Ultra fARMA

16
12 de Outubro a 25 de Outubro de 2009 | ANO 3 | no. 58 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | VENDA PROIBIDA Fale com a gente: [email protected] www.jornalsaudeultrafarma.com.br Fotos: Luiz Ribeiro, Ultrafarma E ainda: Dra. Silvia Ligabue fala sobre Educação Infantil. Pág.3 DicaFamília: Que tal um divertido piquenique? Pág.15 Dr. Sidney Federmann Autor do livro “Prevenção de Doenças Crônicas – O Melhor Investimento ”orienta como a alimentação pode trazer mais saúde à sua vida. Pág. 9 Padre Juarez e sua nova coluna no JSU: Viver a Vida Vale a Pena. Pág.2

Transcript of Ultra fARMA

Page 1: Ultra fARMA

12 de Outubro a 25 de Outubro de 2009 | ANO 3 | no. 58 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | VENDA PROIBIDA

Fale com a gente: [email protected] www.jornalsaudeultrafarma.com.br

Foto

s: L

uiz

Rib

eiro

, Ult

rafa

rma

E ainda:Dra. Silvia Ligabue fala sobre Educação Infantil. Pág.3DicaFamília: Que tal um divertido piquenique? Pág.15

Dr. Sidney Federmann

Autor do livro “Prevenção de Doenças Crônicas – O Melhor Investimento ”orienta como a alimentação pode trazer mais saúde à sua vida. Pág. 9

Padre Juarez e sua nova coluna no JSU: Viver a Vida Vale a Pena. Pág.2

Page 2: Ultra fARMA

12 de Outubro a 25 de Outubro de 20092

Presidente: Sidney OliveiraEditora: Elaine Roncoleta | [email protected]: Elias Lubaque | [email protected]ógrafo: Luiz RibeiroProjeto Gráfico: Antares Comunicação Total | [email protected]ão: Plural Ind. Gráfica Tiragem: 100.000 exemplaresDistribuição Gratuita

ContatoJornal Saúde Ultrafarma Rua Dr. Isaías Salomão, 123CEP 04055-050 - São Paulo / SPTel: (11) 3297-9645e-mail: [email protected] www.jornalsaudeultrafarma.com.br

leitorex

pedi

ente

O Jornal Saúde Ultrafarma é uma publicação quinzenal e gratuita das Lojas Ultrafarma.

Quando a Ultrafarma foi idealizada, há dez anos, assumi um compromisso de fidelidade com os clientes de proporcionar o melhor em atendimento

com uma economia de até 90% em compras de medicamentos. O tempo foi passando e nossa empresa começou a liderar, inovando em oferecer serviços e ações direcionadas à saúde e qualidade de vida.

No momento quero destacar a participação do Dr. Sidney Federmann, médico conceituado e comprometido em orientar a sociedade a respeito de como, mudanças simples na alimentação e no estilo de vida, podem prevenir e controlar doenças fatais.

Quero parabenizar meus amigos queridos que todos os domingos pela manhã estão “aí....na sua casa”. O Bispo Dom Fernando Figueiredo, Pe. Juarez e Pe. Alberto Gambarini, que estão difundindo, de maneira exemplar, a evangelização cristã. O Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá e sua equipe de orientação, somando, agora, a presença do Dr. Marcelo Mingrone, que prestam um serviço inestimável ao esclarecer dúvidas sobre os Direitos dos Idosos, em especial, sobre Aposentadoria.

Com orgulho posso dizer que tenho muita sorte em poder participar de tantos eventos que colaboram para melhorar a vida de pessoas que, como eu, são batalhadoras e não desistem de seus ideais e de ver no semelhante uma oportunidade de novas realizações.

Um grande abraço

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis.

PADREJUAREZ DE CASTRO

No rio Paraíba, lá pelos anos de 1717, alguns pes-cadores, tentando encon-trar peixes, recolheram

uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A imagem não estava inteira, ela estava quebrada. Prova-velmente alguém havia quebrado essa pequenina imagem e lançado naquele rio. Até aí tudo bem. Nada de extraordinário. O fato seguinte é que chamou a atenção dos pescado-res. Ao lançarem novamente as re-des eles pescaram, não peixes, mas a outra parte da imagem. Isto é o mi-lagre. Como um rio enorme e cauda-loso como o Paraíba pode fornecer, em duas vezes consecutivas, corpo e cabeça daquela imagenzinha? Sur-presos e felizes os pescadores per-ceberam que o corpo se encaixara perfeitamente à cabeça. Cuidadosa-mente eles colaram aquela imagem e a levaram consigo.

Conhecemos bem essa história de Nossa Senhora Aparecida, que recebeu este nome por ter “apareci-do” nas águas daquele rio. Sabemos também que, depois de ter apareci-do, os pescadores conseguiram pe-gar muitos peixes, tal qual na pesca milagrosa do Evangelho. Sabemos também que, depois, aquela ima-genzinha foi responsável por vários milagres acontecidos ali.

Duzentos anos depois, precisa-mente no ano de 1978, a imagem de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado que a reduziu a quase 200 pedaços. Mais uma vez esta imagem tinha se quebrado, agora não mais em duas partes, mas em duzentos fragmentos. Naquela ocasião, os pescadores a reconstituíram. Desta vez, especialistas e técnicos junta-ram os duzentos pedaços.

O que a Mãe do Céu quer dizer com isso? Você já se perguntou por

que Maria foi encontrada quebrada e depois é esfacelada e posteriormente reconstituída?

Maria nos dá o sinal da reconsti-tuição e da reconciliação. É o grito da Mãe de Deus para os seus filhos que se encontram quebrados pelo pecado, esfacelados pela dor, desu-nidos pelo ódio, machucados pelos sofrimentos do dia a dia, fragmenta-dos pela falta de perdão.

Não fomos feitos para ficarmos quebrados. Fomos feitos para ser vasos íntegros diante do Senhor. É verdade que, às vezes, em nossa caminhada, nos quebramos, pois somos frágeis. Mas é quando nos entregarmos nas mãos de Deus – o grande oleiro – que seremos “con-sertados” e refeitos no seu grande amor de Pai. Se o ódio nos esfacela como esfacelou aquela imagenzinha de Aparecida, o amor nos repara e nos refaz para a vida.

Sempre que olho para a imagem de Nossa Senhora Aparecida pareço ouvir dela que posso ser reconstruí-do a partir do amor de Deus. Duas vezes quebrada e duas vezes recons-tituída aquela imagem.

E eu? Quantas vezes quebrado e quantas vezes reconstruído no amor do Pai?

Hoje, se você se sentir quebrado e esfacelado, olhe bem para a ima-gem da Mãe Aparecida, lembre-se de que ela foi reduzida a duzentos cacos e que o amor a reconstituiu. Olhe para você e se deixe tocar pelo amor misericordioso do Senhor para lhe curar, refazer e reconstruir. Dei-xe que ele cuide de você e cure suas feridas e junte seus cacos e lhe faça nova criatura.

Mãe Aparecida, ensina-nos a en-tregar a nossa vida nas mãos do Pai para que ele nos refaça no seu amor.

RECONSTRUÍDOS NO AMOR

Programa Viver a Vida Vale a Pena Todos os Domingos, às 6h30 da manhã, pela Rede TV!www.padrejuarez.com.br

Presidente da Ultrafarma

Page 3: Ultra fARMA

312 de Outubro a 25 de Outubro de 2009aconteceacontece

Jornal Saúde Ultrafarma - Brin-cadeiras como: pular corda, brin-car de boneca e esconde-esconde foram substituídas pelo computa-dor, pela internet. Essas mudan-ças podem acelerar o período da infância. Serão adultos antes da hora?

Dra. Silvia Ligabue - Sim. E não é uma ou duas crianças e sim toda uma geração. E tudo o que está à sua volta, inclusive a utilização do computador, acaba influenciando neste processo de mudança, para que as mesmas cresçam mais pre-cocemente.

JSU - As crianças conseguiram assimilar as mudanças familiares como: novos casamentos dos pais, novos irmãos que se agregam, pe-ríodos alternados com cada um dos pais?

Dra. Silvia Ligabue - Embora estas mudanças familiares causem em um primeiro momento frustra-ções, causam alívio, também, por serem consequências, muitas vezes,

de momentos bastante desgastantes para a criança.

A nova forma de viver em famí-lia é uma conquista de homens e mulheres que não querem mais se sentir obrigados a conviver “para sempre“ sem se amarem. Por isto hoje é comum as crianças terem duas casas, duas mães, dois pais, irmãos por parte de mãe e pai, oito avós, agregados.

E ainda, desde que a criança tenha tido o apoio emocional para convi-ver com tantos hábitos, costumes e situações adversas, conseguiram, sim, assimilar estas mudanças.

JSU - Quais os valores morais que devem sempre ser reforçados pelos pais?

Dra. Silvia Ligabue - Os valores morais são fornecidos desde cedo no processo de sociabilização da criança. Uma infinidade de con-venções do que é certo e do que é errado. São eles: a honestidade, justiça, generosidade, responsabili-dade seus atos, etc...

Acredito que, além de transmi-tir e reforçar sempre estes valores, devemos ser coerentes em nossas atitudes frente à vida, agir de acor-do com o que falamos. E ajudar, assim, nossas crianças a formar sua personalidade dando espaço para que elas possam expressar sua in-dividualidade com liberdade, sendo sempre respeitadas e amadas. Para que possam se relacionar adequa-damente, cumprindo regras de for-ma assertiva, na convivência com outro ser humano.

JSU - Fala-se muito em qualidade de vida. Como dar às nossas crian-ças mais qualidade de vida?

Dra. Silvia Ligabue - Embora nas últimas décadas muito se tem estudado sobre a qualidade de vida, pouco se tem ainda pesquisado sobre a ótica infantil. A definição de Saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde, é o completo bem-estar físico e mental e não a ausência de doenças. Promover a saúde leva a uma boa qualidade

de vida. Então, orientá-las sobre a importância de um bom sono, saú-de bucal, alimentação saudável, atividade física e estimular o brin-car, são hábitos essenciais para a criança ter uma melhor qualidade de vida.

Silvia Ligabue - Psicóloga Clínica Consultora em Programas de Qualidade de Vida no Trabalho - Fone: 11 -2865-4845http://bemestarequalidadedevida.blogspot.comhttp://programaantitabagismo.blogspot.comwww.grupopsicon.com.br

Educação InfantilOrientação para escolhas equilibradas

A fase infantil requer cuidados e atenção especial dos adultos, principalmente, quando se trata de dar amor e transmitir valores. No mês das Crianças, a dra. Silvia Ligabue, psicóloga clínica, orienta que para formar adultos saudáveis devemos ‘ajudar nossas crianças a formar sua personalidade dando espaço para que possa expressar sua individualidade com liberdade’, e complementa que ‘promover a saúde leva a uma boa qualidade de vida’.

Foto

s: L

uiz

Rib

eiro

, Ult

rafa

rma

Page 4: Ultra fARMA

12 de Outubro a 25 de Outubro de 20094

*ESPECIAL PARA A TERCEIRA-IDADEALFABETIZAÇÃO PARA ADULTOS - de Segunda a Quinta-feira, das 12h às 14h. Parceria da Ultrafarma com o ITD (Instituto Tecnológico Diocesano).DINÂMICA DE GRUPO. Profª Neusa Cocchieri - Terça-feira, às 10h30ARTESANATO. Profª Marli Luzinete - Sexta-feira, às 10h30CORAL - Toda Sexta-feira, às 14h.

PALESTRAS - Temas VariadosToda terça-feira, às 15:00

Videokê - Quinta-feira, das 15h às 16h.

Traga seus amigos e venha se divertir!TARDE MUSICAL – Sexta-feira, a partir das 15h30Sempre com um ritmo diferente.

PALESTRAS - Sobre Diabetes Toda quarta-feira, às 15:00

Cu

rso

s

Ati

vid

ad

es

Ma

ssa

ge

m

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e, aos sábados, das 9h às 13h.

(Não é necessário fazer agendamento)

Pa

lest

ras

Confira e Participe! Rua Dr. Isaías Salomão, nº 100 - Próximo às Lojas UltraFarma, no Metrô Saúde. e-mail: [email protected]: (11) 5591-1460 R. 6125Agenda Necessário Inscrição -

socialProgramação Gratuita

Segunda-feira: Alongamento Terça-feira: Dança de Salão Quarta-feira: Alongamento Quinta-feira: Dança Circular Sexta-feira: Yoga

Saúde pela ManhãA partir das 8h30 VENHA PARTICIPAR DAS

ATIVIDADES. VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL!

Saú

de

Foto

s: L

uiz

Rib

eiro

, Ult

rafa

rma

Page 5: Ultra fARMA

512 de Outubro a 25 de Outubro de 2009

Page 6: Ultra fARMA

12 de Outubro a 25 de Outubro de 20096

Doenças de pele: não ao preconceito!

POR DR. GILBERTONATALINI

Gilberto Natalini é médico e vereador (PSDB) em São [email protected]. (11) 3396-4405

Hoje voltamos a falar das doenças de pele, com foco especial naquelas que, de certa maneira, se

tornam alvo de preconceito. Isso por-que acabam interferindo no aspecto da pele, por meio de manchas ou de seu próprio histórico de exclusão (como o caso da lepra, que aparece na Bíblia). O único meio de desfazer o preconceito é pela informação – e é isso que buscamos transmitir nesta coluna.

Começamos pela psoríase. É uma doença não-contagiosa, de causa desconhecida. Provoca lesões avermelhadas e descamativas, em regiões como joelhos, cotovelos, couro cabeludo e dorso. O paciente de psoríase pode viver perfeitamente, mas o grande problema é o preconceito,

já que se trata de uma doença pouco conhecida pela população, apesar de frequente. Frente a essa realidade, organizamos em São Paulo, desde 2003, com o médico Cid Sabbag, o Encontro de Psoríase, para debater a doença com portadores, familiares e especialistas. A edição deste ano, em 26 de setembro, reuniu duas mil pessoas.

Também queremos abordar outra doença de pele: o vitiligo. Também por causa desconhecida, as células de pigmentação da pele são destru-ídas, surgindo, no local, manchas brancas. Afeta, principalmente, mãos, pés, punhos, cotovelos, jo-elhos, rosto e região genital. Cada organismo reage de forma diferente à doença , de modo que algumas po-dem apresentar reversão do quadro.

O tratamento vai de medicamentos locais e por comprimidos, até a indi-cação de técnicas cirúrgicas, radia-ção ultravioleta ou laser (aplicáveis também no tratamento da psoríase). Sabe-se que o fator emocional fa-vorece bastante o aparecimento das manchas de vitiligo.

É sempre importante lembrarmos que o envelhecimento da pele é na-tural. Por ser um órgão externo e de grandes proporções, esse processo se torna visível e, muitas vezes, es-teticamente incômodo. Quem nun-ca se incomodou com aquela ruga, aquela marca de expressão, aquele “pé-de-galinha’?

Mas alguns fatores podem ace-lerar o envelhecimento, bem como algumas técnicas cirúrgicas podem revertê-lo. Se quiser prolongar a

saúde e vitalidade da sua pele, esteja atento: sol, bronzeamento artificial, cigarro e álcool devem ser contro-lados.

Tome os devidos cuidados, mui-tos dos quais apresentados nesta e em colunas passadas. Mas nunca se esqueça de que envelhecer é natu-ral e todos nós passaremos por isso. Não há nada de errado ou feio nisso. Cabe a nós aceitar e saber conviver com esses sinais do tempo, buscan-do sempre um estilo de vida saudá-vel e equilibrado.

Page 7: Ultra fARMA

712 de Outubro a 25 de Outubro de 2009

Page 8: Ultra fARMA

12 de Outubro a 25 de Outubro de 20098

"A alimentação é um dos fatores mais importantes para prevenção de doenças". A afirmação é do Dr. Sidney Federmann, formado há 35 anos pela Faculdade de Medicina Federal do Paraná, que dedica boa parte de seu tempo a estudos sobre como a nutrição preventiva ou terapêutica pode proporcionar mais qualidade de vida e com mais saúde.

Alimentos integrais: mais saúde à sua vida!

especialOrientação do Dr. Sidney Federmann

Doenças como câncer, enfarte do miocárdio, trombose cerebral, hipertensão arterial, diabetes, os-teoporose, entre outras, podem ter seus efeitos tóxicos diminuídos, incrementando, ainda, as chances de recuperação em períodos mais curtos, e posterior prevenção de recaídas.

Em seu livro “Prevenção de Do-enças Crônicas – O Melhor Inves-timento”, com informações obtidas através de milhares de pesquisas internacionais, analisadas e divul-gadas com o aval de órgãos como a OMS – Organização Mundial da Saúde - e a Fundação Mundial de Pesquisas Sobre o Câncer, o Dr. Federmann procura transmitir à população como algumas mu-danças na alimentação podem pro-porcionar vida longa e saudável.

No Brasil 300 mil pessoas mor-rem ao ano por doenças cardio-vasculares, principalmente o in-

Perdeu-se, assim, as fibras da fari-nha de trigo integral as quais iriam aderir às gorduras das carnes, manteiga, queijos, diminuindo sua absorção intestinal para a corrente circulatória e, consequentemente, prevenindo os riscos de arterioes-clerose, que origina as doenças cir-culatórias. Além disto, com o em-pobrecimento da farinha de trigo, houve aumento em 70% no consu-mo de carne e 320% no consumo de queijos, triplicando o consumo de gorduras saturadas.

Sem esquecer, alerta Dr. Federmann, da prática de atividade física regular, que deve ser realizada por 60 minutos, todos os dias, e associada a não fumar, abster-se, ou controlar o uso de bebidas alcoólicas, além dos hábitos alimentares recomendados que devem oferecer a máxima proteção e diminuição de riscos. Quanto mais ativa a pessoa for, melhor.

Dr. Sidney Federmann é médico da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo, Centro de Vigilância Epidemiológica, Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Possui Título de Especialista em Cirurgia Pediátrica.

[email protected] Fone: (11) 2950-5044

farto. Duzentos e cinquenta mil pessoas, 80% dessas mortes, pode-riam ser evitadas com o consumo de alimentos integrais e a diminui-ção do consumo de derivados de leite, como os queijos.

É necessário trocar o arroz bran-co pelo arroz integral; o sal refinado pelo sal marinho (não refinado) e a farinha de trigo refinada, (farinha branca comum), pela farinha de trigo integral. Por que estou enfati-zando a necessidade de substituir os refinados pelos integrais? Por que eles têm fibras, 30% mais pro-teínas, 50% mais cálcio, 80% mais vitaminas do complexo B e ferro. O pão existe há mais de 10 000 anos. A farinha foi refinada e transformada em farinha branca em 1870. Até esta data não existia o enfarto. Foi descri-to, pela primeira vez em 1912, numa Revista Médica, quarenta e dois anos após criar-se a farinha bran-ca no Estado do Minnesota, EUA.

Foto

s: L

uiz

Rib

eiro

, Ult

rafa

rma

Page 9: Ultra fARMA

912 de Outubro a 25 de Outubro de 2009

Algumas Modificações

Indicadas:• Alternar os lácteos para passar

no pão por queijo de soja (Tofu)• Consumir alimentos como

pães, bolos, massas feitos com farinha 100% integral.

• Incluir no desjejum aveia, gra-nola, leite de soja, mel e frutas.

• Substituir o arroz branco pelo integral.

• Consumir nas refeições feijões, legumes, verduras, frutas, nozes e sementes.

• Utilizar óleo de gergelim, girassol, linhaça, macadâmia, canola.

• Substituir o açúcar refinado por mascavo ou mel.

• Produtos lácteos e carnes diminuir o uso. Preferir peixe, frangos e ovos caipira, com moderação.

• Bebidas – água ou chá, de preferência o ‘green tea’ (chá verde), ou outros chás naturais.

• Praticar esportes regularmente.

Confira algumas receitas que estão no livro “Prevenção de Doenças Crônicas - O melhor investimento”, do Dr. Sidney Federmann, que pode ser adquirido nas Lojas Ultrafarma ou pelo site www.ultrafarma.com.br

Para testar seus procedimentos e indicações o Dr. Sidney Federmann contou com a colabo-ração da Culinarista Maria Nazaré de Souza, que há mais de 25 anos faz receitas com os ingredientes integrais e naturais.

Sidney Oliveira,

presidente da

Ultrafarma, durante o

programa com o

Dr. Sidney Federmann,

transmitido todos os

domingos, às 7h00,

pela Rede TV!

Modo de preparoMisturar tudo em uma tigela. Colocar na forma untada e assar em forno médio por 30 minutos.

Bolo de CacauUma das receitas preferidas do Dr. Federmann

Ingredientes2 xícaras(chá) de farinha de trigo integral1 xícara(chá) de mel1 ovo½ xícara(chá) de cacau em pó½ xícara(chá) de óleo1 colher(sopa) de fermento

2 xícaras(chá) de água morna

Foto

s: L

uiz

Rib

eiro

, Ult

rafa

rma

Patê de Tofu

OBS: Substituições podem ser feitas com tomate seco, cenoura ralada, atum ou frango desfiado.

Ingredientes250g de tofu1 dente de alho10 azeitonas sem caroçosal e salsinha a gostoBater tudo no processador ou liquidificador

Receitas

Foto

s: L

uiz

Rib

eiro

, Ult

rafa

rma

Page 10: Ultra fARMA

12 de Outubro a 25 de Outubro de 200910 variedades

POR MARIA DO AMPARO

PERGUNTA:

Minha filha de seis anos tem ciúmes do meu namorado. Sou divorciada há 3 anos e somente agora recomecei minha vida afetiva. Como devo me comportar diante dessa situação?

FILHOS NO NAMORO

RESPOSTA:

Recomeçar a vida afetiva após o divórcio tornou-se comum e algo necessário para manter o equilíbrio de nossa vida emocional. E situações como essa, após o divórcio passam a ser comuns quando há filhos na relação. Porém, vale lembrar que toda situação nova sempre exigirá um período de adaptação das pessoas envolvidas. E, neste período, a maturidade do casal é fundamental para lidar com a situação.

Algumas atitudes podem ajudá-la nessa situação:

Converse sempre com sua filha sobre suas dúvidas. Esclareça, sempre que necessário, que você também tem direito e necessidade da companhia de um namorado, marido, amigos, familiares. Deixe claro que o fato de estar namorando não diminui seu amor por ela. Observe e tente equilibrar o tempo que passa com ela e seu namorado.

Lembre-se: somente após três anos sua filha passou a dividir você com outra pessoa, e isso ainda é estranho para ela.Portanto, mantenha a calma e converse sempre que necessário com seu namorado sobre sua filha, para que juntos encontrem alterna-tivas de lidar com a situação de modo que todos possam sentir-se bem e encontrar a segurança e o equilíbrio necessários nesse novo momento de suas vidas.

FRASE: “Amar não é aceitar tudo. Aliás, onde tudo é aceito, des-confio que haja falta de amor.” (Vladimir Malakovski)

Page 11: Ultra fARMA

1112 de Outubro a 25 de Outubro de 2009

v

v

v

O JSU não se responsabiliza pelos anúncios divulgados nesta coluna.Cartas para redação (endereço na pág. 2) ou para o e-mail: [email protected]

ultra encontrosPaulo Sergio - Quero conhecer mulher solteira, entre 25 e 50 anos, para namorar. Sou carinhoso, solteiro, sem filhos. Tenho 46 anos, 1,88 de altura, 90 kg, olhos castanhos. E-mail: [email protected]

Maicon - Tenho 36 anos, 1,87 de altura, 90 kg, moreno claro. Quero conhecer mulheres entre 25 e 45 anos, que sejam simpáticas, cari-nhosas e vaidosas, telefone (11) 8747-3470.

Paulo - Tenho 44 anos, loiro, 1,85 de altura, 75 kg, solteiro. Moro sozinho. Procuro mulheres entre 30 e 55 anos, que queiram compro-misso sério. Telefone (11) 8184-8010. Morena clara - Tenho 57 anos, 1,65m, 55kg, olhos castanhos, ca-belos loiros. Sou carinhosa, inteligente, agradável, bem humorada, Não quero aventuras, quero relacionamento sério. Respeito acima de tudo. Telefone (11) 2023-1713. Nelson - Aposentado, 60 anos, 1,78 de altura, 72 kg, viúvo, cantador. Procura companheira para compromisso sério. Telefone (11) 2597-6379.

Ivani - Tenho 67 anos, divorciada, olhos verdes. Gostaria de conhe-cer alguém na faixa de 70 anos, boa aparência, honesto, e sem vícios. Telefone (11) 8938-3809.

10 HOMENS E 1 MULHEROnze pessoas estavam penduradas numa corda num helicóptero: dez homens e uma mulher.Como a corda não era forte o suficiente para segurar todos, decidiram que um deles teria que largar a corda e pular. Mas quem?A mulher, comovendo a todos, disse que pularia, pois as mulheres estão acos-tumadas a largar tudo pelos seus filhos e marido. E continuou dizendo que, os homens, como a criação primeira de Deus, mereceriam sobreviver, pois eram, também, mais fortes, mais sábios e capazes de grandes façanhas...Quando ela terminou de falar, todos os homens começaram a bater palmas...

POR ROGÉRIO

CASTILHO

3 + 4 = ?

A professora de matemática pergunta para o Joãozinho:- Se eu te der 3 chocolates hoje e mais 4 amanhã você vai ficar com..com..E o menino responde:- Contente, é claro!

Page 12: Ultra fARMA

12 de Outubro a 25 de Outubro de 200912 serviço

ARNALDO FARIA DE SÁ

Ele briga porsua causa

Parcelamento das Dívidas

O novo Programa de Parcelamento Es-pecial, editado pela Procuradoria da Fa-

zenda e o INSS, para os contri-buintes que estejam em dívida com a Receita Federal, segundo as estatísticas, está beneficiando cerca de 2 milhões de contri-buintes, o que soma cerca de R$ 650 bilhões. Desse total, 60% referem-se aos encargos, sobre os quais estão sendo concedidos descontos.

Os Programas de Parcelamen-tos Especiais inicialmente sur-giram em 2000, que instituiu o Programa de Recuperação Fis-cal (REFIS). O ‘Refis IV’ ou ‘Refis da Crise', como é cha-mado no Congresso Nacional, instituído pela Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009, traz as maiores concessões já dadas até o momento, com parcelamento de débitos tributários de qual-quer natureza em até 180 meses, contra 60 meses dos programas anteriores, e com redução de até

100% das multas e dos juros. Para alguns parlamentares,

essas condições especiais conce-didas periodicamente pelos go-vernos federais, são uma forma de proteção aos sonegadores ha-bituais, que esperam justamente esse tipo de programa, para pa-gar seus tributos em condições mais favoráveis. No entanto, polêmicas à parte, a medida traz, de maneira positiva, uma ação rápida e eficaz para a quitação de débitos, que na maioria são originados da alta carga tributá-ria existente no país e agravadas pelos elevados juros e as pesadas multas aplicadas.

Esse programa especial tem prazo de adesão somente até o dia 30 de novembro de 2009, e poderão ser incluídas todas as dívidas vencidas até 30 de no-vembro do ano passado, de pes-soas físicas ou jurídicas, inclu-sive os débitos decorrentes das contribuições previdenciárias das empresas, incidentes sobre a remuneração paga ou credita-

da aos segurados a seu serviço; dos empregadores domésticos; e dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salário-de-contribui-ção. Da mesma forma, os saldos remanescentes dos Programas REFIS, PAES, PAEX e parce-lamentos ordinários poderão ser pagos ou parcelados por este novo programa.

Essa Lei permite, ainda, que a empresa abandonada, inapta, seja encerrada e permita ao autô-nomo ou empresário individual resolver sua situação com a Re-ceita e a Previdência, podendo pleitear seus direitos.

Gabinete: Av. Engº George Corbisier, 1127 Próximo Metrô Jabaquara Fone: (11) 5011-8285 E-mail: [email protected] www.deputadoarnaldofariadesa.com.br

Atendimento todos os sábados das 8h às 12h, com a presença do Dep. Fed. Arnaldo Faria de Sá.

Requerimentos de Adesão deverão ser protocolados exclusivamente nos sites da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) ou da Receita Federal do Brasil.www.pgfn.fazenda.gov.br ou www.receita.fazenda.gov.brObrigatoriedade de certificação Digital ou de acesso para a validação no site:www.certisign.com.br

Foto

s: L

uiz

Rib

eiro

, Ult

rafa

rma

O Dep. Fed. Arnaldo Faria de Sá, durante o atendimento que acontece na Loja Ultrafarma.

Page 13: Ultra fARMA

1312 de Outubro a 25 de Outubro de 2009

Dr. Márcio Coelho é advogado e faz atendimento de orientação todos os sábados no Gabinete do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá.e-mail: [email protected]

Olá, prezado leitor! É um prazer estarmos juntos novamente!Hoje abordaremos um

dos temas mais controvertidos em matéria de acidente do trabalho. Quando o homem assumiu a postu-ra ereta, a coluna vertebral passou a ter papel importante nesta etapa evo-lucionária. Desde então, o homem conquistou a possibilidade de erguer e transportar pesos, característica esta que foi um dos pilares para o desenvolvimento da civilização hu-mana. As Pirâmides do Egito aí estão como um feito memorável da Huma-nidade.

Ainda hoje, pelo mundo afora, milhões de trabalhadores têm sua profissão ligada ao manuseio e trans-porte físico de cargas das mais varia-das formas e tamanhos. Importante papel cabe à coluna vertebral na realização destas tarefas. Porém, há um limite nesta capacidade e que va-ria muito de pessoa para a pessoa. É precisamente nesta situação que im-portantes lesões ocorrem na coluna vertebral em razão de traumas e do esforço excessivo contínuo.

Levada às esferas judiciais, esta questão ganha contornos controver-tidos. Isto ocorre porque, nas de-mandas acidentárias, muitos peritos judiciais, ao avaliarem trabalhadores portadores de lesão na coluna ver-tebral, invariavelmente responsabi-lizam a idade do trabalhador ou o fator heredo-constitucional como os únicos culpados pelo surgimento da incapacidade.

Ora, não estamos aqui a defender a idéia de que outros fatores não te-riam participação na composição da incapacitação em se tratando de co-luna vertebral. Mas, por outro lado, não devemos esquecer a inegável presença do fator deletério existen-te em determinadas profissões e que envolvem o erguimento ou transpor-

te de cargas. Enfim, são os ajudantes, os serventes de obra, os arrumadores e uma infinidade de profissões asse-melhadas e que estão mais expostas às lesões na coluna vertebral causadas pelo trabalho. Porém, ao baterem às portas da Justiça, estes trabalhadores têm o benefício acidentário negado pura e simplesmente.

Isto ocorre porque, na raiz da ques-tão, está um perito judicial que, de maneira preconcebida, entende que a idade ou o fator constitucional seriam os responsáveis pela incapacitação existente na coluna vertebral daquele determinado trabalhador. E lá se vai o direito do trabalhador!

A esta altura, o acidente sofrido, ou seja, aquele momento preciso em que o trabalhador sente uma dor aguda na coluna vertebral ao erguer um peso, de nada vale, a despeito da emissão da comunicação de acidente do tra-balho e do fato do INSS ter acolhido o trabalhador no seguro, em gozo de auxílio doença acidentário!

De nada adianta o trabalhador alegar que sempre trabalhou normalmente antes da ocorrência do acidente e que nada tinha em sua coluna vertebral, o que, no mais das vezes, é comprova-do pela inexistência de qualquer ante-cedente clínico a sugerir uma anterio-ridade. Com certeza todo advogado que milita na área de acidentes do tra-balho já se deparou com esta situação, eis que repetida milhares de vezes! Entendemos que é preciso mudar esta mentalidade pericial arraigada que está em entendimento ultrapassado, injusto e até mesmo absurdo!

Até o nosso próximo encontro!

POR DR. MÁRCIO

COELHO

O ACIDENTE DO TRABALHO E AS LESÕES NA COLUNA VERTEBRAL

Programa da Ultrafarma

Sidney Oliveira e o jornalista Carlos Maglio perguntam, e o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá e o Dr. Márcio Coelho respondem sobre Aposentadoria, Pensão e Direitos dos Idosos.

Com muito interesse acompanho o Programa. Minha dúvida: pagamento de pensão por morte pode ser acumulado com outros benefícios do INSS?

O Ministério da Previdência prevê algumas situações em que o pagamento de pensão por morte pode ser acumulado com outros benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Quem tem direito? Há três tipos de classe de dependentes. A primeira engloba cônjuge, companheiro, filhos menores de 21 anos e enteados ou menores de 21 anos que estejam sob tutela do segurado. A segunda: pais. A terceira: irmãos menores de 21 anos, não emancipados ou inválidos.

O valor da pensão é com base na aposentadoria que o segurado recebia quan-do morreu. Se ele ainda não era aposentado, a pensão será igual ao que teria direito se tivesse se aposentado por invalidez. Cada pagamento é limitado ao teto do INSS (hoje, em R$ 3.218,90). Mas a soma dos dois benefícios pode superar esse valor.

Quem recebe uma pensão, seja por morte do cônjuge ou de filho, pode acu-mular esse benefício com aposentadoria (por idade, por tempo de contribuição e por invalidez), pensão por morte de outro filho, auxílio-doença, auxílio-aci-dente e salário-maternidade (pago às pensionistas após o parto ou em caso de adoção de uma criança).

Mas é preciso ficar atento às regras. O dependente não pode receber duas pensões derivadas de dois matrimonios/ou vida em comum. Porém, o mesmo dependente pode receber a pensão do cônjuge com as outras por morte de filho, desde que comprove a dependência econômica. Ele também pode receber pen-são de mais de um filho. Ex-mulher ou ex-marido também podem ter direito a pensão, se for comprovada a dependência econômica.

O benefício pago ao filho dependente de segurado morto é cancelado quando este completa 21 anos, exceto quando o dependente é inválido ou não eman-cipado. Neto também pode receber o benefício desde que o avô tenha a sua guarda judicial.

Atenção! Para receber a pensão por morte não é exigido tempo mínimo de contribuição. Porém, é preciso que o segurado esteja em dia com o INSS.

Atendimento na Loja da UltrafarmaTodas as segundas-feiras, das 9h às 11h, pela equipe de orientação do Dep. Federal Arnaldo Faria de Sá | Av. Jabaquara, 1546 – Próximo Metrô Saúde.

Foto

s: L

uiz

Rib

eiro

, Ult

rafa

rma

Programa da Ultrafarma - Todos os Domingos, às 7h30 da manhã, pela Rede TV!E-mail: [email protected]

INSS – Central 135www.previdencia.gov.br

Dep. Fed. Arnaldo Faria de Sá e Sidney Oliveira, durante gravação do Programa da Ultrafarma, recebendo representantes da cidade de Santa Isabel/SP.

Page 14: Ultra fARMA

12 de Outubro a 25 de Outubro de 200914

oportunidadesAUTOMÓVEIS

IMÓVEIS

Marajó - Ano 87. Álcool. Valor 4.499.00. Raridade. Tratar com Alexandre. Fone: (11) 3733-1242

Corsa Sedan - Classic 04/05 – Único dono. Preto, CD/módulo, 30.000 KM, Doc. OK, R$ 22.500,00. Tratar com Reinaldo. Fone: (11) 9232-7312. TITAN 150 /04 - Único dono ,verde, Alarme, 11.000 KM, Doc. OK, R$ 4.500,00. Tratar com Reina. Fone: (11) 2609-1546.

Guarujá – Alugo kitnet na praia. 1 dorm., no maxi-mo 4 pessoas. Tratar com Mario. Fones (11) 3941-9124/ 7639-9845.

Praça da Sé – Vendo apto. 1 dorm., sala, coz., ba-nheiro. A.E. Tratar com Laura Rosembeg. Fones: (11) 3277-0195/ 9464-9118.

V. Sta Catarina – Vendo apto. Mobiliado. Repleto de armários na cozinha, piso laminado, 2 dorm., sala de estar e jantar, lavand. e 1 vaga na garagem. R$ 175 mil. Tratar com Juliana. Fone: (11) 8558-7212.

Arujá - Vendo lote - 600 m2 (20 x 30). Cond. Aruã Eco Park. R$ 175.000,00 .Tratar com Ricardo ou Pe-dro Fones: (11) 7293-2733 / 9597-4151.

Bofete – Vendo casa, 180 km de SP, com 300 m2 construídos, cond. Alpes da Castelo. R$ 25.000,00. Tratar com Kátia ou Alexan. Fone (11) 9672-5087/ 3806-2434.

SERVIÇOSRecarga de cartucho - a partir de R$10,00. Toner a partir de R$100,00. Fone: (11) 5071-692.

Natanael Alvarez - Construção Civil, Reformas em Geral e Pinturas. E-mail: [email protected]. Fones: (11) 2897-1068/ 8382-9022.

WR Piscina Limpa - Limpeza, Troca de areia de fil-tro, Lavagem de caixa de água. Executamos todos esses serviços na Zona Norte/SP. Fones (11) 3983-2264/ 8904-7557.

Massagem Anti-Stress - Reiki - Reflexoterapia Po-dal, Redutora, Acupuntura Auricular, Drenagem Linfática, Massagem Rápida. Limpeza de Ouvido. Temos também Hatha Yoga. Tratar com Simone. Fone (11) 2851-7549.

VENDAS

DIVERSOS

PROFISSIONAIS

EMPREGOSAcompanhante - Ofereço-me. Coren ativo. Técni-ca de enfermagem. Tratar com Rozâne. Fones: (11) 9470-4408 / 6782-6895

Babá – Ofereço-me. Moro zona leste Tratar com Sandra. Fone: (11) 7518-2498.

Atendimento ao cliente – caixa, telefonista, re-cepcionista. Preferência na zona sul. Tratar com Sueli. Fones: (11) 5058-5120 / 9245-8577 e-mail: [email protected] Curso - para cuidadores de idosos e adultos espe-

ciais. Aulas: Terças e Quintas das 19hs às 22hs. Fone: (11) 5083-1191. www.macrocarpa.net

Brindes Corporativos - Proteger a biodiversida-de é dever de todos! www.ecoartepapel.com.br Fone: (11) 3816-2403.

Aulas particulares - Todas disciplinas e acom-panhamento escolar. Prof. Cláudia. Fone: (11) 8866.3471

Excursão - Estância de Santa Luzia – Dia 05/12/09. R$ 70,00. Tudo incluso. Tratar com profa. Valda. Fone: (11) 5031-2490.

Professor de Informática – Aulas particulares. Windows, Word, Excel, Powerpoint e Internet. Tratar com Alessandro. Fone: (11) 9110-6717.

Inglês - Aulas de conversação e gramática para todos os níveis. Método dinâmico, ex-professo-res Berlitz, Cellep e Wise up. Com graduação e experiência no exterior (EUA e Inglaterra) – Tratar fones: Thiago (11) 8976-0957 ou Cristiano (11) 9399-7019.

Psicóloga - Orientações para casais. Pais e gru-pos com adolescentes e 3º Idade. Tratar com Maria de Lourdes. Fone: (11) 2231-2095

Psicóloga Clínica e Terapeuta Corporal - Aten-dimento para adultos, adolescentes e crianças - Fobias, medo, pânico, depressão e outros transtornos. Tratar com Valeria Maria. Fones (11) 3105-9340/ 9824-2424

Personal Trainer da melhor idade - Marque uma avaliação física e comece a mudar de vida. Aulas individuais ou em grupo. Atendo em do-micílio. Tratar com Carlos Afonso. Fone: (11) 9504- 6614.

Nutricionista - Perda de peso/ganho de massa muscular/reeducação alimentar. Cardápios personalizados/treinamento para preparo des-de lista de compras. Fone: (11) 7106-8556. E-mail: [email protected]

Envie seu e-mail: [email protected] no assunto a opção: automóvel, emprego, informática, etc.

O jornal Saúde Ultrafarma não se responsabiliza por serviços ou indicações divulgadas nos classificados.

Cadeira de banho - Vendo com rodinhas, semi-nova.Tratar com Sonia. Fone: (11) 5671-6254.

TV Sharp 20" - Preta em excelente estado. Tratar com Laura. Fone: (11) 3081-9583

Antena Parabólica - Controle remoto, semi-nova. R$ 180,00 (Para desocupar espaço). Tra-tar com Hélcio. Fone: (11) 7314-9601.

Máquina de fraldas - Infantis e geriátricos. To-dos os tamanhos. Tratar com Osvaldina. Fones: (11) 4351-3698/ 9116-3124

Page 15: Ultra fARMA

1512 de Outubro a 25 de Outubro de 2009

Exposição que reúne um conjunto de obras inéditas de 59 artistas, integrantes do Grupo de Estudos do Ateliê Fidalga.Os artistas que participam da mostra se re-únem, semanalmente, no Grupo de Estudos do Ateliê Fidalga, sob a coordenação dos ar-tistas Albano Afonso e Sandra Cinto, e coloca em foco uma nova proposta de se pensar a arte e a educação, em que o artista pedagogo é o centro da atenção. “Não se trata de uma exposição conven-cional, mas de um exercício de convivência entre diferentes linguagens, conceitos e po-éticas, explica Sandra Cinto.

Não provoque a parceira com insinuações. Diá-logo é a melhor negociação. No ambiente de trabalho procure se integrar mais e fazer novos aliados. Uma oportunidade ou viagem de negó-cios lhe trará um bom retorno financeiro. Frase: procure ser um homem de valor em vez de ser um homem de sucesso. Albert Einstein

Procure renovar suas forças. Faça um planeja-mento dos seus objetivos e vá em frente. Novos amigos podem tornar sua vida mais agradável. Vá em frente! Frase: Vida é o que acontece en-quanto você está fazendo outros planos. John Lennon

Para conseguir conquistar seus objetivos invista mais em sua capacidade criadora e vá em frente. O bom humor é fundamental para superar a fase difícil. Saia da rotina aceitando convites de ami-gos.Divirta-se. Frase: Há quem passe pelo bos-que e só veja lenha para fogueira. Leon Tolstoi

Ser firme e decidida não significa que não pode mudar de idéia. Repense seus conceitos, encare a vida com mais harmonia e ficará surpresa com as novidades. Procure relaxar e dê mais atenção à vida amorosa. Frase: Diga sim sempre que pos-sível, e não sempre que necessário. T. Zangury

ÁRIES | 21/3 - 20/4 CÂNCER | 21/6 - 21/7 LIBRA | 23/9 - 22/10 CAPRICÓRNIO | 22/12 - 20/1

Cuide da alimentação e da mente, para diminuir a irritação dos últimos dias. Procure se divertir com a família ou com os amigos. No trabalho, invista com disposição nos novos projetos. Terá sua capacidade reconhecida. Frase: Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida. Platão.

Controle as despesas para equilibrar a área fi-nanceira. Bom momento para aderir a novas amizades. Harmonia familiar é essencial para eliminar o estress das últimas semanas. Cuide da autoestima. Frase: O homem que sofre antes do necessário sofre mais que o necessário. Sêneca

Siga em frente usando a sabedoria e intuição. A recompensa virá antes do esperado. Na saúde pro-cure usar alimentação natural e exercícios, que aliviarão a tensão. Sua felicidade depende de você. Frase: O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento. John Kennedy

É hora de decisão. Assuma mudanças e lute por sua independência financeira. Não comente seus planos. Nem todos são amigos como di-zem. Conte com o apoio da família e da pessoa amada. Vá atrás da felicidade. Frase: A persis-tência é o caminho do êxito. Charles Chaplin

TOURO | 21/4 - 20/5 LEÃO | 22/7 - 22/8 ESCORPIÃO | 23/10 - 21/11 AQUÁRIO | 21/1 - 19/2

Fugir não é a solução para os problemas. Use a co-ragem e ousadia que são típicas da sua personalida-de e coloque um ponto final na rotina. Resolva dúvi-das e inseguranças fazendo uma avaliação de suas atitudes. Frase: O mesmo obstáculo que faz você cair serve de apoio para você se levantar. Rinpo-che.

Use sua criatividade e invista na relação a dois. Os obstáculos serão eliminados com determina-ção e clareza de objetivos. Para que algo novo aconteça o melhor é modificar antigos sentimen-tos. Frase: Para enxergar claro, basta mudar a direção do olhar. Antoine de Saint-Exupéry

O trabalho está precisando de mais agilidade e motivação. Não deixe que o clima tenso pres-sione você. Invista em planos de curto prazo e terá resultados satisfatórios e compensadores.Frase: A alma perturbada e agitada se confun-de quando lhe falta objetivo. Montaigne

Organize o dia a dia com opções de lazer e pro-cure descansar mais. Não descuide da saúde. No amor, tranquilidade. Procure ter mais har-monia no ambiente doméstico. Clima divertido e saudável. Frase: A vida é uma oportunidade para ousar. Georges Clemenceau

GÊMEOS | 21/5 - 20/6 VIRGEM | 23/8 - 22/9 SAGITÁRIO | 22/11 - 21/12 PEIXES | 20/2 - 20/3

astralPOR VICENT ZENN

diversão

dicafamília!

vocêsabia!

No mês das Crianças, que tal inovar no passeio e programar um tradicional e divertido piquenique? É uma opção prática e, também, econômica.A primeira etapa consiste em negociar com a criançada o local. Em todas as cidades há parques, pesqueiros, ou até mesmo os zoológicos, com uma área reservada para a garotada se diver-tir à vontade. Outro item: o que levar? Bicicleta, patins, bola de futebol. Libere o máximo que puder. Para vestir, elas precisam estar à vontade para cor-rer, rolar na grama e se sujar mui-to!Para o cardápio, use a imaginação com sanduíches diversos (evite a maionese), sucos, frutas (maçãs e laranjas são ideais pois não amas-sam e são hidratantes). Uma toalha bem bonita, copos e guardanapos descartáveis. Não esqueça água, bonés e filtro solar!www.portaldafamilia.org

É importante cuidar emocionalmente e estimular a criança, segundo a dra.Patrice Engle, formada em psicologia nos EUA e com atuação na UNICEF. A especialista afirma que: ‘ metade das capacidades mentais de uma criança depende da qualidade e da consistência dos cuidados sociais e emocionais, e das oportunidades de aprendizagem que a criança tem, especialmente nos cinco primeiros anos de vida’. Orientações básicas: dar amor, afeição e atenção à criança Abraçar, conver-sar com ela e consolá-la. Além de protegê-la e incentivá-la.

dicacultural!Nos Limites da Arte.

Colmeia

Jérô

me

Flor

ent -

Fun

arte

Local: Funarte - Alameda Nothmann, 1058 - São Paulo - Tel: (11) 3662-5177Entrada Franca até 15 de novembro de 2009

[email protected]

Além dos presentes que tal um programa diferente: vamos fazer um piquenique? Reúna toda a família e divirta-se!

Page 16: Ultra fARMA

Cartão de Crédito UltraFarma

• CARTÃO SEM ANUIDADE 1

• COMPRAS PARCELADAS NA REDE ULTRAFARMA 2

• COMPRAS NA REDE MASTERCARD

• PAGAMENTOS DE CONTAS 3

• PROGRAMA MAXI BÔNUS PAN

• CRÉDITO PESSOAL 4

• CARTÃO ADICIONAL SEM ANUIDADE 5

• RECARGA DE CELULAR 6

Agora, com o Cartão de Crédito UltraFarma, você tem um jeito UltraFácil de fazer suas compras.

SOLICITE SEU CARTÃO EM UMA DAS LOJAS ULTRAFARMA

OU PELO SITE: WWW.ULTRAFARMA.COM.BR

CONFIRA ALGUNS BENEFÍCIOS:

• RECARGA DE CELULAR

SE É IMPORTANTE PARA VOCÊ, É IMPORTANTE PARA NÓS.

(1) SUJEITO A TARIFA POR EMISSÃO DE FATURA. 2) COMPRAS À VISTA OU PARCELADAS EM ATÉ 03 VEZES SEM JUROS APENAS COM O CARTÃO ULTRAFARMA PARA OS PRODUTOS GENÉRICOS, SIMILARES, LINHAS RAHDA, SAEDRA E ULTRALIFE. (3) SUJEITO A TARIFA POR PAGAMENTO DE CONTA. (4) PARA CADA OPERAÇÃO DE SAQUE SERÃO COBRADOS TARIFA DE SAQUE + IOF E ENCARGOS CONTRATUAIS NO PERÍODO CONTRATADO. CONSULTE CET E CONDIÇÕES GERAIS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO. (5) SUJEITO A ANÁLISE DE CRÉDITO. (6) CONSULTE O SITE WWW.RECARGAPAN.COM.BR