Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

11
1.º CICLO EM ARQUEOLOGIA 2021-2022 Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

Transcript of Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

Page 1: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

1.º CICLO EM

ARQUEOLOGIA2021-2022

Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

Page 2: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

ESTRUTURA DO CURSO

Área de Iniciação

Área de Especialização

Área de Concentração Complementar ou Menor Área de

Formação Geral

3 unidades curriculares

(uc) de introdução ao

saber universitário

de entre as 16 disponíveis

18 a 22 uc da área de

especialidade do curso de entre as

24 disponíveis

5 uc de uma área científica diferente da área de especialização. Sendo as 5 uc escolhidas do mesmo curso, podem constituir um Menor.

0 a 4 uc de qualquer outro curso da FLUC

ou da UC

Caso queira reforçar a área

de especialização, pode prescindir

das uc de formação geral

18 ECTS

108 a 132 ECTS

30 ECTS

0 a 24 ECTS

Page 3: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

ÁREA DE INICIAÇÃO

§ 3 unidades curriculares (18 ECTS) de preparação datransição do ensino secundário para o ensino superioruniversitário, nos quais o estudante tem de se inscrever no1º ano, 1º semestre da Licenciatura.

§ O objetivo é proporcionar uma introdução às áreas de saberpresentes na FLUC e prover os estudantes com instrumentosiniciais para a sua adequação ao trabalho universitário.

§ Esta oferta é definida anualmente pelo Conselho Científico eterá um máximo de 12 unidades curriculares, sendo que oestudante não pode escolher mais do que 2 oferecidas peloseu departamento.

o Inscrições em turma de unidades curriculares do 1º semestre através da plataforma Inforestudante.

o Ver atualização das unidades curriculares e horários: Horários: Disciplinas da Área de Iniciação (uc.pt)

Argumentação e Pensamento Crítico Comunicar em Ciência: Estrutura e Apresentação de Trabalhos Científicos Iniciação aos Estudos de Cultura Iniciação às Artes Introdução ao Sistema Internacional Introdução às Humanidades Digitais Leitura e Análise de Mapas Linguagem e Comunicação Media e Sociedade Multiculturalidade e Diálogo Intercultural Origens do Pensamento Ocidental Populações e Territórios Tempo, Espaço e Memória: Iniciação ao Pensamento Histórico Terra: Planeta em transformação Textos Fundamentais da Literatura Ocidental Turismo no Mundo

Page 4: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

Área de Especialização

Arqueologia do Mediterrâneo Arqueologia Pré-Histórica Peninsular Arqueologia Proto-Histórica Peninsular Arqueologia da Hispânia Romana Arqueologia de Campo Arqueologia Romana Europa Proto-histórica Gestão, Turismo e Património Arqueológico História de Roma Antiga Informática Aplicada à Arqueologia Origens das Sociedades Complexas Pré-história Geral

Análise de Materiais Pré e Proto Históricos Análise de Materiais Medievais e Modernos Análise de Materiais Romanos Arqueologia Africana Arqueologia de Laboratório Arqueologia Medieval Peninsular Arqueologia do património Industrial Epigrafia Romana História da Civilização Islâmica e do al-Andaluz Introdução à Arqueologia Numismática Antiga Teoria da Arqueologia

1º semestre

2º semestre

§ No 1º ciclo de Arqueologia, 4 destas unidades curriculares são obrigatórias (indicadas a negrito)

§ 18 a 22 unidades curriculares (108 a 132 ECTS) da área de estudo específica do curso.

Page 5: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

§ 5 unidades curriculares (30 ECTS) de uma área científica diferente da área de especialização.

§ Sendo as 5 unidades curriculares escolhidas do mesmo curso (da FLUC ou de outros cursos da UC), podem constituir um Menor.

§ 30 ECTS de domínio(s) científico(s) diferente(s) da área de especialização que oferecem ao estudante a possibilidade de uma formação coerente e articulada com a referida área de especialização.

§ No caso de a concentração complementar ocorrer fora da FLUC, as unidades curriculares poderão ser escolhidas a partir da oferta de várias unidades orgânicas, desde que o conjunto seja cientificamente coerente.

Área de Concentração Complementar ou Menor

Menor em Antropologia Menor em Biologia Menor em Ciência da Informação Menor em Engenharia Geológica e Minas Menor em Estudos Artísticos Menor em Estudos Clássicos Menor em Estudos Europeus Menor em Filosofia Menor em Geografia Menor em Geologia Menor em História Menor em História da Arte Menor em Jornalismo e Comunicação Menor em Línguas Modernas – Alemão Menor em Línguas Modernas – Espanhol Menor em Línguas Modernas – Francês Menor em Línguas Modernas – Inglês Menor em Línguas Modernas – Italiano Menor em Português Menor em Turismo, Território e Patrimónios

Page 6: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

§ 0 a 4 unidades curriculares (24 ECTS) que asseguram uma melhor preparação em domínios tendencialmente diferentes da especialização, ou que servem de suporte aos estudos avançados, como é o caso das línguas estrangeiras.

§ Podem ser realizados em qualquer ponto do percurso do estudante a partir do 2º semestre.

§ Prevê-se a possibilidade de o estudante usar, parcial ou totalmente, ECTS da Área de Formação Geral para reforçar os ECTS da Área de Especialização, significando que esta pode vir a representar até 132 ECTS.

Área de Formação Geral

o Cabe ao estudante decidir se tenciona reforçar a sua especialização com ECTS atribuídos em princípio à Área da Formação Geral e se o deseja fazer parcialmente ou na totalidade.

o O estudante pode procurar orientação tutorial nesta escolha.

Page 7: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

Em cada semestre, deve escolher 5 unidades curriculares

[disciplinas]

5(1º semestre)

+5

(2º semestre)

=10

Montagem do Plano de Estudos: 1º ano

Page 8: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

Montagem do Plano de Estudos: 1º semestre

unidades curriculares da Área de Iniciaçãopode consultar a lista com os respetivos horários aqui:http://saaserver2.fl.uc.pt/horarios 2021_2022/horarios_21_22_1ciclo.html

[nota: apenas se poderá matricular numa turma de cada unidade curricular]

unidades curriculares da Área de Especialização

Recomenda-se que opte por unidades curriculares de carácter mais geral e introdutório,evitando selecionar no 1º semestre (do 1º ano) as de caráter obrigatório (Arqueologia Pré-histórica Peninsular; Arqueologia Proto-histórica Peninsular; Arqueologia Romana).

Assim, sugere-se a escolha de duas unidades curriculares dentro das seguintes opções: Históriade Roma Antiga; Pré-História Geral; Europa Proto-Histórica; Gestão Turismo e PatrimónioArqueológico.

3

2

Page 9: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

Montagem do Plano de Estudos: 2º semestre

unidades curriculares da Área de Especialização

Neste caso, unidades curriculares opcionais de caráter geral ou introdutório como, por exemplo, Introdução àArqueologia, Arqueologia Africana, Arqueologia do Património Industrial, História da Civilização Islâmica e al-Andalus, Teoria da Arqueologia, etc.

5

A escolha de unidades curriculares da Área de Especialização [Arqueologia] que abordem temáticas maisespecíficas deve ser preferencialmente precedida da frequência de unidades curriculares que as enquadrem doponto de vista histórico-arqueológico.

em alternativa

Page 10: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez

Montagem do Plano de Estudos: 2º semestre

unidades curriculares da Área de Especialização

unidades curriculares da Área de Formação Geral ou daÁrea de Concentração complementar ou Menor

Oferecidas pela FLUC e de âmbito introdutório (como, por exemplo, a iniciação numa língua antiga ou moderna)ou de áreas científicas que habitualmente interagem com a Arqueologia (como a História, História da Arte,Estudos Clássicos, Antropologia, Geologia, etc.)

3ou4

1ou 2

Page 11: Tutorial para Matrículas 1º ano, 1ª vez