Tutorial bind

6
Quick Tutorial – Configurando o BIND Tutorial incompleto por Vitalino Victor (: Elaborar a configuração para o servidor e cliente do serviço DNS/bind para as duas máquinas de uma bancada da sala S310. As duas máquinas deverão ser configuradas como servidor e como cliente. Deverão ser criados dois domínios diferentes por servidor e os seguintes tipos de registros deverão ser especificados para cada domínio: SOA, A, PTR, MX, NS e CNAME. No nosso caso, nós utilizamos a distribuição Linux Debian 7. Baixe a imagem em alta velocidade neste link: http://debian.las.ic.unicamp.br/debian-cd/7.1.0/i386/iso-cd/debian-7.1.0-i38 6-CD-1.iso Crie uma máquina virtual, configure memória, HD e tals. E não esqueça de colocar a interface de rede em modo bridge.

description

Procedimentos básicos para configuração do servidor DNS Bind

Transcript of Tutorial bind

Page 1: Tutorial bind

Quick Tutorial – Configurando o BINDTutorial incompleto por Vitalino Victor (:

Elaborar a configuração para o servidor e cliente do serviço DNS/bind para as duas máquinas de uma bancada da sala S310. As duas máquinas deverão ser configuradas como servidor e como cliente. Deverão ser criados dois domínios diferentes por servidor e os seguintes tipos de registros deverão ser especificados para cada domínio: SOA, A, PTR, MX, NS e CNAME.

No nosso caso, nós utilizamos a distribuição Linux Debian 7. Baixe a imagem em alta velocidade neste link:

http://debian.las.ic.unicamp.br/debian-cd/7.1.0/i386/iso-cd/debian-7.1.0-i386-CD-1.iso

Crie uma máquina virtual, configure memória, HD e tals. E não esqueça de colocar a interface de rede em modo bridge.

Page 2: Tutorial bind

1° - Arrumando um probleminhaDepois de instalar o Debian, siga este passo para que você consiga instalar futuramente o Bind:

Ao se logar como root e digitar este comando, aparecerá na tela um editor de texto em modo texto mostrando o conteúdo do arquivo sources.list

Nesta tela, desça o cursor (com a setinha 'para baixo' do teclado) até a linha que começa com “deb cdrom:[” e insira o caractere '#' na frente, ficando assim:

Page 3: Tutorial bind

Prontinho! Você acaba de exterminar um problema futuro.Para salvar, pressione as teclas: Ctrl+O e dê um Enter.Para sair do editor, pressione as teclas: Ctrl+X

Explicação: O gerenciador avançado de pacotes do Debian (APT) possui um utilitário chamado 'apt-get', com este comando, basicamente, você instala e remove pacotes no sistema. Os pacotes adquiridos pelo apt-get são baixados de repositórios cujos locais são especificados no arquivo sources.list. Por padrão o apt-get no Debian tenta baixar pacotes de outros CDs e não da internet, quando se 'comenta' a(s) linha(s) iniciada por “deb cdrom:[“ você automaticamente desabilita a necessidade de inserir um CD para instalação dos pacotes e habilita o download de servidores da internet.

2° - Atualizando a lista de pacotes

Vejamos como ficou a saída da atualização:

Page 4: Tutorial bind

3° - Instalando o BIND

A saída desse comando será algo como isto:

Pronto! Seu Bind já está instalado. Por padrão, o Bind vem configurado como servidor cache de DNS. O que teremos agora é “desconfigurá-lo” para que ele rode como servidor primário de resolução direta e reversa de nomes.

4° - Alterando arquivos padrões e declarando nossas zonas:

Para isto iremos editar os arquivos named.conf e named.conf.local, ambos localizados no diretório /etc/bind.

Na tela que aparecer, comente as linhas com '//' antes da primeira e terceira instrução 'include', ficando assim:

Page 5: Tutorial bind

Antes...

Depois:

Para salvar, pressione Ctrl+O e dê um Enter, e para sair do nano pressione Ctrl+X

Agora vamos declarar nossas zonas (domínios) no arquivo named.conf.local. Digite:

A estrutura básica de declaração de um domínio é algo como isto:

zone "dominio.com.br" { type master; file "/etc/bind/ arquivo.db"; };

Page 6: Tutorial bind

Note que neste exemplo, temos a declaração de uma zona chamada: dominio.com.br e as informações referentes a esta zona estarão localizadas em um arquivo chamado “arquivo.db”.

Como no nosso experimento teremos que configurar 2 domínios e 1 zona reversa, o conteúdo de no named.conf.local ficará algo assim:

zone "gerenciamento.com.br" { type master; file "/etc/bind/gerenciamento.db"; };

zone "intranet.com.br" { type master; file "/etc/bind/intranet.db"; };

zone "2.10.in-addr.arpa" { type master; file "/etc/bind/reverso.rev"; };