Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial,...

25
Tutorial 3 Inserir malha geográfica Inserir uma linha conectando as duas localidades Copiar a imagem produzida Definir uma projeção cartográfica Mudar o nome do Dataframe Exportar os layers do Dataframe Alterar a cor usada para representar os estados e a área de teste Repetir os quatro últimos passos mais duas vezes Salvar o documento cartográfico 1

Transcript of Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial,...

Page 1: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Tutorial 3Inserir malha geográficaInserir uma linha conectando as duas localidadesCopiar a imagem produzidaDefinir uma projeção cartográficaMudar o nome do DataframeExportar os layers do Dataframe Alterar a cor usada para representar os estados e a área de testeRepetir os quatro últimos passos mais duas vezesSalvar o documento cartográfico

1

Page 2: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Arquivo de entrada: Mapa2.mxd

Arquivo de saída: Mapa3.mxd

2

Page 3: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Primeiro passo – Inserir malha geográficaA malha geográfica consiste nas linhas de paralelos e meridianos. Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas) e 10° ao longo dos paralelos (ordenadas). Rodar o ArcMap e visualizar o arquivo “mapa2.mxd” que foi criado no Tutorial 2.

Sobre o menu selecionar View > Data Frame Properties...

Selecionar a guia Grids > New Grid

3

Page 4: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Aceitar a alternativa Graticule divides map by meridians and parallels

Clicar o botão Avançar

Aceitar a alternativa Graticule and labels

Clicar sobre o botão Style

4

Page 5: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Selecionar como estilo de linha a linha tracejada codificada como Dashed 6.6

Clicar sobre o botão Color e selecionar a alternativa Gray 20%

Selecionar para o campo Width o valor 0,40 > OK

Em seguida, clicar sobre o botão Avançar

Desativar as alternativas Major division ticks e Minor division ticks

5

Page 6: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Clicar sobre o botão Text style

Clicar sobre o botão Color e selecionar No Color

Clicar sobre o botão OK > Avançar > Finish > Aplicar > OK

Com isto, foi inserida a malha geográfica sem as coordenadas, ou seja, conforme especificado e devemos obter algo parecido com a figura abaixo:

6

Page 7: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Para terminar este passo, vamos denominar o Dataframe de “Geografico”.

Clicar com o botão direito sobre o Dataframe chamado Layers e selecionar

Selecionar a guia General e inserir para o campo Name: o texto “Geografico” > Aplicar > OK

7

Page 8: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Com isto, devemos obter algo parecido com a imagem abaixo:

Segundo Passo - Inserir uma linha conectando as duas localidadesAnteriormente, foi criado um line feature class, que foi chamado de la2ny_line, agora iremos inserir uma linha propriamente dito, que irá conectar as duas localidades que estão armazenadas em TWOCITY.

Selecionar sobre o menu: View > Toolbars > Editor

8

Page 9: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Sobre a caixa de ferramentas Editor, clicar sobre o botão Editor e selecionar Start Editing

Dependendo de onde foi armazenado o shapefile “la2ny_line”, devemos selecionar o diretório em que este arquivo se encontra. Neste exemplo deve ser ~\tutorial1\projection_lab_

A partir deste momento, outras funções se tornam disponíveis. Clicar sobre o botão Editor e selecionar Snapping...

9

Page 10: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Ativar a alternativa Vertex para o Layer TWOCITY

Selecionar sobre a caixa de ferramentas Editor, para o campo Task: Create 2-Point Line Features

e para o campo Target: la2ny_line

Vamos então inserir a linha conectando as duas localidade.

Sobre a caixa de ferramentas Editor selecionar o ícone Sketch Tools

10

Page 11: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Em seguida, mover o cursor para próximo da localidade “Los Angeles”e observe que quando o cursor estiver suficientemente próximo desta localidade o cursor salta exatamente sobre a posição da localidade. Estando então sobre a localidade, clicar o mouse.

Mover para a localidade de “New York”. Antes de concluir esta operação, podemos observar na parte de baixo são apresentados os valores correspondentes a medida da distância, a direção e as coordenadas.

Ainda com o cursor sobre a localidade de “New York”, fazer um clique duplo com o mouse.

11

Page 12: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Com isto, a linha conectando as duas localidades é apresentada numa tonalidade ciano e cursor é liberado para uma próxima tarefa.

Sobre a caixa de ferramentas Editor, clicar sobre o botão Stop Editing

Clicar sobre o botão Sim para salvar a edição que foi feita

12

Page 13: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Terceiro Passo - Copiar a imagem produzidaUma vez que tenhamos produzido uma imagem em coordenadas geográficas, vamos agora fazer uma cópia desta imagem e reproduzi-la do lado direito da imagem existente.

Certifique-se que a imagem produzida não ocupe mais do que ¼ da área de impressão, como na figura abaixo.

Sobre a TOC, selecionar o dataframe “Geografico” e clicar com o botão direito

Selecionar Copy

Posicionar o mouse sobre a área do lado direito da imagem produzida.

Clicar o botão direito e selecionar Paste

13

Page 14: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Com isto, a imagem copiada é apresentada com uma linha envolvente tracejada. Posicionar esta cópia do lado direito da imagem existente, obtendo alguma coisa parecida com a figura abaixo.

Quarto Passo – Definir a projeção cartográfica Vamos agora definir para a imagem copiada uma projeção cartográfica, por exemplo a projeção cônica equivalente de Alberts.

Certifique-se que a imagem copiada esteja selecionado, ou seja, a linha de contorno deve estar realçada, como na figura abaixo.

14

Page 15: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Sobre o menu clicar View > Data Frame Properties...

Clicar sobre a guia Coordinate System

Expandir o item Predefined

15

Page 16: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Expandir o item Projected Coordinate Systems

Expandir o item Continental

Expandir o item North America

Selecionar o item USA Contiguous Alberts Equal Area Conic

16

Page 17: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Clicar sobre o botão Aplicar > OK

Com isto, devemos obter alguma coisa parecida com a imagem abaixo, onde já se pode perceber algumas diferenças entre as imagens apresentadas.

Quinto Passo – Mudar o nome do Dataframe

Clicar com o botão direito sobre o Dataframe copiado

17

Page 18: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Selecionar Properties...

Selecionar a guia General

Introduzir para o campo Name: Alberts_equivalente

Selecionar para o campo Display: Kilometers > Aplicar > OK

Sexto Passo – Exportar os layers do DataframePara que o Dataframe tenha efetivada a projeção cartográfica, torna-se necessário exportar cada layer do Dataframe.

Selecionar o Dataframe relativo à projeção de Alberts e clicar com o botão direito sobre o layer “TWOCITY”.

18

Alberts_equivalente

Page 19: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Selecionar Data > Export Data...

Para o campo Export: selecionar All features

Para o campo Use the same coordinate system as: ativar o item the data frame

Para o campo Output shapefile or features class: introduzir TWOCITY_alberts

19

Page 20: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Clicar sobre o botão Sim para que o novo layer seja adicionado ao Dataframe

Remover o layer TWOCITY original. Clicar com o botão direito sobre o layer TWOCITY

Selecionar Remove

Exportar o layer “la2ny_line”Clicar com o botão direito sobre o layer “la2ny_line”

Selecionar Data > Export Data...

Para o campo Export: selecionar All features

Para o campo Use the same coordinate system as: ativar o item the data frame

Para o campo Output shapefile or features class: introduzir la2ny_line_alberts

Clicar sobre o botão Sim para que o novo layer seja adicionado ao Dataframe

Clicar com o botão direito sobre o layer la2ny_line original e selecionar Remove

Exportar o layer “USA_48”

Clicar com o botão direito sobre o layer “USA_48”

Selecionar Data > Export Data...

20

Page 21: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Para o campo Export: selecionar All features

Para o campo Use the same coordinate system as: ativar o item the data frame

Para o campo Output shapefile or features class: introduzir USA_48_alberts

Clicar sobre o botão Sim para que o novo layer seja adicionado ao Dataframe

Clicar com o botão direito sobre o layer USA_48 original e selecionar Remove

Sétimo Passo – Alterar a cor usada para representar os estados e a área de testeSeria interessante alterar a cor usada para representar os estados e a área de teste (ver detalhes no Segundo Passo do Tutorial 2).

Clicar com o botão direito sobre o layer USA_48_alberts

Selecionar Properties...

Selecionar a guia Symbology

Selecionar a opção Categories

Selecionar Unique values

Para o campo value field, selecionar STATE_ABBR

Clicar sobre o botão Add values

O valor assumido para o campo STATE_ABBR da área de teste é ZZ. Então selecione este a partir da lista de valores que atributo. Selecionar ZZ e clicar OK

Fazer uma duplo clique sobre a área definida como Symbol

Clicar sobre Fill Color e selecionar a opção Leaf Green (5,7) > OK

Para os outros elementos selecionar tom com maior luminosidade.

Fazer uma duplo clique sobre a área definida como Symbol para <all other values>

Clicar sobre Fill Color e selecionar a opção Tzavorite Green (1,7) > OK

Clicar sobre o botão Aplicar > OK

21

Page 22: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Oitavo Passo – Repetir os quatro últimos passos mais duas vezesSelecionar a imagem que está no quadrante um

Clicar com o botão direito e selecionar Copy

Posicionar o cursor sobre o quadrante três e clicar com o botão direito e selecionar Paste

Posicionar a imagem copiada de modo que fique enquadrada adequadamente

Com isto, devemos obter uma imagem parecida com a figura abaixo.

Certifique-se que o Dataframe copiado (terceiro quadrante) esteja selecionado

Clicar com o botão direito do mouse e selecionar Properties...Selecionar: Coordinate System > Predefined > Projected Coordinate Systems >

Continental > USA Contiguous Lambert Conformal ConicClicar sobre o botão Aplicar

Selecionar a guia GeneralIntroduzir para o campo Name: Lambert_conforme

Selecionar para o campo Display: Kilometers > Aplicar > OK

22

Page 23: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Com isto, devemos obter uma imagem parecida com a figura abaixo.

Selecionar a imagem que está no quadrante um

Clicar com o botão direito e selecionar CopyPosicionar o cursor sobre o quadrante quatro e clicar com o botão direito e selecionar PastePosicionar a imagem copiada de modo que fique enquadrada adequadamente, como na figura abaixo.

Certifique-se que o Dataframe (quarto quadrante) esteja ativado.

Clicar com o botão direito do mouse e selecionar Properties...Selecionar: Coordinate System > Predefined > Projected Coordinate Systems >

Continental > USA Contiguous Equidistant ConicClicar sobre o botão Aplicar

23

Page 24: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Selecionar a guia GeneralIntroduzir para o campo Name: Conica_equidistanteSelecionar para o campo Display: Kilometers > Aplicar > OK

Assim, devemos obter algo parecido com a imagem abaixo.

Nono Passo - Salvar o mapa que foi produzidoVamos salvar este documento cartográfico como “mapa3.mxd”

Selecionar File > Save As > mapa3

obs.: Criar uma cópia de segurança, salvando o mapa produzido como “mapa3seg”

24

Page 25: Tutorial 3 - docs.ufpr.braberutti/eventoExtensao/tutoriais/Tutorial_3.pdf · Para este tutorial, vamos adotar um espaçamento de 15°/10°, ou seja 15° ao longo dos meridianos (abscissas)

Mapa resultante das atividades do Tutorial 3

25