Tribuna Janeiro / 2015

33
EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015 www.sintraconsp.org.br | [email protected] A conquista do aumento real de salários pelo 12º ano consecutivo A reeleição do deputado estadual Ramalho da Construção Página 22 Página 14

description

 

Transcript of Tribuna Janeiro / 2015

Page 1: Tribuna Janeiro / 2015

EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015www.sintraconsp.org.br | [email protected]

A conquista do aumento real de salários pelo 12º ano consecutivo

A reeleição do deputado estadual Ramalho da ConstruçãoPágina 22Página 14

Page 2: Tribuna Janeiro / 2015
Page 3: Tribuna Janeiro / 2015

á é uma tradição. No mês de janeiro, você recebe esta edição especial de A Tribuna com as notícias das ações e opiniões mais importantes do Sintracon-SP durante o ano que passou.

É fundamental dar esse nível de transparência às ações do sindicato para que você, trabalhador da construção civil, saiba exatamente como está sendo representado.

O Sintracon-SP é considerado um dos mais importantes sindicatos da América Latina, representando mais de 400 mil trabalhadores que constroem a grandeza de São Paulo em mais de 10 mil canteiros de obras.

O trabalho não é fácil, mas tenho grande orgulho do que fizemos ao longo de 2014. Claro que temos de melhorar sempre. E você vai ver, ao longo dos próximos meses, que avançaremos nessa direção, com muito trabalho e seriedade, em 2015.

Por isso, te convido a conhecer nesta edição, mês a mês, nossas atividades pelo ano de 2014, os obstáculos enfrentados, as vitórias conquistadas. Espero que você se orgulhe, tanto quanto eu, desse trabalho.

J

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILEDIÇÃO 256 - JANEIRO 2015

Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo / Fundado em 16 de Junho de 1936 / Adaptado ao Decreto de Lei 1.402 - por carta de 14 de maio de 1941.

Sede: Rua Conde de Sarzedas, 286 - Centro - São Paulo - CEP 01512-000 Fone: 3388-4800 - Fax: 3207-4921

Sub-Sede Taboão: Rua Elisabetha Lips, 118 - Jardim Bom Tempo - Taboão da Serra - SP - CEP 06763-190 Fone: 4771-1145 / 4771-1146

Internet: www.sintraconsp.org.brE-mail: [email protected] territorial: Municípios de São Paulo, Itapecirica da Serra, Taboão da Serra, Embú e Embú-Guaçú, Franco da Rocha, Mairiporã, Caieiras, Juquitiba, Francisco Morato e São Lourenço da Serra.

Impressão: Gráfica Gazeta BragantinaTiragem: 100 mil exemplares.

Representantes:Categoria Profissionais de Trabalhadores do Ramo da Construção Civil, Ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento, Cerâmica para Construção, Pinturas, Decorações, Estuques, Ornatos, Artefatos de Cimento Armado, Instalações Elétricas, Oficiais Eletricistas, Gás, Hi-dráulicas, Sanitária, Montagens Industriais e Engenharia Consultiva.

Diretoria Executiva:Presidente: Antonio de Sousa RamalhoSecretário Geral: Antonio de Freitas Pereira1o. Secretário: Antonio de Sousa Ramalho Junior2a. Secretária: Josileide Neri de OliveiraTesoureiro Geral: Wilson Florentino de Paula1o. Tesoureiro: Darci Pinto Gonçalves2o. Tesoureiro: Moisés Antonio de Oliveira

Diretoria de Base: Atevaldo Vieira Leitao, Jose Pedro dos Santos, Ezequiel Barbosa de Sales, Franciso de Assis P. Lima, Manoel Teixeira de Carvalho, Cícero Saldanha de Oliveira, José Ailson dos Santos Souza.

Conselho Fiscal: Osvaldo de Oliveira Souza, Cláudio Aureliano Moreira, Francisco de Andrade Coelho. / Suplentes: José Luiz do Nascimento, Mário Brito do Nascimento, José Geraldo Martins.

Delegados da Federação: Antonio de Sousa Ramalho, Darci Pinto Gonçalves. / Suplentes: João Rodrigues de Araújo, Miguel Machado Pereira.

Conselho de Redação: Antonio de Sousa Ramalho, Darci Pinto Gonçalves.

Redação: Arnaldo Jubelini Jr. - Mtb: 12.597, Daiani Duarte. Fotografias / Edição Final e Diagramação: OFA Comunicação ([email protected] | 11-3311-7729)

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 02 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

ARTIGO

Ramalho da Construção

RETR

OSPE

CTIV

A 20

14

Page 4: Tribuna Janeiro / 2015

Confira abaixo, os destaques que você vai ver nas próximas páginas desta retrospectiva:

PÁGINA 03EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Sintracon-SP atua com firmeza em Taboão da SerraPÁGINA 06

FEVEREIRO

Brasileiro começa 2014 sentindo o peso dos impostosPÁGINA 04

JANEIRO

MARÇOSindicato faz festa para comemorar o Dia Internacional da MulherPÁGINA 08

50 mil trabalhadores participam de Marcha organizada por Centrais SindicaisPÁGINA 11

ABRIL

Cresce número de filiados ao Sintracon-SPPÁGINA 16

Gov. Geraldo Alckmin aprova o dia do Trabalhador da Construção CivilPÁGINA 20

Consciência Negra. Um dia de luta e reflexãoPÁGINA 25

JULHO

SETEMBRO

NOVEMBRO

Ramalho da Construção participa de festas em comemoração ao Dia do trabalhadorPÁGINA 12

MAIO

Salários da construção civil foram os mais valorizados nos últimos 4 anosPÁGINA 14

Dilma prometeu rever o Fator previdenciário. Mas nada fez!PÁGINA 18

Ramalho da Construção é reeleitoPÁGINA 22

JUNHO

AGOSTO

OUTUBRO

DEZEMBRONatal das Crianças reúne cinco mil pessoas em dia de atividades e prêmiosPÁGINA 26

Page 5: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

JANE

IRO

PÁGINA 04 A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILEDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Em assembleia democrática e transparente, a categoria decidiu, por esmagadora maioria, filiar o nosso Sindicato à Federação Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil da Pesada.

“Há quatro anos não tínhamos vínculo com qualquer Federação. Isso por não encontrar, em nenhuma delas, um ideário dirigido à participação política mais efetiva dos trabalhadores no cenário político de São Paulo e do País. Por ser pluripartidária e por estar demonstrando uma linha de atuação mais combativa, optamos por somar nossos esforços ao dos companheiros da Construção Pesada”, observou o presidente do Sintracon-SP, o Ramalho da Construção.

Sindicato filia-se à Federação Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil da Pesada

As Centrais Sindicais (CGTB, CUT, CTB, Força Sindical, NCST e UGT), reunidas na sede da CUT, em São Paulo, deliberaram unitariamente pela retomada da “Agenda da Classe Trabalhadora para um Projeto Nacional de Desenvolvimento com Soberania, Democracia e Valorização do Trabalho”, reiterando a importância da defesa da pauta entregue ao Governo em março de 2013, por ocasião da “7ª Marcha das Centrais Sindicais e dos Movimentos Sociais”, realizada em Brasília.

Na ocasião foram considerados os seguintes aspectos:

Retomada pela luta da Agenda da Classe Trabalhadora

O resultado da arrecadação do Governo Federal em 2013 mostra que o volume de impostos que nós pagamos continua subindo, enquanto os serviços públicos continuam péssimos. O coordenador de estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, Gilberto Amaral, resume bem: “O governo faz de tudo para retirar riqueza da sociedade, mas não gasta bem”.

Brasileiro começa 2014 sentindo o peso dos impostos

CIDADANIANOTÍCIAS DO SINDICATO

NOTÍCIAS DO SINDICATO

A pouca disposição do Governo em dialogar com o Movimento Sindical e o não atendimento dos  pontos da pauta entregue;

O arrocho nos salários dos  servidores públicos e nos benefícios dos aposentados; 

Os constantes ataques à política de recuperação e valorização do Salário Mínimo;

A responsabilização dos salários como fator de desestabilização econômica;

A elevação da taxa básica de juros como único instrumento de estabilização, permitindo brutal transferência de renda de toda sociedade para os rentistas;

Os danos que tal política causa ao setor produtivo, comprometendo o emprego e a renda.

Page 6: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 05EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

O Dia Nacional dos Aposentados foi comemorado na ATMAS em Santos. E o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, prestigiou o evento organizado pelos companheiros do Sintracomos (Sindicato da Construção Civil de Santos e Região).

Ao lado do amigo Macaé, presidente daquela entidade, Ramalho da Construção lembrou que a luta contra o achatamento das aposentadorias e o Fator Previdenciário precisam continuar. “Precisamos continuar lutando pela qualidade de vida dos nossos aposentados, cuja grande maioria recebe salário de esmola e não tem reajuste real de salários há anos em razão do descaso explícito do governo federal”, disse ele.

Comemoração e luta marcam o Dia dos Aposentados

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, tentou aplicar um aumento de IPTU que chegava a até 35%. O PSDB conseguiu uma liminar para impedir que a medida vigorasse, mas infelizmente a Justiça autorizou a Prefeitura a aplicar o aumento a partir de 2015.

Se para governar basta elevar impostos de forma desumana, não se precisa de prefeito para administrar. Haddad poderia tentar várias fórmulas, entre elas a de enxugar a máquina municipal, diminuindo gastos, mas optou pelo mais simples e primário: aumentar ainda mais a carga tributária que o paulistano carrega.

Haddad tenta governar tirando o couro do povo!

CIDADANIANOTÍCIAS DO SINDICATO

Page 7: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

FEVE

REIR

OA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 06 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Devido a irregularidades em canteiros de obras, o nosso Sindicato, através de seus assessores de base, realizou diversas ações no município de Taboão da Serra em 2014.

No canteiro de obras de uma EMI no Jardim Irapuã, obra da prefeitura, sob a responsabilidade da construtora Marcon, os assessores do Sintracon-SP encontraram irregularidades como falta de condições de saúde e de segurança para o trabalhador, além de problemas no fornecimento de uniformes e deficiências em instalações (bebedouro, refeitório, banheiro, vestiário, vale alimentação, cartão de ponto, ficha de registro, entre outros).

Em obra de responsabilidade da Câmara Municipal da cidade, realizada pela Intacta Engenharia na Estrada São Francisco, trabalhadores denunciaram que estariam exercendo atividades sem o curso de Altura (NR 35) e exame médico específico para a função.

Na ocasião, os assessores de base

Sintracon-SP atua com firmeza em Taboão da SerraNOTÍCIAS DO SINDICATO

averiguaram, também, o alojamento que atende a 13 funcionários oriundos de Vitória da Conquista, todos contratados da empreiteira RMR. Entre as irregularidades flagradas com o nosso trabalhador estavam: falta de segurança, refeitório irregular, falta de bebedouro e vestiário, ausência de proteção (corrimão de escada), falta de EPI e EPC, andaimes com mais de 2 metros de altura sem proteção, sujeiras, entulhos espalhado em toda obra e documentação irregular. E.P.I e E.P.C, andaimes com mais de dois metrô de altura sem proteção, e sujeiras, madeiras, entulho jogado pra todo lado isso e um desrespeito com o nosso trabalhador mais estamos de olho.

Para o presidente do nosso Sindicato, Ramalho da Construção, é lamentável que ainda existam empresas que prejudicam tanto a vida do trabalhador. Ele fez um alerta:

“Não hesitem em denunciar irregularidades em seus locais de trabalho. Priorizem seus direitos, sempre.”

Page 8: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 07EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Em fevereiro de 2014, era dada a largada para uma difícil e vitoriosa campanha salarial. Como em todos os anos, o Sintracon-SP determinou as reivindicações dos trabalhadores da construção civil de forma democrática e transparente, e mobilizou sua base para conquistar mais essa vitória. Nem todas as reivindicações foram atendidas, é verdade, mas a luta continua sempre. Conseguimos uma real melhoria das condições de vida e trabalho para nossos companheiros, e continuaremos trabalhando sempre para melhorar ainda mais!

O início de uma vitoriosa campanha salarial!

O Sintracon-SP vai muito além das questões salariais em sua atuação. O sindicato tem uma filosofia, implantada pelo presidente Ramalho da Construção, de cuidar do trabalhador, de sua saúde e segurança dentro do canteiro de obras. Por isso, nos últimos anos conquistamos diversos benefícios sociais, como o café da manhã reforçado, vale-refeição, vale-alimentação, lanche da tarde, duas mudas de uniformes, seguro de vida, além de manter ambulatórios médico e odontológico e duas colônias de férias para seus associados e familiares.

Mas, dentro desses e de outros avanços, um tem caráter especial: a obrigatoriedade do fornecimento, pelos patrões, de protetor solar para os operários que, mesmo nas altas temperaturas, trabalham sem cessar.

A exigência do uso do protetor solar foi uma grande conquista da categoria, pois seu uso livra o trabalhador de doenças de pele, algumas graves como o câncer de pele, que é o tipo mais comum da doença.

Uso obrigatório de protetor solar na Construção Civil de São Paulo, um grande avanço para a saúde do trabalhador

Em fevereiro de 2014, o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, iniciou um trabalho que viria a ser uma das marcas de seu mandato como deputado estadual: levar trabalhadores da construção civil para conhecer a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A cada semana, cerca de 50 companheiros da

Ramalho recebe trabalhadores da construção civil na Assembleia Legislativa

NOTÍCIAS DO SINDICATO NOTÍCIAS DO SINDICATO

CIDADANIA

categoria puderam conhecer o funcionamento da Assembleia Legislativa e conhecer com mais detalhes o que fazem os deputados estaduais.

“Levar mais cidadania para os trabalhadores e fazê-los entender a política é um passo muito importante para que eles possam exigir seus direitos”, destacou Ramalho.

Page 9: Tribuna Janeiro / 2015

Diretoria do Secovi-SP recebe governador Geraldo Alckmin

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

MAR

ÇOA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 08 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

O governador Geraldo Alckmin foi o convidado da reunião do NAT (Núcleo de Altos Temas) em conjunto com a Política Olho no Olho, do Secovi-SP.

Na ocasião, Alckmin falou sobre o cenário político, econômico e social, tanto sob o foco paulista como brasileiro. “Considerei altamente produtiva a troca de ideias sobre problemas e soluções. É através do debate transparente e democrático que nosso Estado e o Brasil terão soluções concretas em termos de desenvolvimento sustentado”, disse Ramalho da Construção após o evento.

O presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, prestigiou a posse da nova diretoria do Sinthoresp – Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, restaurantes, bares e similares de São Paulo, comandado pelo presidente Francisco Calasans Lacerda.

“O movimento sindical precisa sempre estar unido. Por isso estou aqui. A posse da nova diretoria, sob o comando do companheiro Calasans, ratificou o compromisso do Sinthoresp na continuidade da luta pelas conquistas trabalhistas e sociais da categoria”.

Ramalho prestigia posse da nova diretoria do Sindicato dos Hoteleiros

CIDADANIANOTÍCIAS DO SINDICATO

O evento, destinado às mulheres do ramo da construção civil ocorreu no Club e Park Rincão. O presidente, Ramalho da Construção, prestigiou a festa e discursou para cerca das 400 companheiras.

As mulheres que estiveram no sítio fizeram tratamentos de beleza, desfrutaram de vários

Sindicato faz festa para comemorar oDia Internacional da Mulher

NOTÍCIAS DO SINDICATO

itens de lazer e palestras, e ainda levaram prêmios para casa.

“Conhecemos de perto a qualidade e desempenho da mulher em todos os ramos que ela atua. E em nosso setor isso não tem sido diferente, pois as companheiras vêm se destacando a cada período”, afirmou.

Page 10: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 09EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Com o objetivo de abordar e debater temas como a saúde do trabalhador da Construção Civil, segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde, e a construção do Sistema Único de Saúde, o SECONCI-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) realizou o seminário Cinquenta Anos Construindo Saúde. O encontro fez parte da comemoração dos 50 anos da organização que é filantrópica

SECONCI-SP comemora 50 anos com seminário sobre saúde do trabalhador da construção civil

DIREITOS DO TRABALHADOR

(sem fins lucrativos).Na opinião do presidente do Sintracon-SP, Ramalho da

Construção, a iniciativa do Seconci-SP foi digna de aplausos, pois, a saúde do trabalhador não tem preço.

“O maior patrimônio de qualquer instituição são os seus recursos humanos, que precisam estar bem, física e mentalmente, para exercerem suas funções com dignidade”, disse.

A capa da edição de abril de 2014 do jornal A Tribuna registrava que nossa pauta de reivindicações foi entregue ao sindicato patronal. Ao longo de todo o mês de março, as negociações avançaram graças à mobilização dos trabalhadores.

“Nós, que estamos diariamente na base, sabemos do

Trabalhador mobilizado garante negociações a pleno vapor pelo acordo coletivo!

elevado grau de vontade e de maturidade política existente nos canteiros de obras. Temos a convicção, também, que os pedidos não são absurdos, mas coerentes com a necessidade de melhorar ainda mais as relações entre o capital e o trabalho num setor que se encontra aquecido”, argumentou, na ocasião, o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção.

Page 11: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

ABRI

LA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 10 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Foram 20.881 consultas (obturações, limpeza e extrações), 5350 tratamentos de canais (endodontia) e 1.377 próteses.

Do total dos serviços realizados, 19.225 foram para associados e, o restante, divididos entre dependentes, funcionários da casa e situações de emergência (eventuais).

O Ambulatório funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18 horas. Isso permite afirmar que, em média, 250 pacientes

Ambulatório Odontológico realiza mais de 27 mil atendimentos no ano

NOTÍCIAS DO SINDICATO

e março de 2013 a março de 2014, o Ambulatório Odontológico do nosso Sindicato realizou 27.608

atendimentos, registrou o jornal A Tribuna.D

frequentam o ambulatório diariamente.Com 15 profissionais especializados e

equipamentos de última geração, o setor fica no segundo andar da sede localizada na Rua Conde de Sarzedas, número 286, região central da Capital paulista. O tratamento, para os associados, é gratuito, exceto para canal (com hora marcada), próteses e manutenção de aparelhos de ortodontia (com preços bem abaixo da tabela de mercado).

O presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, fez questão de comparecer ao evento de posse da nova diretoria da Federação dos Comerciários.

“Tive a oportunidade de dizer o quanto admiro a atuação dos companheiros da Fecomerciários, especialmente por sua trajetória de lutas em prol dos trabalhadores. Trata-se da maior categoria do Estado de São Paulo e do Brasil. É uma potência. Representa 2,5 milhões de trabalhadores, por meio de 68 Sindicatos”, definiu Ramalho.

Ramalho da Construção prestigia posse da nova diretoria da Federação dos Comerciários

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Page 12: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 11EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Cerca de 3 mil trabalhadores da Construção Civil de São Paulo, comandados pelo presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, participaram da 8ª Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pelas centrais sindicais sob o tema “Por mais direitos e qualidade de vida”.

“Nosso grande grito de guerra na Marcha foi contra a inflação, cujo fantasma ronda o Brasil. Com a volta desse câncer, de nada adiantam as outras reivindicações propostas. Precisamos unir forças para que esse dragão seja reprimido e nunca mais volte”, disse Ramalho da Construção.

Os trabalhadores seguiram até a Praça da Sé onde se juntaram a dezenas de milhares de profissionais de outras categorias para reivindicar uma posição do governo quanto aos seguintes tópicos:

50 mil trabalhadores participam de Marcha organizada por Centrais Sindicais

DIREITO DOS TRABALHADORES

A capa da edição de maio de 2014 de A Tribuna comemorava a grande vitória conquistada pelos trabalhadores da construção civil na negociação da Convenção Coletiva 2014/2015. Relembre as principais conquistas, que estão em vigor desde maio de 2014:

Veja as conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria

Conseguimos o 12º aumento real consecutivo dos trabalhadores da Construção Civil de São Paulo: 7,32%, ou seja, 1,50% acima da inflação;O vale supermercado saiu de R$ 200,00 para R$ 240,00 (acréscimo de 20%);O tíquete refeição, que era de R$ 18,00, foi a R$ 19,00 (5,5% de reajuste);Seguro de vida no valor de R$ 50 mil (aumento de 11,11%);

Fim do fator previdenciário;Redução dos juros e do superávit primário;Redução da jornada de trabalho sem redução de salário;Não ao PL 4330 da terceirização;Igualdade de oportunidades para homens e mulheres;10% do PIB para a Educação;10% do orçamento da União para a Saúde;Manutenção da política de valorização do Salário Mínimo;Regulamentação da Convenção 151 da OIT;Combate à demissão imotivada, com aprovação da Convenção 158 da OIT;Valorização das aposentadorias;Transporte Público de qualidade;Fim dos leilões do petróleo.

Morte natural – passa a ser de R$ 18.750,00 (aumento de R$ 11,11%);As empresas contratadas terão a obrigatoriedade de oferecer refeição no mesmo padrão e qualidade da empresa contratante;Todas as empresas do setor estarão obrigadas a contribuir com o Seconci;Manutenção de todas as cláusulas de acordos anteriores.

Page 13: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

MAI

OA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 12 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Ramalho da Construção participa de festas em comemoração aoDia do trabalhador

NOTÍCIAS DO SINDICATO

O presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, participou de três grandes eventos no dia 1º de maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador.

O primeiro deles foi na Praça Campo de Bagatelle, onde a Força Sindical concentrou nada menos do que 1,2 milhão de pessoas.“Não temos muito que comemorar. O desemprego e a inflação estão batendo na porta. Querem reduzir salários. E o fantasma da inflação ronda o bolso do trabalhador”, discursou Ramalho no evento do qual participaram os presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos, morto durante a campanha.

Em seguida, Ramalho da Construção compareceu ao evento da CUT, no Vale do Anhangabaú. A última etapa da agenda de Ramalho da Construção foi no evento organizado pelo Sintracon-SP no município de Embu das Artes, mais precisamente na Associação Internacional de Interesse à Humanidade.

Ramalho da Construção foi quem abriu o acontecimento, parabenizando os trabalhadores pelo muito que fazem pelo desenvolvimento de São Paulo e do País.

Ele recebeu uma placa de honra ao mérito, homenagem do movimento sindical de Taboão e Região.

PAUTA TRABALHISTA DO 1º DE MAIONo aspecto político e reivindicativo, os eventos de 1º de maio reforçaram as seguintes bandeiras de luta:

Valorização do Salário Mínimo;

Correção da Tabela do IR;

Pagamento das perdas do FGTS;

Jornada de 40 horas semanais;

Política de valorização dos aposentados;

Igualdade de oportunidades entre homens e mulheres;

Regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata da negociação coletiva dos servidores públicos;

Ratificação da Convenção 158 da OIT (demissão imotivada);

Juros menores;

Trabalho decente.

Page 14: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 13EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Na manhã do dia 26 de maio, perdemos o gerente de Base do Sintracon-SP, Elton Luís dos Santos, o Tuli, vítima de um infarto aos 50 anos de idade. Na edição de junho, A Tribuna prestou a homenagem de toda a nossa categoria a esse grande companheiro.Ao longo de 17 anos no sindicato, o Tuli foi um grande companheiro e um guerreiro na luta pelos direitos dos trabalhadores da construção civil. Todos os dias enviava as equipes do Sintracon-SP para os canteiros de obras com uma instrução bem clara: o trabalhador em primeiro lugar.Temos muito a agradecer e homenagear o Tuli por sua dedicação ao trabalhador da construção civil, e por quanto ele contribuiu para a maior mobilização e consciência política da categoria.“A melhor maneira de homenagear o Tuli é levar com a gente os ensinamentos que ele deixou. Especialmente a indignação que ele sentia sempre que via um trabalhador ser tratado com injustiça”, disse Ramalho.

Os ensinamentos de TuliNOTÍCIAS DO SINDICATO

Em maio de 2014, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou um balanço afirmando que a Construção Civil lidera os casos identificados como trabalho escravo, superando a agricultura.

O documento contempla ações realizadas em 2013, quando foram identificadas 849 pessoas em regime de trabalho análogo à escravidão.

São Paulo foi o segundo Estado com o maior número de casos absolutos, com 419 pessoas resgatadas.

O estado também foi o segundo em casos em áreas urbanas, com 360 pessoas resgatadas após 16 fiscalizações. O maior número de casos (256) foi verificado na construção.

O Sintracon-SP já vinha denunciando e agindo contra a máfia de tráfico de pessoas que trazia trabalhadores do nordeste brasileiro para trabalhar em condições desumanas em canteiros de obras em São Paulo.

O nosso compromisso com a dignidade dos trabalhadores continua! Se você tiver informações sobre trabalho escravo na Construção Civil, denuncie: 3388-4800.

Construção Civil lidera casos de trabalho análogo à escravidão

DIREITO DOS TRABALHADORES

Mesmo com todos os protestos do Sintracon-SP, em maio de 2014 as obras da Copa do Mundo continuava matando trabalhadores. A falta de planejamento na edificação das arenas da Copa levou a jornadas excessivas de trabalho, abrindo espaço para acidentes de toda ordem, muitas vezes fatais.

Em 8 de maio, mais uma tragédia foi registrada: Mohammed Ali Maciel, de 32 anos, recebeu uma descarga elétrica e morreu trabalhando nas obras da Arena Pantanal, em Cuiabá.

Com o choque, ele sofreu uma parada respiratória e acabou falecendo ainda no local do acidente, mesmo após atendimento de duas equipes médicas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Operário morre eletrocutado na Arena Pantanal. Copa já soma nove fatalidades

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Page 15: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

JUNH

OA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 14 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Entre os anos de 2002 a 2014, o reajuste do piso salarial da categoria subiu 265,56%, enquanto a inflação acumulada ficou em 113,03%.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os salários, na construção civil, foram os mais valorizados nos últimos quatro anos, superando o comércio e outros serviços, como transporte e limpeza urbana.

Entre abril de 2010 e abril de 2014, a renda média do trabalhador da construção passou de R$ 1.140 para R$ 1.864.

Quem trabalha por conta própria também anda cheio de serviço.Profissionais como marceneiro, pintor, encanador e pedreiro estão tendo que fazer agendamento da clientela, para atender a tantos pedidos.

Vale ressaltar que, no Sintracon-SP, além do expressivo aumento no holerite houve a conquista de inúmeros benefícios, que representam salário indireto:

Salários da construção civil foram os mais valorizados nos últimos 4 anos

os últimos 12 anos, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) obteve 12 aumentos reais de

salários, ou seja, com percentuais acima da inflação.N

Vale-supermercado em cartão;

Café da manhã;

Lanche da tarde;

Filtro solar;

Duas mudas de uniformes completas;

Vale-refeição.

DIREITO DOS TRABALHADORES

REAJUSTE DO PISO SALARIAL(de 2002 a 2014)

INFLAÇÃO ACUMULADA(de 2002 a 2014)

113,03%

Conquistas Sintracon-SP

Page 16: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 15EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Se há duas categorias que estão e serão cada vez mais fundamentais ao Brasil nesse momento de realizações internacionais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos do Rio (2016), elas são as da Construção Civil e dos Profissionais de Educação Física.

Foi com essa certeza que integrantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) e do Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo e Região (Sinpefesp) se reuniram para traçar pautas comuns de ação.

Na ocasião, debateu-se fórmulas para o fortalecimento das duas classes nas relações entre o capital e o trabalho.

Trabalhadores da Construção Civil e da Educação Física terão pautas comuns de atuação

NOTÍCIAS DO SINDICATO

“Os aposentados são dignos de todo o respeito. Nos canteiros de obras, construíram São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo. Escreveram, também, boa parte da história do nosso Sindicato, hoje um dos mais expressivos da América Latina”.

As palavras são do responsável pelo setor de atendimento aos aposentados do Sintracon-SP, Francisco Andrade Coelho, de 79 anos de idade.

“Temos uma biblioteca com 3.157 livros de todos os gêneros que são permanentemente consultados pelos companheiros, além de espaço aconchegante para leitura de jornais e mesas de jogos de dominó, dama e xadrez. Lá, fazemos contagem de tempo para aposentadoria e damos toda orientação necessária, encaminhando os interessados a outros departamentos do Sindicato, em especial, o Jurídico”.

Segundo Coelho, a filosofia adotada é a de ouvir a voz da experiência.

No Sintracon-SP, o aposentado tem voz e vez

NOTÍCIAS DO SINDICATO

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP) inaugurou o Centro de Qualificação dos Auditores Fiscais do Trabalho no município de Campinas, a primeira instituição desse porte do país.

O Sintracon-SP sempre se preocupa com a qualidade e a quantidade da fiscalização nos canteiros de obras da construção civil. Por isso, a iniciativa merece ser saudada.

É fundamental que os auditores possam prestar um serviço cada vez melhor. A escola vai qualificar o processo de inspeção não apenas em São Paulo, mas também nas outras regiões do Brasil.

Centro de qualificação de auditores fiscais

CIDADANIA

Com a intermediação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em São Paulo, através da presença do superintendente Luiz Antonio Medeiros, que foi pessoalmente ao escritório do consórcio Tomé e Technip, na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), uma greve da construção civil que já durava 25 dias foi encerrada na Baixada Santista, fazendo com que os 4.800 operários parados voltassem ao trabalho.

Greve da Construção civil em Cubatão termina após mediação do MTE

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Page 17: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

JULH

OA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 16 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Cresce número de filiados ao Sintracon-SP

O jornal A Tribuna, em sua edição de agosto de 2014, registrou que o número de sindicalizados no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo, cresceu 13% saindo de 7.675 para 8.849, no período compreendido entre os meses de janeiro e junho dos anos de 2013 e 2014.

Esse crescimento deve-se as diversas vantagens que o Sintracon-SP conquistou ao longo dos seus 80 anos de história, não apenas para os sindicalizados, mas para todos os trabalhadores da construção civil.

O cadastramento para se associar ao Sintracon-SP pode ser realizado de duas maneiras. Diretamente no local de trabalho dos operários, através das equipes de Base do Sindicato, ou na Secretaria do Sintracon-SP, localizada na Rua Conde de Sarzedas, 286. É preciso estar exercendo alguma função na área da construção civil, com registro em carteira e comparecer com os seguintes documentos: Carteira profissional, RG, CPF, último holerite e comprovante de residência com CEP.

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Lista de Vantagens:Atendimento de 20 médicos em 10 especialidades;Dentistas;Atendimento Jurídico;Cursos de aperfeiçoamento;Clube de Campo;Colônia de férias em Itanhaém.

Em comemoração aos seus 50 anos, o SECONCI-SP – Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo deu início a uma série de ações nos canteiros de obras.

Essas ações beneficiaram 20 mil trabalhadores do setor em 2014.

“Vamos levar atendimento odontológico e provocar reflexões sobre alimentação e nutrição diretamente nos canteiros de obras, atendendo com eficiência as necessidades que o empregado da construção civil dificilmente consegue preencher no seu dia-a-dia”, explicou Sergio Porto, presidente do SECONCI-SP.

Vale ressaltar que Darci Pinto Gonçalves, diretor 1° tesoureiro do Sintracon-SP, é membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP.

Ações nos Canteiros beneficiam 20 mil trabalhadores

O abono salarial do PIS é um benefício que todo trabalhador com carteira assinada recebe através de um salário mínimo depositado pelo Governo Federal durante toda a sua vida profissional. Mas, de acordo com a reportagem publicada no O Diário de São Paulo em julho de 2014, o fundo gestor do PIS não repassou a quantia investida para cerca de 60 milhões de trabalhadores e o valor arrecadado, aproximadamente R$ 36 bilhões estava restrito aos cofres do Governo Federal. Segundo o SINDNAPI (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) da Força Sindical há uma ação coletiva junto à Justiça Federal de Brasília reivindicando os valores devidos a cada trabalhador. O Sintracon-SP conta com uma área jurídica que pode ajudar a tirar dúvidas.

R$ 36 bilhões são roubados dos trabalhadores

DIREITO DOS TRABALHADORES DIREITO DOS TRABALHADORES

Page 18: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 17EDIÇÃO 256 | JANEI

ATRASO NA OBRACaso a obra do imóvel atrase, o tempo para recorrer à Justiça é de cinco anos. O prazo passa a contar a partir da entrega das chaves ou expedição do “Habite-se”. O proprietário do imóvel pode pleitear o pagamento da multa de 2% e mais os juros de mora de 1% ao mês pelo atraso, desde o primeiro dia do não cumprimento do que foi estabelecido em contrato para entrega do imóvel. Além disso, cabe  indenização por danos morais e materiais e lucro cessante, ou seja, o que o prejudicado deixou de ganhar ou se perdeu um lucro esperado.

DEFEITO NA CONSTRUÇÃONo caso de vícios aparentes no imóvel, cabe ao consumidor entrar com uma ação chamada “Obrigação de Fazer” contra a construtora. O prazo para reclamação de portas quebradas ou paredes mal pintadas, entre outros consertos, é de 90 dias após a entrega da chave. Já para os defeitos ocultos, a queixa deve ser feita no prazo de um ano. Se a incorporadora não solucionar o problema, o comprador tem até 20 anos para recorrer ao Judiciário, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça. O pedido deve estar acompanhado do laudo técnico de um engenheiro discriminando o erro.

TAXAS ABUSIVASPara os consumidores lesados quanto ao Sati (Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária) e a comissão do corretor, o prazo para reclamar em Juízo é de três anos e começa a contar após o seu pagamento total. Nessa situação, cabe a devolução do dinheiro em dobro, acrescido de correção monetária e juros. A restituição deve acontecer de uma só vez, em até 15 dias. Após o prazo, incide acréscimo de 10% de multa e se não for pago podem ser penhorados os bens da imobiliária ou da construtora.

JUROS INDEVIDOSPara aqueles que enfrentam problemas com a cobrança de juros sobre juros, o tempo para recorrer à Justiça é de cinco anos, a partir do término do contrato. Nesse caso, é essencial requisitar na esfera judiciária, com base em jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o Superior Tribunal Federal, a restituição dos encargos financeiros, mesmo aqueles que já quitaram o pagamento do imóvel.

Veja como NÃO transformar o sonho da casa própria em pesadelo

CIDADANIA

METRAGEMSe na vistoria ficar comprovado que há diferença no tamanho de qualquer dos compartimentos do imóvel, superior a 5%, o dono do imóvel pode exigir o complemento da área, o abatimento no valor ou rescindir o contrato. Quando a quantia for devolvida, a restituição deverá ser feita à vista, acrescida de multa e juros.  Além disso, também podem ser inclusos indenização, danos morais e materiais e lucro cessante.

RESCISÃO DE CONTRATOAo anular o acordo por problema pessoal, inadimplência ou até mesmo arrependimento, o dono do imóvel tem o direito de receber de volta 90% do valor já pago e de uma só vez. Já se o distrato ocorrer devido ao atraso na obra ou irregularidade no empreendimento, o proprietário deve receber 100% do valor com as devidas correções.

COBRANÇA DO CONDOMÍNIO ANTES DE RECEBER AS CHAVESQuando o morador não tem a posse do imóvel, é obrigação da construtora arcar com esse custo. O valor só poderá ser repassado aos compradores quando esses estiverem de posse das chaves.   Para resolver o problema, o consumidor tem duas opções: a primeira é recorrer ao Poder Judiciário, suspender o pagamento das parcelas e depositá-las em Juízo.  A outra é continuar pagando as parcelas e depois entrar com uma ação pedindo o ressarcimento dos valores em dobro.

ATUALIZAÇÃO DE JUROS ANTES DA ENTREGA DO IMÓVELDurante a construção da propriedade pode haver apenas a atualização do valor com base no INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Os juros remuneratórios, que geralmente giram em torno de 1% ao mês, poderão incidir em cima do saldo devedor apenas após receber as chaves ou expedição do “Habite-se”. Se a construtora descumprir o contrato, o consumidor tem o direito de pedir de volta o valor cobrado a mais nas prestações.

sonho da casa própria pode se tornar um pesadelo se o comprador não souber lidar com alguns imprevistos que podem acontecer no meio do caminho, como atraso e

defeito na obra, além de taxas e juros abusivos. Por isso, o jornal A Tribuna trouxe preciosas dicas que a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências dá para os mutuários:

O 1

2

3

4

5

6

7

8

Page 19: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

AGOS

TOA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 18 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Em agosto de 2014, o Brasil recebeu a triste notícia do falecimento, aos 86 anos, do empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes.

Ermírio era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e foi o grande

Ermírio de Moraes, a morte de um grande brasileiro

CIDADANIA

Dilma prometeu rever o Fator previdenciário. Mas nada fez!

DIREITO DOS TRABALHADORES

Durante a campanha presidencial deste ano, importantes balanços sobre o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff foram feitos por diversas entidades da sociedade brasileira. O Sintracon-SP também cumpriu o seu papel e divulgou aos trabalhadores da construção civil uma das principais promessas não cumpridas de Dilma: a revisão do Fator Previdenciário.

Foram quatro anos de falta de vontade política, frustrando trabalhadores. As centrais sindicais por diversas vezes saíram às ruas para pedir a revogação do fator, que achata e ultraja o tão combalido salário do aposentado.

Enquanto isso, segue o desespero dos aposentados, enganados pela presidente Dilma.

responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955. Com ética e empreendedorismo, Ermírio defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um País melhor e mais justo, com saúde e educação de qualidade para todos.

Page 20: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 19EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Funcionários de uma empresa de cerâmica localizada no município de Catalão, em Goiás, faziam manifestação por melhores condições de trabalho quando os patrões, além de agredirem manifestantes, esmagaram com uma escavadeira o Fiat Doblô que carregava os equipamentos de som do Sintracom, o sindicato representativo dos trabalhadores da construção civil local. Os trabalhadores alegavam frequentes atrasos de pagamento dos salários, do convênio médico e problemas com alimentação e vale-transporte.

Patrão parte para agressão e destrói carro de sindicato com escavadeira

NOTÍCIAS DO SINDICATO

O jornal A Tribuna, em sua edição de setembro de 2014, registrava que pelo sétimo mês consecutivo, o indicador de nível de atividade na indústria da construção civil brasileira ficava abaixo da linha divisória dos 50 pontos, indicando queda no setor.

De acordo com a pesquisa realizada pela Sondagem Indústria da Construção e divulgada pela  Confederação Nacional da Indústria (CNI), o mês de junho apresentou nível de atividade de 44,5 pontos e o quadro de funcionários sofreu redução de 45,3 pontos percentuais.

A redução da atividade compromete a situação financeira das empresas.

Diante disso, as estimativas dos empresários da construção já não são otimistas. Em julho, a expectativa sobre a evolução do nível de atividade para os próximos seis meses ficou em 51,2 pontos e o de perspectiva em relação a novos empreendimentos foi de 50,3 pontos, praticamente sobre a linha divisória dos 50 pontos, que separa a previsão de aumento da estimativa de queda.

Nível de atividade da indústria da construção tem queda pelo sétimo mês consecutivo

DIREITO DOS TRABALHADORES

Em sua edição de setembro de 2014, o jornal A Tribuna repercutia que auditorias realizadas em unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida” teve resultado para lá de negativo: todas as obras vistoriadas têm falhas de estrutura e apresentam problemas de qualidade em razão de “vícios construtivos que dificultam ou mesmo inviabilizam o uso pleno da moradia pelo beneficiário”.

Em alguns casos, segundo os auditores, há “risco para a segurança e saúde do morador”. Segundo matéria divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, os técnicos presenciaram:

Tudo isso, registra o jornal, explica porque o Tribunal de Contas da União (TCU) pressiona o Ministério das Cidades, responsável pelo programa, a melhorar a fiscalização e o processo de acompanhamento das obras pelo País.

No Minha Casa, falhas estruturais em todas as obras vistoriadas

CIDADANIA

Casas sem portas e revestimento interno;Ocorrências de afundamento de piso;Rachaduras nas paredes;Vazamentos hidráulicos;Ligações clandestinas de energia;Buracos nas paredes de sustentação das lajes;Instalações elétricas em situação precária;

Page 21: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

SETE

MBR

OA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 20 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, aprovou o projeto de lei número 561/14, que institui o dia 25 de outubro como o Dia do Trabalhador da Construção Civil.

O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Ramalho da Construção, presidente do Sintracon-SP, que ressalta:

“Apresentei esse projeto para prestigiar os trabalhadores da construção civil, profissionais importantes para o desenvolvimento econômico do País”.

A lei, de número 15.557 também visa a homenagear os trabalhadores vítimas de acidentes e conscientizar os profissionais pelo uso dos equipamentos de segurança.

Governador Geraldo Alckmin aprova o dia da construção civil

DIREITO DOS TRABALHADORES

Em sua edição de outubro de 2014, o jornal A Tribuna destacou que uma equipe do Sintracon-SP, acompanhada de um fiscal do Ministério do Trabalho, fez uma inspeção no canteiro de obras da empresa LPL Costa Construções, localizada na Estrada São Francisco, número 1.640, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

No canteiro, foram encontradas diversas irregularidades, como a falta do livro de inspeção de segurança e o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que deveriam estar na obra para fiscalização do agente do Ministério.

Obra com diversas irregularidades arrisca a vida de trabalhadores

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Nas instalações sanitárias não havia chuveiros, vestiários e armários para os trabalhadores. Os vasos sanitários eram insuficientes para a quantidade de profissionais na obra. Outra irregularidade foi encontrada no refeitório: não tinha bebedouro.

A empresa foi intimada a comparecer à sede do Ministério do Trabalho, com os documentos necessários para regulamentação da obra.

Os trabalhadores alegavam frequentes atrasos de pagamento dos salários, do convênio médico e problemas com alimentação e vale-transporte.

Page 22: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 21EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

A taxa de desemprego nacional, medida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 6,5% em 2013, acima dos 6,1% registrados em 2012, a primeira alta desde 2009, quando a economia ainda sofria os piores efeitos da crise mundial de 2008.

O dado foi revelado no último dia 18 de setembro, com a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A taxa de desemprego anual subiu de 2012 para 2013 porque o número de desempregados avançou mais do que o número de empregados e mais do que o da população em idade ativa (PIA, o total de pessoas com mais de 15 anos).

Desemprego sobe pela primeira vez desde a crise de 2009

DIREITO DOS TRABALHADORES

O jovem Macelo Rosse Soares Lima, de apenas 18 anos, teve a perna direita amputada por um cabo de aço de motor de elevador de um prédio em construção na Rua Mourato Coelho, número 648, bairro de Pinheiros, Zona Oeste da capital paulista.

O triste episódio, que aumentou as estatísticas de graves acidentes na construção civil, aconteceu em setembro de 2014, em obra de responsabilidade da empresa Tibério Engenharia.

Natural do Piauí, Macelo estava verificando o cabo de aço preso a um guincho, que se movimentou e puxou a sua perna, até arrancá-la.

Agentes do nosso Sindicato compareceram ao local da ocorrência imediatamente e denunciaram o caso ao Ministério do Trabalho, que fará uma investigação no canteiro para determinar as causas do acidente.

Operário tem perna amputada em acidente na Zona Oeste de São Paulo

NOTÍCIAS DO SINDICATO

O mais absoluto desleixo para com trabalhadores da Construção Civil de São Paulo mora na Rua Amberés, no número 130, Jabaquara, bairro da Capital paulista. Lá está sendo feita uma obra de responsabilidade da Construtora OAS com inúmeras – e graves – irregularidades. Agentes do nosso Sindicato estiveram no local constatando os seguintes problemas:

OAS maltrata e constrange funcionário de obra no Jabaquara

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Trabalhador dormindo sobre tábuas;Comida estragada;Pagamento de tarefas por fora do holerite;Ausência de lanche da tarde.

Mais de 1.200 funcionários da OAS estão sofrendo com tudo isso. E mais: quando vão bater o ponto, são seguidos por dois jagunços.

Os trabalhadores são obrigados a se manter dentro da obra no intervalo do almoço, o que configura cárcere privado.

O Sintracon-SP registrou boletim de ocorrência e deu todo o apoio jurídico para os trabalhadores que desejaram entrar na Justiça contra a construtora.

Page 23: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

OUTU

BRO

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 22 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Ramalho da Construção é reeleito

DIREITOS DO TRABALHADOR

O presidente do Sintracon-SP foi reeleito para o cargo de deputado estadual em outubro de 2014. Com 80.344 votos, Ramalho da Construção agradeceu especialmente aos trabalhadores da construção civil por sua votação.

“Eu entrei na vida sindical para melhorar a vida dos trabalhadores, entrei na política pelo mesmo motivo, e hoje recebi um emocionante reconhecimento, com um voto de confiança. Durante os próximos 4 anos, vou trabalhar muito para honrar esses votos”, disse ele.

Page 24: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 23EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Em outubro de 2014, a presidente Dilma Rousseff foi reeleita. Na edição de novembro de A Tribuna, o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, lamentou o resultado. Relembre um trecho do artigo:

“Não é segredo para ninguém que eu e outras importantes lideranças sindicais, como Paulinho da Força, Miguel Torres, Eunice Cabral, entre tantos outros, estávamos apoiando a candidatura de Aécio Neves para presidente do Brasil. Não era por acaso ou por outros interesses. Era uma reação à falta de diálogo da presidente Dilma com as centrais sindicais. Quando não está em campanha, Dilma não conversa com ninguém.

No dia 26 de outubro, com uma diferença muito pequena, Dilma foi reeleita. A vontade das urnas deve ser respeitada. Mas isso não significa que vamos aceitar continuar sendo tratados com descaso!

A economia vai mal, os empregos estão sumindo, a inflação está comendo o salário do trabalhador, mais de metade do povo brasileiro está endividado. Apesar de tudo isso, Dilma acha que está tudo bem. Claro, ela não vive de salário!”

Mais 4 anos sem diálogoNOTÍCIAS DO SINDICATO

José Reis dos Santos Goes, de 33 anos foi baleado na região íntima e na virilha em uma obra localizada na Rua Pequetita, altura do número 100, na Vila Olímpia, Zona Oeste de São Paulo.Goes atuava como pedreiro da construtora responsável pela edificação, a Camargo Correa.

Tudo aconteceu quando, na saída do expediente, ele foi revistado por um segurança. Após a revista, outro policial, também da obra, tentou revistá-lo novamente.

Sentindo-se constrangido, ele discutiu com o segundo guarda. Despreparado, o segurança, armado, se exaltou e baleou o pedreiro em suas partes íntimas.

José Reis foi levado ao Hospital São Paulo onde passou por cirurgia. O caso foi registrado no 15º DP localizado na Rua Doutor Renato Paes de Barros, 340, no Itaim Bibi.

O líder do Sindicato, Ramalho da Construção, advertiu que houve abuso de autoridade e falta de qualificação dos seguranças, que deveriam ter resolvido a situação na base do diálogo e não da força.

Operário toma tiro nas partes íntimas em obra da Camargo Correa

NOTÍCIAS DO SINDICATO

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo publicou a Resolução SMA 81, que institui o Módulo Construção Civil do Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (Sigor).

A escolha do módulo como o primeiro a ser implantado dentro do sistema resulta de um convênio firmado em 2010 entre o Estado de São Paulo, por meio da SMA e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

Sistema on-line de gerenciamento de resíduos sólidos na construção é instituído em São Paulo

CIDADANIA

Page 25: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

NOVE

MBR

OA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 24 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Com informação, Novembro Azul combate o câncer de próstata

CIDADANIA

Principal alvo da campanha Novembro Azul, o câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala. Veja algumas dicas e orientações para combater o câncer de próstata:

QUANDO SE DEVE FAZER O EXAME PREVENTIVO?1Inicialmente, recomenda-se que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, especialista do sistema reprodutor masculino, e façam o exame preventivo, preferencialmente se houver incidência na família, já que isso aumenta o risco. Homens que não possuírem registro de antecedentes de câncer de próstata na família, idealmente podem optar em procurar o urologista e realizar o procedimento a partir dos 50 anos de idade.

O EXAME DE TOQUE RETAL É A ÚNICA FORMA DE DIAGNOSTICAR O CÂNCER DE PRÓSTATA?2

Apesar de ser um dos principais procedimentos para o diagnóstico, não é o único. É possível iniciar através da realização do exame de sangue, conhecido como “PSA”, sigla em inglês para “Prostate Specific Antigen”, que em português significa “Antígeno Prostático Específico”, fazer uma Ultrassonografia da próstata e, por fim, para concluir, realizar o exame de toque retal. Cada exame complementa o outro, pois cada um tem seu valor e precisão, e em conjunto oferecem uma chance maior de diagnosticar a doença precocemente.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?3Os principais sintomas para detectar esta doença são: Desconforto Urinário.Aumento da frequência urinária durante a noite.Jato urinário mais fraco que o comum.holerite;Sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença.

QUAL O TRATAMENTO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA?4De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, órgão do Ministério da Saúde do Brasil, o tratamento para o câncer de próstata é relativo a cada tipo. Para doença localizada, são oferecidas as opções de cirurgia, radioterapia e em determinadas situações a observação vigilante.Para doença localmente avançada, recomenda-se a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal.Para doença metastática, ou seja, quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo, o tratamento mais recomendado é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser feita pelo paciente através de uma conversa com seu médico, no qual devem ser discutidos os riscos e benefícios de cada tratamento.Fonte sobre o tratamento: INCA

Page 26: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 25EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Lamentamos o falecimento, no último dia 24 de novembro, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba, Ozano Pereira da Silva, de 77 anos.

Lamentamos ainda mais o fato dele ter sido assassinado dentro da sede da entidade, por estrangulamento. Segundo a polícia, os criminosos ficaram duas horas no local.

Quando Ozano chegou, foi levado para uma sala na parte de trás do prédio junto com a tesoureira do sindicato.

A tesoureira conseguiu sobreviver. Foi o filho de Ozano que chamou a polícia.  Ele ficou desconfiado porque ligou no sindicato e no celular do pai e ninguém atendeu.

“Para mim esse crime foi encomendado. Segundo funcionários, os bandidos (dois) disseram que tinham ido lá só para pegar uma pessoa, o patrão”, disse o filho do sindicalista, Ozano Júnior.

O Sintracon-SP espera que a justiça seja feita de forma rápida e que casos como esses não voltem a ocorrer, pois mancham o sindicalismo brasileiro.

Sindicalista é morto dentro de entidade que presidia em Guarulhos

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Representando a classe trabalhadora, Ramalho da Construção prestigiou a Megasipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) promovida pelo Sinduscon-SP em parceria com Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP.

O evento aconteceu na Escola Senai “Orlando Laviero Ferraiuolo”. Testes de Acuidade Visual, Glicemia e Pressão Arterial, fizeram parte da programação, além de palestras, atividades em grupos, teatro e sorteios para os participantes.

“Trabalhador Protegido, Ambiente Seguro e Saudável” foi o tema abordado na ocasião.

Ramalho da Construção participa da Megasipat 2014

NOTÍCIAS DO SINDICATO

20 de novembro é um dia para se orgulhar da capacidade de luta do ser humano quando o assunto é liberdade.

Nessa data, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra e, em especial, as sucessivas vitórias que os nossos irmãos da raça negra vêm obtendo no cenário político, econômico, social e cultural de um Brasil sempre influenciado pelas elites. 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, em 1695.

Consciência Negra. Um dia de luta e reflexão

CIDADANIA

Page 27: Tribuna Janeiro / 2015

RETR

OSPE

CTIV

A 2

014

DEZE

MBR

OA TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 26 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

O espaço escolhido para abrigar este evento foi o do “Club Park Rincão”, localizado na Zona Sul de São Paulo. Com quatro piscinas, playground, parque de diversão e tratamentos de beleza, a alegria estava garantida.

“Para nós do Sindibeleza de Mogi Guaçu é uma grande alegria e satisfação participar do evento trazendo cabeleireiros e manicures gratuitamente”, conta o presidente Olivano Pereira da Silva. “Entendemos que esta é uma ação social, tanto para os trabalhadores, quanto para seus familiares. Não poderíamos deixar de participar, pois o Ramalho da Construção é uma grande liderança sindical que nos orgulha e inspira diariamente”, concluiu.

O Sintracon-SP montou uma estrutura para atender a todos os trabalhadores e suas famílias com alimentação, pipoca, algodão-doce e cachorro-quente em diversos locais do clube.

Durante o evento, o ex-vereador de São Paulo, Cláudio Prado, elogiou Ramalho da Construção e ressaltou a importância da realização de uma festa para os sócios. “Quero parabenizar o Ramalho pela atitude nobre que ele tem para com a sua categoria. Percebo que as famílias estão satisfeitas e isto significa que o trabalho dele é ótimo. Por esta razão ele é o deputado estadual que representa os trabalhadores da construção civil”, concluiu Prado.

Quem compareceu ao evento pode assistir aos shows de Reinaldo (ex-TerraSamba) e de Agnaldo Timóteo – com a participação do cantor gospel Naldo Campos.

Após as apresentações, foram sorteados seis prêmios especiais: três para meninos e três para meninas. Ao término da festa, todas as crianças receberam presentes de Natal.

As empresas Tenda, Odebrecht, Tecnisa, Sinco Engenharia, Rohr Estruturas Tubulares, Adolpho Lindenberg, Eternir, Construtora Paulo Mauro, MRV e Gafisa colaboraram com a festa, tornando possível a distribuição dos presentes.

O Sintracon-SP agradece a presença de todos os trabalhadores e suas famílias na festa “Natal das Crianças”, aos colaboradores e colegas que ajudaram com a realização deste evento.

Natal das Crianças reúne cinco mil pessoas em dia de atividades e prêmios

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Page 28: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 27EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Entre 123 compromissos assumidos pelo prefeito Haddad em seu programa de governo, dois em cada três não chegaram nem à metade de sua execução. A denúncia é do jornal O Estado de S. Paulo, demonstrando que Haddad, mais do que prefeito, é uma miragem.

Desde sua posse, percebemos que o prefeito de São Paulo era um despreparado para um dos cargos mais importantes do nosso País. E, nos últimos anos, estamos acompanhando a triste administração dele e acusando suas falhas. É duro saber, por exemplo, que 40 metas de Haddad não chegaram sequer aos 25% de realização.

“Eu ainda não joguei a toalha”, observa o prefeito na defensiva, como quem sabe que está devendo trabalho. E muito. Vamos ver até onde vai a incompetência de Haddad. Sim, pois o panorama financeiro de sua administração deve mudar.

Afinal, ele finalmente conseguiu implantar seu projeto de IPTU progressivo. Só aí terá R$ 800 milhões a mais para realizar suas obras a partir de 2015. A custa de aumento de impostos, portanto. Os novos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, com os juros repactuados da dívida da cidade com a União, igualmente irão ampliar o fôlego financeiro da gestão.

Resta esperar que, à custa do suado dinheiro dos trabalhadores, ele pelo menos possa ser um prefeito mais digno do que foi nos últimos dois anos

Haddad cumpre muito pouco do que promete

CIDADANIA

Em assembleia geral, os trabalhadores da Construção Civil aprovaram o orçamento para o ano de 2015 do Sintracon-SP. À cerimônia compareceram o presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção; o secretário-geral, Antonio de Freitas Pereira (Toninho); o diretor executivo, Darci Pinto Gonçalves; o contador do Sintracon-SP, Roberto Rodrigues e o advogado doutor Fernando Costa Marques. O presidente Ramalho da Construção, antes de abrir a assembleia, compartilhou com os trabalhadores a sua preocupação com a situação da política atual.

Ele comentou sobre o crescimento de apenas 0,2% do PIB do Brasil e alertou que o próximo ano pode ser de crise. “Eu não estou otimista para o ano que vem”, ressaltou. Ramalho da Construção falou sobre alguns projetos, mas enfatizou a criação de uma Comissão de Trabalhadores nas Obras com o intuito de auxiliar a equipe de base do Sintracon-SP nas reclamações dos trabalhadores.

Trabalhadores aprovam os números do Sintracon-SP para 2015

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Salário mínimo paulista passa a valer R$ 905, em 2015

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou em dezembro um projeto de lei para aumentar o valor do salário mínimo em 2015. A nova proposta prevê um reajuste de 11,75% para a primeira faixa, que passa a ser de R$ 905, e para a segunda faixa, R$ 920 reais, representando um acréscimo de 10%. A proposta foi encaminhada para a Assembleia Legislativa de São Paulo em regime de urgência.

Na reunião estavam presentes os principais sindicalistas do Estado de São Paulo, além do deputado federal Paulinho da Força; o secretário de Estado, Tadeu Morais, e o sindicalista e deputado estadual Ramalho da Construção

Na ocasião, Ramalho da Construção foi escolhido para ser o relator do projeto entregue na Assembleia Legislativa, com o objetivo do aumento ficar disponível a partir do dia 1º de janeiro de 2015.

Ramalho da Construção parabenizou o governador durante o evento por ele sempre dar ouvido aos trabalhadores, Alckmin por sua vez, disse: “Quando a gente ouve mais, tem menos chances de errar.”

Page 29: Tribuna Janeiro / 2015

Ser sócio do Sintracon-SP é um bom negócio, veja:

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 28 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Page 30: Tribuna Janeiro / 2015

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 29EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

O Ambulatório Odontológico funciona de 2a. a 6a., das 8h às 12h e das 14h às 18h. / Telefones: (11) 4771-1145 / 4771-1146 / ENDEREÇO: Rua Elisabetha Lips, 118, no Jardim Bom Tempo (Área central de Taboão da Serra).

NOTÍCIAS DO SINDICATO

Sub-sede de Taboão leva atendimento do sindicato para mais perto de você A Sub-sede do Sintracon-SP em Taboão da Serra foi criada para facilitar o atendimento ao trabalhador da construção civil, especialmente os associados que vivem em Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Franco da Rocha, Mairiporã, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Francisco Morato e Caieiras, além da própria Tabão da Serra.

Na sub-sede, os trabalhadores da região podem fazer homologações, levar denúncias e dúvidas para os assessores de base, e até mesmo passar pelo dentista. O Ambulatório Odontológico funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e faz obturações, extrações e limpeza. Para prótese, tratamento de canal e ortodontia é preciso marcar horário.

Page 31: Tribuna Janeiro / 2015

Cartão Amigo do Trabalhador. Conheça e aproveite as vantagens!

NOTÍCIAS DO SINDICATO

“A maioria dos sindicatos dá uma carteirinha para os sócios, no Sintracon-SP nós damos o Cartão Amigo do Trabalhador, cheio de benefícios”, disse o presidente do sindicato, Ramalho da Construção

O

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILPÁGINA 30 EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Cartão Amigo do Trabalhador é

um benefício exclusivo para os sócios do Sintracon-SP. Além de descontos em uma rede de estabelecimentos comerciais e de ensino, o trabalhador que tem o Cartão Amigo do Trabalhador também concorre a R$ 2 mil por semana. 47 companheiros já ganharam e você pode ser o próximo!

Page 32: Tribuna Janeiro / 2015

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO CARTÃO AMIGO DO TRABALHADOR?

Todos os sócios do Sintracon-SP em dia com suas mensalidades e com o cadastro atualizado, para poderem ser localizados em caso de ganharem o sorteio.

Mais do que um bom negócio, o Cartão Amigo do Trabalhador é uma conquista dos trabalhadores, resultado de uma gestão moderna, transparente e eficaz do Sintracon-SP.

A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÁGINA 31EDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

Uma ampla rede de estabelecimentos comerciais e de ensino que oferecem descontos;

Sorteios semanais que dão R$ 2 mil ao vencedor;

Seguro de R$ 1500 em caso de morte acidental;

Diária de Incapacidade Física Temporária por Acidente (DIT) de R$ 10 por dia até 30 dias, a contar do 16º dia

QUEM TEM DIREITO AOS BENEFÍCIOS?

Page 33: Tribuna Janeiro / 2015

MAIO 2014 A ABRIL 2015

PISO EM R$ AUMENTO DE

QUALIFICADO

NÃO QUALIFICADO

MONTAGENS

R$ 1.393,01

R$ 1.145,10

R$ 1.669,25

7,32%

7,32%

7,32%

POR HORA

R$ 6,3319

R$ 5,2050

R$ 7,5875

Seconci = Obrigado a contribuir (Cláusulas 10a. e 24a.)

A Empresa contratada deverá fornecer aos seus funcionários, nos termos da Cláusula 3 da presente convenção, refeições no mesmo padrão e qualidade das

refeições fornecidas pela empresa contratante no canteiro de obras.

TIQUETE Era de R$ 18,00 foi para R$ 19,00(Aumento de 5,5555%)

VALE SUPERMERCADO Era de R$ 200,00 foi para R$ 240,00 (Aumento de 20,00%)

SEGURO DE VIDA MORTE OU INVALIDEZ

Era de R$ 45.000,00 foi para R$ 50.000,00 (Aumento de 11,11%)

MORTE NATURAL Era de R$ 16.875,00 foi para R$ 18.750,00(Aumento de 11,11%)

MORTE DO CÔNJUGE E FILHO (SOLTEIRO)

Até 21 anos de R$ 3.375,00 foi para R$ 3.750,00(Aumento de 11,11%)

AUXÍLIO FUNERAL Era de R$ 2.025,00 foi para R$ 2.250,00(Aumento de 11,11%)

PÁGINA 32 A TRIBUNA DA CONSTRUÇÃO CIVILEDIÇÃO 256 | JANEIRO 2015

ÍNDICE DEAUMENTO SALARIAL 7,32 %