U2.PDF Cantigas

16
2 Apresentação de Cantigas e Brincadeiras de Roda 1. OBJETIVOS Conhecer algumas cantigas brasileiras e suas influências culturais. Conhecer algumas danças e brincadeiras de roda que po- dem acompanhar algumas destas cantigas. Compreender a importância de tais cantigas na educação musical. 2. CONTEÚDOS Cantigas do Brasil. Danças e brincadeiras de roda. 3. ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA UNIDADE Antes de iniciar o estudo desta unidade, leia as orientações a seguir: 1) Leia com atenção o conteúdo desta unidade buscando textos e artigos que possam contribuir com seu apren- dizado sobre a importância das cantigas em sala de aula 2) Procure cantar as cantigas propostas e, se possível, rea- lizar as danças que serão apresentadas. Isso contribuirá no aprendizado das mesmas. 3) Não se limite às cantigas apresentadas, busque cantigas de outras regiões do Brasil e do mundo.

Transcript of U2.PDF Cantigas

Page 1: U2.PDF Cantigas

2Apresentação de Cantigas e Brincadeiras de Roda

1. OBJETIVOS

• Conheceralgumascantigasbrasileirasesuas influênciasculturais.

• Conheceralgumasdançasebrincadeirasderodaquepo-demacompanharalgumasdestascantigas.

• Compreenderaimportânciadetaiscantigasnaeducaçãomusical.

2. CONTEÚDOS

• CantigasdoBrasil.• Dançasebrincadeirasderoda.

3. ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA UNIDADE

Antesdeiniciaroestudodestaunidade,leiaasorientaçõesaseguir:

1) Leiacomatençãooconteúdodestaunidadebuscandotextoseartigosquepossamcontribuircomseuapren-dizadosobreaimportânciadascantigasemsaladeaula

2) Procurecantarascantigaspropostase,sepossível,rea-lizarasdançasqueserãoapresentadas.Issocontribuiránoaprendizadodasmesmas.

3) Nãoselimiteàscantigasapresentadas,busquecantigasdeoutrasregiõesdoBrasiledomundo.

Page 2: U2.PDF Cantigas

© Instrumento Musicalizador – Percussão44

4. INTRODUÇÃO

NaUnidade1tivemosapossibilidadedeapresentaralgunsinstrumentosdepercussão,suastécnicasbásicasealgunsritmosprovenientesdediversasregiõesdopaísedomundo.Nessauni-dade,trabalharemoscomalgumascantigasebrincadeirasderoda,queacompanhadaspelos instrumentosdepercussão,muitopo-demcontribuirnocontextodoensinodamúsica.

Alémdisso,falaremosumpoucosobreaimportânciadapre-sençadetaiscantigasnocontextoescolar,especialmentenoquetangeavalorizaçãoàsricasinfluenciasculturaisdenossopaís.

5. CONTEÚDO BÁSICO DE REFERÊNCIA

OConteúdo Básico de Referênciaapresentadeformasucintaostemasabordadosnestaunidade.Parasuacompreensãointegralé necessário o aprofundamento pelo estudo dos Conteúdos Digitais Integradores.

5.1. A IMPORTÂNCIA DAS CANTIGAS DE RODA NA INFÂNCIA.

Todosnós,emmaioroumenorgrau,temosemnossaslem-brançasalgumacantigaoubrincadeiraderodaquenosmarcaramduranteainfância.Naescola,nobairro,narua,empraçasequin-tais,abrincadeiraenvolvendocançõesfaziapartedocotidianodemuitascrianças.Umasimplespesquisacompais,avósouvizinhoseamigosmaisvelhos,nospossibilitariamumacessoacançõesebrincadeirasaindamuitopresentesnamemóriadessaspessoas.

DeacordocomosdocumentosdoReferencialCurricularNa-cionalparaaEducaçãoInfantil(RCNEI):

Brincarde roda, ciranda,pular corda,amarelinha,etc. sãomaneirasdeestabelecercontatoconsigopróprioecomooutro,desesentirúnicoe,aomesmotempo,partedeumgrupo,ede

Page 3: U2.PDF Cantigas

45

Claretiano - Centro Universitário

© U2 - Apresentação de Cantigas e Brincadeiras de Roda

trabalharcomasestruturaseformasmusicaisqueseapresentamemcadacançãoeemcadabrinquedo(BRASIL,1998,p.71).

Oconvíviocomooutro,ocontatofísico,odiálogoeofazercolaborativo,sãoaspectosimportantesnumasociedadecadavezmais individualizada. Se por um lado, os computadores, games,celulares, internet, dentre outros recursos tecnológicos nos dãoacessoamilharesdepessoasconectadasvirtualmenteporquase24horas,todososdias,poroutrolado,taisrecursosmuitasvezesnosprivamdocontatofaceaface,dotoque,doolhar,dofalar,docantar,doestarpresentecomooutro.Nessesentido,ascantigasebrincadeirasderoda,maisdonunca,semostramdefundamentalimportância no cotidiano das crianças. Segundoo RCNEI (1998)aprendermúsicasignificaintegrarexperiências,envolvendovivên-cias, percepçãoe reflexão.Ouvirmúsica, aprenderumacanção,brincar de roda, dentre outras atividades, desenvolvemo gostopelamúsicaeestimulamaexpressão.

Alémdisso,ascantigasderodanospermitempermaneceremcontatocomcostumesetradiçõesdenossacultura.SegundoPenna(2008),amúsica,suacompreensãoesensibilidade,temumpadrão socialmente compartilhado, que é construído e apreen-didopelavivência,pelocontatocotidiano,pela familiarização.Ainfluênciamulticulturalquemarcanossopaísévisívelnascanti-gasderoda,que"receberaminfluênciasdeváriasculturas,espe-cialmentedalusitana,africana,ameríndia,espanholaefrancesa"(BRASIL,1998,p.71).

SegundoBrito(2003),oeducadoroueducadoradevebuscarrecuperarcantigas,brincadeirasejogos,pesquisandonacomuni-dadetaistradições,afimdedevolvê-lasàscrianças.Britocontinuadizendoquenãosetratadesaudosismo,masdealgofundamentalparaocrescimentosadioeharmoniosodascrianças,alémdepro-porcionar"apossibilidadedeviversuaprópriaculturaemododeser!"(BRITO,2003,p.111).

Page 4: U2.PDF Cantigas

© Instrumento Musicalizador – Percussão46

Nospróximostópicosdaunidade,apresentaremosalgumascantigasebrincadeirasderoda.Apresentaremostambémalgunsvídeosepartiturasparaquevocêpossamelhorvisualizar,ouvireexecutartaiscantigas.

5.2. CANTIGAS E BRINCADEIRAS DE RODA

Samba - LeLê

SegundoBrito(2003),amúsicasambale-lêéumsamba-de-rodaencontradoemotodopaís,comvariaçõesdeletraerefrão,porém,compraticamenteamesmaestrutura.

Importante ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––Antes de tratarmos das possibilidades de cantar, dançar ou tocar essa música, é muito importante que você assista ao vídeo:BARBATUQUES. Barbatuques – CD Tum Pá – Sambalelê. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw>. Acesso em: 04 dez. 2013.––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Samba-lelê tá doente

Tá co'a cabeça quebrada

Samba lelê precisava

É de umas boas lambadas.

Samba, samba, samba, ô lelê

Samba, samba, samba, ô lala

Samba, samba, samba, ô lelê

Pisa na barra da saia ô lala.

Page 5: U2.PDF Cantigas

47

Claretiano - Centro Universitário

© U2 - Apresentação de Cantigas e Brincadeiras de Roda

(Refrão)

Olhe, morena bonita

Como é que se namora

Põe um lencinho no bolso

Deixa a pontinha de fora.

(Refrão)

Olhe, morena bonita

Como é que se cozinha

Bota a panela no fogo

Vai conversar co’a vizinha.

As possibilidades de atividades que serão apresentadas aseguirparaamúsicaSamba-lelê,foramretiradasdolivroMúsica na educação infantil – propostas para a formação integral da criança,daProf.ªTecaAlencardeBrito(2003).

Segundoaautora,éimportantequeseanaliseaconstruçãodasfrasesdamúsica,paraqueassim,váriasatividadespossamserrealizadas.Namúsicasamba-lelêépossívelidentificarquatrofrasesmusicais,quepodemsersubdivididasemperguntaeresposta.

FRASE1

Samba-lelêtádoente(pergunta)

Táco'acabeçaquebrada(resposta)

FRASE2

Samba´lelêprecisava(pergunta)

Édeumasboaslambadas(resposta)

Page 6: U2.PDF Cantigas

© Instrumento Musicalizador – Percussão48

FRASE3

Samba,samba,samba,ôlelê(pergunta)

Samba,samba,samba,olala(resposta)

FRASE4

Samba,samba,samba,ôlelê(pergunta)

Pisanabarradasaia(resposta)

Adivisãodamúsicaemfrasesnosdãodiversaspossibilida-desdeexecução.Podemoscantarcomtodos juntos,comotam-bémpodemosdividiraturmaemdoisgrupos,ondeumgrupocan-taaperguntadecadafraseeosegundogrupocantaaresposta.

Naexecuçãocominstrumentosdepercussão,aspossibilida-desaumentamaindamais,poispodemossugerirquetodosjuntosmarquemapulsaçãodamúsicaouquecadagrupoexecute seuinstrumentonomomentoemquecantam(pergunta/resposta).

Outrapossibilidade seriaaelaboraçãodeumarranjoparainstrumentosdepercussão,dividindoaturmaemdiferentesgru-pos.Essaúltimapossibilidade,trabalharemoscommaisdetalhesnaúltimaunidadedestematerial.

Por fim, é possível o trabalhonaprópria dança em roda,ondeosentidopodeseralteradodeacordocomamudançadefrases,enorefrãotodospodemserdirigiraocentrodaroda,ba-tendopalmasepés.Brito(2003,p.117)tambémsugere:

Comoumsamba-de-roda,formeumcírculo,comumcabodevas-souraououtropedaçodemadeiradispostonocentro,nochão.Umaum,osparticipantesentramnarodaedançam,cruzandoe/oualternandoospés,virandodetrásparaafrente,sambando,sempisarnocabodevassoura.

Além das alternativas apresentadas, outras podem sercriadas,dependendodocontextoerecursos.

Page 7: U2.PDF Cantigas

49

Claretiano - Centro Universitário

© U2 - Apresentação de Cantigas e Brincadeiras de Roda

Roda do Valentino

Essamúsicaémuitoutilizadaemdançascirculares.

NossocontatocomelasedarápormeiodoCoralTrovadoresdoVale,Araçuaí–MG.

Coral Trovadores do Vale –––––––––––––––––––––––––––––O Coral Trovadores do Vale, fundado em 1970, possui mais de 40 anos de atividade, cantando e dançando as músicas folclóricas da região do Vale do Jequitinhonha – MG. Dentre as músicas cantadas pelo coral, em que os integrantes são pessoas da própria comunidade, estão os cantos de trabalho, como o de Boiadeiro, de Tecedeira, Beira-Mar, assim como cantigas e danças de Roda. Frei Chico e Maria Lira, artesã da comunidade, realizaram uma pesquisa entre as casas da comunidade da região, gravando e registrando os cantos que ouviam das pessoas. Entre as várias músicas gravadas pelo Coral, está a Roda do Valentino. ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

SegundoFiori (1991,p.78),"aculturaéumprocessovivodepermanentecriação",poisquemparticipadesseprocessodeformaautônoma,criaerecria"emnovasformasdevida".Oautorcontinua,dizendoque"atransmissãodojáfeitoéculturamorta".

Digoisso,poisaRoda do Valentino,comoculturaviva,passouecontinuapassandoporconstantestransformações,sejanaletraounaformadesedançar.Aliás,émuitocomumencontrarváriasletraseformasdesecantarascantigasderoda,justamenteporesseprocessovivoeautônomodaculturapopular.

O vídeo que apresentaremos do coral Trovadores do ValecantandoaRoda do Valentino,mostrabemesseprocessoculturalvivo,ondejovens,adultos,mães,filhas,pessoasdacomunidade,participamcomalegriadeummomento,comodizBrito (2003),"sadioeharmonioso".Sãomomentosquepodem"proporcionaràsnossascriançasapossibilidadedeviver suaprópriaculturaemododeser"(BRITO,2003,p.111).

Page 8: U2.PDF Cantigas

© Instrumento Musicalizador – Percussão50

Roda de Valentino –––––––––––––––––––––––––––––––––––Antes de continuar, é importante que você assista ao vídeo a seguir, que foi gravado por mim, em uma oportunidade que tive de participar do ensaio do coral Trovadores do Vale, em Araçuaí – MG, 2012. No vídeo, o coral canta e dança em roda a música Roda do Valentino. CORAL TROVADORES DO VALE. Roda do Valentino. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bbQ_UFk1n74 >. Acesso em: 05 dez. 2013––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Segue Valentino, Valentino Trás Trás.

Segue Valentino que ele é um bom rapaz

Segue Valentino, Valentino sou eu

Olha a moreninha que esse par é meu

No estado de São Paulo não precisa mais chover

Só os olhos do meu bem faz o mato enverdecer

(Refrão)

"Cê" de lá e eu de cá, ribeirão passou no meio

"Cê" de lá dá um suspiro eu de cá suspiro e meio

(Refrão)

Assimcomoaletra,aformadedançarqueapresentaremosserá de acordo com a forma executada pelo Coral TrovadoresdoVale, lembrandoqueexistemmuitasvariações tantoda letra

Page 9: U2.PDF Cantigas

51

Claretiano - Centro Universitário

© U2 - Apresentação de Cantigas e Brincadeiras de Roda

quantodadança. Como visualizadono vídeo, todos se colocamemroda.Háummovimentoparaasestrofes (a rodagirando)eummovimentoparaorefrão(adançaempares),comexceçãodaprimeiravezemquesecantaorefrão,emqueadisposiçãoéarodagirando.Nessesentido,amúsicaficariaassim:

REFRÃO(RODAGIRANDO)

SegueValentino,ValentinoTrásTrás

SegueValentinoqueeleéumbomrapaz

SegueValentino,Valentinosoueu

Olhaamoreninhaqueesseparémeu.

ESTROFE(RODAGIRANDO)

NoestadodeSãoPaulonãoprecisamaischover

Sóosolhosdomeubemfazomatoenverdecer

REFRÃO(DANÇAEMPARES)

SegueValentino,ValentinoTrásTrás

SegueValentinoqueeleéumbomrapaz

SegueValentino,Valentinosoueu

Olhaamoreninhaqueesseparémeu.

ESTROFE(RODAGIRANDO)

"Cê"deláeeudecá,ribeirãopassounomeio

"Cê"deládáumsuspiroeudecásuspiroemeio

Page 10: U2.PDF Cantigas

© Instrumento Musicalizador – Percussão52

Uma breve pesquisa na internet nos possibilita encontraroutras formas de se dançar essamúsica. Quanto à letra, existea possibilidade de manter o refrão e criar novas estrofes,contextualizadascomaescola,obairroouacidadeondeamúsicaestásendotrabalhada.

Vilão

O Vilão é mais uma das músicas que fazem parte dorepertóriodoCoralTrovadoresdoVale.Suadançaécontagiante,bemanimadaedivertida.

Importante ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––Antes de continuar, é importante que você assista a mais ao vídeo a seguir, também gravado por mim, durante o ensaio do coral Trovadores do Vale, em Araçuaí – MG, 2012. No vídeo, o coral canta e dança a música Vilão. CORAL TROVADORES DO VALE. Vilão. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lt4ve3xr690&feature=youtu.be> Acesso em: 06 dez. 2013 ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Aprendi dançar vilão, aprendi dançar vilão

Não foi nessa terra não, não foi nessa terra não

Aprendi com “alemoa”, aprendi com “alemoa”

Na terra dos "alemão", na terra dos "alemão"

As estrelas do céu correm, as estrelas do céu correm

Eu também quero correr, eu também quero correr

Uma corre atrás da outra, uma corre atrás da outra

Eu atrás do bem querer, eu atrás do bem querer.

Page 11: U2.PDF Cantigas

53

Claretiano - Centro Universitário

© U2 - Apresentação de Cantigas e Brincadeiras de Roda

Para essa dança, como visualizado no vídeo, é necessárioque os participantes fiquem em pares, formando uma fila. Oprimeiropardafilaficaráviradodefrenteaosdemais.Quandoseiniciaramúsica,todosdançando,cadaparfaráummovimentodeondas,passandoprimeiroporbaixodosbraçosdopardafrentee depois deixando o par seguinte passar por debaixo de seusbraços, sucessivamente.Conformeadançavai sedesenvolvend,oandamentodamúsicapodeiraumentandoatéomomentoemqueosparticipantesnãomaisconseguirem,notempoproposto,realizaradança.

Canção de Ghana

EssamúsicatambémfoiretiradadolivroMúsica na educação infantil – propostas para a formação integral da criança,daProf.TecaAlencardeBrito(2003).ÉumjogomusicalprovenientedeGhana,naÁfrica,seassemelhandocomabrincadeiraEscravos de Jó.

Oh o bom so ni sah nya na

O bom so ni sah (bis)

"Nós somos crianças e estamos brincando com pedras".

Emcírculo,sentadasnochão,cadacriançaseguraumapedra,quepassaparaocompanheiroàsuaesquerda,semprenotempoforte:passaapedra,pegaaoutra,passaapedra,pegaaoutra...(BRITO,2003,p.126).

Outrapossibilidadeseriaadisposiçãoemroda.Naprimeiraparte damúsica a roda gira e na segunda parte as crianças sedirecionamparaocentrodarodaedepoisparaforadela.

Page 12: U2.PDF Cantigas

© Instrumento Musicalizador – Percussão54

Oh o bom so ni sah nya na

O bom so ni sah

(Rodagirando)

Oh o bom so ni sah nya na

O bom so ni sah

(Movimentoparaocentroedepoisparaforadaroda)

Épossíveltambémacriaçãodeoutraspossibilidades,alémdapossívelinclusãodeinstrumentosdepercussãoacompanhandoessamúsica.

Antesde realizar asquestõesautoavaliativas, vocêdeverealizar a leitura do textos indicados noTópico 6.1, principal-menteotextoEducação musical e relações étnicas: transitando entre as leis nº 11.645/08 e nº 11.769/08.

6. CONTEÚDOS DIGITAIS INTEGRADORES

Os Conteúdos Digitais Integradores são a condiçãonecessáriaeindispensávelparavocêcompreenderintegralmenteosconteúdosapresentadosnestaunidade.

6.1.CANTIGASDERODAEEDUCAÇÃO

Ao falarmos sobre cantigas e danças de roda, falamos deculturapopular,falamosdoprocessovivodeumaculturaquesetransformaacadadia,por intermédiodesujeitosautônomos.Aeducaçãoocorreladoaladocomesseprocessocultural.Aofalarsobrecultura,Fioriapontaque:

Esta resulta de uma colaboração essencial com os demais, naconstrução do mundo humano – o que se dá através de umaparticipaçãoativaecriadoranumsaberfazer,queéfazerquese

Page 13: U2.PDF Cantigas

55

Claretiano - Centro Universitário

© U2 - Apresentação de Cantigas e Brincadeiras de Roda

sabe: trabalho de invenção efetiva da cultura, a que chamamosaprendizado ou educação, entendida esta de maneira radical(FIORI,1991,p.86).

Nessa perspectiva, os textos a seguir tratam tanto daimportânciadascantigaspopularesnaeducaçãomusical,quantobuscamtrazerreferênciaspráticasparaoensinodemúsica.

• LOUREIRO,M.;LIMA,S.R.Albano.As cirandas Brasileiras e sua inserção no ensino fundamental e nos cursos de for-mação de docentes. Disponível em: <http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/files/9/03MUSICA_Maristela.pdf>.Acessoem:06Dez.2013.

• BRASIL.Ministériodaeducaçãoedodesporto.Secretariadeeducação fundamental.Referencial Curricular Nacio-nal para a Educação Infantil.Disponívelem:<http://por-tal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acessoem:06Dez.2013.

• BRITO,J.G.L.;SILVA,E.G.Educação musical e relações étni-cas: transitando entre as leis nº 11.645/08 e nº 11.769/08.Disponível em: <https://www.academia.edu/3387110/Educacao_musical_e_relacoes_etnicas_transitando_en-tre_as_Leis_n_11.645_08_e_n_11.769_08>. Acesso em:06Dez.2013.

7. QUESTÕES AUTOAVALIATIVAS

Aautoavaliaçãopodeserumaferramentaimportanteparavocê testar o seu desempenho. Se encontrar dificuldades emresponderasquestõesaseguir,vocêdeverárevisarosconteúdosestudadosparasanarassuasdúvidas.

1) Segundootexto“Ascirandasbrasileirasesuainserçãonoensinofundamen-talenoscursosdeformaçãodedocentes”,deLoreiroeLima,destacam-secomoobjetivosgerais,principalmentenoPCN–Artes,paraasquatropri-meirassériesdaeducaçãofundamental,osseguintesaprendizados,exceto:a) Conhecercançõesbrasileiras,brincadeiras,jogosedanças.

Page 14: U2.PDF Cantigas

© Instrumento Musicalizador – Percussão56

b) ConhecercaracterísticasfundamentaisdoBrasilnasdimensõessociais,materiaiseculturais.

c) Conhecerunicamenteadimensãoculturaldacomunidadeondeaescolaseinsere.

d) Conhecerapluralidadedopatrimôniosocioculturalbrasileiro.

2) SegundootextodeLoreiroeLima,asCirandasbrasileirasaindaconservammuitascaracterísticasdasCirandas:a) Portuguesas.b) Espanholas.c) Indígenas.d) Africanas.

3) De acordo como referencial curricular nacional para a educação infantil,itemmúsica,referenteaosjogosebrinquedosmusicaisdaculturainfantil,podemosdizerque:

I. Acalantos ()Integrampoesia,músicaedança.

II. Parlendas ()Sãodestinadosafixarouensinaralgocomonúmerosounomes.

III. Mnemônicas ()Sãoentoadosparatranquilizareadormecerbebêsecriançaspequenas.

IV. BrincadeirasdeRoda ()Comoexemplotemosotrava-linguas.

4) Deacordocomalei11.645de10demarçode2008,torna-seobrigatóriooestudodahistóriaeculturaafro-brasileiraeindígenanosestabelecimentosdeensinofundamentalemédio,públicoseprivados.Comentecomootra-balhocomcantigaspodecontribuircomocumprimentodalei.

Gabarito

Confira, a seguir, as respostas corretas para as questõesautoavaliativaspropostas:

1) c.

2) a.

3) IV,III,I,II.

4) Asmanifestaçõesartísticassãounsdosprincipaisfrutosculturaisehistóricosdeumpovo, sendoassim, a dançae amúsicapodemmuitonos ensinarsobreoscostumes,valoresehistóriadenossaculturaedeoutras.

Page 15: U2.PDF Cantigas

57

Claretiano - Centro Universitário

© U2 - Apresentação de Cantigas e Brincadeiras de Roda

8. CONSIDERAÇÕES

ChegamosaofinaldaUnidade2.Nelativemosaoportuni-dadedetercontatocomcantigasedançasderodaprovenientesdenossaricacultura.Falamostambémsobreaimportânciadesetrabalhartaismanifestaçõesmusicaisemsaladeaula,tendocomoumdosobjetivos,aaproximaçãodoalunocomaculturadenossopaís.

Agoraéimportantecolocá-lasemprática,tocando-as,can-tando-as e dançando também. Procure realizar estas atividadesebuscaroutras,tendoemvistaapluralidadedecantigasebrin-cadeiras de roda que temos. Atente-se também para os textospropostosnosConteúdos Digitais Integradores, procuresempreconsultá-los.

NaUnidade3trabalharemosumpoucoaconstruçãodeins-trumentosdepercussão,instrumentos,inclusive,quepodemcon-tribuircomotrabalhocomascantigas.

9. E-REFERÊNCIAS

PORTOWEB.O que é a Escola de Frankfurt.Disponívelem:<http://pessoal.portoweb.com.br/jzago/frankfurt.htm>.Acessoem:18set.2010.

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL.Ministérioda educaçãoedodesporto. Secretaria de Educação Fundamental.Referência CurricularNacional para a educação Infantil. - Brasília:MEC/SEF,1998.3v.:il.BRITO,T.A.Música na educação infantil. 2.SãoPaulo:Peirópolis,2003.FIORI,E.M.Textos escolhidos: V.II.:EducaçãoePolítica. PortoAlegre:L&PM,1991.PENNA,M.Música(s) e seu ensino. PortoAlegre:Sulina,2008.

Page 16: U2.PDF Cantigas

Claretiano - Centro Universitário