Tudo para os miliionários

1

Click here to load reader

description

Artigo humorístico, mas muito sério, sobre a crise financeira de 2008 nos países ricos

Transcript of Tudo para os miliionários

Page 1: Tudo para os miliionários

10 | CADERNO DEZ! | SALVADOR, TERÇA-FEIRA, 23/9/2008

SÉRIE QUADRINHOS | 03 ❚ Batman e os vilões que sempre roubam a cena

Antes do Cavaleiro das Trevas

PELÍCULA joão carlos sampaio j c s a m p a i o @ g r u p o a t a rd e . c o m . b r

DIVULGAÇÃO

Jack Nicholson na pele do Coringa de Tim Burton, no filme de 1989

O Homem-MorcegoLeslie H. Martinson / 1966

dois takes

Na metrópoleGotham City, osbandidos desempre: Coringa[Cesar Romero],Charada [FrankGorshin],

Pinguim [Burgess Meredith] eMulher-Gato [LeeMeriweather] roubam umainvenção e planejam usá-lapara o mal. Só a dupla sinâmicaBatman e Robin [Adam West eBurt Ward] pode detê-los,como fazia na televisão

BatmanTim Burton / 1989

O criador deEdwardM ã o s - d e - Te s o u r a[1990] transpõe oHomem-Morcegopara o cinema 30anos após a

primeira versão. Elaborou umaGotham City de ar gótico ecaótico, contando a origem deBatman [Michael Keaton] ecolocando-o sob a mira doCoringa [Jack Nicholson], querouba a cena e tenta fazer seuriso ecoar por toda a cidade.

GUIA SEMANAL DE IDÉIAS vitor pamplona [email protected]

A felicidade das classes abastadas,cujo lugar no Paraíso foi negadopor Deus, obrigando os ricos aserem felizes aqui na Terramesmo, anda ameaçada nostempos que correm.

Crise no mercado de capitais,pânico nas Bolsas, títulos podres acontaminar a exuberância docapitalismo e grandes investidorescabisbaixos, descrentes do lucrofácil, líquido e certo.

Nem na alta do petróleo,esteio seguro que move as nações,pode-se mais confiar. Enquantoisso, não há mais um pobre sequersem aparelho de DVD ou celular,as garagens da classe médiaparem carros como coelhos fazem

filhotes e a bancarrota, palavrariscada dos dicionários da altaroda desde 1929, reapareceu nacartilha dos banqueiros. Conclusãoirrefutável: há um complômundial contra a riqueza!

Qualquer um que, pelos acasosda vida, tenha sido surpreendidopor uma fortuna batendo à suaporta, agora vive impedido degozar, serena e tranqüilamente,de sua frota de carros importados,passeios de iate ou um simplesfinal de semana em Paris.

Ao cidadão abonado, restaramas noites mal dormidas e aangústia de não saber se, no diaseguinte, será obrigado a sedesfazer de suas ações em queda

para não comer o pão-de-ló que odiabo amassou. E viver, oxalá issojamais aconteça, como alguémapenas medianamente rico.

“Tudo é produzido para osmilhões, nada para osmilionários”, escreveu odramaturgo irlandês BernardShaw sobre o constrangimentocausado pela indústria de massaaos indivíduos da elite, que nuncaencontram caviar na feira.

E agora, como se não bastasse,nem seus travesseiros de penas deganso podem mais usar. Louvadoseja o Senhor, que criou os EstadosUnidos da América, o FederalReserve e todos os Bancos Centraispara corrigir tamanha injustiça.

Tudo para os milionários

❛“Ao cidadão abonado, restou a angústiade não saber se será obrigado a sedesfazer de suas ações em queda pra nãocomer o pão-de-ló que o diabo amassou”

BRU

NO

AZI

Z

Se num esforço de imaginaçãofosse possível apagar a existênciade Batman e, no minuto seguinte,surgisse o desafio de visualizar ummorcego e tentar pensar que tipode personagem humano eleinspira, provavelmente a maioriados que topassem o testeprojetariam um vilão, talvez comoo vampiro de Bram Stoker.

Em 1939, o novaiorquino BobKane – em parceria não-creditadacom o escritor Bill Finger – criouum homem-morcego e o lançoucomo um herói nas histórias emquadrinhos.

A aparência do personagemnão era exatamente como seconhece hoje, mas já existia algode soturno, que sempreaproximou o herói dos inimigosque enfrentava. Não por acaso,alguns dos melhores vilões detodos os tempos surgiram naspáginas de Batman.

Após duas décadas de sucessono papel, Batman e seu parceiroRobin, mais um punhado de vilõesesquisitos, foram todos parar natelevisão nos anos 1960. O atorAdam West vestia a fantasia de

homem-morcego e lideravaaventuras cheias de humor. Em1966, o mesmo elenco de Batmanda TV foi parar no cinema.

Só que a grande virada dopersonagem na sétima arteacontece em 1989, tempo em queo herói acabava de serrepaginado pelos quadrinhos deFrank Miller. O mestre dos filmesde fantasia, Tim Burton, seencarregou de recriar Batman eseu alterego Bruce Wayne, destavez encarnado pelo ator MichaelKeaton.

Com Prince na trilha sonora, ofilme trazia como maior atração opremiado ator Jack Nicholsonvivendo o tresloucado Coringa,para muitos, uma variação daprópria personalidade de Batman,o seu oposto complementar.

O mesmo Burton dirigiu ORetorno, em 1992, e trouxe maisoutros dois vilões inesquecíveis:Danny DeVito, na pele do bizarrovilão Pingüim, e Michelle Pfeiffer,como a sensual Mulher-Gato.Semana que vem, a história segue

com o Batman de JoelS c h u m a c h e r.

Cropped by pdfscissors.com