TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

20

description

Revista Eletrônica do Grupo USS Venture, de periodicidade bimestral e distribuição gratuita, com objetivo de informar a imensa legião de fãs braslleiros do Universo Star Trek, aquilo que o Grupo USS Venture vem desenvolvendo no website e no meta-universo do Second Life.

Transcript of TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

Page 1: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015
Page 2: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015
Page 3: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

Star Trek® e todas as séries derivadas, assim como os personagens e material produzido, são marcas registradas da Paramount

Pictures, uma divisão da Viacom, com todos os seus direitos reservados. Este periódico está sendo disponibilizado livremente ao

público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.

Reportagem de Capa ................................. 04

Mercado Quark .......................................... 08

Momento Nog ............................................ 08

Conhecimento Trekker................................. 10

Tripula em Ação........................................... 13

Universo SCIFI ............................................ 14

Frota Venture ............................................ 17

Além dos Tricorders .................................. 18

Editor Geral:MDaniel Landman

Revisor:Borak Kirax

Design Gráfico:Lionel Mota

Artigos, Matérias e Colunas:MDaniel Landman

Jefferson Afonsin

B7Web Xue

Jeferson Alfonsin

Marchezini (March333)

Fotos e Imagens:Jeferson Alfonsin

MDaniel Landman

Diversas Imagens foram retiradas de sites públicos da Internet e processadas para está publicação.

O ESPAÇO...

A FRONTEIRA FINAL!

Amigos e leitores deste periódicoeletrônico, a grande novidade desta ediçãoé a abertura de uma seção especialdedicada aos Universo SCIFI ecomeçaremos pelo Universo de BattlestarGalactica.A coluna dedicada aos tripulantes escritoresdo Grupo USS Venture: A Seção “Tripulaem Ação” veio realmente para ficar e falanesta edição sobre a Arqueologia em StarTrek.Nossa reportagem de capa vem apresentarum pouco dos conceitos técnicos por trásdos Computadores do Universo deJornada, traduzindo esses conceitos parauma linguagem mais acessível a todos.

A seção Frota Venture vem falar deuma Cerimônia de Promoção Especial,onde o Grupo acolheu mais ummembro para sua Divisão de Comando.Na seção “Conhecimento Trekker”publicamos um artigo sobre as diversascerimônias de promoções queaconteceram em Star Trek.A seção “Além dos Tricorders” tececomentários sobre o que seria uma real“Confraternização Universal”. O“Momento Nog” apresenta mais umafigura de ação da coleção “Star TrekSelect”, e a Seção Mercado Quarkdemonstra a criatividade paradesenvolver itens temáticos.Vale a pena conferir!!

Almirante MDaniel Landman

TRIB

UNA QUARK

ANO 4 N°21 20150130

Page 4: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

04

Nossa reportagem de capa daTribuna Quark apresenta osComputadores do Universo deJornada nas Estrelas (StarTrek) e o seu funcionamentobásico.

Na nos anos 60, quando aSérie Original foi criada, oscomputadores em si eramcoisa de ficção científica edavam os primeiros passos nomundo. Entre as curiosidadesrelacionadas ao assunto é queem todas as franquias de StarTrek a voz dos computadoresdas naves e estações sempreé mesma: a voz era MajelBarrett, que interpretava aenfermeira Christine Chapel,auxiliar do Dr McCoy e maistarde torna-se esposa deGene Roddenberry, inclusiveem Star Trek: The AnimatedSeries, todos os filmes de StarTrek, e da maioria dos jogosde vídeo e outras produçõesde franquia.

Mas voltando ao assuntoprincipal dos computadores deStar Trek, nessa matéria nãofalaremos de coisas técnicascomo a capacidade dearmazenamento, velocidadede processamento entreoutros jargões da área detecnologia e técnica, e sim dosaspectos muitas vezes nãopercebidos nos computadoresdas diversas séries.

Holodeck e o computadorinforma o caminho por setasaté ele chegar ao destino.

NA SÉRIE NÃO EXISTE O CONCEITO DE INTERNET

Vemos isso em váriosepisódios de TNG e tambémem VOYAGER, quando porexemplo a Capitã Janeway aochegar em um planeta pede aTuvok para acessar oComputador Central doPlaneta e nunca a rede dedados planetária daquelemundo. Mesmo em episódiosonde aparece a Terra dopassado, a Internet éesquecida como fonte dedados. Chegam a utilizar atelevisão como fonte deinformação do que estáacontecendo em nível mundial.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

COMPUTADORES – COMO FUNCIONAM EM STAR TREK Por B7Web Xue e Jeferson Alfonsin

AS NAVES E ESTAÇÕES INTEIRAS SÃO O COMPUTADOR

Exatamente quando a sérieoriginal foi criada não existia oconceito de processamentodistribuído que vemos hoje.Em palavras simples, a naveou estação espacial era ocomputador e tudo que eraacessado no computador danave ou estação era a partir determinais que aceitavamcomandos de voz oucomandos via teclado. Vemosum exemplo disso no primeiroepisódio de TNG (NovaGeração) onde o PrimeiroOficial, Comandante Willian T.Riker, chega na Enterprise enum corredor pede orientaçãoao computador para chegar ao

O Computador M-5 multitronic que falhou em testes a bordo da USS Enterprise

Page 5: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

05

OS COMPUTADORES EM STAR TREK SÃO SERES

SERCIENTES

Temos vários exemplos clarosdessa afirmação, um deles é ainteração em comando de vozna linguagem comum ecorriqueira que vários usuáriosdentro das naves e estaçõesespaciais fazem quando usamos recursos do computador.Entretanto fica claro que esta“ser-ciência” foi almejada pelosdesenvolvedores decomputadores e o exemploforam os testes desastrososcom o computador M-5multitronic que falhou a bordoda USS Enterprise.Outro fato que prova odesenvolvimento da “ser-ciência” é a programaçãoavançado do Doutor emVoyager, com aspiraçõespróprias e até instruções decomando, não chegando aospés do cérebro positrônico doData, mas utilizava acapacidade de processamentoavançada do Computador daUSS Voyager.

IMPLANTES SUBCUTANEOS PARA INTERAÇÃO COM

COMPUTADOR

Pode se perceber este fatocom mais frequência a partirda Nova Geração onde todavez que um tripulante está nanave ou em um planeta, erealiza-se uma comunicação, oáudio da conversa entre osinterlocutores humanoides

estelar. Eles oferecemenormes quantidades dememória e são mais rápidosdo que a luz paraprocessamento de dados.

As redes de computadores deuma nave estelar sãobaseadas em um sistemaredundantes de núcleos de

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

vem através de um implantesubcutâneo atrás do ouvido,em não pelo PIN como muitospensam. Também o áudio dotradutor universal é transmitidopara esse implante, comopercebe-se em um episódioem DS9 em que os Ferengi’sQuark, Ron e Nog sãoacidentalmente enviados paraTerra no meio do século XX(Caso Roswell). Quando elesestão aqui o tradutor universalestava pifado, foi quando RONenfia um grampo no ouvidoNog para resetar o tradutor eele poder funcionar, note quenesse episódio os Ferengi’sestavam sem seus PIN’s.

REDUNDÂNCIA DE NÚCLEOS

Núcleos de computador(Computer Core) são ocoração do sistema decomputação de uma nave

Sala de Controle do Núcleo do Computador daUSS Enterprise-D em TNG

Page 6: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

06Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Núcleos atravessam

10 decks

O Sistema de Campo Subespacial é

acessado nesta sala.

Link de junção Típica MJL.

Cada nível do Núcleo do Computador contém vários

módulos de processamento.

SALA DE MONITORAMENTOExiste uma sala de monitoramento sobre cada núcleo, utilizada para verificar o status operacional dos

sistemas.

NÚCLEOS PARALELOSExistem três

núcleos na USS Enterprise D. Dois na Seção Disco e outro na Seção de

Engenharia.

Núcleos do Computador

Em uma nave estelar classe Galaxy, osnúcleos de computador são enormesestruturas cilíndricas. O nível superior decada núcleo primário, localizado noconvés 5, incorpora um quarto dossistemas de monitorização. As unidadesnanoprocessadoras FTL, e o acesso aossistemas de campo de subespaço queestão localizados em uma estruturacilíndrica em separado para o lado aonúcleo principal.Os núcleos são ligados à rede deinformação óptica (ODN) por uma sériede ligações de junção Micron (MJL). Elessão apoiados por uma rede de 380subprocessadores ópticos.

Page 7: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

computadores redundantes queprocessam dados de todos ossistemas da nave. Todo sistemaúnico de suporte de vida paramatrizes de armas e blindagem,depende dos núcleos deinformática.

A classe Galaxy está equipadacom três principais núcleos deprocessamento onde qualquerum dos quais pode, em caso deemergência, lidar com a cargade computação operacional detoda a nave. Na USS EnterpriseNCC-1701D, dois núcleosprimários foram instaladoscruzando os decks 5 e 14 daseção do disco. Estesgeralmente trabalham emsincronia e se um deles falhar ooutro pode tomarimediatamente em sua carga,com pouca ou nenhumainterrupção das operações danave. O terceiro núcleo docomputador cruza os decks 30-37 na seção de engenharia. Éum núcleo de backup sendonormalmente usado somente seum problema surgir na seçãodisco ou quando a nave forseparada.

07Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Cada núcleo incorporou uma série de geradores de camposubespaço em miniatura, o que permitiu que os dados fossemprocessados e transmitidos pelo FTL em velocidades maisrápidas do que a luz. O nível superior de cada núcleo primário,localizado no convés 5, incorpora um quarto dos sistemas demonitorização. As unidades nanoprocessadoras FTL, e oacesso aos sistemas de campo de subespaço que estãolocalizados em uma estrutura cilíndrica em separado ao ladodo núcleo principal.

Abaixo desta há seis níveis do núcleo inferior. Os núcleos sãoligados à rede de informação óptica (ODN) por uma série deligações de junção Micron (MJL). Eles são apoiados por umarede de 380 subprocessadores ópticos, todos os quais ligadosao ODN, e muitos dos que estão diretamente ligados aosnúcleos. Praticamente todos os sensores, consoles,replicadores, PADD, e peças variadas de hardware instaladasem uma nave estelar são de alguma forma ligada à rede dedados ópticos e utiliza os núcleos de computador paraprocessamento de dados.

Backups, redundâncias de engenharia, e reduções de serviçosautomáticos são construídos no sistema para garantir que asfunções básicas em todos os núcleos em graves situações nãofalhem. Conduzidas por dois sistemas de ODN adicionaisfaçam backup das linhas primárias. Estas linhas, entre osterminais e os sistemas vitais importantes, também sãoblindadas e, se tudo mais falhar, um sistema de RádioFrequência (RF) será utilizado como um ODN, embora ocorrauma considerável perda de velocidade.

O exemplo utilizado para a classe Galaxy se repete nasdemais naves da Frota Estelar, sendo que alguns avançostecnológicos são feitos, como a substituição dos ChipsIsolineares pelos Geo-Packs da classe Intrepid (USS Voyager).Esperamos que essa matéria tenha esclarecido algunsaspectos com relação aos computadores de Star Trek.

Núcleos dos Computador

Page 8: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

08Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Mercados Informais de Produtos Temáticos

Está seção já apresentou outras figuras de ação dacoleção Star Trek Select, formada de personagens dediferentes versões da série em escala 7” eacompanhados de super elaboradas bases dioramas.Lembramos inclusive que algumas já chegaram aoBrasil vendidas nas Lojas Saraiva.

Esta Figura traz o oficial chefe de segurança Wolf danave USS Enterprise com braços intercambiáveis emdiferentes posições, cabelos diferentes e armas. OKlingon mede 18 cm.

Cada figura da Select custa US$21,99 na pré-vendana loja da Entertainment Earth, podendo ser exportadapara o Brasil.http://www.entertainmentearth.com/

Figuras de Ação: Klingon Wolf - Star Trek Select

O objetivo desta Seção é sempre informar aos leitores sobre osmercados diversos para os fãs do Universo Star Trek, mesmo aquelesque não tem muita divulgação e podem suprir uma lacuna de produtostemáticos que não estão disponíveis nas lojas comuns.

Este é o caso da loja virtual Armazen Nerd que produz e vendealmofadas e bolsas de pano com motivos temáticos e entre eles ostemas da Frota Estelar.

As almofadas são de 40 x 40 cm, 100% poliéster, com recheio removívelpara lavagem com valor unitário de R$49,90. Também as bolsastemáticas com dimensões de 40 x 38 cm, 100% poliéster a R$ 15,00.

A Loja trabalha com descontos progressivos a partir de 3 peças e envio através dos Correios, para qualquer localidade do Brasil.

Visite a loja virtual pelo link www.armazemnerd.tanlup.com podendoencomendar através de boleto bancário, débito ou crédito parcelado, ematé 3 vezes. Existe a possibilidade de estampas exclusivas e tamanhosespeciais sob medida. Neste caso pode ser solicitado o orçamento peloe-mail [email protected] ou pelos telefones 11 2358-0655 // 11 96454-2020 (WhatsApp)."

Page 9: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015
Page 10: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

10

INTRODUÇÃO

O Grupo USS Venture publica mais um artigotécnico e ficcional sobre conceitosapresentados dentro do Universo de Jornadanas Estrelas (Star Trek). Neste artigo focaremosas promoções e os postos oficiais da FrotaEstelar de Jornada nas Estrelas.

Infelizmente poucas vezes foram mostradas,nos filmes e séries, cenas de uma cerimôniacompleta de promoção de oficiais, sempre amaioria das promoções foram entregues erealizadas em campo, dentro das neves ouestações espaciais do Universo Star Trek, entreuma missão e outra.

Basicamente uma cerimônia de promoção daFrota Estelar ocorre quando um ou mais oficiaisda Frota são promovidos a um posto mais alto.A cerimônia envolve a retirada dos pins doantigo posto e a fixação dos novos pins nocolarinho do oficial por seu comandantesuperior ou seu equivalente.

Estes modelos de pins ou pastilhas paraidentificação dos oficiais da Frota Estelar foramestabelecidos a partir de 2350, junto com umnovo design de uniforme, onde introduziram apatente de Tenente Junior e o posto de Chefede Operações, utilizado por técnicosespecialistas em determinadas funções.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

AS PROMOÇÕES DE STAR TREKPor Mdaniel Landman

Este sistema de pins ou pastilhas paraidentificação dos oficiais da Frota Estelar, semanteve ativo até 2380, mesmo com asubstituição dos modelos de uniformes por voltade 2375.

AS PROMOÇÕES EXIBIDAS

Cadete James T. Kirk para Capitão:Em 2258, o então cadete James T. Kirk foipromovido a capitão da USS Enterprise pelaAcademia Frota Estelar em cerimônia oficial,como prêmio após salvar o planeta Terra doRomulano Nero que veio do futuro. AlmiranteRichard Barnett colocou uma medalha nouniforme de gala de James Kirk para significarsua nova patente. (“Star Trek” 2009)

Comandante Willian Riker para Capitão:Em 2369 durante a primeira incursão oficial dosBorgs no espaço da Federação, o comandanteRiker foi temporariamente nomeado para oposto de capitão da USS Enterprise D, depoisdo Capitão Jean-Luc Picard ser assimilado pelocoletivo Borg (Locutus). O Almirante de FrotaHanson foi quem nomeou o novo capitão, porfrequência espacial de rádio durante ospreparativos para a Batalha de Wolf 359, umatentativa frustrada de conter a incursão Borg.Após a crise, Riker volta a ser Comandante como retorno à ativa do Capitão Jean-Luc Picard(TNG - "The Best of Both Worlds“)

Page 11: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

11

Comandante Benjamin Sisko para Capitão:Em 2371, o Comandante Benjamin Sisko foipromovido a capitão. Seu filho, Jake, colocou oquarto pin no colarinho do uniforme de gala deBen Sisko em uma cerimônia de promoção naEstação Deep Space 9 com a presença doAlmirante Ross. (DS9: “The Adversary").

Tenente Worf para Tenente Comandante:Também em 2371, a equipe sênior da naveUSS Enterprise-D optou por usar uma recriaçãono holodeck de antigas cerimônias de promoçãoem alto mar, realizada pelos navegadores develeiros do século 19, para a promoção dotenente Worf a tenente comandante.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

A simulação consistia em o “prisioneiro” pegar onovo chapéu de navegador, com a novapatente, em uma prancha na beira do navio.(Star Trek Generations).

Tenente Tuvok para Tenente Comandante:Em 2374, na data estelar 51.186,2, o TenenteTuvok foi promovido a tenente comandante abordo da nave USS Voyager durante umacerimônia de promoção presidida pela CapitãoKathryn Janeway no refeitório da USS Voyager.A capitão faz um elogio, afirmando que elasempre tem contado com os seus conselhosperspicazes e infalivelmente lógicos, além decitar seus excelentes serviços como oficialtático-chefe e chefe de segurança. Ela opromove a tenente-comandante e anexa um pin

AS PROMOÇÕES DE STAR TREK

Capitão ComandanteTenente

ComandanteTenente

Tenente Junior

Alferes

Page 12: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

12

preto no colarinho, adicionando-o aos doisdourados que ele tem, indicando o seu novoposto. (VOY: "Revulsion")

Alferes Tom Paris para Tenente Junior:Em 2377, Tom Paris foi promovido de volta aoposto de tenente categoria júnior na sequênciade um rebaixamento anterior a alferes. Acerimônia foi inusitada uma vez que ao chegarpara o início de seu turno, todos estavamzangados e cobrando coisas dele. Quandochega em seu console de trabalho encontrauma caixa contendo seu novo pin, quando todoslhe dão os parabéns pela promoção. (VOY:"Unimatrix Zero")

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

AS PROMOÇÕES NO GRUPO USS VENTURE

O Grupo USS Venture segue como base amesma relação de patentes da Frota Estelar doUniverso Star Trek para seus tripulantes:Almirante, Vice-almirante, Comodoro, Capitão,Comandante, Tenente Comandante, Tenente,Tenente Junior e Alferes. Apenas não temos apatente de chefe de operações.

Os tripulantes sempre ingressam no Grupocomo cadetes e depois de um breve curso noCampo Avançado da Academia da Frota naEstação DS6, tornam-se alferes, e partir desteponto estão aptos a desenvolverem suasatividades no Grupo e poderem ser promovidosa qualquer tempo.

As cerimônias de promoção ocorrem no PlanetaTrivas ou na Estação Espacial DS6 e sãocerimônias de gala presididas pelo oficialsuperior presente. As promoções do Gruporefletem as atividades e o comprometimento decada tripulante ao Grupo, onde além daspromoções de patentes, são tambémdistribuídas medalhas de valor emreconhecimento de serviços prestados.

Assim como no Universo Star Trek aspromoções de patente são sempre pormerecimento e reconhecimento individual, masrefletem um desejo coletivo do comando queaquele tripulante seja promovido e possaincentivar a outros também seguirem seuspassos.

Artigo por: ALMIRANTE MDANIEL [email protected]

Fontes: Memory Alpha e Daystrom Institute Library

AS PROMOÇÕES DE STAR TREK

Page 13: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

13Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Enquanto a antropologia se centra no estudodas culturas humanas contemporâneas, aarqueologia dedica-se mais ao estudo dasmanifestações culturais e materiais destasdesde o surgimento do Homem até aopresente. Deste modo, enquanto as antigasgerações de arqueólogos estudavam umantigo instrumento de cerâmica como umelemento cronológico que ajudaria a pôr umadata à cultura que era objeto de estudo, ousimplesmente como um objeto com umverdadeiro valor estético, os arqueólogos dosdias de hoje veriam o mesmo objeto comoum instrumento que lhes serve paracompreender o pensamento, os valores e aprópria sociedade a que pertenceram.

A Arqueologia passou a ser vista cominteresse e tornou-se uma ciência populargraças à propaganda feita pela saga IndianaJones, em que o herói era um professor dearqueologia. No universo de Jornada nasEstrelas nós podemos citar o uso daarqueologia como uma forma de mapear ascivilizações passadas. É claro que no UniversoStar Trek uma descoberta arqueológica éconcluída em muito menos tempo e com muitomais facilidade pois existe ajuda de diversosequipamentos de alta tecnologia. Entre asáreas que podemos utilizar os conhecimentosarqueológicos no Universo Star Trek são:

• MISSÕES EM CIVILIZAÇÃO COMTECNOLOGIA INFERIOR; pois assimsaberemos como agir para não violar diretriz.

• MISSÕES DE TERRA FORMAÇÃO; poisassim podemos saber como e porque a antigacivilização que ali residia foi dizimada.

Como a Frota Estelar foi construída paraamparar as mais diversas civilizações, e comisso as mais diversas raças. Saber comoagem e como foram “fundamentadas” é deprimordial importância para um convívioharmonioso e respeitoso entre asadversidades culturais e étnicas.

Caros leitores esta seção da revista TQ sempreé escrita pelos nossos tripulantes do GrupoUSS Venture, agradecemos ao Sr. Marchezinepela contribuição.

Arqueologia é a disciplina científica queestuda as culturas e os modos de vida dopassado a partir da análise de vestígiosmateriais. É uma ciência social que estudaas sociedades do passado e tenta mapearatravés desse estudo suas influências nasociedade atual, através de seus restosmateriais, sejam estes móveis (como porexemplo um objeto) ou objetos imóveis (como éo caso das edificações). Incluem-se também noseu campo de estudos as alterações feitaspelo homem no meio ambiente.

A disciplina da arqueologia envolve trabalhosde prospecção, escavação e eventualmenteanálises de informação recolhida para aprendermais sobre o passado humano. Na maioria dasvezes, a arqueologia depende de trabalhos deinvestigações muito detalhadas. A arqueologiabaseia-se também em conceitos em torno devariadas áreas de conhecimento e ciênciascomo a antropologia, história, história de arte,etnoarqueologia etc...

Em alguns países a arqueologia é consideradacomo uma disciplina pertencente àantropologia enquanto que em países, comoem Portugal, esta foi considerada umadisciplina pertencente ao ramo cientifico daHistória e dependente deste.

Arqueologia em Star Trek Por Marchezini (March333)

Tripula em Ação

Page 14: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

14Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

O Grupo USS Venture sempre apoia os diversosgrupos e fã-clubes também de outros UniversosSCIFI, e para ajudar na divulgação, lançamos nestaedição a coluna UNIVERSOS SCIFI para dar odevido espaço aos Grupos amigos. Começamoscom Grupo Battlestar Galactica Brasil.

Universos SCIFI

Grupo Battlestar Galactica BrasilPorAdriano Penna - MTb. 36.056

Assessoria BSG Brasil Fã-clube

O enredo recheado de aventura e fantasia relatava afuga dos últimos sobreviventes da humanidade deum grande ataque realizado pelos vilões intituladosde “Cylons ”, uma raça cibernética liderada por umalien réptil que, praticamente não aparecia nosepisódios.

Em 2004, no canal Sci-Fi, com a genialidade doroteiro de Ronald. D Moore, Battestar Galacticaestreou como um remake da série homônima de1978, mas com uma abordagem mais atual ediversas mudanças no enredo.

Já não havia mais alien e os Cylons continuavam aserem os vilões, só que eles se voltam para aniquilarseus criadores, a própria humanidade. Estahumanidade sofre um grande ataque e, com mais oumenos 49 mil sobreviventes, começa sua fuga embusca de um novo mundo, perseguidos pelos seusalgozes Cylons, os quais tem o objetivo deexterminá-la.

Mas o grande diferencial da série de 2004 é que afrota colonial luta para sobreviver à sua extinção,mas não contra os Cylons, mas de si próprios!

Imaginem um aglomerado de seres humanos, ondese misturam vários níveis sociais, intolerância racial,religiosa e divergências políticas. Esse mesmoaglomerado reunido por uma única nave de combateque tenta protegê-lo e ao mesmo temporeestabelecer a ordem, onde as lideranças seperderam e os recursos são escassos e quasenulos?

Ainda falando sobre a capacidade que BattlestarGalactica tem dentro de um tema de ficção científica,em reunir vertentes como política, religião,sociologia, guerra, e demais tabus e pontos realistasque fazem menção a nossa atual sociedade, não hácomo evitar o surgimento de uma legião de fãs pelomundo.

Tudo isso já aconteceu e irá acontecer de novo...

O ‘Universo Syfy’ é uma dimensão onde tudo épossível num vislumbre do futuro, na lembrança dopassado e nas descobertas do presente. A ficçãocientífica é muito mais que monstros surreais,pessoas de pele azul ou de orelhas pontudas,assim como muitos a enxergam e classificam comobobagem. Na verdade existem vários níveis deFicção Científica – desde a mais infantil e ‘trash’ –até a mais rica em conteúdo. O conteúdo variatrazendo visões utópicas ou críticas bemelaboradas à nossa sociedade atual.

Mas o fato é que as ficções científicas são as obrasque mais abordam os problemas sociais e políticos.E o melhor: São essas obras que fazem a melhorcrítica, com uma visão mais avançada que qualquerfilme dito “realista”.

Uma franquia que representa bem essa abordagem é Battlestar Galactica !

Criada pelo ‘saudoso’ Glean A. Larson em 1978,Galactica trazia a humanidade no princípio de suacriação com a seguinte afirmação: “A vida começoulá fora”.

Page 15: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

15Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Universos SCIFI

Somos uma pequena frota de mais ou menos 670tripulantes, unida pelo bem comum, pela alegria decurtimos o que gostamos e também para divulgaraquilo que a franquia aborda e admiramos – ‘Os sereshumanos’ - com todos seus defeitos (que são muitos),qualidades, diversidade cultural e religiosa, política e éclaro, a ficção científica. Venham curtir conosco evislumbrar a capacidade dos seres humanos emsobreviver, não aos cylons, mas a si próprios”,completou Samir.

Em constante crescimento, o clube brasileiro temchamado atenção pelas redes sociais e, recentementeganhou a atenção e apoio do querido ator e produtorRichard Hatch, o capitão Apolo da série de 1978. Noaniversário do grupo, Richard o presenteou com umvídeo produzido de seu próprio celular mandando oláe antecipando boas novas sobre algo dentro dafranquia de Galactica. “Muito querido e carismático, onosso capitão Apolo”, declarou Marcia Klimiuc, umadas responsáveis pelo sucesso do Fã-clube BSGBrasil dentre fãs, produtoras e atores.

Acesse o site www.bsgbrasil.com e faça parte do fã-clube brasileiro de Battlestar Galactica!Sosayweall !

VIDEO:https://www.youtube.com/watch?v=GCGex6OKIiw

O Fã-clube no Brasil

Torna-se muito fácil identificar um país, uma crisesocial, um conflito internacional, ou até mesmo a sipróprio dentro do enredo e dos personagens dafranquia. Assim esse estigma atraente acaba porunir muitos fãs em grupos e clubes pela face doplaneta. Temos fã-clubes nos EUA, na Europa(Itália) e na América do Sul, mais precisamente noBrasil!

Na terra tupiniquim surgiu em 2011, o primeiro fã-clube de Galactica – Battlestar Galactica Brasil –que possivelmente é o único representante dafranquia na América Latina.

Segundo o vice-presidente do clube BSG Brasil,Samir Fabiano...

“Nós iniciamos nossa viagem pelo universo dafantasia levando conosco poucos colonos que tem omesmo objetivo... Curtir Battlestar Galactica! Logono início desta viagem fomos encontrando pelocaminho, mais coloniais remanescentes e,consequentemente aumentando nosso comboio.

Page 16: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015
Page 17: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

17Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Cerimônia de Promoção de Jeferson Alfonsin

No último dia 07 de janeiro de 2014 às 21:00 foi realizadamais uma cerimônia que busca reconhecer os tripulantesda USS Venture pelo seu desempenho e participação nogrupo. Foi uma Cerimônia de Promoção especial, pois nãoé qualquer dia que um tripulante é promovido para aDivisão de Comando do Grupo USS Venture. São essasocasiões que mostram aos que estão iniciando, uma visãoque, com trabalho e dedicação, eles podem galgarem maise mais as patentes do Grupo, fazendo com que todo oGrupo USS Venture ganhe com oficiais melhores.

Neste dia o antigo tenente comandante Jalfonsin Resident,e chefe da Divisão de Ciências, foi promovido paraComandante ganhando o direito de participar da Divisãode Comando do Grupo USS Venture. O evento foi abertopelo Almirante MDaniel Landman e contou com uma mesaespecial formada também pelo Almirante Marc Seven,Comodoro Elemer Piek e o Capitão B7 Xue.

Esta mesa especial, e os demais membros da tripulação,testemunharam a promoção e a nova designação do agoraComandante Jalfonsin Resident para a Divisão deComando. Uma promoção mais que merecida a quem seesforçou muito pelo Grupo USS Venture, desde que foiadmitido como cadete na data estelar 20120901.

Page 18: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

18Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Confraternização Universal....mesmo??Por Jeferson Alfonsin

Mas eu, particularmente, não considero este o“Dia Universal da Confraternização”, mas, sim odia 11 de outubro de 2161. A data da fundação da“FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS”.

Esta federação nasceu com o objetivo de promover os valores da liberdade, igualdade,

paz e cooperação entre seus planetas-membros.

Nasceu da necessidade que houve na época emque quatro mundos totalmente diferentes emcultura, políticas, e outras definições se uniram porum bem comum. No caso, a defesa de suascivilizações.

Falamos da Terra, Andoria, Alfa Centauro,Vulcano e Tellar.

Não vou aqui entrar nos detalhes da criação, poistoda a informação que você precisa encontrará nonosso site da USS Venture no botão“FEDERAÇÃO”.

Em 01 de Janeiro de todos os anos existe nocalendário da Terra e é celebrado como o “Diada Confraternização Universal”

Mas entende-se de que forma este títuloconsiderando que, de fato, quando este dia foiestipulado no calendário gregoriano da Terra, seupropósito era, e ainda o é, o de fazer todos ospovos, indiferente de suas crenças religiosas oupolíticas, celebrarem a Paz!

Foi definido como o primeiro dia do ano terrestreobjetivando a reflexão de como queremos que omundo seja nos próximos 364 (ou 365) dias queainda estão por vir em função do tempo detranslação da Terra em torno do Sol. Também éo dia em que são trocados votos de paz,felicidade, saúde e prosperidade para o ano quese inicia (cada povo de sua forma).

Assim, desta maneira, a definição e o propósitodeste dia, pela natureza de sua criação se refereaos povos e raças originadas no planeta Terra.

Page 19: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015

19Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Confraternização Universal....mesmo??Esta questão em que a humanidade está em umponto em que ela sabe do estado caótico queestá, mas não querem mudar. O Alienígena diz“Vocês tratam o mundo como tratam um aooutro”. Nos argumentos do professor, umacivilização só muda quando está à beira dadestruição. Mas é só assim que as pessoasencontram vontade de mudar. Evoluem! Assimcomo a civilização deste alienígena evoluiu.

A questão filosófica e metafísica deste filme, comdata original de 1951, já tratava desta questão emque não estamos prontos para evoluir ou tercontato com novas espécies de fora deste planeta(vide esta coluna na edição anterior).

Mas supondo que fosse possível. Digamos queesta questão de aceitação fosse sobrepujada e aTerra aceitasse que uma nova civilização pudessevir de fora nos ajudar. Imagine uma instituiçãoque tivesse este “alcance” onde seria capaz delevar aos mundos aliados e filiados a Paz, aextinção da fome, doenças e de tantos outrosmales!

Este sim seria uma “Confraternização Universal”onde mais de 200 planetas cultivassem a paz ededicasse-se somente a evolução do espírito.

Mesmo povos ditos “pacíficos” como os Vulcanosvieram de um passado onde somente haviaguerras e emoções intensas. A percepção daextinção por este modo de vida fez com que elesevoluíssem e se tornassem o que são hoje. Algosemelhante aconteceu com os Andorianos.

Evolução é sempre a palavra que se deveprocurar em todos nós. É assim que um dia,quem sabe, poderemos estar em uma FederaçãoInterplanetária que nos trouxessem este tipo desituação e assim poderíamos – de fato – celebraro “Dia da Confraternização Universal”.

Até lá, muita estrada precisa ser percorrida começando pela pessoa que você vê no

espelho.

O que quero debater aqui é o fantástico (eutópico) propósito da Federação tentandoimaginar o que seria uma entidade que tivesseem suas funções o de trazer colaboração entre ascivilizações em nível planetário!

Tente imaginar a Terra livre da fome ondeplanetas mais desenvolvidos na questão daagricultura poderiam mostrar novas técnicas deplantio ou plantas resistentes a pragas semprecisar de agrotóxicos; veículos que não utilizammais combustível fóssil poluente por novasformas de propulsão; doenças erradicadas danossa existência como AIDS, Câncer, Gripe ecentenas de outras tantas; pessoas comdeficiências físicas onde seus membros perdidospoderão ser substituídos por implantes biônicos!

São tantos os benefícios que um planeta como onosso com a civilização como a nossa teriam querealmente só algo tão grandioso como a de outracivilização vir de outros lugares nos trazerem quese pode imaginar. Mas há coisas que não imaginoa civilização humana erradicar de sua existênciacomo o preconceito, racismo, escravidão e outras“manchas” que definem os terráqueos. Entretantonão se pode “jogar a toalha”. A Terra levoumilênios para chegar onde está agora que não sepode simplesmente abandonar tudo.

O filme “O dia que a Terra parou” (2008), umgrande diálogo sobre este tema se dá entre oalienígena e o professor que conversam sobre

Page 20: TRIBUNA QUARK - JANEIRO 2015