Tribuna do Trabalhado ed. dez 2010

4
Informativo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná Dezembro / 2010 Ano II Nº 07 Ajudamos a fazer de 2010 um grande ano. Um ano inesquecível de conquistas e vitórias nas vidas de todos nós. Feliz Natal e um 2011 repleto de novas conquistas

description

Jornal informativo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacéuticas do Estado do Paraná

Transcript of Tribuna do Trabalhado ed. dez 2010

Page 1: Tribuna do Trabalhado ed. dez 2010

Informativo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná Dezembro / 2010 Ano II Nº 07

Ajudamos a fazer de 2010 um grande ano. Um ano inesquecível de conquistas e vitórias nas vidas de todos nós.

Feliz Natal e um 2011 repleto de novas conquistas

Page 2: Tribuna do Trabalhado ed. dez 2010

Dezembro / 20102

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do ParanáSede: Rua Nunes Machado, 316, centro, CEP: 80250-000, Curitiba|PR - Tel. (41) 32337912 - Fax 32331272www.quimicospr.com.br - [email protected] do STIQFEPAR

Presidente: Donizal LopesVice-presidente: Francisco R. S. SobrinhoAssessor de Diretoria - Adilton de Paula - Elaboração e TextosArte e Diagramação: Laércio Castro - MTb - GO.0014-ILContribuição fotográfica: Nélio..Tiragem: 3000 mil exemplares - Gráfica World Laser Ltda.

Palavra do Presidente

Um ano de conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras

Vitória dos trabalhadores, negociações em separado e convenção dos adubos

8% de aumento

Caros, associados, associadas, empresários, trabalhadores nas indústrias químicas, plásticas

e farmacêuticas do Paraná amigos e amigas do STIQFEPAR.

Chegamos graças a Deus a mais um fim de ano. Cansados, exaustos talvez, mas com a certeza e a convic-ção de que fizemos o melhor que podí-amos e que ajudamos a fazer de 2010 um grande ano, um ano inesquecível de conquistas e vitórias nas vidas de todos nós.

Negociamos duros com as empre-sas no sentido de garantir benefícios para os trabalhadores e trabalhadoras, sem, no entanto deixar de exercer a arte da boa negociação e do dialogo, do entendimento de que para haver desenvolvimento e bem estar social precisamos tanto das empresas como do trabalho e dos trabalhadores.

Garantimos a reposição das perdas salariais para todos os trabalhadores e trabalhadoras da nossa Base e ainda conseguimos alguma melhorias e be-nefícios, como aumento real de salário e alguns outros adicionais para os se-tores mais organizados e mobilizados da categoria.

Aos poucos vamos entendendo que a luta é coletiva e que quem está mais unido e organizado, consegue maiores vitórias.

Elegemos pela primeira vez na his-tória de nosso país uma mulher para

ser Presidenta do Brasil, uma justa honra e homenagem ao conjunto das mulheres brasileiras. E contribuímos com isto para dar continuidade ao trabalho do Presidente Lula de cresci-mento e distribuição de riquezas para todos e todas.

Avançamos firmes na qualificação dos trabalhadores/as, pois entendemos que isto é oportunidade e qualidade de vida para nós, só neste ano estaremos qualificamos e certificando a cerca de 150 trabalhadores, para atuarem nas indústrias, farmacêuticas, químicas, plásticas do Paraná. No ano próximo outros tantos continuarão.

Conseguimos uma grande vitória que melhorará efetivamente a vida de nossos filhos e jovens paranaenses com a transformação de nossa Sede Campestre na Primeira Vila Olímpica dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Quando tudo estiver pronto e funcionando estaremos atendendo e formando a mais de 3 mil pessoas que poderão fazer do esporte mais do que um lazer, poderão fazer dele um modo de vida e uma profissão segura e bem remunerada. Temos certeza que a par-tir desta nossa iniciativa contribuire-mos para fazer do Paraná um grande celeiro de esportistas e de atleta olím-picos, além de contribuirmos definiti-vamente para combater as violências, as drogas e o narcotráfico em nossas comunidades.

Estamos agora lançando a Revista do Instituto Adolpho Bauer, SUSTEN-TA BRASIL – Inclusão e Sustentabili-dade em Debate. Uma revista que vai debater e apresentar temas e propostas de como podemos atuar e contribuir para fazer um mundo melhor e sus-tentável para todos nós. Aliás aprovei-to aqui para fazer mais um destaque, creio que acertamos imensamente quando tivemos a saudável ideia e nos empenhamos para construir o Instituto Adolpho Bauer, uma Instituição não governamental, sem fins lucrativos e voltada para a promoção do Desen-volvimento Sustentável com Inclusão Social, de Gênero e de Raça. Um Pro-jeto, sério competente e inovador, que em pouco tempo se impõe, conquista seu espaço e demonstra a importância das parcerias e de os darmos as mãos na busca de um Mundo e uma socie-dade melhor para todos nós.

Estou feliz. Estamos felizes, a FA-MILIA STIQFEPAR está feliz, não a felicidade que quem concluiu tudo e está com tudo pronto, mas a felicidade de quem sabe que se muito vale o já feito, mais vale ainda o que será!

Um forte abraço a todos e todas. Um bom Natal e um 2011 repleto de esperanças e de vitórias!

Espedito de Oliveira Rocha (01.01.1921 a 18.11.2010), foi o segundo presidente do STIQFEPAR, no período de Dez/1960 a Mar/1964, quando em decorrência do Golpe Militar, foi obrigado a fugir .

Morreu no último dia 18 em Curitiba, aos 88 anos, o dirigente comunista e artista plástico Espedito de Oli-veira Rocha. Ele estava internado desde o último sába-do no Centro Médico Nossa Saúde, em tratamento de complicações decorrentes de câncer pulmonar. O corpo foi velado na Assembléia Legislativa do Paraná.

Nascido no distrito de Santa Clara, em Buick, hoje Tupanatinga (PE), Rocha filiou-se ao Partido Comunista em 1938, tornando-se dirigente em 1967. Chegou a ser preso em Mato Grosso durante o regime militar, quan-do havia adotado o codinome de Tibúrcio Melo. Levado para o Doi-Codi em São Paulo, foi vítima de torturas. Ao fugir de um hospital, ele abrigou-se na casa de um professor em São Paulo, com o nome de Tadeu Melo.

Nesse período, retomou o trabalho de esculpir na madeira. Com a anistia política, Rocha foi apresentado a Pietro Maria Bardi e fez a primeira exposição, em 1980, no Sesc do Carmo. Com o talento reconhecido, realizou várias exposições coletivas e individuais, tendo peças permanentes em vários museus.

Em 1986, foi convidado oficial do secretário-geral do Partido Comunista soviético, Mikhail Gorbachev, para visitar a União Soviética. Lá, não resistiu à vocação artística e, aproveitando-se da abundância de madeira, fez nove esculturas que foram doadas a três museus. Es-pedito deixa oito filhos, além de netos e bisnetos.

Evandro Fadel - Agência Estado

Descanse em paz, camarada!

Mais uma Grande Vitória e Conquista dos Trabalhadores: Fechada a convenção dos Tra-balhadores do Adubo. Aumen-to real de salário e reposição das perdas salariais. Com luta e perseverança os Trabalhado-res e Trabalhadoras , por inter-médio do Sindicato, resgataram os 5.3% de perdas salariais do último período (2009/2010) e ainda conseguiram mais 2.7% de aumento real de salário. Este acordo beneficia diretamente a mais de 3000 trabalhadores e trabalhadoras da Base e anima a companheirada, que estão nas negociações em separado.

Isto ai pessoal, com luta, companheirismo e organização seguiremos na conquista de vitó-rias para nossa classe, bem como e melhores condições de salário, saúde e vida para todos os traba-lhadores e trabalhadoras.

Então caminhemos em frente, vamos a Luta!

Page 3: Tribuna do Trabalhado ed. dez 2010

Dezembro / 2010 3

Compartilhar, criar, inovar...O Instituto Adolpho Bauer é

uma Organização não Go-vernamental Sem Fins Lu-

crativos, voltado para o Desenvol-vimento Sustentável com Inclusão Social, de Gênero e de Raça.

O Instituto IAB foi criado a partir da inciativa do STIQFEPAR

para buscar atuar em espaços so-ciais onde não é de competência do Sindicato, mas que possa somar força e construir parcerias e alian-ças com todos os setores da socie-dade para lutarmos por melhores condições e qualidade de vida para todos nós.

Embora muito recente cumpriu seu primeiro ano de vida, o Institu-to Adolpho Bauer é tocado e coor-denado por uma equipe de profis-sionais qualificados e reconhecidos no mercado e socialmente, que tem em pouco tempo realizado um grande número de ações e eventos.

Assim nasce uma nova história. Um país diferente!O Instituto Adolpho Bauer sabe

que a evolução é o resultado de idéias e ações que propagam a co-operação, a participação e a solida-riedade. Em pouco menos de dois anos de existência, as linhas de atu-ação do IAB promovem a sustenta-

bilidade territorial, a igualdade e a cidadania.

Através de projetos de parceria com empresas, governos e entida-des do terceiro setor, o IAB traba-lha para a construção de um mundo melhor e mais feliz para todos!

O IAB desenvolve cursos de trei-namento e capacitação com conteú-dos elaborados especificamente para a linha de produção de indústrias dos mais diversos setores

Em parceria com o Sistema FIEP, o IAB prepara egressos do Prouni para o mundo empresarial

Programas de educação para ga-rantir o direito a uma vida feliz!

A Vila Olímpica do Paraná vai atender milhares de jovens, adultos e idosos com programas de iniciação e formação esporti-va e para-esportiva

Conhecimento para quem Trabalha

Empreendedores Afro - brasileiros

Afeto & As Novas Gerações

Inclusão social e educação desportiva

n PAPEMI – Programa de Apoio a Pequena e Média Indústria. Desenvolvimento de Assessorias e Consultorias Empresariais (Reestruturação Produtiva, Planejamento Estratégico, Avaliação 360 graus, Plano de Cargos e Salários, Gestão da Qualidade, Certificações, etc)n PAMGP - Programa de Apoio à Modernização da Gestão Pública. Desenvolvimento de Consultorias para Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação (Montagem e Revisão de Planos de Cargos e Salários, Desenvolvimento de Projetos de Captação de Recursos)n Qualificação de gestores no SICONVn Parceria na formação de Líderes junto a MASTER MINDn Coordenação da Escola de Futebol do Instituto Adolpho Bauer – Em parceria com o Projeto Segundo Tempo do Ministério dos Esportesn Parceria com a UIM – União Ibero Americana de Municipalistas – formação e capacitação de gestores públicosn Parceria FIEP/SESI – Formação de Afro-empreendedores e Formação de alunos do PRÓ-UNI para as cadeias produtivas do Setor Químico e Petrolíferon Promoção de Eventos, Desenvolvimento de campanhas e Projetos de Promoção de igualdades Sociais, Raciais e de gêneron Realização das FEIRAS QUILOMBOLAS em parceria com a ANCEABRA, com a Federação Quilombola do Paraná, com a FIEP – Federação das Indústrias do Paraná e com o IPD – Instituto de Promoção do Desenvolvimento

Comunidades tradicionais e geração de renda

Programas que preservam e va-lorizam o patrimônio cultural e ar-tesanal de comunidades tradicio-nais, entre elas, remanescentes de quilombos, para a criação de novos caminhos de auto-gestão e sustenta-bilidade

Produtos do Instituto Adolpho BauerQualificação Profissional – Desenvolvimento de Cursos de Qualificação Profissional para indústrias e empresas (Formação in-company ou Projetos Especiais - QUALIs)

Feiras e Eventos Temáticos

Feira Quilombola do Paraná de 2010 (foto), Primeiro Colóquio Nacio-nal do Pré-Sal em 2009. Comprometimento com a sustentabilidade e a inclu-são social

Igualdade e cidadaniaCompromisso com a Vida Sustentável.

Rua Conselheiro Laurindo, 809 - sala 305, Curitiba-PR-Brasil - CEP. 80060-100 www.institutoiab.org.br

Page 4: Tribuna do Trabalhado ed. dez 2010

Dezembro/ 20104Imagine (traduzida)John Lennon

Imagine que não haja paraíso É fácil se você tentarNem inferno abaixo de nósAcima de nós, só o céuImagine todas as pessoas Vivendo pelo hojeImagine que não haja nenhum paísNão é difícil imaginarNenhum motivo para matar ou morrerE nem religião, também Imagine todas as pessoasVivendo a vida,... a paz, vocêVocê pode dizer que eu sou um sonhador Mas eu não sou o único Eu espero que um dia você se junte a nósE o mundo será como um só Imagine que não haja possesEu me pergunto se você podeSem a necessidade de luxo e fomeUma fraternidade do homemImagine todas as pessoasDividindo todo o dia, mundo, você Você pode dizer que eu sou um sonhador Mas eu não sou o únicoEu espero que um dia você se junte a nós E o mundo será como um só

Por um mundo de paz, justiça e igualdade

Com base na Lei 11.438/06 regula-mentada pelo Decreto nº 6.180/07, o Pa-raná está ganhando um grande projeto de educação desportiva que irá contribuir decisivamente para ampliar os espaços de cidadania e preparar as novas gerações para as Olimpíadas de 2016

A proposta para a construção de um grande complexo de formação de atletas olímpicos e de caráter educacional no Pa-raná acaba de ter a aprovação do Ministé-rio do Esporte com base na Lei de Incenti-vo ao Esporte.

O Centro Infanto-Juvenil de Forma-ção de Atletas Olímpicos do Paraná, ini-ciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná- STIQFEPAR, é um projeto que contempla uma nova fase na inclusão social através do esporte.

Em um terreno de quase 64 mil m², localizado na divisa entre Curitiba e Arau-cária, o projeto, que vem sendo chamado de Vila Olímpica, prevê a construção total de quase 11 mil m² entre canchas cober-tas de futebol, pista de atletismo, piscina, vestiários , anfiteatro para 400 pessoas e um ginásio coberto com três pavimentos que terá cancha poliesportiva, salas de trei-namento e auditório para a realização de eventos com até 3 mil pessoas .

Desse total de obras, 3 campos cober-tos de futebol society, com vestiários, salão social para eventos e escritórios, que tota-lizam quase 5 mil m², já estão prontos e atendem aos associados do STIQFEPAR e

à população em geral, com escolinhas de futebol e com eventos esportivos.

A Vila Olímpica do Paraná deverá atender diretamente em torno de mil pes-soas entre crianças de 0 a 12 anos, jovens até18 anos com programas de iniciação esportiva, treinamento e formação de atle-tas de alto nível e também, adultos de 18 a 59 anos e idosos a partir de 60 anos com programas de recreação e complementa-ção desportiva. A Vila Olímpica do Paraná contempla também projetos para pessoas com deficiências físicas, a formação e o treinamento de atletas paraolímpicos. O público a ser atendido indiretamente pela Vila Olímpica do Paraná está estimado em cerca de 5 mil pessoas de todas as idades.

Projeto da Vila Olímpica é aprovado pelo Ministério do Esporte