Ubirajara Teatro

3
Ubirajara Parte 1 Narrador: Um jovem caçador Araguaia chamado Jaguarê, procura em terras alheias um inimigo para desafiar e combater. Ao contrário do que esperava, encontra uma índia tocantim, filha do chefe, de nome Araci. Jaguarê: Quem é esta linda índia que passeia por estes lados? Araci: Sou Araci, índia tocantim. Jaguarê: És muito linda Araci, case- se comigo? Araci: Em minha terra há cem guerreiros que vão disputar o meu amor. Jaguarê: Pois bem, envie seus pretendentes para o combate! (Araci sai de cena, e entra Pojucã, que é vencido por Jaguarê e levado como prisioneiro para sua tribo) Parte 2 (Entra Jandira em cena) Jandira: Meu noivo guerreiro! Vencestes o maior guerreiro da tribo tocantim! Narrador: Jaguarê foi nomeado Ubirajara, o senhor da lança! E agora, é líder dos araguaias. Jaguarê: Jandira, não mereço mais teu amor! Por isso, te entrego a Pojucâ! Agora preciso partir, me desculpe! (Jaguarê prende Pojucã e sai de cena) Jandira: Se não for de Ubirajara, não serei de mais ninguém! (Jandira foge) Narrador: Jandira não aceita ser esposa de outro e foge para a floresta. Parte 3 Narrador: Ubirajara chega à taba de Araci e, como a lei da hospitalidade permite, não se identifica, adotando o nome de Jurandir, o que veio trazido pela luz. Compete com os demais e ganha o direito de casar-se com Araci.

description

Teatro sobre o livro ubirajara

Transcript of Ubirajara Teatro

Page 1: Ubirajara Teatro

Ubirajara

Parte 1

Narrador: Um jovem caçador Araguaia chamado Jaguarê, procura em terras alheias um inimigo para desafiar e combater. Ao contrário do que esperava, encontra uma índia tocantim, filha do chefe, de nome Araci.

Jaguarê: Quem é esta linda índia que passeia por estes lados?

Araci: Sou Araci, índia tocantim.

Jaguarê: És muito linda Araci, case- se comigo?

Araci: Em minha terra há cem guerreiros que vão disputar o meu amor.

Jaguarê: Pois bem, envie seus pretendentes para o combate!

(Araci sai de cena, e entra Pojucã, que é vencido por Jaguarê e levado como prisioneiro para sua tribo)

Parte 2

(Entra Jandira em cena)

Jandira: Meu noivo guerreiro! Vencestes o maior guerreiro da tribo tocantim!

Narrador: Jaguarê foi nomeado Ubirajara, o senhor da lança! E agora, é líder dos araguaias.

Jaguarê: Jandira, não mereço mais teu amor! Por isso, te entrego a Pojucâ! Agora preciso partir, me desculpe!

(Jaguarê prende Pojucã e sai de cena)

Jandira: Se não for de Ubirajara, não serei de mais ninguém!

(Jandira foge)

Narrador: Jandira não aceita ser esposa de outro e foge para a floresta.

Parte 3

Narrador: Ubirajara chega à taba de Araci e, como a lei da hospitalidade permite, não se identifica, adotando o nome de Jurandir, o que veio trazido pela luz. Compete com os demais e ganha o direito de casar-se com Araci.

Araci: Jurandir, vencestes todos os meus pretendentes, agora tens o direito de casar- se comigo, mas primeiro, revele seu verdadeiro nome.

Narrador: Cria-se uma situação constrangedora, pois seu prisioneiro é irmão de Araci.

Jaguarê: Sou Ubirajara, chefe dos araguaias.

Itaquê: És o índio que venceu meu filho! Está declarada a guerra contra o povo Araguaia!

Jaguarê: Assim será!

Page 2: Ubirajara Teatro

Parte 4

Narrador: Jaguarê volta à tribo Araguaia e liberta Pojucã para que possa lutar por seu povo. Quando os araguaias vão atacar, surgem os tapuias que, por justiça, têm o direito de guerrear antes dos araguaias, que devem esperar. O chefe dos tocantins, Itaquê, vence o chefe tapuia, mas fica cego, não podendo liderar seu povo. Para sucedê-lo, os guerreiros devem dobrar seu arco e atirar como ele. Como os guerreiros de seu próprio povo não conseguem, convidam Ubirajara a fazê-lo. O guerreiro araguaia, genro de Itaquê, consegue com tal destreza e força que emociona o velho Itaquê.

(Jaguarê pega o arco Tocantim e atira com ele, deixando Itaquê impressionado)

Itaquê: Jovem Ubirajara, fostes o único que conseguiu manusear o arco do chefe Araguaia com tanta facilidade! O declaro chefe Tocantim!

Narrador: Ubirajara une os Ubirajara une os dois arcos e as duas nações, araguaia e tocantim, dando origem à grande nação ubirajara. Como prêmio, ganha também duas esposas: Araci e Jandira.

Jaguarê: De hoje em diante as duas nações serão uma só! A grande nação ubirajara!

FIM