U F R J HISTÓRIA 2001 2003

32
2001 (dia 1) 1 - Sexo e idade dos escravos africanos importados para o RJ, 1838-1852 Fonte: Karasch, Mary C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro, 1808- 1850. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 69. A tabela acima foi construída com base em registros relativos a alguns navios negreiros capturados depois de 1830 e constitui uma eloqüente amostra de certas características demográficas dos mais de três milhões e meio de africanos desembarcados no Brasil entre os séculos XVI e XIX. Seus dados permitem visualizar o perfil sexo- etário do trabalhador que os grandes plantadores escravistas almejavam. a) Identifique duas características relacionadas a este perfil sexoetário. b) Relacione as características identificadas no item anterior às expectativas econômicas dos grandes plantadores escravistas do Brasil. QUESTÃO 1 a) O candidato deverá identificar o predomínio de escravos da faixa entre 10 e 29 anos de idade (isto é, em idade produtiva ótima) e a preponderância de cativos do sexo masculino. Alternativamente, poderá indicar a pequena participação de crianças e de escravos de mais de 30 anos de idade. b) O candidato deverá correlacionar o predomínio de escravos em idade produtiva ótima à necessidade de imediata integração dos cativos ao processo de produção (o que também será válido se, no item anterior, houver ressaltado a pequena participação de crianças e de escravos de mais de 30 anos de idade); e a exigüidade de mulheres às duras tarefas a serem desempenhadas pelos escravos, ou ainda à inexistência de perspectivas auto-reprodutivas dos cativos por parte dos plantadores escravistas. 2 - Queremos e nos agrada que, a contar do primeiro dia deste mês, seja estabelecido, imposto e cobrado, em toda a extensão do nosso reino, uma capitação geral por lar ou família, pagável ano a ano, durante a duração da presente guerra. Queremos que nenhum de nossos súditos [...] seja

Transcript of U F R J HISTÓRIA 2001 2003

Page 1: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

2001 (dia 1)

1 - Sexo e idade dos escravos africanos importados para o RJ, 1838-1852

Fonte: Karasch, Mary C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro, 1808-1850. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 69.A tabela acima foi construída com base em registros relativos a alguns navios negreiros capturados depois de 1830 e constitui uma eloqüente amostra de certas características demográficas dos mais de três milhões e meio de africanos desembarcados no Brasil entre os séculos XVI e XIX. Seus dados permitem visualizar o perfil sexo-etário do trabalhador que os grandes plantadores escravistas almejavam.

a) Identifique duas características relacionadas a este perfil sexoetário.b) Relacione as características identificadas no item anterior às expectativas econômicas dos grandes plantadores escravistas do Brasil.

QUESTÃO 1a) O candidato deverá identificar o predomínio de escravos da faixa entre 10 e 29 anos de idade (isto é, em idade produtiva ótima) e a preponderância de cativos do sexo masculino. Alternativamente, poderá indicar a pequena participação de crianças e de escravos de mais de 30 anos de idade.b) O candidato deverá correlacionar o predomínio de escravos em idade produtiva ótima à necessidade de imediata integração dos cativos ao processo de produção (o que também será válido se, no item anterior, houver ressaltadoa pequena participação de crianças e de escravos de mais de 30 anos de idade); e a exigüidade de mulheres às duras tarefas a serem desempenhadas pelos escravos, ou ainda à inexistência de perspectivas auto-reprodutivas dos cativos por parte dos plantadores escravistas.

2 - Queremos e nos agrada que, a contar do primeiro dia deste mês, seja estabelecido, imposto e cobrado, em toda a extensão do nosso reino, uma capitação geral por lar ou família, pagável ano a ano, durante a duração da presente guerra. Queremos que nenhum de nossos súditos [...] seja isento da dita capitação, fora [...] as ordens mendicantes e os pobres mendigos. (Declaração do rei Luis XIV estabelecendo a capitação, 18 de janeiro de 1695. Citado por Groupe de Recherche pour l’enseignement de l’Histoire et la Géographie. Histoire. Héritages européens. Paris, Hachette, 1981, p. 107)O Estado centralizado surgiu como um fator de peso na vida das sociedades da Europa ocidental na Época Moderna. Seus sinais mais evidentes eram a arrecadação de impostos, a criação de um corpo de funcionários dependente do rei e a concentração do poder material e espiritual nas mãos do monarca, enfraquecendo os poderes locais, regionais ou provinciais.Na Época Moderna, a construção de um Estado forte e intervencionista veio atender aos interesses dos grupos sociais dominantes e várias das medidas então adotadas descontentaram camponeses e trabalhadores urbanos.

Page 2: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

Hoje, o neoliberalismo, ao defender a redução da presença do Estado na vida econômica e social, também atende aos interesses dos grupos dominantes e enfrenta reação de setores expressivos da classe trabalhadora.

a) Identifique um tipo de ação do Estado Moderno que tenha gerado insatisfação entre os camponeses e trabalhadores urbanos europeus.b) Identifique e explique um dos argumentos atualmente utilizados por setores da classe trabalhadora na contestação à redução do papel do Estado na economia.

QUESTÃO 2a) O candidato deverá identificar um tipo de ação do Estado Moderno que tenha gerado insatisfação entre os camponeses e trabalhadores urbanos europeus, dentre os quais: a cobrança de novos tributos, o recrutamento para os exércitos nacionais, a intervenção do Estado nos assuntos provinciais, rompendo com relações de poder anteriormente existentes; as formas de contratação dos funcionários do aparato burocrático; a subcontratação da arrecadação de impostos.b) O candidato deverá identificar e explicar um argumento utilizado por setores da classe trabalhadora na contestação à redução do papel do Estado na economia, tais como: - ao deixar de ser um agente mediador nas relações Capital-Trabalho, o Estado colocou os trabalhadores à mercê do Capital; o Estado permitiu também assim a progressiva redução de conquistas trabalhistas e abriu espaço para a revogação de leis consideradas favoráveis aos trabalhadores;- ao reduzir sua atuação como empregador e investidor, o Estado contribuiu para a diminuição de empregos; deixou de participar ativamente em algumas iniciativas geradoras de bem-estar social;No caso brasileiro, a privatização de empresas estatais encaminhada pelo Estado trouxe conseqüências desfavoráveis para alguns trabalhadores destas empresas como também daqueles de suas subsidiárias; levou à dilapidação do patrimônio nacional (representado por estas empresas estatais que foram privatizadas).

3 - A posição dos moradores do hemisfério americano foi, durante séculos, meramente passiva: sua existência política era nula. Estávamos num grau ainda mais baixo que a servidão e, por isso, com maiores dificuldades para elevarmo-nos ao gozo da liberdade.[...] Os Estados são escravos pela natureza da sua Constituição ou pelo abuso dela. Logo, um povo é escravo quando o governo, por sua essência ou por seus vícios, espezinha e usurpa os direitos do cidadão ou súdito. Aplicando estes princípios, veremos que a América estava privada da sua liberdade e também da tirania ativa e dominante.(In: Simon Bolívar: Política. (Orgs.) Manoel Lelo Belloto e Anna Maria Martinez Corrêa. São Paulo, Ática, 1983, pp. 80)Assim escreveria Simon Bolívar, em 1815, na chamada Carta de Jamaica – também conhecida como Carta Profética, na qual faria uma avaliação sobre as tendências políticas dos movimentos de independência na América Espanhola. Entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, os processos de independência das áreas coloniais americanas (principalmente América Inglesa e América Espanhola) conheceriam complexidades históricas e desdobramentos políticos diversos.

Page 3: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

a) Identifique o regime político predominante implantado pelos movimentos de independência das colônias da América Espanhola.b) Identifique dois fatores relacionados à crise do Antigo Sistema Colonial e aos movimentos de independência das colônias americanas.

QUESTÃO 3a) O candidato deverá identificar como regime político predominante implantado pelos movimentos de independência das colônias da América Espanhola a República.b) O candidato deverá identificar dois fatores relacionados à crise do Antigo Sistema Colonial e aos movimentos de independência das colônias americanas, dentre as quais: o aumento da pressão fiscal metropolitana; a perda da supremacia do capital comercial (âmbito da circulação) em prol capital industrial (âmbito da produção); as redefinições metropolitanas das políticas coloniais; as expectativas, críticas e percepções políticas dos vários setores da população colonial; a insatisfação das burguesias mercantis (setores de negociantes e mercadores) e aristocracias (proprietários de terras e escravos) das áreas coloniais; as tensões e contradições entre as elites coloniais e mesmo das elites metropolitanas; a circulação e as percepções políticas das idéias liberais e iluministas.

4 - Manifestação contra o racismo e o terrorismo nazista na Alemanha (FOTO GAFF/SIPA PRESS).A ascensão política do austríaco Joerg Hider tem provocado reações variadas.Uma parte dos especialistas procura aproximar sua plataforma às práticas do velho nazismo; daí o mero recurso ao prefixo ‘neo’ para caracterizála.[...] Não se pode deixar de verificar, de pronto, as disparidades entre neonazismo e nazismo. O nazismo foi o sintoma da ‘pobreza’ alemã em meio à abundância européia, enquanto o neonazismo é sintoma da abundância européia em meio à pobreza africana, leste-européia etc.Adaptado de Fernando Haddad: “Nacionalismo e Multiculturalismo” in Folha de São Paulo. Caderno Opinião. 20/02/2000Cinqüenta e cinco anos após o fim da 2a Guerra Mundial, o mundo se estarrece diante da violência da ação de grupos neonazistas, notadamente na Europa ocidental. Além de manifestações de violência física, esses grupos dedicam-se a veicular suas idéias utilizando múltiplos meios, como a música, as publicações clandestinas e a Internet. A maioria da população mundial rejeita tais idéias e manifestações e, através dos governos e da atuação da sociedade civil, busca defender a cidadania nos Estados mais afetados.a) Identifique uma semelhança e uma diferença entre o nazismo e o neonazismo.b) Explique um fator que tenha contribuído para o crescimento do neonazismo a partir da década de 80.

QUESTÃO 4a) O candidato deverá identificar uma semelhança e uma diferença entre o nazismo e o neonazismo. Dentre as semelhanças: a presença do racismo e do etnocentrismo; a incitação e realização de atos de violência; a utilização da propaganda para divulgar suas idéias; a busca pela conquista da juventude; o ataque às instituições democráticas; a intolerância à diferença; o nacionalismo xenófobo. Dentre as diferenças: a conjuntura histórica de seu surgimento e

Page 4: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

expansão; a concepção e espaço vital (Nazismo); a ausência de um líder carismático que assuma as funções de governo (Neonazismo); a ausência de apelo militarista (Neonazismo).b) O candidato deverá explicar um fator que tenha contribuído para o crescimento do neonazismo a partir da década de 80, tendo como referência: a crise econômica; o desemprego; a falta de perspectivas de trabalho e de projetos de transformação social; a derrocada dos regimes socialistas do leste Europeu trazendo uma crise em diversos níveis (social, político, econômico e ideológico); a insatisfação com o crescente fluxo migratório de outras regiões para a Europa Ocidental; a vitória de regimes conservadores que valorizam o individualismo e o culto individual ao sucesso e ao consumismo; o descrédito nas democracias liberais como resultado dos sucessivos escândalos por corrupção; a ampliação de uma cultura da violência como solução para questões do cotidiano (sobretudo na mídia).

5 - Índio Kayapó lê um dos projetos de Constituição elaborado pelos parlamentares constituintes (Foto: Guilherme Rangel/ADIRP).Uma aldeia e duzentos a trezentos índios, umas vezes se achava a vinte léguas acima e daí a poucos dias vinte léguas mais abaixo; chamar-se-ão estes homens errantes, proprietários de tais terrenos? Poderá dizer-se que eles têm adquirido direito de propriedade? Por que razão esta raça não se aldeia fixamente como nós? [...] Eu quisera que me mostrasse a verba testamentária, pela qual nosso pai Adão lhes deixou aqueles terrenos em exclusiva propriedade [...]Anais do Parlamento Brasileiro, Assembléia Geral Legislativa, Câmara dos Senhores Deputados, 1826.O documento acima é um exemplo de como a discussão acerca dos direitos indígenas sobre as terras que ocupam é antiga no Brasil, sendo tema de debates parlamentares desde o Primeiro Reinado até nossos dias.No que diz respeito aos direitos indígenas, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 231, reconhece “sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.”

a) Cite um argumento usado na atualidade contra os direitos indígenas assegurados na Constituição Federal de 1988.b) Identifique uma forma de atuação dos povos indígenas que tenha contribuído para o reconhecimento de seus direitos na referida Constituição.

QUESTÃO 5a) O candidato deverá citar um argumento usado na atualidade contra os direitos indígenas assegurados na Constituição Federal de 1988 dentre os quais:o de não serem índios (“aculturados”); a relação entre as grandes extensões de terras e a baixa densidade populacional; o da não competência no gerenciamento dos recursos naturais existentes nas reservas; a maior vulnerabilidade do território nacional face à presença estrangeira, notadamente na Amazônia e nas áreas de fronteiras; o fato de não serem cidadãos de pleno direito.b) O candidato deverá identificar uma forma de atuação dos povos indígenas que tenha contribuído para o reconhecimento de seus direitos na Constituição

Page 5: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

de 1988, dentre as quais: a criação das assembléias indígenas reunindo povos de todo o Brasil e, mais tarde a criação da União das Nações Indígenas (1980); a candidatura a cargos parlamentares; a associação de lideranças indígenas a entidades nacionais e internacionais em defesa de seus direitos; os protestos políticos contra ações governamentais e de particulares consideradas lesivas a seus interesses; a busca da apropriação da cultura dos “brancos” como forma de instrumentalizar sua luta.

2001 (dia 2)

1 - Os livros dos descobridores deste outro hemisfério dão-nos a conhecer suficientemente o que é este Brasil, em que paralelo está situado, de que maneira os brasilianos, tupinambás e tapuias, os povos desse país, se guerreavam antigamente e devoravam os vencidos; como os portugueses, subjugando estes miseráveis, se fizeram assinalar por horríveis efusões de sangue; como, também os franceses, tendo-se tornado senhores de uma parte do país por meio de sangrentas expedições, os portugueses lha fizeram abandonar com a vida [...]. Posteriormente, os Estados Gerais dos Países Baixos aí levaram as suas armas e conquistaram a melhor parte, não tendo sido poupadas as devastações e saques, companheiros da guerra.Fonte: Moreau, Pierre. História das últimas lutas no Brasil entre holandeses e portugueses. Belo Horizonte:Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1979, pp. 17-18.A descrição acima foi escrita por Pierre Moreau, sobre quem se conhece poucoalém do fato de ter vivido no Brasil em meados da década de 1640. Dentre outras coisas, o trecho mostra que não raro os países europeus questionavam os termos em que o Tratado de Tordesilhas dividira a América.

a) Identifique no texto dois exemplos concretos deste questionamento.b) Explique uma característica das sociedades indígenas, presente no texto, que tenha sido utilizada por países europeus nas ações concretas de questionamento ao Tratado de Tordesilhas.

QUESTÃO 1a) O candidato deverá identificar dois exemplos concretos desse questionamento, tendo como referência:· o estabelecimento de franceses no Rio de Janeiro (século XVI) ou no Maranhão (século XVII) (“também os franceses, tendo-se tornado senhores de uma parte do país”); e· o estabelecimento dos holandeses no Nordeste: a tentativa de conquista de Salvador ou a efetiva dominação de parte do Nordeste a partir da conquista do Recife (“os Estados Gerais dos Países Baixos aí levaram as suas armas e conquistaram a melhor parte”).b) O candidato deverá explicar que, em muitas ocasiões, os enfrentamentos bélicos e rivalidades pré-existentes entre os indígenas (“se guerreavam antigamente e devoravam os vencidos”) foram utilizados por europeus, notadamente pelos franceses, que deles lançavam mão para questionar a legitimidade das conquistas portuguesas na América.

Page 6: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

2 - O Mestre de México, Montezuma, nos envia, a nós e a alguns outros nobres, com a ordem de contar a nosso irmão o Cazonci tudo o que diz respeito à gente estranha que chegou [em Tenochtitlán]. Nós os enfrentamos no campo de batalha e matamos aproximadamente duzentos dos que vinham montados em cervos e duzentos dos que andavam a pé. Os cervos são protegidos por armaduras de couro retorcido e carregam algo que ressoa como as nuvens, que produz um ruído de trovão e que mata todos os que encontra em seu caminho, até o último. Romperam completamente nossa formação e mataram muitos dos nossos. A gente de Tlaxcala os acompanha, pois voltou-se contra nós. Adaptado de Todorov, Tzevetan. A conquista da América (a questão do outro). São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 91.O trecho acima é parte do relatório que dez mensageiros de Montezuma levaram ao Cazonci (rei) dos Tarascos da região de Michoacán, para pedir-lhe ajuda nas luta contra os espanhóis.

a) Identifique no texto dois fatores que auxiliaram a rápida conquista do México pelos espanhóis.b) Explique como os fatores identificados no item anterior ajudam a compreender a rapidez através da qual Hernán Cortéz e seus comandados conquistaram o Império Asteca.

QUESTÃO 2a) O candidato deverá explicar dois dos seguintes elementos presentes no texto:· a posse, pelos espanhóis, de “cervos […] protegidos por armaduras de couro retorcido” (cavalos);· a posse, pelos espanhóis, de “algo que ressoa como as nuvens, que produz um ruído de trovão e que mata todos os que encontra em seu caminho” (canhões);· as dissensões observadas entre os povos subordinados pelos astecas (“a gente de Tlaxcala os acompanha, pois voltou-se contra nós”), traduzidas em alianças militares entre eles e os espanhóis.b) O candidato deverá indicar que cavalos e canhões, ambos desconhecidos pelos astecas, ofereciam vantagem militares aos espanhóis tanto porque aumentavam a mobilidade militar (o cavalo), quanto porque possibilitavam a destruição à distância (o canhão); deverá ainda indicar que as dissensões entre os povos subordinados aos astecas ofereciam aos espanhóis a vantagem tática de facilmente encontrar aliados.

3 - Nos últimos dias, recebemos duas notícias extraídas de uma só raiz venenosa, a intolerância. A primeira assustou pela violência [...] das bombas enviadas contra a Anistia Internacional e outros defensores dos direitos civis. Asegunda estarreceu os cristãos, com o anúncio do texto “Dominus Iesus” decretando o fim das árduas tentativas ecumênicas do Concílio Vaticano 2o .Não sei qual desses eventos ocasiona maior dor nas almas. As bombas crescem no solo fértil dos anátemas (maldições) religiosos, esse é o testemunho da história. Lendo os escritos emanados da Cúria Romana nesses últimos tempos, vemos um retorno ao séculos 16 e 17, época em que as fogueiras arderam em nome do amor. [...] creio ser o novíssimo documento do Vaticano uma reiterada abertura à imposição de crenças, em desafio ao ensino

Page 7: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

de Paulo: ‘ O temor da punição torna-se a nova regra, em prejuízo do dever da consciência’ (Romanos 13 5).Roberto Romano: “Os mestres da verdade ...” in Folha de São Paulo, Tendências/Debates. 11 de setembro de 2000Em 1545, diante da necessidade de fazer frente à expansão do protestantismo e de repensar as doutrinas e práticas da Igreja Católica, o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento, que organizou a chamada Contra-Reforma e cujas orientações guiaram os católicos durante séculos.Em 1962, a convocação do Concílio Vaticano 2o pelo Papa João XXIII, tambémpode ser vista como uma resposta às demandas que se colocavam para a Igreja Católica diante da nova realidade mundial no pós-segunda guerra.

a) Explique uma medida adotada pela Igreja Católica a partir do Concílio de Trento que teve por objetivo a conter a expansão do protestantismo.b) Identifique uma decisão tomada pelo Concílio Vaticano 2o que exemplifique a busca da Igreja em responder às demandas sociais do período.

QUESTÃO 3a) O candidato deverá explicar uma medida adotada pela Igreja Católica a partir do Concílio de Trento que teve por objetivo a conter a expansão do protestantismo, considerando:· aquelas que objetivavam uma melhor preparação do clero e da busca de uma maior disciplina eclesiástica, como a reforma de ordens religiosas nas quais a disciplina se relaxara, a criação de novas ordens dedicadas ao ensino, à predicação e à caridade, e a criação de seminários com o objetivo de melhor preparação do clero;· a utilização de ordens religiosas como agentes da “reconquista”, notadamente dos jesuítas e capuchinhos , na Europa e com a fundação de missões na América e na Ásia;· aquelas com caráter repressivo como a reorganização do Tribunal do Santo Ofício, encarregado de combater as heresias, o protestantismo e o judaísmo; a criação da Congregação do Índex, organização eclesiástica encarregada de publicar a relação dos livros contrários à doutrina e, portanto, de leitura proibida aos católicos;· e ainda aquelas cujo objetivo é uma maior proximidade com os fiéis como a multiplicação de dioceses, a construção e reconstrução de templos, a fundação de colégios e Universidadesb) O candidato deverá identificar uma decisão tomada pelo Concílio Vaticano 2o que exemplifique a busca da Igreja de responder às demandas sociais do período, dentre as quais: a realização dos cultos em língua nacional, a utilização dos meios de comunicação para veiculação de idéias, a ampliação da participação dos leigos na vida religiosa, a definição por uma Igreja democrática e ecumênica e o reconhecimento das liberdades religiosa e de consciência.

4 - Brasileiros! É nos Conselhos Geraes; é nas associações patrióticas; é no Direito de Petição em boa ordem; é na prudência, e previsão, e olho atento sobre as sílabas dos ambiciosos aristocratas, retrógrados, e anarquistas; é na sacratísssima liberdade da Imprensa; é em fim nas próximas eleições [...] que

Page 8: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

deveis achar o remédio a vossos males, antes que vos lanceis no fatal labirinto de rivalidades, e divisões entre Províncias.Fonte: Jornal Nova Luz Brasileira, 27 de abril de 1831Durante o período regencial (1831-1840), eclodiram revoltas, rebeliões e conflitos envolvendo vários setores sociais, em diversas regiões do Império brasileiro.Estes movimentos sociais relacionavam-se, em parte, às tentativas de estabelecer um sistema nacional de dominação com base na monarquia.

a) Identifique duas revoltas/ conflitos sócio-políticos ocorridos em províncias do Império durante o período regencial.b) Identifique e explique duas características dessas revoltas/ conflitos ocorridosnas regiões norte-nordeste do Império durante o período regencial.

QUESTÃO 4a) O candidato deverá identificar duas revoltas /conflitos sócio-políticos ocorridos em províncias do Império durante o período regencial (1831-1840), dentre as quais: Guerra dos Cabanos (Pernambuco); Cabanagem (Grão-Pará); Balaiada (Maranhão e Piauí); Sabinada (Bahia); Farroupilha (Rio Grande); Revolta dos Malês (Bahia): Revoltas em Pernambuco (Setembrada, Novembrada, Abrilada, Carneiradas).b) O candidato deverá identificar e explicar duas características das revoltas/conflitos ocorridos nas regiões nortenordeste do Império no período regencial, considerando:· a oposição à política centralizadora do governo regencial ;· as lutas entre facções políticas e/ou entre setores das elites locais em busca da manutenção e/ou ampliação de seus poderes políticos;· participação popular nas revoltas, favorecida pelo espaço político aberto pelos conflitos no interior dos grupos dominantes a nível local ou entre estes e o poder central;

5 - [...] a crise do petróleo, decretada unilateralmente pela imposição do boicote seletivo dos países produtores árabes, desde a terceira semana de outubro último, está afetando o abastecimento das nações industrializadas.E as sociedades afluentes do ocidente, acostumadas à fartura, agora se mostram perplexas e frustradas com a escassez compulsória.“O destino de uma crise”. Revista Veja, Editora Abril, São Paulo, n° 274, 05/12/1973, p. 111.Em outubro de 1973, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), então responsável por 60 % das exportações mundiais do produto, surpreendeu o mundo ao aumentar o preço do barril de petróleo e impor um boicote seletivo no fornecimento do produto aos países aliados de Israel na Guerra do Yom Kippur. As economias ocidentais foram fortemente atingidas e os diferentes governos buscaram soluções para enfrentar a crise. No segundo semestre de 2000, uma alta dos preços do petróleo trouxe com ela o medo de que pudesse se repetir uma crise semelhante à ocorrida na década de 70.

a) Identifique uma conseqüência social das medidas adotadas pela OPEP para as economias ocidentais na década de 70.

Page 9: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

b) Explique uma medida tomada pelo governo brasileiro a fim de enfrentar a crise do petróleo na década de 70.

QUESTÃO5a) O candidato deverá identificar uma conseqüência social das medidas adotadas pela OPEP para as economias ocidentais na década de 70, dentre as quais: o aumento do preço dos combustíveis, do custo da eletricidade e do transporte; a elevação dos índices de inflação; o aumento do desemprego e a queda dos salários face à falência de empresas; o aumento do consumo de carros menores em detrimento dos carros menos econômicos, face aos preços e ao racionamento dos combustíveisb) O candidato deverá explicar uma medida tomada pelo governo brasileiro a fim de enfrentar a crise do petróleo na década de 70 tendo como referência:· a criação de Programas visando a pesquisa e o uso de outras fontes de energia, como o Programa Nacional do Álcool (Pró-álcool) e o Programa Nuclear Brasileiro;· o maior investimento na Petrobrás com o objetivo de prospecção na plataforma submarina, notadamente na bacia de Campos (RJ) e em projetos de pesquisa com o objetivo de encontrar bacias de petróleo em outras áreas do País;· o recurso ao racionamento de combustíveis;· o aumento dos preços dos combustíveis e derivados do petróleo· a participação de escravos e setores livres da população colocando em xeque o latifúndio e a escravidão;· a luta pela liberdade no caso das revoltas de escravos africanos;· a violência social presente nas revoltas.· a possibilidade de afirmação do domínio político das elites locais face à instabilidade política do poder central no período

2002 (dia 1)

O século XVII foi marcado por importantes movimentos políticos e econômicos na Europa, bem como no âmbito de suas relações com o Ultramar. Na esfera política, podemos assinalar a rebelião da Catalunha (iniciada em 1640), as Frondas francesas (1648-1653) e, na Inglaterra, a Revolução Gloriosa de 1688.

1 - Identifique, dentre os movimentos políticos citados, aquele que prefigurou traços constitutivos de muitos Estados ocidentais contemporâneos, tais como adivisão dos poderes (no caso, separando o poder executivo do legislativo), a irremovibilidade dos juízes, a liberdade de imprensa e maior tolerância religiosa.

Questão 1A Revolução Gloriosa de 1688.

2 - No século XVII completou-se o deslocamento do eixo econômico do império ultramarino português, até então centrado no Oceano Índico. Identifique duas das principais rotas marítimas desse novo eixo.

Page 10: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

Questão 2O candidato deverá considerar as rotas comerciais que ligavam Portugal e suas conquistas do Atlântico. Como exemplos temos os circuitos entre a Metrópole e portos da América lusitana -- como Belém, São Luiz, Recife, Salvador e Rio de Janeiro onde eram negociados o açúcar e outros produtos coloniais, além de mercadorias portuguesas e as reexportações européias. Além destes, havia os circuitos de mercadorias entre a Metrópole e as suas conquistas africanas (Luanda e Costa da Mina). O candidato poderá identificar ainda os fluxos mercantis que uniam diretamente as conquistas lusas da América e da África, nos quais eram negociados escravos, aguardente, tabaco e outros bens.

O Tratado de Madrid (1750) solucionava os antagonismos derivados do Tratado de Tordesilhas (1494); assim, a linha irreal e invisível ficava convertida em uma linha real e visível, traçada por rios e cadeias montanhosas, fixando as fronteiras naturais do Brasil.Fonte: Adaptado de PLAZA, Paloma F. (coord.). As relações lusoespanholas no Brasil entre os séculos XVI e XVIII. Madrid, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2001, p. 31.

3 - A colônia de Sacramento, um dos principais motivos das disputas luso-espanholas, foi fundada pelos portugueses, às margens do Rio da Prata, em 1680. Explique dois motivos que levaram à sua criação.

Questão 3O candidato deverá mencionar que a colônia de Sacramento podia converter-se em via de acesso ao comércio com a região argentífera do Alto Peru, e com os mercados espanhóis da região do Prata, especialmente Buenos Aires. Alternativamente, poderá mencionar que a fundação da colônia de Sacramento representava um núcleo de expansão territorial do próprio Império Português na América.

4 - Cite duas regiões que o Tratado de Madrid incorporou ao Império Português em troca da Colônia de Sacramento.

Questão 4O candidato poderá mencionar o recebimento da zona de ocupação portuguesa da Amazônia, o território das Sete Missões do Maranhão e do Rio Negro e ainda toda a região do Mato Grosso. Nesse sentido, o Tratado de Madrid afiançou os limites reais entre as possessões portuguesas e espanholas na América.

O gráfico abaixo expressa percentualmente as estimativas referentes à população brasileira no ano de 1819. Por então, o Brasil contava com 3.596.132 habitantes, dos quais 2.488.743 livres e 1.107.389 escravos.

DISTRIBUIÇÃO (%) DA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM 1819, DE ACORDO À CONDIÇÃO JURÍDICA DOS HABITANTES

Page 11: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

5 - Explique de que forma estes dados contrariam a idéia de que a sociedade brasileira de princípios do século XIX estaria dividida tão-somente entre um punhado de senhores de escravos ligados à agro-exportação e uma imensa maioria de cativos.

Questão 5O candidato terá de observar que, em 1819, somente cerca de 30% da população da América portuguesa era formada por escravos. A partir dessa informação, o candidato deve inferir que a sociedade da época não podia estar reduzida apenas a grandes senhores de cativos e escravos. O gráfico aponta para a idéia de que, além desses grupos, a população livre era constituída por outros segmentos sociais desprovidos do acesso ao trabalho escravo.

6 - Cite duas capitanias brasileiras da época cuja produção não estava voltada majoritariamente para o mercado exterior.

Questão 6O candidato deverá citar capitanias como Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de São Paulo, Goiás e Mato Grosso, que combinavam atividades exportadoras não hegemônicas com aquelas voltadas para circuitos comerciais regionais.

O cartaz acima, de 1918, expressa o reconhecimento do governo francês à participação de tropas africanas e asiáticas e à contribuição das economias coloniais para o esforço de guerra entre 1914 e 1918. Estima-se que 587 mil soldados provenientes desses continentes lutaram em solo europeu, dentre os quais os muçulmanos da África do Norte e os senegaleses, que participaram de inúmeras operações, sobretudo das mais perigosas. A mortalidade desses contingentes em combate freqüentemente ultrapassou a expressiva taxa de 10%.

7 - Explique uma das conseqüências econômicas, para as colônias, decorrente de seu engajamento nessa guerra.

Questão 7O candidato deverá explicar que, em função das demandas metropolitanas, ocorreram, por exemplo, aumentos das pressões fiscais sobre as colônias, mudanças qualitativas e quantitativas na produção delas, e a super-exploração do trabalho dos nativos, dentre outras.

Page 12: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

8 - Explique como a participação de africanos e asiáticos na Primeira Guerra Mundial contribuiu para reforçar o sentimento autonomista nas colônias.

Questão 8O candidato poderá explicar que a participação de africanos e asiáticos na Primeira Guerra Mundial contribuiu para reforçar o sentimento autonomista nas colônias mediante a tomada de consciência da importância de seu papel na vitória das Metrópoles, com efetivos militares e no esforço de guerra. Poderá explicar que os tratados de paz, ao afirmarem a idéia de que todas as nacionalidades tinham direito de constituir estados independentes, contribuírampara reforçar tal sentimento. Poderá ainda, considerar na explicação, as situações vividas durante a guerra, as quais fortaleciam a emergência de lideranças políticas locais.

Diante da estátua de Lincoln, 200 mil pessoas que participaram da marcha sobre Washington, em 28 de agosto de 1963, ouvem o discurso de Martin Luther King. Fonte: Jornal do Século, 1963, encarte do Jornal do Brasil, de 17 de dezembro de 2000.[...] Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade. [...]O início da década de 60 do século XX representou um momento de ambigüidades para a sociedade americana. No plano interno, em 1964, após ter sido votada no Congresso, a Lei dos Direitos Civis foi sancionada pelo presidente Lyndon Johnson. No âmbito externo, a política do governo norte-americano continuava a pautar-se pelo ideário da Guerra Fria.

9 - Explique duas conseqüências políticas do sancionamento da Lei dos Direitos Civis para a sociedade norte-americana ao longo dos anos 60 e 70.

Questão 9O candidato poderá explicar, dentre várias conseqüências:1) o acirramento dos conflitos raciais, provocados pelas reações ao exercício dos direitos civis conquistados pelos negros; 2) o surgimento de organizações e lideranças negras que repudiavam as propostas de integração racial e de nãoviolência, como Malcom X, Panteras Negras e outras; 3) o aumento das manifestações públicas que incentivavam os negros ao exercício de seus direitos; 4) o surgimento de políticas de ação afirmativa; 5) o assassinato de líderes negros, como Malcom X (1965) e Martin Luther King (1968); 6) a mobilização de outros grupos sociais excluídos, como indígenas e hispânicos.

10 - Cite dois exemplos da atuação dos EUA no plano internacional que demonstrem a permanência do ideário da Guerra Fria durante a década de 60 do século XX.

Questão 10O candidato poderá citar, dentre outros, os seguintes exemplos: as diferentes intervenções e tentativas de intervenção motivadas pelo interesse de conter a “ameaça comunista” sobre países da América Latina -- Baía dos Porcos, 1961; Crise dos Mísseis em Cuba, 1962; República Dominicana, 1965; apoio a golpes

Page 13: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

militares; a criação de programas que garantissem a expansão da influência norteamericana por via pacífica, como a Aliança para o Progresso, a AID e os Corpos da Paz; combate a guerrilhas e movimentos anti-colonialistas de esquerda na América, África e Ásia; e participação na criação do Muro de Berlin (1961).

2002 (dia 2)

Movimento da alfândega da cidade de São Paulo de Assunção de Luanda entre 1785 e 1794 (em réis)

A tabela acima reproduz o movimento de importações da alfândega de Luanda em fins do século XVIII. Indicam-se aqui as fontes provedoras de mercadorias que serviam à aquisição sobretudo de escravos, mas também de cera e marfim nesta parte do império português. É comum afirmar-se que o comércio colonial lusitano tinha por objetivo principal o enriquecimento da metrópole e, por meio dele, do restante da Europa, em transição para o chamado capitalismo industrial. Daí derivam, dentre outras idéias, a da fragilidade dos circuitos mercantis intercoloniais no âmbito do império português.

1 - Identifique a área mencionada na tabela que se constituía na principal parceira comercial de Luanda no período considerado.

Questão 1O candidato deverá indicar que o principal parceiro de Luanda, nas suas vendas externas, foi o conjunto formado pela América e Índia -- portanto, outros mercados coloniais do próprio Império ultramarino português que não a Metrópole e a Europa.

2 - Explique como a resposta dada à questão anterior pode questionar a noção de “Antigo Sistema Colonial”.

Questão 2Tomando em conta o eixo central da teoria do Antigo Sistema Colonial (o pacto colonial), o candidato deverá explicar que, em fins do século XVIII, o fortalecimento das trocas intercoloniais em detrimento das que se realizavam com a Metrópole podia questionar a plena subordinação das colônias aos interesses econômicos de Portugal.

Entendeis por selvagens certos camponeses que vivem em cabanas (...) que não conhecem nada além da terra que os nutre, e o mercado aonde às vezes vão vender seus produtos (...), que falam um linguajar que nas cidades não se entende, que têm poucas idéias, e por conseguinte, poucos instrumentos para expressá-las. De selvagens como esses a Europa está cheia. É preciso reconhecer que [as populações indígenas da América] e os cafres [africanos],

Page 14: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

que nos comprazemos em chamar de selvagens, são infinitamente superiores aos nossos.Fonte: Apud GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira. São Paulo, Companhia das Letras, 2001, pp. 31-32.Este texto foi escrito por Voltaire, um dos maiores pensadores da Ilustração. Normalmente se associa o Iluminismo a um movimento filosófico marcado peladefesa da crítica, da ciência e da liberdade de expressão, que chegou, inclusive, a influenciar a própria Revolução Francesa.

3 - Com base no texto de Voltaire, explique um outro aspecto do Iluminismo.

Questão 3O candidato deverá explicar que o Iluminismo, apesar de representar o avanço da razão, da ciência e a defesa da liberdade de expressão, fora gerado numa sociedade de Antigo Regime, portanto ciosa de suas diferenças sociais, culturais e políticas. Daí se entende a visão pejorativa sobre o campesinato. O camponês não teria condições de possuir opiniões próprias e de participar da vida política. A partir desse ângulo o Iluminismo reitera as diferenciações no âmbito do Antigo Regime e, portanto, reafirma a superioridade das elites (letradas ou vinculadas a intelectuais);

4 - Caracterize a participação dos camponeses na primeira fase da Revolução Francesa.

Questão 4O candidato deverá caracterizar a participação camponesa na primeira fase da Revolução Francesa considerando, ao menos, um dos aspectos a seguir: a) Sublevações agrárias que resultaram no “Grande Medo”, tendo por eixo o questionamento dos direitos senhoriais e a existência do dízimo; b) Resistência dos camponeses em aceitar integralmente as determinações da Assembléia Nacional, de agosto de 1789. Por estas, aboliam-se direitos feudais como a mão-morta e a servidão pessoal, mas os camponeses, para continuarem a usar as terras, deveriam pagar indenização aos seus antigos senhores. Esta medida foi reforçada pelas determinações legais de 15 de março de 1790. Os camponeses não aceitaram tal condição, o que colocou sob ameaça a estabilidade do novo governo, dominado então pelos girondinos.

5 - Dr. Barbado foi-se embora, deu o fora. Não volta mais, não volta mais. (...)O Rio Grande, sem correr o menor risco, Amarrou, por telegrama, os cavalos no obelisco (marchinha de Lamartine Babo)Esta marchinha, cantada nas ruas do Rio de Janeiro, comemorava o fim do governo de Washington Luís, deposto, preso e exilado pelos vitoriosos de 1930. Refere-se também ao telegrama enviado do Rio Grande do Sul à Junta Governativa recém instalada, declarando que o Governo Provisório deveria ser chefiado por Getúlio Vargas.Explique um fator que tenha contribuído para a Revolução de 1930.

Questão 5O candidato deverá explicar um fator que tenha contribuído para a Revolução de 30 no Brasil, tendo como referência: as ações do movimento tenentista ao longo da década de 1920, a atuação dos movimentos populares (sobretudo

Page 15: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

urbanos), as alterações no campo da cultura, a crise econômica ocasionada pela quebra da bolsa de Nova Iorque, e o rompimento do pacto oligárquico da República Velha.

6 - Identifique duas forças políticas que compunham a Aliança Liberal.

Questão 6O candidato deverá identificar duas forças políticas que compunham a Aliança Liberal, dentre as quais: as oligarquias dissidentes de feições regionais, setores das camadas médias urbanas, e segmentos dos Tenentes.

“Todo homem tem direito a uma porção natural do solo. O direito a possuir a terra é tão sagrado quanto a vida”. Assim se expressava Van Buren, candidato à presidência dos Estados Unidos em 1848. Em 1862, Abraham Lincoln era tão enfático quanto ele: “Sou a favor do loteamento das terras vazias em pequenas parcelas, de modo a dar um lar a cada um”.

7 - Explique como as disputas acerca do destino a ser dado às terras do Oeste contribuíram para desencadear a Guerra de Secessão nos Estados Unidos.

Questão 7O candidato deverá explicar que, por crescer mediante a agregação de terras, a grande plantação escravista do sul dos Estados Unidos tinha no oeste a zona natural de sua expansão, em detrimento de projetos que beneficiavam o estabelecimento ali da produção voltada para o mercado. Alternativamente, poderá explicar que o crescente envolvimento (enquanto mercado e região abastecedora) da economia agrícola do oeste com a do norte, sobretudo a partir de 1840, tendeu a desequilibrar o quadro político americano em prol do abolicionismo.

8 - Explique um aspecto da política adotada pelo governo dos Estados Unidos a partir de 1865 em relação às populações indígenas que ocupavam as terras do Oeste.

Questão 8O candidato poderá responder que, por deliberação governamental, as ações do exército americano variavam entre servir de anteparo entre os índios e os pioneiros, até a repressão das revoltas indígenas. Poderá ainda explicar que o governo federal incentivou a criação de reservas indígenas, logo fragmentadas em prol dos interesses dos pioneiros e do empresariado do leste. Indireta ou diretamente, contribuiu para as migrações de vastas populações nativas, e para a violenta contração dos rebanhos de bisões – peças chave da tradicional economia indígena..

— Sr. Kruschev, o senhor estava bem seguro de que enviando o Exército Vermelho a Budapeste fazia bem ao socialismo?— Sim, respondeu Krushev, nós estávamos salvando o socialismo da contra-revolução. (...)E nós lhe contamos sobre Paris..., a angústia de alguns militantes do partido comunista..., a explosão do movimento paz que lhes fizera perder no mundo

Page 16: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

inteiro milhares de companheiros de luta. Em uma semana eles deixaram apenas de ser os heróis de 1917 e os vencedores de Stalingrado. Tornaram-se, também, militares invasores em seus tanques de guerra aos olhos daqueles que achavam muito difícil justificar atos semelhantes aos que costumavam condenar quando cometidos em outros lugares.(trecho de conversa de Yves Montand e Simone Signoret, atores militantes do Partido Comunista Francês, com Nikita Kruschev, Primeiro-ministro da URSS)As discussões e decisões do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em fevereiro de 1956, suscitaram rapidamente reivindicações nas democracias populares da Europa. Na Hungria, no mesmo ano, ocorreu uma violenta insurreição, logo esmagada pelas tropas russas, levando à morte cerca de 3.000 pessoas.

9 - Explique um fator que tenha contribuído para a Insurreição Húngara de 1956.

Questão 9O candidato deverá explicar um fator que tenha contribuído para a insurreição húngara de 1956, dentre os quais: a criação do Pacto de Varsóvia (1955); o acirramento das críticas ao regime comunista soviético, em especial após o XX congresso de PCUS; a crise na Polônia de 1956; a atuação de líderes comunistas húngaros contrários ao estalinismo; o cerceamento das liberdades individuais e coletivas.

10 - Explique uma conseqüência, a longo prazo, da repressão soviética às insurreições ocorridas na Europa do Leste.

Questão 10 O candidato deverá fazer referência ao desgaste provocado pela violenta ação repressiva soviética, e o conseqüente enfraquecimento do domínio da URSS na região. Poderá ainda mencionar a perda de apoio por parte dos simpatizantes e aliados políticos da URSS. Por último, poderá apontar a crise do socialismo nos anos 80.

2003 (dia 1)

“À frente do projeto de expansão do lusocristianismo estavam os monarcas portugueses, aos quais, desde meados do século XV, os papas haviam concedido o direito do padroado (...) Quando se iniciou ciclo das grandes navegações, Roma decidiu confiar aos monarcas da Península Ibérica o padroado sobre novas terras descobertas”.AZZI, Riolando. A Cristandade Colonial: Mito e Ideologia.As relações entre os Estados nascentes e a Igreja Católica constituíram-se em um dos mais importantes eixos de conflito ao longo da etapa final da Idade Média. Ao contrário de outras regiões, na Península Ibérica a resolução do problema implicou o estreitamento das interações entre uma e outra instituição.Petrópolis: Vozes, 1987, p. 64

Page 17: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

1 - Cite duas das atribuições das Coroas Ibéricas contidas na delegação papal do Padroado, cujo fim último era a expansão do catolicismo nas terras recém-descobertas da América.

QUESTÃO 1O candidato poderá citar, dentre outras, que os reis da Espanha e de Portugal deviam enviar missionários para as suas conquistas, construir igrejas e conventos, fundar paróquias e dioceses, subvencionar o culto, bem como remunerar o clero diocesano, escolher bispos, párocos e missionários, financiar expedições evangelizadoras, preencher cargos e, em circunstâncias especiais, fornecer ajuda aos religiosos, como no caso dos aldeamentos indígenas.

2 - Indique a principal fonte de arregimentação de recursos para a realização das tarefas que, por meio do Padroado, estavam a cargo das Coroas Ibéricas na América nos séculos XVI e XVII.

QUESTÃO 2O candidato deverá indicar o dízimo como a principal fonte de arregimentação de recursos. A Coroa, mediante o padroado, passava a recolher e administrar o equivalente à décima parte da riqueza social.

“Vizinhos! - É Olécia que está escrevendo Saúde boa e bem vai se vivendo. Faz sete meses que silenciamos No fim de tal destino já acampamos. Vivemos em florestas, em cabanas, E imensamente estamos trabalhando. Vivemos juntos, não nos separaram, da vila quinze léguas nos distaram. Na mata, sob montanhas....Não chiamos: Não há estradas, trilhas palmilhamos. Brasil! Também se sofre nessa terra: Pegou-nos logo a febre amarela. Em três meses na Ilha das Flores Morreram três mulheres e três homens (...) Que mais escrevo? Novas não alardam. De cobras cinco nossos se finaram. Aqui anda um povo rude pelo mato Que mata e come a gente. Fuja deste fato. Se Deus quiser, e nós nos recompormos. Quarenta fomos, em dezoito somos. (...)FRANKÓ, Iwan. Carta do Brasil, 1895, in: ANDREAZZA, Maria Luiza. O Paraíso das Delícias. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.O poema acima foi composto a partir das notícias que chegavam na Europa Oriental sobre a situação dos imigrantes eslavos que vieram para o Brasil em 1895. Tal movimento demográfico era parte das chamadas “Grandes Migrações”, que implicaram a transferência de milhões de europeus para as Américas, sobretudo a partir da segunda metade do século XIX.

3 - Cite dois fatores relacionados ao contexto europeu do século XIX que estimularam este grande movimento migratório.

QUESTÃO 3:O candidato poderá citar, por exemplo, as quebras de colheitas e as ondas de fome resultantes, o êxodo rural decorrente da expansão industrial, a existência de um excedente de mão-de-obra, a fuga da proletarização iminente e, mesmo, as guerras, revoluções e perseguições políticas então existentes.

4 - Indique dois aspectos presentes no poema que expressam as dificuldades enfrentadas por imigrantes pobres que vieram se estabelecer no Brasil em fins do século XIX.

Page 18: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

QUESTÃO 4O candidato poderá indicar a grande mortalidade (“febre amarela” e “picadas de cobras”); poderá igualmente indicar dificuldades para o estabelecimento e desenvolvimento das colônias, devido ao estado ainda inculto das terras, a falta de estradas e de infra-estrutura, o excesso de trabalho e a precariedade das habitações, a antropofagia imaginada.

“A cidadania moderna _ ou seja, a integração das pessoas no governo, via participação política; na sociedade, via direitos individuais; e no patrimônio coletivo, via justiça social _ continua sendo aspiração de quase todos os países, sobretudo os que se colocam dentro da tradição ocidental (....) Simplificando muito, pode-se dizer que o processo histórico de formação da cidadania no Ocidente seguiu dois caminhos, um de baixo para cima, pela iniciativa dos cidadãos, outro de cima para baixo, por iniciativa do Estado e de grupos dominantes”.

CARVALHO, J. Murilo de. “Cidadania, estadania e apatia”, in: Jornal do Brasil, de 24/06/2001A instauração do regime republicano no Brasil representou para muitos a possibilidade de democratização da sociedade por meio da afirmação dos direitos civis, políticos e sociais. No entanto, já em seu nascedouro, a república brasileira impunha restrições ao exercício da plena cidadania.

5 - Cite um limite ao exercício da cidadania que conste da legislação eleitoral dos primórdios da República.

QUESTÃO 5O candidato poderá mencionar, dentre outros, a exclusão, como votantes, dos menores de 21 anos, dos analfabetos, praças de pré (militares sem patente de oficial), das mulheres, religiosos de ordens monásticas e, mesmo, dos mendigos. Poderá ainda citar o voto a descoberto.

6 - Apresente um argumento que permita considerar a Revolta da Vacina (1904) um movimento social de busca de afirmação da cidadania no início da República.

QUESTÃO 6O candidato poderá argumentar que a Revolta da Vacina representou a reação popular contra um governo que desrespeitava os princípios da liberdade individual e valores morais da população como a virtude da mulher, a honra dos chefes de família e a inviolabilidade do lar. O inimigo não era a vacinação em si, mas o governo, em particular as forças de repressão.

“Quase todos os espanhóis pensavam na sua guerra civil em termos nacionais, enquanto quase todos nós, por nosso lado, pensávamos em termos internacionais. Tínhamos ambos razão”.Herbert L. Matthews, correspondente do The New York Times na Guerra Civil Espanhola. In MATHEWS, Herbert L. Metade da Espanha morreu: uma reavaliação da Guerra Civil Espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975, p. XIV.A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) resultou do acirramento de tensões internas, mas acabou por transformar-se em um conflito internacional de grandes proporções, a ponto de ser por muitos considerado como a primeira etapa da Segunda Guerra Mundial.

Page 19: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

7 - Explique um dos conflitos sociais presentes na Espanha que se manifestaram na Guerra Civil.

QUESTÃO 7A Guerra Civil Espanhola confrontou os “nacionalistas” franquistas, apoiados por grande parte das Forças Armadas, pelos católicos tradicionalistas e pelos grandes proprietários de terra, de um lado, e os republicanos, apoiados pelos camponeses, operários, setores da classe média, estudantes e intelectuais, de outro. Do ponto de vista ideológico, opôs fascistas contra socialistas, comunistas e anarquistas.Assim, o candidato deverá explicar que na Guerra Civil Espanhola manifestaram-se alguns dos conflitos sociais que há muito existiam na Espanha, dentre os quais: a oposição entre os defensores da primazia da Igreja Católica e de seus agentes e as forças que defendiam a laicização do Estado; os conflitos gerados pela distribuição das terras, opondo os grandes proprietários de terras (“tierratenientes”), notadamente da região da Extremadura, e o grande número de trabalhadores rurais sem terras.Tudo isso tendia a se expressar por meio de conflitos entre monarquistas e republicanos, fascistas e esquerdistas.

8 - Apresente um argumento que permita afirmar ter sido a Guerra Civil Espanhola uma espécie de antecipação da Segunda Guerra Mundial.

QUESTÃO 8O candidato poderá considerar que da Guerra Civil Espanhola, analisada do ponto de vista das relações internacionais, participou grande número de estrangeiros nos dois lados em conflito. Do lado dos chamados “nacionais”, Franco recebeu ajuda militar (tropas e armas) e financeira dos governos nazi-fascistas da Itália e da Alemanha. Os republicanos receberam ajuda da URSS (assessores militares e armamentos) e das Brigadas Internacionais (voluntários de cerca de e 50 nações). Ocorre, assim, um primeiro confronto internacional entre as forças fascistas e as chamadas forças democráticas, como ocorreria, em maior escala, na 2a. Guerra Mundial. O candidato poderá ainda mencionar que a Guerra na Espanha serviu como teste para novos armamentos e estratégias de luta que viriam a ser usadas na 2a. Guerra Mundial.

“A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. (...) A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial (...). A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência — a zona ocupada pelo Exército Vermelho e/ou outras Forças Armadas comunistas no término da guerra — e não tentava ampliá-la com o uso da força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos (...). Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética.”HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 224

Page 20: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

No texto acima, o historiador inglês buscou resumir as principais características das relações internacionais no período compreendido entre o final da Segunda Guerra Mundial e o fim da década de 1980, genericamente denominado Guerra Fria.

9 - Explique o papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e do Pacto de Varsóvia naquela conjuntura.

QUESTÃO 9O candidato deverá explicar que ambos os blocos se estruturavam em função da manutenção de seus respectivos sistemas e ideários políticos, para o que desenvolveram aparatos militares e geoestratégicos.

10 - Considerando o contexto da Guerra Fria, cite dois movimentos políticos surgidos na África que questionavam a hegemonia norte-americana no continente.

QUESTÃO 10O candidato poderá mencionar, dentre outros, os movimentos sociais de inspiração marxista (MPLA, Frelimo etc.), o Nasserismo, a Argélia de Boumedienne, o Congo de Lumumba e demais.

2003 (dia 3)

Os índios Wainasses, depois de terem perdido muitíssimos homens em combates com os adversários tamoios, chamaram os portugueses em seu auxílio. Em conseqüência, meu amo, governador da cidade, mandou o filho Martim de Sá a socorrê-los com setecentos portugueses e dois mil índios (...). Veio ter conosco um selvagem de nome Alécio, o qual trouxe consigo oitenta flecheiros, e ofereceu-se para acompanhar o capitão Martim de Sá com os seus (...). Na seguinte noite, vendo o capitão que Alécio estava deitado no chão, tomou-me a rede em que eu tencionava dormir, e deu-a ao canibal, de modo que tive de resignar-me a pernoitar no chão. Adaptado de KNIVET, Anthony. “Notável viagem que, no ano de 1591 e seguintes, fez Antônio Knivet, da Inglaterra ao mar do sul, em companhia de Thomas Candish”, in: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, t. 56, vol. 48, 1878, pp. 224 – 226.O relato acima foi escrito por um corsário inglês aprisionado e escravizado por Salvador Correia de Sá, governador do Rio de Janeiro em fins do século XVI. Mesmo escravizado, Knivet não se conformava em receber um tratamento pior do que o oferecido ao “canibal”. Este texto põe em dúvida as análises que reduzem as relações entre os portugueses e os índios ao genocídio e à escravização.

1 - Explique um aspecto presente nas relações entre colonos e populações indígenas que, para além do genocídio e da escravização, tenha caracterizado o processo de formação da sociedade colonial.

Page 21: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

QUESTÃO 1O candidato deverá mencionar o estabelecimento de alianças entre os conquistadores lusos e as lideranças indígenas. Para os lusos, essas alianças ensejavam a fixação nas novas terras e a arregimentação de guerreiros contra os inimigos da Coroa. Outro aspecto que o candidato poderá citar é o surgimento de uma elite colonial miscigenada, resultante não tanto da escassez de mulheres européias na América, mas de decisões políticas precisas.

2 - Explique como a concepção de guerra predominante entre as populações indígenas contribuiu para a formação da sociedade colonial no século XVI.

QUESTÃO 2O candidato deverá lembrar que a cultura indígena tendia a naturalizar os enfrentamentos bélicos, tornando guerra e vingança elementos essenciais à afirmação da identidade da comunidade. É nesse sentido que ocorreu grande interferência da lógica cultural e social das populações indígenas para a montagem da sociedade colonial – a guerra produzia prisioneiros, os quais podiam passar às mãos dos portugueses aliados a um do s lados em conflito, para logo serem transformados em escravos. O candidato poderá ainda mencionar que tal transformação muitas vezes encontrava resistência da parte dos indígenas (prisioneiros ou vencedores), pois era logicamente contrária à própria reiteração da identidade comunal.

Abraão e outros patriarcas não tinham escravos? Lede o que São Paulo ensina a respeito dos criados, que nesse tempo eram todos escravos (...). Pois um reino terreno não pode sobreviver se não houver nele uma desigualdade de pessoas, de modo que algumas sejam livres, outras presas, algumas soberanas, outras súditas.LUTERO, M. Doze artigos apud SEFFNER, Fernando, in: Da Reforma à Contra-Reforma. São Paulo: Atual, 1993. p. 46.Ele [Lutero] afirma que a palavra de Deus é suficiente. Então não vê que os homens que consomem todos os momentos da sua vida na luta pela sobrevivência não têm tempo para aprender a ler a palavra de Deus? Os príncipes sangram o povo por meio da usura e contam como seus todos os peixes dos rios, os pássaros do ar e a erva dos campos, e o Dr. Mentiroso [Lutero] diz Amém (...) Ah, ele afirma que não deve haver revolta porque a espada foi entregue por Deus aos governantes. Mas o poder da espada pertence a toda comunidade! MÜNZER, Thomas. Carta pública a Lutero, apud SEFFNER, Fernando, in: Da Reforma à Contra-Reforma. São Paulo: Atual, 1993. pp. 47-48.Durante muito tempo a historiografia reduziu os conflitos religiosos ocorridos na Europa do século XVI à oposição entre a Reforma Protestante (Lutero, Zuínglioe Calvino) e a Reforma Católica. Os estudos recentes tendem a superar tal abordagem, e novos aspectos culturais, políticos e sociais adquirem importância para o entendimento das reformas religiosas e das revoltas populares delas decorrentes.

3 - Identifique e explique uma característica das sociedades agrárias da Europa Ocidental que tenha contribuído para a reforma radical.

Page 22: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

QUESTÃO 3O candidato deverá explicitar que, para os luteranos, a introspecção (sacerdócio universal) configuraria um meio de acesso do crente a Deus: a instituição eclesiástica perderia a função mediadora, pois todos seriam pecadores. O sujeito poderia transformarse a si mesmo, mas não ao mundo – cujo destino depende da insondável vontade divina. Portanto, segundo os luteranos, existiria uma dicotomia entre o domínio espiritual e o da realidade política. Para os anabatistas, ao contrário, era dever do verdadeiro cristão a realização do Reino de Deus na terra, mesmo com o recurso à violência. Para eles a Igreja dos Apóstolos (cristianismo primitivo) fora corrompida pela Igreja Católica e pelos Príncipes. Desse modo, a crítica não se limitava à Igreja Romana, mas também à hierarquia aristocrática. Daí a possibilidade de rebelião contra os maus Príncipes, atitude condenada por Lutero, para quem a contestação à hierarquia social e política (sociedade laica) em nome do Evangelho, configuraria uma heresia.

4 - A partir dos textos acima, explique uma diferença entre a proposta luterana e a da reforma radical anabatista.

QUESTÃO 4O candidato deverá explicitar que os camponeses viviam em uma sociedade dominada pela aristocracia (laica e/ou religiosa), mas cujo poder estava em crise. Desde pelo menos fins do século XIV as bases da sociedade definhavam, dentre outros fatores, em função do questionamento da autoridade da Igreja e da aristocracia. Nesse contexto, emergiu a reforma luterana e, em particular, a radical. Da mesma forma, o candidato poderá mencionar a existência de críticas levadas a cabo pelas chamadas culturas populares, algumas delas marcadas por traços fortemente pré-cristãos, não raro desdobradas em revoltas.

[A colonização portuguesa na América deu-se] menos pela ação oficial do que pelo braço e pela espada do particular (...): senhores de engenho com altar e capelão dentro de casa e índios de arco e flecha ou negros armados de arcabuzes às suas ordens; donos de terras e de escravos que dos senados de Câmara falaram sempre grosso aos representantes d’el-Rei e pela voz liberal dos filhos padres ou doutores clamaram contra toda espécie de abusos da Metrópole e da própria Madre Igreja. Bem diversos dos criollos ricos e dos bacharéis letrados da América espanhola – por longo tempo inermes à sombra dominadora das catedrais e dos palácios dos vice-reis, ou constituídos em cabildos que em geral só faziam servir de mangação aos reinóis todo-poderosos.

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. Rio de Janeiro: Record, 1997.O texto acima enfatiza a existência de algumas diferenças políticas e culturais entre a América portuguesa e a América espanhola durante a época colonial.

5 - Explique um fator econômico que, no século XVI, tenha levado a Espanha a buscar estabelecer maior controle do que Portugal sobre as conquistas americanas.

Page 23: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

QUESTÃO 5O candidato poderá indicar os complexos mineradores de ouro e prata como sendo os núcleos ao redor dos quais se estruturou o controle metropolitano espanhol, ao contrário do que ocorreu no Brasil, de rala produção metaleira à época em questão. Poderá ainda indicar que a necessidade de arregimentar grandes contingentes de trabalhadores para as minas e “haciendas” demandava a criação de mecanismos de controle, não apenas por parte da monarquia, mas também pelos próprios colonos.

6 - Apresente um argumento de natureza populacional que permita considerar Minas Gerais uma área colonial brasileira de características próximas às observadas na América espanhola.

QUESTÃO 6O candidato poderá argumentar que a intensa urbanização observada nas Gerais a aproximava do padrão de ocupação da América hispânica; poderá ainda explicar que a intensa mobilidade espacial dos mineradores produzia efeitos semelhantes aos observados na América espanhola, bem como a mobilidade social e, mesmo, como derivação, a miscigenação decorrente do intercurso entre contingentes humanos das mais diversas procedências.

Em meados do século XIX, dependendo da região considerada, os analfabetos variavam entre 30% e 50% da população da Inglaterra, então em franco processo de industrialização. Na mesma época, os analfabetos eqüivaliam a menos de 30% do total de habitantes da Suécia, cuja economia era ainda essencialmente agrária. Estes dados questionam a idéia de que da industrialização sempre derivem maiores índices de alfabetização.

7 - Mencione dois países europeus ocidentais que constituíram o antigo G7, cujos sistemas públicos de ensino elementar e/ou técnico pré-existentes tenham contribuído para os seus respectivos processos de industrialização.

QUESTÃO 7O candidato poderá citar os casos da Alemanha, França e Itália.

8 - Cite dois exemplos de organizações políticas laicas que, à margem das iniciativas do Estado, tenham contribuído para a alfabetização e a capacitação profissional de amplos setores das camadas populares na Europa Ocidental do século XIX.

QUESTÃO 8O candidato poderá citar movimentos políticos de esquerda, a exemplo dos trabalhistas ingleses, da social-democracia e da esquerda radical.

Os homens que tomaram o poder em Pequim durante o final de semana são os vencedores de uma revolução tão importante, por suas conseqüências, quanto a Revolução Bolchevista de 1917 na Rússia. As vitórias militares conseguidas durante os últimos meses transtornaram o mapa político e estratégico do leste asiático. Atrás dos camponeses em marcha, milhões e milhões de chineses

Page 24: U F R J  HISTÓRIA 2001 2003

são arrastados no turbilhão social (...) O novo governo será julgado menos por aquilo que diz do que pelo que faz... The Times, editorial de 3 de outubro de 1949.Em 10 de outubro de 1949, Mao Tsé-Tung proclamou em Pequim o nascimento da República Popular da China. A vitória dos comunistas esteve em grande parte relacionada aos resultados da longa guerra contra a ocupação japonesa (1937–1945). A construção do socialismo no país orientou-se primeiramente pelo modelo soviético, mas, a partir de 1958, o Partido Comunista Chinês definiu-se por um caminho próprio.

9 - Identifique duas alterações ocorridas no mapa geopolítico do leste asiático, na década de 1950, relacionadas à fundação da República Popular da China.

QUESTÃO 9O candidato poderá citar o surgimento das Repúblicas Populares da Coréia e do Vietnam. Poderá mencionar, além disso, o deslocamento do Tibete para a esfera chinesa.

10 - Cite uma semelhança e uma diferença entre os modelos socialistas soviético e chinês nas décadas de 1950 e 1960.

QUESTÃO 10O candidato poderá citar como elementos semelhantes o monopólio político do partido único e a planificação econômica sob responsabilidade estatal, além dos desdobramentos de ambos. Como aspectos que diferenciavam os respectivos modelos poderá enfatizar as políticas formuladas no “Grande Salto” 1956-1958), com o deslocamento do eixo de preocupação das cidades para o campo, da indústria para a agricultura, do proletariado urbano para o campesinato, a organização dos camponeses em comunas populares e o fortalecimento do poder local com a descentralização do poder no meio urbano. Poderá ainda mencionar a “Revolução Cultural” (1965-69) e/ou seus respectivos desdobramentos no período.