UM ARCEBISPO EM TEMPO DE MUDANÇA · Os 620 anos sobre a morte de D. Lourenço Vicente são o...

2
620º aniversário da morte de D. Lourenço Vicente D. Lourenço Vicente UM ARCEBISPO EM TEMPO DE MUDANÇA COLÓQUIO LOURINHÃ NOV. 18 Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira Fotografia: Joseolgon Coordenação: Cândida Pereira (Centro de Estudos Históricos da Lourinhã) João Luís Inglês Fontes (Universidade Católica Portuguesa e Nova de Lisboa) Maria Filomena Andrade (Universidade Católica Portuguesa) Pedro Gomes Barbosa (Universidade de Lisboa) Teresa Faria de Sousa (Centro de Estudos Históricos da Lourinhã) Especial Agradecimento: Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia Caixa de Crédito Agrícola Mutuo da Lourinhã Soflor Lourinius Adega Cooperativa da Lourinhã Coro Municipal da Lourinhã APOIO INSTITUCIONAL ORGANIZAÇÃO Paróquia da Lourinhã Os 620 anos sobre a morte de D. Lourenço Vicente são o pretexto para a revisitação do itinerário e da figura deste intrigante e enérgico arcebispo bracarense. Natural da Lourinhã, foi um dos primeiros e mais fiéis partidários do rei D. João I. Em tempos de mudança dinástica e de grande instabilidade política e militar, com uma Cristandade em mutação, fruto da presença do Papado em Avinhão e do Cisma que se lhe segue em finais do século XIV, D. Lourenço Vicente deixou uma marca indelével num período complexo da nossa história, que importa recuperar e colocar em contexto. As diversas intervenções, que reúnem professores universitários e investigadores oriundos de diferentes academias e áreas do saber, permitirão ainda ligar à evocação do arcebispo D. Lourenço um maior conhecimento da história e do património da Lourinhã nos tempos medievais. É a memória da própria vila e da região que, também aqui, se quer dar a conhecer, nas suas estreitas relações com D. Lourenço mas também com a história nacional. Compreender e conhecer este passado é uma obrigação para a nossa própria compreensão enquanto comunidade e para a construção mais sólida e consequente do futuro. João Luís Inglês Fontes

Transcript of UM ARCEBISPO EM TEMPO DE MUDANÇA · Os 620 anos sobre a morte de D. Lourenço Vicente são o...

Page 1: UM ARCEBISPO EM TEMPO DE MUDANÇA · Os 620 anos sobre a morte de D. Lourenço Vicente são o pretexto para a revisitação do itinerário e da figura deste intrigante e enérgico

620º aniversárioda morte de D. Lourenço

Vicente

D. Lourenço VicenteUM ARCEBISPO EM TEMPO DE MUDANÇA

COLÓQUIO

LOURINHÃ

NOV.18

Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira

Fot

ogra

fia: J

oseo

lgon

Coordenação:Cândida Pereira (Centro de Estudos Históricos da Lourinhã)João Luís Inglês Fontes (Universidade Católica Portuguesa e Nova de Lisboa)Maria Filomena Andrade (Universidade Católica Portuguesa) Pedro Gomes Barbosa (Universidade de Lisboa)Teresa Faria de Sousa (Centro de Estudos Históricos da Lourinhã)

Especial Agradecimento:Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia Caixa de Crédito Agrícola Mutuo da Lourinhã Soflor Lourinius Adega Cooperativa da Lourinhã Coro Municipal da Lourinhã

APOIO INSTITUCIONALORGANIZAÇÃO

Paróquiada Lourinhã

Os 620 anos sobre a morte de D. Lourenço Vicente são o pretexto para a revisitação do itinerário e da figura deste intrigante e enérgico arcebispo bracarense.

Natural da Lourinhã, foi um dos primeiros e mais fiéis partidários do rei D. João I. Em tempos de mudança dinástica e de grande instabilidade política e militar, com uma Cristandade em mutação, fruto da presença do Papado em Avinhão e do Cisma que se lhe segue em finais do século XIV, D. Lourenço Vicente deixou uma marca indelével num período complexo da nossa história, que importa recuperar e colocar em contexto.

As diversas intervenções, que reúnem professores universitários e investigadores oriundos de diferentes academias e áreas do saber, permitirão ainda ligar à evocação do arcebispo D. Lourenço um maior conhecimento da história e do património da Lourinhã nos tempos medievais. É a memória da própria vila e da região que, também aqui, se quer dar a conhecer, nas suas estreitas relações com D. Lourenço mas também com a história nacional. Compreender e conhecer este passado é uma obrigação para a nossa própria compreensão enquanto comunidade e para a construção mais sólida e consequente do futuro.

João Luís Inglês Fontes

Page 2: UM ARCEBISPO EM TEMPO DE MUDANÇA · Os 620 anos sobre a morte de D. Lourenço Vicente são o pretexto para a revisitação do itinerário e da figura deste intrigante e enérgico

Informações/Inscrições: [email protected]

http://www.cehlourinha.wix.com/cehl---lourinhafacebook.com/cehlourinha

9h30 – Acolhimento aos Participantes10h00 – SESSÃO DE ABERTURA

MANHÃ | UM ARCEBISPO EM CONTEXTOMODERAÇÃO: João Luís Inglês Fontes (Instituto de Estudos Medievais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa)

10h30 \\ UM ARCEBISPO EM TEMPOS DE MUDANÇA: DO REINADO DE D. FERNANDO AO AFIRMAR DE UMA NOVA DINASTIAMargarida Garcês Ventura (Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

11h00 \\ UM ARCEBISPO NOS CAMPOS DE BATALHA: D. LOURENÇO NOS CONFRONTOS MILITARES COM CASTELAPedro Gomes Barbosa (Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa)

11h30 – Debate11h45 – Pausa

12h15 \\ O PAPADO NO TEMPO DE D. LOURENÇO VICENTE: DE AVINHÃO AO CISMA DO OCIDENTE Mário Farelo (Instituto de Estudos Medievais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa; Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

12h45 – Debate13h00 – Almoço

TARDE | D. LOURENÇO VICENTE: UM PERCURSO, UMA TERRAMODERAÇÃO: Frei Henrique Perdigão (Ordem dos Frades Menores)

14h30 \\ O ARCEBISPO NA CRISE DA INDEPENDÊNCIA E CISMA DO OCIDENTE: ASPETOS PASTORAISJosé Marques (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

15h00 \\ A LOURINHÃ NO TEMPO DO ARCEBISPO D. LOURENÇO VICENTEManuela Santos Silva (Centro de História da Faculdade de Letras da Universi-dade de Lisboa)

15h30 – Debate

16h00 \\ VISITA À IGREJA DE SANTA MARIA DO CASTELOVisita guiada e comentada por Teresa Faria de Sousa (Centro de Estudos Histó-ricos da Lourinhã; Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Maria dos Anjos Luís (Centro de Estudos Históricos da Lourinhã; Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa)

17h00 \\ SESSÃO DE ENCERRAMENTOcom a participação do Coro Municipal da Lourinhã

PROGRAMACOLÓQUIO \\ D. Lourenço Vicente UM ARCEBISPO EM TEMPO DE MUDANÇA