Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

10
Tsunamis ANNA CAROLINA DA GAMA RAMOS Nº1 DANIELLE GOMES DA ROCHA Nº3 GUSTAVO KENJII Nº8 VICTÓRIA VANESSA DE LIMA Nº19

description

 

Transcript of Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

Page 1: Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

Tsunamis     ANNA CAROLINA DA GAMA RAMOS Nº1

DANIELLE GOMES DA ROCHA Nº3

GUSTAVO KENJII Nº8

VICTÓRIA VANESSA DE LIMA Nº19

Page 2: Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

Significado e acontecimentos Tsunami(onda de porto), denominação derivada do japonês:

onde "tsu" significa porto, e "nami", significa onda.

O Tsunami é uma onda gigante com grande poder de destruição, o choque entre placas tectônicas provocam tremores de terra no fundo do mar (terremotos), que geram as ondas que atingem a costa.

Apesar do Brasil se localizar no centro da placa tectônica sul-americana, sua grande extensão costeira torna o país vulnerável a tsunamis.

Já aconteceuAo que tudo indica, a costa de São Paulo já foi atingida por um grande maremoto que devastou a cidade de São Vicente. Isso aconteceu em 1541 e devastou a vila construída por Martim Afonso. Até hoje os pesquisadores não sabem ao certo o que causou o tsunami, mas como os europeus já estavam aqui, diversos documentos históricos registram o evento.

Page 3: Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

Danos causados

Quando um tsunami atinge uma área, seus efeitos podem ser devastadores a curto prazo, destruindo prédios, matando ou ferindo pessoas e animais.

Tsunamis podem levar a um número impressionante de vítimas, se entrarem terra a dentro em áreas povoadas. Comunidades que vivem perto de oceanos, tais como vilas de pescadores estão particularmente em risco, pois a onda se lança com violência e construções não resistem.

Page 4: Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

Tsunamis pelo mundo

Estes são os principais tsunamis registrados desde o maremoto que aconteceu em dezembro de 2004 na Ásia, considerada uma das piores catástrofes naturais.

Page 5: Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

CHILE

- 27 de fevereiro de 2010: Chile - Um tremor e um tsunami consecutivo afetam o centro-sul do Chile, deixando 555 mortos e desaparecidos, a maioria deles na região de Maule.

Page 6: Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

JAPÃO

- 11 de março de 2011: Japão - Um tsunami de 10 metros de altura arrasa as costas de Sendai, nordeste do Japão, depois de um violento tremor de 8,9 de magnitude registrado frente às costas do arquipélago. São emitidos alertas praticamente em todas as costas do Pacífico, incluindo Austrália, América Central e do Sul.

Page 7: Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

Locais de ocorrências de Tsunamis na área do Oceano Atlântico. Em vermelho houve séria destruição, em amarelo destruição moderada e em branco pequena destruição.

Page 8: Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

Mega tsunamis

Um mega tsunami é um raro tsunami com ondas de mais de 100 metros de altura. Deixando de lado alguns grandes tsunamis no Alasca, incluindo aí um de 520 metros de altura, na baia de Lituya.  

Acredita-se que o último mega tsunami que atingiu uma área com população ocorreu há 4.000 anos. Geólogos dizem que tal evento é causado por gigantescos deslocamentos de terra, originados por uma ilha em colapso, por exemplo, em um vasto corpo d’água como um oceano ou um mar.

Mega tsunamis podem atingir alturas de centenas de metros, viajar a 900 km/h ao longo do oceano, potencialmente alcançando 20 km ou mais terra adentro em regiões de plataformas continentais/costas de baixa altitude. Em oceanos profundos, um mega tsunami é quase invisível.

Page 9: Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

Causa e prevenção

Tsunamis podem ocorrer por causa de: impacto de um meteorito no mar, deslizamentos gigantescos de encostas, erupções vulcânicas oceânicas, por terremotos no fundo do mar, explosões submarinas e outros distúrbios.

Num tsunami há o deslocamento de um grande volume de água, gerando ondas que podem ultrapassar os 30 metros de altura. O Oceano Pacífico é a localidade onde acontecem mais tsunamis no mundo são aproximadamente 195 maremotos registrados.

Prevenção 

Atualmente, vários países possuem equipamentos capazes de identificar a formação e propagação de tsunamis. Com dados destes tipos, os governos podem adotar planos para deslocar populações de áreas de risco, que possam ser atingidas por estas ondas gigantes. 

Page 10: Tsunamis - Colégio Monteiro Lobato

Feito por alunos do Colégio Monteiro Lobato – Peruíbe, SP 1º E.M

06/03/2014