TRIGO LIMPO TEATRO ACERT · Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e...

7
TRIGO LIMPO TEATRO ACERT EM PARCERIA COM JOÃO PAULO SANTOS (C.IA ÚLTIMO MOMENTO)

Transcript of TRIGO LIMPO TEATRO ACERT · Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e...

Page 1: TRIGO LIMPO TEATRO ACERT · Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e Re-creativa de Tondela, passando a ser a companhia de teatro da Associação, tendo

TRIGO LIMPO TEATRO ACERTEM PARCERIA COM JOÃO PAULO SANTOS (C.IA ÚLTIMO MOMENTO)

Page 2: TRIGO LIMPO TEATRO ACERT · Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e Re-creativa de Tondela, passando a ser a companhia de teatro da Associação, tendo

TRIGO LIMPO TEATRO ACERT COM JOÃO PAULO SANTOS · DESAFIOSTRIGO LIMPO TEATRO ACERT COM JOÃO PAULO SANTOS · DESAFIOS

A relação criativa da ACERT com João Paulo Santos e a Compa-nhia O Último Momento teve início em 2005, quando a com-panhia esteve em residência artística no Novo Ciclo ACERT, em Tondela, na preparação do seu espetáculo Peut-être. E a partir daí a relação foi-se estreitando ao longo dos anos, entre várias residências artísticas e apresentações…

Em 2016, integrado no projeto Cirkus Lab, construiu-se o espetáculo Não tens coragem?!, uma produção conjunta de O Último Momento, Trigo Limpo teatro ACERT e Na Xina Lua – Grupo de Teatro da Escola Secundá-ria de Tondela, companhia residente do Novo Ciclo ACERT.

De toda esta vivência, foi ficando sempre uma enorme vontade de voltar a criar um espetáculo em conjunto. E dessa vontade nasceu esta criação, Desafios, fruto de duas residências artísticas em Tondela, com estreia a 13 de novembro de 2019 no FINTA - Festival Internacional de Teatro ACERT.

SINOPSEDesafios é um projeto de cruzamento do novo circo com o teatro, com uma forte componente cenográfica, desenvolvendo uma narrativa comum em que os dois mundos criativos se cruzam, provocam e desenvolvem.

Desafios é o confronto entre o físico e o etéreo, entre o saber e o desco-brir, entre o mexer-se e o ficar parado… Um desafio constante de analisar a existência à luz de um quotidiano diferente, em que o mundo se divide entre quem arrisca e quem se mantém, entre os que aceitam os desafios e os que, por medo, continuam a pisar o chão, receosos e inseguros.

Desafios recria a vivência quotidiana das comunidades, das nossas comu-nidades, a vivência no interior de um país, do mundo, mas remetido a viver uma pequenez social e mundana, castradora da alegria de viver uni-versalista e livre que anteviu aquando da Revolução de Abril.

Page 3: TRIGO LIMPO TEATRO ACERT · Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e Re-creativa de Tondela, passando a ser a companhia de teatro da Associação, tendo

TRIGO LIMPO TEATRO ACERT COM JOÃO PAULO SANTOS · DESAFIOSTRIGO LIMPO TEATRO ACERT COM JOÃO PAULO SANTOS · DESAFIOS

1Na primeira cena, e a partir do quadro de Vincent van Gogh, Courtyard, é criado um universo teatral de clausura em que as per-sonagens circulam em redondo para acre-ditarem que não têm barreiras. Três pare-des altas recebem o grupo. O ambiente é de ditadura, campo de concentração, manicó-mio, prisão, de aceitação. Mas ao longo da cena vamo-nos apercebendo que há per-sonagens que entram e saem pela pequena janela que está lá no alto e que parece ina-cessível à primeira vista.

A NARRATIVA DO ESPETÁCULO É FEITA EM TRÊS CENAS:

2Na segunda cena, instala-se uma revolta, as regras são quebradas e rapidamente se des-cobre que, afinal, as paredes são de papel e que a estrutura que as suporta dá para tre-par. Nada os obriga a permanecer ali! Há quem tente repor a ordem, mas a revolta transforma-se em revolução.O papel é arrancado das paredes e as estru-turas rodam.Mas uns querem efetivamente ser livres, outros nem por isso… e que fazer aos polícias, aos bufos… como controlar a violência, como aceitar a liberdade…Esse é o grande desafio…

3Na terceira cena, concretiza-se o sonho…As três paredes são prismas que, virados ao contrário, suportam, cada uma, um mastro chinês… essa estrutura permite uma coreo-grafia de novo circo, em que uns suportam as estruturas para que, quem consegue, possa evoluir num voo livre e belo dando uma nova utilidade às paredes da prisão…

FOTO

DE

CARL

OS T

ELES

®

FOTO

S DE

CAR

LOS

FERN

ANDE

S ®

FOTO

S DE

CAR

LOS

FERN

ANDE

S ®

Page 4: TRIGO LIMPO TEATRO ACERT · Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e Re-creativa de Tondela, passando a ser a companhia de teatro da Associação, tendo

TRIGO LIMPO TEATRO ACERT COM JOÃO PAULO SANTOS · DESAFIOSTRIGO LIMPO TEATRO ACERT COM JOÃO PAULO SANTOS · DESAFIOS

SOBRE O TRIGO LIMPO TEATRO ACERTDesde a sua formação, em 1976, o Trigo Limpo teatro ACERT tem vindo a afirmar-se como uma companhia teatral apostada na descoberta de inter-ceções entre as distintas linguagens artísticas e do espetáculo, como forma de potenciar uma intervenção teatral experimental, consequente, criativa e socialmente integrada numa intervenção cultural comunitária.

Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e Re-creativa de Tondela, passando a ser a companhia de teatro da Associação, tendo vindo a profissionalizar-se em 1993, mas mantendo sempre o seu vínculo à ACERT.

O Trigo Limpo teatro ACERT tem desenvolvido, ao longo do seu percurso, uma matriz de criação teatral que, quer na rua, quer nas salas de espetácu-los, privilegia sempre o trabalho de ator, uma dimensão poética da narra-tiva baseada em adaptação de textos não teatrais e uma cenografia que é parte integrante dessa narrativa.

Mantém esta matriz ao lon-go dos seus 43 anos de exis-tência e das mais de 130 peças de teatro criadas e apresentadas no país e no estrangeiro.

Podemos destacar das suas criações, nos primeiros 12 anos e ainda como Compa-nhia de teatro de amadores: O povo acordou, Com duas pedras na mão, Histórias de Hakim, O que é que aconte-ceu na Terra dos Procópios, Cor de burro quando foge e A Mar mulheres.Na fase de início da pro-fissionalização, a partir de

1989: Silka e Os Cavaleiros. Como Companhia profissional estreia, em 1993, À roda da noite e mantém até à data a criação média anual de quatro novas produções.A partir de 1996, e até hoje, realiza a Queima e Rebentamento do Judas, recriando anualmente uma celebração ancestral e transformando-a num espetáculo comunitário de teatro de rua com música ao vivo. A “Queima” passa a ser a matriz da criação teatral de rua, dando origem a numerosos espetáculos dos quais salientamos: Faldum, Memoriar, Augaciar, Transvi-riato, Num Abril e fechar d’olhos, Em paz, Golpe d’asa, A extraordinária aventura de uma criança chamada Pinóquio, A viagem do elefante e O pequeno grande Polegar.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICADramaturgia: Coletiva a partir das “Cartas a Theo” de Vincent Van GoghEncenação: João Paulo Santos e Pompeu JoséCenografia: Pompeu José Música: Miguel Cordeiro (ao vivo)Movimento: Juliana GamasFigurinos: Adriana Ventura

Interpretação: António Rebelo Gustavo Cunha Ilda Teixeira João Filipe Santos João Paulo Santos Margarida Loureiro Margarida Oliveira Pedro Sousa Sandra Santos Susana AlvesLuz: Paulo NetoSom: Luís ViegasDesign gráfico: ZétavaresVídeo: Zito MarquesFotografia: Carlos Fernandes Carlos Teles e Rui Coimbra

Serralharia: ArauferEngenharia Mecânica: Ângela Neves e José Salgueiro Marques (Dep. Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, I. P. V. – Esc. Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu)Produção: Marta Costa e Rui CoimbraSecretariado: Paula Pereira e Rui Vale

135ª Produção do Trigo Limpo teatro ACERTClassif. Maiores de 12 anos Duração: 60 minutos

FOTO

DE

CARL

OS T

ELES

®

Page 5: TRIGO LIMPO TEATRO ACERT · Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e Re-creativa de Tondela, passando a ser a companhia de teatro da Associação, tendo

TRIGO LIMPO TEATRO ACERT COM JOÃO PAULO SANTOS · DESAFIOSTRIGO LIMPO TEATRO ACERT COM JOÃO PAULO SANTOS · DESAFIOS

SOBRE JOÃO PAULO DOS SANTOSJoão Paulo dos Santos é um artista de circo português especializado em mastro chinês. Formou-se na escola de circo Chapitô, em Lisboa, Portugal, e depois foi para França para continuar os estudos nas escolas de circo ENACR e CNAC, terminando a sua formação superior em 2004.João Paulo inventou uma nova maneira de praticar o mastro chinês e foi rapidamente considerado um percursor com a sua própria maneira de se expressar no mastro chinês, misturando interpretação, dança, novas acro-bacias e vídeo. Mantém uma forte ligação com o seu país de origem, Por-tugal, onde é considerado um pioneiro no campo do circo contemporâneo. João Paulo dos Santos também é videasta, e é regularmente convidado para ensinar ou para encenar espetáculos.Em 2004, criou a sua própria companhia, O Último Momento.

SOBRE A COMPANHIA O ULTIMO MOMENTOA companhia O Ultimo Momento foi criada por João Pereira dos Santos e Guillaume Dutrieux Em 2005, eles criaram o seu primeiro espetáculo, “Peut-être”, em residência artística no Novo Ciclo Acert, em Tondela. Este espetáculo foi apresentado mais de 60 vezes na Europa e no Sudeste Asiá-tico. A última apresentação ocorreu em 2009.Em 2006, a companhia criou “Contigo” para o Festival IN d’Avignon, no contexto de Les Sujets à Vif - SACD. Este foi um projeto a solo, cocriado por João Pereira dos Santos e pelo coreógrafo português Rui Horta. Este espetáculo foi apresentado mais de 190 vezes na Europa, Ásia, África, Amé-rica do Norte e do Sul, e continua ainda em digressão.Em maio de 2009, a primeira apresentação de «Vertigem» ocorreu em Por-tugal, na ACERT. Esta pequena peça em solo foi a prefiguração da criação seguinte, que foi concluída em janeiro de 2010 em dueto com Guillaume Amaro. Este espetáculo chamado «A deux pas de là-haut» apresentou um novo aparelho que João Paulo dos Santos desenvolveu: o pequeno mastro. O espetáculo viajou por todo o mundo até 2016.2015 marcou um ponto de viragem com a criação de «Abril», um dueto com a primeira artista feminina da companhia, Elsa Caillat, e a aparição de um novo aparelho, a corda aérea. Muito impregnado de paisagens e ener-gia portuguesas, “Abril” é um espetáculo contemplativo, cheio de energia doce e sensual.Em 2017, a companhia continua a sua incursão no território português com a cocriação “Mundo Interior”, com o encenador João Garcia Miguel. Este desempenho sensível e poderoso a solo de João Paulo dos Santos fez a es-treia em março de 2017 no Centro Cultural Vila Flor, em Portugal.

CARLOS FERNAN

DES ®

Foi realmente um desafio, mas gran-demente superado, uma experiência humana e artística que já valeu por si, que me deu muito prazer a fazer. A forma como todos os elementos se dedicaram de corpo e alma, foi mui-to bonita e inspiradora, e o resultado muito profundo.É um espetáculo que tem uma men-sagem forte e de atualidade, num mo-mento em que se erguem novamente as fronteiras, dá que pensar.

ObrigadoJoão Paulo Santos

Page 6: TRIGO LIMPO TEATRO ACERT · Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e Re-creativa de Tondela, passando a ser a companhia de teatro da Associação, tendo

TRIGO LIMPO TEATRO ACERT COM JOÃO PAULO SANTOS · DESAFIOSTRIGO LIMPO TEATRO ACERT COM JOÃO PAULO SANTOS · DESAFIOS

CONDIÇÕES DE APRESENTAÇÃO: • 1 Apresentação – 5000 € (cinco mil euros), isentos de IVA;• 2 Apresentações em dias seguidos – 7500€ (sete mil e quinhentos

euros), isentos de IVA;

DEMAIS NECESSIDADES DA RESPONSABILIDADE DA ENTIDADE ACOLHEDORA: • Alimentação para a equipa a deslocar no total de 14 pax (4 quartos

individuais e 5 duplos);• Alojamento e transporte em distâncias superiores a 80Km de Tondela.• Área mínima de representação: 12m largura x 10m profundidade x 5m

altura (chão de palco às varas de iluminação);• Panejamento de preferência preto;• Ciclorama (branco);• Duração da montagem – 12 horas;• Duração da desmontagem – 4 horas. CA

RLOS

FER

NAN

DES

®

CARL

OS T

ELES

®

Page 7: TRIGO LIMPO TEATRO ACERT · Em 1979, o Trigo Limpo dá origem à ACERT – Associação Cultural e Re-creativa de Tondela, passando a ser a companhia de teatro da Associação, tendo

O TRIGO LIMPO É UMA ESTRUTURA FINANCIADA POR

Rua Dr. Ricardo Mota 143460-613 Tondela

www.acert.pt/trigolimpo+351 232 814 [email protected]

COMPANHIA O ULTIMO MOMENTOwww.oultimomomento.com+33 623 531 [email protected]

CARL

OS F

ERN

ANDE

S ®