UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE...

24
UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica PROFESSOR: Luciano Fontes ALUNO: Weslley Maciel Bento de Amorim Matrícula: 200420550 (1º Apresentação) Natal, 06 de Junho de 2008 INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA (Aplicação em Chocadeiras)

Transcript of UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE...

Page 1: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTECT - CENTRO DE TECNOLOGIADEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICADISCIPLINA: Instrumentação EletrônicaPROFESSOR: Luciano Fontes

ALUNO: Weslley Maciel Bento de AmorimMatrícula: 200420550

(1º Apresentação)

Natal, 06 de Junho de 2008

INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA(Aplicação em Chocadeiras)

Page 2: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA

Introdução

Existem muitas aplicações para um Interruptor controlado por temperatura. Que vai desde controle de temperatura de ambientes pequenos como um gabinete de PC ou Chocadeira de Ovos fecundados até ambientes maiores como freezeres e salas de frigoríficos. A temperatura de uma chocadeira de ovos pode aumentar significativamente, alterando os padrões necessários à um bom resultado em número e qualidade de aves nascidas. Assim tal interruptor pode desligar o sistema de aquecimento do ambiente interno da chocadeira. Da mesma forma o mesmo circuito faz o religamento do sistema de aquecimento. Devido a precisão do sensor, gera-se um range de temperatura de comutação perfeito para o manejo de ovos.

Page 3: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA

Como medir a Temperatura?

Há várias maneira se medir a temperatura de um local ou objeto. Uma muito simples consiste em utilizar um sensor eletrônico como o integrado LM35 da National Semiconductors.

A precisão desse sensor é de 0,5 ºC à uma temperatura de funcionamento de 25 ºC, uma precisão difícil de superar pois esta é quase linear até 50 ºC aproximadamente.

O sinal gerado por esse sensor é de 10mV/ºC, observando como temperatura mínima medida 0 ºC. Assim, por exemplo, à 25ºC a tensão de saída é de 0,25V.

Page 4: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA

Como comparar as Temperaturas?

O circuito utiliza o amplificador operacional TLC271 como comparador. Compara a tensão de saída do sensor de temperatura (ligada ao pino 2, Inversora) com uma tensão de referência (ligada ao pino 3, não Inversora). Quando a tensão do sensor ultrapassa a tensão de referência ajustável através de um potenciômetro (que representa a temperatura desejável de comutação) a saída do comparador passa de um nível de tensão igual a tensão de alimentação para o nível zéro. Essa por sua vez liga e desliga um transistor que serve de interruptor de modo que a saída possa absorver mais corrente e assim controlar um relé. Este pode estar associado em paralelo a um LED emissor de luz.

Page 5: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA

Funcionamento do Circuito Interruptor

Page 6: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA

Ajustes Necessários

Os resistores R1 e R2 são responsáveis pela escala de “temperatura” a ser ajustada finamente pelo potenciômetro P1.

Para evitar instabilidade na zona de decisão é implementada uma certa histerese através da resistência R4 de modo que a temperatura tenha que continuar a subir, ou descer, cerca de 0,5ºC antes do circuito comutar.

Page 7: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA

Alimentação dos componentes

O LM35 está disponível em vária versões, todas funcionam numa faixa de temperatura de pelo me.os 0ºC a 100ºC. A resposta do sensor é de aproximadamente 3 minutos até atingir 100% do valor de temperatura final medido, num ambiente em repouso, o que é totalmente aceitável para a aplicação em chocadeiras.

O AMPOP tem desvio temporal muito pequeno o que consome muito pouca corrente, assim como o sensor. Num total são consumidos aproximados 80μA podendo, portanto ser alimentado por uma bateria de 6V, 9V, ou 12V.

•TLC271 = 3V a 16V

•LM35 = 4V a 30V

Page 8: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA

Modelo básico de Chocadeira caseira em Isopor

Page 9: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA

Modelo Comercial de Chocadeira

Page 10: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INTERRUPTOR CONTROLADO POR TEMPERATURA

Conclusão

Espero que com esta breve explanação tenha ficado claro o funcionamento do interruptor controlado por temperatura e a intenção de utilizá-lo com sucesso em chocadeiras de ovos fecundados.

É bastante simples entender e implementar o circuito de um interruptor por temperatura, no entanto testa-lo com rigor necessário requer a própria construção da chocadeira, o que é barato porém demanda-se bastante tempo e certa habilidade. Na próxima apresentação mostrarei o que já existe hoje em termos de sensores e termostatos digitais mais utilizados para esta aplicação.

Page 11: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTECT - CENTRO DE TECNOLOGIADEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICADISCIPLINA: Instrumentação EletrônicaPROFESSOR: Luciano Fontes

ALUNO: Weslley Maciel Bento de AmorimMatrícula: 200420550

(2º Apresentação)

Natal, 13 de Junho de 2008

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

Page 12: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

Termistores são controladores de modo térmico resistores sensíveis cuja função principal é exibir uma mudança grande, previsível e precisa em resistência elétrica quando um equipamento ou produto sofrer uma mudança na temperatura de corpo. Os termistores são capazes de operar em temperatura abaixo de -100 ° a mais de +600 ° Fahrenheit. Por causa das características muito previsíveis deles e a excelente termo estabilidade longa deles, os termistores são os mais recomendados para medida de temperatura e controle de qualquer equipamento. Podem ser do tipo NTC ou PTC.

Termistores

Page 13: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

Negative Temperature Coefficient : Sensor de Coeficiente Negativo de Temperatura (NTC). Exibem uma diminuição em resistência elétrica quando submetido a um aumento em temperatura do equipamento. O processo de fabricação dos NTCs é semelhante ao de fabricação das cerâmicas. Depois de uma mistura intensiva e do acréscimo de um agregante plástico, a massa é moldada na forma desejada, ou extrusão para obter tarugos ou por pressão para obter discos e aquecida a uma temperatura suficientemente alta, para sinterizar os óxidos constituintes.

Sensor NTC

Page 14: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

•O modelo TLZ10 é um controlador eletrônico de temperatura digital microprocessado.

•O TLZ10 dispõe de 1 entrada para sonda NTC ou PTC, além de vários outros atributos de Display.

Controlador eletrônico Microprocessado

Page 15: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

Caso Prático

Page 16: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

INSTALAÇÃO- Controlador Eletrônico Microprocessado

Page 17: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

1. Usada para acessar os parâmetros de funcionamento.

2. Decrescimento dos valores de parâmetros programados.

3. Incremento dos valores de parâmetros programados.

4. Ativação ou desativação do modo stand-by instrumento.

5. Led SET- piscando indica stand-by ou modo de programação.

6. Indica normalmente temperatura de processo.

7. Led OUT- Indica o estado de saída – Ligada (acesa) ou desligada (apagado)

VISOR FRONTAL - Controlador Eletrônico Microprocessado

Page 18: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

• Programação do Set-Point.

• Proteção da programação mediante uso de SENHA.

• Programação dos Parâmetros.

PROGRAMAÇÃO - Controlador Eletrônico Microprocessado

Page 19: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

MAPA DE CONFIGURAÇÃO - Control. Elet. Microprocessado

Page 20: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

• Parâmetro SPLL – Limite inferior do SET POINT

• Parâmetro SPHL – Limite superior do SET POINT

• Parâmetro SENS– Tipo de Sonda

• Parâmetro OFS – Offset da sonda do ambiente

• Parâmetro UNIT – Unidade de medida de temperatura

• Parâmetro HSET– Diferencial do controle

• Parâmetro PASS – Senha de acesso a programação

• Parâmetro SP – Set-Point de Processo

CONFIGURAÇÃO – Controlador Eletrônico Microprocessado

Page 21: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

DIAG. ELÉTRICO - Controlador Eletrônico Microprocessado

Diagrama elétrico Vista Superior

Page 22: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

DADOS TÉCNICOS - Controlador Eletrônico Microprocessado

Page 23: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA

DADOS TÉCNICOS - Controlador Eletrônico Microprocessado

Page 24: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CT - CENTRO DE TECNOLOGIA DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: Instrumentação Eletrônica.

Conclusão

Espero que com esta breve explanação tenha ficado claro o funcionamento do controlado eletrônico microprocessado e a forma de como é utilizado com sucesso em chocadeiras de ovos fecundados. A instalação na estrutura da incubadora é bastante simples, sendo necessário apenas um prévio ajuste de parâmetros. Assim espero que todos tenhas aproveitado bastante a apresentação e que se possa implementar o mesmo, havendo mais trabalhos com base no projeto do interruptor controlado por temperatura.

INCUBADORA DE OVOS COM CONTROLE DIGITAL DE TEMPERATURA