UFRJ 2006.pdf

16

Click here to load reader

Transcript of UFRJ 2006.pdf

Page 1: UFRJ 2006.pdf

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

CONCURSO DESELEÇÃO

2006

Page 2: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

2 UFRRJ

Língua PortuguesaLeia o texto I e responda às questões 1 e 2.

TEXTO I

Quem precisa saber escrever?Recebo e-mails de pessoas com idades e profissões

diversas. Outro dia, chegou a mensagem de um sujeito muitogentil, fazendo comentários elogiosos à coluna. Cometeu algunserros gramaticais comuns, como acontece com meio mundo,mas o que me surpreendeu foi que ele se despediu dizendo:“Desculpe por não escrever o português corretamente, massabe como é, sou engenheiro.” O raciocínio era que se ele fosseescritor, jornalista ou professor, escrever certo seria obrigatório,mas sendo engenheiro, estava liberado desta fatura.

Assim como ele, inúmeras pessoas acreditam queescrever não está na lista das cem coisas que se devaaprender a fazer direito na vida. Antes de aprender a escreverbem, esforçam-se em aprender a falar um inglês fluente, ajogar golfe e a utilizar o hashi num restaurante japonês.Escrever bem? Não parece necessário, já que acabamossendo igualmente compreendidos: “Espero não lheencomodar com este e-mail, é que fasso jornalismo e queriaumas dicas”. O recado foi dado, quem vai negar?

É preciso dizer que não há ninguém que seja imunea erros. Todo mundo se engana, todo mundo tem dúvidas.Não conheço um único escritor que não trabalhe com odicionário do lado (...)

Escrever bem _ não estou falando de escrever comestilo, talento, criatividade, apenas escrever certo _ deveriaser considerado um hábito tão fundamental quanto tomarbanho ou escovar os dentes. Um texto limpo também fazparte da higiene. Bilhetes, e-mails, cartões de agradecimento,tudo isso diz quem a gente é. Se você não sai de casa comum botão faltando na camisa, por que acharia natural escreveruma carta com as letras fora do lugar?

(...)MEDEIROS, Martha. Revista O Globo, 15/05/2005, p.6.

Questão 1“Cometeu alguns erros gramaticais comuns, como acontececom meio mundo...”

a) Dê a classe gramatical da palavra destacada.b) De que forma o emprego dessa classe gramatical contribui

para o valor hiperbólico da expressão “meio mundo”?

Questão 2“O raciocínio era que se ele fosse escritor, jornalista ouprofessor, escrever certo seria obrigatório, mas sendoengenheiro, estava liberado desta fatura.”Reescreva a oração destacada de outra forma, mas semalterar a relação semântica estabelecida com a oraçãoseguinte a ela (“estava liberado desta fatura”).

Leia o texto II e responda à questão 3.

TEXTO II

“... Consta que não houve sangue, apenas um grito,o do Ipiranga. Teria marcado a ruptura com a tutelaportuguesa, assim como hoje somos soberanosfrente ao FMI... E manteve no poder o português D.Pedro I, que se proclamou imperador do Brasil.Terminou seus dias como Duque de Bragança efigura, na relação dinástica, como o 28º rei dePortugal. Independência penhorada em sua raiz.

Entre o fato e a versão, a história oficial tendeà segunda. Ainda hoje se discute se o grito decorreudo sonho de uma pátria independente ou da ambiçãode um império tropical. Ficou o grito no ar, expressonos rostos contorcidos das figuras de Portinari, noromanceiro de Cecília Meireles, no samba agônicode Chico Buarque, no coração desolado das mãesbrasileiras que enterram milhares de recém-nascidos,precocemente tragados pelos recursos que faltam àárea social e são canalizados para abastecer opantagruélico superávit primário.”

Frei Betto, Jornal do Brasil, 7-9-2005, p. A11

Questão 3Explique a forma irônica através da qual o autor associa ofato histórico à atual conjuntura do País.

Leia o texto III e IV para responder às questões 4 e 5.

TEXTO III

Lídia Campelo tinha então vinte anos. Era uma rapariga alta,“fausse-maigre” e bem feita de corpo.

A razão por que ainda não se casara ninguémignorava, toda a gente sabia – é que a filha da viúva Campelo,por via do atavismo, puxava à mãe. Não havia na cidaderapazola mais ou menos elegante, caixeiro de loja de modasque não se gabasse de a ter beijado. Tinha fama de grandenamoradeira, exímia em negócios de amor. O próprio João daMata não gostava muito daquela amizade com Maria . Maisde uma vez dissera a D. Terezinha as suas desconfianças, osseus escrúpulos, os seus receios com relação à intimidadeda afilhada com a Lídia: _ “Não consentisse à rapariga ir àcasa da outra. Antes prevenir que curar”.

Havia mesmo quem ousasse afirmar que aCampelinho “já não era moça”.

Da viúva diziam horrores: “aquilo era casa aberta...”Tantos fossem, quantos ela recebia com risinho sem-vergonha, arregaçando os beiços. A filha seguia o mesmocaminho.”

CAMINHA, Adolfo. A normalista. Rio de Janeiro:Edições de Ouro, s/d, p.54.

Page 3: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

3UFRRJ

TEXTO IV

Nessas circunstâncias, a mãe só via para a filha o natural eeficaz apoio de um marido. Por isso não cessava de tocar àAurélia nesse ponto e a propósito de qualquer assunto.

Se vinha a falar-se de sua moléstia que fazia rápidosprogressos, dizia Emília à filha:

_ O que me aflige é não ver-te casada. Mais nada.(...)Os arranjos domésticos, mais escassos na casa de

pobre, porém de outro lado mais difíceis, o cuidado da roupa, aconta das compras diárias e outros misteres tomavam de Auréliauma parte do dia; a outra parte ia-se em trabalhos de costura.

Não lhe sobrava tempo para chegar à janela. Essareclusão afligia a viúva, que muitas vezes lhe dizia:

_ Vá para a janela, Aurélia._ Não gosto! – respondia a menina._ Tu és tão bonita, Aurélia, que muitos moços se te

conhecessem haviam de apaixonar-se. Poderias entãoescolher algum que te agradasse.

O coração de Aurélia não desabrochara ainda; masvirgem para o amor ela tinha, não obstante, a vaga intuição dopujante afeto, que funde em uma só existência o destino deduas criaturas e, completando-as uma pela outra, forma a família.

Como todas as mulheres de imaginação esentimento, ela achava dentro de si, nas cismas dopensamento, essa aurora d’alma que se chama o ideal, e quedoura ao longe com sua doce luz os horizontes da vida.

O casamento, quando acontecia pensar nele algumavez, apresentava-se a seu espírito como uma coisa confusae obscura; uma espécie de enigma, do seio do qual sedesdobrava de repente um céu esplêndido que a envolvia,inundando-a de felicidade.

ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Moderna, 2001, p. 80-81.

Questão 4Na Literatura, os textos classificados como naturalistastransmitem a visão de que o destino do homem é determinadopelo meio social em que vive e pela hereditariedade. Nessavisão, roubam-lhe o livre-arbítrio, deixando-o sujeito a forçasalém de seu controle.

Explique por que o texto III exemplifica essa visão naturalistado homem.

Questão 5A semelhança entre Lídia e Aurélia, personagens dos textos1 e 2 respectivamente, se limita ao fato de serem duas moçasjovens, bonitas e casadoiras, cujas mães são viúvas. Adiferença entre as duas se evidencia na atitude das mesmasnas suas relações com os homens.

Explique por que a atitude das duas nas suas relações comos homens comprova uma diferença entre o Realismo e oRomantismo no tocante à visão da figura feminina.

Leia o texto V para responder às questões 6 a 9.

TEXTO V

Canção da Moça-Fastasma de Belo Horizonte

Eu sou a Moça-Fastasmaque espera na Rua do Chumboo carro da madrugada.Eu sou branca e longa e fria,a minha carne é um suspirona madrugada da serra.Eu sou a Moça-FastasmaO meu nome era Maria,Maria-Que-Morreu-Antes.

(...)

Morri sem ter tido tempode ser vossa, como as outras.Não me conformo com isso,e quando as polícias dormemem mim e fora de mim,meu espectro itinerantedesce a serra do Curral,vai olhando as casas novas,ronda as hortas amorosas(Rua Cláudio Manuel da Costa),pára no Abrigo Ceará,não há abrigo. Um perfumeque não conheço me invade:é o cheiro do vosso sonoquente, doce, enrodilhadonos braços das espanholas...Oh, deixai-me dormir convosco.

E vai, como não encontronenhum dos meus namorados,que as francesas conquistaram,e que beberam todo o uísqueexistente no Brasil(agora dormem embriagados),espreito os carros que passamcom choferes que não suspeitamda minha brancura e fogem.Os tímidos guardas-civis,coitados! um quis me prender.Abri-lhe os braços... Incrédulo,me apalpou. Não tinha carnee por cima do vestidoe por baixo do vestidoera a mesma ausência branca,um só desespero branco...Podeis ver: o que era corpoFoi comido pelo gato.(...)

ANDRADE, Carlos Drummomd de. Antologia Poética. 16 ed.Rio de Janeiro: José Olympio, 1983, p. 38-39

Page 4: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

4 UFRRJ

Questão 6O nome da Moça-Fantasma é criado por meio de um processode formação de palavras.

a) Que processo é esse?b) Que informação sobre a circunstância temporal da

morte da Moça-Fantasma o seu nome revela?

Questão 7Há, no texto VI, a existência de um interlocutor.

a) Cite uma marca gramatical que comprove essaexistência.

b) Tomando por base informações presentes no própriotexto, destaque uma característica da personalidadedesse interlocutor.

Questão 8Na 3ª estrofe, a Moça-Fantasma afirma que espreita os carrosque passam.

a) Por que ela faz isso?b) Destaque a palavra que, no plano gramatical, introduz

a causa de a Moça-Fantasma espreitar os carros quepassam.

Questão 9Carlos Drummond de Andrade, autor do texto V, é um poetamodernista. Contudo, esse texto apresenta, quanto aoconteúdo, algumas características do Simbolismo, estilo dofinal do século XIX, anterior ao Modernismo.

Aponte uma característica do Simbolismo presente no textoe comprove-a com elementos do poema.

TEXTO VI

Rios sem discurso

Quando um rio corta, corta-se de vezo discurso-rio de água que ele fazia;cortado, a água se quebra em pedaços,em poços de água, em água paralítica.

5 Em situação de poço, a água equivalea uma palavra em situação dicionária:isolada, estanque no poço dela mesma,e porque assim estanque, estancada;e mais: porque assim estancada, muda,

10 e muda porque com nenhuma comunica,porque cortou-se a sintaxe desse rio,fio de água por que ele discorria.O curso de um rio, seu discurso-rio,chega raramente a se reatar de vez;

15 um rio precisa de muito fio de água

para refazer o fio antigo que o fez.salvo a grandiloqüência de uma cheialhe impondo interina outra linguagem,um rio precisa de muita água em fios

20 para que todos os poços se enfrasem:se reatando, de um para outro poço,em frases curtas, então frase e frase,até a sentença-rio do discurso únicoem que se tem voz a seca ele combate.MELO NETO, João Cabral. Antologia poética. 7 ed. Rio

de Janeiro: José Olympio, 1989. p. 23.

Questão 10Um aspecto marcante da obra de João Cabral é a poética dalinguagem-objeto, em outras palavras, o poema procurasugerir o tema abordado pela sua própria construção. Nessesentido, percebe-se em “Rios sem discurso” a construçãode dois campos semânticos centrais que se entrelaçam dandosuporte à coerência e coesão textuais. São exemplos desseentrelaçamento os substantivos compostos “discurso-rio”e “sentença-rio”.

a) Partindo da definição de campo semântico como oconjunto das significações assumidas por uma palavraem um determinado texto, indique quais são os doiscampos semânticos centrais do poema.

b) Transcreva do texto duas palavras de modo que cadauma exemplifique um dos campos semânticos apontadosno item anterior.

Biologia

Questão 1No grupo dos platelmintos, os trematódeos apresentam, noseu ciclo de vida, uma larva, denominada miracídio, quepossui o corpo coberto por células epidérmicas, em cujasuperfície há inúmeros cílios, que “batem” ativamente,permitindo a movimentação da larva até esta encontrar seuhospedeiro.

De acordo com o que foi citado acima, responda:

a) Qual organela celular deverá ser encontrada emabundância quando for feita uma análise microscópicadestas células epidérmicas ciliadas?

b) Por quê?

Page 5: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

5UFRRJ

Questão 2Parte de uma reportagem sobre trangenicos.“Vacas transgênicas clonadas que produziriam leite com ofator 8 de coagulação sangüínea necessário para hemofílicose o tratamento de ferimentos”

Revista O Globo, 24/04/2005.

O trecho da reportagem citado acima faz referência a umamacromolécula de natureza protéica, cujo peso molecular éigual a 285kDa, a qual estaria presente no leite de vacastransgências clonadas.

a) Para que este fator pudesse ser utilizado no tratamentode hemofílicos e de ferimentos, bastaria o doente bebero leite contendo este fator de coagulação?

b) Justifique.

Questão 3Um determinado vegetal, pertencente ao grupo dasAngiospermas, possui 2n = 38.

Considerando tal informação, cite quantos cromossomosencontraremos noa) embrião desta planta? Por quê?b) endosperma desta planta? Por quê?

Questão 4Florianópolis é uma cidade famosa por sua localização àbeira-mar. Em um dos restaurantes situados nas proximidadesde uma praia conhecida desta cidade, havia uma propagandapromovendo um Festival de Crustáceos. No cardápio desteevento, destacavam-se caranguejo, polvo, lula, camarão,lagosta e mexilhão.Certamente, houve um erro de classificação quando ocardápio foi elaborado.

a) Cite qual(is) o(s) item(ns) deve(m) ser retirado(s) docardápio deste Festival de Crustáceos.

b) Diga a que grupo (Filo) estes organismos pertencem?

Questão 5“Abacateiro acataremos teu ato

Nós também somos do mato como o pato e o leãoAguardaremos brincaremos no regato

Até que nos tragam frutos teu amor, teu coraçãoAbacateiro teu recolhimento é justamente

O significado da palavra temporãoEnquanto o tempo não trouxer teu abacateAmanhecerá tomate e anoitecerá mamão

Abacateiro sabes ao que estou me referindoPorque todo tamarindo tem o seu agosto azedo

Cedo, antes que o janeiro doce manga venha sertambém ...”

Gilberto Gil – Refazenda

Os versos da letra da música de Gilberto Gil fazem referênciaa diversos vegetais da Classe das Angiospermas.

Considerando a subclasse a que as plantas citadaspertencem, responda:a) Quantos cotilédones devemos encontrar nas suas sementes?b) Quantas pétalas devem ter as suas flores?c) Como deverá ser a disposição das nervuras em suas folhas?d) Como deverão ser as suas raízes?

Questão 6A figura, a seguir, mostra um corte longitudinal de tecidomuscular.

http://www.cstr.ufcg.edu.br/histologia/atlas_tec_muscular_arquivos/image013.jpg

De acordo com as características do tecido apresentado nafigura, responda:a) Que tipo de tecido muscular é este?b) Como podemos classificar sua contração?

Questão 7Veja este trecho de Jeca Tatu – A Ressureição:

“Um dia um doutor portou lá por causa da chuvae espantou-se de tanta miséria. Vendo o caboclotão amarelo e chucro, resolveu examiná-lo.Amigo Jeca, o que você tem é doença.Pode ser. Sinto uma canseira sem fim, e dor de cabeça,e uma pontada aqui no peito que responde na cacunda.Isso mesmo. Você sofre de anquilostomiase.Anqui... o quê?Sofre de amarelão, entende? Uma doença que muitosconfundem com a maleita.Essa tal maleita não é a sezão?Isso mesmo. Maleita, sezão, febre palustre ou febreintermitente: tudo é a mesma coisa, está entendendo?A sezão também produz anemia, moleza e essedesânimo do amarelão; mas é diferente. Conhece-sea maleita pelo arrepio, ou calafrio que dá, pois é umafebre que vem sempre em horas certas e com muitosuor. O que você tem é outra coisa. É amarelão.”

http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/bibliografialobatiana/contos1.html

Tomando por base as informações sobre as enfermidadesdescritas no fragmento acima, responda:

a) Quais são as doenças citadas por Monteiro Lobato emseu texto Jeca Tatu – A Ressureição? E quais são osseus respectivos agentes causadores?

b) Que medidas profiláticas podem ser utilizadas nocombate a cada uma destas doenças?

Page 6: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

6 UFRRJ

Questão 8O queijo Suíço é amadurecido com bactérias lácticas, mas osburacos que ocorrem nesse tipo de queijo são devido a umaoutra bactéria do gênero Propionibacterium que produzgás carbônico.

Explique o processo biológico que envolve o aparecimentodos buracos do queijo Suíço.

Questão 9Em uma determinada população (tempo t=0), a freqüênciagênica dos alelos B e b era f (B) = 1 e f (b) = 0 respectivamente.Após um determinado evento e passando algum tempo (t=1),a freqüência gênica desta mesma população foi alterada paraf (B) = 0,8 e f (b) = 0,2.

a) Como deveria ser o genótipo dessa população para aoalelos B e b no tempo t=0 antes da modificação de suafreqüência gênica?

b) Que fenômeno pode ter ocorrido nessa população paraque surgisse tal alteração?

Questão 10Sabe-se que a testosterona é responsável pelo aparecimentode características sexuais secundárias e que, até a sétimasemana de vida intra-uterina, a estrutura genital humanaexterna ainda é indiferenciada.

Baseado nessas informações responda:a) Qual a atuação da testosterona na diferenciação das

características sexuais externas a partir da sétimasemana de gestação?

b) Onde esse hormônio é produzido?

FísicaUSAR g = 10 m/s2

SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

Questão 1Um disco gira sem atrito sobre uma mesa horizontal presopor um fio de 50 cm como mostra a figura. Ele completa 300voltas em 1 minuto.

a) Determine o módulo da velocidade do disco.b) Qual o tempo em que ele permanece na mesa após o

rompimento do fio no ponto A?Considere = 3.

Questão 2Uma ponte levadiça de massa m, presa a uma parede por umcabo L e por uma articulação A, está semi-aberta, em repouso,conforme mostrado na figura abaixo.

Determinea) a intensidade da tensão no cabo;b) as componentes vertical e horizontal da força da

articulação sobre a ponte.

Questão 3João e Maria estão parados em uma pista de patinação nogelo, quando Maria empurra João para trás. João passa adeslizar com velocidade de 5 m/s. Desprezando atritos esabendo que as massas de João e Maria são,respectivamente, 70 kg e 50 kg , determine

a) a velocidade de recuo de Maria;b) o valor médio da força aplicada por Maria durante o

empurrão que teve duração de 0,5s.

Questão 4Uma caixa de massa 24 kg escorrega pela rampa de umcaminhão com velocidade constante.

Determinea) a direção e o sentido da força exercida pela rampa na

caixa;b) o módulo da força exercida pela rampa na caixa.

2m

0,5m

A

V

1,4m

A

L

300

V

Page 7: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

7UFRRJ

Questão 5A freqüência de uma onda que é percebida por um observadordepende da velocidade relativa entre a fonte e o observador.Na situação representada abaixo, uma fonte, em repouso emrelação ao meio de propagação (o ar), emite uma onda sonoraque é captada por dois observadores, O1 e O2. A distânciaentre dois máximos vizinhos da onda sonora é de dois metrosno referencial da fonte.

Considerando a velocidade de propagação do som no arigual a 340 m/s, determine

a) a freqüência medida pelo observador O1 (em repousoem relação à fonte);

b) a freqüência medida pelo observador O2 (que se aproximada fonte com velocidade de 60 m/s).

Questão 6O triângulo retângulo ABC mostrado na figura representa aseção transversal de um prisma. Um raio, proveniente do ar,incide normalmente sobre o lado AB do triângulo, reflete-seno lado BC e emerge novamente no ar tangencialmente aAC.

Sabendo que o índice de refração do arnar = 1, calcule o índice de refração domaterial de que é feito o prisma.

Questão 7Um bloco de gelo a 00C, de massa 100g, é colocado emmovimento circular dentro de um calorímetro ideal comvelocidade inicial de 5 m/s. Após algum tempo, observa-seque todo o sistema dentro do calorímetro encontra-se, emrepouso, a 0oC.

Dado o calor latente de fusão do gelo L = 3,4 x 105 J/kg,

a) determine o trabalho realizado pela força de atrito;b) calcule a massa de gelo que derreteu em razão desse

processo.

Questão 8Uma das etapas do funcionamento de um motor de automóvela gasolina consiste na queima de uma mistura combustívelde ar e gasolina vaporizada, comprimida dentro de um cilindrodotado de um pistão.

Suponha que a queima do combustível ocorra tãorapidamente que uma quantidade Q de calor é liberada paraa mistura gasosa, sem que o pistão tenha tempo de se mover.Estando a mistura inicialmente à temperatura T1 e pressão p1e sendo Cv sua capacidade térmica a volume constante,determine

a) a temperatura da mistura gasosa após a combustão;b) a pressão da mistura gasosa após a combustão.

Questão 9Um estudante deseja medir a corrente elétrica que percorreum ramo de um circuito. No entanto, a intensidade dessacorrente é superior ao máximo valor que pode ser medidopelo amperímetro que possui. Assim sendo, constrói oseguinte dispositivo, colocando ,em paralelo com oamperímetro, um resistor de resistência Rs = Ra/k, em que Raé a resistência interna do amperímetro e k é um fatorconstante.

Determine I em termos de k e Ia.

Fonte 0

2m

02 1

C

A B

600

Rs

Ia

I

Page 8: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

8 UFRRJ

Questão 10Em cada um dos vértices de um cubo de aresta “a” há umacarga pontual +q.

Determinea) o campo elétrico no centro C do cubo;b) o potencial elétrico no centro C do cubo, tomando

V( ) = 0.

Geografia

Questão 1No século XVIII e em grande parte do século XIX, o carvãofoi a base primária de energia da Revolução Industrial. Apartir das últimas décadas do século XIX, o petróleo foirapidamente substituindo o carvão, especialmente nos paísesonde a Segunda Revolução Industrial mais se desenvolvia.Assim, emergia a longa era dos hidrocarbonetos queatravessou todo o século seguinte. A partir das últimasdécadas do século XX, a era do petróleo começou a darsinais expressivos de crise. Na década de 1970, os preçosdo petróleo sofreram dois choques determinando o fim dafase do petróleo barato. A partir da 2a metade dos anos 90, ospreços voltaram incomodar o desenvolvimento da economiacapitalista internacional.

“O Final da era do óleo”

Apresente um argumento que explique os altos preçosdo barril de petróleo no mercado internacional naatualidade.

Questão 2A emergência do processo de globalização tem como uma desuas principais características o surgimento das empresastransnacionais que atualmente, em torno de 53 mil com suas450 mil associadas, são responsáveis pela geração de 30% doPIB do planeta e pelo controle de 2/3 do comércio mundial. Alocalização dos escritórios centrais das empresas transnacionaisnas cidades globais é decisiva para que possam garantircompetitividade no cenário da globalização. A esse respeito:

Explique a importância da localização dos escritórioscentrais das empresas transnacionais nas cidades globaisapresentando dois argumentos.

Questão 3A China é o país que tem apresentado as mais altas taxas decrescimento da economia global. Com taxas de expansão doPIB girando em torno de 9 e 10% ao ano, o país é um doslíderes na atração de investimentos produtivosinternacionais. Líder na Ásia na atração de investimentos,superando inclusive o Japão, e já é uma potência regionalque começa a incomodar o poder de influência do Japão.

Apresente três razões que explicam a grande capacidadechinesa de atrair investimentos produtivos.

Questão 4“A geografia política da Europa Oriental durante o século XIXfoi marcada pelos projetos expansionistas dos Impérios Alemão,Austro-Húgaro e Russo. Muitas foram as nações incorporadaspor esses Estados e suas fronteiras políticas criaram um mosaicoétnico bastante complexo. Após a 1a Guerra Mundial o princípioda auto-determinação prevaleceu e novos Estados surgiramcomo as antigas Iugoslávia e Tcheco-eslováquia, entretanto, areunião de nações dentro dos mesmos Estados permaneceu.Durante a Guerra Fria o discurso nacional foi colocado emsegundo plano e em alguns casos sistematicamente reprimidoem prol da construção de uma sociedade socialista. O cenárioque se constrói no pós-socialismo é um retorno ao passado doséculo XIX, no qual a identidade das nações precisa ser exaltadaou talvez reinventada.”

Explique o conceito de nação segundo o fragmento.

Questão 5“O cenário do comércio internacional apresenta-se bastantecomplexo, no qual há a inserção de diversos tipos deeconomias com seus diferentes níveis de desenvolvimento.A participação dessas economias se mostra extremamentedesigual, sendo que algumas abocanham parcelassignificativas do fluxo de bens e serviços e outras vivemuma situação de quase exclusão do comércio internacional.”

Identifique uma sub-região que se encontra em quasesituação de exclusão do comércio internacional e apresenteum argumento.

q

qq

q q

C

qq

q

Page 9: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

9UFRRJ

Questão 6Governo investirá R$ 10 milhões em agroenergia

“O governo federal investirá R$ 10 milhões na instalaçãode um centro de alta tecnologia voltado à pesquisa e aodesenvolvimento em agroenergia, revelou o ministro daAgricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.Com sede em Brasília e ramificações estaduais e regionais,o centro desenvolverá pesquisas em cana-de-açúcar,mandioca, oleagionosas adicionáveis em biodiesel edemais fontes de energia alternativa, adiantou Rodrigues.Segundo ele, o Brasil só será líder mundial do setor deagroenergia se fizer investimentos pesados em pesquisa etecnologia. ́ Os países ricos vão investir muito dinheiro empesquisa e nós temos que fazer o mesmo para não ficar narabeira desse processo.”

27/04/06 - www.biodieselbrasil.com.br

O padrão energético mundial ainda se encontra fortementeatrelado à queima de combustíveis fósseis. Em algumasdécadas, tais recursos podem se extinguir. Enquanto issoainda não acontece, por um lado, pesquisam-sealternativas energéticas e, por outro, acirra-se o jogogeopolítico internacional pelo controle das reservas aindaexistentes.

Indique duas conseqüências político-econômicas e duasconseqüências ambientais da mudança desse padrãoenergético.

Questão 7Velho Chico é maior fonte de água

“Além de ser o rio São Francisco a maior emais próxima fonte de água perene da região,as bacias receptoras do Nordeste Setentrionaljá possuem infra-estrutura preparada parareceber, armazenar em grandes açudes edistribuir com eficiência a água a que lhe serátransferida, tanto para o consumo humano eanimal, quanto para o multiuso.Dentre os 22 traçados disponíveis em uma áreade 110 mil km2, em 153 municípios dos estadosde Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíbae Ceará, a construção dos Canais Norte e Lestefoi a alternativa técnica que melhor atendeuàs necessidades sociais, econômicas eambientais. O trajeto apresentou-se eficientee flexível por permitir o fornecimento dediferentes volumes de água, podendo seralternados de acordo com a necessidade decada Estado.”

www.integração.gov.br

a) Aponte dois argumentos favoráveis e dois argumentoscontrários com relação à obra de transposição das águasdo rio São Francisco.

b) Cite as conseqüências do resultado desse trabalho.

Questão 8A tabela abaixo indica dados demográficos de alguns bairrosdo Rio de Janeiro. Por esses dados, percebemos grandescontrastes sociais que ocorrem na cidade.

Bairros Mortali- Espe- Probabi- Taxa dedade até rança de lidade de fecundi-um ano vida ao sobrevi- dade totalde idade nascer vência até

40 anos

Acari, 41,76 63,93 86,94 2,97Parque ColúmbiaBotafogo, Urca 6,97 78,25 97,64 1,28Complexo do Alemão 38,75 64,79 87,80 2,97Copacabana 7,74 77,78 97,38 1,30Gávea 3,83 80,45 98,69 1,20Guaratiba,Barra de Guaratiba,Pedra de Guaratiba 32,68 66,66 89,57 3,18Jardim Guanabara 3,81 80,47 98,70 1,37Parada de Lucas 36,88 65,35 88,34 2,16

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000

Descreva um desses contrastes e explique suas origenssocioeconômicas:

Questão 9Inversão térmica pode esfriar São Paulo à tarde

“O dia amanheceu com sol e poucas nuvens. Naparte da tarde pode ocorrer o fenômeno chamadode inversão térmica, o que deve baixar a temperaturaem São Paulo.

A passagem de uma frente fria hoje pelo oceanodeverá favorecer também o aumento da umidade doar, mas, mesmo assim, não deverá ultrapassar 60%na Grande SP.”

Folha de S.Paulo em 19/07/2001

Explique o fenômeno da inversão térmica e a relaçãoexistente entre a industrialização e as mudanças climáticasobservadas no planeta nas últimas décadas.

Page 10: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

10 UFRRJ

Questão 10Chegou TV BRASIL

“É com imenso prazer e orgulho que comunicamoso lançamento da TV BRASIL, um Novo Conceito deTelevisão Brasileira nos Estados Unidos.A TVBrasil iniciará suas transmissões neste sábado, dia6 de maio às 20:30h, com cenas do premiado filme“A Fronteira”, que irá ao ar pela primeira vez natelevisão, com exclusividade pela TV Brasil, a partirdo dia 13 de maio de 2006, em quatro emocionantesepisódios semanais.Nesta etapa de lançamento, aTV Brasil estará atingindo cerca de meio milhãode residências no sul da Flórida, através da empresade cabo Comcast, sendo que sua programação serágratuita para assinantes da mesma.Seu intuito étrazer informação e lazer à comunidade brasileira,bem como divulgar a cultura brasileira para ascomunidades americanas, hispânicas e outras.”

Posted Saturday, May 6, 2006 in www.tiosam.com

O sítio indicado acima destina-se a brasileiros residentesnos Estados Unidos.

Apresente um argumento que explique esse movimentomigratório.

História

Questão 1Leia o texto abaixo:

“Durante o primeiro século da era colonial, Espanha ePortugal dominaram o novo mundo, pois a França e aInglaterra eram demasiado fracas e se achavamexcessivamente divididas por disputas intestinas, e nãopoderiam fazer mais do que enviar expedições exploratóriasque estabeleceram os seus direitos sobre as terras que elashaveriam de colonizar durante o século XVIII.”

(Jensen, Merrill “A Fase Colonial” in Woodward, C.Vann, EnsaiosComparativos sobre a História Americana. São Paulo: Cultrix, 1972: 30.)

O texto faz referência a disputas intestinas da Inglaterra queteriam retardado o seu empreendimento expansionista e oinício de seu processo de conquistas de colônias. A esterespeito, responda às questões a seguir.

a) Mencione pelo menos um processo político que podeser caracterizado como gerador de situações de criseinterna na Inglaterra.

b) A colonização por ingleses ao norte do continenteamericano gerou um tipo de sociedade colonialparticular que, em vários aspectos, se diferencia dasexperiências coloniais estabelecidas ao sul. Cite duascaracterísticas das chamadas “colônias de povoamento”que diferenciam estas das “colônias de exploração”.

Questão 2Leia o texto abaixo e responda ao que se pede

“[A Revolução Puritana entre 1640 e 1649 ea Revolução Gloriosa de 1688] fazem partede um mesmo processo revolucionário, oque nos leva a optar pela denominaçãoRevolução Inglesa e não RevoluçõesInglesas (...). Ampliamos o sentido históricoda Revolução Inglesa para inseri-la na ‘Eradas Revoluções Burguesas’, na medida emque antecipa a Revolução Americana e aprópria Revolução Francesa em 150 anos.(...) Por isso merece datar o início da Eradas Revoluções Burguesas, muito mais doque a própria Revolução Francesa.”

(Arruda, José Jobson de Andrade. A Revolução Inglesa. São Paulo:Brasiliense, 1985: 7-8.)

a) Identifique a mudança fundamental introduzida pelaRevolução Gloriosa na organização política naInglaterra.

b) De que forma pode ser caracterizado, em termosreligiosos, o período em que Oliver Cromwell governoua Inglaterra?

Questão 3Leia o texto abaixo e responda o que se pede.

“Na América colonial (...) apareceram juntasrevolucionárias em nome da autonomia (...). Estafoi somente a primeira etapa de uma ampla esangrenta luta que durou mais de uma década(...). Muitos americanos haviam percebido que oinjusto sistema podia ser transformadoeficazmente somente recorrendo à derrubadaviolenta das estruturas existentes e que amodernização defensiva somente fazia conservara essência de uma sociedade e uma economiatradicionais que já eram intoleráveis”.

(Stein, Barbara e Stein, Stanley. La Herencia Colonial en América Latina. MexicoDF.: Siglo Veintiuno, 1975: 110-111.)

a) Identifique o setor social que dirigiu o processo deemancipação das colônias espanholas na América Latina

b) Cite duas razões pelas quais se pode dizer que a políticaexterna de Napoleão Bonaparte desempenhou um papelchave no processo de emancipação das colônias hispano-americanas.

Page 11: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

11UFRRJ

Questão 4“Brasileiros! (...) Do dia 07 de abril de 1831 começou a nossaexistência nacional. (...) O maior obstáculo que a isso seopunha retira-se do meio de nós, sairá de um país ondedeixava o flagelo da guerra civil, em troca de um Trono quelhe demos. Tudo agora depende de nós mesmos, da nossaprudência, moderação e energia (...) e seremos apontadoscom admiração pelas nações mais cultas”.

(Proclamação em nome da Assembléia Geral dos povos do Brasil dando contados acontecimentos do dia 7 de abril de 1831, in João Armitage, História do

Brasil, Ed. De Ouro, RJ, 1965, pg. 383).

A partir do seu conhecimento sobre esta conturbada quadrada vida política brasileira:

a) Explique a vinculação, no texto, do 7 de abril àindependência brasileira, citando ainda qual era seu“maior obstáculo”.

b) Relacione a parte sublinhada do texto à situação políticabrasileira no Período Regencial.

Questão 5“Lei nº 581 de 04 de setembro de 1850. Estabelece medidaspara a repressão do tráfico de Africanos neste Império. (...)Art. 1 – As embarcações brasileiras encontradas em qualquerparte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas,ancoradouros ou mares territoriais do Brasil, tendo a seubordo escravos, cuja importação é proibida pela lei de setede novembro de mil oitocentos e trinta e um, ou havendo asdesembarcado, serão apreendidas pelas autoridades, oupelos navios de Guerra Brasileiros, e consideradasimportadoras de escravos.”

(Citada em Ivan Alves Filho, Brasil: 500 anos em Documentos,Ed. Mauad, 2ª ed., RJ, 1999, p.212).

A lei, cujo artigo 1º vem citado acima e que ficou conhecidacomo Eusébio de Queiroz, transitou no Parlamento desde1837, mas acabou sendo aprovada em poucos dias após suareapresentação em meados de 1850.

a) Explique a urgência na aprovação da Lei de 1850 naquelemomento da história brasileira.

b) Apresente a razão para o não cumprimento, até 1850, daLei de 07/11/1831 que aparece no artigo exposto acima.

Questão 6“Não julgava possível a República enquanto vivesse oImperador; e daí a minha surpresa. Se de mim tivessedependido a sua permanência como chefe da nação, afirmoque não teria sido deposto. A República teve contra si ohaver sido feita por um pronunciamento militar, representadopela quinta parte do Exército. A nação foi estranha a esseacontecimento, que aceitou como fato consumado.”

(Apud. CASTRO, Celso. Os militares e a República.Um estudo sobre cultura e ação política. Rio de Janeiro, Zahar, 1995.)

O texto acima é um trecho de uma carta do Visconde dePelotas ao Visconde de Ouro Preto, datada de 10 de setembrode 1890. Ela caracteriza a proclamação da República comoum pronunciamento de uma parcela do Exército – organizadaem torno de um grupo de jovens militares positivistas.

a) Explique a frase sublinhada, destacando umaparticularidade do modelo republicano implantado em1889 no Brasil.

b) Cite duas propostas do projeto republicano defendidopor essa parcela do Exército.

Questão 7“(...) A nossa luta armada deve ser, antes de tudo, uma luta demassas e sempre uma resposta a ataques da polícia e dosintegralistas. Tais lutas, no campo, poderão transformar-se emguerrilhas, em lutas permanentes de determinados grupos contrao feudalismo e a reação policial. Através das lutas parciais aANL ganhará o seu verdadeiro caráter de massas e vencerá ailegalidade porque manifestará nas ruas a sua força. (...)”.

(Carta de Luis Carlos Prestes a Roberto Sisson – setembro de 1935, em IvanAlves Filho, Brasil, 500 anos em Documentos, 2ª ed., Mauad, RJ, 1999, p.443).

O líder revolucionário procura, no texto citado, explicitar ocaráter da luta a ser levada no Brasil pelos que reivindicavama Aliança Nacional Libertadora (ANL), então tornada ilegalpelo governo Vargas.

a) Compare as palavras de Prestes com as açõesdesenvolvidas, em novembro daquele ano, pelomovimento eclodido em que ele aparecia com papeldirigente.

b) Aponte duas características da ANL que a colocaramem contradição com o governo Vargas.

Questão 8“No meu último encontro com o Presidente Vargas, quandoexigiam a minha presença (...) no Galeão para depor sobre ocrime da Toneleros (...) perguntei: ‘Presidente, nada sei sobreisso; estou por fora do assunto, o que devemos responder?’Ele disse tranqüilamente: ‘Diga a verdade. (...) Eu estou velhodemais para que eles pretendam me desmoralizar. A UDNestá preparando o seu banquete. Na hora em que elessentarem à mesa, eu puxo a toalha.’”

(Roberto Alves, Histórias de um Confidente in Folhetim nº 31,Folha de São Paulo, 21/08/1977).

O relato acima se deu entre o presidente da República GetúlioVargas e seu secretário particular no auge da grande crisedo governo em agosto de 1954.

a) Explique as palavras de Vargas sublinhadas no texto.b) Cite uma ação do governo Vargas (1951/1954) que

tenha sofrido forte oposição da UDN e de setoresconservadores.

Page 12: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

12 UFRRJ

Questão 9“Uma sombra desceu sobre o cenário até há pouco iluminadopelas vitórias aliadas. Ninguém sabe o que a Rússia soviéticae sua organização internacional comunista pretendem fazerno futuro imediato. (...) uma cortina de ferro desceu sobre ocontinente. (...) Esta não é certamente a Europa libertadaque lutamos para construir. Também não é uma que contenhaos ingredientes da paz permanente.”.

(Winston Churchill, discurso pronunciado em Fulton, EUA, em 05/03/1946) –realizado quando de seu périplo ao interior dos EUA, juntamente com o

presidente norte-americano H. Truman.)

Este discurso do ex-primeiro ministro inglês é consideradocomo o ponto de partida para a chamada Guerra Fria.

a) Explique um dos propósitos dos líderes políticos acimacitados na deflagração da Guerra Fria.

b) Relacione a explosão das armas nucleares pelos norte-americanos no Japão, em agosto de 1945, e o surgimentoda Guerra Fria.

Questão 10“A Perestroika, naturalmente, foi em grande parteincentivada por nossa insatisfação com o rumo que as coisasestavam tomando em nosso país nos últimos anos. Mas foimuito mais inspirada pela consciência de que o potencial dosocialismo não tinha sido utilizado totalmente.”

(Gorbachev, Mikhail. Perestroika: Novas idéias para o meu país e o mundo.São Paulo: Best Seller, 1987: 9.)

a) Explique o que foi a Perestroika.b) Identifique a política que acompanhou a Perestroika e

que visava uma liberalização maior no controle sobreos meios de comunicação e sobre a cultura.

Matemática

Questão 1João, Maria e Pedro compraram doces. João comprou 1bombom e 3 caramelos gastando R$3,00. Maria comprou 2bombons e 8 caramelos gastando R$7,00.

Se Pedro comprou um bombom e um caramelo, quanto elegastou?

Questão 2A intensidade M de um terremoto medida na escala Richter éum número que varia de M = 0 até M = 8,9 para o maiorterremoto conhecido. M é dado pela fórmula empírica(baseada apenas na experiência)

,EElog

32M

010

sendo E a energia liberada no terremoto em quilowatt-hora (Kwh ) e E0 = 7x10-3 kwh.Sabe-se que uma cidade utiliza cerca de 2x105 kwh de energiaelétrica por dia.

Se a energia liberada por um terremoto pudesse ser, de algumaforma, transformada em energia elétrica, quantos dias defornecimento de energia elétrica seriam produzidos paraessa cidade por um terremoto de intensidade M = 6?

Questão 3Trinta e seis (36) alunos de uma determinada escola prestaramexames vestibulares em duas universidades (A e B). Sendoque, desse grupo de alunos, todos os aprovados nauniversidade A também foram aprovados na universidade Be o número de aprovados na universidade B foi o triplo donúmero de aprovados na A.

Se foram aprovados, em alguma universidade, menos dametade e mais de um terço desses alunos, quantos não foramaprovados em nenhuma das duas universidades?

Questão 4Determine o conjunto verdade do sistema:

Questão 5Resolva a equação:

Questão 6Sabendo que a unidade imaginária i ∈ C ( C completo e i =é raiz do polinômio p(x) = x4 + x3 + kx2 + x 2,determine:

a) o valor de k ;b) o conjunto solução S da equação p(x) = 0.

Questão 7A circunferência de equação (x – 3)2 + (y – 2)2 = 25, interceptao eixo das ordenadas (y) nos pontos A e B.

Determine a distância entre esses pontos.

02 0372

2

2

xxxx

)1

1)x1(x)x1(x)x1(x)x1(xx 10022322222222

Page 13: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

13UFRRJ

Questão 8Na figura dada a seguir, o triângulo ABC é isósceles, comAB = AC.

Qual é a área do triângulo ABC?

Questão 9Seja ABC um triângulo isósceles, cujos lados iguais medemk e cujo ângulo entre esses lados mede a. Calcular a área dotriângulo ABC em função de k e a. De um ponto do planosaem n (n > 2) segmentos de reta, todas de comprimento k,formando ângulos iguais entre si. Os extremos finais dessessegmentos são ligados por segmentos de reta, formando umpolígono regular. Use o item anterior para calcular a áreadesse polígono em função de k e n.

Questão 10“A tempestade de grande intensidade na noite de 21 de abril,com raios e trovões, além de fortes ventos, deixou um rastrode destruição e causou uma série de transtornos durantetodo o dia de ontem, principalmente nas zonas Norte e Oestedo Rio.... Cerca de 250.000 consumidores da Light ficaram sem luzsó no Rio, cinco mil dos quais só tiveram o fornecimento deenergia restabelecido na noite seguinte.Segundo a meteorologista Patrícia Diehl Madeira doClimatempo, em cerca de uma hora e meia choveu em bairrosda zona norte o equivalente a 15 dias.”Revista O Globo, 23 de abril de 2005

a) Qual o percentual de consumidores da Light, dentre osque ficaram sem luz no Rio, que tiveram o fornecimentode energia restabelecido antes da noite de 22 de abril?

b) Em abril, a média de chuva acumulada durante todo omês costuma ser de 140 milímetros. Considere que achuva incidiu com mesma intensidade em toda a cidade,suponha que nesse dia a chuva foi apenas a datempestade e que não houve outra nesse mês. Qual foia quantidade de chuva, em milímetros, em abril de 2005?

Química

Questão 1Os óleos essenciais de origem vegetal apresentamcomposição química variada, tendo como principaisconstituintes substâncias voláteis, pertencentes à classedos monoterpenos. O citronelal é um exemplo demonoterpeno presente nestes óleos vegetais. Este compostopossui comprovada atividade repelente contra o mosquitoda dengue.

a) Indique o(s) carbono(s) assimétrico(s) presente(s) naestrutura do citronelal.

b) Dê a estrutura do produto formado na reação de adiçãode Br2 ao citronelal (tratamento com solução de Br2 emCCl4).

Questão 2A diciclomina é um fármaco que possui atividadeantiespasmódica, sendo útil no tratamento de cólicas. Dadaa estrutura da diciclomina, responda:

a) Entre os grupos funcionais presentes, qual apresentamaior caráter básico?

b) Quando a diciclomina é tratada com solução aquosa dehidróxido de sódio (condição em que ocorre a hidrólisebásica da função éster) formam-se dois produtos. Dêsuas estruturas.

B(0,18)

A(0,8)

C(x,0)0

CITRONELAL

H

O

O

ON..

DICICLOMINA

Page 14: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

14 UFRRJ

Questão 3O mel é um alimento de origem natural, produzidoprincipalmente por abelhas da espécie Apis mellifera. O melé basicamente composto de açúcares, além de outroscomponentes minoritários, que vão variar de acordo com asfloradas disponíveis às abelhas. Uma classe importante decompostos encontrados nos méis de diversas origens sãoos chamados compostos fenólicos, dentre os quais destacam-se os derivados dos ácidos benzóico e cinâmico, além deflavonóides.

Dada a estrutura do ácido para-hidroxicinâmico, desenheos dois isômeros geométricos possíveis para este composto.Identifique o isômero cis e o trans.

Questão 4O ácido acetilsalicílico (AAS) é um fármaco com açãoanalgésica, antipirética, antiinflamatória, que também possuiaplicação na prevenção de problemas cardiovasculares. Asíntese do AAS se dá através da acetilação do ácido salicílicoutilizando o ácido sulfúrico como catalisador, como mostra areação abaixo:

Supondo que 27,6g de ácido salicílico sejam completamenteconsumidos pelo anidrido acético e que o rendimento dareação seja de 80%, calcule a massa (em gramas) de AASproduzida na reação.

Questão 5A tabela abaixo mostra os valores das constantes do produtode solubilidade (Kps) de dois diferentes compostos:

Composto KpsIodeto de prata (AgI) 1 x 10-16

Tiocianato de prata (AgSCN) 1 x 10−12

a) Escreva a expressão do Kps para os dois compostos.b) Calcule a solubilidade em mol L-1 dos dois compostos.

Questão 6O benzeno (C6H6) reage com o oxigênio (O2) para produzirdióxido de carbono (CO2) como mostra a reação a seguir:

C6H6(l) + 15/2O2(g) 6CO2(g) + 3H2O(l)

Calcule a entalpia de combustão desta reação.

Dados: 6C(grafite) + 3H2(g) → C6H6(l) ΔH = +49 KJC(grafite) + O2(g) → CO2(g) ΔH = -393,5 KJH2(g) + 1/2 O2(g) → H2O(l) ΔH = -286 KJ

Questão 7O quadro a seguir apresenta as propriedades de algumassubstâncias decorrentes do tipo de ligações químicas que aformam, sejam elas entre os átomos ou entre moléculas.

Substância Ponto de Ponto de Solubi-Fusão ebulição lidade(ºC) (ºC) em água

Sólidos fundidos Soluçãoaquosa

NaCl 801 1430 Solúvel Não Sim SimNH3 -78 -33 Solúvel a Não Não Sim a

CH4 -183 -162 Insolúvel Não Não -HCl -115 -85 Solúvel a Não Não Sim a

Fe 1535 3000 Insolúvel Sim Sim -H2O 0 100 - Não Não Não

a Substância ionizável em água

a) Determine as substâncias formadas por ligações covalentes.b) Explique, com base nas interações intermoleculares,

por que as substâncias NH3, CH4 e H2O apresentam pontode fusão e ebulição tão diferentes.

Questão 8O tecnécio-99m ( ) é um radionuclídeo utilizado nodiagnóstico de patologias e disfunções dos Seres Vivos.Este radionuclídeo é produto do decaimento radioativo demolibdênio 99. O possui tempo de meia vida de 66horas e sua desintegração até segue a equação abaixo:

a) Se considerarmos que todo o molibdênio desintegre poremissão originando o , quanto restará de após 66 horas, se a massa inicial do isótopoera de 200mg?

b) Um outro radionuclídeo, emissor de radiação gama ( ),tal como o , é o gálio-67. Represente a equaçãode emissão de radiação , seguida de emissão edetermine o novo elemento formado.

HO CH CH CO2H

Ácido para-hidroxicinâmico

OHCO2H

+H3C

O

OH3C

OO

CO2H

O

CH3H2SO4 (catalítico)+ CH3CO2H

Ácido salicílico (C7H6O3) Anidrido acético

(C4H6O3)

AAS(C9H8O4)

Ácido acético

Condutividade elétrica em água

Tcm99

Mo99

Ru9944

01

01

RuTcTcMo m 9944

9943

9943

9942

Tcm9943

Mo9942

Tcm9943

Page 15: UFRJ 2006.pdf

VESTIBULAR 2006 20 DIA

15UFRRJ

Questão 9Indicadores ácido-base são substâncias que mudam de corem diferentes valores de pH (viragem). Um dos exemplos é oazul de bromotimol que apresenta cor amarela em pH menorque 6,0 e cor azul em pH maior que 7,6. Considerando-seestas informações, responda:

a) Se uma solução 0,001M de NaOH for adicionado oindicador de azul de bromotimol, que cor a soluçãoapresentará? Justifique sua resposta com cálculos.

b) Se adicionarmos HCl a esta solução de modo que a[H3O

+] aumente 106 vezes, qual será a cor da solução?Justifique com cálculos.

Questão 10Fornecida a posição na tabela periódica de cinco elementosX, Y, Z, V e T.

Elemento Grupo PeríodoX 17 2Y 18 2Z 1 6V 1 3T 18 4

a) Identifique cada um dos elementos e indique qual delespossui o primeiro potencial de ionização mais alto.(Primeiro potencial de ionização: energia mínimanecessária para se arrancar um elétron de um átomoque se encontra no estado fundamental e gasoso).

b) Uma vez identificados os elementos, represente assubstâncias possíveis de serem formadas através daligação entre eles, bem como o(s) tipo(s) de ligaçõesenvolvidas.

Page 16: UFRJ 2006.pdf