior incidência é de roubos. A questão traz à tona a velha discussão da redução da maioridade penal. Para a diretora da Data, Socorro Maciel, o que falta, no en- tanto, é que as medidas socioeducativas tenham aplicação mais efetiva. MENORES JÁ PRATICARAM 700 ATOS INFRACIONAIS POÇÃO DO AMOR AJUDA A ARRUMAR NAMORADO PÁGINA 13 A CIDADE ESPORTE SEGURANÇA FLASH PAGINA 11 A sister Lia, atração da mais nova edição da Playboy, diz que foi bom ficar nua no meio das dunas, mas admite que só tirou a roupa pelo cachê. Página 16. EX-BBB LIA FAZ ENSAIO NU EM REVISTA MASCULINA DESTAQUE ESPORTE 1 Ator nega que seu perso- nagem Gerson seja gay, como ele gostaria, mas admite que existe um mis- tério sobre ele, na novela da Globo, que prefere não revelar. Página 16. O MISTÉRIO DE MARCELLO ANTONY EM PASSIONE Televisores, camisas, ban- deirinhas e produtos ligados à Copa do Mundo estão em alta no comércio. O jogo de abertura é dia 11, entre Méxi- co e a anfitriã, África do Sul. VENDAS PARA A COPA JÁ ESTÃO A TODO VAPOR PAGINA 5 Banca do Alvino – Avenida Presi- dente Vargas (Praça da República) Banca do Alvino – Y.Yamada Tavares Bastos Revistaria do Renato – Governa- dor José Malcher ( Y.Yamada Plaza) Revistaria do Renato – Traves- sa Fernando Guilhon ( Y.Yamada Plaza Jurunas) Revistaria da Braz – Avenida Braz de Aguiar (Nazaré) Banca Equatorial – Avenida Braz de Aguiar ( Nazaré ) Banca Santo Antônio – Rua dos Tamoios ( Batista Campos ) PONTOS DE VENDA Belém 05 a 11 de junho de 2010 Ano I - Edição 38 ALESSANDRA SERRÃO Moradores se unem e pagam segurança particular nas ruas da periferia. Com cassetete e apito na mão, eles suprem a deficiência da polícia e ga- nham confiança. VIGILANTES DA NOITE REFORÇAM A SEGURANÇA PAGINA 12 Consumidor encontra no lo- cal produtos que vão desde descartáveis e embalagens a peças de artesanato e relo- joaria, além de serviços de emissão de documentos. UM MIX DE PRODUTOS NO ESPAÇO PALMEIRA PAGINA 4 ZÉAUGUSTO: ESPERANÇADO PAPÃO ALESSANDRA SERRÃO FOFOCA MIRELLA E LATINO ESTÃO FIRMES? PÁG.16

description

Jornal Tribuna do Pará

Transcript of Tribuna 38

Page 1: Tribuna 38

Missão do Águia, po-rém, não vai ser nada fácil. O time de Marabá tem dois jogadores contundidos e terá de enfrentar a fi el tor-

cida bicolor, que promete lotar o Mangueirão, nes-te domingo, para reverter a vantagem de um gol do Águia, no primeiro jogo.

EMPATE DÁ TÍTULO INÉDITO AO AZULÃO

Os dados são da Divisão de Atendi-mento ao Adolescente (Data) referentes aos cinco primeiros meses de 2010. A

maior incidência é de roubos. A questão traz à tona a velha discussão da redução da maioridade penal. Para a diretora da

Data, Socorro Maciel, o que falta, no en-tanto, é que as medidas socioeducativas tenham aplicação mais efetiva.

MENORES JÁ PRATICARAM 700 ATOS INFRACIONAIS

POÇÃO DO AMOR AJUDA A ARRUMAR NAMORADO PÁGINA 13

A CIDADE ESPORTE SEGURANÇA FLASH

PAGINA 11

A sister Lia, atração da mais nova edição da Playboy, diz que foi bom fi car nua no meio das dunas, mas admite que só tirou a roupa pelo cachê.

Página 16.

EX-BBB LIA FAZENSAIO NU EMREVISTA MASCULINA

DESTAQUE

ESPORTE 1

Ator nega que seu perso-nagem Gerson seja gay, como ele gostaria, mas admite que existe um mis-tério sobre ele, na novela da Globo, que prefere não revelar. Página 16.

O MISTÉRIO DEMARCELLO ANTONYEM PASSIONE

Televisores, camisas, ban-deirinhas e produtos ligados à Copa do Mundo estão em alta no comércio. O jogo de abertura é dia 11, entre Méxi-co e a anfi triã, África do Sul.

VENDAS PARA A COPA JÁ ESTÃO A TODO VAPOR

PAGINA 5

Banca do Alvino – Avenida Presi-dente Vargas (Praça da República)

Banca do Alvino – Y.Yamada Tavares Bastos

Revistaria do Renato – Governa-dor José Malcher ( Y.Yamada Plaza)

Revistaria do Renato – Traves-sa Fernando Guilhon ( Y.Yamada Plaza Jurunas)

Revistaria da Braz – Avenida Braz de Aguiar (Nazaré)

Banca Equatorial – Avenida Braz de Aguiar ( Nazaré )

Banca Santo Antônio – Rua dos Tamoios ( Batista Campos )

PONTOS DE VENDA

Belém05 a 11 de junho de 2010

Ano I - Edição 38

ALES

SAND

RA S

ERRÃ

O

Moradores se unem e pagam segurança particular nas ruas da periferia. Com cassetete e apito na mão, eles suprem a defi ciência da polícia e ga-nham confi ança.

VIGILANTES DA NOITEREFORÇAMA SEGURANÇA

PAGINA 12

Consumidor encontra no lo-cal produtos que vão desde descartáveis e embalagens a peças de artesanato e relo-joaria, além de serviços de emissão de documentos.

UM MIX DE PRODUTOS NO ESPAÇO PALMEIRA

PAGINA 4ZÉ AUGUSTO: ESPERANÇA DO PAPÃO

da Globo, que prefere não revelar. Página 16.

ALES

SAND

RA S

ERRÃ

O

FOFOCAFOFOCAMIRELLA E LATINO

ESTÃO FIRMES?

PÁG.16

Page 2: Tribuna 38

A C I D A D E 2 Belém, 05 a 11 de junho de 2010

Sessenta e três casais vão ofi-cializar o casamento na véspera do Dia dos Namorados. A data foi escolhida para oficilizar uniões civis estáveis no Fórum Cível de Belém sem qualquer custo. A ceri-

mônia coletiva é a segunda edição do casamento comunitário neste ano. Os casais que se inscreveram para participar terão a união ofi-cializada pela juíza Margui Bit-tencourt, à frente da direção do

Fórum da Capital. A celebração conta com a parceria da titular do cartório de casamentos do 1º. Distrito, Área Tavares. A solenida-de vai contar com a ajuda da juíza Laudelina Rocha Oliveira.

CASAMENTO COMUNITÁRIO EM CLIMA DE DIA DOS NAMORADOS

A HORA DO SIM

Os alunos que fizeram o Exa-me Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 já podem aces-sar o site do Inep, órgão do Minis-tério da Educação, e consultar os boletins individuais de desem-penho. As notas são as mesmas

publicadas em janeiro deste ano, mas agora estão disponíveis em PDF. Para visualizá-las, o estu-dante precisa ter em mãos o nú-mero do CPF e a senha, gerada no momento da inscrição para o Enem, no ano passado.

AS NOTAS DO ENEM JÁ ESTÃO NA INTERNET

EDUCAÇÃO

Tribuna do Pará é uma publicação semanalEditado por SGP Comunicações e Serviços Ltda.CNPJ: 10955840/0001 - 61

Diretor Geral: Gustavo BentoDiretor Administrativo: Leandro Rocha

Edição: Cléo Soares e Micheline FerreiraEndereço: Trav. Lomas Valentina, nº 1502 – Marco CEP: 66.087-440Fale com a gente: (91) 3276.2308Comercial: (91) 8835 8176E-mail da Redação: [email protected]

Blog: www.tribuna-do-para.blogspot.comTwitter: www.twitter.com/tribunaparaFotos: Alessandra SerrãoDiagramação: Arthur CostaMande suas sugestões de pautas para nossa Redação!

FALAPRESIDENTE

AS CARTAS ESTÃO LANÇADAS PARA GOVERNADOR DO ESTADO

A candidatura de Domingos Juvenil ao Governo do Estado seria como colocar o pé no acelerador e esque-cer-se de abastecer o tanque, haja vista que a caminha-da de Juvenil será bastante árdua, pois o mesmo sofre com insatisfações até mesmo dentro do PMDB (os que preferem um candidato de berço como Helder, Priante e Elcione), mas seu maior desafio será o de mostrar que possui a capacidade de superar tais pressões e vencer es-te grande desafio. Desafio este que representa o retorno de candidatura própria ao governo do Estado, do maior partido do Estado, com o maior número de filiados. Após oito anos interpretando o papel de coadjuvante, nestas eleições, o partido parte para ser ator principal.

Domingos Juvenil pode ser considerado um “desco-nhecido” frente à popularidade de seus rivais: Simão Jatene (PSDB) e Ana Júlia (PT). Afinal, Simão Jatene é lembrado pelas populações dos interiores do Pará como um governador solidário, que ajudava prefeituras e fis-calizava pessoalmente a abertura de rodovias ou recu-peração de estradas, sem esquecer, é claro, de seus Hos-pitais Regionais. Já Ana Júlia está com sua popularidade em baixa em todo o Estado, mas a entrega do complexo Viário da Júlio Cezar fez sua popularidade aumentar. Porém, quando falamos na candidata do PT para seus simpatizantes e filiados, não importa o candidato (a), o importante é votar 13.

Não podemos nos esquecer de Fernando Carneiro, candidato pelo PSOL, que terá apoio em massa dos movimentos sociais. Quando falamos em Juvenil, fala-mos em PMDB, falamos em Jáder Barbalho (a lenda da política paraense), capaz de reverter os piores quadros políticos existentes. Juvenil terá grande apoio de servi-dores públicos estaduais, populações dos municípios de Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Porto de Moz, Uruará, Anapu, Pacajá, Placas e Vigia e, claro, o triunfo de ser o candidato de Jáder Barbalho, o que nessas eleições é como ouro.

As cartas estão lançadas: Domingos Juvenil (PMDB) Fernando Carneiro (PSOL), Simão Jatene (PSDB) e Ana Júlia (PT). O que falará mais forte na escolha do novo governador (a) do Pará?

LUCAS GABRIEL C. NOGUEIRA

BELÉM, PARÁ

CARTASDOLEITOR

[email protected]

NAREDAÇÃO

A violência praticada por me-nores cresce numa proporção geométrica. É cada dia mais co-mum a presença de adolescentes em assaltos com reféns, como se verifica nas notícias publicadas diariamente. Na verdade, a própria sociedade como um todo é refém da falta de planejamento e de ações de governo que previnam e tirem o jovem da criminalidade e pos-sam reinseri-lo no contexto social.

Em países como a Lituânia, onde o Índice de Desenvolvi-mento Humano (IDH) é su-perior ao do Brasil, o governo formulou um Plano de Inseção Social, que prevê, entre outras coisas, incremento da legislação

(Código Penal), melhor aplicação das leis, treinamento dos agen-tes que lidam com a questão da violência contra mulheres, crian-ças e adolescentes - com dados estatísticos sobre a prevalência desse tipo de crime - e adoção de programas de prevenção.

Ações semelhantes são ado-tadas no Brasil, porém sem a efe-tividade necessária. O que falta, então, para que nossas crianças deixem de trilhar o caminho da violência? Há quem defenda a re-dução da maioridade penal, pro-posta contestada pelos organismos de defesa dos direitos humanos.

A questão, portanto, é comple-xa e exige muito mais do que ações

isoladas, mas a articulação de polí-ticas sociais que vão desde investi-mentos em educação, qualificação de mão de obra a programas de re-dução da pobreza. Mas é preciso, no entanto, que sejam alicerçados em uma cultura de paz e ética na relação do próprio governo com a coisa pública, portanto, longe da corrupção e impunidade que rei-nam nas mais altas instâncias de poder, formas escamoteadas de criminalidade (colarinho branco) que gozam da impunidade. A Jus-tiça, portanto, precisa tratar todos como iguais, com leis rígidas e ra-pidez no seu cumprimento. O cri-minoso, seja ele qual for, precisar ter a certeza de que será punido.

A DELINQUÊNCIA JUVENIL, REFLEXODA IMPUNIDADE QUE REINA NO PAÍS

Page 3: Tribuna 38

A C I D A D E 3BELÉM, 05 A 11 DE JUNHO DE 2010

A Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) está fiscalizando os veículos que prestam serviço de táxi na capital paraense. A inten-ção é retirar de circulação os táxis que não estão licenciados junto à

companhia. De acordo com o coor-denador de Transportes Especiais, da Ctbel, Admilson Cruz, durante as fiscalizações são verificados os documentos de licenciamento do veículo junto à Ctbel, que autoriza

o serviço de transporte de passa-geiros, a Carteira Nacional de Ha-bilitação (CNH) e o estado físico do carro. “O coordenador ressalta que as fiscalizações têm o apoio dos taxistas.

CTBEL VAI FISCALIZAR TÁXIS IRREGULARES NA CAPITAL

BLITZ

A capital paraense recebe nos dias 10 e 11 de junho o Seminário Eleitoral 2010, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Nos dois dias, centenas de pessoas, entre advogados de par-tidos políticos, procuradores, es-

tudantes e demais profissionais ligados ao processo eleitoral de-vem estar presentes no auditório do Banco da Amazônia (Basa). Até chegar a Belém, a programa-ção do evento passou por Marabá e por Santarém.

TRIBUNAL PROMOVESEMINÁRIO ELEITORAL

LEGISLAÇÃO

FALAPRESIDENTE

TROCOFoi só a governadora Ana Júlia Carepa (PT)

afirmar que o PMDB no Pará está dividido e não tem uma única liderança para que o presidente da legenda, deputado federal Jader Barbalho, lançasse no dia seguinte um candidato “laranja” para acabar de vez com a chance de aliança.

BRIGÃOJosé Priante promete bater chapa com Juve-

nil na convenção do PMDB no final deste mês. Ele quer ser o candidato ao governo do Estado por um simples motivo, dizem os mais chega-dos: não conseguiu dinheiro suficiente para bancar a campanha de deputado federal. E ele ainda tem muitas dívidas de 2008, quando de-cidiu ser candidato à prefeitura de Belém.

HERANÇAA briga entre Jader Barbalho e Priante deve

esquentar ainda mais, porque o sem-mandato quer alguma garantia de que terá parte dos votos do presidente do PMDB à Câmara Federal, única chance eleitoral real que possui. Mas o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, já avisou que não abre mão de que os votos de Jader sejam todos, todinhos para Elcione. Negócio em família.

NEGOCIAÇÃOO PR ganhou a condição de noiva para o PT

e ainda não conseguiu finalizar todos os acer-tos necessários para aceitar a vaga de vice na chapa com a governadora. Anivaldo Vale ain-da aguarda o “aceite” de muitos pedidos para vários municípios do Estado. Enquanto isso, o PTB está mais para a terceira via do que se possa imaginar.

EXCLUSÃOA piada da vez é que o slogan do governo do

Estado está sendo condenado por minorias, que se sentem excluídas da marca da gestão Ana Júlia. Se o Pará é “Uma Terra de Direi-tos”, significa dizer que os canhotos e esquer-dos não têm vez por essas bandas. Se fossem só esses...

PROMESSAO presidente da Assembleia Legislativa,

deputado Domingo Juvenil (PMDB), nem mesmo passou na convenção do partido co-mo candidato ao governo do Estado e já anda prometendo até sancionar lei como governa-dor em 2011. Foi no encontro promovido pelo sindicato dos servidores do Fisco Estadual.

TRIBUNALIVRE

PIN

GA

F

OG

O

O prefeito de Belém, Duciomar Cos-

ta, comanda neste domingo um mu-

tirão de limpeza e serviços diversos,

como iluminação pública, na ilha de

Mosqueiro.

O ex-comandante da Polícia

Militar coronel Dario Teixeira

morreu no final de maio, mas

conseguiu uma semana antes

de partir incorporar o DAS de

comandante da corporação ao

salário de policial reformado.

O deputado federal Paulo Rocha não

para mais quando está em Belém. Via-

ja ao interior do Estado em busca de

votos que o conduzam ao Senado.

Pela primeira vez, a Semana

de Meio Ambiente da Prefeitura

de Belém discutiu o desenvolvi-

mento das ilhas da capital. Ri-

beirinhos aprovaram a ideia.

O PV do Pará está tentando arru-

mar a bagunça eleitoral em que se

meteu: vai apoiar Marina, liberar

para quem quiser apoiar Dilma e

ainda está prometendo votos para

Ana Júlia e Cláudio Puty, o federal da

governadora. Uma salada de frutas

verde, verde.

Os partidos nanicos estão cres-

cendo. Pelo menos na estratégia.

Decidiram se reunir em um único

bloco e estão oferecendo o “pa-

cote completo”. Neste pacotaço

constam PT do B, PTN, PTC, PSL

e PHS.

Servidores da Justiça Eleitoral estão

em greve. Só voltam depois da Copa.

Após o “quebra-quebra”

com a polícia por causa da

instalação da Zona Azul,

os f lanelinhas voltaram a

ocupar a avenida Braz de

Aguiar, em Belém, antes do

feriado. Durante a ocupa-

ção nenhum fiscal foi en-

contrado fazendo a venda

dos talões no local.

O sistema de estaciona-

mento da Zona Sul iria co-

meçar a funcionar na Braz

de Aguiar e suas transver-

sais a partir do dia 1º de

junho, mas f lanelinhas que

atuam nas imediações fize-

ram vários protestos para

impedir que os fiscais e as

bancas de revistas come-

çassem a vender os talões,

no valor de R$ 0,15.

Durante a última movi-

mentação de quarta-feira,

eles também tentaram in-

vadir a sede da empresa Es-

paço Vago, ganhadora da

licitação para administrar

as 10 mil vagas que serão

disponibilizadas em Belém,

e chegaram a quebrar uma

vidraça no local.

FLANELINHAS RESISTEM À INSTALAÇÃO DA ZONA AZUL

LEIA RÁPIDO

Políticas públicas e desenvol-vimento sustentável serão um dos temas abordados no I Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável, que acontece dos dias 8 a 11 de junho, no Hotel Bei-ra Rio.

Promovido pelo Núcleo de Al-tos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPA), o encontro contará com a participação de representantes da UFPA, da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Instituto de Pesqui-sas Espaciais (Inpe) e de outras instituições que tratam do tema na região.

As inscrições ao I Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável vão de 8 a 11 de ju-nho, com vagas limitadas, poden-do ser feitas até dia 5 de junho, na secretaria do Mestrado em Pla-nejamento do Desenvolvimento (Plades), no prédio do Naea. O evento será realizado no Hotel Beira Rio (av. Bernardo Sayão, 4804- próximo ao primeiro por-tão daUPFA).

CRESCIMENTOSUSTENTÁVELÉ TEMA DECONGRESSO

A Universidade da Amazônia (Unama) abriu inscrições até o dia 16 de junho para o Vestibu-linho 2010 com a intenção de preencher vagas existentes em vários cursos. As inscrições de-vem ser feitas no Portal Unama: www.unama.br. Os resultados dos cursos em que haverá ne-cessidade de fazer a prova do Vestibulinho serão divulgados no dia 22 de junho, às 18h, no campus onde a inscrição foi fei-ta. A prova, para todos os cur-sos, será realizada no dia 24 de junho, às 19h, no campus Alcin-do Cacela.

UNAMA ABREINSCRIÇÕES PARA O SEUVESTIBULINHO

Page 4: Tribuna 38

A C I D A D E � belém, 05 a 11 de junho de 2010

Estão abertas as inscrições para o primeiro curso de Mes-trado do Programa de Pós-Gra-duação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Fe-deral do Pará (UFPA), que inicia

a primeira turma em agosto de 2010. O curso ofertará 8 vagas, em duas linhas de pesquisa: Mídia e Cultura na Amazônia e Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia.

Primeiro Mestrado em Co-municação do Pará e segundo da Região Norte, o curso tem como proposta o enfoque de questões amazônicas e sua relação com o campo da Comunicação.

primeiro mestrado do paráem comunicação tem 8 vagas

pós-graduação

O número de candidatos faltosos no vestibular especial da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi de 432 candi-datos em Belém e 776 no inte-rior, totalizando 8,7%, número considerado baixo pela UFPA,

diante dos mais de 13 mil can-didatos inscritos. A expectativa é de que todas as 972 vagas que sobraram do vestibular regular sejam preenchidas desta vez. O listão dos aprovados está pre-visto para o dia 15 de junho.

novo listão da ufpa deve sair até dia 15

especial

leia rápido

A greve dos trabalhadores

da rede estadual de ensino, que

já durava quase um mês, foi

encerrada no último dia 2, e o

resultado foi comemorado pe-

lo Sindicato dos Trabalhadores

em Educação Pública do Pará

(Sintepp), que obteve do go-

verno estadual a garantia de

um Plano de Cargos, Carreira

e Remuneração (PCCR) uni-

ficado, além de gratificação

gratificação de escolaridade

de 10% a 50%, dependendo do

tempo de serviço. Também foi

incluída na proposta a van-

tagem pecuniária de 50% aos

servidores da Funcap e da Su-

sipe, entre outras.

O governo também se com-

prometeu a não descontar os

dias parados e a desistir da

ação que pedia a abusivida-

de da greve, que começou no

dia 7 de maio. O plano deve

ser aprovado nas comissões

da Assembleia Legislativa do

Pará (Alepa) no próximo dia

8 e aprovado em plenário nas

sessões do dia 9 ou 16 de junho,

datas em que o Sintepp prome-

te fazer atos públicos diante da

Alepa com objetivo de sensibi-

lizar os deputados.

professoresdo estadoencerrama greve

ConsumIDor EnContrA DEsDE DEsCArtávEIs E EmbAlAgEns Até rElojoArIA E ArtEsAnAto

EspAço pAlmEIrA tEm um mIx DE proDutos

O Espaço Palmeira foi inau-gurado mês passado pela Secretaria Municipal de

Economia (Secon) e está alojando 379 trabalhadores informais que antes ficavam na avenida Presi-dente Vargas. No novo espaço, a expectativa dos vendedores é grande com o aumento das ven-das. “O espaço é excelente e a nos-sa expectativa é grande para que o movimento cresça nos próximos dias, quando as pessoas começa-rem a se acostumar com a existên-cia do espaço”, declara o vendedor João cunha, 37.

No local, os clientes podem encontrar um mix de produtos diferentes concentrados na mes-ma área. Dona Rosivalda Ma-chado, de 50 anos, vende em seu box produtos descartáveis e em-balagens para presentes e diz que

esse é o seu diferencial entre os outros vendedores. “Poucos aqui vendem descartáveis e isso torna o meu ponto de venda diferente dos outros”, garante.

O artesanato também mar-ca presença no local, junto com o bom atendimen-to do vendedor. “O que diferencia a nossa loja das ou-tras é a praticida-de com o cliente. Quando ele vem até o nosso ponto e compra o produ-to, damos um car-tão com os nossos contatos para que ele tenha essa facilidade de nos encontrar novamente”, diz seu João, que vende em seu box produtos variados de artesana-

to. e decoração.O vendedor Henrique Ricar-

do, 47, tem no Espaço Palmeira um box que vende e conserta produtos de relojoaria. Ele de-clara que está feliz por não ter perdido seus antigos clientes.

“Os clientes que eu conquistei na infor ma l idade continuam comi-go, só que agora em um lugar me-lhor. Não foram só os vendedores que ganharam com esse espaço, mas os nossos clientes também.

Outra vantagem é que é mais seguro trabalhar aqui, para nós e para os clientes”, declara o vendedor.

Movimento começa a

crescer devido à grande

variedade de produtos que é oferecida

três espécies de orquídeas da região metropolitana de Belém, ameaçadas de desaparecer da área, serão reintroduzidas no Jardim Botânico da amazônia Bosque rodrigues alves, no próximo dia 9.

Uma das apostas para atrair clientes são os serviços oferta-dos no local, onde a pessoa que for fazer compras pode ainda tirar seus documentos e usar os serviços das 12 salas destinadas à prestação de serviços, como emissão de Carteira de Identi-dade, meia-passagem estudantil e pagamento de IPTU. Clientes e vendedores também dispõem de banheiro adaptado para porta-dores de necessidades especiais e um amplo estacionamento.

Além do Palmeira, mais quan-tro locais já estão em fase de desa-propriação para abrigar trabalha-dores autônomos. Um deles vai ser o prédio do antigo Shopping Real, na rua João Alfredo com a traves-sa Padre Eutíquio, para onde cerca de 270 autônomos cadastrados se-rão remanejados pela Secon.

Copa - Alguns vendedores esperam que as vendas aumen-tem neste mês de junho também por conta do clima da Copa do Mundo, que leva muitas pessoas ao Comércio em busca de artigos de decoração. Alguns vendedores acreditam que a movimentação no Espaço Palmeira pode crescer muito, já que nesse primeiros dias muitas pessoas ainda não sabem exatamente onde fica o local e mui-ta gente ainda não sabe que a obra do novo espaço já foi concluída. Por essas razões, o entusiasmo dos vendedores com o novo ambiente de trabalho, bem mais organizado e dentro da lei, é muito grande.

Serviço:O Espaço Palmeira, com box de

produtos e serviços de emissão de do-cumentos e pagamentos de impostos como IPTU, fica no Centro Comercial de Belém, na rua Manoel Barata, no espaço da antiga Fábrica Palmeira.

populAçãopoDE tIrArDoCumEntosno loCAl

AlessAndrA serrão

Page 5: Tribuna 38

A C I D A D E 5Belém, 05 a 11 de junho de 2010

O Serviço de Apoio às Micro e Pe-quenas (Sebrae-PA) concluiu a VI Fei-ra do Empreendedor com as expecta-tivas superadas, segundo informou a diretora-superintendente do órgão, Cleide Tavares, ao divulgar o número de mais 24 mil visitantes, 650 oportu-

nidades de negócios geradas e mais de 9 mil pessoas capacitadas, com vários registros e formalizações de empreen-dedores individuais.

O evento no Pará inaugurou o circuito da Feira do Empreendedor 2010, que a partir de agora vai aconte-

cer em mais 10 estados brasileiros até o final do ano. A edição paraense teve participações ilustres, como a do ator Marcos Palmeira, do especialista em mídias e redes sociais, Edney Souza, e do carnavalesco Paulo Barros, cam-peão do carnaval carioca deste ano.

SEXTA EDIÇÃO DO EVENTO SUPEROUAS EXPECTATIVAS DO SEBRAE-PARÁ

FEIRA DO EMPREENDEDOR

EUFORIA DA COPA AQUECE AS VENDAS NO SETOR LOJISTA

No país do futebol, Copa do Mundo é sinônimo de festas, alegria, reunião de amigos. Nes-te período, a economia também fica movimentada. Além das camisas, bandeirinhas e outros apetrechos de torcida, muitos brasileiros aproveitam esta época para investir na compra de televisores no-vos, home theater, conversores de TV Digital, tudo para assistir aos jogos da Seleção da melhor forma possível.

Mas, em meio a tanta euforia, é preciso ter cui-dado na hora de fazer a compra. De acordo com José Maria Gonçalves, conci-liador do Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon), alguns cuidados são básicos para não sair no preju-ízo. Em primeiro lugar, o consu-midor deve exigir sempre a nota fiscal na compra do aparelho. De acordo com o conciliador, a nota

é um dispositivo de respaldo em caso de problemas futuros.

Outro comportamento in-dicado é solicitar o teste do equipamento no ato da com-pra. Além disso, o conciliador aconselha que o cliente evite levar o produto do mostruário. “O ideal é que a loja forneça o

equipamento que está no estoque, e não o que está exposto”, orienta José Maria. Em caso de defeitos, o consumidor deve se dirigir à assis-tência técnica do fabricante, obser-vando a garantia do produto. De

acordo com José Maria, caso o problema não seja resolvido, o consumidor pode solicitar a devolução do valor pago ou mesmo a troca do aparelho.

De acordo com o concilia-dor, nesta época, o consumidor também deve prestar atenção na propaganda feita pelas lo-jas. “Nos momentos festivos, o

comércio tem uma lucrativida-de maior, então eles divulgam inúmeras oportunidades, mas é preciso estar atento”, diz ele. Frases como “cobrimos qual-quer preço”, comuns no varejo, podem e devem ser levadas a sé-rio pelo cliente, que tem o direi-to de cobrar sua validade. “Caso contrário, pode se configurar como propaganda enganosa”, ressalta.

“Procuramos orientar o con-sumidor para que esteja atento.

Às vezes, comprar um televisor novo é a realização de um so-nho, fruto de economias, e, na ânsia de satisfazer seu desejo, o comprador acaba não observan-do estas precauções”, finaliza o conciliador.

Serviço: O Procon/PA em Belém ficam na Travessa Castelo Branco, 1.029 (entre Magalhães Ba-rata e Gentil Bittencourt), São Brás. Fone: 3073-2832.

Televisores e confecções com as cores

do Brasil alavancam

as vendas no Comércio

LEIA RÁPIDO

PROCON ACONSELHA CUIDADO NA HORA DAS COMPRAS PARA A COPA

O Direito do Consumidor está previsto em lei, pelo Código de Defesa do Consumidor, mas pou-ca gente sabe o que fazer quando é lesado. A coleção “Direitos fundamentais, Teoria do Direito e Sustentabilidade” aborda, de

forma didática, os direitos asse-gurados a cada cidadão. Os livros foram lançados pela Editora Ce-supa no último dia 31 e também serão lançados nacionalmente pelo Grupo Editorial Gen, em São Paulo e Brasília.

COLEÇÃO DE LIVROS COMOS DIREITOS BÁSICOS

CONSUMIDOR

Após inspeções e notificações

do Ministério Público Estadual em

mercados e açougues de Belém,

com notificação dos proprietários,

o promotor Marco Aurélio Nasci-

mento divulgou a recomendação

que regulamenta a venda desses

alimentos nos açougues e merca-

dos de Belém.

A recomendação do MPE diz

que os açougues devem receber

carne e vísceras procedentes de

frigoríficos registrados no Minis-

tério da Agricultura ou na Agência

de Defesa Agropecuária do Estado

do Pará, com temperatura de até

7º (sete graus) e armazenadas e

conservadas em câmaras frigo-

ríficas ou freezers, ou expostas à

venda em balcão refrigerado para

preservar a temperatura. A Vigi-

lância Sanitária já avisou que vai

intensificar a fiscalização.

CARNES SÓPODEM SERVENDIDAS SOBREFRIGERAÇÃO

ALESSANDRA SERRÃO

Este mês de junho é de festa em dose dupla. Tanto os torce-dores do futebol quanto os e de-votos de São João decoram casas e ruas usando principalmente

bandeirinhas de plástico e pa-pel, materiais que no final das festas acabam agredindo o meio ambiente. Para fazer diferente, a ONG Noolhar, em parceria com o

Shopping Pátio Belém, elaborou uma decoração ecologicamente correta para o arraial deste ano do estabelecimento, com o tema Copa 2010. São seis barracas, ca-

da uma com a cor da bandeira do Brasil, decoradas com garrafas plásticas do tipo PET no teto e nas laterais do shopping, onde foram usadas quatro mil garrafas.

DECORAÇÃO ECOLÓGICA NO PÁTIO

TUDO EM UMA LINGUAGEM DINÂMICA, RÁPIDA, OBJETIVA E O PRINCIPAL,

IMPARCIAL, DANDO VOZ À POPULAÇÃO.

ANUNCIE: 91 3273 2308

Page 6: Tribuna 38

A C I D A D E 6 Belém, 05 a 11 de junho de 2010

O emprego formal voltou a cres-cer na indústria no Pará nos últi-mos 12 meses. O saldo positivo do período foi de cerca de 3 mil novos postos de trabalho no Estado entre os meses de maio de 2009 e abril deste ano, segundo dados do Min-

sitério do Trabalho e Emprego.A pesquisa também somou os

dados durante o último mês de abril no Pará, onde 3.027 contra-tações foram feitas, contra 2.866 desligamentos, gerando um saldo positivo de 161 postos de trabalho.

NÚMERO DE VAGAS JÁCRESCEM NA INDÚSTRIA

TRABALHO

O Ministro do Trabalho e Em-prego publicou portaria que pro-íbe as empresas de exigirem do trabalhador o teste de HIV para contratação. A portaria de núme-ro 1.246, de 28 de maio de 2010, assinada pelo ministro Carlos Lu-

pi, foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 31, e por ela o teste de HIV não é permiti-do de forma direta e indireta, em exames de admissão, mudança de função, avaliação periódica, retorno, demissão ou outros liga-

dos à relação de emprego.O texto da portaria tomou co-

mo base a Lei 9.029, de 13 de abril de 1995, que proíbe a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para o acesso ou ma-nutenção do emprego.

MINISTÉRIO DO TRABALHO PROÍBEEMPRESAS DE EXIGIR TESTES DE HIV

CONTRA O PRECONCEITO

EMPREGO FORMAL EMFRANCA RECUPERAÇÃO

O crescimento do mercado de trabalho no Brasil, observado pe-los governos federais e estaduais, confirma que o País conseguiu superar a crise econômica de 2009. As políticas econômicas desenvolvidas pelo governo, co-mo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o conjunto de políticas públicas adotadas pelo governo do Estado, princi-palmente na área fiscal, propicia-ram o esperado crescimento no cenário do mercado de trabalho em 2010.

Segundo o diretor do Sistema Nacional de Empregos (Sine), em Belém, Célio Bordalo, em 2009 o município ofertou o maior volume de postos de trabalho formais no setor de serviços do Pará, o que gerou um saldo anual de 4.186 postos. A atividade de comércio abrangeu a segunda

maior oferta do ano, com um sal-do de 2.996 empregos. As obras do PAC no Estado e os investi-mentos de empresas privadas também influen-ciaram direta-mente no número de contratações do município. Borda-lo diz ainda que até o fim do ano estão previstas a criação de 305 mil novos postos de trabalho em nível nacional, sendo 30 mil pos-tos para o Estado do Pará. “Será o melhor desem-penho do Estado até agora”, afir-ma Bordalo.

Para o diretor do Sine-PA, ou-tro fator que também contribuiu para o crescimento do mercado de trabalho no Estado foi o forte

investimento na qualificação da mão de obra interna. Só no ano passado, 79 mil pessoas foram qualificadas. Segundo ele, o fato

e o Estado precisar importar mão de obra qualificada para suprir as ne-cessidades internas acaba reduzindo as chances de empre-go para os paraen-ses, que certamen-te irão buscar vagas em outras cidades ou em grandes centros urbanos, o

que acaba gerando uma série de outros problemas sociais, ressal-ta Bordalo. Porém, com a quali-ficação da mão de obra interna, as vagas disponíveis no Pará acabarão ocupadas pela própria população do Estado.

Dados do Sine apontam que o mercado de trabalho conseguiu

superar a crise econômica

Vagas de Emprego

Marinha A Diretoria de Ensino da Marinha abriu as inscri-ções para preenchimento de 50 vagas de nível mé-dio para o curso de graduação da escola naval. Os candidatos devem ser do sexo masculino, soltei-ros e não ter filhos. É preciso ter entre 18 e 23 anos em janeiro de 2011 (nascidos entre 2 de janeiro de 1988 e 1º de janeiro de 1993). As inscrições devem ser feitas até 29 de junho pelo site www.ensino.mar.mil.br, ou pessoalmente nos endereços lista-dos no anexo I do edital do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 55.O processo seletivo é com-posto de prova escrita objetiva de matemática e física, prova escrita objetiva de português e inglês, prova de expressão escrita e eventos complemen-tares (verificação de dados biográficos, seleção psicofísica, teste de suficiência física e exame psicológico. As provas escritas devem acontecer entre os dias 25 e 26 de setembro.

ExércitoA Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) tornou pública as inscrições ao Concur-so de Admissão à EsPCEx. O concurso destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de 520 vagas de nível médio. A inscrição poderá ser efetuada de 1º de junho a 14 de julho de 2010, devendo o candidato preencher o requerimento de inscrição disponível na internet, no endereço eletrônico www.espcex.ensino.eb.br. O processo

seletivo para a matrícula será constituído de duas fases. A primeira, em âmbito nacional e de caráter eliminatório e classificatório, abrange o exame intelectual. A segunda, de caráter apenas elimina-tório, destina-se à verificação dos requisitos bio-gráficos exigidos aos candidatos e à realização da Inspeção de Saúde e do Exame de Aptidão Física. O candidato realizará as provas do Concurso de Admissão (CA), nos dias 18 e 19 de setembro de 2010, das 13h30 às 18h00. Mais informações no site: www.espcex.ensino.eb.br

EletrobrásEstão abertas as inscrições para concurso público que visa preenchimento de 483 vagas no cadastro de reserva das Centrais Elétricas Brasileiras (Ele-trobras). Todas as vagas são para nível superior, sendo 29 delas são reservadas a deficientes. O salário inicial é de R$ 3.975,10, para jornada de 40 horas semanais. As vagas são para Brasília ou Rio de Janeiro, mas, segundo o edital, de acordo com as necessidades do órgão, os aprovados poderão ser lotados em unidades de qualquer cidade do país. As inscrições devem ser feitas de 25 de maio a 20 de junho pelo site www.cesgranrio.org.br.

Igarapé AçuEstão abertas as inscrições para o concurso públi-co da Prefeitura de Igarapé-Açu, com o objetivo de contratar servidores para o quadro municipal. Para

pleitear umas das vagas é necessário ensino fun-damental incompleto, médio ou superior; sendo que ao todo serão selecionados 341 profissionais. A remuneração ofertada está entre R$ 510,00 e R$ 4.000,00. Inscrições presenciais, diretamente no Telecentro, localizado no centro de Igarapé-Açu, até o dia 25 de junho de 2010. Já na internet, inscri-ções no endereço eletrônico.

CREAO Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PA) inscreve para concurso público que visa ao provimento de vagas (nível médio), para o Quadro de Pessoal do CREA/PA, além das que ficarem vagas no prazo de validade do concurso. As inscrições deverão ser realizadas no período de 11 de maio de 2010 a 14 de junho de 2010, exclusivamente, através do endereço eletrônico www.fadesp.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 para todos os cargos. A prova terá duração de 4 horas e serão realizadas na cidade de Belém-PA, Castanhal-PA, Marabá-PA e Santarém-PA, com data prevista para o dia 4 de julho de 2010.

EM ANDAMENTO

UEPASerão no dia 6 de junho as provas escritas do concurso para professores da Universidade do

Estado do Pará (UEPA). A prova escrita será si-multânea para todos os candidatos da mesma área de conhecimento/disciplina objeto do con-curso, terá duração de 4 horas e versará sobre um tema sorteado no momento inicial da prova por um dos candidatos, perante a banca exami-nadora. A prova escrita para os cargos da capital terá início às 8h do dia 6 de junho de 2010 e da Interiorização terá início às 8h do dia 20 de junho de 2010.

MetrologiaSerão realizadas no dia 13 de junho as provas do concurso público do Instituto de Metrologia do Pará, que visa o provimento de 50 vagas e for-mação de cadastro reserva em cargos de nível superior, de nível médio e de nível fundamental. A remuneração varia entre R$ 510 a R$ 1.519,09.

UFOPA Serão realizadas no dia 20 de junho as provas do concurso público da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para o provimento de vagas em cargos técnicos e algumas em nível superior. São 96 vagas, das quais, 28 para a fun-ção de assistentes administrativos. As provas serão realizadas na UFOPA e ainda em Belém, no campus da UFPA, na data do dia 20 de junho. Os cartões de inscrição poderão ser impressos a partir do dia 15 de junho.

CONCURSOS

Médico Clínico GeralEnsino superior completo em Medicina, com experiência comprovada, ambos os sexos.

Motorista de caçambaExperiência comprovados em carteira, ambos os sexos

Soldado funileiroEnsino médio completo, com experiência comprovada em carteira.

Mecânico montado de veículo pesadoEnsino médio completo, com experiência comprovada em carteira

Eletricista de autos Ensino médio completo, com experiência comprovada em carteira

Ferreiro armadorEnsino Fundamental Completo, com experiência comprovada.

FONTE: PORTAL DO TRABALHADOR, TV. PIEDADE, 708 FONES: 3344-3415/ 3344-3406

Vagas de Emprego

Médico Clínico Geral Médico Clínico GeralEnsino superior completo em Medicina, com experiência comprovada, ambos os sexos.

Page 7: Tribuna 38

A C I D A D E 7Belém, 05 a 11 de junho de 2010

O Senado Federal aprovou projeto de lei que promove o po-eta e músico Vinicius de Moraes ao cargo de ministro de primei-ra classe dentro da carreira di-plomática do Ministério de Re-

lações Exteriores. Ele morreu em 1980 e tinha sido exonerado do cargo de primeiro-secretário durante a ditadura militar. O projeto segue agora para a san-ção do presidente Luiz Inácio

Lula da Silva. Em 2006, cerimô-nia de homenagem reintegrou o poeta ao quadro do Itamaraty. A promoção pós-morte permitirá que os dependentes de Vinicius possam receber nova pensão.

SENADO APROVA PROMOÇÃO AO POETA VINICIUS DE MORAES

RECONHECIMENTO

A Comissão de Constitui-ção e Justiça (CCJ) do Senado aprovou Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que de-termina o fim do voto secreto em processos para cassação de parlamentares. A proposta

terá de passar ainda por duas votações no plenário e contar com o apoio de pelo menos 49 senadores antes de ir à Câmara dos Deputados. O projeto é po-lêmico, mas acaba com votos de quem fica em cima do muro.

VOTO SECRETO PARA CASSAÇÃO DEVE ACABAR

EXPECTATIVA

ANA JÚLIA ACUSADA DE IMPROBIDADEA governadora Ana Júlia Ca-

repa está se negando a cumprir há quase dois anos decisão judi-cial que obriga o Estado a enviar 22 policiais, 17 militares e cinco civis para garantir a segurança pública no município de Oeiras do Pará, na região do Baixo-To-cantins.

O procurador de Justiça Cláu-dio Bezerra de Melo decidiu pro-cessar a governadora por impro-bidade administrativa, alegando que a cidade está abandonada e à mercê de uma onda de violên-cia, sem nenhum tipo de apoio do Estado para conter a crise na segurança pública.

Oeiras do Pará tem 25 mil habitantes e possui apenas cinco policiais - três da Polícia Militar

do Estado, mais um delegado e um investigador. A delegacia encontra-se em situação precá-ria. Na verdade, está em ruínas e desativada desde 2008. Tudo por con-ta de uma rebelião promovida pelos presos, que resultou na depredação do prédio.

O promotor Edu-ardo Fales encami-nhou representação contra a governado-ra ao procurador- geral de Justiça, Geraldo Rocha. Este, por sua vez, delegou pode-res ao procurador Cláudio Melo, que deve agora ingressar com a ação judicial por improbidade

contra a governadora. O promo-tor Eduardo Falesi também pre-tende ingressar na Justiça com pedido de intervenção federal no

Estado porque ten-tou resolver a situ-ação sem medidas jurídicas, mas sem sucesso.

Uma ação ci-vil pública com pedido de tutela antecipada contra o Estado foi a pri-meira medida ju-rídica adotada em

outubro de 2008. Embora tenha obtido a limi-

nar e depois a confirmação dela, o MP nunca conseguiu o cumpri-mento da decisão.

Governadora se nega a cumprir decisão judicial que determina a manutenção de 22 policias em Oeiras do Pará

LEIA RÁPIDO

Os deputados estaduais

aprovaram projeto de lei

que obriga em todos os mu-

nicípios do Estado o uso de

empresas serviços de segu-

rança profissional nos esta-

belecimentos que prestam

serviços bancários - agências

lotéricas, supermercados,

farmácias etc. Agora, depois

de aprovado, segue para a

sanção da governadora Ana

Júlia Carepa (PT).

EMPRESAS DE SEGURANÇA DEVEM ATUAR NO ESTADO

PROCURADOR GERALDO ROCHA JÁ DELEGOU PEDIDO DE AÇÃO

PIO X, DO PDT, É NOVAMENTE DEPUTADO ESTADUAL. ELE ASSUMIU NO LUGAR DE LUÍS CUNHA, QUE RENUNCIOU À VAGA PORQUE FOI ELEITO PARA O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO (TCE).

LEILÃO DE VEREADORESEm período eleitoral, começa o leilão de ve-readores, a qualquer preço. Não se ofenda você que é vereador, pois o conselho é: ven-da, e bem caro, os seus votos. Lembre-se, o material político é seu e provavelmente você passará três meses de campanha pedindo vo-to para algum candidato que passará quatro anos, sem voltar na sua cidade, se eleito.

POLíTICA E HOMOSSEXUALISMOOs candidatos a Presidência da República evi-tam tratar de temas polêmicos. Mas a candida-ta do Partido Verde, Marina Silva, esta semana, declarou ser contrária ao matrimônio entre ho-mossexuais, por ser este um ato sagrado. Mais sagrado que o amor, impossível. Não interessa se acontece entre pessoas do mesmo sexo ou não. O fato é que se eu não tenho preconceito, nada deve impedir a relação de gays. Assunto este tratado pelas revistas e televisão como tema atual e inevitável. O que importa, acima de tudo, é a liberdade do homem. Então vamos dizer sim ao casamento gay e NÃO a Marina Silva. Política e preconceito, definitivamente, não combinam.

SITE DA TRANSPARÊNCIAEsta semana a Prefeitura de Belém colocou no ar o site da transparência, obrigatório por lei. Muitas cidades do Brasil não cumpriram a

meta, mas Belém está no ar. Dá trabalho atuali-zar, mas vale a pena, pois prefeito que trabalha sério não tem nada a esconder.

OS “SEM PATRULHA MECANIZADA”A governadora Ana Júlia entregou a vários municípios inúmeras máquinas, a tal Patru-lha Mecanizada. Ato político sim, mas de valor inestimável para municípios carentes. Temos que reconhecer que a ideia foi boa, mas ela bem que poderia pensar em MOS-QUEIRO, ICOARACI E OUTEIRO, distritos de Belém necessitados de máquinas. Governa-dora, pense em Belém. Dudu agradece.

QUEM VAI COM QUEM?Três candidatos já se lançaram na corrida ru-mo ao governo do Estado, Ana Júlia (PT), Ja-tene (PSDB) e o mais recente Juvenil (PMDB). Então, vamos a cenário político do Pará. PV, PP, PSB estão com Ana, PPS está com Jate-ne. A briga agora está entre quem seduz PTB, PR, DEM e PDT. Vamos aguardar os melhores lances, pois quem levar mais partidos levará, automaticamente, mais prefeituras e tempo de televisão. Tem presidente de partido se auto valorizando demais, porém a “noiva” mesmo é Duciomar, pois oferece tempo de TV, prefei-turas no interior e seu patrimônio político (vo-tos pessoais) em Belém. E olha que nem é tão difícil seduzir Dudu.

SEM RUMOSem ter certeza de que rumo tomar e com a certeza de não tomar rumo algum, só nos resta ficar olhando para o horizonte aguar-dando o resultado da Copa e das eleições. Mas se sair de casa, preste bem atenção para não ser assaltado, pois certo mesmo só a violência maior a cada dia na nossa cidade e policiais postando vídeos de ado-lescentes infratores dançando o “rebola-tion” na net.

FIDELIDADE PARTIDÁRIAO Senado aprova, na Comissão de Cons-tituição e Justiça, o projeto que aumen-ta de um ano para três anos a exigência de filiação partidária para quem quiser concorrer a cargos eletivos. O autor do projeto, Aloizio Mercadante, justifica que o troca-troca de partido desrespeita o eleitor. Bem... não é bem assim, hoje os políticos com mandatos estão amarrados aos partidos políticos sem a liberdade de sair, com pena de perda de mandato. O fato é que os presidentes de Partido tem poder absoluto sobre o candidato eleito e seu mandato. Com esta nova lei, os po-líticos podem dizer adeus à democracia partidária, pois não teremos mais presi-dentes e sim donos de Partidos políticos, os chamados Deuses da política.

POLÍTICA&PODER Por Maria de Assis

CLÁUDIO SANTOS/AG PA

Page 8: Tribuna 38

A C I D A D E 8 Belém, 05 a 11 de junho de 2010

A pré-candidata do Partido Verde (PV) à presidência, Ma-rina Silva, declarou na semana do orgulho gay que não é a favor das uniões homossexuais.

Para ela, o casamento é uma

instituição entre pessoas de se-xos diferentes, mas ressaltou que o seu posicionamento não deve ser confundido com dis-criminação. Marina já causara polêmica com a comunidade

GLBT, porque supostamente ela teria escondido uma bandei-ra do arco-irís recebida de um vereador do PV. As declarações da senadora provocaram fortes reações nas redes sociais.

MARINA SILVA NÃO É A FAVOR DE UNIÃO ENTRE HOMOSSEXUAIS

POLÊMICA

O presidente Luiz Inácio Lu-la da Silva disse que até o final do ano vai voltar à porta da fá-brica da Volkswagen para fazer campanha eleitoral. “Eu ainda este ano virei fazer campanha na porta da Volkswagen”, afir-

mou sempre sorridente. De acordo com o presidente,

ele não pretende descumprir a legislação eleitoral e pedir voto antes, já que as campanhas só poderão ser feitas a partir de julho deste ano.

LULA VAI PEDIR VOTO NAS MONTADORAS

ANÚNCIO

O ex-governador do Para-

ná Roberto Requião afirmou

que disputará na convenção

nacional do PMDB, no próxi-

mo dia 12, a indicação de can-

didato da sigla à Presidência

da República.

Essa decisão pode melar

o apoio do partido a Dilma

Rousseff. Mas Pedro Simon

afirmou que já fez o registro

no diretório nacional do parti-

do sem o nome de um possível

candidato a vice. “Estou fazen-

do o registro dele sozinho, sem

o vice, tudo isso com autoriza-

ção do governador Requião”,

afirmou.

ROBERTO REQUIÃO QUER A PRESIDÊNCIA PELO PMDB

LEIA RÁPIDO SENADO APROVA CARREIRAPARA SERVIDORES FEDERAIS

O Senado Federal aprovou uma medida provisória que reestrutura carreiras do ser-viço público federal.

O projeto dá aumento de salário a algu-mas categorias, estende o prazo de opção de al-guns servidores a alguns planos de carreira, per-mite a redistri-buição de servi-dores em alguns órgãos da admi-nistração, entre outras ações.

A proposta segue agora pa-ra sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O impacto da reestrutu-ração era de R$ 31 milhões quando a proposta foi enviada do Executivo. Mas esse núme-ro mudará.

Na Câmara, no entanto,

outras categorias fizeram lo-bby e conseguiram incluir be-nefícios no texto.

Uma das mudanças tem um impacto estimado em R$

1,8 bilhão, segun-do cálculos da oposição.

De acordo com o relator no Sena-do, Romero Jucá (PMDB-RR), a emenda permite o enquadramento de analistas pre-videnciários na carreira de audi-

tor fiscal. Jucá não estimou o valor da emenda, mas afirmou que ela deverá ser vetada.

O Senado também está dis-cutindo um aumento para os servidores da Casa.

Por lá a discussão ainda está no âmbito da Mesa Dire-tora, onde o relator é o primei-ro-secretário, Heráclito Fortes

(DEM-PI).O presidente do Senado

Federal, José Sarney (PMDB-AP), defendeu em plenário que o reajuste para os servidores do Senado já deveria ter sido votado quando se aprovou o

da Câmara. Ele afirmou que não pode haver “discrepância” entre salários nas duas Casas e por isso acredita que o au-mento salarial também será extensivo aos funcionários do Senado.

A medida provisória dá aumento de

salário e estende o prazo de opção a alguns planos

de carreira

SENADOR ROMERO JUCÁ PREVÊ VETO A ALGUMAS EMENDAS

O governo já investiu R$ 463,9

bilhões no Programa de Aceleração

do Crescimento (PAC), o correspon-

dente a 70,7% do total de recursos

previstos para o programa, entre

2007 e maio deste ano. O investi-

mento total do PAC para o período

é de R$ 656,5 bilhões. No balanço

de três anos do PAC, esse percen-

tual era de 63,3%, e de 53,3% no 8º

relatório divulgado pelo governo,

em setembro de 2009.

PAC APLICOU 70% DO TOTAL DE RECURSOS DO PROGRAMA

PRESIDENTE LULA DISSE QUE O CORTE NO ORÇAMENTO PARA A EDUCAÇÃO É PARTE DO ESFORÇO GERAL DE SEU GOVERNO PARA MANTER AS CONTAS EM DIA NESTE PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu alterar os horários de expediente para liberar servi-dores e ministros, que desejam assistir aos jogos da seleção brasi-leira de futebol na Copa de Mun-do. Nos dias em que o time brasi-leiro entrar em campo às 15h30, o atendimento ao público externo e a jornada dos servidores inter-nos será de 8 às 14 horas.

Quando os jogos começa-rem às 11 horas, o expediente

será das 14h30 até 20 horas. A Secretaria do STF afirma que a jornada diária normal, que é de sete horas, será compensada até o dia 31 de julho.

Foram canceladas as sessões da Primeira e da Segunda Turma do STF previstas para 15 de ju-nho, data em que o Brasil estreia no torneio em jogo contra a Co-réia do Norte. Sessões extraordi-nárias foram convocadas para os dias 14 e 16 de junho.

SUPREMO ALTERA EXPEDIENTE NA COPA

O presidente da Câmara, Mi-chel Temer (PMDB-SP), defendeu com unhas e dentes o reajuste aos servidores da Casa, que foi apro-vado pelo Congresso. Ele afirmou que será feito um remanejamen-to nas despesas da Câmara para arcar com o aumento aos funcio-nários.

O reajuste para os servidores da Câmara Federal foi aprovado pelo Senado no dia 19 de maio de-pois de já ter sido ratificado pelos

deputados. O projeto que esta-belece o reajuste está agora nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser sanciona-do ou vetado.

O reajuste médio aos servido-res é de 15% e em alguns casos poderá ultrapassar 30%, segundo a primeira-secretária. A Casa es-tima em R$ 250 milhões os gas-tos extras para este ano porque o reajuste começa a vigorar em 1 de julho deste ano.

TEMER VAI REMANEJAR PARA DAR REAJUSTE

WALDEM

IR BARRETO / AGÊNCIA SENADO

em setembro de 2009. pelo Senado no dia 19 de maio de-pois de já ter sido ratificado pelos

Page 9: Tribuna 38

Um corpo de mulher foi encontrado dentro de uma mala perto de um igara-pé no último dia 2, na passagem Jiboia Branca, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua. O cadáver, já em decom-posição, foi para o Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”.

CORPO DE MULHERÉ ENCONTRADO DENTRO DE MALA

MISTÉRIO

OS DELITOS PRATICADOS POR MENORES CRESCERAM NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM E PREOCUPAM AS AUTORIDADES. ESTE ANO A DATA JÁ REGISTROU 700 OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO MENORES, NÚMERO ALTO, SEGUNDO A DELEGADA SOCORRO MACIEL.

PÁGINA 11

SEGURANÇASEGURANÇABelém, 05 a 11 de junho de 2010 9

A equipe do delegado Felipe

Schmidt, da Delegacia de Polí-

cia Civil de Soure, no Marajó,

prendeu Anderson Luis Barro-

so Palheta, o “Louro”, apontado

como um dos principais assal-

tantes de residências na ilha

do Marajó. Já em Salvaterra, a

Polícia Militar recapturou mais

dois fugitivos da delegacia local,

que fugiram na madrugada do

último dia 26. Foram oito presos

no total, que conseguiram fugir

após cerrarem as grades da

carceragem, mas até a última

terça-feira (1), quatro já esta-

vam de volta à carceragem.

PM MANTÉM CERCO AOCRIME NA ILHA DO MARAJÓ

LEIA RÁPIDOPOLÍCIA DESVENDOU CRIME BÁRBARO EM PARAUAPEBAS

Mesmo antes de localizar o corpo, a Polícia Civil de Parauape-bas desvendou o misterioso desa-parecimento da comerciária Ana Karina Guimarães, de 29 anos, grávida de nove meses desapa-recida desde o dia 10 de maio. O pecuarista Alessandro Camilo de Lima, o “Macarrão”, confessou que assassinou a jovem a tiros no loteamento “Martini”. Ela teve o corpo escondido dentro de um tambor de metal com capacidade para 200 litros.

Três pessoas são acusadas de envol-vimento direto no bárbaro crime que chocou a cidade. Os presos foram transferidos para Belém. O primeiro a ser preso, dia 17 de maio foi o próprio Alessandro, que seria o pai da criança que Ana Karina esperava. Ele está custodiado no Quartel da Polícia

Militar de Parauapebas.A polícia também já prendeu

um homem de prenome Florenti-no, conhecido por “Minego”, e na madrugada de segunda-feira (31) foi a vez do pistoleiro Francisco de a Assis Dias, 43, o “Magrão”. Este contou que foi sondado por “Minego” para matar Ana Kari-na, porém “Magrão” se recusou dizendo que não matava mulher, ainda mais se estivesse grávida.

Ele contou para o delegado André Albuquerque que Alessandro de Li-ma foi apanhá-lo na casa dele, na noi-te em que a jovem foi morta, para que ajudasse a ocultar o corpo. O tambor foi jogado de cima da ponte da rodovia

PA-Itacaiúnas, no rio de mesmo nome, que fica distante 70 quilô-metros do centro de Parauapebas. Após o crime, os três jogaram a

jovem grávida, já sem vida, dentro do tambor e seguiram para a pon-te. “Magrão”, inclusive, levou a po-lícia ao local exato onde o tambor foi jogado da ponte. No caminho, o trio ainda colocou pedregulhos dentro do tambor para que este afundasse mais rapidamente.

Pressão – Os pistoleiros reve-laram ainda que o pecuarista es-tava sendo pressionado pela noiva dele, Grasiela Barros de Almeida, para cometer o crime. “Grasy”,

como é conhecida, também está sumida de Parauapebas. A polí-cia suspeita que ela tenha algum envolvimento com o desapareci-mento da comerciária e já pediu a prisão temporária de Grasiela.

O caso está sendo investigado pelo delegado André Luiz Nunes Albuquerque, que conta com o apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia (NIP) nas quebras dos sigilos telefônicos e bancários dos acusados.

DOIS DOS ACUSADOS PELO CRIME FORAM TRANSFERIDOS PARA BELÉM

SÓ ESTE MÊS, 19 JULGAMENTOS ESTÃO AGENDADOS EM BELÉM, ENTRE ELES, O DOS POLICIAIS ENVOLVIDOS NO HOMICÍDIO DO PRODUTOR DE EVENTOS GUSTAVO RUSSO, DIA 7, ACOMPANHADO PELO MOVIDA.

O combate aos jogos de azar está sedo intensificado pela Polícia Civil de Bragança, nordeste para-ense. O trabalho policial está sendo coordenado pelo delegado Rilmar Firmino de Souza, superintenden-te regional da Zona Bragantina. Só na última semana, uma operação desencadeada com apoio da Su-perintendência Regional da Zona Bragantina e da Diretoria de Polí-cia do Interior (DPI) culminou nas apreensões de 31 máquinas “caça-

níqueis”, que estavam em 24 pon-tos comerciais na cidade.

Os comerciantes responsáveis pelos estabelecimentos e os pro-prietários das máquinas respon-dem por exploração de jogo de azar, de acordo com a lei das con-travenções penais. As máquinas foram encaminhadas ao Centro de Perícias Científicas “Renato Cha-ves”, e deverão ser utilizadas, após autorização judicial, em projetos nas escolas públicas.

POLÍCIA REFORÇA BUSCAÀS MÁQUINAS DE BINGO

Três pessoas são presas pelo crime que chocou a população da cidade de Parauapebas

CONFUSÃO

Operação Força pela da Paz, no bairro da Terra Firme, prendeu por en-gano o pastor Ronaldo Oliveira Fonse-ca, confundido com um traficante que liderava as “bocas de fumo” na área. O irmão da vítima vai acionar a justiça pelo irmão que foi exposto na mídia.

PASTOR PRESO POR ENGANO NA TERRA FIRME

Foi preso no aeroporto de Boa

Vista, estado de Roraima, no últi-

mo dia 3, o agricultor Aldair Mo-

raes Batista, o “Gauchinho”, de 27

anos, acusado de matar o ex-pre-

feito de Placas, Daniel Capitani, em

18 de abril passado. Ele também

é acusado de matar o sogro, co-

nhecido por Cícero da Mandioca,

crime cometido durante a fuga, 15

dias após a morte de Daniel.

PRESOACUSADO DA MORTE DE EX-PREFEITO

Um golpista que se passava por pai de santo foi preso em flagrante pela Polícia Civil em Curuçá, nordeste do Pará. Cledson dos Santos subtraiu R$ 9.650 em dinheiro de uma víti-ma, sob alegação de que faria multi-plicar o valor. O acusado foi autuado pelo crime de estelionato e continua preso. Cledson confessou o crime ao delegado Ronaldo Hélio, responsável pela prisão.

A vítima procurou o acusado por um problema particular, relacio-

nado ao falecimento do marido. A mulher havia recebido um seguro. Após contar o problema ao acusado, no momento da suposta consulta espiritual, ele fingiu ter incorporado o espírito do marido falecido e disse para ela entregar todo o dinheiro do seguro, e ainda orar para que o valor se multiplicasse. Acreditando se tra-tar do espírito do marido, a mulher foi em casa e voltou com o dinheiro, que foi entregue ao falso pai de santo, que ainda receitou banhos à vítima.

FALSO PAI DE SANTO ÉPRESO POR ESTELIONATO

OS DELITOS PRATICADOS POR OS DELITOS PRATICADOS POR MENORES CRESCERAM NA REGIÃO MENORES CRESCERAM NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM E METROPOLITANA DE BELÉM E PREOCUPAM AS AUTORIDADES. PREOCUPAM AS AUTORIDADES. ESTE ANO A DATA JÁ REGISTROU ESTE ANO A DATA JÁ REGISTROU 700 OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO 700 OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO MENORES, NÚMERO ALTO, SEGUNDO A MENORES, NÚMERO ALTO, SEGUNDO A DELEGADA SOCORRO MACIEL.DELEGADA SOCORRO MACIEL.

BBelém, 05 a 11 de junho de 2010elém, 05 a 11 de junho de 2010

Page 10: Tribuna 38

segurança 10 belém, 05 a 11 de junho de 2010

Três homens armados rouba-

ram cerca de 40 mil figurinhas

do álbum da Copa do Mundo

2010 em Santo André, região

do ABC paulista. O crime ocor-

reu durante a descarregada na

Praça Pompéia, no bairro Vila

Gilda. De acordo com a Secreta-

ria da Segurança Pública (SSP),

o motorista que estava com as

figurinhas foi obrigado a entrar

no veículo enquanto os assaltan-

tes retiraram a carga.

Em depoimento, o motorista

informou que ficou de costas para

os suspeitos durante toda a ação,

por isso não pode identificá-los. A

carga é avaliada em R$ 21 mil. O

caso é investigado pelo 1º Distrito

Policial de Santo André.

Em abril passado outro roubo

semelhante ocorreu, de cerca de

135 mil figurinhas roubadas tam-

bém em Santo André por cinco

homens armados que renderam

um segurança da Treelog, empre-

sa que distribui os cromos.

Os homens exigiram a carga,

avaliada em mais de R$ 100 mil.

As figurinhas foram recupera-

das dois dias depois, em uma fa-

vela de São Bernardo do Campo,

também no ABC. Duas mulheres

foram presas.

nem mesmo as figurinhas escapam dos ladrões

leia rÁpido

Um sucateiro pernambucano, de 53 anos foi preso na Maram-baia por abusar de uma menina de apenas 9 anos, depois de ganhar a confiança da tia da criança. José Maria Delfino da Silva fazia as refeições no pequeno restaurante

da tia da menina, na rua da Ma-rinha. Aproveitando um descuido dos moradores da casa, ele abusou da menina. A ocorrência foi feita ao delegado Cleiton Chaves, na Seccional Urbana da Marambaia, onde o acusado está preso.

sucateiro de 53 anosabusou de uma menina

pedofilia

Um vídeo que está circulando na internet, no site Youtube, mos-tra presos dançando o “Rebola-tion”, sucesso do grupo baiano Paramgolé. Pelos uniformes que aparecem no vídeo, há suspeita

de que os policias que obrigam os presos a colocarem a mão na cabeça e rebolar sejam paraen-ses, e as imagens foram gravadas no estacionamento de uma dele-gacia, possivelmente a do bairro

do Marco, em Belém. O vídeo foi postado com a identificação de “jmoiseslima” e não possui outras informações, apenas a suspeita de que alguns dos “dançarinos” seriam menores de idade.

presos são obrigados a dançaro “rebolation” na delegacia

constrangimento

belém reúne políticasde combate à violência

O combate à violência con-tra a mulher assessorar e as políticas de assistência, apoio, articulação e acompanhamen-to das ações voltadas à mulher fazem parte dos objetivos da Coordenadoria da Mulher de Belém, instância criada por decreto municipal no últi-mo dia 08 de mar-ço, Dia Interna-cional da mulher. A Coordenadoria, ligada diretamen-te ao gabinete da Prefeitura Mun-cipal de Belém, deverá contribuir com a promoção da igualdade social e garantia dos direitos das mulheres.

Segundo Kendra Botelho, titular da Coordenadoria, o órgão vem para atuar de forma concreta na vida das mulhe-res e nas suas relações com o município. “Nesse espaço, as mulheres vítimas de violência e discriminações poderão rece-

ber orientações de como proce-der em situações de risco”, afir-ma Kendra. Com a parceria de outras secretarias municipais, a Coordenadoria também vai atuar no atendimento às mais diversas demandas, como

saúde, geração de emprego e renda, promoção da edu-cação e cultura, ressalta a coorde-nadora. “Vamos reunir em um só lugar formas de implementar as políticas públicas que assegurem o direito das mu-

lheres e avancem na superação das desigualdades no municí-pio de Belém”, ressalta.

Kendra diz ainda que no pe-ríodo de10 a 13 de maio deste ano, a gerência da Coordena-doria participou em Brasília do seminário e oficina para gesto-res da promoção da igualdade racial e políticas para mulhe-res. O seminário abordou vá-

rios temas, entre eles a discus-são sobre o racismo, que é um dos grandes problemas da so-ciedade, afirma Kendra. “Está comprovado que as mulheres negras são as que mais sofrem

violência, e o nosso objetivo não é amenizar essas discrimi-nações e sim elimina-las. Sabe-mos que é um trabalho árduo, mas estamos confiantes em nossos projetos”, garante.

Coordenadoria centraliza todas

as políticas públicas para

garantir os direitos da

mulher

kendra botelho orienta a busca das políticas integradas

Você já ouviu falar do Centro de Operações Policiais Militar, o CIOP, responsável pelo serviço 190? Com certeza já. E do disk 180? Se ainda não ouviu, saiba que é um serviço de atendimento muito importante para mulheres de todo o Brasil. Os serviços são prestados pelos governos estadu-ais, municipais e federal, além de diversas outras instituições. As mulheres que por algum motivo se sentirem violadas em seus di-reitos, poderão fazer denúncias através do número 180 direta-mente à Central de Atendimento à Mulher. A partir do atendimen-

to recebido pela Central, essas mulheres serão encaminhadas aos centros de apoio referentes aos seus municípios.

Em Belém os Postos de Aten-dimento Especializados da Mu-lher são: o Centro de Referência Maria do Pará, que fica localiza-do na rua Serzedelo Corrêa nº 956 , no bairro Batista Campos. O telefone para contato é 3366-8700. Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), fica localizada na travessa Vileta entre João Paulo II e Almirante Barroso nº 2914, no Bairro do Marco. Contato 3246-486.

180 é o número queatende às mulheres

Um duelo inusitado ocorreu há 18 quilômetros da área urbana do município de Paragominas, nor-deste paraense, e deixou dois feri-dos. Após muito consumo de álcool e uma discussão por causa de um CD, Samuel Bastos Ramos, 22 anos, e Rodrigo Silva da Silva, 19 anos, se agrediram a golpes de facão.

O primeiro golpe foi desfeirdo por Samuel em Rodrigo, no abdô-men. Mesmo ferido e perdendo muito sangue, a vítima conseguiu um facão em poucos instantes e reagiu acertando um golpe na ca-beça de Samuel.

Como os dois estavam em-

briagados, perderam as forças e pararam de lutar. Nesse momen-to os presentes acionaram uma ambulância do Pronto-Socorro Municipal de Paragominas, que foi até o local fazer o resgate dos feridos para o PSM da cidade, que acionou a Polícia Militar, que to-mou os procedimentos policiais.

Rodrigo Silva da Silva estava em estado grave e foi imediata-mente atendido por médicos do PSM e segue internado.

Já Samuel Bastos Ramos, 22 anos, teve que ser submetido a procedimentos de sutura e rece-beu dez pontos em sua cabeça.

duelo de facõesdeixou dois feridos

alessandra serrão

Page 11: Tribuna 38

segurança 11belém, 05 a 11 de junho de 2010

ananindeua

Uma mulher grávida de cinco meses foi presa na Praça da Bí-blia, em Ananindeua, portando uma pistola ponto 40. Ela e mais três homens estavam passeando pelo local, de madrugada, quando foram abordados pelos policias.

mulher grávida é flagrada com pistola ponto 40

Golpistas estão utilizando a promoção torpedão campeão, do programa do Faustão para roubar pessoas. A dona de casa M.O, que não quis se identificar, afirma que recebeu uma men-sagem de texto, dizendo que ela

havia ganho R$ 160 mil reais na promoção e, para receber o prê-mio, deveria enviar uma mensa-gem de texto para o número, 031-85-96928385 após depositar R$ 390,00 reais na caixa econômica mais próxima.

Bandidos aplicam golpe do torpedão

celular

O paraense Osmar Pereira, que foi sequestrado e torturado na África do Sul, foi libertado . O empresário, que ficou 48 horas em poder de uma qua-drilha, contou que foi vítima de um golpe. Ele já está em csa.

passa Bemparaense que foi sequestrado

na áfrica

O empresário, Antônio Carlos Villaça, 54, membro de uma rede de aliciadores de menores, foi preso no aeroporto de Marabá no último dia 31. Pelo menos quatro menores de 11 a 15 anos já foram explorados sexualmente por ele.

polícia prendeempresário pedófilo

maraBá

No Pará, a Fundação da

Criança e do Adolescente

(Funcap) é responsável por

executar a política de assis-

tência social e proteção espe-

cial ao adolescente em situa-

ção de risco. De acordo com o

coordenador sociopedagógico

da Funcap, Geraldo Barros, a

Fundação atua na ressociali-

zação dos menores infratores.

“Nosso objetivo é possibilitar

um novo projeto de vida para

esse jovem, sem esquecer a

responsabilidade que lhe cabe

por ter cometido um delito”,

afirma.

Hoje, a Fundação conta

com 11 unidades na Região

Metropolitana de Belém e três

no interior do Estado (duas em

Santarém e uma em Marabá).

Na Fundação, o jovem pode ser

atendido por programas de Li-

berdade Assistida e Prestação

de Serviços à Comunidade ou,

nos casos mais graves, pode

ser internado por no máximo

três anos. Atualmente, 197

adolescentes estão em regime

de internação na Funcap.

De acordo com o coordena-

dor, a Fundação se posiciona

contra a redução da maio-

ridade penal. “É importante

lembrar que o problema não

é apenas a violência, em si, é

preciso considerar outras di-

mensões, como a social e eco-

nômica”, afirma.

funcap faz trabalho para ressocializar adolescentes

leia rápido

delegada socorro maciel considera alto o número de menores em conflito com a lei

menores cometem 700 atos infracionais

Os atos infracionais cometi-dos por adolescentes têm cho-cado a população de Belém. No último dia 19, um estudante universitário foi morto ao ser assaltado por dois menores de idade. Seis dias depois, em Ico-araci, quatro adolescentes ater-rorizaram cerca de 20 pessoas dentro de um micro-ônibus e levaram todos os seus perten-ces. Somente neste ano, a Di-visão de Atendimento ao Ado-lescente (DATA), já registrou cerca de 700 procedimentos relacionados a atos infracio-nais praticados por adolescen-tes, na Região Metropolitana de Belém.

O número é considerado al-to pela diretora da DATA, de-legada Socorro Maciel. “É um dado preocupante. Todos os dias temos entrada de meno-res infratores na Divisão, com raríssimas exceções”, observa. De acordo com a delegada, os roubos lideram a lista dos tipos de infrações cometidas pelos adolescentes.

Esta situação reacende o debate sobre uma possível re-

dução da maioridade penal. Hoje, pela legislação brasileira, o adolescente só pode ser enca-minhado ao sistema penitenci-ário a partir de 18 anos de ida-de. Se tiver entre 12 a 17 anos, ele pode receber punições co-mo advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liber-dade assistida, inserção em regime de se-miliberdade ou internação em estabelecimento educacional.

O debate di-vide opiniões. Na avaliação da diretora da DA-TA, a redução da maioridade pe-nal não é a saída. “Acredito nas medidas socioe-ducativas, mas estas devem ser aplicadas de forma efetiva. É preciso criar estratégias de como enfrentar esta situação, através da educação, geração de renda, controle de natalida-de, entre outros”, afirma.

Já na opinião do advoga-

do criminalista Bruno Jucá, a maioridade penal deve ser reduzida para 16 anos. “O mesmo jovem que pode votar e definir os rumos do País não pode ser responsabilizado pe-los seus crimes. É um ponto a se questionar”, defende. Para o advogado, os adolescentes sen-tem-se livres para cometer os atos infracionais. “Eles sabem

que não respon-derão criminal-mente e isso os deixa à vontade”, afirma.

Nas ruas, a população opina sobre o assunto. Para o vendedor Waltemir Afon-so, que já foi assaltado duas

vezes, os menores infratores devem responder pelos seus crimes. A estudante de Direito Gabriela Gonçalves também acredita que a maioridade pe-nal de 18 anos deve ser revista. “Se houvesse uma pena mais dura, talvez este número seria menor”, acredita.

Estes são os dados relativos aos

atos infracionais praticados por menores nos

cinco primeiros meses deste ano, a

maioria roubos

As aulas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Carlos Batista, no bairro do 40 horas, em Ananindeua, estão suspensas. De acordo com a di-reção do colégio, o motivo seria os constantes assaltos sofridos durante o ano. O mais recente aconteceu no último dia de maio. Os professores contaram que quando chegaram à unidade, na segunda pela manhã, encontra-ram os portões fechados e decidi-ram pular o muro, no interior da escola se depararam com o vigia trancado na sala da secretaria. Desta vez, os bandidos levaram os computadores da sala de in-formática, que ainda nem haviam sido instalados.

alunos sem aula por causa de assaltos

O relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para Exe-cuções Extrajudiciais, Philip Als-ton, atestou que as execuções ex-trajudiciais no Brasil continuam generalizadas e que o número de criminosos mortos em confronto com as forças policiais ainda é um número preocupante e ina-ceitável. Por outro lado, em seu último relatório, Alston elogiou os esforços do governo federal e dos governos do Rio de Janeiro e São Paulo no combate às milícias e aos esquadrões da morte.

A implantação da Unidade de Polícia Pacificadora em algumas favelas cariocas foi considerada pelo relator como uma estratégia de sucesso, já que impediu trafi-cantes de voltarem a dominar os morros e cessando os cenários de tiroteios entre polícia e trafican-tes nos morros. Alston falou ain-da da melhoria na relação entre os moradores e a polícia e do for-necimento de serviços básicos.

onu diz que polícia dobrasil aindamata muito

alessandra serrão

Page 12: Tribuna 38

segurança 12 belém, 05 a 11 de junho de 2010

Denis Macedo Passarinho, de

19 anos e mais dois adolescentes

de 15 e 16 anos, respectivamente,

foram presos acusados de assal-

tar uma policial militar, usando

uma arma de brinquedo. De

acordo com a policial, ela con-

duzia o seu veículo pela rodovia

Arthur Bernardes, quando foi

abordada pelo trio. Os ladrões

foram encontrados em uma ca-

sa na Passagem Santa Maria, no

bairro do Telégrafo, com os obje-

tos roubados e, para a surpresa

dos policiais, a arma usada no

roubo era de brinquedo.

arma de brinquedoé usada para assaltar pm

leia rÁpido

Cerca de 300 índios que es-tão acampados há cinco me-ses em frente ao Ministério da Justiça conseguiram na última terça-feira uma liminar para continuar no local. Eles estão acampados para protestar con-tra mudanças administrativas na Fundação Nacional do Índio (Funai). Oitenta policiais mili-tares e federais foram à Espla-nada dos Ministérios cumprir um mandado judicial que de-terminava a retirada dos índios do acampamento, mas a juíza Maria Cecília Rocha, da 6ª Vara Federal de Brasília, decidiu pela permanência deles, e a polícia se retirou. A decisão foi adotada para garantir a tranquilidade da reunião da CNPI (Comissão Na-cional de Política Indigenista), no Ministério da Justiça.

Polícia deixa esPlanada e índios fazemProtesto

Após algumas denúncias, Anderson L. conhecido como “Louro”, o principal acusado de furtos na ilha do Marajó, foi detido em flagrante pelos poli-ciais civis e militares em uma ação conjunta, no município de

Soure. Louro foi preso em uma casa enquanto vendia roupas e calçados furtados de imóveis. Com ele, foram encontradas al-gumas ferramentas usadas para cometer crimes, como pé-de--cabra, alicate e chave de fenda.

acusado de roubos é preso em soure

flagrante

Maurício Carlos Pereira, de 43 anos, foi morto a facadas pe-los próprios filhos, Wellington Pereira, 20, e um adolescente de 16, na tarde do dia 31 de maio. De acordo com os vizinhos da

vítima, era costume de Maurício chegar bêbado em casa e agredir a esposa e os dois filhos. Nesta ultima vez, porém, os adolescen-tes não aguentaram a violência e o mataram. A mãe, Nazaré

Pereira, foi internada em estado de choque no hospital municipal. Os acusados estão foragidos e, se-gundo a polícia, Maílson, o filho mais velho do casal, já possui re-gistro por roubo.

pai alcoolizado é assassinadopelos dois filhos a facadas

tragédia familiar

o conjunto médici, na marambaia, é um dos locais de atuação de dezenas de vigilantes

vigilantes de ruaganham confiança

Com a crescente onda de violência na Região Metropo-litana de Belém, a população tem buscado saídas para ga-rantir a segurança, pelo menos nas ruas onde moram. Uma destas alternativas é a forma-ção de associações comunitá-rias, onde guardas noturnos fazem a ronda e os serviços de segurança nos bairros.

Dona Iranilde Neves, mo-radora do bairro de Canudos, é coordenadora de uma des-sas associações. Há 15 anos, começou a trabalhar com vi-gilância comunitária noturna. A associação coordenada por dona Iranilde atende morado-res de Canudos, e hoje já atua também no bairro do Guamá e Marambaia (conjuntos Médici I, II, e Euclides da Cunha). De acordo com Iranilde, a colabo-ração mensal dos moradores para garantir a segurança fica

em torno de R$ 35.Com o auxílio de rádio-

comunicadores, coletes, mo-tocicletas, bicicletas e apitos, os guardas noturnos fazem a ronda nas ruas e também a se-gurança de moradores na hora de entrar e sair de casa. Como não pode ter por-te de arma, os guardas atuam com um trabalho preventivo.

Um d e s t e s guardas é Galdi-no, que trabalha há sete anos no serviço de vigi-lância comuni-tária. Ele atua nas ruas do Conjunto Médici I e II. “A gente faz um traba-lho de acompanhamento e rondas para inibir as ações criminosas”, afirma. Já o guarda Afonso Ferreira conta

que a presença dos vigilantes impõe respeito. “É um traba-lho de ronda, mas ajuda. Em situações suspeitas, imediata-mente nos comunicamos por rádio, além de acionarmos a polícia”.

Dona Lurdes Brito, mora-dora da rua Ma-racanã, no Mé-dici, conta que a violência tem assustado a po-pulação. “É uma situação compli-cada. Outro dia, três assaltantes entraram na mi-nha casa. Hoje, a polícia deixa

muito a desejar, e a gente tem que correr atrás de outras so-luções. Com os guardas no-turnos, a situação melhorou, mas mesmo assim vivemos com medo”, reclama.

Moradores de bairros da

periferia pagam até R$ 35 para vigilantes que

se revezam durante a noite

O secretário para a Copa 2014 no Rio Grande do Sul, Ricardo Seibel, 35 anos, foi encontrado morto em um hotel de Brasília na última terça-feira. Lima esta-va em Brasília para uma série de reuniões junto aos ministérios para tratar de investimentos pa-ra Porto Alegre, uma das capitais que vai sediar os jogos da Copa 2014. O corpo do secretário foi primeiramente encontrado por uma camareira. Logo após, a di-reção do hotel entrou em contato com os representantes do gover-no do Estado. A Polícia Civil in-vestiga o caso.

secretárioda coPa 2014 é achado morto no df

os delegados neyvaldo silva e daniele bentes apresentaram detalhes da prisão da quadrilha interestadual de pistoleiros que atuava no interior do parÁ e foi desarticulada pela inteligência policial.

Jorge Justino Marques Junior

foi preso acusado de usar um táxi

Gol branco para praticar assal-

tos em Mosqueiro. O falso taxista

fazia ponto principalmente nas

praias do Murubira e Farol, du-

rante a noite. Uma família de cin-

co pessoas que havia sido assal-

tada fez a denúncia e logo Jorge

foi identificado. No carro, foram

encontrados notebook, playsta-

tion, celulares, joias, mochilas e

outros objetos roubados.

falso taxista capturado após assaltaruma família

alesandra serrão

Page 13: Tribuna 38

ARRAIAL

No próximo dia 6 a Prefeitura Municipal de Belém abre o “Arraial de Belém – Em toda parte, pra toda gen-te”. A festa começa às 9h com o cortejo “Caminhando com a Cultura Popular”, e à noite começa a eliminatória do Con-curso de Quadrilhas Juninas.

PREFEITURA ABRECONCURSO DEQUADRILHAS

O XXIII Festival Internacional de Música do Pará será realizado de 6 a 13 de junho. O concerto de abertura será na Praça Batista Campos. O en-cerramento será dia 13, na Estação das Docas, um Concerto da Orques-tra Sinfônica do Theatro da Paz.

COMEÇA O FESTIVALINTERNACIONAL DE MÚSICA DO PARÁ

CONCERTOS FLASHFLASHBelém, 05 a 11 de junho de 2010 13

CANTORA SIMONE

FAZ SHOW PARA NA-

MORADOS DE BELÉM.CONFIRA O LOCAL NA

PÁGINA 14

O AGITO DA NOITE DE BELÉM NOS CLIQUES EXCLUSIVOS DE GUI SAMPAIO.

PÁGINA 15

CONFIRA AS ERVAS “MÁGICAS”

Chora nos meus pésAbre caminho

ChamaChega-te a mimCarrapatinhoAgarradinho

Chora nos meus pésPega e não me larga

Vai buscar longePriprioca

RECEITA DO AMORLOBATO, MIRANDA & SILVA

Advocacia e Consultoria Jurídica

Advocacia Cível, Empresarial e Trabalhista.Licitações e Contratos Administrativos

Tv. Almirante Wandenkolk nº 1.243, sala 304, Umarizal - Belém - Pa, CEP: 6605-030Fones: (91) 3087-8849 / 3081-5244 / 3081-4064

e-mail: [email protected]

Junho é o mês das alegres e colo-ridas Festas Juninas e também Dia dos Namorados. Mas para quem ainda não encontrou o seu par e não quer ficar sem presente nessa data o jeito é apelar para as “simpatias”, pedindo para que Santo Antonio, o famoso santo casamenteiro, arru-me a sua “metade da laranja”. O Dia dos Namorados é 12 de junho e o de Santo Antônio um dia depois. En-tão, o tempo é curto e a procura pelo par ideal tem que começar já. Para quem quer um resultado imediato, um bom caminho é o das erveiras do mercado Ver-o-Peso.

Com grande clientela no mês de junho, principalmente nas vésperas do Dia dos Namorados, as erveiras recebem uma grande procura pelos cheiros e banhos, que servem tanto para quem ainda não tem um par, quanto para aquelas pessoas que já

encontraram o seu amor, mas que-rem “preservar” a relação.

E se engana quem pensa que só mulheres vão procurar por es-sas simpatias. A surpresa é que os homens também são frequentado-res assíduos do lugar. “Os homens procuram para atrair e agarrar as moças” revela a erveira dona Maria dos Anjos, que trabalha no Ver-o-Peso há 48 anos vendendo ervas.

Dona Beth cheirosinha já traba-lha no local há 45 anos. Ela garante que para tudo tem uma planta que cura, e diz que o produto mais ven-dido é o “atrativo do amor”, uma essência de fabricação própria e que tem o mágico poder de atrair um grande amor. Em sua compo-sição, ervas como “carrapatinho”, “agarradinho”, “chega-te a mim”, “chora nos meus pés”, “pega e não me larga” e “vai buscar longe”.

VER-O-PESO VENDE ERVAS MÁGICAS PARA CONQUISTAR A PESSOA AMADA

O SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO (SESC) PROMOVE A EXPOSIÇÃO “ALFREDO VOLPI: MÚLTIPLAS FACES”, EM HOMENAGEM AO “MESTRE DAS BANDEIRINHAS”, DURANTE O MÊS DE JUNHO, NO SESC LER, DE BENEVIDES.

UM PRESENTE, EM NOME DO AMORO Dia dos Namorados, come-

morado no Brasil em 12 de junho, começa mesmo bem antes, pela busca do presente, de preferência por um que surpre-enda a pessoa ama-da. Essa busca tem movimentado o co-mércio de Belém.

Para os ven-dedores, com os preparativos para a Copa do Mundo, a sensação que se tem até o momento é de que o Dia dos Namorados anda ficando meio de lado. As lojas já registraram um aumento nas vendas, mas ainda é pouco em relação ao ano passado. Para o gerente de loja

Jorge Viana, os presentes para o Dia dos Namorados estão muito voltados para a Copa este ano. “A parte de eletroeletrônicos, como

os televisores de plasma, está em alta justamente por cau-sa da Copa”, afirma o gerente.

Para a vendedo-ra Irene Sampaio, os presentes que estão saindo da loja até agora não fogem à regra do que os casais costumam

trocar nessa data. Confecções em geral, relógios e perfumes importados estão entre os mais vendidos e procurados tanto por homens quanto por mulheres. Na

lista dos CDs românticos mais vendidos, os do cantor Roberto Carlos lideram o ranking, afirma a vendedora.

Para quem gosta de inovar e dar uma apimentada na relação, tem ainda as opções de presen-tes que podem ser encontrados em sex shops. Esse mercado vem ganhando muito destaque ulti-mamente, afirma a vendedora de um sex shop da capital, Amanda Lopes. Os presentes mais procu-rados nesse ramo são as essên-cias, os óleos de massagem e as fantasias. “Muitos homens com-pram fantasias para suas namo-radas, já que algumas sentem-se constrangidas em chegar em casa com um acessório do tipo. Alguns clientes que vêm pela primeira

vez acabam gostando do resul-tado e voltam para buscar mais novidades”, conta Amanda.

Noite - Para uma data tão ro-mântica, nada como uma boa pro-gramação noturna. Além dos bares e restaurantes, alguns motéis da

cidade fazem programações espe-ciais para esse dia, que vão de janta-res românticos com música ao vivo até a decoração dos apartamentos com flores e champagne, um clima especial para que o Dia dos Namo-rados seja ainda mais romântico.

Roupas e perfumes

importados ainda estão

entre os presentes mais

procurados

ALESSANDRA SERRÃO

PRESENTES DE SEX SHOP TAMBÉM SÃO MUITO PROCURADOS PARA A DATA

elém, 05 a 11 de junho de 2010elém, 05 a 11 de junho de 2010 1313BBelém, 05 a 11 de junho de 2010elém, 05 a 11 de junho de 2010

CANTORA CANTORA SIMONE SIMONE

FAZ SHOW FAZ SHOW PARA NA-PARA NA-

MORADOS MORADOS DE BELÉM.DE BELÉM.CONFIRA O CONFIRA O LOCAL NA LOCAL NA

PÁGINA 14

Page 14: Tribuna 38

F L A S H 1 4 Belém, 05 a 11 de junho de 2010

ARTE

MOSTRA REÚNETALENTOS NAS 11 JANELAS

A Orquestra Sinfônica do Thea-tro da Paz volta a percorrer o Pará, dentro do projeto “Pará Sinfônico - A Orquestra nos municípios”, que leva a música erudita para o inte-rior do estado. Dessa vez, a OSTP se apresenta em Santa Isabel, no

dia 5 de junho, em Tucuruí nos dias 8 e 09, e Ananindeua no dia 19 de junho. Em Tucuruí, a orquestra fará ainda show na celebração dos 25 anos da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. O show acontecerá na Ca-sa de Força da hidrelétrica.

ORQUESTRA SINFÔNICA PERCORRE O INTERIOR

PROJETO

O Cineclube Alexandrino Mo-reira exibe no próximo dia 07), às 19h, o clássico do cinema japonês, “Era uma vez em Tóquio”, com debate ao final do filme, no au-ditório do Instituto de Artes do Pará (IAP). Entrada franca.

“ERA UMA VEZ EMTÓQUIO” NO CINE ALEXANDRINO

CLÁSSICO

FALAPRESIDENTEPIADASPIADAS O espião

Um muçulmano que veio espionar o Brasil foi até a feira do Ver-o-Peso, e para disfarçar, pediu três quilos de peixeO peixeiro disse:- Dá o peixe “pro moço” Zequinha.O moleque do interior, mal sabia fa-lar (“muçu,” “caruçu”, “puçu”...)Zequinha disse: Qual é o “Muçu”?. E o muçulmano já ficou cabreiro.....O peixeiro fala : Esse môço aí.Zequinha vendo aquele cara dife-rente com turbante perguntou:É esse “muçulmano”?E o árabe pensou: Sujou Bin Laden ...sujou.. fui.. allahu akbar!!!!!!

Terra de machosEstavam um gaúcho e um mineiro conversando. Diz o gaúcho:- Lá no Rio Grande só tem macho, tchê!E o mineiro:- Uai! que esquisito sô! Lá em Minas tem homem e muié e nóis se dá mui-to bem!

Bandido da pior raçaNo tribunal, o juiz diz pro réu:- Sabe que você escolheu pra cúm-plice, um bandido dapior raça?!!!- Sei, sim, senhor. É que não encon-trei ninguém honestopra me ajudar!

O bicho da sedaA professora pergunta ao Joaozi-nho:

- Joaozinho, qual o animal que tem de trabalhar muito para a sua mãe conseguir um vestido de seda.- É o meu pai, professora!

AtropelamentoVocê está numa estrada e vê de um lado o presidente Lula, de outro um flamenguista. E não tem jeito, você vai ter que atropelar um dos dois, quem você atropela?R: O Lula. Primeiro vem a obrigação, depois a diversão.

Saci nadadorO Saci-Pererê ganha a prova olím-pica de 100 metros rasos e todos ficam muito impressionados.Assim que a prova termina um repór-ter pergunta:— Como você conseguiu realizar es-sa façanha com uma perna só?— Como uma perna só? — reage o Saci — Ah, não vem dizer que Viagra também é doping!

De onde vem os ruivos Depois do bebê nascer, o pai, aflito, foi falar com o obstetra.- Doutor, estou muito preocupado porque a minha filha nasceu com cabelos ruivos. Não pode ser mi-nha!- Que disparate! - disse o médico. - Mesmo que você e sua mulher am-bos tenham cabelo preto, podem ter cabelos ruivos nos genes da família.- Não é possível! - insistiu o pai. - Am-bas as nossas famílias têm tido ca-belos pretos há muitas gerações.

- Bem, tenho de perguntar... Com que frequência você e sua mulher man-têm relações?O homem, envergonhado, respon-deu: - Este ano tenho andado cansado de trabalhar muito. Só fizemos amor uma ou duas vezes nos últi-mos meses.- Então aí está! - disse o médico con-fiante. - É ferrugem! O pássaroUm dia, uma loira falou para a ou-tra?- Olha, amiga, um passarinho mor-to!A outra rapidamente olhou para o céu:- Aonde? Aonde?

O tombo da professoraUm dia a professora estava andan-do de saia, e levou o maior tombo na sala de aula. Levantou-se imediata-mente e interroga os alunos:-Carlinhos o que você viu?- Seus joelhos, professora.- Uma semana de suspensão!Ela continua o interrogatório:- E você, Pedrinho, o que você viu?- Suas coxas, professora- Um mês de suspensão!Finalmente, chegou a vez de Joãozi-nho ser questionado:- E você Joãozinho, o que você viu?Joãozinho pega seus livros e vai saindo da sala dizendo:- Bem, amigos, até o ano que vem.

GUIABELÉM

DestaqueQuadra Junina da EstaçãoDia 06 de junho será aberta a qua-dra junina na Estação das Docas. Durante todo o mês, os projetos Pôr-do-Som e Teatro ao Pôr-do-sol apresen-tam quadrilhas com o trabalho reconhe-cido no Pará, além da festa junina do complexo que será realizada no dia 27. A programa-ção começa às 18h, com entrada franca.

PavulagemAté dia 11 de junho, ensaios para os cortejos do Arrastão do Pavu-lagem 2010, na Sede do Instituto Arraial do Pavulagem (Av. Castilho França, 738 - Praça dos Estivado-res). De segunda a sexta-feira: no horário de 18h30 às 20h30; sábado das 16h às 18h; e domingo: das 10h às 12h. Informações: www.

arraialdopavulagem. com.br. (91) 3224-2693.

TeatroStand-Up!O humorista Sérgio Cunha está em tempo-rada no Bar Relicário, com o show “Stand-up Comedy Genérico. As apresentações acon-tecem todo domingo, a partir das 19h. A

diversão é garantida, com piadas inusitadas, músicas, paródias, imi-tações, textos de stand-up comedy e diversos jogos com a platéia. In-formações: (91) 81221801.

EldoradoO Teatro Universitário Cláudio Barradas está com espetáculos nos dias 8, 9 e 10 de junho. No primeiro dia, duas apresentações do espetáculo “Uma Estória Aben-sonhada”: 19h e 21h. Já no dia 9 e 10, será encenado o espetáculo

“Eldorado”, a partir das 19h.

Shows e BaresSimone canta para osapaixonadosA cantora para-ense Simone Al-meida apresenta o show “Dedi-cado a você”, espec ial para os namorados. A apresentação acontece no dia 12 de junho, às 21h, no teatro Margarida Schiva-sappa do Centur. Informações: 3202-4317

Conexão Vivo A Conexão Vivo chega a Belém, nos dias 11, 12 e 13 de junho. Vá-rias atrações vão movimentar o Pier das Onze Janelas. No sábado, dia 12, haverá a presença da Orquestra Juvenil de Violoncelistas da Ama-

zônia, Sandália de Ambuá, Romulo Fróes, Gilvan de Oliveira, Pandora Jazz, La Pupuña e Gabi Amarantos.

A programa-ção começa às 18h

FilóMachado O p ú b l i c o paraense vai poder con-fer ir toda a musicalidade do cantor e instrumentista

Filó Machado. Ele estará pela pri-meira vez em Belém no dia 11 de junho, a partir das 21h, no Teatro Margarida Schiwazappa. No re-pertório, black music, samba, jazz e bossa. A abertura do show fica por conta da cantora paraense Le-tícia Secco. Ingressos a R$ 20 (com meia-entrada para estudante. Infor-mações: 3224-8948 (Ná Figueredo) e 3202-4316 (Centur)

. CinemaCorrida SilenciosaNo dia 6 de junho, o cine Olym-pia exibe o clássico de f icção c ientíf ica“Corr ida Silenciosa”. A ses-são começa às 16h e a entrada é franca. Informações: 3223-0413

ExposiçõesEntrelaçar de sentimentosEstá aberta a exposição temáti-ca “Joias dos Namorados 2010 - Entrelaçar de sentimentos”, com mais de 50 peças inspiradas no Dia dos Namorados. A coleção é formada por várias peças, entre anéis, brincos, colares, pingentes e pulseiras. Uma das novidades da mostra é a oferta de 80 ge-mas minerais, lapidadas e com grafismo marajoara. Visitação no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará (Praça Amazo-

nas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca. Horário de visitação: Ter-ça a sábado, de 09 às 19h, e do-mingos e feriados, de 10 às 19h.

Mais informações: (91) 3344-3518.

OpulênciaLegalA flora, a fauna e os ícones da cultura da região amazônica são a essência da

exposição “Opulência Legal”, aberta no dia 19 de maio, no Es-paço Cultural Banco da Amazô-nia de 2010. A mostra do artista plástico paraense, Odair Mindelo, foi uma das vencedoras do “Prê-mio Banco da Amazônia de Artes Visuais” deste ano e conta com a curadoria de Vânia Leal Machado. A exposição ficará aberta ao pú-blico até o dia 2 de julho das 8h às 17h. Horários: 9h às 17h durante a semana e, nos fins de semana, das 9h às 15h,

CAÇA-PALAVRAS

A primeira sala de cinema do bairro do Guamá foi inaugurada no último dia 28 pela Universida-de Federal do Pará. O Cine Gua-má teve sua primeira sessão no 2, e vai funcionar no auditório da Reitoria da Universidade.

GUAMÁ TEM SUAPRIMEIRA SALA DE CINEMA

NO BAIRRO

Ver uma geração de artistas que despontou nas décadas de 70 e 80 é a proposta da mostra “Outros Praze-res ou Aquilo que Amou ter de Volta”, com curadoria de Orlando Maneschy. Casadas 11 Janelas de 4 a 6 de junho, das das 10 às 16h. Entrada Franca.

Page 15: Tribuna 38

F L A S H 1 5Belém, 05 a 11 de junho de 2010

FLASHBELÉM

1 Amon-Ra2 Anatolio e Aline Leite3 Beatriz Martins4 Manoela Ribeiro,Larissa Fachete

e Rayana Leal

5 Bruna Barros e Cris Oliveira6 Marisa Yamada e Isabel Porpino7 Thais Macedo8 Amanda Almeida, Glauberto,

Raissa Thainar e Alexandre Bona

9 Melissa Moura e Ciate Miranda e Pedro Russell

10 Juliana Abreu11 Laura Stefani12 Manoela Ribeiro

13 Junior Lima14 Tadeu e Daniele Tremura15 Luana Carneiro16 Isabela Lima17 Dj Dan Miler

18 Georgia e Claudio Toscano19 Roberta Rezende, Alessandra

Caramanho, Barbara Arrais e Ricardo Costa

20 Gabriela Duarte

1

2

3 6

98

11

4 5

7

10

20

16

19

18

15

12

17

WWW.GUISAMPAIO.COM

14

1313

FLASH

1

2

Page 16: Tribuna 38

F L A S H 1 6 Belém, 05 a 11 de junho de 2010

A ex-BBB Lia divulgou novas fotos e falou sobre os cliques para a Playboy durante encontro com a imprensa. “É bom ficar nua no meio das dunas”, disse, durante a coletiva, onde Lia informou ainda que está solteira. E o cachê? Dian-

tes de um batalhão de fotógrafos, ela limitou-se a dizer que “a gra-na é legal, mas por enquanto, vou guardar o dinheiro”. Para quem não sabe, o cachê foi fator deter-minante para que Lia posasse para a revista.

EX-BBB LIA LANÇA SEUENSAIO NU EM REVISTA

NUA NAS DUNAS

O ator Reynaldo Gianecchi-ni vai usar sapatos femininos na nova campanha da Arezzo, diz o “Diário de S. Paulo”. O par do galã no ensaio será sua companheira em “Passione” Mariana Ximenes.

GIANECCHINI VAI USAR SAPATOS DE MULHER

MAIS UMA

O MISTÉRIO DE ANTONY

Depois de sair na mídia que seu per-sonagem Gerson, de Passione, da Globo, seria gay, Marcello Antony fez questão de desmentir a informação e ainda contou que o mistério não tem nada a ver com homos-sexualismo.

“O Silvio falou que meu personagem estava envolvido num mistério e os jorna-listas estão indo pelo caminho mais óbvio. Adoraria que meu personagem fosse gay, mas ele não é. O Gerson está caminhando para o outro lado. O Silvio já abordou o ho-mossexualismo em duas novelas, ele não faria isso mais uma vez. Essa notícia que deram é furada. Existe sim um mistério, mas se eu revelar, perde a graça. O bom observador e o bom jornalista vão prestar atenção e descobrir do que se trata”, co-mentou o ator.

A NOVA GATA DE ADRIANOAmanda Parga, irmã do ex-BBB Kadu é a nova namorada de Adriano. O jogador e a estudante

estão juntos há cerca de um mês. Apaixonado, o casal já não consegue mais esconder o romance. Na última segunda-feira, eles foram vistos juntos em um pagode na boate São Nunca, na Barra, trocando beijos e carinhos. Um amigo próximo ao casal confirmou que eles estão namorando e contou ainda que eles só se tratam por “amor”. Amanda também participou de uma festa or-ganizada por amigos na casa do jogador na terça-feira da semana passada. No dia 16 de maio, segunda-feira, eles jantaram juntos no restaurante Fratelli, na Barra da Tijuca.

que está solteira. E o cachê? Dian- para a revista.

Amanda Parga, irmã do ex-BBB Kadu é a nova namorada de Adriano. O jogador e a estudante estão juntos há cerca de um mês. Apaixonado, o casal já não consegue mais esconder o romance. Na última segunda-feira, eles foram vistos juntos em um pagode na boate São Nunca, na Barra, trocando beijos e carinhos. Um amigo próximo ao casal confirmou que eles estão namorando e contou ainda que eles só se tratam por “amor”. Amanda também participou de uma festa or-ganizada por amigos na casa do jogador na terça-feira da semana passada. No dia 16 de maio,

MIRELLANEGA

SEPARAÇÃOSe estão querendo me separar,

eu não sei’, disse a dançarina. Logo que chegou ao Fashion Rio, na tarde de terça-feira, 1º, Mirella Santos falou sobre o possível fim do seu relaciona-mento com o cantor Latino, noticiado por um jornal de Goiânia. “Se estão queren-do me separar, eu não sei. O que eu posso dizer é que ainda moramos juntos e no momento estamos tra-balhando pra caramba. A gente tem se falado por te-

lefone, por causa das agendas. Ele está viajando e na semana que vem eu também irei viajar para um trabalho”, explicou.

Sobre o episódio em que Lati-no foi fotografado na maior inti-midade com a Musa do time do Goiás, Lucilene Caetano, Mi-rella comentou: “Não conheço e nem sei quem é essa menina. Não sei de onde as pessoas es-tão tirando tanta informação desencontrada.”

JULIANA E SEU FETICHE POR BOTASJuliana Paes foi mais uma famosa a revelar seus fetiches ao “Vai e Vem”, de Preta Gil. A atriz contou que sempre quis usar botas de vinil. “Tinha o sonho de usar bota de vinil até a coxa. Ela foi além e contou sua preliminar preferida com marido, Carlos Eduardo. “Meu negócio é minha nuca. Tem de ter um arrepio. Preliminar boa é a imprevisível”, revelou. A atriz contou ainda que fica tímida nas cenas de sexo na TV e o mais difícil é fazer o mo-vimento ‘vai e vem’ quando não está acontecendo de verdade: “É puxado demais”, contou

F L A S H 1 6 Belém, 05 a 11 de junho de 2010

Page 17: Tribuna 38

ESTRATÉGIA

Os dirigentes bicolores esperam tirar vantagem do jogo no Manguei-rão e lotar o estádio, já que a renda da partida será toda do Papão. Pa-ra isso estudam a possibilidade de colocar os preços dos ingressos das arquibancadas no valor de R$ 10.

FINAL DEVE TER ARQUIBANCADA AOPREÇO DE R$ 10

O atacante Moisés já está me-lhor da desidratação aguda que sofreu no primeiro jogo em Ma-rabá contra o Águia, na primeira partida. Ele não suportou o calor, passou mal e precisou ser levado ao hospital de Marabá.

MOISÉS JÁ ESTÁ RECUPERADO DA DESIDRATAÇÃO

SUSTO

A ÚLTIMA VEZ EM QUE A DISPUTA DO PARAZÃO FICOU ENTRE TIMES DA CAPITAL FOI EM 2007, COM REMO E TUNA.

ESPORTE ESPORTE Belém, 05 a 11 de junho de 2010 1

NA CURUZU, JÁ CORRE O BOATO DE QUE ESTÁ SENDO FEITA UMA LISTA DE REFORÇOS QUE VAI RECOMPOR O ELENCO PARA A DISPUTA DA TERCEIRONA. O PAYSANDU ESTREIA NO DIA 17 DE JULHO.

O uniforme oficial 2010 do

São Raimundo é novinho em

folha. Já foi apresentado pa-

ra a torcida. O clube também

já conta com 10 reforços para

encarar o Brasileiro da Série

C. Entre eles, o zagueiro Pre-

to Marabá, o lateral Souza e

os atacantes Jailson e Mari-

nelson.

SÃO RAIMUNDO APRESENTA NOVO UNIFORME E REFORÇOS

LEIA RÁPIDO

EM 2008, A FINAL FOI ENTRE REMO E ÁGUIA. NO ANO PASSADO, SÃO RAIMUNDO E PAPÃO. O INTERIOR TENTA...

O Pantera de Santarém

vem com tudo m 2010. Já vai

contar na linha de frente com

Torona, que jogou no Alecrim

(RN), o volante Natael Alva-

renga, o Nata, Roberto que é

lateral direito, o meia Tetê, o

zagueiro Preto Barcarena e o

volantePaulo de Tarso.

PANTERA VEM COM TUDO PARA JOGOS EM 2010

Sexo. Muito sexo. O presiden-te do Papão, Luiz Omar Pinheiro, abriu o bico e atribuiu o fraco de-sempenho do time no primeiro jogo da decisão, contra o Águia, ao fato de que os jogadores bi-colores estariam fazendo muito sexo. Luiz Omar recomendou que os jogadores do clube devem agora segurar a onda e deixar pa-ra namorar e outras coisas mais depois da decisão. “Sexo é bom, mas se o presidente mandou ma-neirar, vamos obedecer”, brincou o lateral Ednaldo.

PAYSANDU SE DEU MAL POR CAUSA DE MUITO SEXO

O presidente do Paysandu, Luiz Omar Pinheiro, voltou atrás e concordou em realizar o jogo de volta da decisão do Parazão no estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.

O dirigente bicolor, que antes defendia que a grande final fosse jogada no caldeirão da Curuzu por conta de ter menos despesas, foi intimado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) a aceitar jogar no Mangueirão.

A intimação foi bem curta, grossa e clara: caso o Paysandu se recusasse a jogar no gigante olímpico, teria problemas para receber o dinheiro pelos direitos de transmissão dos jogos, que es-tá em torno de R$ 500 mil.

Essa ameaça foi a gota d’água, o suficiente para que o presidente Luiz Omar aceitasse a pressão e decidisse jogar a finalíssima no Mangueirão.

AMEAÇA FEZ PAPÃO ACEITAR DECISÃO NO MANGUEIRÃO

O AZULÃO LEVA A VANTAGEM DO EMPATE NA FINAL, MAS VAI A CAMPO CHEIO DE HUMILDADE

ÁGUIA PODE LEVAR UM TÍTULO INÉDITO

O time do Águia entra em campo neste domingo, 6, com a vantagem de um empate sim-ples para abocanhar o inédito título de campeão paraense. Mas não será nada fácil vencer em Belém, por dois motivos: o Azulão tem seis jogadores no departamento médico e o jogo de volta no Mangueirão pro-mete levar uma maciça torcida bicolor, cheia de esperança pa-ra que seu time inverta a van-tagem e comemore o título do Parazão 2010.

Apesar da vitória no pri-meiro jogo, e da vantagem de jogar pelo empate, o técnico do Águia, João Galvão, mantém o discurso da humildade em re-lação ao próximo jogo e ao ri-val, Paysandu. “Foi só uma vi-tória e simples, mas não temos

nada garantido. Temos mais um jogo decisivo contra o Pay-sandu, em Belém, e vamos ter que jogar muito para segurar o bom time do Papão. Para isso, vamos precisar jogar com humildade e respeito ao adver-sário”, disse.

Galvão sabe que o segundo jogo será uma pedreira, já que para essa partida, nada menos que seis jogadores estão no es-taleiro. São eles Samuel Lopes, Soares, Garrinchinha, Ber-nardo, Vando e Vitor Ferraz. Diante disso, o departamento médico do clube espera recu-perar esses atletas para o se-

gundo jogo da decisão, embo-ra a comissão técnica do Águia

afirme que confia plenamente nos jogadores substi-tutos. “Os titula-res fazem muita falta sim, mas os que tem entrado vêm ajudando muito o nosso time”, declarou Analdo.

C h a r l e s Guerreiro vai mudar o time do Papão. Para este próximo confronto, o técnico bicolor vai poder contar com os retor-nos de Sandro Goiano, Thiago Potiguar e Fabrício. Se a volta render o esperado, o Papão pode arrebatar o 44º título do Parazão.

O Papão terá a volta de Sandro Goiano, Thiago

Potiguar e Fabrício, com o apoio da fi el torcida bicolor

Mangueirão.

X

Page 18: Tribuna 38

E S P O R T E 2 Belém, 05 a 11 de junho de 2010

Para se tornar árbitro da Federação Paraense de Futebol (FPF) é necessário ter o ensino médio completo e ter a idade mínima de 18 anos e no máximo 35. Pela CBF, superior completo e dois anos de experiência.

CRITÉRIOS PARA SER ÁRBITRO DE FUTEBOL DA FPF

REGRAS

O Campeonato Brasileiro

de Canoagem, que será rea-

lizado entre os dias 10 e 11 de

junho em Aruanã, terá repre-

sentante paraense. É o atleta

Deivedy Graça Dias, que já

foi campeão brasileiro no ano

de 2008 e agora disputará

na prova individual duran-

te a competição em Goiás. O

atleta é do município de São

Domingos do Capim, onde

realiza trabalhos voluntários

ensinando crianças daquela

cidade a remar. Ele participa

também da Associação Nave-

gar de Canoagem Vera Cam-

pinense (Ancavec).

ATLETA DO ESTADO NA DISPUTA DE CANOAGEM

LEIA RÁPIDO

O II Campeonato Paraen-

se de Jiu-jitsu acontece entre

os dias 26 e 27 de junho pró-

ximono ginásio do Centro de

Educação Técnica do Pará

(Cesep).

O campeonato vai reunir

700 atletas, entre eles 200 do

interior do Estado, de municí-

pios como Breves, Breu Branco,

Tailândia, Parauapebas, Sali-

nas, Tucuruí. Haverá alteltas

até do Maranhão. Os vencedo-

res nas disputas farão parte da

seleção brasileira que vai dis-

putar o Campeonato Mundial

em agosto, em São Paulo.

ATLETAS DO PARÁ PODEM IR AO MUNDIAL DE JIU JITSU

A camisa do Pantera ficará sem escudo da CBF. A entidade proibiu e a camisa nova tem a au-sência do símbolo. A diretoria do clube tentou entrar num acordo com a CBF para a utilização do brasão, porém o pedido foi nega-

do. O Jurídico do São Raimundo disse que o uso sem a permissão da entidade poderia resultar em ação judicial. O time já está pre-parando uma camisa com o título nacional até a CBF permitir a uti-lização deste símbolo maior.

CAMISA DO PANTERA SEM SÍMBOLO DA CBF

PROIBIÇÃO

A capital paraense receberá o encontro de lutadores de MMA que disputarão o 6° Iron Man Championship, valendo o cinturão da competição. O evento acontece no dia 10 na Escola de Educação Física onde serão disputadas seis

lutas de MMA e duas de Muay Thai. A presença esperada é o do Campeão do UFC, Anderson Sil-va. Os ingressos custarão R$ 25 e estão à venda nas lojas Esporte Es-petacular, academia Esporte Gym e na academia Ulisses Pereira.

BELÉM TERÁ IRON MAN CHAMPIONSHIP

MMA E MUAY THAI

TV, MÚSICA E DIVERSÃO NAS CONCENTRAÇÕES

É na concentração que os jogadores se isolam de toda distração antes das partidas de futebol. Essa reclusão evita, por exemplo, que muitos atletas se desgastem fisicamente em festas e com bebidas antes dos jogos. Então, nesse período de afastamento os jogadores utili-zam várias meios para driblar o tédio. Muitos levam vídeo games, MP3, MP4, Ipod, celular, baralho, dominó, poker e até notebook.

É o caso do lateral es-querdo do Paysandu Ed-naldo, que aproveita para entrar em sites de relacio-namentos e jogar vídeo game com os colegas de concentração. “Eu vivo no msn e Orkut. Eu só vou

dormir porque no outro dia tem treino. E nos joguinhos de futebol do Playstation 2 eu sou o melhor. Jogo até com Cristiano Ronaldo. Não tem pra ninguém”, revelou.

Nas concentrações, brin-cadeiras e zoações é o que não faltam. Muitos aproveitam para bat izar os colegas com apeli-dos carinhosos. “O Ednaldo parece a Lacraia. Aqui todo mundo chama ele assim”, br incou o meio campista

Thiago Potiguar.Mas o clima

t a mbém é de concentração, descanso e rela-xamento entre os jogadores. Apesar das brincadeiras, o grupo atenta o foco para as partidas que virão. “A gente fica mais tranquilo na con-

centração. Nós aproveitamos para conversar e analisar o time adversário e sobre o que

vamos fazer em campo. Um aju-da o outro”, disse Thiago.

Há aqueles que utilizam o tempo de folga para se informar um pouco mais sobre assuntos do cotidiano. ”Eu gosto mesmo é de ver televisão,

assistir as novelas, e quando vai ter competição eu gosto de acompanhar todos os jogos e outros esportes. Assisto os jornais também. Um pouco de tudo pra ficar bem informado”, contou Zé Augusto.

Ednaldo leva vídeo game e

fi ca no Orkut e MSN. Thiago Potiguar usa o tempo para brincadeiras.

O ATACANTE ZÉ AUGUSTO FAZ A OPÇÃO POR VER NOVELAS

Os benefícios gerados pela prática do exercício físico pa-ra pessoa idosa são inúmeros. Melhora a qualidade de vida, aumento da força física, mobi-lidade, reflexos, coordenação, capacidade respiratória, siste-ma vascular, ajuda no controle da diabetes, artrite e ainda di-minui a depressão. Quem afir-ma é o geriatra João Sérgio, da Casa do Idoso, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefei-tura de Belém.

“A prática do exercício é mui-to importante, principalmente na terceira idade, mas só o exer-cício não adianta. Tem que ser

feitao também uma alimentação adequada, rica em proteínas”, orienta o médico especialista.

Cuidar do corpo é necessário para garantir uma boa forma. Sabendo disso e de vários outros benefícios, gerados pela prática do exercício, muitas pessoas com mais de 60 anos já aderiram às atividades físicas para ter uma vida mais saudável.

Desde que se aposentou da Aeronáutica, há cinco anos, Diorges Gesuy, 66 anos, ca-minha no Bosque Rodrigues Alves três vezes por semana. “Não consigo mais parar, me sinto muito bem. Depois que

me aposentei fiquei sem fazer nada, então procurei outras coisas para fazer”, contou.

João Feliz, 52, também ca-minha no bosque quase todas as tardes para reduzir o peso depois que passou por um grave problema respiratório. “Eu tinha problema de asma, vivia doente, agora senti uma melhoria muito grande. Tenho mais disposição e minha auto-estima melhorou muito também”, disse.

O exercício físico é funda-mental também para que os idosos elevem a auto-estima, proporcionando-lhes uma inte-ração social. “Os exercícios são

feitos em grupos, em academias, ou em lugares abertos, mas tem a presença de pessoas que estão na mesma situação e à procura da mesma coisa”, ressaltou o mé-dico João Sergio.

Com quatro filhos e dois ne-tos, disposição e simpatia não faltam ao empresário aposen-tado Júlio Ribeiro, 77 anos. “As pessoas usam justificativas para não se exercitarem. Elas nem fazem ideia do bem que podem fazer para si mesmas. Eu me exercito mesmo. Não tenho preguiça. Pelo contrário, tenho mais disposição do que muitos jovens”, confirmou.

EXERCÍCIO NA TERCEIRA IDADE

JADE

R PA

ES

se desgastem fisicamente em festas e com bebidas antes dos jogos. Então, nesse período de afastamento os jogadores utili-zam várias meios para driblar o tédio. Muitos levam vídeo games, MP3, MP4, Ipod, celular, baralho, dominó, poker e até notebook.

É o caso do lateral es-querdo do Paysandu Ed-naldo, que aproveita para entrar em sites de relacio-namentos e jogar vídeo game com os colegas de concentração. “Eu vivo no msn e Orkut. Eu só vou

pra ninguém”, revelou. dos carinhosos. “O Ednaldo parece a Lacraia. Aqui todo mundo chama ele assim”, br incou o meio campista

Thiago Potiguar.Mas o clima

t a mbém é de concentração, descanso e rela-xamento entre os jogadores. Apesar das brincadeiras, o grupo atenta o foco para as partidas que virão. “A gente fica mais tranquilo na con-

assistir as novelas, e quando vai ter competição eu gosto de acompanhar todos os jogos e outros esportes. Assisto os jornais também. Um pouco de tudo pra ficar bem informado”, contou Zé Augusto.

vídeo game e fi ca no Orkut e MSN. Thiago Potiguar usa o tempo para brincadeiras.

O ATACANTE ZÉ AUGUSTO FAZ A OPÇÃO POR VER NOVELAS

Page 19: Tribuna 38

E S P O R T E 3Belém, 05 a 11 de junho de 2010

LEÃO, PAPÃO E ÁGUIA - TRÊS DOS CINCO TIMES PARAENSES QUE VÃO DISPUTAR O BRASILEIRO

CLUBES BRIGAM NAS SÉRIES C E D

A briga vai ser boa. Pela primeira vez em toda a histó-ria do futebol paraense, cinco clubes do Estado estão confir-mados nos Campeonatos Bra-sileiros das Séries C e D, que começam na segunda metade do mês de julho.

Águia, Paysandu e São Rai-mundo fazem parte do grupo da Terceirona, enquanto Remo e Cametá, que entrou a convi-te da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), integram a quarta divisão do futebol brasi-leiro. Se depender da diretoria dos clubes, todos os times estão com reais chances de fazer bo-nito na disputa.

A meta de todos é subir. No Paysandu, por exemplo, a dire-toria espera montar um forte elenco para conseguir o acesso à segunda divisão. Após a dispu-ta do Parazão, o elenco passará por reformulação e contará com

reforços que a direção do clube promete contra-tar. “Precisamos reforçar, pois o Parazão não é parâmetro para uma competição nacional, ainda mais a terceiro-na, que é difícil e desgastante”, disse Louro, di-retor de futebol.

Na equipe do São Raimundo, de Santarém, até agora foram contratados dez jogadores e a diretoria prome-te fazer mais aquisições para a disputa da Série C. “Queremos fazer bonito na Série C, não queremos fazer nenhum pape-lão”, declarou Alberto Tolenti-no, diretor do São Raimundo. No time do Águia, de Marabá, a diretoria disse que vai manter o elenco do Parazão e espera

alcançar os mesmos feitos na Terceirona. “Va-mos fazer bonito também na Sé-rie C”, garantiu o técnico João Galvão.

O Clube do Remo vai dispu-tar a Série D e espera apagar o fiasco que fez na disputa do Pa-razão. Também

espera montar um bom time. “Queremos o acesso para Série C e para isso vamos contratar jogadores que incorporem es-sa vontade”, assegurou Lucival Alencar, diretor remista.

O Cametá, que vai fazer companhia aos azulinos na Série D, vai contar com o apoio da Prefeitura e Câmara para fi-nanciar as despesas e ainda as novas contratações.

Cinco clubes do Pará vão com tudo

para cima dos adversários em

julho. A meta de todos é uma só: subir de série.

VEREADOR ADALBERTO AGUIAR CONSIDERA INCOERÊNCIA PROIBIR BEBIDA SE SELEÇÃO É PATROCINADA POR UMA GRANDE CERVEJARIA.

Uma sessão especial ainda sem data marcada vai debater a proibição de bebidas alcó-licas nos estádios de futebol do Pará. A proposição é do vereador de Belém, Adalberto Aguiar (PT).

BEBIDA ALCOÓLICA EM ESTÁDIOS VOLTA AO DEBATE

CERVEJA FEMININO

A Taça Brasil de Futsal feminino categoria sub-20 sofreu uma alteração. O time da Esmac solicitou que fosse adiada para o dia 8 a estreia do time, que agora jogará contra o Brusque, de Santa Catarina.

ADIADA ESTREIADA ESMAC NATAÇA DE FUTSAL

O Leão está mantendo sigilo absoluto sobre as novas contra-tações do clube.

Os nomes que a Imprensa di-vulgou estão servindo como pis-ta falsa, que é o caso de Alex Oli-

veira e Serginho. Os dirigentes negam que eles estão chegando e afirmam que só vão anunciar os reforços após assinatura de contrato com os jogadores com os quais estiverem acertando.

O vice-presidente de futebol, Lucival Alencar, garante que já está em processo final de nego-ciação com quatro reforços indi-cados pelo treinador e que serão anunciados nos próximos dias.

REMO FAZ MISTÉRIO SOBREAS NOVAS CONTRATAÇÕES

SEGREDO

FALAPRESIDENTE

“Na Série C, o Paysandu é o time mais preparado. O grupo está mais entrosado, os joga-dores estão se entendendo, o técnico está numa fase boa. Eles têm melhores condições de ter um desempenho melhor. Já dos times da série D eu acho que o Remo é o melhor”.

FERNANDO MACIEL, ESTUDANTE.

“O Águia será sem dúvida o melhor time da série C. Os jogadores estão jogando muito bem com uma estrutura mui-to sólida de jogo e tem todas as condições de disputarem e ganharem o título. O Remo é o melhor da série D ”.

ELTON MORAIS, TÉCNICO EM ELETRÔNICA.

FALATORCEDOR

QUAL DOS TIMES VAI SER O MELHOR NO BRASILEIRO?

Page 20: Tribuna 38

E S P O R T E 4 Belém, 05 a 11 de junho de 2010

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez uma alteração na tabela da Série C. A estreia do Paysandu, que estava marcada para o dia 18 de julho, contra a equipe do Rio Branco, do Acre, foi antecipada para o dia 17, às 16

horas, no Mangueirão. Outra alteração promovida pe-

la CBF é com relação aos jogos do Fortaleza, que serão realizados no estádio Castelão, inclusive contra os times paraenses, já que estão no mesmo grupo dos cearenses.

PAPÃO TEM ESTREIA ANTECIPADA NA SÉRIE C

ALTERAÇÃO

LEIA RÁPIDO

Apesar de ser minoria ab-

soluta, apenas 10% do total de

árbitros no Estado, as mulhe-

res dominam a arte do apito

no Pará.

De 80 que estão credencia-

dos na Federação Paraense

de Futebol, somente oito são

mulheres. As pioneiras são Mi-

kaellen Souza, Graciane Dias,

Wandenyce Araujo, Barbara

Loyola, Edislene Lima, Arle-

ne Barreto, Rosenir Amador e

Meire Sandes.

As últimas quatro da lista

são as únicas paraenses que

integram também o quadro

da Confederação Brasileira

de Futebol e estão habilitada-

apitar jogos nacionais.

OITO MULHERES DÃO CONTA DENTRO DOS GRAMADOS

Pesquisa realizada pela com-panhia BMI Sport na África revela que torcedores africanos vão torcer para o Brasil, caso a equipe anfitriã da Copa seja eli-minada do Mundial.

A pesquisa mostrou que a seleção brasileira está na frente com 26% na lista de preferências dos torcedores africanos. Além da preferência, a cor da África do Sul também lembra a da seleção

brasileira, o que aproxima ainda mais os torcedores africanos da seleção canarinho.

Em segundo lugar está a In-glaterra, com 11%. Foram entre-vistadas 2,4 mil pessoas.

PESQUISA MOSTRA BRASIL COMO EQUIPE PREFERIDA

ELEIÇÃO

CLUBE DO REMO É O 18º NO RANKING NACIONAL DAS TORCIDAS MAIS JOVENS DO BRASIL, NA FAIXA DE 10 A 15 ANOS. A PESQUISA FOI REALIZADA PELO IBOPE.

Já faz sete anos desde a úl-

tima vez que um árbitro apitou

um RE x PA. O juiz foi Domin-

gos de Jesus Viana Filho, em

um jogo de 2003, vencido pelo

Clube do Remo. De lá para cá,

nunca mais um juiz local co-

mandou jogos decisivos.

HÁ SETE ANOS RE X PA NÃO É APITADO POR UM PARAENSE

ÁRBITROS DO ESTADO NÃO SÃO VALORIZADOS

Apesar de os árbitros para-enses que compõem o quadro de arbitragem da Federação Paraen-se de Futebol (FPF) estarem credencia-dos junto à Confe-deração Brasileira de Futebol (CBF), eles nunca apitam os jogos conside-rados importantes do Parazão. E isso já tem um tempo. Há sete anos nenhum juiz local é chamado para uma grande de-cisão no campeonato regional. A desconfiança é um problema que parece não ter solução.

Basta chegar as fases decisi-vas do campeonato ou nos con-

frontos de RE X PA para que ár-bitros de fora sejam chamados

para comandar o espetáculo.

É a crise da arbitragem local ou não se tem juiz preparado sufi-ciente para esses jogos? A questão é polêmica e divide opiniões.

De acordo com José Guilhermino,

presidente da comissão de arbi-tragem da Federação Paraense de Futebol, isso acontece por-que os clubes estabeleceram no regulamento do campeonato a permissão de escalar árbitros de fora. Foi a brecha encon-

trada para institucionalizar a contratação de juízes de outros Estados, sem a garantia da tão necessária isenção.

Mas, não opinião do dirigen-te, isso é prejudicial, já que os árbitros locais são credenciados à CBF e para chegar ao quadro da Fifa precisam apitar jogos importantes para alcançar a avaliação.

Ele acrescenta também que os times considerados emer-gentes são os que mais solicitam árbitros de fora, quando enfren-tam os times grandes.

O juiz Andrei da Silva, árbi-tro há 10 anos e há dois no qua-dro da CBF, também defende a ideia dos juízes locais apitarem os grandes jogos do Parazão,

porque acredita na capacidade de todos. “Nós temos capacida-de igual aos árbitros de fora. Se nós não tivéssemos capacidade, não apitaríamos jogos escala-dos pela própria CBF. Tem que mudar esse negócio de chamar árbitros de fora e valorizar mais os locais”, disse.

O diretor de futebol do Paysandu, Antonio Claudio, o “Louro”, despreza a ideia da desconfiança sobre os árbitros paraenses e afirma que os juí-zes locais têm o total preparo e habilidade para apitar os clássi-cos regionais. “Nossos árbitros são bons. Esse negócio de errar é normal, é humano. Assim co-mo nossos juízes erram, os de fora também erram”, declarou.

Dirigentes não confi am na isenção dos juízes e

preferem trazer gente de fora para apitar

NAS GRANDES DECISÕES, OS JUÍZES DO ESTADO FICAM DE FORA

A descontração tem toma-do de conta do ambiente nos bastidores da Curuzu, o que a diretoria considera muito im-portante para o segundo jogo da decisão do estadual, contra o time do Águia, já que o time precisa vencer os marabaenses para ficar com o título do Cam-peonato Paraense 2010.

Na brincadeira, surgiu a eleição do jogador “mais feio” do elenco bicolor. De acordo com a apuração dos votos, o meio-campista Thiago Po-tiguar ficou com a primeira colocação. O jogador, por sua vez, saiu distribuindo apeli-dos. Disse que o mais engraça-do deles é o lateral Edinaldo, chamado por ele de “Lacraia”. “Posso ser o mais feio, mas o Edinaldo é a cara da Lacraia”, brincou o Potiguar.

ELENCO DO PAPÃO BRINCA ANTESDO DUELO

O quadro de árbitros da comis-são de arbitragem do Estado conta atualmente com 80 juízes. Destes, apenas três compõem oficialmente o quadro de juízes da CBF. São eles: Andrei da Silva, Clauber Miranda e Fernando Castro. Andrei, inclu-sive, é o paraense mais cotado para ingressar nos quadros da Fifa.

Welson Freitas está esperan-

do a documentação para ter sua confirmação e se tornar o quarto no quadro da CBF. Em relação aos juízes de linha, mais conheci-dos como “bandeirinhas”, Márcio Gleidson Dias, Fernando Miran-da, Diógenes Menezes, Lúcio Ipo-jucan, Heronildo Sebastião e José Ricardo Coimbra são os paraenses credenciados pela CBF.

APENAS TRÊS APITAM PELO BRASIL AFORA

Page 21: Tribuna 38

E S P O R T E 5Belém, 05 a 11 de junho de 2010

Os jogadores do Interna-

zionale de Milão estão distri-

buídos entre Brasil, Argen-

tina, Holanda, Camarões e

outros. Apenas um, o meia De

Rossi, atua no vice-campeão

nacional, Roma. E, por mais

contraditório que seja, o time

que mais cedeu jogadores à

pátria foi o Juventus e o clube

de Turim recebeu uma sarai-

vada de críticas pela modesta

temporada no Italiano.

JOGADORES DO INTER SÃO DE OUTROS PAÍSES

LEIA RÁPIDO

Bruno Senna, da Hispania, pode deixar a equipe espanho-la, segundo a revista italiana Autosprint. A publicação diz que o substituto do brasileiro seria Sakon Yamamoto, pilo-to reserva da equipe. A revista

ainda traçou uma comparação entre o piloto e seu tio, Ayrton Senna, ressaltando que a seme-lhança física e o sobrenome são as únicas coisas herdadas.

Dos sete GPs da temporada, o piloto completou apenas dois.

BRUNO SENNA PODE SER SUBSTITUÍDO

INSATISFAÇÃO

O Deportivo La Coruña re-conheceu que existe interesse por parte do Atlético de Madri e de outros quatro clubes no la-teral-esquerdo brasileiro Filipe Luis. Não houve avanços ainda nas negociações.

CINCO CLUBES INTERESSADOS EM FILIPE LUIS

NEGOCIAÇÃO

MÁRCIA FEITOSA/VIPCOM

M

OPERÁRIOS DO SOCCER CITY ESTÃO VENDENDO INGRESSOS DO PRIMEIRO JOGO DA ARGENTINA POR APENAS R$ 60. ELES GANHARAM O TÍQUETE PORQUE ATUARAM NA CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO.

* Para participar é muito simples: basta ‘‘ SECAR’’ todos osadversários direitos do Brasil na copa. A cada jogo que oBrasil ganhar, você ACUMULA 50,00 EM BÔNUS. Por exemplo,se o Brasil ganhar 7 jogos você ganha na hora! SEM SORTEIOSR$ 350,00 em tratamentos. Promoção válida até o final da copa. Para saber mais leia o regulamento!

Vocêpode

ganharaté350,00

de bônus emtratamentosestéticos

EmagrecimentoModelagemLift FacialClaream. de OlheirasLimpeza de Pele

Quick MassgeCombate a CeluliteCombate as Estriase Gordura LocalizadaBronzeamento E Muito Mais...

Tonificação MuscularManicure e PedicureDepilaçãoBanho de lua

PROMOÇÃO! NESSA COPA EU VOU ‘‘SECAR’’

Instituto do Bem Estar e Estética Funcional

Experimente ainda

Agoravocê pode!a partir

6X 49,90

Prepare seu corpo para a copae marque um gol de placa.

www.spaexpresso.com

Franquia Duque, 253 inf: (91) 3276-108entre: Dom. Marreiros e Ant. Barreto - Próx. Formasa

ABERTURA DA COPA SEM EMOÇÃOEmoção na Copa, só depois

da estreia. É que o jogo de aber-tura não promete grandes emo-ções. África do Sul e México, 15º colocado no ranking da Fifa, fazem a primeira partida. O México se classificou com certa dificuldade nas eliminatórias da Concacaf.

M a s no d i a seguinte, 12 de junho, Argentina e Nigéria podem mostrar mais fu-tebol, em função da tradição em Copas do Mun-do de ambas as equipes.

Desde 1966, no Mundial da Inglaterra, o primeiro jogo da

Copa envolve pelo menos um time colocado entre os melho-res do mundo. Naquele ano, in-clusive, o jogo inicial foi entre Inglaterra e Uruguai, quando

ambos os times eram representa-tivos no cenário mundial.

A partir de 1974, na Alemanha, a partida de estreia do Mundial pas-sou a ser obriga-toriamente entre o último campeão do mundo e o primei-

ro adversário do seu grupo. O Brasil, então detentor do título de 1970, pegou a Iugoslávia na partida inaugural.

Isso só mudou 32 anos de-pois, também na Alemanha, em 2006, quando o primeiro

jogo passou a ser o de estreia da seleção anfitriã. Naquele ano, os alemães, que eram tricampeões

do mundo e donos da casa, ven-ceram a Costa Rica por 4 a 2 no jogo de abertura da Copa.

O jogo entre Argentina e Nigéria, um dia depois da estreia,

deve ser mais movimentado

SELEÇÃO DO MÉXICO VAI PEGAR A ANFITRIÃ, ÁFRICA DO SUL, NA ABERTURA DO MUNDIAL, DIA 11

O verão chega e aumenta a procura nas academias e clínicas de estética para melhorar o con-dicionamento físico. O número de clientes aumenta até 30% nes-se período, mas a maior surpresa tem sido o aumento da procura de tratamentos de beleza também pelos homens.

A corrida pelos tratamentos é parecida nas clínicas de estética, segundo explica Márcio Mutran, diretor comercial da clínica de estética Spa Expresso, franquia que tem unidades em todo o Pará. “Nessa época o número de clien-tes aumenta pelo menos 30%. São pessoas em busca de tratamento para melhorar a forma para o ve-rão. A maior parte procura por tratamento de emagrecimento, celulite, gordura localizada, es-trias, culote e bumbum”, explica.

Segundo Mutran, a surpresa deste verão tem sido o grande número de homens que também está buscando os tratamentos. A preocupação dos homens, se-gundo ele, é com a região do ab-dômen, tonificação muscular, de-pilação nas costas e até no peito.

Mutran diz que o ideal é que as pessoas pudessem iniciar o trabalho com pelo menos 2 me-ses de antecedência, para chegar no verão com “tudo em cima”.

A nutricionista da clínica, Bár-bara Campos, afirma que hábitos saudáveis auxiliam no tratamen-to estético. “Sempre recomendo beber dois litros de água por dia, além de chá verde, pois os líqui-dos promovem uma limpeza no corpo facilitando a eliminação, e ingerir fibras que estimulam o in-testino preguiçoso”, completou.

VERÃO MOVIMENTA ACADEMIAS E CLÍNICAS

A Nigéria é a única equipe da Copa que não tem nenhum jogador atuando no país. Dos 23 nigerianos, a maioria – seis - atua na Inglaterra. As seleções de Camarões, Austrália e Costa do Marfim têm apenas um jo-

gador em um clube do próprio país. Sérvia, Eslovênia, Eslová-quia e Uruguai têm dois. Ao la-do de Estados Unidos e Argélia, o Brasil conta com apenas três jogadores de clubes brasileiros: Robinho, Gilberto e Kleberson.

SELEÇÃO NIGERIANA SÓ COM ‘ESTRANGEIROS’

JOGADORES

Page 22: Tribuna 38

E S P O R T E 6 Belém, 05 a 11 de junho de 2010

DE VOLTA

Em sua primeira Copa do Mun-do em mais de 40 anos, a seleção da Coreia do Norte chegou na terça-fei-ra a Johannesburgo, na África do Sul. Os asiáticos serão adversários do Brasil na primeira fase, ao lado de Costa do Marfim e Portugal.

COREIA DO NORTEJÁ ESTÁ NAÁFRICA DO SUL

O ex-atacante do Flamengo Adriano sofreu desconto pra-ticamente integral no salário de maio. O vínculo oficial do Imperador durava até o dia 30 de maio. Mas a partir do jogo contra o Universidad de Chile,

em Santiago, no último dia 20, Adriano praticamente não trei-nou mais e desfalcou o time nos jogos contra o Grêmio Pruden-te, Fluminense e Grêmio. Além disso, houve outras ausências do atacante durante o mês.

ADRIANO TEVE SALÁRIODE MAIO DESCONTADO

FALTAS

O técnico da seleção de Portugal, Carlos Queiroz, excluiu o zagueiro Zé Castro na lista da seleção portuguesa para a Copa do Mundo. O defensor, que atua pelo La Coruña, foi comu-nicado sobre seu descarte antes do amistoso contra Camarões.

TÉCNICO DEPORTUGAL CORTA CARLOS QUEIROZ

LISTA

Carlos Alberto Torres, ca-pitão do tri de 1970, criticou os jogadores da seleção brasileira que têm reclamado da bola da Copa do Mundo. O produto (Ja-bulani), fabricado pela Adidas, foi alvo de crítica dos jogadores.

CAPITÃO CRITICARECLAMAÇÕESSOBRE A BOLA

DESCULPA?

WEBBER VAI “APARAR ASARESTAS” COM VETTEL

Dois dias depois do acidente no GP da Turquia, o australiano Mark Webber escreveu em sua coluna no “Daily Telegraph” que vai conversar com o com-panheiro de RBR, Sebastian Vettel. Disse saber que a dupla terá sempre opinião diferente sobre a lamban-ça - que acabou dando a vitória a Lewis Hamilton, da McLaren -, mas dará um jeito de evitar que um pro-blema como esse aconteça de novo. As informações são do site G1.

“Eu e Seb va-mos sentar e con-versar sobre isso porque pre-cisamos evitar que aconteça

de novo no futuro. Nós prova-velmente teremos opiniões di-ferentes sobre o que aconteceu no domingo até a morte, mas somos adultos e precisamos ver um jeito de corrermos juntos que prejudique a RBR”.

No GP da Turquia, os car-ros da RBR e da McLaren andavam muito próximos. Na freada para a curva 12, na 40ª volta, Vettel, que vinha em segun-do, tentou a ultra-passagem. Webber defendeu correta-mente, mas o ale-mão voltou com o carro para cima do

australiano e os dois bateram. Com a confusão, a vitória caiu

no colo de Hamilton.“Se estivéssemos lutando

pela 18ª ou 19ª posição quando o acidente aconteceu, ninguém

teria ligado. Mas do jeito que foi - nós estávamos brigando pela liderança - todos querem co-mentar”, disse.

Piloto australiano vai conversar com o companheiro de equipe sobre acidente no GP

da TurquiaCARROS DE WEBBER E VETTEL SE CHOCARAM EM ULTRAPASSAGEM

O brasileiro Cacau está con-

firmado para disputar a Copa

do Mundo pela seleção da Ale-

manha. A federação de futebol

do país anunciou que o zagueiro

Andréas Beck, do Hoffenheim,

será o último jogador a ser cor-

tado da seleção. Assim, já estão

definidos os 23 jogadores que

irão para a África do Sul e o ata-

cante baiano está garantido.

De acordo com o site, o técni-

co Joachim Löw conversou com

Beck horas antes de anunciar o

corte, na cidade italiana de Ap-

piano, onde a seleção faz sua

preparação, e avisou o zagueiro

de que era ele o escolhido para

deixar a equipe. O técnico Joa-

chim Löw convocou 27 jogado-

res para começar os trabalhos

para a Copa. No entanto, o meia

Ballack, o volante Träsch e o za-

gueiro Westermann se lesiona-

ram e deixaram os treinos. Ago-

ra, com o corte de Beck, a lista

definitiva está acertada.

ATACANTE BAIANO JOGA PELA SELEÇÃO DA ALEMANHA

LEIA RÁPIDO

UM DOS DESTAQUES DO TIME SANTISTA, O ATACANTE ROBINHO QUER AGORA LEVAR AS DANCINHAS NAS COMEMORAÇÕES DOS GOLS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DURANTE A DISPUTA DA COPA NA ÁFRICA DO SUL.

AGÊNCIA EFE

A imagem em preto e bran-co da logomarca da Copa do Mundo de 2014 foi divul-gada pelo portal IG na segunda-feira. O Globo-esporte.com conseguiu, nesta semana, a versão colorida que foi registrada pela Fifa no OHMI (Office of Harmonization for the In-ternal Market - Escritório de Marcas e Registro de Design da União Europeia) no dia 29 de março. As infor-mações são do site G1.

Várias agências ofereceram

propostas e um grupo de notáveis foi reunido para escolher a ven-

cedora entre as sete opções. Participaram da eleição o presidente da CBF, Ricar-do Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme

Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Co-

elho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o

designer Hans Donner.No dia 8 de julho,

num teatro na Mande-la Square, em Joanes-

burgo, a Fifa fará o anúncio oficial da logomarca de 2014.

LOGOMARCA DA COPADE 2014 É DIVULGADA

LOGOMARCA DA COPA

Benni McCarthy ficou fora, mas a vuvuzela entrou na lista de convocados de Carlos Alberto Parreira para a Copa do Mundo. No anúncio dos nomes que irão defender a África do Sul no Mun-dial, em Joanesburgo, o treinador disse que as barulhentas cornetas serão o 12º jogador dos Bafana Bafana. “Quero que todos os tor-cedores levem vuvuzelas para os nossos jogos na Copa. A vuvuzela é o nosso 12º jogador e nós pre-cisamos dela”, disse o treinador brasileiro. As informações são do site G1.

Parreira disse já ter ouvido

queixas de outros treinadores sobre as cornetas e é por isso mesmo que quer contar com as vuvuzelas a seu favor. “Quando nós enfrentamos a Tailândia num amistoso, o técnico adversário, Bobby Robson, reclamou: ‘É ter-rível, eu não consigo me comu-nicar com meus jogadores’. Ele não viu nada. Vai ser ainda mais barulhento no Soccer City, na nossa estreia no Mundial”, disse Parreira, referindo-se ao estádio de Joanesburgo, onde a África do Sul vai enfrentar o México, no dia 11 de junho, no jogo de abertura da Copa do Mundo.

PARREIRA DEFENDE A VUVUZELA NOS JOGOS

co da logomarca da Copa do Mundo de 2014 foi divul-gada pelo portal IG na segunda-feira. O Globo-esporte.com conseguiu, nesta semana, a versão colorida que foi registrada pela Fifa no OHMI (Office of Harmonization for the In-ternal Market - Escritório de Marcas e Registro

foi reunido para escolher a ven-cedora entre as sete opções.

Participaram da eleição o presidente da CBF, Ricar-do Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme

Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Co-

elho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o

designer Hans Donner.

WEBBER VAIARESTAS” no GP da Turquia, o australiano

Page 23: Tribuna 38

E S P O R T E 7Belém, 05 a 11 de junho de 2010

OS MASCOTES QUE GANHARAM A SIMPATIA DE QUEM AMA FUTEBOL

Willie - Inglaterra-1966: Foi a primeira mascote a ser adotada nas Copas. O leãozinho apareceu até mesmo no pôster oficial do Mundial, vestido com uma camisa referente à bandeira do Reino Unido. Foi criado para simblizar a força e a nobreza do povo inglês. O leão está presente, por exemplo, no escudo da Football Associan-tion (a associação de futebol da Inglaterra).

Juanito Ma-ravilha - Méxi-co-1970: O menino vestido com o uni-forme mexicano, pisando na bola Telstar e com um gigantesco som-breiro típico de seu país na cabeça foi uma das mascotes mais simpáticas da História da Copa. Por ter sido mas-cote do primeiro

mundial transmitido pela TV - e pelo futebol exuberante mostrado pela Seleção Brasileira, tricampeã -, ganhou a admiração no mundo inteiro.

Striker - EUA-1994: O simpático cachorrinho da Copa do Tetra, vestido com as cores da bandeira ameri-cana, representava o melhor amigo do homem. Pronto, um mascote popular, certo? Nem tanto, para um país que nem apreciava tanto assim o futebol. Segundo os or-ganizadores, Striker representava o esforço e superação do povo dos Estados Unidos.

Footix - França-1998: Foi uma das mascotes mais lembradas também, mas não para os brasileiros - afinal, ninguém quer se lembrar daquela final contra a França. Footix era um galo, uma das figuras mais representa-tivas da França. O animal também aparece no escudo da Federação Francesa de Futebol. O nome escolhido misturava as palavras “football” ,futebol, em inglês, e Asterix, famoso personagem francês.

Z a k u m i - África do Sul-2010: O simpático leopardo Zakumi foi escolhido pa-ra simbolizar um dos animais mais famosos não só da África do Sul, co-mo de todo o con-tinente africano. A juba verde faz re-ferência ao campo de futebol. O nome é uma mistura de “ZA”, as inicias de

África do Sul em vários idiomas locais e “Kumi” , dez, também em vários dialetos locais.

NOS ÚLTIMOS DIAS, A PELOTA DA COPA 2010 JÁ FOI CLASSIFICADA COMO SOBRENATURAL, JABURU, HORROROSA, BOLA DE SUPERMERCADO E PATRICINHA. ROBINHO DIZ QUE SE PARECE ROBERTO CARLOS COM ELA.

O ex-goleiro da seleção para-guaia, José Luis Chilavert, criou nova polêmica ao detonar Diego Maradona, técnico da Argentina, dizendo que ele não tem preparo como técnico, porque não tem curso e que a Associação de Fu-

tebol da Argentina lhe deu uma oportunidade. O hoje empresá-rio juntou no mesmo balaio Ma-radona e seus auxiliares. “Eles não têm nível para lidar com os jogadores de elite e ensinar-lhes o caminho”, disparou.

CHILAVERT FALA MAL DO TÉCNICO MARADONA

POLÊMICA

A Fifa não quer se envolver na polêmica da Jabulani. Vários joga-dores, entre eles alguns brasileiros, têm reclamado da bola - produzi-da pela Adidas - que será utilizada nos 64 jogos da Copa do Mundo.O secretário-geral da Fifa, Jérôme

Valcke, jogou a responsabilidade da bola para a empresa fabricante, mas ressaltou que todas as seleções tiveram tempo para se adaptar à Jabulani. “É uma bola da Adidas e não da Fifa. Ela passou por todos os testes, foi aprovada e há alguns

meses foi entregue aos países par-ticipantes da Copa”, disse.

Ainda de acordo com Jérôme Valcke, ninguém vai lembrar da Jabulani quando for campeão. “Se o Brasil ganhar a Copa, ninguém vai reclamar da bola”.

FIFA COLOCA A RESPONSABILIDADE DA BOLA DA COPA NO FABRICANTE

JABULANI

As mascotes em Copa do Mun-do são uma atração a parte, que conquista não só a criançada,

como qualquer adulto. Na África do Sul, a mascote da Copa será o leopardo Zakumi, mas muitas fi-

caram na memória das pessoas, como Naranjito e Willie. Nesta edição, o Jornal Tribuna do Pará

apresenta as cinco mascotes mais legais da história dos mundiais. CONFIRA:

África do Sul em vários idiomas locais e “Kumi” , dez,

Page 24: Tribuna 38

E S P O R T E 8 Belém, 22 a 28 de maio de 2010