Tribuna Acontece #94

12

description

Edição de 21 de agosto de 2013

Transcript of Tribuna Acontece #94

Page 1: Tribuna Acontece #94
Page 2: Tribuna Acontece #94

Onde o Estado não está, surgem os lí-deres comunitários

para socorrer a popula-ção, inclusive das doen-ças sanitárias, e os tra-ficantes para impor suas leis. Contra este quadro de horror, todos querem a presença de um Esta-do forte e eficaz.

O que aconteceu quando o Estado resol-veu levar médicos para os rincões do Brasil ou agora quando pretende promover a inclusão de portadores de deficiên-cias em toda a rede pú-blica é a mesma situa-ção.

Onde o Estado não está, milhões de brasi-leiros estão sem médi-cos e outras milhares de pessoas precisam se locomover para longe de

suas casas em busca de tratamento e educação especial para seus filhos deficientes. Foi neste ce-nário que surgiram as

APAEs, as Pestalozzis e tantas outras entidades filantrópicas para so-correr os desassistidos.

Com a ameaça de tra-zer médicos estrageiros para o país, surgiram os médicos para socorrer as crianças e adultos em extrema pobreza e sem atendimento de saúde.

Agora que o Estado se compromete a cumprir a Constituição sem excluir nenhum brasileiro do direito à Educação e cui-dados adequados, novas vozes se exaltam. Que não sejam para discu-tir questões financeiras, o fechar das torneiras, afinal, lidamos com um problema muito mais humano. Que as vozes se exaltem para cobrar que o Estado seja ainda mais presente, e cada vez mais competente em suas obrigações.

Onde o Estado não está, nós o queremos

Qualificação, astú-cia, experiência e resultados muitas

vezes estarrecedores. Este é o trabalho dos pe-ritos, que caminha na contramão do que se vê, colhendo verdadeiras evidências físicas, quí-micas e matemáticas, que comprovam o que até então parecia impro-vável diante dos indícios iniciais. Caso PC Farias, caso Nardoni e agora, a família dos policiais mi-litares mortos em São Paulo. Aqui em Rio Gran-de da Serra, outro exem-plo intrigante merece destaque no trabalho de inteligência destes pro-fissionais muitas vezes “invisíveis”, mas que dão início ao princípio básico da Justiça.

A reviravolta não faz parte do vocabulário de um perito. O que serve de guia ao trabalho é a

especialização, obser-vação, experiência, co-leta de provas, indícios e evidências. O suicídio da garota Karina de Cam-

pos, 24, em Rio Grande da Serra se transfor-mou em homicídio com

a prisão do assassino diante destas aptidões. A distância do disparo era de mais de um me-tro, portanto, impossível ter sido efetuado pela própria vítima. Ela não tinha um braço tão logo que permitisse esta en-vergadura.

Com sobrecarrega-da de trabalho e pouca estrutura, inclusive de pessoal, os peritos da re-gião demonstram capa-cidade e dão base ao tra-balho qualificado para a prisão dos verdadeiros suspeitos. A constata-ção da precariedade não exime a culpa do Esta-do. A instalação do IML em Mauá é uma neces-sidade urgente para au-xiliar neste processo de

esclarecer mais crimes

e fazer a Justiça sair do

papel.

A constatação da precariedade não exime a culpa do

Estado. A instalação do IML em Mauá é uma necessidade

urgente para auxiliar neste processo de esclarecer mais crimes e fazer a

Justiça sair do papel

ARTIGO | Mario Cesar Santos

Reviravoltas qualificadas

JOVEM | Nicole Nascimento

“Eu prefiro ser essa m e t a f o r m o s e ambulante do

que ter aquela velha opi-nião formada sobre tudo”. Assim dizia Raul Seixas criticando a so-ciedade e seus velhos pensamentos. Em nossa modernidade, ter uma opinião formada tam-bém não parece tão im-portante aos jovens, como antigamente. Mui-tos jovens pensam e re-pensam o que devem ou não dizer ou fazer, mas acabam influenciados e submetidos aos modis-mos, contrariando suas próprias vontades. O po-der da mídia transforma jovens revolucionários em seres absorvidos pelo desejo de ter, em detrimento do ser.

É mais fácil concordar com algo, do que defen-der a própria palavra, ou melhor, do que defen-der-se das outras pesso-as, e que jamais aceita-rão algo diferente. Para ser bem realista, muitas vezes, a televisão co-

manda o povo como ver-dadeiros “fantoches”. Imbute o desejo, o con-sumismo, a necessidade de ter as mesmas coisas que o vizinho tem, usar as mesmas gírias, pala-vras; assistirem aos pro-gramas da “onda”; fre-quentar os mesmos “points”.

Em um mundo com mais de 7 bilhões de pessoas, será que todos se deixam ser influen-ciados? E os que não se deixam, são vistos como pessoas comuns? A pre-ocupação de ser ou não influenciável não faz parte do pensamento jo-vem. Eles buscam ape-nas por seus próprios caminhos, gostam de descobrir e explorar a descoberta. O nosso se-gredo é o conhecimento que forma consciência, faz seguir a própria von-tade, conquistar nosso objetivos materiais e sentimentais. Ao fim da influência e que sejam bem vindos os pensado-res do futuro!

Entre o certo e o errado!

FRASE

“Sou um ator brasileiro e

quero continuar fazendo cinema

brasileiro”Wagner Moura

(Após filmagens de Elysium)

HUMOR | Paulino Paiva EDITORIAL

OPINIÃO02 21 a 27 de agosto de 2013

EXPEDIENTETRIBUNA ACONTECEA Tribuna da Serra Comunica-ção Social Ltda. MECNPJ: 11.207.415/0001-57Impressão:Diário Lance! (3856-1300)Tiragem e Distribuição: 30 mil exemplares distribuidos em Mauá, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e parte de Santo André.Diretor Responsável:Marcio Prado • MTB 60.608Diretor de Redação:Thiago Quirino • MTB 61.451

Diretor de Conteúdo:Henrique Damy • MTB 38.569Chefe de Redação: Mario Cesar Santos • MTB 21.873Redação:Ygor Andrade • MTB 69.406Projeto Gráfico/Editoração:Marcílio DuartePara anunciar ligue :11-48224272

ColaboradoresCícero Augusto HolderbaumNicole NascimentoPaulino PaivaPaulo César Prado MTB 60.828Túlio Russell

@tribunaacontece

/tribunaacontece

tribunaacontece.com.br

/tribunaaconteceFale ConoscoR. Alm. Tamandaré, 630 Salas 05/06 V. Bocaina • Mauá, SP09310-350 11 • 4822-4272

[email protected]@tribunaacontece.com.br

Novas vozes se exaltam. Que não

sejam para discutir questões financeiras, o fechar das torneiras,

afinal, lidamos com um problema muito

mais humano

Page 3: Tribuna Acontece #94

DIRETO DA TRIBUNA 0321 a 27 de agosto de 2013

O Secretário de Infra estrutura de Ribeirão Pires, Crispim dos Reis Santana, afirmou que não deixa para depois as solicitações dos vereadores e secretá-rios. “Vou e resolvo na hora”, disse. “Só não façoquando uma ou duas Secretarias me impedem de traba-lhar”, acrescentou.

Saulo Benevides dei-xou escapar uma boa chance de mídia po-sitiva. O prefeito de Ribeirão Pires esteve o tempo todo no telão, atrás de Dilma Rous-sef em um evento. Po-rém a falta de sorrisos e o semblante carran-cudo dele chamaram atenção e horas de-pois viraram gozação, com MEMES nas redes sociais.

Houve mal estar do prefeito de Rio Grande, Gabriel Maranhão, ao ser esquecido por Luiz Marinho, de SBC, nas saudações, durante a visita de Dilma Rous-sef. Ao final, Marinho tentou remediar, mas novamente esqueceu de citar o nome de Ma-ranhão, citando ape-nas o cargo de prefeito.

Foi o caso de um ve-reador que, após ten-tar todos os meios para que a empresa que faz as obras do Rodoanel consertasse uma via importante, pediu ajuda à Crispim, que deu a ordem para bloquear o acesso dos caminhões da obra. RESULTADO: A empre-sa começou a conser-tar a avenida.

Personagem Sobe

“Resolvo o problema.

Nem que sejano coice”

Crispim dos Reis Santana

(Secretário de Infraestrutura de

Ribeirão Pires)

DesceDe olho

BASTIDORES

O petista, ex-vere-ador de Rio Gran-de da Serra, abriu

mão da busca pela le-genda para disputar a vaga de Deputado Fe-deral pela região nesta última semana, quando atendeu o pedido de três prefeitos, Carlos Grana, de Santo André, Luiz Marinho, de São Bernar-do do Campo e Donise-te Braga, de Mauá para assumir a coordenação da Macro do partido, no Grande ABC.

Segundo Claudinho, um projeto maior, que é a conquista do Governo do Estado pelo PT, fez

alterar seus planos: “O PT nunca esteve numa situação tão favorá-vel, como agora. Com o Alexandre Padilha no Governo do Estado, Rio Grande da Serra e o ABC também ganham, além de consolidarmos um projeto que refletirá em 2016”, disse. “Estamos assumindo a coordena-ção da Macro para tam-bém coordenar a cam-panha do Executivo, da Dilma Roussef e do Ale-xandre Padilha no ABC”, completa.

Com relação ao pri-meiro passo a ser dado, antes da campanha pre-sidencial e para gover-no, em 2014, Claudinho da Geladeira, conheci-do no ABC como Xodó do Lula, diz que deverá

se dedicar ao processo eleitoral interno parti-dário, o PED, que elegerá os diversos presidentes, municipais e estaduais,

fortalecendo uma das correntes mais fortes do partido na região, a CNB (Construindo um Novo Brasil).

A briga entre Cleson Alves (PT) e a Secre-tária de Saúde de

Rio Grande da Serra, Regi-na Maura (PTB), está cada dia mais tensa, ainda mais após o vereador ser testemunha em boletim de ocorrências feito por uma moradora, contra a Secretária e o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), devido à falta de médicos na UBS central.

Questionado sobre o trabalho de Regina à frente da Pasta, Cleson foi bastante taxativo: “Estão querendo blindar a Regi-na, que veio para a cida-de por causa de acordos políticos. Ela veio porque São Caetano não a quis. A cidade sofre por causa dela e o Maranhão está blindando essa mulher. Não se pode blindar al-guém incapaz”. O petista ainda comentou que Re-gina se aproveita de pro-jetos já elaborados, e o exemplo dado foi o CAPS 24h. “Conversei com o Mi-nistro Padilha sobre este projeto e ela disse que não tínhamos condições. Agora diz que a Secreta-ria está pedindo algo que já era visto. Ela pega caro-na em projetos antigos de quando ela nem existia para nós. Se ela quiser eu

mesmo a levo para São Caetano, desde que ela não pise mais aqui”.

Durante sessão na Câ-mara, em que questio-nava as atitudes da Se-cretária, Cleson recebeu ‘proposta’ de Valdemar Perilo (PSDB) que disse: “O vereador fala bastante contra a Regina, vamos fazer o seguinte, dar a Pasta nas mãos dele e ver do que é capaz”, de-safiou. Porém, o petista disse que prefere a ‘cane-ta’. “Quem tem a caneta é quem manda. O Gabriel tem, mas parece que o pulso não é firme para mandar ela embora”.

FALTA TUDO

Cleson ainda comen-ta que as condições de trabalho dos funcioná-rios, são precárias e os problemas nas UBSs são grandes, listando uma série deles. Segundo ele enfermeiros estão im-provisando torniquetes com luvas de borracha; os serviços de telefonia da UBS central não fun-cionam há dois meses; não tem desfibrilador; o equipamento de Raio--X não funciona além da falta de seringas. “Se es-tão em falta na UBS cen-tral, imagine nas outras”. Cleson lamentou a vinda de Regina para a cidade e disse que “é só diminuir o batalhão de assessores dela que é possível com-

prar esses itens”.

“ALGO ESTÁ ACONTE-CENDO”

A atitude de alguns vereadores também foi alvo das reclamações de Cleson, que se incomoda com a relação de alguns com o Chefe do Executi-vo. “Não estou aqui para julgar meus colegas, mas algo está acontecen-do”, comentou o verea-dor sobre as constantes mudanças de opinião dos vereadores que, se-mana atacam, semana defendem o prefeito. “Se vocês analisarem a ses-são passada e algumas anteriores, poderão per-ceber que alguma coisa pode estar acontecendo no gabinete; mas defen-der o indefensável não

tem cabimento”, ressal-tou. “Acho que o medo, é de que eu diga a verdade e eles concordem comigo. Por isso não me deixam ter uma parte em suas declarações”, finalizou.

A Secretaria de Aten-ção a Saúde informou que os materiais na área da Saúde faltam quando os processos licitatórios atrasam e a equipe for-mada por cinco pessoas, é indispensável para o bom andamento do tra-balho da Pasta e que sem ela seriam prejudicados. Com relação à competên-cia de Regina, a SECOM informou que a secretá-ria foi escolhida pelo pre-feito Gabriel Maranhão, por ser uma pessoa téc-nica e com vasta experi-ência.

Claudinho da Geladeira coordenará campanha de Alexandre Padilha para Governador de São Paulo

Petista ataca gestão de Secretária e ouve ‘propostas’ para assumir a Pasta da Saúde de Rio Grande da Serra

Xodó do Lula. Após reunião com três lideranças petistas, Claudinho abriu mão da candidatura para deputado

Mar

cio Pr

ado

FORTALECEU - Claudinho e Alexandre Padilha na campanha para prefeito

Ygor

Andr

ade

EM PÉ DE GUERRA - Regina Maura e Cleson Alves vivem clima hostil

MarcioPrado

ANUNCIE AQUI Anunciar no Tribuna Acontece é associar sua imagem a um jornal independente, sério e de qualidade. O anúncio NÃO dá direito de publicar fotos de suas festinhas, receber elogios nas matérias ou ser entrevistado por nossos repórteres. Se fizéssemos isso não seríamos nem independentes, nem

sérios, nem de qualidade, não é mesmo?

Ligue agora e agende a visita de um representante:

4822-4272

YgorAndrade

Page 4: Tribuna Acontece #94

ACONTECE NAS CIDADES04 21 a 27 de agosto de 2013

Membros do Partido Comunista foram alertados sobre as sete maiores preocupações de Xi Jin-ping, líder máximo da China. Entre estas “cor-rentes subversivas” que percorrem a sociedade chinesa, que podem desestabilizar o país, estão a “democracia constitucional ocidental”, os direitos humanos, a independência da mídia e o neolibe-ralismo.

Cuauhtémoc Cárdenas, líder do Partido da Revo-lução Democrática (PRD), pediu nesta segunda--feira uma consulta pública para “garantir a vida da indústria de energia no México”. A estratégia vai contra a decisão do presidente Enrique Peña de fazer alterações em dois itens da Constituição Mexicana, o que para Cárdenas enfraqueceria a estatal Petróleos Mexicanos (Pemex).

Nesta segunda, o Governo Militar do Egito, apoiado pelos EUA, localizou e prendeu Mohamed Badie, 70, o líder espiritual máximo da Irmandade Muçulmana, braço religioso islâmico do Partido da Liberdade e da Justiça, que elegeu o presi-dente deposto Mohamed Mursi. Mesmo com a prisão das principais lideranças da Irmandade, os protestos continuam no Egito.

GIROGLOBAL

AL JAZEERA (QTR)

Militares egípcios aumentam a repressão aos muçulmanos

NYT (EUA):

Partido Comunista chinês enumera sete perigos que podem descontrolar o poder no país

EL PAÍS (ESP):

Esquerda mexicana pede plebiscito parareforma energéticado Governo

Durante visita à São Bernardo do Cam-po no início desta

semana, a presidente Dilma Rousseff divulgou liberação de um pacote de mais de 2 bilhões de reais em investimen-tos em toda a região do Grande ABC. As cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra serão contempladas. Mauá, especificamen-te, receberá mais de R$ 300 milhões do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para a construção de 1,3 mil

unidades habitacionais na região do Chafick e Macuco.

Outros recursos servi-rão para melhorias nos corredores de ônibus nas duas principais vias da cidade (Avenidas Ba-rão de Mauá e Presiden-te Castelo Branco). Além disso, serão construídos terminais rodoviários no Jardim Itapark, Zaíra e Guapituba. O foco, porém será melhorar o trânsi-to nas avenidas Capitão João e João Ramalho por estarem no Eixo Viário Sudeste, tido pelo Go-verno Federal como uma das mais importantes malhas asfáltica res-ponsável pela economia sobre rodas do país.

O prefeito Donise-te Braga (PT) declarou: “Mais de 20 milhões de pessoas circulam pela região, uma das mais importantes e populosas do país, os investimen-tos são importantes para solucionar problemas com o trânsito e mobili-dade”.

Além disso, o sistema de abastecimento da ci-dade será ampliado por meio da implementação de reservatórios, aduto-ras, subcondutores e es-tações elevatórias, bem como ampliação dos re-servatórios Mauá, Magini e Zaíra e construção de novos reservatórios. Es-sas obras não tem prazo definido para início.

Em seu discurso, a presidenta destacou a importância da região para o país, o que jus-tificaria o investimento. “Serão 84 quilômetros de corredores de ônibus em uma região de gran-de adensamento e numa segunda etapa, mais 85 quilômetros, além dos 14 quilômetros do monotri-lho. O país ficou muitos anos sem investimentos em mobilidade urbana e isso só começou a ser planejado e executado a partir do final do governo Lula, pois trata-se de um dos nossos maiores de-safios”, enfatizou Dilma.

Com PAC II, Mauá construirá novas rodoviárias e conjuntos habitacionais

Dentro do Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana

anunciado pela presi-dente Dilma Rousseff, Ribeirão Pires será con-templada integrando o pacote direcionado ao melhoramento do ‘Eixo Sudeste’, principal rota rodoviária regional, que cruza as cidades de São Caetano do Sul, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires, terminando em Rio Grande da Serra num percurso paralelo à li-nha de férrea. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, informou que o corredor viário receberá R$ 137 milhões em in-

vestimentos dos R$ 793 milhões totais direcio-nados para mobilidade de toda a região.

O ministro destacou que as avenidas Hum-berto de Campos e San-to André passarão por intervenções. Saulo Be-nevides (PMDB), prefeito da Estância se mostrou entusiasmado com os futuros investimentos. “Essas intervenções são essenciais para melho-rar o dia a dia de mi-lhares de moradores de Ribeirão Pires. As sete cidades estão interliga-das e muitos moradores transitam diariamente entre os municípios. Por

isso há necessidade de se discutir melhorias re-gionalmente”, disse.

Além da rota principal de acesso, Rio Grande da Serra foi agraciada com recursos para pavimen-tação de outra via im-portante do Município, a Avenida José Belo, que liga o Centro de Rio Gran-de da Serra ao bairro Vila Niwa. O local passará por obras de pavimentação, construção de calçadas, drenagem e acessibili-dade. O mesmo se dará com as seguintes vias: Guilherme Pinto Montei-ro, Prefeito Cido Franco, Dom Pedro I, José Maria de Figueiredo, Prefei-

to Carlos José Carlson e Pastor Aquilino Sartori.

Por ter menos de 50 mil habitantes, a cida-de também foi contem-plada com maquinários pesados (uma retroes-cavadeira, uma motoni-veladora e um caminhão caçamba).

Gabriel Maranhão (PSDB), recebeu a notícia com muita alegria: “Es-tou feliz porque sei que muito em breve teremos muito mais qualidade de vida em diferentes bairros da cidade, uma vez que o asfalto cruzará importantes avenidas da cidade”, finalizou.(T.Q)

Ribeirão Pires e RGS também serão contempladas

Investimento. Governo Federal libera pacote de investimento em todas as cidades do ABCThiagoQuirino

Repr

oduç

ão

DILMA - Presidenta ressaltou a importância econômica da região do Grande ABC para o desenvolvimento do país

REVISÃO ORTOGRÁFICATCC • MONOGRAFIA • REDAÇÕES

LIGUE JÁ: 7934-1163

Page 5: Tribuna Acontece #94

ESPORTE 0521 a 27 de agosto de 2013

Coluna doBlog do Paulinho

O supermercado da família de Rio Grande! Rua do Progresso, 46 • Jd. Progresso • Rio Grande da Serra

blogdopaulinho.wordpress.com/

Fernando Luiz Men-des França, Diretor de TI da CBF e tam-

bém da FPF, é muito mais do que o braço di-reito de Marco Polo Del Nero.

Recai sobre ele acusa-ções gravíssimas, entre elas de ser dono, ape-nas no papel, de em-presa que, na verdade, teria como verdadeiro proprietário Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, e mais provável candidato ao cargo má-ximo da CBF.

Além disso, segundo fontes ligada à Polícia Federal, França teria organizado um siste-ma de espionagem que permitiria ai manda-tário da FPF “observar” todos os presidente de Federações, invadir seus e-mails e ainda ter acesso ao sistema da Confederação Brasileira de Futebol, interagindo, inclusive, no setor fi-nanceiro.

“Ausentes os requisi-tos legais, indefiro, por ora, a antecipação dos efeitos da tutela. Os fa-tos narrados no blog em questão (vide fls. 13/27), num juízo de cognição

sumária, estão dentro dos limites da liberdade de expressão, assegura-do constitucionalmente, que inclui o direito de crítica, especialmente em relação a pessoas que têm exposição pú-blica.”

O trecho acima é parte do despacho da 40ª Vara Civil de São Paulo, de-monstrando ao proces-sante que vivemos num estado democrático, bem diferente do atual sistema reinante no fu-tebol brasileiro.

Para se ter ideia do medo que os mandatá-rios do esporte possuem dos jornalistas que re-velam seus podres, so-mente na FPF, tentaram retirar o Blog do Pau-linho do ar, no último mês, os responsáveis pela arbitragem, Coronel Marinho e Artur Alves Junior, o próprio presi-dente da entidade, Mar-co Polo Del Nero e, agora, seu “companheiro”, Fer-nando França.

Pela CBF, Ricardo Tei-xeira tentou, e perdeu duas vezes, e José Ma-ria Marin tenta, agora, sem sucesso, com Juca Kfouri.

O que acontece com o São Paulo Fute-bol Clube? Esta é

uma pergunta que há 12 jogos martela a ca-beça dos apaixonados tricolores. Depois de um começo empolgante no Campeonato Brasileiro da Série A, a equipe, hoje comandada por Paulo Autuori, está em 19º lu-gar na tabela de classifi-cação e a cada dia mais próxima do rebaixa-mento. Apesar de ainda ser muito cedo para fa-lar em segunda divisão, não fosse a penumbra que os jogadores estão enfrentando a cada dia, a equipe de grandes jo-gadores como Rogério Ceni e Luís Fabiano vive o pior momento de sua história. Prova disso são as ‘mãos’ de Aloísio. O atacante vem se des-tacando não somente por sua habilidade e sua dedicação à equi-pe, mas também pelos erros inimagináveis que vem cometendo devido

ao excesso de vontade. O primeiro, e mais bi-zarro, erro do jogador foi no empate em 1X1 com a Portuguesa Santista quando em cobrança de falta batida por Pau-lo Henrique Ganso, a bola quase entrando e, pasmem, o atacante em seu anseio de fazer o gol, mete a mão na bola e depois diz ao árbitro da partida que só tocou depois que a bola esta-va dentro do gol. O mais

recente, foi o gol de mão que Aloísio fez no em-pate sem gols com o Flamengo. Visivelmente esforçados em campo, os jogadores ainda co-memoram muito o pê-nalti marcado pelo ár-bitro aos 42 minutos da etapa final, mas saíram lamentando do Estádio Mané Garrincha em Bra-sília. Jadson foi para co-brança e o goleiro Felipe defendeu.

O técnico Paulo Autu-

ori que assumiu o São Paulo após a saída de Ney Franco disse que nunca viu “tantos fato-res negativos juntos”, mas que acredita na vi-rada da equipe devido à melhora nas últimas partidas. “Se sairmos disso (situação técnica lamentável), eu e todos nós ficaremos mais for-tes”, comentou em en-trevista após a partida.

O São Paulo não joga nesta quarta-feira e en-frenta o Fluminense em casa no próximo domin-go. Com jogadores em baixa como o próprio Aloísio, Jadson e Paulo Henrique Ganso voltan-do com seu bom futebol, apesar do mau momen-to do clube, o São Paulo enfrentará um Flumi-nense também repleto de desfalques, mas que ao contrário do Trico-lor Paulista vem dando alguns momentos de esperança ao seu torce-dor. Com Wanderlei Lu-xemburgo comandando a equipe, o Fluminense está apenas em 13º lu-gar na e busca voltar a apresentar o bom fute-bol do Campeão Brasi-leiro de 2012.

As oitavas de final da Copa do Brasil começam hoje. Em

campo as equipes que disputavam a Taça Liber-tadores. Com novo regu-lamento estes clubes es-tão liberados para entrar na disputa. O Corinthians vai até Lucas do Rio Ver-de em Mato Grosso en-frentar o Luverdense. A equipe do técnico Tite já disse que vai respeitar o adversário desta noite como se fosse um gran-de clube qualquer. “Te-mos que pregar respei-to”, disse Tite.

O Santos, em busca de uma vaga na Liber-tadores do ano que vem vai jogar em casa con-tra o Grêmio de Renato Gaúcho, tentando rea-

presentar o bom futebol característico do Santos após a saída do craque Neymar. “Assim como no Brasileiro estamos lutando, também temos que lutar aqui. É um ca-minho mais curto para a Libertadores”, disse o meia Montillo.

Na série B, o Palmeiras enfrenta o Atlético Para-naense em busca de vol-tar a Libertadores e apre-sentar futebol diferente do visto na edição 2013. “Somos uma equipe em constante evolução. Te-mos agora que utilizar esse fator para nos dar a vitória contra o Atléti-co (Paranaense)”, disse Gilson Kleina. Os jogos estão marcados para as 21h50. (Y.A.)

Suposto “laranja” de Marco Polo Del Nero pede retirada do Blog do Paulinho do ar, mas Justiça nega

Equipe do São Paulo ‘esquece’ histórico vitorioso e preocupa torcedores com situação ruim no Brasileirão

Copa do Brasil entra hoje nas Oitavas de Final

Abismo. São Paulo enfrenta crise e descrença da torcida. Elenco pode ficar marcado por rebaixamento Re

prod

ução

RUIM - Um dos melhores, Jadson vê equipe em baixa

YgorAndrade

Repr

oduç

ão

Repr

oduç

ão

VAMOS JOGAR - Técnico do Luverdense não se intimida com ídolo Tite

Page 6: Tribuna Acontece #94

VIDA SOCIAL06 21 a 27 de agosto de 2013

Mármores•Granitos•Ardósia•Miracema•PiasSoleiras•Peitoris• Túmulos•Pisos•EscadasRua Capitão José Gallo, 888 - Planalto Bela Vista - Ribeirão Pires 4828-4020 www.silotti.com.br

MARMORARIA

21 2 3

4 5

6

1. Gabi, Nayarinha, Mayra e Ana 2. Dani, Gabi e Bombom 3. Dani e Leo 4. Biscoito, Geisy e Phill 5. Bruna Michel, psicóloga de Diadema, é a nova miss de São Paulo 6. João Aristeu - O homem rústico de Ribeirão

Page 7: Tribuna Acontece #94

O projeto do sena-dor José Pimentel (PT-CE), que prevê

a inclusão de todos os portadores de deficiên-cia na rede pública de ensino até 2016, conti-nua a ser discutido por toda a sociedade civil e odiado pelos dirigentes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcio-nais - APAEs - de todo o Brasil. Para os dirigen-tes destas associações filantrópicas, que auxi-liam na educação e in-clusão dos portadores de deficiências, o projeto decreta o fim das entida-des. Isso porque o Plano Nacional de Educação (PNE) e o projeto do sena-dor preveem o corte de financiamento federal às APAEs, a partir de 2015. Uma análise do projeto, que na verdade tem ori-gem na proposta do PNE, com o aval do Conselho Nacional de Educação, o problema pede uma discussão ainda maior e mais esclarecedora. O senador José Pimentel foi relator do Projeto de Lei da Câmara Federal 103/2012, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que trata do Pla-no Nacional de Educa-ção (PNE). Seu relatório, aprovado em maio pela comissão, fixa em 2016 o prazo para que sejam cortadas as verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fun-

deb) para os estudantes portadores de deficiência destas entidades. Com isso, o projeto pretende fazer com que todos os portadores estejam ma-triculados em escolas públicas, economizando para os cofres públicos e promovendo a inclusão.

ARGUMENTOS NO SENADO

O senador alega que estas associações, e não são apenas as APAEs, têm caráter complemen-tar e não substituem as escolas públicas. Outro ponto defendido pelo parlamentar é o de que a Convenção da ONU so-bre os Direitos das Pes-soas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário, também já defende isso e o país não estava res-peitando o acordo. No texto do projeto apresen-tado pelo senador, ele re-conhece o direito à edu-cação e que o Estado se compromete a realizá--lo, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, com um sistema educacional inclusivo.

O texto anterior, apro-vado pela Câmara tinha sido uma conquista das entidades filantrópicas, mas Pimentel o alterou no Senado, o que causou toda esta repulsa por parte dos dirigentes das entidades, que alegam que o sistema público não está preparado para o atendimento a estes estudantes especiais.

Para o senador, a in-clusão do prazo de 2016 no texto foi uma manei-

ra que ele encontrou de dar tempo para que as entidades filantrópicas busquem outras fontes de financiamento e “se compromete a trabalhar por um modelo de finan-ciamento justo e susten-tável, que garanta novos avanços para a educa-ção especial brasileira”, disse em nota. Agora o projeto tramita na Co-missão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), depois segue para a Co-missão de Educação, Cultura e Esporte (CE), responsável pela análise do mérito.

APRAESPI DEFENDE MANUTENÇÃO DAS

VERBAS

Enquanto organiza-ções pela educação in-clusiva apoiam a mu-dança e defendem a integração dos alunos com deficiência nas classes comuns, diri-gentes de entidades da região, como Lair Mou-ra, superintendente da Associação de Preven-ção, Atendimento Espe-cializado e Inclusão da Pessoa com deficiência (APRAESPI) de Ribeirão Pires contesta o projeto considerando a decisão dos cortes inconstitucio-nal.

Para Lair, “o projeto do Ministério da Educação desrespeita uma im-portante conquista da Apraespi e das Apaes do Estado de São Paulo, quando nós, junto com os deputados, em 2001, alteramos o artigo 258 para garantir o direito à educação para o cidadão

com deficiência”, expli-cou.

“O sistema de ensino pode manter escolas re-gulares e escolas espe-ciais, uma não inviabi-liza a outra. As famílias devem ter o direito de escolher onde vão ma-tricular seus filhos com

deficiência”, afirmou Lair.

Para tentar anular essa proposta, Lair Mou-ra distribuiu ofícios aos deputados estaduais, pedindo que encami-nhem ao Ministério da Educação moção de re-púdio contra a proposta

da Conferência Nacional de Educação. O mesmo documento foi enviado para vereadores de 645 municípios de São Paulo - todos os parlamentares da região do Grande ABC - e para diretores de es-colas da rede estadual e municipal.

CAPA 0721 a 27 de agosto de 2013

APAEs protestam contra corte de verbas federaisTramitação. Projeto do senador José Pimentel, prevê portadores de de�ciência física em escola pública e o �m do repasse de verbas para escolas especiais até 2016

DaRedação

JOSÉ PIMENTEL - “Estas associações, não apenas as APAEs, têm caráter complementar e não substituem as escolas”

APRAESPI - Representantes buscam apoio dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de São Paulo

LAIR MOURA - “O sistema de ensino pode manter escolas regulares e escolas especiais, uma não inviabiliza a outra”

Ygor

Andr

ade

Repr

oduç

ãoRe

prod

ução

Page 8: Tribuna Acontece #94

ACONTECE NAS CIDADES08 21 a 27 de agosto de 2013

A instalação de uma nova unidade do Instituto Médico

Legal (IML) e de uma delegacia seccional em Mauá, que atenda tam-bém as cidades de Ri-beirão Pires e Rio Gran-de da Serra, ainda é uma realidade distante. Em recente reunião entre os prefeitos da região, na sede do Consórcio In-termunicipal, que con-tou com a presença do secretário Estadual de Segurança Pública, Fer-nando Grella Vieira, o re-presentante do Governo do Estado foi categórico ao reconhecer aos sete prefeitos que o proble-

ma se trata de falta de infraestrutura e pesso-al. De acordo com Grella, atualmente faltam 460 policiais militares e 200 policiais civis (inclusive peritos e médicos legis-tas) para poder implan-tar os dois serviços que melhorariam a questão de segurança e atendi-mento da Polícia Civil e Científica na região. “Essa defasagem deve ser suprida, pelo menos em parte, até o final do primeiro semestre do ano que vem com o re-sultado dos concursos em andamento”, afir-mou o secretário.

No primeiro semestre do ano, a soma de todos os serviços prestados pelo IML para as cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande ficou um

pouco abaixo do total registrado somente na cidade de Santo André. Dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo explicam o quan-to os serviços do IML de Santo André (como exame de corpo e deli-to, liberação dos corpos em caso de homicídios, latrocínios, acidentes de trânsito, entre outros) estão sobrecarregados. De acordo com o ór-gão, nos primeiros seis meses de 2013, foram registrados em Mauá 1187 atendimentos; em Ribeirão Pires 423, e em Rio Grande da Serra 137. Um total de 1.1747 pro-cedimentos, enquanto apenas em Santo André (sede da unidade que atende a região) foram registradas 2085 ocor-rências atendidas.

A sobrecarga nos ser-viços prestados pelo IML de Santo André se-ria a justificativa para transtornos sofridos por muitos moradores das cidades vizinhas. Um funcionário do serviço de remoção de corpos, que não quis se iden-tificar, disse não saber ao certo quanto tempo demora em retirar um corpo de vítimas fatais que esteja em via públi-ca. Afirma que a demora varia de caso para caso. “Se for uma morte natu-ral ou se tiver crime que envolva investigações o tempo muda. Nós de-pendemos do serviço do delegado e da perícia, trabalhamos só em es-quema de plantão e as-sim que nos é comuni-cado, em vinte minutos

no máximo estamos lá”, afirma o funcionário.

Ainda segundo ele, o que atrapalha um pou-co o serviço e que mui-tas famílias reclamam é que o Instituto Médico Legal de Santo André não funciona 24 horas. “A liberação de corpos é até às 17 horas e depois desse horário o corpo só começa a ser liberado às 09h do dia seguin-te. Só trabalha um fun-cionário para receber o corpo a noite. O tempo mínimo para eles come-çarem a examinar um corpo em óbito é de seis horas, devido a procedi-mentos internos. Essa é uma situação chata, pois os familiares já es-tão passando por uma situação difícil e ainda tem que aguardar até o dia seguinte”, lamenta o funcionário.

“Em média retiramos de 36 a 40 corpos por mês, dependendo da época do ano. Acredito que a cidade de Ribeirão Pires não tenha neces-sidade de um IML pró-prio. O gasto seria des-necessário pelo número de óbitos. Acredito que o serviço melhoraria se o IML de Santo André fi-casse aberto 24 horas”, finaliza o funcionário.

O prédio do IML de Santo André não está livre de problemas. Foi construído na década de 80 e reformado pela Pre-feitura recentemente. A reforma custou cerca de R$ 236 mil. O estado de conservação do imóvel era precário e causava desconforto aos funcio-nários do IML. A partir de agora, a câmara de refri-

geração (geladeira) tem capacidade para arma-zenar até dez corpos. Além dessas melhorias, a obra contemplou a re-adequação e ampliação da sala de recepção e de atendimento ao pú-blico. Antes tinha uma única sala para todos os serviços oferecidos pelo IML, como exames de corpo de delito para vítimas de violência, que acabam aguardan-do atendimento junto com os presos, ás vezes o próprio agressor.

Os dados da Secreta-ria de Segurança Públi-ca revelam também que os serviços de necrop-sia ou autópsia (exa-me para vítimas fatais, sejam elas por morte violenta, suspeita ou natural, além da iden-

tificação de um corpo – corresponde a 30% do movimento do instituto. Nos casos de morte por falta de assistência mé-dica ou por causas na-turais desconhecidas, os corpos são encami-nhados para o SVO (Ser-viço de Verificação de Óbito), que está subor-dinado à Administração municipal. No local, tra-balham dez médicos le-gistas, oito auxiliares de necropsias, seis aten-dentes de necrotério e um papiloscopista, em esquema de plantão. Para se ter uma ideia do problema , no Estado de São Paulo, o Instituto de Criminalística conta apenas 69 unidades de IML para atender aos 645 municípios do Es-tado.

Falta de 660 policiais civis e militares impede novo IML em MauáAlinyMarcelino

Repr

oduç

ão

DEFASAGEM - Faltam peritos para o IML de Santo André

Repr

oduç

ão

SEM IML - Em Mauá, Ribeirão e RGS corpos demoram a ser recolhidos

SUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEOSUPER TROCA DE ÓLEONACIONAIS E IMPORTADOS

LUBRIFICANTES • ADITIVOS • FILTROS EM GERAL • VENDAS PARA ATACADO E VAREJO

4822-39264822-3900

Rod. Índio Tibiriçá, 2245 - Km 52,5 - Ouro Fino - Ribeirão Pires

Estamos contratandoprofissionais para:

• Limpeza e Conservação• Portaria• Recepção

Venha fazer parte dessa equipe! Entre em contato e mande seu currículo.

Estamos contratandoprofissionais para:

• Limpeza e Conservação• Portaria• Recepção

Venha fazer parte dessa equipe!

Av. João Ramalho, 1721/B Pq. São Vicente • Mauá, SP 09371-520 | 11 3410-4520 [email protected]

Page 9: Tribuna Acontece #94

ACONTECE NAS CIDADES 0921 a 27 de agosto de 2013

TRIBUNA DO LEITOR

É assim que se en-contram os mo-radores do Jd.

Santa Inês. Por diver-sas vezes postei fo-tos de como está o bairro por causa das obras do Rodoanel, e não raras vezes soli-citei, questionei, pedi e quase implorei para que alguma autorida-de fizesse algo para amenizar os transtor-nos dos moradores, que estão vivendo no meio da lama, entre operários desprepara-dos, desrespeitosos e inconvenientes. O tre-cho entre a escola e

a Rua Marajó contava no início com ilumi-nação de emergência, só que nem isso tem mais. Existem relatos de entregadores que se recusam a fazer tal percurso, pois estão sendo assaltados, de-vido a falta de ilumi-nação no local. Nunca disse que sou contra o progresso, mas cer-cear o direito de ir e vir fere a Constituição Fe-deral.

Cristiane Alvarenga, via Facebook

Moradores de Mauá apoiam o serviço conhecido como

“Café para o trabalha-dor”, mas discutem a forma como ele é man-tido pela Prefeitura. Ba-tizado de “Programa Café Comunitário com o Tra-balhador” e inaugurado em 2007, o projeto tem o objetivo de alimentar os trabalhadores que saem muito cedo e usam ôni-bus das linhas munici-pais para trabalhar e não tem condições de tomar um café da manhã. O posto de atendimento fica no terminal Munici-pal de Ônibus e funcio-na, gratuitamente, de se-gunda a sexta-feira das 4h às 7h30 da manhã.

Alguns munícipes conversaram com nossa reportagem e não con-cordam com o local de atendimento “se é um serviço da Prefeitura

deveria beneficiar toda a população e não so-mente quem pega ôni-bus”, disse Janice Sou-za. Outro que discorda da maneira diferenciada com a qual o trabalhador é tratado é José Cícero Bezerra. Ele não tem di-reito ao café servido pela Prefeitura, apesar de pa-gar seus impostos em dia, porque pega o trem para ir trabalhar e vai a pé até a estação. “Acordo às 3h30 da manhã se-

ria bom se conseguisse tomar um café antes de ir trabalhar, mas eu não pego ônibus para econo-mizar e não posso usu-fruir desse serviço”, de-sabafou José Cícero.

“É como se a gente ti-vesse que pagar, porque para ter acesso ao local de atendimento tem que pagar R$ 3 para entrar no terminal. Seria melhor que ficasse localizado em um local onde todos os trabalhadores de fato

tivessem acesso e não somente os que usam condução”, defende Ma-ria das Dores.

Segundo a Prefeitura o programa realiza 3.600 atendimentos por dia e o custo anual do Progra-ma é de R$500 mil, pouco mais de 41 mil reais por mês. Quando foi inaugu-rado, a Prefeitura tinha uma expectativa de que fossem servidos 6.000 mil cafés diariamente.

Na última segunda--feira, Sebastião Marques do Nasci-

mento, conhecido como Ceará, foi denunciado por despejar entulhos e lixo em via pública, se-gundo ele, à pedido de um morador.

De acordo com as in-formações do fiscal de Meio Ambiente da Pre-feitura de Rio Grande da Serra que, ao constatar a prática de crime am-biental, chamou a Polícia Ambiental para registrar a ocorrência, “Ceará” teria sido denunciado por moradores e, ao ser pego, ainda debochava da situação:

“Já enganei vários (fis-cais e polícia), eles vem por um lado e eu fujo pelo outro”, conta Sebas-tião, rindo de maneira desafiadora. “Hoje tive azar, me cataram ‘ca-gando’ (sic.)”, completou.

De acordo com o pró-

prio Ceará, ele não tem licença para operar no Município e comete os crimes ambientais por não concordar em pagar cerca de R$ 70,00 para descarregar sua carga num aterro sanitário li-cenciado em Ribeirão

Pires.Curiosamente, o mora-

dor que teria solicitado o serviço, reside em área irregular, de proteção permanente, que já ha-via sido denunciado, po-rém ainda continua no local. O morador ainda contou que o principal “grileiro” dessas áreas seria um homem cha-mado Ari, morador pró-ximo do mesmo bairro.

Claudio Fernando Pe-reira, fiscal da Secreta-ria de Meio Ambiente municipal acompanhou o caso até a Delegacia, onde registrou o Boletim de Ocorrência. Já “Cea-rá”, amargou uma multa ambiental de quase R$ 23 mil reais e será indi-ciado criminalmente.

Abandonados!

NOVIDADE: Agora você pode fazer sua denúncia diretamente pelo Facebook. Entre em nossa página oficial e clique no botão vermelho com o ícone do me-gafone (exemplo ao lado) e preencha o formulário diretamente para a redação do Tribuna Acontece. Seus dados serão mantidos sob sigilo e sua matéria será publicada após apuração jornalística.

Página do Tribuna Acontece no Face-book: https://www.facebook.com/tribu-naacontece

Clicando no ícone do mega-fone, o lei-tor poderá fazer sua denúncia

online pelo Facebook.

Café para o trabalhador que pega ônibus. Trem não

Denúncia anônima acaba com a farra de entulheiro

Repr

oduç

ão: G

oogle

Map

s

AlinyMarcelino

DaRedação

Thiag

o Quir

ino

FOI PEGO NO FLAGRA E RIU - ”Já enganei vários �scais e a polícia”

Adam

o Baz

ani

CAFÉ DA MANHÃ - Programa só atende quem circula pelo terminal rodoviário pela manhã

Page 10: Tribuna Acontece #94

BOLETIM POLICIAL10 21 a 27 de agosto de 2013

Sequestrador procurado pela Justiça é preso em Rio Grande da Serra Barbárie. Em 2009, mesmo depois de receber o resgate pago pelos familiares, os sequestradores queimaram a vítima dentro de pneus de um carro

Policiais militares de Rio Grande da Serra prenderam, na última sexta-feira, um dos se-questradores mais pro-curados na região, desde 2009. Vitor Antonio Du-arte, considerado de alta periculosidade, foi preso ao ser abordado pelos policiais Atanas e San-tiago, na Rua Santa Te-reza. Durante uma ronda habitual, os PMs decidi-ram abordar dois suspei-tos de estarem vendendo relógios e outros produ-tos em plena via pública.

Ao apresentarem os documentos, Vitor mos-trou um RG falso com o

nome de Vicente Medei-ros de Brito, e de formato incomum às demais cé-dulas. Perguntado sobre sua data de nascimento, o mesmo não soube in-formar. Os PMs levaram os dois suspeitos para averiguação na delega-cia de Rio Grande da Ser-ra.

Depois de descoberta a verdadeira identidade de Vicente Brito, os poli-ciais souberam se tratar de Vitor Antonio Duarte, 26 anos, procurado pela Justiça pelos crimes de extorsão, sequestro e assassinato de Roberto Baldi, 57 anos, morto em Ribeirão Pires há quatros anos. O outro suspeito detido não tinha antece-dentes e foi liberado após prestar depoimentos. Vi-

tor foi encaminhado para a Cadeia Pública de Santo André.

RELEMBRE O SEQUESTRO

Roberto Baldi, na épo-ca com 57 anos, era pro-prietário de um posto de combustíveis localizado no bairro Ipiranga, São Paulo, Capital. Possuía residência no centro da cidade de Ribeirão Pi-res. Ele foi sequestrado quando saia de casa em direção ao bairro paulis-ta.

Investigações sigilosas realizadas por policiais do 3º Distrito Policial/Di-visão Anti-sequestro em conjunto com a Delega-cia Seccional de Polícia – GARRA e SIG de Santo An-dré e o DEIC de São Paulo, chegaram Andersom Mo-

reira, 31 anos, morador do Jardim Guarará, Santo André, que confessou ser o assassino de Rober-to, e entregou o resto da quadrilha. Foram presos: Jante Barros da Silva, 37 anos, ex-funcionária do posto de combustíveis da vítima, Luiz Tadeu dos Santos, 32 anos, morador do Jardim Oriental, São Paulo, Diego Alexandre Gonçalves, vulgo “negui-nho”, 22 anos, morador da Vila das Merces, São Paulo, Erisnaldo Souza Reis, vulgo “naldo”, 30 anos, morador Jardim Oriental, São Paulo.

Vitor Antonio Duarte estava com a prisão de-cretada desde 2009 e era o único integrante da quadrilha que estava fo-ragido.

TúlioRussellTú

lio Ru

ssell

SEQUESTRADOR - Vitor Duarte foi preso em Rio Grande da Serra

Polícia Militar de Rio Grande da Serra faz a maior apreensão de drogas da cidade

Polícia Civil de Mauá fecha o cerco contra o tráfico de drogas no Jd. Oratório e Zaíra

Uma denúncia anô-nima levou poli-ciais militares de

Rio Grande da Serra à realizarem a maior apre-ensão de drogas de todos os tempos na cidade. No domingo, 18, um homem não identificado fez uma ligação telefônica para a Companhia da PM de Rio Grande, avisando que um desconhecido com uma mochila cheia de drogas estava no penúl-timo vagão da composi-

ção de trem que estava para chegar à cidade, vinda de São Paulo.

Rapidamente, os po-liciais militares se des-locaram até a Estação Ferroviária da cidade para tentar localizar um homem vestindo blu-sa de frio de cor preta e bermuda jeans. No vagão, os policiais não encontraram ninguém com as características. Numa busca mais mi-nuciosa localizaram um

rapaz parecido que, ao perceber a presença dos policiais, conseguiu fu-gir, largando pra trás sua mochila. Ao ser aber-ta, os PMs encontraram 1277 pinos de crack, 150 trouxinhas de maconha e um tijolo prensado da mesma droga. Todo o material apreendido foi levado para análises ao IC- Instituto de Crimina-lística de Santo André.(T.R.)

A Polícia Civil de Mauá realizou duas operações na cidade no último sá-bado, 17, e como resulta-do, desarticularam uma quadrilha que operava a venda de entorpecen-tes no Jardim Oratório e Jardim Zaíra, ambos lo-calizados na periferia de Mauá.

De acordo com o Che-fe dos Investigadores da Polícia Civil, Sergio Alves, essas operações da Po-lícia sempre existiram. “O que está acontecendo é que nós temos inten-sificado as rondas nos pontos da cidade com maior índice de venda de entorpecentes”, co-mentou o investigador Sergio, responsável pela operação.

A primeira das duas operações foi realizada pela polícia com base em várias ligações anô-

nimas feitas pela po-pulação. Estas ligações informavam que havia um grupo de traficantes utilizando um determi-nado ponto da Rua José Carlos da Silva no Jardim Oratório. A viela que era utilizada como ponto de venda de drogas era o principal local onde se reuniam os traficantes no bairro.

Os agentes da policia civil envolvidos na ope-ração se deslocaram até a viela e ao avistarem a movimentação prende-ram em flagrante os in-divíduos. Foram levados até a Delegacia de Polícia os infratores, Izau de Sá Clemente de 20 anos, Mi-chael Moraes Pereira de 24 anos e o adolescente infrator G.P.C de apenas 15 anos de idade. Junto com os três rapazes fo-ram encontrados quase

140 itens de entorpecen-tes, sendo 90 pinos de crack e 49 pinos de co-caína.

Já na segunda opera-ção, a Polícia Civil pren-deu na Avenida Martino Basso, no Jardim Zaíra o jovem de 20 anos, We-verton Aparecido Rodri-gues que escondia em sua residência aproxi-madamente 25 pinos de cocaína e 23 trouxinhas de maconha.

Todos os detidos nas duas operações foram encaminhados até o CDP – Centro de Detenção Provisório de Mauá em trânsito para a Cadeia Pública de Santo André.

O menor infrator será apresentado ao Ministé-rio Público.

Já as drogas foram le-vadas ao IC – Instituto de Criminalística de Santo André. (T.R.)

T.R.

PREJUÍZO AO TRÁFICO - Foram apreendidos 1277 pinos de crack, maconha e cocaína na operação

Tiago Weverton Aparecido Rodrigues (esquerda), Izau de Sá Clemente e Michael Moraes Pereira

T.R.

Page 11: Tribuna Acontece #94

DIVIRTA-SE 1121 a 27 de agosto de 2013

Áries (20/03 a 20/04)Bom momento para viver in-tensamente perto de quem lhe seja fiel. Controle o ciú-me exagerado e a carência afetiva que provoca emo-ções fortes. Aproveite para realizar melhorias no am-biente, tanto no lar como no trabalho nesta terça, seu dia favorável da semana.Touro (21/04 a 20/05)Um desejo secreto pode se realizar se começar a agir mantendo um novo ânimo para sua atividade. Aprovei-te para terminar tudo o que iniciou e descartar de sua vida o que não dá mais. É tempo de iniciar algo que foi preparado para dar lucro no futuro. Gêmeos (21/05 a 20/06) Evite fazer alguma coisa que gere confusão. Muita sensi-bilidade e a intuição e tam-bém a busca pelo amparo promoverá encontros com amigos e trará boas solu-ções para aquilo que vem limitando as realizações. Haverá propensão à agita-ção e ansiedade no começo do dia. Câncer (21/06 a 22/07)Ainda podem surgir dificul-dades, mas nada que não possa ser resolvido. Terá so-lução para uma grande difi-culdade com empenho e dedicação. No final do dia será de muito bom proveito para os trabalhos criativos e para os que dão abertura para se inovar. Leão (23/07 a 22/08)Terá soluções em assuntos novos, modernos e avança-dos e tudo que seja inédito e inovador. Fique perto do seu amor e evite impor sua von-tade o que pode abalar a re-lação. Diante de pressenti-mentos não deve deixar de ouvir a intuição para não errar. Virgem (23/08 a 23/09)

Aproveite para realizar via-gens e mudanças, descar-tando o que está superado. Alterações serão bem acei-tas em seu ambiente. Come-more o dia se estiver de ani-versário e inicie seu novo ciclo de vida depois que co-meçar o seu novo ano astral.

Libra (23/09 a 22/10)Com o Sol indo para sua casa doze, a tendência é se isolar e fugir de situações difíceis. Mudanças inespe-radas podem tumultuar a vida afetiva esta semana. Mantenha o ânimo e a dis-posição de manhã e termine o que estiver realizando mesmo diante de maus pressentimentos. Escorpião (23/10 a 21/11)Poderá iniciar algo novo que já estiver preparado. Evite coisas de ultima hora e aquilo que ainda não estiver preparado. No amor, nada de querer controlar, impor ou exigir. Não é um bom mo-mento para fazer cobranças no relacionamento a dois. Sagitário (22/11 a 21/12)Há maior interesse para a convivência em grupo, para o trato social e para as ami-zades, do que propriamente para os vínculos afetivos. Não sofra antecipadamente devido a problemas do dia a dia, eles serão resolvidos. Mantenha o ânimo e a ousa-dia para alcançar um dese-jo. Capricórnio (22/12 a 20/01)Com a Lua fora de curso no final da noite e na fase Cheia é melhor manter a rotina e evitar decisões importantes. Cuide mais de si mesmo e da sua saúde que pode so-frer nesta final de agosto. Evite os excessos alimenta-res e as bebidas alcoólicas. Aquário (21/01 a 19/02)Evite atritos que afastam as pessoas de seu convívio e causam dificuldade de rela-cionamento. Não pense muito para não perder uma boa chance. Mantenha o as-tral elevado nesta terça e tudo ocorrerá bem, numa boa sem dificuldades maio-res com a Lua em seu signo. Peixes (20/02 a 20/03)A Lua fora de curso e na fase Cheia no final da noite pro-voca indefinições. Sua ima-ginação pode perturbar sua vida. Anime-se pois logo momentos felizes serão vi-vidos na intimidade e no re-lacionamento conjugal. Descobertas importantes podem acontecer neste dia guerreiro.

HORÓSCOPO

Cícero Augusto [email protected]/ciceroaugustowww.areavip.com.br/cicero--augusto

Adquira seu MAPA ASTRAL – SINASTRIA – PRE-VISÃO ANUAL (2013-2014) – Saiba o SEXO DO BEBÊ – Fone (11) 5585-4000. Pedidos também na internet: http:// ciceroaugusto.areavip.com.br

facebook.com/ciceroaugustofacebook.com/ciceroaugusto

SEM CENSURA

Apresentado, de se-gunda a sexta, por Leda Nagle, o programa Sem Censura da TV Brasil traz as últimas descobertas da medicina, temas li-gados à preservação do meio ambiente, à busca pela melhoria da quali-dade de vida, informação cultural, prestação de serviços e demais fatos da atualidade. O progra-ma conta sempre uma atração musical, ato-res com dicas teatrais e artistas plásticos que apresentam suas obras e seus projetos culturais dando um brilho ainda maior ao programa da emissora pública. | TV Brasil • Seg. a Sex. • 16h • Reprises às 2h30.

TV ABERTA

ARTE1

Primeiro canal brasileiro com programação intei-ramente dedicada à arte e cultura. Dança, música clássica e popular bra-sileira, cinema, artes vi-suais, literatura, teatro, ópera. São 24 horas no ar com um conteúdo especialmente pensado para quem se interes-sa por filmes nacionais, além de uma extensa lista de produções inter-nacionais. O Arte1 abre espaço também para documentários nacio-nais e estrageiros pre-miados. | O Arte 1 vai ao ar no canal 183 pela Sky, 115 na Net, no 31 pela Claro TV, 85 na Oi TV, 84 pela GVT, e operadoras independentes.

TV PAGAPALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

Nas bancas e livrarias.Nas bancas e livrarias.

fantástica peloUma viagem

100 ENIGMAS

INFERNOde Dante em

BANCO 40

ISLANTIACIDO

QAPAVORULTIMAD

REINOSNAMEBCEDODMREABRIRANDODIV

ENGORDADOTARESLALLANPU

ERVACDROMENCHENTE

FLAMAAIS

Diz-se dafé do indi-víduo per-severante

O Homemde Aço da

extintaURSS

(?) Moré, apresen-tador da

Globo

Valor despreza-

do pelo anarquista

Real (?),clube de

futebol daEspanha

(?) evindas:incons-tâncias

Guarda-(?), setorde rodo-viárias

Edgar (?)Poe,

poeta de"O Corvo"

É exposta na feira depecuária

Apelidode FilipeCamarão

(Hist.)(?)

daninha:prejudicaa lavoura

Ácidoribonu-cleico(sigla)

Disco não regra-

vável(Inform.)

Gemidos;lamentos

(poét.)

Inunda-ção; cheia

Chama;labareda

Sigo;prossigoCevado;nutrido

Nome,em inglêsAlvo da

analgesia

504, emromanosAzeite dovatapá

Antesda horaAdorna;enfeita

Fármaco que ate-

nua a azia"(?) Para-da 174",filme deBruno

Barreto

MedointensoSensi-

bilizado

Descerrarde novo

Países governa-dos por

monarcas

Dois itens domaterial escolarClube AtléticoMineiro (sigla)

4/name. 5/allan — flama. 6/stálin. 7/reabrir — volumes. 14/inquebrantável.

PALAVRAS-CRUZADAS

Ingredientes básicos

• 4 ovos

• 2 colheres de sopa de margarina

• 1 xícara e 1/2 de chá de açúcar

• 2 xícaras e 1/2 de chá de farinha de trigo

• 1 /2 xícara de chá de leite

• 1 colher de sopa de fer-mento em pó

• 2 maçãs pequenas com casca picadas

• 50 g de coco ralado

• 1/2 lata de leite conden-sado

Modo de Preparo

1 Bater os ovos com o açú-car e a margarina até ficar cremoso

2 Reserve

3 Acrescentar a farinha de trigo, o leite e o fer-mento

4 Misturar delicada-mente e desligar

5 Colocar em forma un-tada e enfarinhada

6 Misturar a maçã com o coco ralado e distri-buir sobre a massa

7 Levar para assar em forno preaquecido mé-dio por 40 minutos, ou até dourar

8 Retirar, desenformar e regar com o leite con-densado

RECEITA

Reco

rte

e co

leci

one

16

ReceitaBolo de Maça

Tempo1h

DificuldadeMédia

Rendimento12 porções

GAMES

CIDADES DE PAPEL

Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola, Mar-go Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido como outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pin-tada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenho-so plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a esco-la e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é ago-ra um mistério. | John green • Editora Intrínse-ca • R$29,90

SPLINTER CELL: BLACKLIST

Nova aventura do espião Sam Fisher, “Splinter Cell: Blacklist” chega em ver-sões para PC, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U. No game, o agente secreto embarca em uma série de missões para captu-rar terroristas perigosos ao redor do mundo. O jogo tem também mo-dalidades multiplayer competitiva e coopera-tiva. No Brasil, o jogo da Ubisoft será dublado em português, pela primeira vez na série. Ótima op-ção para quem curte jo-gos de ação e estratégia. | Ubisoft • Lançamento 20/08 • PC, PS3, Xbox 360 e Wii U.

LIVRO

Colecione nossas receitas! A cada

semana uma nova delícia.

Page 12: Tribuna Acontece #94

Em breve. Uma nova marca, uma nova sensação.

PROMOÇÃOTERÇA • QUARTA QUINTA

2 PIZZAS POR 35,99

4825-1918 • 4825-9318 • 4827-5523SEXTA • SÁBADO • DOMINGO E FERIADOS: R$20,00 VALOR UNITÁRIO

BAHIANA CALABRESA VENEZA

CALACATU CATUPIRY BANANA

CANADENSE CUBANA TOSCANA

DOIS QUEIJOS REBECA ROMEU E JULIETA

LIMPE SEU NOME JÁ!SPC • SERASA • CARTÓRIO DE PROTESTO • BAIXA EM CHEQUES

DEVOLVIDOS • CERTIDÃO EM GERAL • FÍSICA E JURÍDICA

AV. FORTUNA, 14 - SALA 05 - CENTRO DE RIBEIRÃO PIRES - FONE: 11-4827-5171