Tribuna 71

24
A CIDADE ESPORTE SEGURANÇA FLASH Balanço da PM e do Comando de Policiamento da Capital mostra que em 2010 ocorreram 66 crimes de assalto com reféns na Região Metropolitana de Belém, enquanto em 2009 foram registrados 53. O número de assaltos a ônibus também su- biu quase 30%, totalizando 1.227 casos. O bairro que mais registrou ocorrências foi o Guamá, seguido do Jurunas. ASSALTO COM REFÉM TEM AUMENTO DE 25% EM 2010 PAGINA 9 Belém 22 a 28 de janeiro de 2011 Ano II - Edição 71 BRINCANTES DA ESCOLA DE SAMBA XODÓ DA NEGA FAZEM OS ÚLTIMOS ENSAIOS NA QUADRA DAAGREMIAÇÃO SANDRINHA BARBIE, UMA BONECA FLASH, 16. Brincantes da escola “Xodó da Nega” já confec- cionam as fantasias para o desfile oficial da Prefeitura de Belém, na reta final dos preparativos para a apre- sentação. Flash, 11. ESCOLAS DÃO LARGADA PARA O CARNAVAL Vice-presidente da Escola de Samba Deixa Falar, Maurício Tavares, diz que só com a ajuda da prefei- tura não dá para cobrir as despesas. Flash, 11. CARNAVALESCOS COBRAM AJUDA DO ESTADO Corredores se preparam para a competição, no dia 30 deste mês, que encerra as festi- vidades pelos 395 anos de Be- lém, promovida pela prefeitu- ra. Na foto, o atleta Sebastião de Oliveira. Esporte, 3. CORRIDA DE DE 10KM PELO ANIVERSÁRIO DE BELÉM Um campanha com o slo- gan “Faça a sua parte, ou a vítima pode ser você” objeti- va conscientizar a população a prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doen- ça, evitando jogar lixo na rua. PREFEITURA MOBILIZA TODOS CONTRA A DENGUE PAGINA 5 Governador Simão Jatene anunciou corte de gastos para economizar de 20% a 30% nas despesas com energia elétrica, combustível e telefonia visando garantir o pagamento de cerca de R$ 700 milhões em dívidas. GOVERNO DO ESTADO APERTA O CINTO PARA CONTER GASTO PAGINA 7 Braz de Aguiar: Revistaria da Braz Banca Equatorial Banca da Silvana Banca do Raimundo Banca da Sheila Banca do Fábio Presidente Vargas: Banca do Alvino – Praça da República Governador José Malcher: RevistariadoRenato - Y.YamadaPlaza Rua dos Tamoios: BancaSantoAntônio- BatistaCampos PONTOS DE VENDA B-BOYS SÃO ASES DA STREET DANCE FLASH, 12.

description

Jornal Tribuna do Pará

Transcript of Tribuna 71

Page 1: Tribuna 71

A CIDADE EsportE sEgurAnçA FLAsH

Balanço da PM e do Comando de Policiamento da Capital mostra que em 2010 ocorreram 66 crimes de assalto com reféns na Região Metropolitana de Belém, enquanto em 2009 foram

registrados 53. O número de assaltos a ônibus também su-biu quase 30%, totalizando 1.227 casos. O bairro que mais registrou ocorrências foi o Guamá, seguido do Jurunas.

AssALto Com rEFém tEmAumEnto DE 25% Em 2010

pAgInA 9

Belém22 a 28 de janeiro de 2011

Ano II - Edição 71

brInCAntEs DA EsCoLA DE sAmbA xoDó DA nEgA FAzEm os úLtImos EnsAIos nA quADrA DA AgrEmIAção

sAnDrInHA bArbIE, umA

bonECAflash, 16.

Brincantes da escola “Xodó da Nega” já confec-cionam as fantasias para o desfile oficial da Prefeitura de Belém, na reta final dos preparativos para a apre-sentação. flash, 11.

escolas dãolargada parao carnaval

Vice-presidente da Escola de Samba Deixa Falar, Maurício Tavares, diz que só com a ajuda da prefei-tura não dá para cobrir as despesas. flash, 11.

carnavalescos cobram ajudado estado

Corredores se preparam para a competição, no dia 30 deste mês, que encerra as festi-vidades pelos 395 anos de be-lém, promovida pela prefeitu-ra. na foto, o atleta sebastião de oliveira. esporte, 3.

CorrIDA DEDE 10km pELoAnIvErsárIoDE bELémUm campanha com o slo-

gan “Faça a sua parte, ou a vítima pode ser você” objeti-va conscientizar a população a prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doen-ça, evitando jogar lixo na rua.

prEFEIturAmobILIzA toDos ContrAA DEnguE

pAgInA 5

Governador Simão Jatene anunciou corte de gastos para economizar de 20% a 30% nas despesas com energia elétrica, combustível e telefonia visando garantir o pagamento de cerca de R$ 700 milhões em dívidas.

govErno DoEstADo ApErtAo CInto pArAContEr gAsto

pAgInA 7

Braz de Aguiar:

Revistaria da Braz

Banca Equatorial

Banca da Silvana

Banca do Raimundo

Banca da Sheila

Banca do Fábio

Presidente Vargas:

Banca do Alvino – Praça da República

Governador José Malcher:

Revistaria do Renato - Y.Yamada Plaza

Rua dos Tamoios:

Banca Santo Antônio - Batista Campos

pontos de venda

b-boys são AsEs

DA strEEtDAnCEflash, 12.

Page 2: Tribuna 71

A C I D A D E 2 belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

Durante uma ação de orienta-ção aos cerca de 400 vendedores da feira da 25 de Setembro, o De-partamento de Vigilância Sanitá-ria de Belém (Devisa) apreendeu vários isopores, bacias plásticas, 10 quilos de mexilhões e três quilos de

camarões descascados. Os alimen-tos foram inutilizados e os isopores foram quebrados por estarem im-próprios para uso. A ação, que faz parte do projeto “Amigos da Feira” e vai passar pelas principais feiras da capital, quase acaba em tumulto.

devisa faz operação em feira de belém

apreensões

Belenenses que moram em áreas centrais da cidade agora são incomodados com os ba-rulhos frequentes dos aviões que passam bem próximos dos prédios, indo e vindo ao

Aeroporto Internacional de Belém.

O motivo é que, desde sá-bado passado, a maior pista do aeroporto, responsável por 97% do f luxo de aeronaves,

está passando por manuten-ção e recapeamento, e o tráfe-go passou a ocorrer exclusiva-mente na pista menor e cuja rota passa pelos bairros de São Brás, Umarizal e Nazaré.

aviões tomam nova rota após reforma de pista

aeroporto

na redação

FALAprEsIDEntEconsulta na rua

No bairro da Águas Brancas, em Ananindeua, na Rua 2 de Junho, os moradores pedem socorro, pois no local não há um posto de saúde onde as pessoas possam fazer um tratamento adequado. Existe no local um Posto da Família localizado na Rua 2 de junho na travessa 2 de fevereiro, funciona em uma casa que hoje foi re-formada para camuflar e dar a ideia de posto, porém no local não há estrutura. Os pacientes esperam pelas consultas do lado de fo-ra. Na rua, são colocados dois bancos para que as pessoas possam ter um pouco de “conforto” e aguardar para que possam receber atendimento médico.

Crianças, gestantes e idosos ficam aguardando no sol ou na chuva por uma consulta na rua porque no Posto da Família não comporta a todos. Dentro do local existem três salas uma onde o médico consulta; outra para fazer a marcação das consultas e outra para pesar as gestantes e uma farmácia com medicamento vencido. Inclusive, no ano passado, o atual médico do posto, dr. João Bosco, fez uma denúncia para a Secretaria de Saúde infor-mando sobre as dificuldades do local. Funcionários da secretaria chegaram a vir ao local, foram levados vários medicamentos vencidos e até agora nenhuma resposta se haverá a construção de novo posto.

Segundo o dr. João Bosco, a população deve fazer a sua parte e se mobilizar para que haja um local digno para as consultas. O médico afirma que Posto da Família não é local de consulta, mas ele faz porque não tem outro jeito.

A demanda de pacientes no local é muito grande e para tentar solucionar, além do médico realizar as consultas, há também uma enfermeir que prescreve medicamentos para as pessoas. Entre os seus pacientes estão crianças, idosos e gestantes, o que se torna um risco para a população, pois enfermeira não é médico. Porém, esta prática é comum aqui no bairro. Já vieram várias enfermeiras que realizavam o mesmo trabalho.

No bairro há um centro comunitário que poderia servir como posto, porém ele nunca existiu. No local, há apenas uma constru-ção velha e cheia de mato localizada na Rua da Asdetran, na 2 de Junho. No Bairro da Águas Brancas existem dois locais que pode-riam ser construídos um Centro de Saúde: uma praça abandona-da com uma quadra de esportes, que funciona como quadra para os alunos da escola André Avelino. O local está tomado por lixo. O outro local seria o suposto centro comunitário que nunca existiu, que se encontra totalmente abandonado. Peço, em nome dos mo-radores, que haja uma solução para estes problemas sérios que acontecem em Ananindeua, onde a saúde não é levada a sério.

déborA lúcIo

ananindeua

cartasdoleitor

[email protected]

A modalidade de assalto com refém, as saidinhas e os seques-tros relâmpagos são tipos de crime característicos da modernidade. Coisa que não se via há alguns anos, mas revelam que o mundo do crime acompanha a evolução tecnológica e, cada vez mais, cria engenhosidades a serviço do mal.

Isso sem falar nos crimes pela internet, que ainda carecem de le-gislação específica no país, ainda en-quadrados pelo Código de Processo Penal. Diante do crescimento desse tipo de crime, cabe à população tam-bém criar mecanismos de proteção, bem como à polícia agir na defesa do cidadão investindo no trabalho de inteligência. Aliás, esta é a pala-

vra-chave para combater o crime, seja ele organizado, ou não. Pouco se pode fazer para remediar o que remediado está, diz o velho adágio popular, e é público e notório que a própria população só coloca tran-ca na porta depois de arrombada. Portanto, o trabalho de prevenção, mapeamento de ocorrências, es-cuta telefônica e infiltração de po-liciais nas quadrilhas é que pode prevenir assaltos antes que sejam cometidos e conseguir evitar que vidas humanas sejam perdidas pela ação dos bandidos.

Se no Pará os crimes de assal-to com reféns vêm aumentando, tem-se que checar a causa. Se os bandidos estão realmente inves-

tindo nesse tipo de crime, ou se apelam ao refém porque a polícia tem conseguido chegar quase que instantaneamente ao local do cri-me, não restando outra opção aos bandidos se não fazer reféns para garantir que não serão mortos.

De qualquer forma, cabe à população redobrar os cuidados quando sacar dinheiro, evitar por-tar grandes quantias, andar por lo-cais suspeitos, enfim. A inseguran-ça está por toda parte, não é apenas uma sensação, mas uma realidade que assusta cada vez mais, em to-dos os lugares. Todos nós, infeliz-mente, somos vítimas em poten-cial. E, não esqueçamos da regra número 1: não reagir jamais!

A InsEgurAnçA nossA DECADA DIA quE sE moDErnIzA

Tribuna do Pará é uma publicação semanaleditado por SGP Comunicações e Serviços Ltda.CnPJ: 10955840/0001 - 61diretor Geral: Gustavo Bentodiretor Administrativo: Leandro Rocha

Edição: Cléo SoaresGerente comercial: Rubia Campos (91) 8218 2003Endereço: Trav. Lomas Valentina, nº 1502 – Marco CeP: 66.087-440Fale com a gente: (91) 3276 2308

E-mail da redação: [email protected]

Twitter: www.twitter.com/tribunapara

blog: www.tribuna-do-para.blogspot.com

Fotos: Luciana Gonçalves

cidadeemfoco - http://www.flickr.com/photos/fernandosette/

Page 3: Tribuna 71

A C I D A D E 3belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

Os cemitérios de Santa Izabel e São Jorge iniciaram segunda etapa do processo de recadas-tramento de sepulturas. Além da informatização dos dados, o recadastramento tem como

principal objetivo garantir aos concessionários e seus herdei-ros o direito legal da utilização do lote nos cemitérios. O aten-dimento no cemitério de Santa Izabel é feito das 7h às 12h. Já

no cemitério de São Jorge, ocor-re pela manhã, das 8h às 12h, e também pela tarde das 14h às 17h. Em ambos, o concessioná-rio ou familiar deve está munido do documentos.

cemitérios dão início à 2ª etapa de recadastramento

sepulturas

A constante falta de água tem atormentado os moradores dos conjuntos Beija-flor e Cohab, em Marituba, que também reclamam do abandono. Segundo eles, a água no local é fraca e fedorenta. Contam ainda que já passaram semanas

sem abaste- ci-mento, tendo que carregar baldes de sí-tios vizinhos. Quando a água volta, o tormento continua: ela vem suja.

moradores reclamam da falta de água

conjuntos

FALAprEsIDEntEbancada

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Pi-mentel, disse que está só esperando as bancadas paraenses assumirem, em 1º de fevereiro, na Ale-pa e no Congresso, que ele vai começar uma mo-bilização para que o financiamento da saúde seja tripartite como manda a Constituição. Ao gover-no federal, vai pedir aos deputados maior pressão para o aumento dos repasses. À bancada estadual, vai tentar sensibilizar o governo do Estado de que, ajudando a saúde de Belém, sobra mais espaço na alta complexidade para atender o interior.

belo monteUm Grupo de Trabalho vai acompanhar de

perto a execução da Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira. A criação do grupo foi determina-da pelo governador Simão Jatene e atende a um pedido do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, Jarbas Vasconcelos. O grupo será presidido pelo vice-governador He-lenilson Cunha Pontes, conforme determinação de Simão Jatene.

orçamentoFoi publicada no Diário Oficial de Ananindeua

do último dia 21 a lei que estima a receita e fixa a despesa do município de Ananindeua para o ano de 2011. De acordo com a lei, a receita orçamentá-ria total está estimada em R$403.484.086, mes-mo valor da despesa orçamentária estimada.

câmaraOs trabahos na Câmara Municipal de Belém

serão abertos no próximo dia 1º de fevereiro, com sessão solene, que deve contar com a pre-sença do prefeito Duciomar Costa.

ajuruteuaA partir do dia 29 de janeiro será inaugu-

rado em uma das mais belas praias paraenses, Ajuruteua, localizada a 36 km do município de Bragança, um Cine Clube. O centro cultu-ral “A casa do Professor” pretende, além das projeções seguidas de diálogo, discutir outras temáticas, como meio ambiente e consciência ecológica juntamente com a comunidade. As sessões serão realizadas periodicamente no último sábado de cada mês. Na inauguração serão exibidos filmes produzidos por Francis-co Weyl: “Um poeta não se pega”, “O chapéu do metafísico”, “Maldição”, “Anaís” e “Ésquilo”.

operadorasOs usuários de uma das principais opera-

doras de celular de Belém estão vivendo um verdadeiro tormento. Celular sem sinal, cortes nas ligações e chamadas incompletas são as principais reclamações dos usuários, que já até adaptaram o slogan da operadora para “Você sem sinal”. Outra grande operadora que ofere-ce serviço de internet banda larga também tem sido alvo de queixas.

tribunalivre

pin

ga

f

og

o

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai levar para todas as feiras de Belém a ação de desratização para prevenir a leptospirose, doença causa-da pela urina do rato e que tem maior propensão de se propagar com as chuvas.

Para o retorno dos traba-lhos na Câmara Municipal de Belém, o novo presidente, ve-reador Raimundo Castro, pro-mete maior transparência por meio de novidades em sua área de comunicação. Ele sonha em finalmente colocar no ar a TV Câmara e uma rádio para trans-mitir em tempo real as sessões do Legislativo municipal.

Depois de alguns meses em aparente quietude, o juiz federal Rubens Rollo D’Oliveira, famoso por mandar prender, publicou no último dia 14, no Diário Oficial da União, um despacho concedendo prazo de cinco dias para que o Mi-nistério Público e os advogados de defesa do caso Cerpasa/1º Gover-no Jatene apresentem seus “me-moriais finais” no processo.

Só para relembrar, junto

com Jatene figuram no inquérito de favorecimentos fiscais à Ce-pasa Roberta Chiari Ferreira de Souza, Sérgio Leão e Tereza Ca-tivo, sendo que estes dois últimos estão de volta ao primeiro escalão do governo.

bELEnEnsE sEunE pArA DArAjuDA Ao rIo

A tragédia que já vitimou mais de 700 pessoas na re-gião serrana do Estado do Rio de Janeiro está mobilizando muitas pessoas em todo o país. Em Belém não está sendo dife-rente. Pessoas e empresas es-tão se unindo desde a semana passada, com a ajuda da Cruz Vermelha do Pará, para enviar donativos à região.

Segundo a secretária geral da Cruz Vermelha, Marilene Malheiros a quantidade de do-ações não para de aumentar. A Cruz Vermelha já conta com 7 mil voluntários p a r t i c ip a n d o dessa campanha de arrecadação de donativos pa-ra as vítimas do Rio. “Estamos r e c e b e n d o o apoio de muitos voluntários, com todo tipo de aju-da, seja de alimentos até pro-dutos hospitalares”, afirma a secretária.

Ela ainda diz que a Cruz Vermelha fechou parceria com várias empresas. O shopping Boulevard também entrou es-sa semana na campanha e vai servir de posto de arrecadação. “Precisamos da colaboração dos paraenses para ajudar os

cariocas que estão enfrentando uma situação crítica”, informa Marilene.

A ajuda vem de várias for-mas, mas Marilene diz que o que eles estão precisando mais é de materiais de higiene pes-soal e produtos hospitalares como máscaras, luvas, macas, entre outros. “O que recebemos mais é comida, já temos 100 kg de arroz e macarrão, o que precisamos agora são desses produtos de limpeza em geral e material para o trabalho de

nossos voluntá-rios”, confessa.

A Defesa Ci-vil do Estado do Rio informou que no momento não há necessi-dade de apoio da Defesa Civil do Pará. Segundo representante do órgão, o número de mortos na re-

gião serrana já subiu para mais de 700 e deixando quase 20 mil desalojados.

Em São Paulo, desde o iní-cio da Operação Verão, foram contabilizadas seis mortes na capital. O número de desabriga-dos já chega a 180 e o de desalo-jados a 58. No ano passado, 18 pessoas morreram vítimas das enchentes na cidade paulista.

“O que precisamos agora é de produtos de

limpeza em geral, higiene e material

de trabalho aos voluntários”

Valter Campanato/aBr

DonAtIvos são ArrECADADos pELA Cruz vErmELHA

Page 4: Tribuna 71

A C I D A D E � belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

As chuvas intensas têm causado muitos estragos, prin-cipalmente alagamentos em vários municípios do Estado. Todos os problemas causados pela chuva ficam ainda mais agravados quando falamos do lixo nas ruas, que acabam entupindo bueiros e canais, gerando um caos ainda maior principalmente quando sur-gem as doenças como a leptos-pirose.

Durante período chuvoso é muito fácil encontrar rios, cór-regos e canais transbordando sujeira, como sacolas plásti-cas, garrafas pet e até mesmo animais mortos. O descarte incorreto do lixo acaba trazen-do consequências gravíssimas para a população que sofre com a dificuldade do escoamento da água das chuvas, o que vai gerar alagamentos e as consequentes doenças típicas desse período.

Para a professora aposentada Leonor Macedo, 73, a população

tem grande parcela de culpa nos problemas relacionados ao lixo nas ruas. “Se cada um fizesse sua parte não viveríamos nes-sa sujeira que a nossa cidade se encontra. Eu, por exemplo, faço a limpeza na frente da minha ca-sa e coloco o lixo na lixeira para ser recolhido pelo caminhão da prefeitura, mas a maioria das pessoas aqui da rua não fazem o mesmo e deixam o lixo jogado na rua, depois vem a chuva e leva tudo para os bueiros”, reclama a aposentada.

Leonor conta que a rua on-de mora no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, sofre cons-tantes alagamentos. “É só cair uma chuva mais forte que alaga tudo, pois a água não tem por onde escoar. A prefeitura até mandou desentupir os bueiros, mas os moradores continuam jogando lixo na rua e voltaram a entupir novamente”, conta.

Leonor diz ainda que a pre-feitura deveria investir mais

em educação ambiental e na conscientização da população. “Não adianta só fazer a limpeza se, em uma semana, tudo vol-tará a ficar com antes, a mesma sujeira de sempre”, ressalta. A aposentada reclama também que a falta de lixeiras nas ruas agrava ainda mais a situação. “Às vezes chegamos a andar quilômetros com o lixo na mão procurando uma lixeira e não encontramos nenhuma”, diz.

Em Belém a Secretaria Mu-nicipal de Saneamento – Se-san, por meio da Prefeitura Municipal de Belém – PMB, vem desenvolvendo ações atra-vés da Operação Inverno des-de o mês de setembro do ano passado. As ações têm como objetivo preparar a cidade du-rante o período chuvoso com a limpeza e aprofundamento do leito de canais, prevenindo as-sim as enchentes. As ações da Sesan se estendem até metade de 2011.

FALtA DE EDuCAção sE ALIA à EnCHEntE

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), Marilene Ramos, disse que dados de es-tações pluviométricas do órgão indicam que chuvas com a in-

tensidade da semana passada têm probabilidade de ocorrer “a cada 350 anos”. Segundo ela, o temporal na região ser-rana foi totalmente atípico e resultados de estações do Inea

contrariam dados do Instituto Nacional de Meteorologia (In-met). O volume foi maior que o divulgado, afirmou Marilene. A direção do Inmet não foi lo-calizada para comentar.

temporal do rio foi atípico e só ocorre a cada 350 anos

Para evitar que a travessa Berredos sofra com os cons-tantes alagamentos, a Prefei-tura Municipal de Belém co-meçou as obras de elevação da pista entre as ruas Santa Izabel e Dois de Dezembro,

no bairro do Paracuri, distri-to de Icoaraci. O foi trânsito desviado para a Souza Fran-co para que os trabalhadores pudessem fazer o aterramen-to e posterior asfaltamento da via.

via de icoaraci passa por obra de elevação

ineaberredos

LIxo jogADo pErto Dos buEIros é A CAusA DE muItos trAnstornos nA HorA DA CHuvA

luCiana gonçalVes

ínDICE DE CHuvA Está DEntro DA méDIA

A grande quantidade de chuva que preocupa a popu-lação belenense é considerada normal pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteoro-logia). Segundo José Raimundo Abreu, a população está sentindo o inverno rigoroso devido às poucas horas de sol que tem aparecido no mês de janeiro. “As chuvas estão ocorrendo em áreas isoladas, mas o sol tem aparecido pouco no céu de Belém. É por isso que a po-pulação sente o inverno mais rigoroso, além de a temperatu-ra ter baixado 4ºC”, explica.

Page 5: Tribuna 71

A C I D A D E 5belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

A Divisão de Vigilância Sa-nitária de Santarém colocou em prática os testes de eficiên-cia das armadilhas ovitrampas, mosquitrap e BG. O objetivo é conhecer a distribuição espa-ço-temporal do mosquito Aedes

aegypti, e assim implementar ações de combate à dengue nas zonas urbana e rural do muni-cípio. Os testes fazem parte do Projeto para Avaliação da Efici-ência de Novas Armadilhas do Combate à Dengue.

armadilha contra mosquito é testada

santarém

A suspeita de oito casos de dengue tem assustado os mo-radores de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, e colo-cado em alerta os funcionários da Secretaria de Saúde do município.

Os doentes estariam internados no Hospital Divina Providência, aguardando os resultados dos exames laboratoriais para con-firmar a enfermidade. Segundo a diretora do setor de vigilância

e saúde do município, entretanto, a situação não é alarmante. “Até agora só temos um caso de den-gue, do tipo comum, registrado por uma criança de 10 anos”, afir-ma Ana Gabriela Andrade.

marituba alerta para o número alto de suspeitas

aedes aegypti

mobILIzAção nAs ruAs vAI CombAtEr A DEnguE

Com um slogan “Faça a sua parte, ou a vítima pode ser vo-cê”, Belém deu início à grande mobilização contra o entulho e a dengue. A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas tomem as duas pistas da ave-nida Almirante Barroso, no trecho entre Lomas Valenti-nas e Júlio César, neste sába-do, 22, no horário de 8h às 10h da manhã. A mobilização, que está sendo feita pela Prefeitu-ra Municipal de Belém (PMB), marca o começo de uma gran-de campanha, que vai durar o ano inteiro. Para efetivar o trabalho de combate à dengue, a PMB publicou a relação de imóveis fechados que poderão ser abertos pelo poder público na luta contra a dengue.

Nesta segunda-feira (24) após a caminhada, uma equi-pe multiprofissional da PMB vai fazer visitação nas residên-cias de Belém. A equipe, for-mada por agentes de saúde e ambientais, vai conversar com cada morador sobre a impor-tância do combate ao entulho. “Essa é uma forma de lixo que, além de deixar a nossa cidade feia, suja, ainda serve de cria-douro do mosquito da dengue e traz doenças, por isso é tão importante esse trabalho de conscientização”, explica o prefeito Duciomar Costa, que anunciou a campanha no úl-timo dia 13, durante reunião com seu secretariado.

“Queremos alertar a popula-ção sobre esse grave problema do despejo de entulho nas vias públicas, que associado ao pe-ríodo chuvoso, acaba por servir de depósito para as larvas do mosquito da dengue, que agora está nos ameaçando em uma forma mais grave, o tipo 4, para o qual nenhum de nós tem imu-nidade e que se não for tratada

ACúmuLo DE LIxo, pnEus DEsCArtADos E águA pArADA são IDEIAIs à proLIFErAção DE LArvAs

jader paes - arquiVo triBuna

O Pará já teve seu primeiro caso de dengue tipo 4, regis-trado no município de Sali-nópolis. Por isso, a atenção à doença agora será redobrada, segundo a Secretaria de Esta-do de Saúde Pública (Sespa). A ação de combate ao mosquito aedes aegypti vai ganhar um reforço a mais e será dividida em três etapas.

A primeira etapa será uma

campanha realizada em parce-ria com as organizações sociais para tentar evitar a proliferação do novo sorotipo da doença. A segunda será a obrigatoriedade do registro de pacientes com dengue, e a última será a orien-tação a médicos e enfermeiros para o diagnóstico da doença.

Segundo Amiraldo Pinhei-ro, diretor de combate de en-demias da Sespa, o tipo 4 da

dengue possui os mesmos sin-tomas, forma de transmissão e as mesmas possibilidades de agravamento que as ou-tras variações da doença. Por outro lado, o que preocupa os agentes de saúde é a falta de imunidade das pessoas, pois o vírus, que já circula livremente na Venezuela e chegou ao Bra-sil em Setembro passado, pode ser facilmente contraído.

SESPa REFORça açõES COM ChEGaDa DO TiPO 4

adequadamente pode matar”, disse o prefeito.

Agentes da saúde, educa-dores ambientais, estudan-

tes e ainda entidades e ONGs que trabalham com a questão ambiental abraçaram a causa. Também foram convidados

membros do Ministério Públi-co para participar da mobili-zação, por meio da Promotoria de Meio Ambiente.

a dengue tipo 4 recebe atenção especial de equipes do instituto evandro chagas (iec). segundo pedro vasconcelos, chefe da seção de arbovirologia e febres hemorrágicas do ice, técnicos investigam áreas no distrito de icoaraci e no bairro do marco com o intuito de mapear espaços de circulação do paciente de santarém novo, que teve dengue tipo 4 confirmado. o objetivo é confirmar se o contágio da doença ocorreu realmente em belém. hoje, o instituto realiza cerca de 100 testes de sorologia para confirmar casos e tipos de dengue.

Page 6: Tribuna 71

A C I D A D E � belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

posto FunCIonA prECArIAmEntE

O Posto Saúde da Família, que funciona há 11 anos em uma casa na rua 2 de Junho, localizada no bairro de Águas Brancas, em Ananindeua, se-gundo os moradores da área, não possui estrutura adequa-da para realizar o atendimento aos usuários. Os pacientes es-peram pelas consultas do lado de fora e, quando conseguem atendimento, muitas vezes ele é feito apenas por uma técnica de enfermagem.

Segundo João Bosco, único médico responsável pelo aten-dimento no local, crianças, gestantes e idosos ficam aguar-dando no sol ou na chuva por uma consulta na rua porque o prédio do Posto da Família não

comporta a todos. “Dentro do local existem três salas: uma onde o médico consulta, ou-tra para fazer a marcação das consultas e outra para pesar as gestantes e uma farmácia com medicamento vencido”, explica.

Ainda de acordo com o mé-dico, funcionários da Secreta-ria de Saúde do município che-garam a vir ao local e levaram medicamentos vencidos, mas até agora não houve nenhuma resposta, se haverá a constru-ção de novo posto ou uma re-forma no mesmo. “A população deve fazer a sua parte e se mo-bilizar para que haja um local digno para as consultas, pois ele já tentou fazendo a denún-

cia. O médico afirma que Posto da Família não é local de con-sulta, mas ele faz porque não tem outro jeito”, ressalta.

A técnica de enfermagem, Simone do Socorro, que traba-lha no posto desde a sua inau-guração, em 2000, afirma que o local funciona apenas como uma alternativa para desafogar a unidade de saúde do bairro. O atendimento é sempre feito das 8h às 16h. “Cerca de 1.000 fa-mílias estão cadastradas. Atu-almente, esse PSF é mantido pelo prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho. O serviço consiste basicamente na dis-tribuição de vacinas, medica-mentos e no atendimento das pessoas daqui”, disse.

O Ibama multou a companhia TAM em R$ 5 mil por maus-tratos contra dois periquitos-australianos, em Belém. Os pássaros deveriam seguir em um voo direto para Be-lém - com duração de três horas e meia, mas acabaram despachados

por engano para Fortaleza, no Ce-ará, levando mais de 18 horas para chegar ao destino. De acordo com o veterinário, após o desembarque, eles apresentavam sintomas de estresse e falta de ar em razão das condições da viagem.

companhia aérea émultada pelo ibama

maus-tratos

O Centro de Controle de Zoo-noses (CCZ) da Secretaria Muni-cipal de Saúde (Sesma) promove uma ação de desratização em 30 feiras e mercados de Belém. A operação começou pelo Complexo

do Guamá e o Hortomercado da Terra Firme. O objetivo é manter os ratos e outros roedores afasta-dos das pessoas, além de garantir a prevenção das zoonoses. Para isso, os técnicos do CCZ utilizam

um tipo de veneno em forma de bloco parafinado, derivado da cumarina, substância que causa hemorragia no animal. Durante a desratização, são colocados vene-nos em locais escondidos.

centro de zoonoses fazdesratização em feiras

prevenção

leia rápido

Em reunião semana passa-

da com secretários de Saúde de

16 Estados com risco muito alto

de epidemia de dengue, incluin-

do o Pará, o ministro da Saúde,

Alexandre Padilha, solicitou que

as formas graves da doença e

os óbitos suspeitos por dengue

deverão ser informados por

sistema on-line ao Ministério

da Saúde dentro de 24 horas.

Uma portaria regulamentan-

do a notificação será publica-

da nos próximos dias. Belém e

Ananindeua estão entre os 70

municípios prioritários para o

combate à dengue.

O secretário de Saúde do Pa-

rá, Hélio Franco (foto), destacou

que o encontro reforçou o que já

havia sido tratado com o minis-

tro Padilha na visita que ele fez

ao Estado no último final de se-

mana. De acordo com o Minis-

tério, o objetivo de reforçar as

ações de controle da doença e de

preparação da rede de saúde.

ControLEDA DEnguE pAssA A sErIntEgrADo

usuárIos rECLAmAm Do AtEnDImEnto FEIto no psF DE águAs brAnCAs, Em AnAnInDEuA

luCiana gonçalVes

mais de 30 mil pessoas são esperadas pela prefeitura municipal de belém na mobilização contra a denge, no sábado, 22. até o final deste mês, a secretaria municipal de saúde de belém (sesma) vai criar um serviço 0800 para a população denunciar focos.

Sobre a informação de cerca de 19 máquinas de hemodiálise estão encaixotadas nos almoxarifados do Governo do estado e 6 no município de Belém, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém informou que a he-modiálise é procedimento de alta complexidade de competência do Estado. Segundo a Sesma, as 6 má-quinas do município são portáteis e só podem ser usadas em casos re-nais agudos, dentro dos hospitais de pronto-socorros, que estão passado por reformas em suas UTI’s para receber as máquinas.No Pronto-Socorro Mário Pinotti (14 de Mar-ço) serão instaladas 4 máquinas até o final de fevereiro. As outras duas serão instaladas no Pronto-Socorro do Guamá em abril deste ano.

máquInAsportátEIs DEHEmoDIáLIsEvão pArA psm’s

O fim da tensão pré-menstrual (TPM) pode estar mais próximo. Um estudo feito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) renova a esperança de quem con-vive com o problema. Segundo os pesquisadores, ingerir uma cápsu-la de ácidos graxos por dia é capaz de reduzir em mais da metade os sintomas.

Os ácidos graxos são um tipo de gordura essencial para o organis-mo, mas não são produzidos pelo corpo humano. Estão presentes em quantidade reduzida em alimentos como peixes, óleos de linhaça, de fígado e de bacalhau. Por isso, al-guns médicos os recomendam em forma de suplemento na dieta.

supLEmEnto DImInuI os sIntomAs DA tpm

Valter Campanato/aBr

Page 7: Tribuna 71

A C I D A D E 7belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

A secretária Nacional de Po-líticas de Turismo, do Ministério do Turismo, Isabel Mesquita, se reuniu esta semana com repre-sentantes dos governos estadual e municipal, entidades represen-tativas, imprensa especializada e

outros segmentos que integram o Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores do Turismo, criado pa-ra fortalecer o turismo brasileiro como produto internacional. Ela afirmou que é prioridade o apoio ao turismo paraense.

secretária quer alavancar o pará

turismo

O juiz Andre Filo-Creão da Fonseca, da Comarca de Santa Luzia do Pará, suspendeu por 3 anos os direitos políticos do ex-prefeito do município, Raimundo Nonato Vieira da Costa. A decisão

foi em resposta à ação de impro-bidade administrativa contra o ex-prefeito, sob acusação de prá-ticas de diversos atos irregulares. O magistrado impôs ainda ao réu multa correspondente a 10 vezes

o salário dele como prefeito, bem como a pena de “proibição de con-tratar com o Poder Público. Ao ser notificado, o prefeito negou as acu-sações e classificou a condenação como um “equívoco”.

ex-prefeito de santa luzia tem os direitos cassados

sentença

jAtEnE promovE CortE nAs DEspEsAs Do EstADo

O governador Simão Jatene está preocupado com a situa-ção financeira do estado. Por is-so, mandou publicar no Diário Oficial do Estado do último dia 20 um decreto governamental que define critérios para reduzir gastos no âmbito da administra-ção pública do Pará. O objetivo é economizar para garantir o pagamento de dívidas que, se-gundo o governo, chegam a R$ 700 milhões.

O decreto define pontos e orienta secretarias e órgãos do Executivo sobre como proce-der para que o Estado alcance o equilíbrio entre receitas e des-pesas. Entre as principais me-didas, está a redução de 30% no consumo de combustível, subs-tituição gradativa dos contratos com empresas de vigilância por sistemas eletrônicos de alarme; reduzir em 20% os gastos com telefonia e reduzir o consumo de energia elétrica, também em 20%. “É hora de apertar o cinto, dar um freio de arrumação nas contas do Estado”, disse o go-vernador. “Existe um desequi-líbrio entre receitas e despesas e uma dívida, a longo e curtís-simo prazo, que é a dívida com fornecedores, com o consumo de energia”, completou.

Simão Jatene citou, por exemplo, um débito de R$ 20 milhões somente de consumo de energia. A essa dívida, se-gundo Jatene, se somam mais R$ 54 milhões devidos à con-cessionária de energia elétrica, dentro do Programa Luz para Todos, cuja gerência é compar-tilhada entre os governos esta-dual e federal. “Só aí já são mais de R$ 70 milhões de dívida só com energia”, contabilizou.

Além disso, segundo Simão

Jatene, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) detec-tou resíduos na folha de paga-mento de pessoal que superam R$ 40 milhões. “Essas coisas todas precisamos ajustar, mas isso não vai acontecer de uma hora para a outra. Qualquer um que diga que esse equilíbrio nas contas pode ser alcançado em dois, três meses estará cometen-do um equívoco”, assegurou.

Os cortes, segundo o gover-nador, não serão globais, pois

não foi estipulado um percentu-al. “Não sou adepto disso. Pre-firo sugerir essa economia por elemento de despesa, como as diárias, passagens e consumo de combustível, que vão diminuir. Isso dá uma flexibilidade melhor ao administrador”, analisou.

Jatene garantiu que as áreas de educação, saúde e segurança não estão incluídas no decre-to. Ele diss que essas são áreas consideradas essenciais e terão uma discussão específica.

Faleceu o embaixador Rami-ro Saraiva Guerreiro, chanceler do governo do presidente Ernes-to Geisel (1974-1978), durante o regime militar. A presidente Dilma Rousseff divulgou uma nota oficial lamentando a morte do ex-chanceler. “Nas funções de Secretário-Geral do Itamaraty, de Ministro das Relações Exte-riores e de negociador da dívida

externa brasileira, o embaixador Guerreiro foi exemplar defensor da diplomacia multilateral, das relações com os países do sul e dos fundamentos da política externa independente do Brasil”, disse a presidente, na nota.

O ministro das Relações Exte-riores, Antonio Patriota, também lamentou através de nota a morte do embaixador.

morrE o CHAnCELEr Do govErno gEIsEL

Sahid Xerfan, titular da Se-

cretaria de Estado de Esporte e

Lazer (Seel), deve deixar a equipe

de Governo. Problemas pessoais

são as alegações para a mudan-

ça. Em sua página no Twitter, o

secretário de Comunicação, Ney

Messias, trata a saída de Xerfan

da Seel como certa. “Problema

de saúde grave na família vai

tirar Sahid Xerfan da Seel e da

equipe do governo. Ele terá de se

dedicar à família”, afirmou Ney.

Informações extraoficiais dão

conta de que um familiar da mu-

lher de Xerfan está muito doente

e ele entregou o lugar para poder

passar mais tempo ao lado da

família.

A Secom confirmou a infor-

mação, mas afirmou que o ve-

reador licenciado ainda deverá

permanecer alguns meses no

cargo, até a conclusão de proje-

tos iniciados nesses quinze dias

que esteve à frente da Secreta-

ria, como a reforma do estádio

do Mangueirão.

Até o fim da semana passa-

da, o adjunto da Seel, Christian

Costa, alegou que a saída de

Xerfan ainda não estava defi-

nida, mas era “uma possibili-

dade’” disse Costa.

xerfan mal chegou e já deve deixar secretaria

leia rápido

sImão jAtEnE quEr EConomIzAr pELo mEnos 20% DAs ContAs DA ADmInIstrAção EstADuAL

eliseu dias/ag. pa

rodolfo oliVeira/ag. pa

Page 8: Tribuna 71

A C I D A D E 8 belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

Mandatos-relâmpago foram suficientes para que políticos de Mato Grosso recebam pensão vitalícia de R$ 15 mil mensais como ex-governadores, segun-do reportagem da Folha de São Paulo. Em 2002, na condição de

presidente da Assembleia Legis-lativa, ele assumiu o cargo por dez dias durante uma viagem oficial do então governador Ro-gério Salles (PSDB) ao exterior. A lei estadual que previa o abusrdo só foi extinta em 2003.

governador por 10 dias recebe pensão

vitalícia

Por conta da situação fiscal preocupante e de dúvidas sobre a melhor opção, a presidente Dilma Rousseff definiu que a compra dos novos caças da FAB pode até ser decidida no fim deste ano, mas

qualquer gasto só será feito a partir de 2012. Com um corte em estudo que deve superar os R$ 40 bilhões no Orçamento e o trauma gerado pela tragédia no Rio, seria politica-mente difícil para o governo deci-

dir por um negócio tão caro neste momento em que o dis-curso é deausteri-dade.

dilma deixa a compra de caças apenas para 2012

precaução

O vice-presidente da Repú-blica, Michel Temer, afirmou que o governo vai tentar mo-dificar a legislação para difi-cultar as ocupações em área de risco. Temer se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e discutiu as medidas relativas à ocupa-ção e uso do solo no país.

De acordo com o vice-pre-sidente, as alterações na lei poderão ser feitas por meio de medidas provisórias e propos-tas de emenda à Constituição. Uma das propostas seria o que Temer chamou de “sanção pre-mial”, ou seja, o município que cumprir as exigências recebe-rá um repasse maior de recur-sos do governo federal.

Temar disse que a proposta será encaminhada ao legisla-tivo. “Vamos apresentar na abertura do ano legislativo uma proposta de alteração da lei. Vamos encontrar meios de evitar radicalmente ocupações irregulares”, disse.

Ele e Cardozo afirmaram que discutiram formas de au-mentar a punição para prefei-

turas que permitirem ocupa-ções ilegais.

Uma possibilidade seria re-duzir os repasses do Fundo de Participação dos Municípios para os municípios não fiscali-zarem com rigor a construção

em locais de risco. No entanto, o vice-presidente destacou que é preciso ter cautela para não punir a ponto de prejudicar a população local.

“Ao apenar o município ou o prefeito não se pode penali-

zar o povo municipal. Você po-de ter uma sanção negativa em relação ao Fundo de Participa-ção dos Municípios, retirando repasses”, disse.

Outra proposta mencio-nada por Temer e Cardozo é exigir de todos os municípios a elaboração de um plano di-retor, que tem a finalidade de orientar o poder público e a iniciativa privada nas cons-truções em áreas urbanas e rurais. Atualmente apenas os municípios com mais de 20 mil habitantes necessitam produzir plano diretor.

“A Constituição estabe-lece que plano diretor só [é necessário] para municípios acima de 20 mil habitantes. Muitas vezes, se você autori-za que até 20 mil habitantes não haja plano diretor, pode haver uma desordenação. Aí, quando tiver 21 mil terá que ter plano diretor, mas aí a questão já estará desordena-da. Muito possivelmente va-mos propor alteração desse dispositivo constitucional”, afirmou Temer.

govErno vAI muDAr LEI pArA EvItAr trAgéDIAs

tEmEr propõE muDAnçAs quE EvItEm CAsAs Em árEAs DE rIsCo

O vice-presidente, Michel Temer, e o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, negaram que existam atritos sérios entre PT e PMDB na disputa por cargos no governo da presidente Dilma Rousseff.

Questionado se haveria uma “guerra” entre os dois parti-dos, o vice-presidente afirmou: “Essa guerra é de algodão. Não discordamos em absolutamente nada”, disse.

pmDb E pt nEgAm quE HAjA brIgA por CArgos

TriBunal regional do TraBalhoPodem ser feitas até o dia 11 de feve-reiro as inscrições preliminares para concurso para juiz do Tribunal Regio-nal do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), com jurisdição nos estados do Pará e Amapá. O edital do concurso público oferta 6 vagas efetivas para o cargo de juiz do trabalho substituto, com remuneração para o cargo é de R$ 21.766. Para concorrer às vagas os candidatos precisam possuir três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacha-rel em Direito. A inscrição preliminar pode ser feita pelo site www.trt8.jus.br/concurso. A taxa custa R$ 100. Os inscritos farão prova objetiva no dia 10 de abril, além de provas discursi-va, oral e de títulos.

PrefeiTura de Água azul do norTe A Prefeitura Municipal de Água Azul do Norte abriu inscrições do con-curso público para oferta de vagas nos níveis fundamental, médio e superior nas áreas de adminis-tração de forma geral, na área da saúde e educação. A coordenação do concurso está sendo realizada pela Escola Superior da Amazônia (Esamaz) e as inscrições que vão até o dia 3 de fevereiro de 2011 e só podem ser feitas via internet no site da instituição: www.esamaz.com.br. A remuneração pode chegar a R$ 4 mil. As provas terão duração máxi-ma de quatro horas e serão realiza-das no dia 20 de fevereiro de 2011.

PeTroBrasA Petrobras abriu as inscrições para processo seletivo público. O concur-so é destinado ao preenchimento de 838 vagas (220 para cargos de nível superior e 618 para nível médio). As inscrições estarão abertas até 27 de janeiro e poderão ser feitas por meio do site da Cesgranrio (www.cesgran-rio.org.br). Para nível médio, a taxa de inscrição é de R$ 30. Para nível superior, R$ 45. As provas objetivas ocorrerão no dia 27 de fevereiro. A re-muneração mínima inicial varia de R$ 1.801,37 a R$ 6.217,19. Entre os benefí-cios, a Petrobras oferece previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontoló-gico, psicológico e benefício farmá-cia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.

concursosjosé Cruz/aBr

Page 9: Tribuna 71

AssALto Com rEFém tEvECrEsCImEnto DE quAsE 25%

O temido crime de assalto com refém aumentou 24,53% no ano passado. Em 2009 fo-ram registrados 53 assaltos com reféns na Região Metro-politana de Belém (RMB), e em 2010 esse número subiu para 66, segundo dados do balanço da Polícia Militar e do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Ainda na lista dos crimes que sofreram au-mento em 2010, o CPC aponta o roubo a ônibus com aumen-to de 28,08%, com 1.227 casos em 2010, 269 casos a mais em relação a 2009, que teve 958 casos. Os crimes de lesão cor-poral também aumentaram 5% no ano passado. Em rela-ção à distribuição das ocor-rências, os bairros do Guamá, Jurunas e Marco ocuparam as primeiras posições entre os que mais registraram ocor-rências policiais, registradas pelas Zonas de Policiamento (Zpol) em toda a capital, de ja-neiro a dezembro de 2010.

O Guamá ficou em primei-ro lugar no número geral de ocorrências, com 3.470 regis-tros. Em segundo lugar vem o bairro do Jurunas, com 3.191 ocorrências, e o Marco em ter-ceiro lugar, com 2.856 ocor-rências. De acordo com o coro-nel Daniel Mendes, do CPC, os números divulgados referem-se ao registro das ocorrências em geral, o que não quer dizer que o bairro do Guamá, por ter ficado na primeira posição em número de registros, seja o mais violento de Belém. “A exemplo disso podemos citar que a probabilidade de uma

DAnIEL mEnDEs, Do CpC, DIz quE As opErAçõEs DE CombAtE Ao CrImE vão ContInuAr nA rmb

polícia tem prova contra estuprador

A Polícia Civil constatou que são de Cléoton dos S. M., 30 anos, preso no último dia 16 em Belém acusado de estu-pro, as digitais encontradas em objetos recolhidos no car-ro usado por uma de suas vítimas. As impressões digitais coletadas do acusado são as mesmas encontradas em um vidro de perfume pertencente a uma de suas vítimas, o que comprova tecnicamente a autoria dos crimes.

sEgurAnçAsEgurAnçAbelém, 22 a 28 de janeiro de 2011 9

crime

Segundo populares do bairro de Águas Lindas, Núbia Alaíde do Carmo abandona constantemen-te a filha, de apenas 6 meses, com pessoas estranhas, para se pros-tituir e sustentar o seu vício em drogas. Caso foi parar na Polícia.

mãe abandonafilha parasustentar vício

mulher levadroga naspartes íntimas

ousadia

Em atitude suspeita, uma dona de casa, tentou entrar com pedras de cra-ck no Centro de Recuperação de Ma-rabá. Ela carregava a droga na vagina, o que foi descoberto durante a revista. A dona de casa não informou para quem era a droga e acabou presa.

Um acidente envolvendo

três ônibus deixou nove pessoas

feridas na avenida Almirante

Barroso, em frente ao Instituto

de Previdência e Assistência do

Município de Belém (Ipamb),

no bairro do Marco, em Belém.

No dia do acidente duas faixas

da pista foram interditadas por

uma equipe da Guarda Munici-

pal de Belém, que também aju-

dou na orientação do trânsito.

Policiais militares também estão

no local para ajudar no monito-

ramento da situação.

acidente com três ônibus deixa 9 feridos

leia rápido

os irmãos kleberson furtado melo, 26 anos, e kadu moliterno furtado melo, 28 anos, foram presos em flagrante. com os dois a polícia encontrou meio quilo de pedra de óxi, uma pistola ponto 40 e quase r$13 mil em dinheiro.

Uma quadrilha de assaltantes

está presa na Delegacia de Tomé-

Açu, a 260 quilômetros de Belém.

Abdias Lima de Araújo, 42 anos,

taxista,Denyr Lamaze Rocha, 23,

Wellington Cabral da Silva, 23, e

Deivid Eric Brito Ferreira, 23, fo-

ram flagrados depois de invadir

a residência de um empresário no

município e fazer refém a família

dele. O crime aconteceu por volta

de 20 horas no bairro Industrial,

em Tomé-Açu.

bando de assaltantes é preso emtomé-açu

pessoa ser assaltada no Co-mércio é muito maior do que no Guamá”, afirma o Coronel.

Em relação ao tráfico de drogas na região do bairro do Guamá, Mendes diz que a po-

lícia não tem o conhecimento preciso de onde se concentra, já que o tráfico de drogas na ca-pital não costuma ser concen-trado, mas bastante dividido. “Nós trabalhamos a partir das

denúncias que recebemos e é nesse sentido que começamos a cercar esses pontos de crime organizado para finalmente chegarmos até os traficantes”, explica o Coronel.

Por outro lado, segundo a PM, um crime que sofreu re-dução no ano passado foi o da “saidinha bancária”, ficando 29,74% abaixo do número re-gistrado em 2009. Outro crime que sofreu redução de 7,94% em 2010 foram os roubos de modo geral na RMB. Segundo o Coronel Mendes, o combate ao roubo pelas Polícias Civil e Militar vem sendo feito através

da operação “Hypnos”, que fis-caliza bares e casas noturnas da RMB.

Em 2011 a ação “Hypnos” continua sendo realizada, e já apresentou um saldo de 105 es-tabelecimentos comerciais fecha-dos entre os 200 que passaram pela primeira mega operação do ano, que já mobilizou 290 poli-ciais civis e militares e atingiu cerca de 40 bairros de Belém,

Ananindeua e Marituba.Já para combater o roubo a

ônibus o Coronel Mendes ex-plica que a polícia faz barreiras nos principais corredores onde se concentram os maiores nú-meros de assaltos a ônibus. “As ações da polícia em relação ao roubo a ônibus são basicamente a montagem das barreiras em pontos estratégicos da RMB”, explica Mendes.

PM MaNTéM OPERaçãO CONTRa OS ROUBOS

luCiana gonçalVes

polí

Cia

CiVi

l

Page 10: Tribuna 71

sEgurAnçA 10 belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

Nem o nome do famoso piloto de formula 1 livrou o jovem de 19 anos Ayrton Senna da cadeia. Ele foi preso na madrugada da última terça-feira (18), junto com o adoles-cente J.D.S.A, de 15 anos, portando um revólver de calibre 22. A dupla

foi abordada em uma moto, com a arma e mais quatro munições, por policiais militares da 2ª Zpol, no bairro da Cabanagem, em Belém. Eles foram levados para a seccional de São Brás, onde foram realizados os procedimentos do flagrante.

xará de ayrton sena é preso com arma

flagrante

O soldado PM Glaydson Vas-concelos Lima saía de casa tran-quilamente quando de repente foi abordado por dois assaltantes que pretendiam roubar a moto do policial. Após ver a carteira

de Glaydson, um dos bandidos percebeu que a vítima era poli-cial e fez mensão para atirar no soldado. Agindo de forma mais rápida, o policial sacou a sua ar-ma e matou os dois assaltantes.

Populares que presenciaram a cena comemoraram a cena co-mose fosse um gol do seu clube, afirmando que assaltos pratica-dos pela dupla de criminosos na-quela área eram muito comuns.

pm mata dois ladrões ea população comemora

revanche

trânsIto noturno éum pErIgo Em bELém

Andar de carro pelas ruas de Belém entre 23h e 4h da manhã é considerada uma ação de ris-co pela própria população. Só nos últimos três meses foram registrados nesse horário 20 ocorrências de assaltos a mão armada no trânsito. Em vários pontos da cidade, os assaltos a carros, motos e outros veícu-los no início da madrugada se tornaram muito frequentes, de maior incidência em idosos e mulheres. Para tentar escapar dos roubos durante a noite, al-guns motoristas não respeitam o limite de velocidade, que é 60 km. Mesmo com 90% dos se-máforos desligados a partir das 23h, a Companhia de Trans-porte de Belém (CTBel) não foi

capaz de reduzir esse problema, que é campeão de multas.

Segundo o diretor de trân-sito da CTBel, Elias Jardim, os pontos mais vulneráveis a assaltos estão localizados nas partes mais periféricas da ci-dade, onde os semáforos estão ligados e há muitas lombadas. Para ele, os motoristas parecem se esquecer da multa de R$ 190 e desrespeitam o limite de velo-cidade, pensando apenas na se-gurança deles. “Os locais mais perigosos são aqueles da área periférica da cidade, como o da Pedro Álvares Cabral, o bairro do Jurunas, a Munducucus e a Roberto Camellier. Para aju-dar os motoristas, procuramos desligar os semáforos, mas eles

esquecem que o sensor de velo-cidade fica ligado e ultrapassam a velocidade, por consequência disto são multados”, explica.

Para ajudar a população, a CTBel busca orientar os mo-toristas a adotar algumas me-didas simples de segurança. “Orientamos os condutores a manterem a velocidade per-mitida, porque o avanço da velocidade, que regula por 24h, pode causar sérios acidentes de trânsito. Além disso, temos a noção da abordagem dos as-saltos, e aconselhamos a quem dirige nesse horário evitar an-dar com o vidro abaixado, com as portas destravadas e, o mais importante, ficar sempre aten-to”, orienta Elias Jardim.

sEmáForos E pontos EsCuros são LoCAIs usADos pELos AssALtAntEs pArA AtACAr As vítImAs

A operação “Pente Fino”,

realizada no município de Tu-

curuí, sudeste paraense, fechou

16 estabelecimentos na cidade.

Segundo o delegado Carlos Ma-

galhães Gomes, diretor da Sec-

cional do município, também

foram apreendidas duas armas

brancas e quatro adolescentes

foram encontrados em situa-

ção de risco e encaminhados às

residências de familiares.

Ao todo, 69 bares, lojas de

conveniência e outros foram

fiscalizados. Entre as irregula-

ridades encontradas estão falta

de licenças ou falta autorização

de funcionamento. O objetivo da

operação foi coibir a poluição so-

nora, resgatar crianças e adoles-

centes de locais de risco, fiscalizar

estabelecimentos de diversões

públicas e prevenir desordens.

Os agentes percorreram diversas

ruas da cidade. A equipe da Com-

panhia de Trânsito apreendeu 45

veículos com documentação ir-

regular, alguns sem placas nem

acessórios obrigatórios.

polícia passa“pente fino”no municípiode tucuruí

leia rápido

Jaconias Barbosa dos Santos, 18 anos foi preso acusado de tráfi-co de drogas. Os policiais invadi-ram a “boca de fumo” do acusado e o flagraram com mais de 400 gramas de pasta base de cocaína. O produto estava sendo prepara-do para comercialização. Material para a fabricação de pasta, como barrilha e pedra de oxi também foram encontrados.

trAFICAntE é prEso Em FLAgrAntE no tApAnã

o combate às infrações de trânsito resultou na apreensão de dez motocicletas e um carro, todos

em situação irregular, no município de monte dourado, noroeste do pará. o trabalho foi realizado,

de forma conjunta, por agentes das polícias civil e militar, da prefeitura municipal e do detran.

Um homem conhecido apenas como Gleidson foi encontrado morto, amarrado e com mar-cas de tortura, no bairro de Pau D’Arco, em Santa Bárbara. Se-gundo a Polícia a vítima foi morta em um barraco, na frente da es-posa Joseane Souza Batista e de um outro homem, que segundo testemunhas se chama Luan.

HomICíDIo mIstErIoso Em sAntA bárbArA

A polícia de Salvaterra mantém a busca aos três presos que fugiram da delegacia na madrugada do últi-mo dia 18. Eles serraram a barra de ferro da grade de uma das celas e escaparam pela lateral do prédio da delegacia e pularam o muro. A úni-ca cela da delegacia tinha 22 presos, mas os outros 19 não fugiram.

poLíCIA DE sALvAtErrAbusCA prEsosForAgIDos

Page 11: Tribuna 71

prêmio

O longa “A Rede Social”, que con-ta a história de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, confirmou seu favoritismo e saiu como grande vencedor da edição 2011 do Globo de Ouro em Los Angeles. A produ-ção tem direção de David Fincher.

longa “a redesocial” levaglobo de ouro

A animação “Enrolados”, da Disney, lidera as bilheterias brasi-leiras. O filme, que faz uma paró-dia do conto de fadas “Rapunzel”, já foi visto por cerca de 371 mil pessoas e já acumula, 1,98 milhão desde sua estreia.

“enrolados” éo atual líderdas bilheterias

sucesso

comportamento: homens abandonam o preconceito e

estão cuidando da beleza.página 13

os cliques de gui sampaio mostram quem andou fazendo

sucesso na noite de belém.página 12

FLAsHFLAsHbelém, 22 a 28 de janeiro de 2011 11

CArnAvAL sEguE InDEFInIDoO desfile de carnaval de

Belém 2011 poderá ficar sem a presença de quatro tradicionais escolas de samba da capital. As principais reclamações são em relação à situação financeira das escolas, a falta de ajuda e de repasse de verbas do Go-verno do Estado e ainda o impasse com Prefeitura de Belém em relação às mudanças no formato do carnaval, solici-tadas pelos dirigentes das esco-las de samba “Grande Família”, “Império Pedreirense”, “Rancho Não Posso Me Amofiná” e “Dei-xa Falar”.

Em relação aos preparativos para o carnaval de Belém 2011 e sobre as reinvindicações das es-colas de samba que ameaçam não participar do desfile, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) informou que toda a programação para o carnaval ainda está em fechamento e que ainda não se pode afirmar quais escolas ficarão de fora do desfile, já que as inscrições das escolas de samba para o carnaval 2011 ainda não foram encerradas.

bibliotecamais culturachega amosqueiro

leia rápido

Começam na próxima se-

gunda-feira (24) as obras da

Biblioteca Mais Cultura, no

distrito de Mosqueiro. A cons-

trução da biblioteca de Mos-

queiro faz parte do Programa

Mais Cultura, do Governo Fe-

deral, e contará com 40 traba-

lhadores para erguer o prédio.

Serão 500 metros quadrados

de área construída, distribu-

ídos em um salão de leitura,

um telecentro com capacidade

para dez computadores, área

administrativa, banheiros,

além de uma varanda multi-

cultural.

O projeto piloto é do Mi-

nistério da Cultura, sendo

adaptado pelos técnicos do

Departamento de Patrimônio

Histórico da Fumbel para a

realidade da população local.

Raimundo Pinheiro, presi-

dente da Fumbel, falou sobre

a contribuição do espaço pa-

ra o distrito. “A biblioteca não

será somente um espaço para

a leitura, será um local onde

será desenvolvido e trabalha-

do outras artes, como a dan-

ça, o teatro e o cinema”, diz, ao

informar que será a primeira

biblioteca cultural da região e

terá o objetivo de agregar as

comunidades.

A comédia “De pernas para o ar” atingiu público de 2 milhões, segundo informações da distri-buidora do filme. A produção, a primeira nacional a chegar à marca em 2011, já acumula uma bilheteria de R$ 18 milhões em três semanas em cartaz, com cerca de 300 cópias. Estrelado por Ingrid Guimarães e dirigido por Roberto Santucci, o longa-metragem ocupa atualmen-te o terceiro lugar no ranking dos mais vistos dos cinemas brasileiros, atrás apenas da nova animação da Disney, “Enrolados”, e da estreia “As viagens de Gulliver”, com Jack Bla-ck, segundo dados do site Filme B.

“DE pErnAs pArA o Ar” já FoI vIsto por 2 mILHõEs

A EsCoLA DE sAmbA “xoDó DA nEgA” ConFIrmou pArtICIpAção E trAbALHA nos prEpArAtIvos

luCiana gonçalVes

Segundo o vice-presidente da es-cola de samba Deixa Falar, Maurício Tavares, a agremiação dependia da ajuda de custo que seria repassada pelo Governo do Estado e afirma que até o momento as escolas não receberam nenhuma resposta. “Só com ajuda da Prefeitura é impossível arcar com todas as despesas e fazer um desfile de qualidade. Nem sair pela Cidade Velha foi possível, pois

os carros de som estão cobrando muito alto para acompanhar a folia. Nós pagamos para gravar o enredo da escola e mandamos fazer todas as camisas do pessoal da bateria e da parte técnica, o que não valeu de nada”, diz.

Confirmada - Por outro lado, a escola de samba “Xodó da Nega” já deu a largada na preparação para o desfile do carnaval 2011. Segundo

o presidente da agremiação, Alber-to Cantanhede, algumas fantasias já estão sendo confeccionadas com os próprios recursos da escola, mas ainda aguardam a liberação do cré-dito da Prefeitura Municipal de Be-lém para que sejam confeccionadas fantasias. A escola tem 1.200 inte-grantes. Este ano a escola virá com o samba enredo “A Praça é Nossa”, em homenagem à Praça da República.

CaRNaValESCO COBRa aJUDa DO ESTaDO

Page 12: Tribuna 71

F L A s H 1 2 belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

bELém tEm DupLA CAmpEã DE DAnçA

Parece um show de acroba-cias. A cabeça toma o lugar dos pés. As pernas são jogadas para o alto e os braços parecem se multiplicar em dez. É assim que os irmãos “White e Fama” fazem seu show com a “dança de rua” ou “street dance”, estilo que surgiu através dos negros das metrópo-les norte-americanas.

Um dos ícones da dança de rua foi o cantor James Brown, que ajudou a divulgar o ritmo através do funk. “James Brown foi um grande influenciador na história da dança de rua, o ritmo virou moda na época”, explica o dançarino Fama, que também é denominado de b-boy (como é chamado quem dança esse rit-mo). No Brasil, a dança foi muito divulgada nas cenas de vários filmes, como “Flashdance”, “Beat Street I e II” e “Breaking I & II”.

O b-boy Fama conta que co-meçou a praticar a dança de rua nos tempos de colégio, e teve de se esforçar para aprender os passos. “Eu passava em frente a uma praça todos os dias quan-

do saia do colégio e via uma turma dançando. Sempre achei maneiro. Fui aceito no grupo, mas tive que aprender sozinho os passos. Depois de seis meses, quando eu já estava no mesmo nível que eles, ensinei meu ir-mão White”, conta.

Em 2003, o grupo “Estilo de Belém”, do qual a dupla fazia parte, foi para São Paulo dispu-tar um campeonato nacional de dança de rua. “Era o ‘Bata-lha Final’, e nós conseguimos ir com a ajuda de patrocínio e ficamos entre os quatro fina-listas”, diz Fama, orgulhoso. A partir daí, começaram a surgir muitos convites para o grupo se apresentar em vários lugares do Brasil e do exterior, incluindo vários países europeus. “Foi nesse momento que percebe-mos que isso era um trabalho sério, e começamos a treinar bastante”, lembra o dançarino.

White e Fama já perderam a conta de quantos campeonatos venceram. “Eu não tenho ideia, mas só em Belém agora nas fé-

rias já ganhamos 3 campeonatos, e o White ainda é o recordista mundial de giro sobre o cotove-lo desde 2008”, diz Fama. Com toda essa repercussão, os irmãos White e Fama, resolveram fun-dar uma companhia no ano pas-sado chamada de Fw Breaks, que atualmente é uma companhia internacional. “Com essa compa-nhia de dança estamos fazendo uma série de shows nos hotéis do Egito, viemos agora para o Bra-sil de férias. Depois vamos para Alemanha, Egito e Rússia, onde vamos morar”, conta o artista.

Apesar desse sucesso isolado, um grande problema que os dan-çarinos de rua ainda enfrentam no Brasil é a falta de reconhe-cimento. “Sem patrocínio fica complicado. No exterior é outra coisa, lá eu ganho em euros, é muito melhor”. O dançarino ain-da admite que com esse tipo de dança não dá para ganhar muito dinheiro, por isso o trabalho tem que ser feito por amor. “Se fizer só por dinheiro, o dançarino vai ser explorado”, afirma.

os b-boys pArAEnsEs “wHItE” E “FAmA” ConquIstArAm pLAtEIAs Do brAsIL E Do ExtErIor

Está em temporada de quinta a sábado, até 19 de fevereiro, no Porão Cultural do Instituto Universida-de Popular (Unipop), o espetáculo “Maiandeua”, adaptação do livro de mesmo nome do autor paraense Levi

Hall de Moura. A peça conta a trama de uma jovem que sumiu ao cair em um rio da região, e reaparece anos depois para reencontrar um amor do passado no mundo dos encantados da Ilha de Maiandeua. A montagem

do Grupo de Teatro da Unipop tem direção de Alexandre Luz. A Unipop fica na Avenida Senador Lemos, 557, entre Dom Pedro I e Dom Romualdo de Seixas. Ingressosa R$ 5 (meia-en-trada para estudantes).

ilha de maiandeua está emcartaz no teatro da unipop

montagem

Até o dia 18 de março de 2011 permanecem abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Foto-grafia Pierre Verger, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). A premiação é aberta para fotógrafos brasileiros

ou estrangeiros, para projetos ain-da não premiados no Brasil nem no exterior. Criado em 2002, o prêmio é bianual, e em sua última edição registro 154 inscrições de brasileiros. Informações no site: www.fundacaocultural.ba.gov.br.

concurso nacional inscreve até março

fotografia

Até o dia 23, uma feira bem regional está aberta à visitação no shopping Boulevard: “Belém de Todas as Artes - 395 anos”, que reúne artesãos e músicos. O even-to conta com apresentações de MPB, música popular paraense e danças típicas da região. Além disso, no local estão à venda arti-gos regionais, como sandálias ar-tesanais, miriti e bijouterias. Ser-viço: Feira de Artesanato “Belém de Todas as Artes – 395 anos”. Na praça de eventos, primeiro piso, do Shopping Boulevard (Doca de Souza Franco), com exposição e venda de produtos artesanais, além de shows musicais e apre-sentação de danças regionais. Entrada franca.

ExposIçãorEgIonAL HomEnAgEIAbELém

Está em temporada no Es-paço Reator o espetáculo “À Sombra de Dom Quixote”, uma livre inspiração em teatro de sombras, construído a partir da obra de Miguel de Cervantes.

O espetáculo foi contempla-do com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz no ano de 2009. A temporada será de 20 a 23 e 29 e 30 de janeiro e ainda nos dias 05 e 06 de feve-reiro, sempre a partir das 20 horas.

O Espaço Reator f ica na Travessa 14 de abril, 1053, en-tre avenidas Governador José Malcher e Magalhães Barata. Ingressos e informações: (91) 8112-8497.

Dom quIxotE no pALCoDo EspAçorEAtor

diVulgação

Page 13: Tribuna 71

F L A s H 1 3belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

Para conseguir um bronze-ado natural, uma boa aposta é investir em alimentos ricos em betacaroteno, substância que ajuda a deixar a pele dourada e a protegê-la contra raios UVA e UVB. O betacaroteno é uma

provitamina da vitamina A, e es-tá presente em frutas e legumes de coloração amarela/laranja e folha verde-escura. Entre os alimentos com o betacaroteno estão a cenoura, batata-doce, ca-qui, abóbora e mamão.

betacaroteno é vitalpara o bronzeado

natural

Ver mais de duas horas de te-levisão por dia pode trazer gra-ves prejuízos à saúde. Segundo estudo publicado no Journal of the American College of Cardio-logy, as chances dessas pessoas

desenvolverem doenças cardía-cas são maiores.

Segundo os cientistas, o efeito foi o mesmo independentemente de quanto as pessoas se exerci-taram. Os pesquisadores estu-

daram dados de 4.512 adultos que participaram da Pesquisa Escocesa sobre Saúde domici-liar, checando o tempo gasto em frente a telas de TV e monitores de computadores.

ver muita tv faz aumentar riscos de ataque cardíaco

estudo

vAIDADE mAsCuLInA Estáno mErCADo DA bELEzA

Se você acha que os homens não estão preocupados com a aparência, está enganado! Os ho-mens estão tomando consciência do quanto é importante cuidar da aparência, mantendo barba, ca-belo e unhas sempre em ordem, e sem deixar de lado a masculini-dade. E eles estão ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras de produtos de beleza.

Embora a maioria das pessoas tenham crescido ouvindo que vai-dade é coisa de mulher, esse dis-curso já está ficando desgastado e pouco coerente, segundo a especia-lista em estética Antônia João. “O ser humano precisa realmente se cuidar, sem precisar separar de ho-mem ou de mulher. E nunca é tarde pra começar a se cuidar”, afirma.

Segundo Antônia João, a pro-cura dos homens por cuidados

com a beleza tem crescido muito a cada ano. “A presença mascu-lina na clinica é fantástica. Eles fazem vários tratamentos fa-ciais, como aplicação de botox, lifting e até cirurgias plásticas. Os homens também adoram fa-zer barba a lazer” declara a este-ticista. Ela afirma que os homens devem começar a se cuidar entre 20 a 25 anos. “Os homens mais novos procuram se cuidar com

mais frequecia por terem uma cabeça mais aberta”, reforça.

Os homens querem e procu-ram praticidade. Tratamentos rápidos e práticos são os mais procurados, como botox e preen-chimento de rugas. “Os jovens fa-zem mais peeling, por causa das acnes que costumam aparecer nessa fase, mas principalmente tratamentos que tenham resul-tado imediato”, diz Antônia.

bem-estar

Um estudo sueco publicado na revista especializada British Me-dical Journal diz que a ideia de que as pessoas precisam de um “sono de beleza” está correta. Os pesquisadores do Instituto Karo-linska, em Estocolmo, afirmam que pessoas privadas de sono por longos períodos parecem menos atraentes e saudáveis do que as que dormiram bem.

A equipe de cientistas esco-lheu 23 homens e mulheres para serem fotografados depois de oito horas de sono e novamente após ficarem acordados por 31 horas. Em seguida, o grupo pediu a observadores que avaliassem as fotografias.

As imagens obedeceram a um padrão. Todas as pessoas estavam à mesma distância da câmera, nenhuma usava ma-quiagem e todas tinham a mes-ma expressão.

Segundo o relatório da pes-quisa, os rostos dos voluntários quando estavam privadas de so-no foram percebidos como me-nos saudáveis, mais cansados e menos atraentes do que nas fotos após terem dormido oito horas.

Apesar da frase ser ser bas-tante conhecida, os pesquisado-res diziam que faltava compro-vação científica do conceito de “sono de beleza”.

Os cientistas dizem que os re-sultados podem ajudar em con-sultas médicas, permitindo que o médico detecte mais facilmente sinais de doença nos pacientes.

EstuDo DIz quE “sono DE bELEzA” não é mIto

Os cui-dados dos h o m e n s lembram o termo metros-sexual, q u e

surgiu no início da década de 1990 para def inir o homem que

mora nas metró-poles e que se importa com a aparência. Isso ajudou a classificar e a difundir o

conceito

de Narciso moderno, embora, lá pelas tantas, alguém tenha dado um jeito de confundir cuidado pessoal com orientação sexual.

O cabeleireiro Agnaldo Men-donça diz que essa realidade vem mudando. “Hoje, aqui no Pará, ainda não é muito divul-gado por causa do preconceito, mas de uns dez anos para cá essa situação vem mudando. Os homens já fazem o cabelo, as unhas, se arrumam para eventos e para saírem bem nas fotos. O conceito de homens me-trossexuais já mudou bastante”, afirma o cabeleireiro.

Agnaldo garante também que o movimento de homens chega a ser até mais constante do que o de mulheres. “O que é mais procura-do por eles nos salões são os tra-tamentos anti-queda, anti-caspa

e o anti-reflexo, que é cobertura de poucos fios brancos”, diz o cabelei-reiro, que dá ainda uma dica. “O que está muito na moda e eu indi-co é o SPA de mãos e pés. Seria um tratamento de rejuvenescimento das mãos e dos pés, é muito bom”, aconselha.

O engenheiro civil Ítalo Ra-belo acredita que é importante o homem se cuidar. Ele costuma fazer as unhas e tratamentos de limpeza de pele, por exemplo. “Hoje em dia o homem tam-bém tem que se preocupar em manter uma boa aparência, um aspecto de bem cuidado. Isso é valorizado pelas mulheres, ou até mesmo para conseguir um emprego. O homem não tem que ser desleixado consigo mesmo”, opina ele, que procura cuidar da aparência e da saúde.

METROSSEXUal é O “NaRCiSO” MODERNO

Av. Senador Lemos ,175 Tel.: (91) 3224 6061 / 81287029

Page 14: Tribuna 71

F L A s H 1 � belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

Os fãs de Belo podem se pre-parar. No início de fevereiro, ele desembarca em Belém com o no-vo show “Pra Ser Amor”, em uma noite que promete muito samba. A apresentação única será no dia 4 de fevereiro, no Cidade Folia. Além

de Belo, o evento terá a participa-ção especial das bandas Jeito Ino-cente e Vaguinho DB. Os ingressos vão de R$ 20 a R$ 100.

cantor belo traz novo show a belém

pagode

O curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove, entre os dias 20 e 31 deste mês, o Primeiro Encontro Acadêmico de Cine-

ma da Amazônia (I Cinema-zon). Com o slogan: “O zoom que faltava”, o I Cinemazon foi planejado para marcar o início das atividades do recém-criado Bacharelado em Cinema e Au-

diovisual da UFPA. A mostra de filmes prossegue no Cinema Olympia até o dia 31, sempre às 16h30. Tudo com entrada gratui-ta. A programação completa está no site: www.cinema.ufpa.br

curso de cinema da ufpa promove primeiro encontro

audiovisual

guiabelém

Destaque EcocarnavalNo domingo continua o “Ecocarnaval” da Cidade Velha. A folia começa a partir de 15h30, com concentração de brincantes na Praça Dom Pedro, em frente ao Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém.

Shows & Baresbeatles Forever e Elvis coverTodas as quintas-feiras de janeiro tem dose dupla para os amantes do rock’n roll: show de Elvis e Beatles Forever. O show começa às 22h30, no Bar Vitrola (Rua dos 48, número 42). O couvert sai a R$10.

PAc Toda quarta de janeiro, tem a festa PAC (Para Adultos Crianças), no Acordalice Bar Café (Dom Romualdo de Seixas, 374). A festa começa a par-tir das 21h e a entrada sai a R$10.

Nilson chaves e SimoneEm janeiro, Nilson Chaves e Simone Almeida apresentam seus grandes sucessos no Bar Teatro Vitrola. Os shows seguem temporada até dia 26 de janeiro, sempre às 23h. O Vitrola fica na Rua dos 48, número 42.

CinemaEstômagoO CineSESC Bou-levard exibe neste sábado e domingo (22 e 23 de janeiro), às 16h, o filme brasileiro “Estômago”, de Marcos Jorge. Vencedor de vários prêmios, entre eles o de melhor filme pelo público, no Festival de Cinema do Rio, em 2007, o filme traz a intri-gante história de ascensão e queda de Raimundo Nonato, um emigrante nordestino que descobre ter um talen-to especial para cozinha e descobre que a comida pode ser um meio de

adquirir poder. Serviço: Centro Cultu-ral SESC Boulevard fica na Boulevard Castilho França, n°522/523. A entrada é franca.

líbero luxardoO cine Líbero Luxardo continua a pro-gramação em comemoração aos 395 anos da cidade de Belém. Está em temporada até o dia 23 o filme “Brutos

Inocentes”, do cineasta que dá nome à sala. A exibição de ‘Brutos Inocentes’ acontece de quarta à domingo, às 19h. A entrada é fran-ca. Informações: (91) 3202-4321.

Exposições “o olhar em construção”Até o dia 21 de fevereiro, está aberta a exposição “O Olhar em Construção”, resultado de uma oficina fotográfica, da qual este à frente o professor Va-lério Silveira. Além de Valério, a expo-sição tem a participação de Camille Nascimento, Deborah Cabral, Mara Tavares e Julieth Corrêa. A mostra está aberta ao público no Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas (Laboratório das Artes). Visita-ção de terça a domingo de 10 às 18h. Sábado e domingo, de 10 às 16h e feriados de 9h às 13h.

GrafiasAté o dia 2 de fevereiro fica aberta a mostra “Grafias”, que revela a arte através de panos, papeis e objetos. Com curadoria de Armando Sobral, a exposição reúne obras de Alexan-

dre Sequeira, Ronaldo Moraes Rêgo, Elaine Arruda e Jocatos, de Belém; Marcone Moreira e Antônio Botelho, de Marabá; e Egon Pacheco e Diô Viana, de Santarém. Visitações no Espaço Cultural Banco da Amazônia, que fica na Avenida Presidente Var-gas, 800, bairro Campina, de segunda à sexta, das 10h às 17h. Informações: 40083670.

caça-palavras

FALAprEsIDEntE E-mail muito louco

Um casal decide passar férias numa praia do Caribe no mesmo hotel onde passaram a lua de mel há 20 anos.Por problemas de trabalho, a mulher não pôde viajar com seu marido, deixando para ir uns dias depois.Quando o homem chegou e foi para seu quarto do hotel, viu que havia um computador com acesso a internet. Então, decidiu en-viar um e-mail a sua mulher, mas errou uma letra sem se dar conta e o enviou a outro endereço...O e-mail foi recebido por uma viúva que acabara de chegar do enterro do seu marido e que, ao conferir seus e-mails, desmaiou instantaneamente.O filho, ao entrar na casa, encontrou sua mãe desmaiada, perto do computador, onde na tela poderia se ler:— Querida esposa: Cheguei bem. Provavelmente se surpreenda em receber noticias minhas por e-mail, mas agora tem computador aqui e pode enviar mensagens às pessoas queridas. Acabo de che-gar e já me certifiquei que já está tudo preparado para você chegar na sexta que vem. Tenho muita vontade de te ver e espero que sua viagem seja tão tranquila como a minha.Obs: Não traga muita roupa, porque aqui faz um calor infernal!

O ventríloquo O ventríloquo começa a fazer piadas de loiras. Na terceira piada, uma loira se leventa e diz:- Sou loira, mas já me formei na USP em advocacia em 3° lugar; sempre faço congresso e recebo vários elogios de colegas.O ventríloquo para o show e fala :- Minha senhora, isto é apenas um ...A loira o imterrompe:- Você aí cala a boca que eu estou falando com esse boneco.

EspertezaO homem estava prestando depoimento nadelegacia, pois tinha acabado de matar a mulher.- Por que o senhor matou sua esposa?Quis saber o delegado.- Porque ela estava me traindo.-E por que o senhor matou sua mulher e nãoo amante dela?- Ora, seu delegado, é melhor matar umamulher só do que um sujeito diferente toda semana!

piadas

Page 15: Tribuna 71

flashbelém

1 Amanda Almeida

2 Ana Cláudia

3 Kalitha , Ludmila e Daniele

4 Fernanda Vieira

5 Sidney Cruz e Samara Oliveira

6 Priscilla Tavernard

7 Alex Martha e Nara Rodrigues

8 Julie Ribeiro

9 Juliana Freitas

7

4

6

5

Fotos: guIsAmpAIo.Com

8

2

9

3

1

curiosidadescuriosidadespor que balançamos os braços ao caminhar?Porque, dessa forma, poupamos energia quando nos deslocamos, o que é uma van-tagem fisiológica. Essa é a conclusão de um estudo feito por biomédicos da Univer-sidade de Michigan, nos Estados Unidos, e da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. O grupo de biomédicos criou um modelo mecânico para avaliar a dinâmica do balançar dos braços e fez vários testes com dez voluntários . A economia de energia do nosso andar tam-bém aparece em relação a outros bípedes -

um estudo feito na Uni-versidade de Washington revelou que o caminhar humano é cerca de 75% menos dispendioso do que o caminhar bípe-de ou quadrúpede dos chimpanzés.

Esse traço huma-no é antigo: o ho-mem é bípede e anda ereto há 4,5 milhões de anos.

por que depois de comer a gente fica com sono?Porque o fluxo sanguíneo aumenta na dire-ção do estômago e do intestino, para aju-dar no processo da digestão, e o sistema nervoso fica menos irrigado. Com menos sangue chegando, diminui também o trans-porte de oxigênio. “Quando existe menos oxigênio no cérebro, o organismo entra em estado de falsa hibernação e, por isso, sen-timos sono”, afirma a nutricionista paulista Vanderli Marchiori.

ladrões invadem casa nos eua e cheiram cinzas de falecidoCinco pessoas, sendo dois menores, foram presas em Silver Springs, no estado da Fló-rida (EUA), depois que invadiram uma casa e cheiraram as cinzas que o dono guardava de seu pai falecido, segundo reportagem da emissora de TV “Fox”.De acordo com a polícia, os suspeitos con-fundiram as cinzas com cocaína. A vítima disse para a polícia que os ladrões também levaram as cinzas de dois cães e produtos eletrônicos e joias. Depois de achar que fos-

se cocaína, o grupo percebeu que es-tava com os restos dos cães e do pai da vítima e se livrou das cinzas.

animais se apaixonam?Não há estudos científicos que com-provem sentimentos entre bichos. O tema, porém, divide opiniões. “Os ani-mais não se apaixonam, o que eles fa-zem é uma seleção de características em busca da reprodução e da proteção da prole”, diz o etólogo – estudioso do comportamento animal - José Sabino, da Uniderp. Por outro lado, a antro-póloga Helen Fisher, em seu livro Por Que Amamos, diz existir uma química na atração animal que seria precursora do amor romântico humano. Segundo ela, os mamíferos - entre eles, o ho-mem - e as aves possuem dois estimu-lantes naturais do cérebro, a dopamina e a norepinefrina, que desempenham papel essencial na excitação sexual.

Page 16: Tribuna 71

F L A s H 1 � belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

Eliminada do “BBB 11”, Ariadna já assinou contrato com o Papara-zzo. Ela será a primeira transexual a posar para o site. A ex-BBB fará as fotos nesta sexta-feira, 21, no Rio. O ensaio vai ao ar no dia seguinte, no sábado, 22.

Ao deixar o programa na noi-te desta terça-feira, 18, Ariadna

conversou com o Ego e revelou que tem uma queda por Pedro Bial.

“Pegaria fácil”, con-tou. Arrasa, Ari!

transexual assinacom site paparazzo

big brother

latino e mirella se separamAcabou o casamento de seis anos de Mirella Santos

com Latino. Na quinta-feira, por meio de seu Twitter, o can-

tor anunciou rompimento. “Quando dois corações querem

viver em liberdade, a melhor coisa é a separação! Co-

ragem. Chega de viver se cobrando. A partir de hoje,

estou literalmente separado”. A loura sai do casa-

mento sem nada (eles tinham um contrato nupcial

de separação total de bens).

Por enquanto, ela está dormindo na casa em que

eles viviam, na Barra. Latino está em São Paulo

trabalhando na produção de seu próximo DVD.

Mas, em breve, ela se mudará para um aparta-

mento recém-comprado no mesmo bairro.

fama

caio castro diz que jamais tiraria a roupa

sandrinha é uma boneca

Sandrinha Barbie é gaúcha e está no novo ensaio especial do Concurso Sereias. Com seus 21 aninhos é viciada em academia e adora dançar. “Amei meu ensaio, estou louca pra fazer outro”, co-menta a modelo. Para ver mais fotos da Sereia acesse www.con-cursosereias.com.br.

Um dos campeões de cartas da Globo, Caio Castro posou para a revista “Supernovelas”. Ele falou do preconceito que sofreu e disse que jamais tiraria a roupa para uma revista masculina. “Não po-saria nu jamais”.

michael douglas aparece recuperadoRecuperado de um câncer na garganta, Michael Dou-

glas levou sua filha Carys Zeta Douglas no colégio, em Nova Iorque, na quarta-feira, 19. O ator estava de mãos dadas com Carys, que é fruto de seu casamento com a atriz Catherine Zeta-Jones.

empresa de ivete sangalo acumula prejuízos

A Caco de Telha, empresa que pertence a Ivete Sangalo, passa por uma grave crise financeira. Depois de acumular prejuízos na produção dos shows da cantora Beyoncé e do grupo Black Eyed Peas, a empresa da baiana passou a cortar despe-

sas e demitir funcionários. A última atitude de Ivete, no entanto, surpreendeu a todos. Ela afastou o irmão Jesus Sangalo dos negócios. Ele era o empre-

sário de Ivete e comandava todos seus empreendimentos. Faltando dois meses para o carnaval, Ivete determinou que sua empresa passe por

uma auditoria. Há a suspeita de alguns investimentos malfeitos.

shaolin permaneceem coma após grave acidente na paraíba

O humorista Francisco Josenilton Velo-

so, 39 anos, mais conhecido como Shaolin,

sofreu um acidente às 23h38 pelo horário

local (0h38 em Brasília) de terça-feira em

Campina Grande, na Paraíba, e seu estado

é bastante grave. Segundo informações do

Hospital Regional da cidade, o artista deu

entrada na unidade a 0h15 com traumatis-

mo craniano e o braço esquerdo pratica-

mente amputado.

De acordo com a Polícia Ro-

doviária Federal, o aciden-

te envolveu um caminhão

que estava vazio e o carro

conduzido por Shaolin,

que seguiam pela mes-

ma via (BR-230), porém

em sentidos opostos.

Na altura do km 163,

os veículos teriam

se chocado lateral-

mente. O motorista

do caminhão teria

fugido, segundo

a polícia. Shaolin

estaria sozinho no

automóvel, que fi-

cou bastante dani-

ficado.

bastidores: joana machado posa nua, como imperatriz, para revista

Quem já foi Imperatriz, nunca perde a majestade, não é mesmo? Joana Machado, que ganhou o título quando namorava com o jo-gador de futebol Adriano, posou a caráter para a edição de março da revista “Sexy”. O ensaio com a personal trainer, que

aconteceu em uma mansão de estilo colonial, foi um dos

mais caros da publica-ção.

Page 17: Tribuna 71

ExpErIênCIA E jovIALIDADEEm EvIDênCIA nos EstáDIos

palmeiras

O Palmeiras já tem novo pre-sidente. O candidato da oposição Arnaldo Tirone, empresário de 60 anos, venceu a eleição realizada na Academia de Futebol, e vai coman-dar o clube pelos próximos dois anos, como sucessor de Belluzzo.

arnaldo tironeé eleito o novopresidente

O time de futebol de origem indígena Gavião Kyikatejê, de Marabá, está investindo nas cate-gorias de base para preparar seus futuros profissionais. Segundo a diretoria, as bases são um dos caminhos para o sucesso.

time do gavião kyikatejê investe nas suas bases

preparação

zé augusto leiloa camisa que vestiu em torneio para

ajudar vítimas do riopág. 2

EsportE EsportE belém, 22 a 28 janeiro de 2011 1

somália terá que fazer boa ação em troca da pena por

falsa denúncia de crimepág. 4

Convidado pelo Papão pa-

ra a atual temporada, Felipe

Mamão, jogador formado no

Clube do Remo e que teve bo-

as atuações com a camisa do

Águia de Marabá, preferiu se

transferir para o futebol pa-

ranaense, onde acabou não

emplacando devido a contu-

sões. Diante da situação, Ma-

mão procurou de novo o Pay-

sandu, mas recebeu um não

da diretoria, pois o baiano

Mendes, de 34 anos, já tinha

aceitado a proposta bicolor.

Ele acertou com a Tuna.

felipe mamão queria novachance nopaysandu

leia rápido

jader paes

O Clube do Remo está há dois anos sem conquistar o título do Campeonato Paraense e, por con-ta disso, recebe a pressão da tor-cida para sair da fila. Para agra-var mais a situação, o time tem que conquistar uma boa coloca-ção no Estadual a fim de garantir a vaga no Brasileirão da Série D este ano. Esta missão vai ficar por conta de jovens jogadores, muitos oriundos das categorias de base do clube, que tentarão recuperar o prestígio azulino no

Parazão

2011. A média de idade do Leão é de 22,6 anos, sendo que o mais jovem do elenco é o zagueiro João-zinho de apenas 17 anos, já o vete-rano é o volante Luis André, com 30 anos.

Apesar da res-ponsabilidade nas costas da garota-da azulina, res-tam dúvidas nos torcedores em relação ao jovem elenco remista: se a inexperiência não poderá afetar o desempenho do time durante o Parazão. Já pa-ra a comissão técnica do Remo, isso não é problema, ao ressaltar que confia plenamente no elenco que tem às mãos. “Gosto de tra-balhar com jogadores novos, pois querem mostrar futebol e fazem isso com vontade. E no Remo te-mos uma garotada boa de bola que vai dar conta do recado”, dis-se o técnico Paulo Comelli.

Do outro lado da avenida está o time bicolor que, ao contrário do Leão, mantém um time de jo-gadores mais experientes com

média de idade de 32,6 anos. Os mais velhos são o atacante

Zé Augusto e o meio campista Sandro, com 37 anos. Fu-gindo da média de idade do Papão está o lateral esquerdo Djalma, 18 anos, que recentemente dispu-tou a Copa São Paulo de Futebol Juniores. Segundo o técnico do Paysandu, Sérgio

Cosme, idade não é um proble-ma, pois, o que conta mesmo é o preparo físico do jogador. “Idade é um detalhe, pois se o jogador apresentar uma boa condição física seu rendimento em campo será o equivalente de um jogador com menos idade. O que imposta mesmo é que sejam profissionais e qualificados”, defende o treina-dor Sérgio Cosme.

Definitivamente, a qualida-de técnica de um jogador inde-pende da sua idade. No futebol brasileiro, por exemplo, muitos jogadores jovens tem se desta-cado como o atacante Neymar e o paraense Paulo Henrique

Ganso, ambos do Santos, entre outros. Do lado da experiência, jogadores rodados ainda estão na ativa mostrando todo o vigor físico como o pentacampeão Roberto Carlos, no Corinthians, que, aos 38 anos, tem mostra-do alto nível dentro de campo, entre outros tantos atletas. E não precisamos ir muito longe se lembrarmos de jogadores da casa como o atuante Zé Augusto que continua fazendo a alegria dos torcedores do Paysandu.

Jovens têm a missão de

retomar o título para o Remo. No experiente time

bicolor a meta é o tri.

ComAnDAntE Do pAysAnDu, sérgIo CosmE ApostA nA ExpErIênCIA DE vEtErAnos AtLEtAs

pAuLo ComELLI, téCnICo Do rEmo, ContA Com tImE quE tEm méDIA DE IDADE DE 22,� Anos

alessandra serrão

luCi

ana

gonç

alVe

s

Page 18: Tribuna 71

E s p o r t E 2 belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

O Clube do Remo é assom-brado com os fantasmas do leilão e dos bloqueios de renda. O acordo feito no final do ano passado perante à Justiça do Trabalho ainda tem uma cláu-

sula a ser cumprida: o paga-mento de salários atrasados. A juíza da 13ª Vara do Trabalho, Ida Selene, deu prazo para o clube não quitar estes débitos, senão o leilão e os bloqueios

voltarão a vigorar. Para este mês de janeiro, está sendo es-perado ainda o pagamento de R$ 100 mil, que deve ser de-positado na Justiça de forma mensal.

bloqueios e leilão voltam a assombrar os azulinos

justiça

mArCAs DEntro E ForA Do grAmADo

Adorado pela torcida do Pay-sandu, o atacante José Augusto da Conceição, ou apenas Zé Au-gusto, como gosta de ser cha-mado, tem 37 anos e é conside-rado um dos grandes ídolos do futebol paraense. São 15 anos junto ao time do Paysandu que, aliados à determinação e ta-lento, ajudaram o jogador a ser reconhecido e admirado pelos torcedores bicolores. Contudo, Zé Augusto mostra para todos que não é apenas artilheiro no campo, mas fora dele também.

O jogador, em solidariedade com as vítimas das fortes chu-vas no Rio de Janeiro, recente-mente leiloou em seu Twitter a camisa em que disputou a final do Torneio de Paramaribo. A iniciativa veio depois de acom-panhar as tristes histórias das pessoas que perderam tudo nas enchentes e agora contam apenas com a ajuda e gestos de bondade como a do atacante.

tribuna: Como você

definiria a sua histó-ria no time do Pay-sandu?

“São 15 anos de muita dedicação e com-prometimento com o clube. Tive muitas alegrias junto ao Paysandu, ou seja, o time é qua-se que uma família pra mim. Venho treinar todos os dias com meus companheiros então não dá pra dizer que tudo isso não faz parte da minha vida, porque faz. Tenho um carinho e admi-ração muito grande pelo clube e me sinto muito orgulhoso de poder fazer parte do time”.

tribuna: Essa temporada no Paysandu é a última?

“Eu não gosto de pensar em última coisa a se fazer. Sou novo ainda e gosto de deixar as coisas acontecerem. Tenho vi-vido coisas muito boas no clube

e, enquanto eu estiver em con-dições, vou jogar e tentar dar muitas alegrias para o time e para os torcedores”.

tribuna: Você fez uma campanha para ajudar as vítimas das enchentes do Rio de Janeiro. Como sur-giu a iniciativa?

“A idéia surgiu depois que eu acompanhei as notícias sobre as vítimas das chuvas no Rio e me sensibilizei com elas. Não tem como você não se emocionar; são pessoas que de uma hora para outra perderam tudo, inclusive gente da própria família, é muito triste isso. É sempre bom ajudar quem esta precisando”.

tribuna: Quais foram os melhores momentos que você viveu no Paysandu?

“Foram tantas coisas ines-quecíveis que tenho até receio de citar uma e os outros ficarem com ciúme. Mas, tem a Copa dos

Campeões, a subida do Paysandu pa-

ra a Série A, em 2002, e os meus vários gols impor-tantes feitos pelo time”.

tribuna: Como está a pre-paração para o Parazão 2011 e para a estreia do Papão?

“Nós estamos treinando bastante para começarmos bem e confiantes. A equipe é de qualidade, está muito bem preparada e entra na luta pela conquista do tricampeonato”.

tribuna: Quais são os seus planos futuros?

“Continuar jogando é o meu objetivo principal. Preten-do também dar continuidade à minha carreira política; ano que vem vou concorrer a vere-ador e assim poder desenvolver trabalhos sociais com crianças carentes, mas, sempre voltado para o esporte”.

Confiança é o que não falta ao atacante de origem indígena Aru, contratado pela Tuna Luso Brasileira para a temporada 2011 do estadual. O atleta começou a carreira profissional, em 2009, aos 22 anos, e atuou pelo Time

Negra Kyikatêjê por duas opor-tunidades, além de uma passa-gem rápida pelo Olaria, no fim do ano passado, onde nem chegou a atuar. Na Tuna, o jogador sabe que esta pode ser a chance da sua vida para decolar sua carreira.

atacante indígena chega confiante

na tuna

FALAprEsIDEntE

Eu não espero nada, afinal sou torcedor do Paysandu. Mas como paraense gostaria que os dois times melhorassem, pois a situação está lamentável. Fi-co até desmotivado na hora de torcer.

PErIclES MEdEIroS, 46 FuNcIoNárIo PúblIco

O time do remo é novo, vem de base, tem bastante habilidade, mas não tem tanta experiência quanto os antigos. Por um lado, essa juventude é boa, pode até ter uma resposta melhor em campo.

JoMAr dE dEuS JúNIor, 17 ESTudANTE

fala torcedor

o que você espera do jovem elenco remista?

luCiana gonçalVes

luCiana gonçalVes

O título do Intermunicipal de Seleções do Interior Paraense de 2010 ficou com a equipe do mu-nicípio de Breves, que venceu a seleção de São Francisco por 2 a 1. A partida aconteceu no estádio Francisco Vasques, o Sousa, de propriedade da Tuna. A arbitra-gem do jogo foi de Joelson dos

Santos.As duas equipes mostraram

um bom futebol desde o começo do embate. Contudo, Breves, ti-me do técnico ‘Pelado’, abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, gols de Jedilson. Na segunda metade da partida, Marquinhos descontou cobrando pênalti.

brEvEs é CAmpEão Do IntErmunICIpAL

zé Augusto tomou A InICIAtIvA DE AjuDAr As vítImAs DA trgéDIA Do rIo DE jAnEIro

jader paes

Page 19: Tribuna 71

E s p o r t E 3belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

O Circuito Internacional de Xangai, sede do Grande Prêmio da China, passará por uma inspe-ção da FIA (Federação Interna-cional de Automobilismo) antes de receber o sinal verde para a corrida deste ano. A informa-

ção é do site da revista inglesa “Autosport”. A entidade espera as melhorias exigidas na pista para uma possível confirmação da prova chinesa. Por enquanto, Xangai aparece no calendário de 2011 como evento provisório.

fia vai inspecionar circuito de xangai

pendente

O central Lucão já ensaia seu retorno às quadras. Submetido a uma cirurgia na mão esquerda em dezembro, o campeão mun-dial, que se machucou durante um treino do Vôlei Futuro, já re-

tirou a tala e vem treinando mo-vimentos de ataque e bloqueio.

A expectativa é que ele já es-teja liberado para o jogo contra o Florianópolis, seu ex-time, na próxima semana. “A única res-

trição é o choque da bola na mão operada. Médicos vão avaliar se os ossos fraturados já estão con-solidados. Se tudo seguir con-forme o planejado, devo voltar no dia 3 de fevereiro”.

lucão já ensaia a volta àsquadras depois da cirurgia

vôlei

CorrIDA EnCErrA os FEstEjosNo último domingo de janeiro

(30) será realizada a Corrida de Belém 2011, que marca o encerra-mento dos festejos do aniversário da capital paraense. O percurso terá 10 quilômetros, com saída e chegada em frente ao shopping Boulevard, no bairro do Reduto. A largada feminina acontece às 7 horas e a masculina, dez minutos depois. Cadeirantes e deficientes largam junto com o pelotão femi-nino. Os primeiros colocados nas categorias masculino e feminino serão premiados.

A corrida tem por finalidade, também, descobrir e revelar novos

talentos do atletismo paraense. “Além de comemorar o aniversá-rio de Belém, temos o objetivo de incentivar e revelar talentos no atletismo. Tem atletas que já estão se preparando para fazer uma boa corrida e que acabam se destacan-do, então, é bom que eles possam ser valorizados e reconhecidos, por isso estamos nos empenhando bastante para que tudo corra mui-to bem”, falou a vice- presidente da Federação Paraense de Atletismo (Fpat), Sandra Malcher.

Pela segunda vez a atleta Suza-nira Brito, de 38 anos, vai participar da corrida e garante que para essa

prova ela está mais preparada e irá brigar pelo pódio. “Faltam 13 dias e já estou em contagem regressiva

para a chegada da corrida. Ano passado eu fiquei em quarto lugar na classificação geral, mas dessa

vez vou brigar pelo pódio porque este ano estou muito mais con-fiante e estou treinando pesado para garantir a minha vitória”, diz Suzanira.

Segundo Sandra Malcher, a Fpat espera um número significa-tivo de participantes para o even-to que é considerado a segunda maior corrida de rua do atletis-mo paraense. As inscrições para a corrida são de graça para todas as categorias e podem ser feitas na sede da federação, no hall de entrada do shopping Boulevard e na Sejel (Aldeia Amazônica David Miguel), no horário comercial.

CorrIDA DE bELém vAI rEunIr AtLEtAs Em 10 km DE ruAs

luCiana gonçalVes

Page 20: Tribuna 71

E s p o r t E � belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

somáLIA tErá quEFAzEr DoAçõEs

O técnico Roberval Davino, demitido antes mesmo do pri-meiro jogo oficial pelo Mogi Mi-rim, falou que manteve dentro de campo uma boa relação com Rivaldo, jogador e presidente do

clube, mas que o atleta está per-dido na função de dirigente. O treinador começou a trabalhar no Mogi em novembro de 2010. No dia 2 de janeiro, a sua demissão foi divulgada.

Rivaldo, no entanto, contesta as afirmações do ex-comandante ao dizer: “Como jogador, não posso deixar de reconhecer que ele é um bom profissional, mas como presi-dente do clube, faltou diálogo”.

ex-técnico do mogi critica rivaldo como dirigente

“perdido”

Satisfeito com sua reestreia pelo Santos, cinco anos após sua saída para a Europa, o meia Elano pede calma aos torcedores. Atleta afirma que é muito cedo para que a equipe seja apontada como favorita ao título. Ele reconhece que o Pei-

xe ficará bem forte com as voltas de Arouca, Ganso e Neymar. No entanto, diz que é melhor pensar jogo a jogo, sem se preocupar com favoritismo. “Favoritismo não passa pela gente. Temos de fazer o nosso trabalho com calma.”

elano: é cedo para apontar favoritismo

santos

alessandra serrão

O São Paulo divulgou uma

versão atualizada dos dados

de Rogério Ceni como atleta do

clube, reiterando que o camisa

1 tricolor tem 96 gols marcados

na carreira. A Fifa sustenta que

foram 94 gols. A recontagem

também colocou o atleta próxi-

mo do jogo número 1000 com a

camisa do time paulista. Segun-

do o site oficial do São Paulo, a Fi-

fa desconsiderou dois jogos amis-

tosos diputados no Morumbi. O

time tricolor enfrentou combina-

do Santos e Flamengo, em 1998,

além de ter disputado duelo com

o Uralan, da Rússia.

Rogério Ceni, segundo o

São Paulo, soma 949 parti-

das. Até então não estavam

computados cinco partidas

em que ele defendeu o clube.

ceni está próximo do gol 100 e do jogo 1000

leia rápido

técnico com maior número de títulos no campeonato carioca, ao lado de flávio costa, o treinador do botafogo, joel santana, afirmou ser uma lenda no futebol. ele também cobrou uma homenagem na calçada da fama do maracanã. “eu sou uma lenda, e vocês (imprensa) têm que aproveitar isso”, brincou o treinador.

jogADor ACEItou AjuDAr vítImAs Do rIo Em troCA DA pEnA por tEr

mEntIDo à poLíCIA

O jogador Paulo Rogé-rio Reis, o Somália, do Botafo-go, aceitou o acordo proposto pelo 9º Juizado Especial Cri-minal e terá de pagar R$ 22 mil aos desabrigados da Região Serrana do Rio de Janeiro. A pena do jogador foi estipulada em audiência na Justiça, em decorrência da falsa comuni-cação de crime feita pelo atleta no início do mês.

No dia 5 de janeiro, o jo-gador foi à delegacia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, e prestou depoimento afirmando que havia sido se-questrado às 7h15 e liberado às 9h40 por um homem arma-do e, por isso, teria faltado à reapresentação m a r c a d a

pelo Botafogo. Posteriormen-te, os agentes solicitaram ima-gens do prédio do jogador e constataram que ele aparece no elevador no momento em que disse estar sob o poder do sequestrador.

A pena foi estipulada pelo juiz Joaquim Domingos de Almeida Neto de acordo com a capacidade financeira do joga-dor. Dos R$ 22 mil, R$ 12 mil

serão revertidos em material escolar e alimentos não pere-cíveis que terão que ser entre-gues na Região Serrana até o dia 27 de janeiro. Destes R$ 12 mil, R$ 6 mil serão para ma-terial escolar e a outra metade para alimentos não perecíveis.

Os outros R$ 10 mil tam-bém serão revertidos em doa-ções que deverão ser entregues metade no fim de fevereiro e metade no fim de março. “A ideia é que a pena ensine algo ao jogador, é até uma questão pedagógica”, disse o juiz.

A ideia de reverter a pena de Somália foi do promotor de Justiça Marcio Almeida. “Des-de segunda-feira (17), todas as penas foram revertidas em donativos para a Serra. É uma

maneira de ajudar”, afirmou o promotor.

Page 21: Tribuna 71

E s p o r t E 5belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

A valentia do Imperador na vitória sobre o Lazio, na última quarta-feira, por 2 a 1, pela Copa da Itália, custou caro: foi confirmada a fratura do úmero direito, osso pró-ximo ao ombro, e o brasileiro será

desfalque no Roma por ao menos um mês. Adriano se chocou com o argentino Ledesma, do Lazio, foi atendido pelos médicos, voltou ao gramado, saiu para recolocar a pro-teção e acabou substituído no inter-

valo. A lesão marca uma temporada difícil para Adriano, que ainda não se firmou na equipe da capital após seis meses. Na véspera do clássico, inclusi-ve, ele havia prometido que iria mar-car. Ainda não foi dessa vez.

fratura no ombro afasta imperador por um mês

revés

Revelação do Botafogo, o la-teral esquerdo Guilherme ficará no clube por mais cinco tempo-radas. O jogador, recém-pro-movido ao elenco profissional, comemorou a extensão de seu vínculo com o Alvinegro. “Fiquei

muito feliz com a renovação. Es-te ano está sendo especial, o me-lhor momento de minha vida. Quero retribuir a tudo que o clu-be fez por mim e sei que a melhor maneira de fazer isso é jogando bola”, disse o jogador.

lateral guilherme renova com o fogão

contrato

o técnico do grêmio, renato gaúcho, será o modelo fotográfico do clube. na campanha de marketing tricolor para a captação de novos sócios, ele usou a camisa 7 usada no mundial interclubes de 83.

FELIpão, Ao ContrárIo DE outros téCnICos, ACHA posItIvo A CLAssIFICAção DE 8 tImEs

FELIpão prEvê um pAuLIstão DIFíCIL

O novo regulamento do Pau-listão, com oito classificados para a fase final e apenas um jogo nas fases quartas de final e semifinal, foi criti-cado por São Paulo e Corinthians. Nos dois clubes, os pro-fissionais acham injusto decidir va-ga em uma partida única. O Palmeiras também acha isso, mas o técnico Luiz Felipe Scolari acre-dita ser muito posi-tivo o fato de a zona de classificação ter oito times.

Especialmente para o Ver-dão, que segundo o próprio trei-nador terá dificuldades para en-grenar na competição. Portanto, o número maior de vagas é bem vindo. “Vocês imaginam a difi-

culdades que teríamos se apenas quatro times se classificassem. A fórmula do campeonato tem coisas ruins, mas também tem

coisas boas, como a chance de clas-sificar oito times. Dá uma margem maior a todo mundo, princi-palmente para o meu clube, que vai passar por dificul-dades ao longo do campeonato”, de-clarou o técnico palmeirense.

Felipão, aliás, acredita que o Santos de Adilson Batista é o principal favorito ao título pau-lista. Atual campeão, o Peixe estreou com goleada sobre o Linense, no sábado (15), e ain-da não teve os reforços de Pau-

lo Henrique Ganso, Neymar e Elano. “Quem tem mais chance é quem fez boas contratações e quem tinha um elenco total-mente organizado já. Por isso o Santos é um dos melhores. Mas é claro que não podemos esque-cer de Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Podemos também ter uma ou duas surpresas do interior”, completou o treinador alviverde.

Por falar em favoritismo, é isso mesmo que a torcida do Palmeiras exige do time, já que não comemoram um título des-de... E, para piorar ainda mais a bronca dos torcedores, o Verdão não estreou nada bem com um empate sem gols com o Bota-fogo, no último sábado (15). Ao final da partida coros da torcida pediam a contratação de melho-res jogadores.

“Quem tem mais chances é quem fez boas contratações e quem tinha

um elenco organizado”

Os 13 gols e a vice-artilharia

do Campeonato Francês coloca-

ram Nenê em alta não somente no

país. O destaque do vice-líder Paris

Saint-Germain também tem cha-

mado a atenção de Mano Mene-

zes, técnico da Seleção Brasileira.

Em entrevista ao jornal “L’Equipe”,

o treinador admitiu a possibilida-

de de convocar o meia-atacante

para o amistoso justamente con-

tra a França, no próximo dia 9 de

fevereiro, no Stade de France.

“Sempre o acompanhamos de

perto. Essa observação faz parte

do meu trabalho. Nenê vem tendo

uma terceira temporada muito

boa na Europa. Ele está evoluindo

e mais confortável para driblar e

marcar gols. Está mais maduro”,

avaliou Mano, antes de ressaltar

que um jogador de 29 anos tem,

sim, espaço no grupo.

“A renovação da Seleção não

vem somente com jogadores jo-

vens. Um atleta de 30 anos pode

ser muito útil ao time. Essa ma-

turidade pode ajudar a balance-

ar”, afirmou Mano.

mano admite convocar nenê para seleção

leia rápido

Quando deixou o cargo mais importante do país, o ex-presiden-te Lula avisou que a partir daque-le momento teria mais tempo de acompanhar o Corinthians de per-to. De acordo com o jornal “O Glo-bo”, ele foi convidado para ser chefe da delegação corintiana na viagem até a cidade colombiana de Ibagué, onde o Timão enfrenta o Tolima pela Taça Libertadores, no dia 2 de fevereiro.

O ex-presidente também re-cebeu um outro convite do Corin-thians: dar o pontapé inicial da partida contra o São Bernardo, no Estádio Primeiro de Maio, no dia 30 de janeiro. Este jogo precede a viagem para a Colômbia.

tImão CHAmA LuLA pArA CHEFIAr A DELEgAção

A novela envolvendo a saída do atacante Wellington Paulista terminou com um final feliz. Pelo menos para a torcida cruzeirense. A diretoria cruzeirense anunciou que a negociação do atleta com o Al-Rayyan, do Qatar, não foi con-cretizada.

Segundo o diretor de comu-nicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, o clube árabe não foi autorizado pelo comitê olímpico daquele país a fazer novas con-tratações para esta temporada. No Qatar, os clubes apresentam seus orçamentos a esse comitê, que autoriza ou não os reforços, de acordo com o que foi previsto. “O paulista segue no nosso time”, declarou o assessor.

wELLIngton pAuLIstA ContInuA no CruzEIro

márCia feitosa/VipCom

m

Page 22: Tribuna 71

E s p o r t E � belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

Uma declaração de Alex Silva, após a vitória do São Paulo sobre o São Bernardo por 3 a 0, na noi-te da última quarta-feira, deixou o técnico Paulo César Carpegiani preocupado. O zagueiro disse que não acredita que vá permanecer no

Tricolor e ressaltou que não foi pro-curado pela diretoria para a tenta-tiva de renovação do empréstimo, que termina em junho, junto ao Hamburgo. Ao saber das palavras de Alex, Carpegiani avisou que vai conversar com o jogador.

alex silva admite sair no meio do ano

são paulo

Descartada a chance de dis-putar o Mundial de 2011 da Fór-mula 1 como piloto titular, Lu-cas di Grassi já pensa no futuro. Enquanto sonha com o retorno em 2012, o brasileiro busca ago-

ra uma vaga de piloto de testes para esta temporada. As infor-mações são do site da revista inglesa “Autosport”.

“O plano é ficar na Fórmula 1 este ano e estou conversando

com algumas equipes para ten-tar encontrar a melhor solução. Mas não é apenas 2011 meu fo-co, eu preciso de uma oportuni-dade para voltar em 2012”, disse o piloto.

di grassi busca vaga de piloto de teste neste ano

fórmula 1

tArDELLI quEr brILHAr Em 2011

O atacante Diego Tardelli tem ótima média de gols com a camisa do Atlético-MG. Em 107 jogos disputados, em 2009 e 2010, o jogador fez 67 gols, o que representa 0,62 por partida. Neste início de temporada, Tardelli trabalha forte na Cidade do Galo para repetir o sucesso dos últimos anos e também se destacar em 2011. Os trabalhos físicos estão sendo intensos, o que agrada muito o artilheiro atleticano.

“É melhor pra todo mun-do, acho que todo mundo sai feliz. Quando o trabalho é com b ola e a gente chega no vestiá-rio pra colocar a chuteira, o trei-namento fica di-ferente. Acho que o jogador precisa disso. Pra gente f ica melhor e o cl ima f ica bas-tante diferente”, disse o atacante.

Diego Tardelli sonha em voltar a ser convocado para a Seleção Brasileira. Este ano tem Copa América e o atacante espera ser lembra-do mais uma vez por Mano Menezes. “Eu fui convoca-do ano passado, mas infe-lizmente, devido à nossa situação, meu rendimento caiu um pouco. Devido às minhas metas, acho que eu tenho um objet ivo principal, que é voltar à

Seleção Brasileira e perma-necer. Quero disputar esta Copa América e até mesmo a Copa do Mundo, que será aqui no Brasil. Então, acho que está na hora de fazer um ótimo campeonato, como foi em 2009, pra ter mais uma chance na Seleção”, revela Tardelli.

A briga por vagas no ata-que titular do Atlético-MG está acirrada em 2011. No-ve atletas disputam duas ou três. Diego Tar-delli prefere o d iscurso

humilde, promete trabalho e diz que ainda não tem po-sição garantida. “O Dorival tem uma base do time, que terminou o Brasileiro ano passado. Pra garantir a vaga, tem que ralar, se dedicar ali dentro do campo todo dia, no preparo físico. Pode ter certeza de que eu não vou me acomodar dentro de campo, vou brigar sempre pela mi-nha posição. É o trabalho, é dentro de campo que você

vira titular ou não, nos treinamentos, na pos-

tura de cada jogador. É o que eu venho fa-zendo aqui desde quando cheguei”, concluiu o jogador.

cuca promete enxugar o elenco do cruzeiro antes da estreia da equipe no campeonato mineiro, dia 30 de janeiro, diante da caldense. para se chegar ao número ideal de jogadores com os quais o comandante celeste deseja trabalhar, o clube deverá emprestar alguns atletas nas próximas semanas.cuca tem à sua disposição 36 jogadores, sendo 32 de linha. a ideia do treinador cruzeirense é ter um grupo enxuto e contar com apenas 26 jogadores.

O goleiro Neto, ex-Atlético-

PR, foi apresentado na equipe

da Fiorentina. O brasileiro, que

esteve presente em algumas

listas de convocações de Mano

Menezes ao longo da tempora-

da, foi contratado em definitivo

pela Viola e vai jogar com a ca-

misa 89 no novo clube.

Comparado a Julio César,

do Inter de Milão, Neto disse que

possui características diferentes

do compatriota e falou que Ta-

ffarel é seu exemplo na profis-

são. “Fico orgulhoso de ser com-

parado a Julio Cesar, porém eu

sou o Neto e temos qualidades

diferentes. Sou rápido e busco

me posicionar melhor entre as

traves. Meu ídolo na posição é

o Taffarel”, revelou Neto.

A Fiorentina pagou 3,5

milhões de euros (R$ 7,8 mi-

lhões) ao Atlético-PR para

contratar o goleiro de 21

anos, que assinou contrato

válido por cinco tempora-

das. O Furacão, no entanto,

ainda terá direito a 25% dos

direitos econômicos do atleta.

fiorentina contrata goleiro brasileiro

leia rápido

washington alVes/VipCom

m

AtACAntE tArDELLI FEz �7 goLs Em 107 jogos DIsputADos EntrE os Anos DE 2009 E 2010

Diego Tardelli sonha em ser convocado

para a Seleção Brasileira na

Copa américa deste ano

Page 23: Tribuna 71

E s p o r t E 7belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

Maior ídolo argentino de to-dos os tempos, Diego Maradona declarou que o meia-atacante Lionel Messi, ganhador da Bo-la de Ouro, mereceu o prêmio e era “o melhor” entre os jogado-res que foram finalistas.

Para Maradona, os espa-nhóis Xavi e Andrés Iniesta, os outros dois finalistas e também atletas do Barcelona, também são ótimos, mas o compatriota era quem tinha de conquistar o prêmio.

maradona diz que messi é o melhor

opinião

O técnico da Es-panha, Vicente del Bosque, que coman-dou a ‘Fúria’ na con-quista do título da

Copa do Mun-

do no ano passado, afirmou que preferiria ter vencido a competição nos tempos em que era meio-cam-pista da seleção. “Gostaria mais de ter conquistado a Copa como joga-dor”, revelou Del Bosque durante a

entrega do prêmio Marca Leyenda, promovido pelo jornal espanhol “Marca”. O técnico, que defendeu a ‘Fúria’ entre 1975 e 1980, não che-gou a disputar um Mundial como atleta, apenas uma Eurocopa.

del bosque

“FAbuLoso” rEDuz sALárIo pArA DEIxAr o sEvILLA

Apesar de ter renovado con-trato com o Sevilla da Espanha até 2013, o atacante Luis Fabiano, camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul, deu sinais de que pode estar fi-nalmente se desligando do clube espanhol. De acordo com o jornal italiano, “Gazzetta dello Sport”, o “Fabuloso teria dito sim ao time do Juventus (ITA) e estaria dis-posto até a diminuir seu salário para mudar de ares. A publicação disse que Luis Fabiano receberia receberia € 700 mil (R$ 1,5 mi-lhões) a menos na euipe italiana do que atualmente ganha no clube espanhol.

“Seu agente, Manuel Fuentes ofereceu a possibilidade de fazer um sacrifício econômico. Ele ga-nha agora € 3,2 milhões (R$ 7,2 milhões) líquidos por temporada e aceitaria diminuir a quantia para €

2,5 milhões (R$ 5,6 milhões)”, noti-ciou o jornal Gazzetta dello Sport”.

Antes dessa veiculação, por meio de seu perfil na rede de mi-croblogs Twitter, o atacante brasi-leiro e ex-jogador de Ponte Preta e São Paulo deu indícios de que po-de estar deixando o Sevilla. “Falta pouco. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”, postou Luis Fabiano. O Fa-buloso também recebeu proposta do Corinthians, quando o time paulista ofereceu ao Sevilla € 7 milhões, ou R$ 15,7 milhões para repatriar o atacante, mas os diri-gentes espanhóis consideraram a oferta muito baixa e estariam pedindo € 12 nilhões, ou R$ 26,9 milhões para a liberação do atleta.

Além de Juventus e Corin-thians, o nome de Luis Fabiano passou a ser especulado nos últi-mos dias em dois clubes europeus: o Real Madrid, que busca um ata-

cante após a contusão de Higuaín, e o Tottenham, da Inglaterra. No entanto, o acordo com o Sevilla ainda parece distante. O presiden-te do clube andaluz, José María Del Nido, não abre mão dos € 10 milhões (R$ 22,5 milhões) en-quanto o responsável esporti-vo pelo Juventus, Giuseppe Marotta, oferece € 2 mi-lhões (R$ 4,5 milhões) pelo empréstimo do brasileiro. “É uma operação difícil, mas não é impossível”, res-salta a reportagem, que acredita que o preço do atacante poderia abaixar até os € 8 milhões (R$ 18 milhões) e que a atitude de

Luís Fabiano “dá força” ao Juventus.

O polivalente Michel Bastos, do time francês Lyon , está na mi-ra do Milan. De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, o clube italiano demonstrou interes-se no jogador e, inclusive, enviou olheiros à França para observar o brasileiro de 27 anos, em algumas partidas do jogador válido pelo Campeonato Francês.

Para acertar com o jogador do Lyon, o Milan terá a concorrência de outro clube italiano, a Juven-tus de Turim, do Villarreal da Espanha e Manchester United da Inglaterra, que também demons-traram interesse no meia. Além disso, Michel disse estar contente no futebol francês, sem demons-trar grande interesse em deixar o Lyon no momento. Dessa forma, Domenico Criscito, do Genoa, e Reto Ziegler, do Sampdoria, po-dem ser opções para a equipe ros-sonera.

mILAn tEm IntErEssE Em mICHEL bAstos

InsAtIsFEIto, LuIs FAbIAno não vê A HorA DE sAIr Do CLubE EspAnHoL

treinador gostaria de ter vencido copa como jogador

Page 24: Tribuna 71

E s p o r t E 8 belém, 22 a 28 de janeiro de 2011

CrIstIAno ronALDo quEr rECorDE DE goLs nA EspAnHA

Vivendo momento exuberan-te no Real Madrid, o português

Cristiano Ronaldo não fez por menos e traçou uma meta a

ser alcançada até o final do Campeonato Espanhol:

tornar-se o jogador que mais gols anotou em uma única edição do

torneio. Em entrevista ao jornal espanhol “Marca”, o atacante dei-xou claro que está longe de se conten-tar com os 23 que assinalou somente no primeiro turno, encerrado no fim de semana passado.

“Meu desafio é vencer os 38 gols de Hugo e Zarra”, disse o astro português em referência ao mexicano Hugo Sánchez (pelo Real) e ao espanhol Telmo Zarra (pelo Athletic Bilbao), artilheiros da Liga em 1990 e 1951, respecti-

vamente.O objetivo de Cristiano Ronal-

do não parece tão distante. Tendo-se como base somente a primeira meta-de da temporada 2010/2011, a média de gols do atacante português é supe-rior a dos atuais re-cordistas, o que au-menta ainda mais a já elevada confiança

do craque luso.Cristiano Ronaldo, no entanto,

revelou na entrevista à revista es-panhola que trocaria tal honraria

por outra de caráter mais coletivo e extensivo à equipe merengue. “É claro que, entre ser artilheiro e campeão da Liga dos Campeões, prefiro ser campeão”, ressaltou o atacante que, em 64 jogos pelo Real, tem a espetacular média de um gol por partida.

Classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões, o Real Madrid terá o francês Lyon como próximo adversário na Liga dos Campeões deste ano. Já no Campeonato Espanhol, o time comandado pelo técnico José Mourinho é o vice-líder com 48 pontos, quatro a menos que o eterno rival Barcelona.

Em �� jogos pELo rEAL mADrID, o mAtADor CrIstIAno ronALDo mArCou �� goLs E promEtE muItos outros

O goleiro Robert Enke, ex-Hannover e que se suicidou

em novembro de 2009 aos 32 anos, virou nome de rua em frente ao estádio do atu-

al vice-líder do Campeonato Alemão.

A homenagem partiu da pre-feitura de Hannover.

goleiro vira nome de rua na alemanha

homenagem

O técnico Leonardo, do Inter de Milão, afirmou que sua relação com o português José Mourinho já existia e foi “reforçada” com sua chegada ao clube italiano.

“Mourinho é muito aberto co-

migo e nos unimos com o Inter, mas agora ele está no Real Madrid e eu no Inter”, declarou Leonardo.

Ele deu a entender que muito do que foi escrito e falado sobre sua relação com o técnico português o

incomodaram, principalmente sobre o boato que de Mourinho, que agora está no comando do Real Madrid, teria dado conselhos sobre a organização do time e in-clusive sobre sua formação.

leonardo nega ter pedido conselhos a josé mourinho

boato

O gajo pretende bater a marca de hugo Sanchez e Telmo Zarra, os

maiores artilheiros da história do

espanhol

os jogadores da seleção da frança posaram com a nova camisa da equipe nacional. o time francês trocou de fornecedor de material esportivo e o novo uniforme será utilizado no amistoso contra a seleção brasileira, no dia 9 de fevereiro, no stade de france.

Após cinco anos atuando no futebol inglês, o atacante togolês Emmanuel Adebayor tem propos-ta para retornar ao Monaco, clube em que atuou até 2006, informou o jornal inglês “The Mirror”. De acor-do com as informações publicadas pelo diário, a equipe francesa ofere-ceu £ 9 milhões (R$ 24 milhões) ao Manchester City pelo jogador de 26 anos, que tem contrato com a sua atual equipe até 2014, e está próxi-ma de concretizar a negociação.

Apesar de ter pagado £ 25 mi-lhões (cerca de R$ 66 milhões) por

Adebayor no meio de 2009, o City não parece muito disposto a segu-rar o atacante.

ADEbAyor IntErEssA à EquIpE Do monACo

O Catania da Itália confirmou a contratação de Diego Simeone co-mo novo técnico da equipe. O trei-nador substitui Marco Giampaolo, demitido após fazer péssima cam-panha no Campeonato Italiano.

Diego Simeone será o 13º argen-tino de todo o elenco até junho de

2012, data do término de seu novo contrato.

Como técnico, no entanto, será o primeiro trabalho de Simeone fora da América do Sul. Desde 2006, quando abandonou os gramados, ele já treinou Racing, Estudiantes, River Plate e San Lorenzo.

sImEonE é o novo téCnICo Do CAtAnIA

o togoLês poDE sAIr Do CIty