Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo,...

14
www.kol-shofar.org “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” Salmo 119:105 Vítor Quinta Revisto em Out./Nov. 2018 Parte 18 As passagens “de difícil interpretação” de Paulo (Contin. 5) -.-.-.-.-.-.-.- Gálatas 5:18 “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei [i.e. debaixo da condenação/penalidade da Lei]. Meus amigos: se somos guiados pelo Espírito Santo, então estamos na Verdade (i.e. na Lei/Torá e nas palavras dos santos profetas). Estamos assim em Cristo e no caminho da salvação… porque andamos em obediência a YHWH e à Sua vontade . Logo a Lei/Torá não nos condena porque observamos os caminhos que YHWH deu ao homem! Não que esta passagem deva algum esclarecimento especial, uma vez que não a devemos ler fora do contexto onde ela vem inserida: vers. 19 a 25 “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há Lei. E os que são do Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”. Assim, se andarmos por fé e em obediência à Vontade de YHWH, a Sua Lei/Torá, não estamos debaixo da sua condenação!

Transcript of Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo,...

Page 1: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”

Salmo 119:105

Vítor Quinta Revisto em Out./Nov. 2018

Parte 18 – As passagens “de difícil interpretação” de Paulo (Contin. 5)

-.-.-.-.-.-.-.- Gálatas 5:18 “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei [i.e. debaixo da condenação/penalidade da Lei]”. Meus amigos: se somos guiados pelo Espírito Santo, então estamos na Verdade (i.e. na Lei/Torá e nas palavras dos santos profetas). Estamos assim em Cristo e no caminho da salvação… porque andamos em obediência a YHWH e à Sua vontade. Logo a Lei/Torá não nos condena porque observamos os caminhos que YHWH deu ao homem! Não que esta passagem deva algum esclarecimento especial, uma vez que não a devemos ler fora do contexto onde ela vem inserida: vers. 19 a 25 – “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há Lei. E os que são do Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”. Assim, se andarmos por fé e em obediência à Vontade de YHWH, a Sua Lei/Torá, não estamos debaixo da sua condenação!

Page 2: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 2

Lendo o versículo 18 no seu contexto, temos de o cruzar com o versículo 23: “Contra estas coisas não há Lei”. Quais coisas? As que são nefastas, as que nos são indicadas nos versículos 19 a 21, pelas quais os homens não herdarão o reino de YHWH. Ao contrário daquelas, as que edificam no Espírito, são as que nos são referidas no versículo 22: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”? Claro que são as referidas no versículo 22, pois quem age deste modo a Lei não o condena. Podemos então compreender, no seu contexto, o que quis Paulo dizer aos Gálatas: “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei”, precisamente porque já não andamos em rebeldia (nas obras da carne) mas em temor e obediência (nas obras da fé). Assim, para os que andam em temor, fé e amor, para estes a Lei não os acusa porque vivem em obediência, como justos. Efésios 2:14-16 “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos [Israel + Gentios convertidos] fez um [a Israel de YHWH, o povo santo]; e, derrubando a parede de separação [a barreira, a parede divisória da hostilidade de Judá] que estava no meio, na sua carne [a do Messias Yeshua] desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos [humanos], que consistia em ordenanças [“dogmas” = preceitos dos homens], para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz [pelo Seu sacrifício no madeiro] reconciliar ambos com Deus em um corpo [um só povo salvo por Yeshua], matando com ela as inimizades”. A “parede de separação” apontava como exemplo para o muro que cercava o Templo em Jerusalém, no qual estava inscrito “barreira limite”, que marcava a fronteira para além da qual o estrangeiro não podia entrar no espaço interior do Templo, porque não se ter ainda convertido ao Elohim de Israel e estar circuncidado na carne. Aquele que transgredisse sujeitava-se à pena de morte. Esta fronteira marcava também o limite para o pátio das mulheres. Este é o muro ou barreira de que fala Paulo ter sido derrubada pelo sacrifício do Messias Yeshua (como figura). Será interessante ver que nada na Lei indica ter sido mandatória a sua construção, uma vez que YHWH sempre ordenou que o estrangeiro devia ser tratado da mesma maneira que o natural da terra, dado que Israel também já tinha sido estrangeiro no Egipto – Êxodo 23:9. Assim, todo o estrangeiro que se chegasse ao Elohim de Israel para O servir devia ser tratado como um dos naturais da terra. O muro foi assim erigido por mandamento dos homens. Vamos ilustrar:

Quando Pedro diz em Actos 10:28a – “Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros”, devemos compreender que a expressão “não é lícito” advinha das leis dos homens, da lei oral, e não da Torá de Israel, pois a Lei ensina exactamente o contrário. A expressão “não é lícito” advém dos costumes humanos que levava os judeus a construir uma “barreira” ou “muro de separação”. Não foi pois a Lei de YHWH que ordenou esta separação.

Tal separação foi gradualmente sendo aceite e imposta pelos costumes e tradições dos homens devido a comportamentos impuros da parte dos estrangeiros com osd quais Israel se cruzava.

Page 3: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 3

E muito menos O Messias impôs tal separação, pois Ele deu instruções aos Seus discípulos para irem e ensinarem todas as nações (gentios) a guardar os Seus mandamentos. Ele mesmo contactou com alguns que se tinham afastado dos caminhos do Pai (e.g. os Samaritanos), e por isso mesmo era acusado pelos fariseus de conviver com publicanos.

Quando Paulo diz que Yeshua derrubou o muro de separação, embora de forma simbólica (uma vez que se refere à Sua morte), está a referir-se como uma alegoria ao muro do Templo que tinha sido erigido para separar os de Israel dos estrangeiros gentios. Este muro tinha sido erigido com base na tradição e ensino rabínicos, nos preceitos dos homens e não da Lei de YHWH.

Para além do simbolismo físico, o derrube deste muro pelo sacrifício de Yeshua tem igualmente um grande significado espiritual que Paulo explica ao dizer que dos dois homens fez um só, significando assim que a salvação por Cristo passou a estar ao alcance de qualquer homem ou mulher, de Israel ou não, desde que se arrependa e se queira chegar ao Elohim de Israel, tornando-se um só em Cristo (o gentio que se converte passa a ser um verdadeiro israelita, sendo enxertado na boa oliveira que é a Israel de YHWH, passando a viver pela mesma fé de Abraão, sendo por isso filho da promessa feita aos patriarcas), como já antes vimos em Romanos 11 e Gálatas 3:26-29.

Se entendermos correctamente a passagem veremos que o que foi destruído foi “a inimizade”, nunca a Lei dos mandamentos de YHWH, pois essa, O próprio Adonai Yeshua diz que não a veio abolir ou anular – Mateus 5:17-19, pois ela é eterna e perfeita. Se O Senhor dos Senhores nos diz que a Sua Lei não foi anulada ou abolida nem o foi também o ensino dos profetas, como é que alguns homens pretendem que a Lei d Pai tenha sido abolida pelo sacrifício do Filho? Onde é que se baseiam para dizer que a eterna Lei de YHWH foi abolida? Numa má tradução? Numa má interpretação? Num só versículo mal compreendido ou fora do seu contexto? Se Aquele que tinha autoridade para o fazer não o fez, como é que alguns ensinam que a santa, justa e boa Lei/Torá de YHWH foi abolida? Este tema está amplamente debatido e biblicamente suportado neste trabalho.

O que foi derrubado pelo sacrifício de Yeshua foi o muro de separação, a inimizade que existia entre os dois povos (entre o que era Judeu e o que não o era), mas nunca a Lei em si mesma, pois essa é eternal, precisamente o que foi erigido com base nos preceitos e mandamentos dos homens (“dogma”). Foi a tradição e os mandamentos dos homens (os preceitos rabínicos) que causou a separação e a construção do referido muro. Yeshua demoliu-o ao tornar todos os convertidos num único homem, num homem novo Nele.

Reparemos e entendamos: enquanto YHWH sempre procurou a união dos povos debaixo da Sua vontade, da Sua Lei, missão que tinha sido dada a Israel (ser uma luz para as nações), devendo acolher todos aqueles que se quisessem chegar ao Elohim de Israel para O servir, os homens criaram barreiras com as suas ordenanças humanas. Foram essas “ordenanças” que foram derrubadas pelo sangue de Yeshua.

Como poderíamos pensar que as palavras de Paulo significavam que a Lei tinha sido desfeita pelo Messias, quando tanto Yeshua como Paulo guardaram a mesma Lei de forma tão diligente, como já aqui foi demonstrado?

Page 4: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 4

As evidências encontramo-las nas palavras de Paulo quando ele ensina em Romanos 1:16 que o evangelho do Cristo é salvação tanto para o judeu como para o grego, i.e. para todos os povos que abraçam o concerto com YHWH por Yeshua.

Apesar do muro de separação do Templo e da inimizade entre os dois povos terem sido derrubados por Yeshua, pode ainda haver alguns outros factores que persistem em manter a divisão nos nossos dias: i) o entendimento de Judá de que pertence a um povo escolhido por YHWH criando assim um sentimento de superioridade sobre os de fora, ii) o sentimento de inveja dos gentios por verem que YHWH escolheu Israel como Seu povo, iii) o ressentimento dos gentios face ao orgulho de Judá, iv) a imcompreensão de parte a parte que é explorada pelo “adversário”.

Após a morte do Cristo, logo seguida da destruição do Templo no ano 70, Israel ficou sem local de adoração, tendo como consequência terem sido interrompidas i) a intervenção sacerdotal levita e ii) os sacrifícios dos animais e as ofertas de manjares. Porém, YHWH sempre intentou que o homem Lhe rendesse culto no mais íntimo, no seu interior, no seu coração/mente, local onde devia estar guardada a Sua Lei espiritual, tanto gravada como vivida. Esse foi sempre o intento do Eterno. Tal intenção de YHWH não foi abandonada. Veja-se o que nos ensina o Concerto Renovado (N.T.) em João 4:21-24; 1.Coríntios 3:16-17; 6:19-20; 2.Coríntios 6:16; Efésios 2:21-22; 3:17; Hebreus 8:10; 10:16; Apocalipse 21:3. Compreendemos assim que o N.T. confirma e apoia-se no A.T. Vamos ainda ver outros aspectos ligados com esta passagem: Quando se executava um homem era uso colocar-se uma nota ou uma cédula de que nos fala Colossenses 2:13-14, indicando os crimes de que era acusado, os quais constituiam um certificado de dívida (Grego: “cheirographon”) perante Deus e perante a sociedade. Essa cédula era cravada no madeiro onde o homem acabava por expirar. Veja-se o exemplo em Yeshua – João 19:19-24. Torna-se assim óbvio que não podia ser a Lei eterna, santa, justa e boa que foi cravada no madeiro em que Yeshua expirou, porque Ele disse-nos que nem um jota ou um til seria retirado da Lei sem que tudo seja cumprido! O que na realidade ficou cravado no madeiro foram os pecados de todos os que se convertem a Ele (Ele resgatou o nosso certificado de dívida com o Seu sangue), pois Ele levou sobre Si as nossas iniquidades como nos diz em Isaías 53:4, 12. Nunca poderia ter sido a Lei perfeita da Liberdade de que nos fala Tiago 1:25, que é eterna, santa, justa e boa que voltará a estar gravada nos corações/mentes dos que viverem durante o Milénio e que sairá de Sião para todos os povos da Terra, como nos é apontado em Isaías 2:2-4. Como é que a Lei dada por YHWH ao homem e que nos aparece resumida em dois mandamentos básicos: “amor a Deus” e “amor ao próximo” (sumarizados na Lei dos X Mandamentos), poderia ter sido “cravada no madeiro” ou “anulada” pelo próprio Legislador, Adonai Yeshua? Confundam-se pois os falsos ensinadores e seja sempre YHWH verdadeiro. Ele foi acusado e condenado injustamente pelos homens como “blasfemo” porque Se chamou Elohim a Si próprio. Mas Ele era, é e será Elohim eternamente, O Adonai YHWH! Ele pronunciou as palavras “EU SOU O QUE SOU”, YHWH, esse Nome glorioso que, segundo a tradição dos homens só poderia ser pronunciado uma vez no ano, no Dia da Expiação, pelo Sumo-Sacerdote no Templo.

Page 5: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 5

Por isso, antes de O matarem, tentaram apedrejá-Lo várias vezes para O matar. A cédula que cravaram no madeiro dizia “YESHUA NAZARENO, O REI DOS JUDEUS”, frase que na língua hebraica se escrevia através das iniciais “YHWH”. Este era um sinal bem claro. Quem é que estava a ser pregado no madeiro e injustamente condenado pelos pecadores senão O Enviado do Próprio Elohim YHWH (O Verbo/Memra)? Os fariseus bem protestaram junto de Pilatos pretendendo que este mandasse alterar o que estava escrito na tabuleta que foi pregada sobre o madeiro do sacrifício, mas Pilatos respondeu-lhes: “O que escrevi, escrevi”. E assim ficou o testemunho que Aquele que ali estava a ser sacrificado era O Rei da Glória, O Ungido de YHWH, O Cordeiro de Elohim, era O próprio YHWH na carne (O Emanuel, Deus connosco), Aquele a Quem o profeta havia anunciado em Isaías 9:6. Para melhor compreendermos as palavras de Paulo nos versículos 15 e 16 devemos ler também os versículos 11 a 14: “Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão [gentios] pelos que na carne se chamam circuncisão [Judá] feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue do Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio…”, percebendo assim que os gentios que se convertem ao Messias Yeshua passam a fazer parte do povo eleito, separados do mundo do pecado e da desobediência, membros de um único povo santificado em YHWH pelo Seu Espírito Santo, desfazendo, pelo Seu sacrifício, a inimizade que antes existia. Paulo não nos está a dizer que O Messias aboliu a Lei (o que iria contra a Palavra do Altíssimo). Antes, ele diz-nos que o que foi abolido foram as doutrinas dos homens que antes separavam os gentios dos Judeus. E, como sabemos, essas doutrinas eram doutrinas humanas e não do Alto e Sublime Elohim, pois todas as Escrituras falam daqueles que sendo gentios e se chegam ao Elohim de Israel para O servir passam a ser israelitas, pois são enxertados na boa oliveira que é Israel Romanos 11:17, 19, passando a viver pela fé de Abraão, sendo também filhos de Abraão pela fé (Gálatas 3:7; 26-29), tal como aconteceu a todos os povos que sairam juntamente com Israel do Egipto e que foram baptizados no mar. Nós também já fomos gentios. Mas agora pertencemos à Israel de YHWH – Efésios 3:6 quando nos baptizámos em Yeshua HaMashiach. O estrangeiro que peregrine na terra de Israel ou que se chegue ao Eterno Elohim para O servir passa a estar obrigado a agir de acordo com a vontade de YHWH expressa na Sua Lei/Torá. Esta é uma disposição que tem estatuto perpétuo, como nos diz, por exemplo, em Êxodo 12:19, 48-49; 20:10; 23:12; Levítico 16:29; 17:12; 18:26; 19:34; 24:16; Números 9:14; 15:14-15; 19:10. Tal como já antes dissemos, pensar que a inimizade era constituída pela Lei de YHWH/Moisés e que ela foi cravada no madeiro por Cristo é um erro em que incorrem muitos dos falsos ensinadores das Escrituras, pois tal é contrariado pelas palavras do próprio Cristo Yeshua:

Page 6: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 6

“não cuideis que vim destruir a Lei ou os profetas... até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da Lei, sem que tudo seja cumprido” – Mateus 5:17-18. Ora ainda hoje a humanidade vive debaixo do mesmo céu que existia ao tempo de Yeshua HaMashiach. Colossences 2:13-14 “E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”. Voltamos a perguntar: então o que é que foi pregado pelo Messias no “madeiro”? A que cédula se refere Paulo? Paulo usa neste texto o termo grego “cheirographom”, o qual pode ser traduzido por “documento manuscrito”, “cédula”, “título de dívida”. A interpretação clássica (católico-romana e em grande parte a evangélica também) é que este termo se refere à erradamente chamada Lei de Moisés. No entanto, como já antes vimos, um estudo mais aprofundado do texto e do contexto revela que esta interpretação é forçada e errónea, tendo tido origem nos movimentos anti-judaicos, sobretudo a partir dos Sec. III e IV, culminando em Constantino e nos bispos dominados pelo bispo de Roma e, mais tarde, por muitos movimentos evangélicos (filhas de Roma), que sempre se opuseram a todo o ensinamento de raiz hebraica. Porém, a palavra de Yeshua é muito clara: que da Lei não se retirará nem um jota ou um til sem que tudo esteja cumprido. Os próprios apóstolos e a Congregação dos Nazarenos dos primeiros séculos foram fiéis cumpridores da Lei dada por YHWH às doze tribos de Israel através do Seu servo Moisés. Notemos que a palavra “Lei” não é uma única vez citada em toda a epístola dirigida “aos Colossenses”, pelo que esta citação, se fosse referida à Lei, estaria fora do contexto. Acresce o facto (muito importante), de se saber que a palavra grega usada (cheirographom) indicava o “registo manuscrito das faltas ou ofensas” ou “um certificado de pecados cometidos”, nunca uma lei (nomos). A palavra grega para ordenança é “dogma”, significando disposições ou doutrinas humanas. A expressão “tirou do meio de nós” dá ainda mais força a essa interpretação. Nos tribunais da época o “documento acusador” era colocado no meio da Assembleia. Foi esse que O Cristo veio resgatar com o Seu próprio sangue redentor. Nesta metáfora, o apóstolo Paulo exemplifica o papel do Messias Yeshua na retirada da acusação individual que era feita contra cada um de nós, devido aos nossos próprios pecados. Sim, conforme diz Isaías “Ele levou sobre Si as nossas iniquidades [ora iniquidade=pecado=transgressão da Lei/Torá]”. Logo, aceitar que O Cristo pregou a Lei/Torá no madeiro (“stauros”) é interpretar de forma errada o texto, o que conduz ao desenvolvimento de premissas duvidosas e conclusões distorcidas. Em ciência, se uma premissa é errada também a conclusão o será.

Page 7: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 7

É desta passagem que é retirada a conclusão errada que Yeshua veio “pregar a Lei na cruz”, tentando com esta falsa conclusão argumentar que a Lei foi anulada pelo sacrifício do Cristo. Relembremos as palavras de YHWH em Isaías 8:16, 20: “Liga o testemunho, sela a Lei entre os meus discípulos... À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles”. Que palavras tão maravilhosas que fazem cair pela base a mentira contra a Lei/Torá de YHWH!!! Se toda a Lei (a Torá dada a Israel pela mão de Moisés) tivesse sido anulada pelo Messias Yeshua tal disposição teria de ter ficado escrita para nós, sem qualquer margem para dúvida. Ora isso não acontece. Mais, se a Torá tivesse sido anulada (só porque era seguida por Israel), então também os Dez Mandamentos, que são a súmula da Torá e parte integrante da mesma, teriam sido anulados. E, como claramento se vê, este argumento cai pela base. Como é que a Lei (incluindo os Dez Mandamentos) nos poderia, de alguma maneira, ser contrária? Sem a Lei não reconheceríamos o pecado, a iniquidade (“anomia”, iniquidade = ausência ou transgressão da Lei na vida do homem) e o homem andaria sem disciplina. Mas a verdade é esta: o que foi cravado no madeiro pelo Cristo foi a certidão ou título de dívida que todos nós tínhamos para com YHWH desde a transgressão de Adão, acrescida pelos nossos pecados pessoais. Ao saldar essa dívida através do Seu sangue, Ele abriu-nos a porta da graça de YHWH, se vivermos por fé e obediência. O que estava contra nós não eram (nem são) os preceitos eternos de YHWH contidos na Sua Lei mas, antes, as penalidades que os nossos pecados acarretariam e que resultariam na nossa morte e destruição eternas, se não fosse O Cristo ter pago essa dívida por cada um de nós, os que se arrependem e se transformam numa nova criatura pelo Seu Espírito. Como já dissemos, somente o sacerdócio levita e a lei dos sacrifícios de animais e das ofertas queimadas ficaram temporariamente interrompidas pela destruição do Templo de Jerusalém no ano 70 A.D., pois um melhor e mais perfeito sacerdócio nos foi oferecido, o de Yeshua, O Sumo-Sacerdote Eterno segundo a ordem de Melquisedeque, como nos diz em Salmo 110:4; Hebreus, cap. 5, 6 e 7. Colossenses 2:16-17; (e 2:20-22, ver abaixo) “Portanto, ninguém [i.e. nenhum pagão que é contrário à sã doutrina] vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é do Cristo”. Esta recomendação de Paulo não era endereçada aos crentes, quer estes fossem Judeus da sinagoga que estava em Colossos quer fossem gentios convertidos ao Messias Yeshua, pois esses conheciam a Verdade pois eram ensinados na Lei/Torá. Esta advertência era para que os crentes não dessem importância às críticas dos de fora, os pagãos, que não compreendiam (tal como hoje não compreendem) porque razão os fiéis eram observadores de preceitos de dietética, das luas novas que marcam o calendário divino para a Israel de YHWH poder observer as santas solenidades anuais que YHWH criara para o Seu povo (os Sábados santos anuais).

Page 8: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 8

Este discurso não faria qualquer sentido se fosse dirigido aos convertidos e que eram ensinados na Lei/Torá, pois era como se Paulo lhes estivesse a dizer que os preceitos de YHWH a respeito do comer animais limpos ou impuros fosse irrelevante (o que contraria as disposições da Lei em Levítico 11) ou que os dias que YHWH aponta para o Seu povo, como as Suas santas solenidades (Levítico 23:2), incluindo não só os Sábados anuais mas também os Sábados semanais, não fossem importantes. Reparemos na palavra “Portanto”, que significa “em consequência do que vos foi dito” – cá está de novo o contexto a dever ser levado em consideração. Uma vez que a dívida pelos nossos pecados quando ainda dávamos ouvidos às doutrinas de homens foi paga por Yeshua no madeiro do sacrifício eterno, não deixemos então que estes homens (os enganadores ou os descrentes), nos julgem acerca dos dias festivos instituídos pelo Altíssimo para o Seu povo, dos Seus Sábados santos ou do comer ou do beber, e nos julguem através das suas tradições pagãs. Se alguns colocam tanta reserva na parte que diz “acerca do comer ou do beber”, é porque ignoram deliberadamente “os Sábados”. Será que Paulo também questionava o Sábado para o povo de Deus? De maneira nenhuma, como diria o próprio Paulo. Teria Paulo autoridade para tocar, anular ou modificar algum dos preceitos eternos do Elohim de Israel? Claro que não! Então o erro só pode estar naqueles que torcem as palavras de Paulo para sua própria perdição: 2.Pedro 3:15-16. Atentemos pois uma vez mais para o contexto. A partir dos versículos 4, 8 e 18 podemos constatar que os crentes de Colossos estavam a ser julgados pelos enganadores (ou pelos não convertidos ao Cristo Yeshua) em relação a tudo o que vem relatado no versículo 16. Eles tentavam impôr doutrinas de homens, ou “dogmas”, aos crentes de Colossos, tal como ainda hoje a “grande prostituta” romana e suas filhas pretendem fazer quando torcem as Escrituras para sua própria perdição (e daqueles que neles confiam), e acrescenta e/ou retira da Palavra ensinamentos dados pelo Altíssimo Elohim. Este é o espírito rebelde que está no mundo e que há muito vem confundindo as mentes dos inconstantes, os que não estão destinados à salvação. Paulo enfrentava aqui duas questões distintas, qualquer delas envolvendo a imposição da servidão aos mandamentos e tradições de homens [doutrinas humanas] que vinham sendo colocados sobre o pescoço dos crentes de Colossos, a saber:

Os judaizantes (os da linha dos ensinamentos farisaicos) e os seus requisitos de iniciação para os gentios que nos são reveladas em Colossenses 2:11-15, que ditavam que a iniciação de um prosélito gentio envolvia: 1) a circuncisão da carne segundo os ritos judaicos, sem o que não era aceite pelos fariseus, 2) a imersão no banho ritual judaico (“mikveh”) que não tinha o espírito do baptismo instituído por João, o Baptista, ao qual O próprio Yeshua se submeteu e, 3) a oferta de um sacríficio no Templo. Repare-se que nos versículos 11-15 Paulo demonstra que necessitamos primeiro da circuncisão do coração (da mente) para depois cumprirmos a da carne, que Yeshua nos limpa dos pecados quando nos entregamos ao baptismo da água e do espírito (novo nascimento), e que O Messias é O nosso único sacrifício, com O qual nos identificamos no baptismo que representa a morte para o pecado.

Page 9: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 9

A heresia Gnóstica que nos é revelada em Colossenses 1:14-19 e 2:2-10. Os Gnósticos afirmavam que Yeshua nunca tinha habitado num corpo humano (i.e. negavam que YHWH veio em carne). Reparemos como Paulo nos fala da plenitude corporal do Elohim Altíssimo em Yeshua. Paulo fala contra os mandamentos dos homens, não contra a Torá de Israel, a Lei de YHWH. De seguida vamos extrair algumas passagens do texto que está em Colossenses 2 e vamos ver que nenhumas das frases podem ou devem ser aplicados à Lei eterna, santa, justa e boa de YHWH:

Vs. 4: “para que ninguém vos engane com palavras persuasivas”, as quais derivam da tradição e ensino dos homens

Vs. 8: “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”

Vs. 20-21: “Se, pois, estais mortos com Cristo [através do baptismo do arrependimento, nas águas] quanto aos rudimentos do mundo [ensinamentos dos homens], por que vos carregam ainda de ordenanças [preceitos dos homens], como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies?” Como diz de seguida: tais coisas estão destinadas a perecer pelo uso por serem preceitos e doutrinas dos homens (vers. 22)!

Vs. 23: “falsa humildade”; “não são de valor algum”… pois são princípios fundados em doutrinas e tradições de homens.

Por esta breve compilação podemos compreender a loucura dos homens que querem moldar YHWH à sua maneira de ver as coisas e não estão para se moldar à vontade do Elohim Todo-Poderoso. Cuidado com as vãs subtilezas e ensinamentos dos que dizem que “a Lei do Pai foi cravada no madeiro por Yeshua”. Este é um dos muitos enganos de Satanás e de homens mentirosos, servos da mentira satânica. Durante séculos a maioria do chamado “cristianismo” ensinou que Paulo dizia aos crentes que os dias santificados por YHWH tinham acabado. Erro sobre erro! O homem que se deixa guiar por este caminho tortuoso certamente não alcançará a misericórdia de YHWH. Porquê? Porque cada ser humano tem a responsabilidade de estudar a Palavra Dele, orar e pedir sabedoria e entendimento vindos do Alto e Sublime e procurar o caminho verdadeiro que conduz à salvação por Yeshua HaMashiach. É como diz em Lucas 11:9-10 – “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á”. É pois tempo de encontrarmos a “Luz”/Cristo e sairmos das trevas espirituais em que a maioria dos homens anda. Os gentios convertidos (os seguidores do Cristo) têm o direito e o dever de comer ou beber segundo os preceitos estabelecidos por YHWH nos Seus preceitos sobre dietética, ou de observar os dias santificados por Elohim (os Seus Sábados semanais e anuais) sem que por isso tenham que sofrer o julgamento ou o escárnio ou os comentários adversos daqueles que não conhecem os preceitos do Altíssimo, ou conhecendo-os (o que é bem pior para eles), não os queiram aplicar nas suas vidas.

Page 10: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 10

Pela análise do contexto destas passagens acabamos por ter a prova que os crentes de Colossos seguiam os preceitos da Lei, os preceitos dietéticos, incluindo também a celebração das solenidades instituídas por YHWH, as Suas Festividades (Levítico caps. 11 e 23) pois, se assim não fosse, eles não seriam criticados pelos Gnósticos. A carta de Paulo é uma resposta àqueles que criticavam a forma como a Congregação dos Fiéis (os Nazarenos) ali observavam os preceitos de YHWH por fé e obediência. Por isso Paulo os pressiona para que não se deixem julgar pelos não crentes, para que não abdiquem do caminho certo. Mesmo quando Paulo nos diz que estas coisas são imagens das coisas futuras porventura ele diz que elas foram abolidas? Temos de entender estas passagens nos seus contextos e pensamento hebraico. Devemos ter muito cuidado na forma de as interpretar. De resto, é muito comum nos escritos de Paulo que ele se refira especificamente aos Judeus ou aos gentios quando lhes quer apontar algum erro, o que não sucede neste texto por ele se referir aos gentios não convertidos que criticavam as opções dos que estavam convertidos. Quando Paulo nos diz que estas coisas são sombras das coisas futuras está a ensinar-nos a verdade, pois elas sempre apontaram para coisas muito mais grandiosas que acontecerão com a vinda do Rei Yeshua – e.g. o Sábado de descanso semanal aponta para o descanso milenar ou o tempo de refrigério, o 7º Milénio, sob o governo de Yeshua na Terra, quando Ele restaurar as duas casas (Judá e Efraim/Israel); a nossa vida presente é uma sombra da vida que há-de vir com O Rei vindouro, a vida eterna, com corpos gloriosos, quando formos revestidos da Sua glória e da imortalidade que só a YHWH pertence. Mas, o facto de elas serem já hoje uma sombra do que há-de vir não quer dizer que as ignoremos ou ponhamos de lado por não terem significado ou não serem importantes para a nossa santificação. Bem pelo contrário! De forma a melhor compreendermos o que acaba de ser exposto, leia-se o que Paulo escreve à congregação que estava em Corinto: 1.Coríntios 1:23-27 – “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”. Compreendemos assim o quão difícil é para os não crentes entender o que leva os crentes a aceitar todos os ensinamentos de YHWH, incluindo a forma como nos devemos alimentar, reger as nossas vidas pelo calendário divino e pelas solenidades marcadas por YHWH, incluindo os Seus sábados semanais e anuais, as quais coisas, embora sendo sombras das coisas futuras, já hoje devem estar guardadas no nosso coração/mente, de forma a colocá-las em prática nas nossas vidas, pois já as compreendemos. E é pela fé e obediência que assim devemos proceder para sermos achados dignos de vir a fazer parte do povo santo de YHWH.

Page 11: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 11

Socorramo-nos, uma vez mais, das palavras de Paulo, em 1.Timóteo 4:1-3 – “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade [a Lei/Torá, cf. a Salmo 119:142], a fim de usarem deles com acções de graças”. Não nos deixemos enganar “pelo que parece”. Porque muitos vão atrás deste tipo de linguagem de Paulo para distorcerem a Verdade do Altíssimo, coisa que Paulo não fez nem teve intenção de fazer ou de ensinar. Os que torcem a verdade fazem-no para sua própria perdição. Estes são aqueles que, baseados nesta (e noutras passagens), vêm dizer que é indiferente o dia que escolhemos para descansar segundo o mandamento (o que leva muitos a aceitar o Domingo como o “dia do Senhor”), ou que não é importante aceitar os dias das solenidades instituídas por YHWH ou que não nos devemos preocupar com o que comemos ou bebemos ou sobre o significado das Suas luas novas para a marcação das Suas Solenidades. Isto é linguagem satânica porque contraria a Vontade de YHWH, a Sua Lei/Torá e o exemplo de vida dos justos (e.g. Lucas 1:5-6), e que conduz muitos por caminhos de iniquidade. Em oposição a estes a Palavra do Altíssimo Elohim é muito clara sobre aquilo que O Senhor espera dos Seus fiéis: fé nas Suas palavras e obediência em amor. Só sendo obedientes à Sua Vontade (a Sua Lei/Torá) e vivendo pela fé no sacrifício eterno de Yeshua HaMashiach podemos alcançar a Sua graça bendita e por fim a vida eterna: Apocalipse 14:12. Colossenses 2:20-22 “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo [doutrinas e tradições dos homens], por que vos carregam ainda de ordenanças [do grego: “dogmas” = preceitos dos homens], como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens”. Será que podemos considerar a Lei eterna (Salmo 119:89), santa, justa e boa como “rudimentos do mundo”? A resposta é claramente NÃO! Rudimentos do mundo são os preceitos e doutrinas dos homens como diz logo no versículo 22, pois estão destinados a desaparecer. A palavra grega usada para preceitos dos homens é “dogma” (Colossenses 2:20, Luas 2:1, Actos 17:7 e Efésios 2:15), enquanto a palavra grega usada para Lei, preceitos ou ordenanças de YHWH é “dikaioma” (Lucas 1:6 e Hebreus 9:1, 10). Vemos assim o quanto uma tradução incorrecta pode induzir em erro o pensamento daqueles que não se querem estribar nos ensinamentos da Verdade através do pensamento hebraico, buscando as veredas antigas de que nos fala a Palavra em Jeremias 6:16 e 18:15. Voltamos a perguntar: o que é que foi pregado no madeiro onde O Cristo foi sacrificado? Resposta: não foi o certificado de dívida de Yeshua, porque Esse morreu sem pecado.

Page 12: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 12

Foi antes o nosso certificado de dívida perante a Lei/Torá devido aos nossos pecados e por seguirmos ainda os preceitos dos homens, os rudimentos do mundo que não aproveitam para nada, duvidando da eficácia da Palavra de Elohim nos nossos corações. Enquanto este coração não estiver circuncidado e entregue ao Todo Poderoso, em Yeshua HaMashiach, há pouca esperança de redenção, pois estaremos a adorar a Elohim em vão (Marcos 7:7-8). Como Judeu que era, que não negou as suas origens nem a Lei dos seus pais (Actos 22:3), e como zeloso cumpridor da mesma, Paulo fala para os recém convertidos a quem os Judeus (os do Templo), que seguiam as tradições dos homens e a lei oral farisaica, pretendiam impôr preceitos que a própria Lei do Altíssimo Elohim não impõe, pois eram ordenanças, preceitos e doutrinas de homens, como diz na passagem acima e também em Tito 1:14 – “Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade [i.e. da Lei/Torá de YHWH]”. Não nos podemos esquecer que Paulo fala para uma população (os Colossenses) onde as correntes filosóficas gregas, gnósticas e também a corrente farisaica com as suas tradições humanas pretendiam impôr aos recém convertidos muitas regras que não passavam de preceitos de homens (tal como muitos o fazem ainda hoje). Paulo não falava de nenhum preceito divino, dado na santa Lei, mas sim de preceitos talmúdicos ainda hoje seguidos pelo Judaísmo que mais não são do que preceitos de homens que, em muitos aspectos são contrários à Verdade do Alto e Sublime Adonai. Tal como Paulo escreveu a Timóteo, a Lei/Torá, os Escritos e os Profetas são inspirados por YHWH – 2.Timóteo 3:14-17, revelando o carácter do Único e Eterno Elohim. Lembremos de novo o caso exemplar de Ananias, o Judeu convertido a Yeshua e a quem Paulo foi enviado após ter ficado temporariamente cego no caminho para Damasco – Actos 22:12-16: “E um certo Ananias, homem piedoso conforme a Lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Porque hás-de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor [cf. a Actos 2:38]”. Também Paulo teve de ser baptisado nas águas, no Nome de Yeshua HaMashiach, antes de ser consagrado na missão que Yeshua lhe tinha dado e à qual se mostrou fiel até ao fim, até ao ponto de reconhecer: “desde agora me está guardada a coroa da justiça” – 2.Timóteo 4:8. Sim, a coroa da justiça é a coroa da Lei/Torá, é Yeshua Justiça nossa, a vida eterna… a Torá viva. Perante este episódio, pergunta-se: Não era Ananias um servo do Elohim Altíssimo, homem piedoso conforme a Lei? Resposta: Sim! E Paulo não foi entregue aos seus cuidados pelo próprio Adonai Yeshua? Resposta: Sim! Não tinha este Ananias aceite O Cristo, permanecendo na Lei? Resposta: Sim!

Page 13: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 13

A missão que Paulo aqui recebeu foi a de levar o conhecimento da Lei de YHWH e a fé de Yeshua aos que se haviam tornado gentios (primeiramente às 10 tribos “perdidas” da Casa de Efraim/Israel), às comunidades de Israel que andavam dispersas em Corinto, em Colossos, na actual Espanha, em Roma, etc., para que todos eles se convertessem ao Elohim de Israel. Os exemplos que confirmam este entendimento abundam na Sua Palavra. Gálatas 3:9-14 “De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Todos aqueles, pois, que são das obras da Lei1 estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da Lei, para fazê-las. E é evidente que pela Lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Ora, a Lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito”. Este tema já foi amplamente explicado em muitas passagens anteriores já aqui abordadas. Também esta deve ser lida no seu contexto e ser cruzada com outras passagens bíblicas para que dela possamos retirar o seu verdadeiro significado. Comecemos por compreender que:

1. “Os que são da fé são benditos com o crente Abraão” – pois, pela fé, nas promessas de YHWH, tal como Abraão, tornamo-nos filhos da promessa dada a Abraão (Efésios 2:12; Gálatas 3:29) e co-herdeiros com O Cristo, pois embora o patriarca Abraão tenha sido justificado pela fé ele também já era obediente à Lei de YHWH. A justificação pela fé não estava, de forma alguma arredada da obediência revelada por ele ao ser fiel cumpridor de toda a Lei de YHWH, conforme O Pai nos diz em Génesis 26:5: “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis”, obedecendo ainda à voz de YHWH quando lhe pediu para imolar o seu único filho Isaac (um tipo do próprio Filho do Altíssimo).

2. “Todos aqueles, pois, que são das obras da Lei estão debaixo da maldição” – esta passagem é bem clara pois diz-nos que aqueles que esperam alcançar a salvação pelo cumprimento integral da Lei sem que no seu coração resida a fé nas promessas e no sacrifício do Messias, estão condenados (são malditos) pois basta tropeçar num só ponto da Lei para ser culpado de todos. Ora ninguém (a não ser O Adonai Yeshua) cumpriu integralmente tal obrigação. De resto, esperar alcançar a salvação pelo cumprimento da Lei (pelas obras) é negar o sacrifício do próprio Cristo e o poder do Seu sangue, pois se o homem se pudesse salvar pela estrita observância da Lei não teria sido necessário que Cristo morresse no nosso lugar – “Cristo fez-se maldição por nós”.

1 Os que pensavam que poderiam aceder à salvação só pelas obras, pelo cumprimento estrito da Lei. Ora,

se assim fosse não necessitaríamos de um Salvador!

Page 14: Título do Artigo - kol shofar LEI-TORAH DE YHWH - PT...Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas

www.kol-shofar.org

A LEI/TORÁ DE YHWH – PT. 18 14

Mas, como já foi dito e repetido neste trabalho, a graça de YHWH só pode abundar onde houver esperança, fé e obediência baseada nas promessas de YHWH e do Seu Cristo. E isso implica também obediência a toda a Sua vontade expressa na Sua santa Lei eterna e imutável. É nesta simbiose de graça, fé, humildade, esperança e obediência à Palavra que reside a salvação do homem. Lembremos o que nos é dito na Torá, em Deuteronómio 27:26: “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta Lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém”. Como claramente vemos, O Senhor YHWH sempre esperou obediência do Seu povo aos Seus preceitos de vida, em todos os tempos, tanto antes como após a vinda do Seu Filho, nosso Adonai Yeshua, O Messias, Aquele por Quem teremos direito à vida eterna.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na Tua vinda gloriosa.

AlleluYAH

-.-.-.-.-.-.-.-