TRIBUNA QUARK - MARÇO 2016

24

description

Revista Eletrônica do Grupo USS Venture, de periodicidade bimestral e distribuição gratuita, com objetivo de informar a imensa legião de fãs braslleiros do Universo Star Trek, aquilo que o Grupo USS Venture vem desenvolvendo no website e no meta-universo do Second Life.

Transcript of TRIBUNA QUARK - MARÇO 2016

Star Trek® e todas as séries derivadas, assim como os personagens e material produzido, são marcas registradas da Paramount Pictures, uma divisão da Viacom, com todos os seus direitos reservados. Este periódico está sendo disponibilizado livremente ao

público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.

Reportagem de Capa ................................. 04

Tripula em Ação ......................................... 08

Conhecimento Trekker................................. 11

Mercado Quark .......................................... 17

Momento Nog ............................................ 17

Fãs-clubes do Brasil .................................. 18

Frota Venture ............................................ 20

Além dos Tricorders ................................... 22

Editor Geral:MDaniel Landman

Revisores:Borak Kirax

MDaniel Landman

Design Gráfico:Lionel Mota

Artigos, Matérias e Colunas:MDaniel Landman

Jeferson Alfonsin

Elemer Piek

Edoo Trekker

César Augusto Cezaroni

Fotos e Imagens:Jeferson Alfonsin

MDaniel Landman

Diversas Imagens foram retiradas de sites públicos da Internet e processadas para está publicação.

O ESPACO...

A FRONTEIRA FINAL!

Este mês o Grupo USS Venture fazaniversário de 14 anos!! Em 2002 foilançada a pedra fundamental que consistiado website do Grupo com uma simulaçãona nave estelar USS Venture, e a partirdesta pedra, todo Grupo foi formado. Napróxima edição a Tribuna Quark você verácomo foram as comemorações desta data.O artigo de capa apresenta umareportagem sobre o fã-filme “Star TrekRenegades”, lançado em agosto de 2015,que vem causando boa impressão nos fãs,e com uma promessa de uma Web-Sériepara 2016/2017 com financiamento dospróprios fãs.

Na seção “Fã-Clubes do Brasil” temoso segundo CoqueTrekkers produzidopelo Grupo Star Trekkers Brasil de SãoPaulo.A seção “Além dos Tricorders”apresenta os laços de amizades doUniverso Star Trek. A Seção “FrotaVenture” conta para nós como foi acerimônia de entrega de medalhas epromoções da Frota Venture.Temos também o “Mercado Quark” comuma reflexão sobre o novo filme e o“Momento Nog” com um drone quesimula a nossa USS Enterprise.Vale a pena conferir!!

Almirante MDaniel Landman

TRIB

UNA QUARK

ANO 5 N°26 20160326

um filme com um orçamento razoável e comgrandes nomes no elenco, mas pecava numahistória bastante extravagante e muitasreferências dirigidas a aqueles fãs trekkers bobos.Para este novo projeto, a equipe reuniunovamente para trazer o longa “Star Trek:Renegades”, como um episódio piloto de umanova série planejada para a web. Ou seja com umprojeto maior por traz da produção, que chamou aatenção dos fãs e apostaram “$$$” no projeto. Ahistória é centrada em torno de um grupo derenegados em missões, encobertas pela FrotaEstelar, para interesses da Federação Unida dosPlanetas. O resultado dos esforços de Tim Russ esua equipe é um filme que supera "Of Gods andMen" em quase todos os quesitos, estando entreas melhores produções Star Trek não oficiais jáfeitas. Vamos conhecer tudo sobre estes filme noartigo a seguir.

A PRODUÇÃO E FINANCIAMENTO

Star Trek: Renegades foi filmado nos EstúdiosLaurel Canyon em Los Angeles, utilizandotécnicas de tela verde com pós-produção deefeitos. As filmagens principais começaram em 02de outubro de 2013 e foi concluída em 16 deoutubro de 2013 em Los Angeles.

Ninguém mais do que o Grupo USS Venture sabeo quão é difícil produzir um fã-filme sobre oUniverso Star Trek. Nossa experiência em trazerde forma independente o Universo Star Trek paraum filme e distribui-lo de forma gratuita a todos osfãs de língua portuguesa, faz que o nosso olharsobre o fã-filme STAR TREK: RENEGATE, sejadiferente que vários críticos de cinema ou dos“chatos puritanos” trekkers de plantão.

Tim Russ é provavelmente mais conhecido porseu papel como Tuvok em Star Trek: Voyager. Noentanto, desde o final daquela série televisiva, elededicou o seu tempo na produção e atuação emfilmes de fãs, que estendem o Universo Star Trekcom novas histórias independentes, sempre coma ajuda de diversos outros atores que se viramabandonados pela CBS/Paramount devido a nãocontinuidade de filmes e séries para TV.

Sua primeira incursão neste universo de fã-filmesfoi a sete anos com "Star Trek: Of Gods and Men“,

Por MDaniel Landman

04USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

STAR TREK: RENEGATE – FÃ-FILME

SINOPSE DA HISTÓRIA

O ano é 2388 dez anos após o retorno da naveUSS Voyager ao quadrante Alfa. O Planeta ReuelVII, o segundo maior fornecedor de cristais dedilítio para a Federação, desaparece numaanomalia temporal ao redor do planeta, sendoconsiderado um fenômeno não-natural. O entãoAlmirante Pavel Chekov, chefe de Inteligência daFrota Estelar, está convencido de que Borrada, olíder do planeta Syphon, é o responsável, mas aFrota Estelar tem ordens para não intervir.

Chekov discute a situação com Tuvok, que éagora o chefe da Seção 31, organização secretade espionagem e de defesa autónoma da FrotaEstelar. Tuvok pede Lexxa Singh, descendentedireta de Khan Noonien Singh, que atualmenteestava presa pelos piratas Orianos, para a missãode descobrir o que está acontecendo e parar aqualquer custo o líder Borrada. Ela assumenovamente o comando da sua nave renegada, aÍCARO, cuja tripulação é composta por renegadosque caíram em desgraça por várias razões. Noescritório do Almirante Chekov na Terra, a vulcanaT'Leah detecta um detonador implantado na mãoda Cadete Chekov, tataraneta do almirante recémadmitida na Academia da Frota. Infelizmente aúnica maneira de evitar o desastre é amputar amão dela e transportar para longe.

No final do projeto anterior, Jack Trevino fez asugestão para uma série onde a tripulação tivesseque trabalhar fora dos limites da Frota Estelar. Oescritor Ethan Calk deu forma ao roteiro e aequipe de produção anunciou três resultadospossíveis para o filme: CBS/Paramountincorporaria a ideia e produziria uma nova sérietelevisiva; o filme poderia ser apenas mais umlonga da série sem continuação; ou seria oprimeiro episódio de uma série com base nofinanciamento pela Internet.

Entretanto para tudo começar, o financiamentoprimário para a produção do filme foi feito atravésde três bem sucedidas campanhas nos sites definanciamento: Kickstarter e IndieGoGo em 2012,2013 e 2014. O total arrecadado com os fãs paraeste primeiro episódio foi de US$ 375.038. Apenascomo referência, o filme “Star Trek: Into Darkness”teve um orçamento estimado de US$ 190 milhões.

A CBS/Paramount, como era de se esperar, nãoabraçou a ideia para a TV, então os produtorespartiram para a projeto da Web-Série. A estreiaoficial do filme foi no Crest Theater em LosAngeles, no sábado 01 de agosto de 2015, sendoque para o público em geral o lançamento foi naprópria Internet, no canal do YouTube, em 24 deAgosto de 2015, e ultrapassou um milhão equatrocentas mil visualizações até a presentedata.

05USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

STAR TREK: RENEGATE

06USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Este fato demonstra que a linhade comando da Frota Estelarestá comprometida de algumaforma, o que justifica mais aindaa atuação da Seção 31.

Em seu caminho para o sistemaSyphon, a neve ICARUS entraem combate com a nave daFrota a USS Archer NCC 78101,Classe Sternbach, cujo capitãoAlvarez ainda tem contas aacertar com eles devido aconfrontos anteriores. Cap.Alvarez consegue perseguir até afronteira do Sistema Syphon.

Mas o grande problema daCapitã Lexxa Singh é a suaprópria tripulação, pois será queeles serão capazes de pôr delado as suas diferenças, e pararde tentar se matar uns ao outrosa tempo de cumprir a suamissão??

E deste ponto em diantesomente vendo o filme paraevitar Spoilers. Recomendamosfortemente.

AVALIAÇÃO DO FÃ-FILME

Quando me deparei pela primeira vez com a premissa de “StarTrek: Renegades”, acendeu um sinal de alerta e ativarammeus escudos pessoais sobre essa história de uma tripulaçãobandida de naves piratas. Muito pela incidência desse roteirona ficção científica atual desde os anos 1990. Algunsprodutores são extremamente amantes dessas tais equipescoloridas, cuja diversidade e imprevisibilidade, carrega muitomais potencial de conflito do que os oficiais típicos da FrotaEstelar que trabalham certinho por um objetivo comum.

Farscape, Lexx, Andromeda, Firefly e Battlestar Galactica(clássico e novo) são alguns exemplos desses tripulaçõesbandidas ou diferentes, que ao mesmo tempo estavam à beirade se matarem uns aos outros por razões mesquinhas,enquanto em outras ocasiões eles se completavam econseguiam o impossível para completar suas missões.

Bem, se aceitarmos a ideia artificial que uma equipedisfuncional pode se juntar, em primeiro lugar, e podesobreviver seus conflitos mais do que um episódio, possamosvislumbrar algo mais para movimentar o Universo Star Trek,por vezes certinho demais, com pitadas de “mundo real”movidos por sentimentos de ganância, sexo e poder. Essatalvez seja a grande aposta de Renegades.

A história toda funciona muito bem, embora venha com algunsclichês, tais como a maioria dos últimos filmes oficiais de StarTrek, daquele alienígena que quer destruir a Terra com umafraca motivação (como os Xindis, Shinzon e Nero). Mas,particularmente, achei o filme fascinante e emocionantedo primeiro ao último minuto.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

“... está comprometida de alguma

forma, o que justifica mais ainda

a atuação da Seção 31..”

STAR TREK: RENEGATE

Por fim, falando especificamenteda mocinha do filme, a capitãLexxa Singh, devemos fazeralgumas ponderações. A atrizAdrienne Wilkinson não conseguepassar a ideia de uma mulherforte que pode literalmente chutaro traseiro de qualquer um, assimcomo seu ascendente Khan.Realmente deixou a desejar, pelomenos neste primeiro episódio,nada que não possa ser revertidonum próximo filme.

Em resumo, recomendamos queassistam e se divirtam com “StarTrek: Renegades”. Se possívelaté participem do financiamento“crowdsourcing” pela Internet eajudem este pessoal sério aproduzir fã-filmes e fã-sériesmelhores. Walter Koenig já avisouque o próximo episódio será oultimo na pele do Almirante PavelChekov. O filme atual pode servisualizado no canal do Youtube:

https://www.youtube.com/user/StarTrekRenegades

07Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

A direção (por Tim Russ) é muito boa, os artistas também sãode primeira, alguns por vezes interpretam seus própriospersonagens de Séries anteriores. Os quesitos relativos aprodução são absolutamente profissionais se considerarmosum filme de baixo orçamento. Claro que de posse de umorçamento maior, algumas itens como figurinos, maquiagem ecenários deveriam ter sido mais trabalhados. As batalhasestelares são muito boas e as modelagens 3D realmenteestavam caprichadas, não deixando a desejar para qualquerSérie Star Trek.

Com relação a história, tiveram pontos fortes como odetonador na mão da Cadete Chekov e a revelação de queFixer era apenas um holograma, fatos que realmentesurpreenderam. Por tudo, minha opinião particular é que setrata de um dos roteiros mais intrigantes de filmes Star Treknão oficiais, e ele pode ser considerando como um dos bonsepisódios da franquia. Esse pessoal com mais dinheirodisponível, pode acrescentar muito ao Universo Star Trek.

08Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Estamos em 2016, e neste ano, Star Trek IV: The VoyageHome (ST-IV) e Star Trek: First Contact (STFC)completam datas “redondas”. O primeiro, de 1986,completa 30 anos, e STFC de 1996, chega aos 20.Coincidentemente, ambos retratam tripulações dediferentes Enterprises voltando ao passado da Terra.Voltaremos ao passado aqui também, lançando um olharsobre como a imprensa brasileira retratou o lançamentodestes dois filmes.

“ST-IV – A Volta para Casa” dirigido por Leonard Nimoy,foi o filme comemorativo dos 20 anos de Jornada nasEstrelas. Em 11/09/1986 o Estadão noticiava sobre umafesta que a Paramount havia dado alguns dias antesdurante as filmagens de ST-IV para comemorar as duasdécadas da franquia. A notícia também já informavasobre os planos para uma nova série com "atores maisjovens“, onde de fato, “Star Trek – A Nova Geração” viriaa ser lançada em 1987 na TV e o longa a ser dirigido porShatner, a ser lançado em 1989 no cinema.

O jornal O Globo de 04/06/1987, registrava a estreia noBrasil de ST-IV naquele dia (na época os filmesdemoravam meses para estrear aqui). O jornal afirmavaque o filme seguia a tendência do cinema americano decontar histórias de viagem no tempo (em provávelreferência a De Volta Para o Futuro) e que sediferenciava dos filmes anteriores por "trilhar os caminhosda comédia aventura".

Em SP o filme estreara um mês antes do RJ, segundo amatéria "Risos do espaço“ publicada pela revista Veja em06/05/1987. A crítica foi positiva, enxergando ocomponente cômico da película como algo que a tornavauma "produção original no gênero". Já em 29/03/1988 oEstadão noticiava o lançamento em vídeo de ST-IV efazia algumas críticas, ponderando que. se esse não erao melhor filme da série, pelo menos era o de maiorfaturamento até então.

Dez anos depois de ST-IV era lançado o segundo filmede TNG. Dirigido por Jonathan Frakes, Star Trek: FirstContact (STFC) teve uma boa cobertura pelos segundoscadernos da imprensa brasileira.

Em 21/02/1997 lançamento do filme no Brasil o Estadãopublicou três matérias tratando da produção.

Os lançamentos de Star Trek IV: The Voyage Home e Star Trek: First Contact vistos pela imprensa brasileira Por Edoo Trekker

Tripula em Ação

09Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Por Edoo Trekker

Tripula em Ação

Sob o título "Enterprise evita o extermínio dahumanidade" o jornal considerava a "autoreferência"como um dos pontos fracos do filme, criticandoigualmente a trama por sua “simplicidade”. Caracterizase a série como "uma forma alternativa de religião“ eque o filme fora feito somente para os iniciados da"seita".

Na mesma edição, sai uma entrevista com PatrickStewart, onde este revela estar "ciente pela primeira vezna carreira da fusão ator/personagem" ao comentar suaforte identificação com o capitão Jean-Luc Picard, algoque lhe deixava "imensamente orgulhoso".

Stewart revela ainda que a roupa usada na cena dacaminhada espacial fora da nave foi a maisdesconfortável que usou em toda sua carreira, sendoeste um grande desafio.

Ainda no Estadão, há uma entrevista com JamesCromwell (Zefran Cochrane), que informa nunca terassistido nenhum episódio de Star Trek. Refletindosobre o filme, Cromwell diz que o futuro otimista deJornada nas Estrelas foi o fator determinante aconvencê-lo a estar na produção e que considera osBorgs como uma metáfora do "capitalismo indo para alatrina".

Por sua vez, O Globo tem opinião diferente do Estadão:para O Globo, STFC é um filme que não agradasomente aos trekkers, mas também a um público maisamplo. Na matéria de 21/02/1997 intitulada "Série devida longa e próspera", o jornal comenta o lançamentodo filme, opinando que desde “A Ira de Khan” nenhumfilme da franquia fora tão ligado à série de TV que lhedeu origem. Além disso, a matéria lembra que o filmetraz elementos de Deep Space Nine (a nave Defiant) ede Voyager (o Doutor). Traz ainda a informação sobreproblemas nas legendas "que trocaram a dobra espacialpor 'dobraduras' e phasers em 'faseadores'.

Por fim, em 23/03/1997 O Globo publica matériaintitulada "Vida longa e próspera para o capitão Picard",onde entrevista o ator Patrick Stewart. Na entrevista,Stewart avalia que com os filmes a série teve a chancede conquistar um novo público.

Como visto, a imprensa brasileira, embora retrate StarTrek em suas páginas, muitas vezes reveladesconhecimento a respeito do tema, tecendocomentários jocosos e realizando críticas que,recheadas de preconceitos e estereotipações contra afranquia, não passando de puro “achismo”.

11

INTRODUÇÃO

O Universo de Jornada nas Estrelas conta comum conjunto de leis e tratados que permitem ainter-relação entre os Governos e Forçasatuantes na Galáxia. Os humanos quando selançaram no espaço perceberam que a políticagaláctica é tão complicada quanto a política dopróprio planeta Terra e em escala universal.

A criação da Federação Unida dos Planetas,uma iniciativa terráquea naquele momento,tinha o objetivo de unir a Terra e seus principaisaliados numa única Federação. Acordos decooperação já existiam há décadas, mas aunião total de vários povos é uma ideia nova porser tratar de planetas com histórias diferentes,com espécies diferentes e com culturasdiferentes.

Vencendo todos os problemas, os diplomatasda Terra, Andor, Alfa Centauro, Vulcano e Tellar,

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

LEIS E TRATADOS DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS

Por MDaniel Landman

em 2161 na cidade de São Francisco,assinaram o tratado de criação da FederaçãoUnida dos Planetas, com sede em SãoFrancisco no planeta Terra.

Para atingir o objetivo principal da Federaçãoforam criadas as Leis que regem a Federaçãoenquanto uma união de vários Governos epovos.

Após a assinatura da Carta de Intenções em 12de outubro de 2161, foi elaborada umaConstituição da Federação Unida dos Planetas,que garante a todos os cidadãos, independentede cor, raça, credo, sexo, forma ou origem,direitos iguais, escritos em suas Sete Garantiasbásicas.

Além da Constituição da Federação, tambémforam criadas 32 Diretrizes básicas para nortearo comportamento e as ações dos Oficiais daFROTA ESTELAR no cumprimento de seusdeveres de proteção e exploração. Sendo aprimeira, relativa a não interferência, a diretrizmais importante deste conjunto.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

12

Adicionando aos inúmeros documentos, leis eregras criadas internamente na Federação,foram assinados diversos tratados diplomáticoscom outros Governos aliados e/ou inimigos,com objetivo de criar condições de cooperaçãoentre os povos, acabar ou evitar possíveisguerras e conflitos armados.

Este artigo visa explorar mais profundamentecada documento da Federação, explicitandosua função e objetivo, e em que situação foinecessário sua assinatura.

LEIS DAS FEDERAÇÃO

DECLARAÇÃO FUNDAMENTAL DAS COLÔNIAS MARCIANAS:

2103 - A Declaração Fundamental das ColôniasMarcianas foi um importante documento jurídicoelaborado no planeta Marte (Sol IV), durante afundação das colônias marcianas em 2103.Samuel T. Cogley quando defendia o Cap.James T. Kirk em 2267 numa Corte Marcial,citou que naquela época esta declaração foi umpasso importante na busca de direitosindividuais interestrelares. (TOS: "CourtMartial")

CARTA DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS:

2161 - A Carta de Intenções da FederaçãoUnida dos Planetas foi o documento que foiratificado pelos países membros e fundadoresda Federação Unida dos Planetas naquelareunião realizada para a organização de suafundação, em 12 de outubro de 2161. JonathanArcher foi um dos signatários da carta,acompanhados de representantes dosGovernos Vulcano, Andoriano e Tellarita. (TNG:"The Outcast"; ENT: "Zero Hora", "These are theVoyages ...").

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Esta Carta foi utilizada pela Capitã KathrynJaneway da USS Voyager como um exemplopara formar a base de um sistema de aliançaentre multi-espécies para ajudar diversas navesaprisionadas a escapar do Void Espacial. (VOY:"The Void")

CONSTITUIÇÃO DA FEDERAÇÃO UNIDA DOS PLANETAS:

2162 - Uma "Constituição" é normalmente umdocumento que estabelece os princípiospolíticos fundamentais de um CorpoGovernante. A Constituição da Federação Unidados Planetas é um desses documentos e quecontém doze "Garantias" relacionadas com osdireitos fundamentais dos cidadãos. EstasGarantias condicionam, independente de cor,raça, credo, sexo, forma ou origem, os direitosiguais dentro da Federação.

Após entrar na Federação, o planeta ougoverno deve aceitar incondicionalmente ostermos da Constituição, mesmo que isso vácontra uma tradição de sua cultura. Nesteponto, a Constituição garante que toda a culturapoderá manter suas tradições e leis, desde quenão a fira. Uma de suas normas, que não sãomuitas, é que não é permitida a pena de morteno Território da Federação, salvo algumaspoucas exceções.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

LEIS E TRATADOS

13

DIRETRIZES DA FROTA ESTELAR:

As Diretrizes da Frota Estelar, tambémchamadas de Ordens Gerais, são basicamenteuma série de regulamentos para instruir osmembros da Frota Estelar sobre a boa etiquetae política em uma situação que exige umaconsulta para sua resolução.

Estas diretrizes são especialmente úteis emsituações em que os oficiais de alto escalão nãopodem ser consultados para ajudar a resolver asituação. Atualmente temos 32 Diretrizes emvigor.

Várias dessas orientações já estavam sendocolocadas em práticas antes da fundação daFederação pela Frota Estelar da Terra, e foramampliadas para serem utilizadas pela novaFrota Estelar, agora sob o comando doConselho da Federação.

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

CÓDIGO JUDICIÁRIO DA FEDERAÇÃO:

O Código Judiciário da Federação (tambémconhecido como Código Legal) é um conjuntode normas e regulamentos relacionados comquestões jurídicas na Federação Unida dosPlanetas, aplicáveis em todo o território daFederação e principalmente dentro das naves einstalações estelares. Este código explicita queum membro da Frota Estelar ou um membro daFederação que viole uma lei em território sob ajurisdição de outro governo, ele deverá serjulgado pela lei vigente deste Governo para nãointerferir na Primeira Diretriz.

Também determina que o Oficial Médico de umaNave ou Base Estelar pode considerar inapto eretirar do comando seu oficial superior, casoesteja comprovado, que fisicamente, não estáapto para o seu dever. (VOY: "Tinker TenorDoctor Spy")

A seguir são apresentadas tabelas com asalianças e tratados assinados entre aFederação com outros Governos ou Impérios,para garantir a paz, e o mínimo convívio, entreinimigos declarados.

LEIS E TRATADOS

14USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

LEIS E TRATADOS

KLINGONS

NOME DESCRIÇÃO Ano / Série

Tratado de Organia

O Tratado de Organia, também conhecido como o

Tratado de Paz Organiano, um acordo

estabelecido pelos poderosos seres não corporais

de Orgânia entre a Federação e o Império Klingon,

que termina com a série de agressões entre os

dois Governos. ("Errand of Mercy"). O tratado

estabeleceu uma zona neutra entre as duas

potências e regras para reivindicação de planetas

nesta área.

2267 / TOS

Primeiro Acordo de Khitomer

Quando a lua Praxis explodiu, o Império Klingon

se viu obrigado a buscar um acordo de paz com a

Federação, depois de muita confusão a

Conferência de Paz foi um sucesso. (Star Trek VI:

The Undiscovered Country)

2293 / TOS

Segundo Acordo de Khitomer

União definitiva entre os Klingons e a Federação,

face a um covarde ataque Romulano ao posto

Klingon de Narendra III, onde a nave USS

Enterprise-C responde ao ataque e foi destruída.

Neste acordo ficou retificado a proibição do uso

de Armas Subespaciais no Território da Federação,

acordo esse quebrado pelo Son'as em 2375.

("Yesterday's Enterprise" e "Star Trek IX:

Insurrection")

2346 / TNG

15USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

LEIS E TRATADOS

ROMULANOS

NOME DESCRIÇÃO Ano / Série

Tratado de Paz Romulano

Tratado homologado via rádio subespacial entre o

Governo da Terra e o Império Romulano, para o

término da Guerra. Neste tratado foi fixada a

fronteira e criada uma Zona Neuta. ("Balance of

Terror")

2268 / TOS

Tratado de Energia Polárica

Tratado assinado para o banimento do

desenvolvimento da Energia Iônica Polárica,

depois de uma destruição de um laboratório de

pesquisa em Chaltok IV. (VOY: "Time and Again")

2268 / VOY

Tratado da Zona Neutra

Tratado assinado para o desenvolvimento do

Planeta da Paz Galáctica - Nimbus III. Uma

experiência desenvolvida pela Federação,

Romulanos e Klingons dentro da Zona Neutra.

(Star Trek V: The Final Frontier)

2287 / TNG

Tratado de Algeron

Tratado de paz com o Império Romulano assinado

com a Federação 160 anos depois do fim da

Guerra Terra-Romulana e depois do Incidente

Tomed, onde milhares de cidadãos da Federação

morreram. Neste Tratado, além de ratificar a Zona

Neutra, a Federação se comprometia a não

desenvolver a tecnologia de Camuflagem em

troca do exílio e não interferência dos Romulanos

na Federação.

2311 / TNG

Aliança da Federação ou

tríplice Aliança

Aliança formada pela Federação, Klingons e

Romulanos contra o Dominion, junto com os

Cardassianos e Breens, durante a Guerra contra o

Dominion. ("Tears of the Prophets" e "What You

Leave Behind")

2374 / DS9

16USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

LEIS E TRATADOS

OUTROS GOVERNOS

NOME DESCRIÇÃO Ano / Série

Tratado de Armens

Tratado assinado entre a Federação e a

Corporação Sheliak. Continha mais de 500.000

palavras e cedeu vários planetas classe H da

Federação para os Sheliaks. Em 2365 os Sheliaks

exerceram seu direito de ordenar que a colônia

Tau Cygna V fosse removida. ("The Ensigns of

Command")

2255 / TNG

Tratado de Paz Cardassiano

Tratado para finalizar a Guerra de 10 anos entre a

Federação e a União Cardassiana. Foi um tratado

provisório que seria ratificado em três anos para

tratar dos planetas reivindicados por cada lado.

("The Wounded", "Ensign Ro", "Journey's End")

2367 / TNG

Tratado de Extradição Klaestron

Tratado firmado entre a Federação e o Governo

de Klaestron IV para extradição de cidadãos da

Federação que cometessem crimes em território

Klaestron. ("Dax")

2369 / DS9

Tratado Federação-Cardassia

Ratificação do Tratado anterior, negociado pela

Almirante Alynna Nechayev, e tratou

principalmente em estabelecer a fronteira,

levando a criação da zona desmilitarizada. Nesta

área não é possível desenvolver ou portar armas.

Mundos colonizados de ambos os lados co-

existem nesta região. ("The Maquis, Part I e II")

2370 / DS9

Tratado de Bajor

Tratado de Rendição assinado na Estação Deep

Space 9, entre a Aliança da Federação com o

Dominion. São cláusulas do Tratado que a

Fundadora Líder permanecesse para responder

pelo crimes de Guerra e a reformulação da União

Cardassiana ("What You Leave Behind")

2375 / DS9

17Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Está chegando em breve nas lojas mundiais o primeirodrone quadricóptero da mais famosa de todas asnaves do Universo: USS Enterprise.

Na reportagem que você acessa pelo link abaixo épossível ver uma demonstração do modelo em voo naFeira de Brinquedos de Nova York acontecida emfevereiro de 2016.

Sabemos que não é o primeiro brinquedo de controleremoto que pode voar da nave, mas certamente é omais impressionante, seja no controle e estabilidadede voo, ou na manutenção do projeto original da nave.

USS Enterprise: Drone Quadricóptero

Novo filme, novos mercados a vista???O novo filme Star Trek: Beyond (Star Trek: Sem Fronteiras) estáprevisto para ser lançado em 22/07//2016, em comemoração aos50 anos de franquia, ou seja daqui a 4 meses. Entretanto, o que aCBS/Paramount e seus associados estão prevendo para omercado de colecionáveis e itens relacionados ao filme???

Pela experiência que vimos com os filmes anteriores de 2009 e2013, muito pouco para a grandeza e potencialidade da franquia.Infelizmente tanto a Paramount quantos seus associados tem umvisão curta e limitada na análise da força dos fãs e da própria sérieem se vender.

Vamos considerar por exemplo o que a Disney preparou para olançamento do novo Star Wars. Quando da estreia do filme, váriaslojas ao redor do mundo já dispunham de itens colecionáveisrelacionados ao novo filme, bem como os fãs clubes já receberampeças promocionais para estreia (camisetas, bottons, copos, etc...).

Saber “vender” um filme novo é tão importante quanto apropaganda tradicional, e infelizmente não vemos essamovimentação vinda da CBS/Paramount até agora. Esperamosque este cenário mude até o lançamento e que entendam que osfãs devam ser valorizados e alimentados em sua paixão.

O modelo foi produzido pela AIR DOG, uma famosa desenvolvedora de drones de diversos tipos efunções. Existe uma expectativa que o valor fique na casa de US$ 130, mas ainda não está confirmado.

http://www.thetrekcollective.com/2016/02/the-uss-enterprise-will-soon-fly-as.html

18Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Segundo Coquetel de Gala do Fã Clube Star Trekkers Brasil

Uma noite mágica dentro do Universo Brasileirode Star Trek aconteceu no Segundo Coquetel deGala do Fã-Clube Star Trekkers, o“COQUETREKKERS 2016”, para comemorarseu aniversário, a posse do novo ConselhoGestor Star Trekkers e a abertura do ano deeventos que prometem serem épicos devido ascomemorações do Cinquentenário de Jornadanas Estrelas.

Comida e Bebida Típica da Série fizerem odeleite dos convidados presentes além de vídeose muito bate papo.

Por Conselheiro César Augusto Cezaroni

Estiveram presentes romulanos, vulcanos,klingons, borgs e muitos humanosconfraternizando e comendo de tudo. O sucessoentre as crianças (e não só com elas) foi o bolo“Enterprise” com o formato da nave maisconhecida do universo, mas o maior sucessoentre os adultos foi sem dúvida a cervejaromulana, liberada pela Federaçãoespecialmente para o evento. Vejam o cardápio:

BEBIDAS:

1. BLACK ROLE FERENGI (refrigerante deCola com limão)

2. PORTO VULCANO3. CERVEJA ANDORIANA (Cerveja comum

com corante alimentício azul)4. CANAR CARDASSIANO5. CERVEJA ROMULANA (os ingredientes são

“segredo” do Fã Clube Star Trekkers)6. SANGRIA KLINGON

COMIDAS:

1. PURÊ DE ESCARAVELHOS FERENGIPatês coloridos com corante alimentício:• Verde: Arichela;• Roxo: maionese, atum em lata, tempero,

essência de beterraba;• Vermelho: maionese, sardinha em lata,

tomate.

1. /

19Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

COQUETREKKERS 2016

2. SUFLÊ DE HASPERAT BAJORIANO

3. TORTA ROKEG BLOOD KLINGON

4. PLOMMEK SOUP (SOPA VULCANA) (sopade legumes (batata, cenoura, beterraba etomate, tempero, salpicada com ervilha nocentro e em volta)

5. VULCAN MOLLUSK

6. GAGH TORGUD KLINGON

7. GAGH WISTAN KLINGON

8. FEIJÃO LOKAR FERENGI

9. GARRA DE PIPIUS KLINGON

10.JUMJA STICK BAJORIANO (damasco e figoem conserva, açucarados, espetados numpalito)

11. ALVAS BAJORIANAS

12. PITAIA TERRÁQUEA (fruta latino americana)

13.PUDIM DE JUMJA

O sucesso do evento pode ser conferido napágina do fã clube no Facebook com fotos evídeos.https://www.facebook.com/startrekkers.brasil

Conselheiro César Augusto CezaroniGrupo Star Trekkers Brasil

20Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

MEDALHAS E PROMOÇÕES DA FROTA VENTURE

Novamente, tivemos o dia mais importante noGrupo USS Venture, dia em que reconhecemos acolaboração dos nossos tripulantes. A USSVenture é composta de voluntários, e como todovoluntário, tem sua motivação incentivada, quandorecebe o justo reconhecimento do Grupo em quevive. Por estes motivos, tratamos a cerimonia depromoção, com muita seriedade.

Domingo dia 14 de fevereiro de 2016 (data estelar20160214), foi um destes dias, o palco destasolenidade foi a novíssima estação Espacialdenominada SB245, em um deck preparadosomente para estas ocasiões.

O traje para o evento, não poderia ser outro, paraos tripulantes: Uniforme de Gala, para os civisesporte fino. O hino da Federação, já estava noponto para abrilhantar a festa.

Quem abriu a cerimônia foi o então ComandanteJalfonsin Resident (Jeff), que proferiu seu discurso,agradecendo a presença de todos e discorrendosobre o Grupo Venture.

Por Elemer Piek

Para a entrega de medalhes, chamou a frente osagraciados com as medalhas de 1 ano de tempode serviço:

• Alferes Guynever Beck (guynever Beck)

• Alferes LucasVinicius125 Resident

• Tenente March (march7777 Resident)

• Alferes Marcelo Perin (MPerin Resident)

• Alferes Ditzon13 Resident

Em seguida, o agraciado com 3 anos de tempo deserviço:

• Tenente Lars Eber

Logo em seguida os agraciados com 4 anos detempo de serviço.

• Capitão thotsopek Resident

• Tenente Comandante Kharan Lor

E por fim os agraciados com 7 anos de tempo deserviço.

• Capitão B7web Xue

• Almirante Mdaniel Landman

21Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

• Comodoro Elemer Piek

• Comandante RonnAndrew

• Tenente Comandante Milton Zapatero

• Tenente Tvashtar Uriza

• Comandante Shran Zeid

• Tenente SirRichardJones

Após esta entrega o Comandante Jalfonsin passouas medalhas de mérito, e chamou a frenteprimeiramente, Tenente March7777 Resident(Marchezini), que recebeu a Medalha Data NívelAdvanced, homenagem atribuída a quem atinge onível mais alto em programação, e tambémrecebeu a atribuição de se tornar Vice-chefe daDivisão de Ciências do Grupo.

A entrega das medalhes de mérito continuou com acondecoração da Medalha Gran Cruz de HonraJean-Luc Picard, a medalha de mais alto nívelhierárquico, o Capitão B7web Xue, e com aMedalha de Bons Serviços Montgomery Scott, aoComodoro Elemer Piek, bem como com a Medalhade Distinção Jonathan Archer, tenenteComandante Kharan Lor, Tenente Marchezini(March7777), Alferes Nathy Pienaar (laizamia).

E finalmente chamou a frente, o Alferes EmanuelPienaar, que recebeu a promoção para TenenteJr., e ainda a incumbência de se tornar Vice-chefeda Divisão do Tático do Grupo USS Venture.

Isto feito, agradeceu e passou a palavra aoComodoro Elemer Piek, que após proferir seubreve discurso, chamou a frente o ComandanteJalfonsin e lhe concedeu a medalha de 3 anos detempo de Serviço, e citou a carreira meteórica,alçada por Jalfonsin. No final da mencionada fichade Serviços, o Comodoro informa que a partir dehoje Jeff não mais terá a patente de Comandante esim foi promovido a Capitão.

Aguardou a manifestação de toda a plateiapresente e passou a palavra ao Capitão B7webXue atual comandante do Grupo Venture dentro dometa Universo do Second Life. Este como decostume discorreu seu discurso chamou a frentemais uma vez o Capitão Jalfonsin, e para finalizar acerimonia passou o Comando do Grupo Venturedentro do Second Life, para o recém empossadoCapitão Jalfonsin.

Após a cerimônia, a comemoração se deu no deckem que estava a danceteria. Foi uma noite paraficar na História da venture.

MEDALHAS E PROMOÇÕES DA FROTA VENTURE

22Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Amizade em Star TrekPor Jeferson Alfonsin

Todos eles mostram de forma muito clara,especialmente quando havia circunstâncias emque estes laços de amizade eram testados e porvezes rompidos, mas de forma ou outra, aamizade sempre prevaleceu.

É claro que penso que os laços entre astripulações principais de comando dentro deuma nave eram fortes, como o caso da NovaGeração onde o Capitão Picard pedia conselhosaos principais membros e seguia o que suaexperiência e julgamento o levavam a tomar. Emtodas as tripulações havia este tipo deconfiança. E era isso o que eu mais gostava de“saborear” nas séries.

Uma das coisas que mais me chamou atençãono universo Star Trek, além é claro de toda aquestão alienígena, exploração do espaço,temas abordados e tecnologia, foram os laçosde amizade que definiam, de forma muito clara,diversos dos personagens em todas as séries ehistórias.

Laços incrivelmente fortes que definem ospersonagens e que direcionam durante todauma série, falam de forma clara o que querodizer.

O exemplo mais claro é sem duvida os laçosentre Spock-Kirk-McCoy (em especial os doisprimeiros), é um exemplo muito claro do que arelação de companheirismo, sinceridade,afeição e afeto podem fazer com pessoas quetrabalham por um bem maior, e mesmo sob asgrandes adversidades, terem suas jornadaspessoais amarradas por um laço que semprese manteve firme, e por várias vezes, mesmose quebrando, esse laço os uniu novamente.

Falo também de laços de amizade entre outrospersonagens desta franquia como Data eWesley (TNG), Dax e Sisco (DS9), e outrosdiversos exemplos.

23Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Amizade em Star TrekSegundo Michel de Montaigne, filósofo(1533~1592):

“Na verdadeira amizade, diz ele, dou-me ao meu amigo mais do que dele quero para

mim.”

Sob esta forma, a amizade é consideradadesde a Antiguidade como a própria expressãoda felicidade.

Vimos coisas incríveis acontecerem em nomeda amizade nesta série. Como a célebre cenaem que, para salvar a tripulação da Enterprise,em “Star Trek II - A ira de Khan” (1982), Spockentra na câmara radioativa para salvar a naveda destruição. Quando Kirk o encontra, Spockse justifica dizendo "Porque as necessidadesde muitos se sobrepõem às necessidadesde alguns.... ou um só"

Esta frase é derrubada pelo próprio Kirk quandono filme seguinte, “Star Trek III - A procura deSpock” (1984), faz de tudo para resgatar Spock.

Esta ação é refletida, porém agora ao contrário,no filme “Star Trek – Into the Darkness” de J.J.Abrams (2013), onde quem acaba morrendo é opróprio Kirk, realizando a mesma ação parasalvar a tripulação, sem contar o inicio do filme,onde Kirk fere diretamente a primeira diretriz eexpõe a USS Enterprise aos olhos de umacivilização primitiva para salvar a vida de Spock,preso no vulcão.

Novas aventuras estão vindo com o novo filme“Star Trek – Beyond” a ser estreado em julho etambém a nova série o qual o público trekkerestá muito ansioso para conhecer.

Quem sabe as antigas e novas amizades queveremos, irão definir os rumos dos episódios eformar novos laços. Afinal, foi no conceito deamizade, sinceridade e confiança que aFederação Unida dos Planetas nasceu!