UM LEÃO POR NOITE - pibval.orgpibval.org/wa_files/2016-036_20-_20UM_20LE_C3_83O... · ... ó rei,...

2
UM LEÃO POR NOITE Texto: Daniel 6:9-16 9 E o rei Dario assinou o decreto. 10 Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer. 11 Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus. 12 Assim foram falar com o rei acerca do decreto real: "Tu não publicaste um decreto ordenando que nos próximos trinta dias todo aquele que fizesse algum pedido a qualquer deus ou a qualquer homem, exceto a ti, ó rei, seria lançado na cova dos leões? " O rei respondeu: "O decreto está em vigor, conforme a lei dos medos e dos persas, que não pode ser revogada". 13 Então disseram ao rei: "Daniel, um dos exilados de Judá, não te dá ouvidos, ó rei, nem ao decreto que assinaste. Ele continua orando três vezes por dia". 14 Quando o rei ouviu isso, ficou muito contrariado, e como estava decidido a salvar Daniel, até o pôr-do-sol fez todo o esforço que pôde para livrá-lo. 15 Mas os homens lhe disseram: "Lembra-te, ó rei, que, conforme a lei dos medos e dos persas, nenhum decreto ou edito do rei pode ser modificado". 16 Então o rei deu ordens, e eles trouxeram Daniel e o jogaram na cova dos leões. O rei, porém, disse a Daniel: "Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre! " Introdução: QUEM QUER SER FIEL A DEUS A QUALQUER CUSTO, TEM QUE FAZER DIFÍCEIS ESCOLHAS TODOS OS DIAS. Por recusar-se a parar de orar ao Deus vivo e verdadeiro, Daniel acabou tendo que passar a noite numa cova cheia de leões famintos, mas a sua vontade de ser fiel a Deus o fez rejeitar as outras opções que tinha à sua frente: 1. QUEM ESCOLHE SER FIEL, REJEITA A RACIONALIZAÇÃO Daniel poderia ter parado de orar e racionalizado: "São só 30 dias (vs 7)... depois eu volto a orar a Deus normalmente, como sempre fiz". Mas, não é assim que a fidelidade funciona; fiel que não é fiel 100% do tempo é infiel. Um marido que trai a esposa apenas uma vez por ano é tão infiel quanto aquele que a trai todos os dias. A racionalização é uma porta aberta à permissividade e, consequentemente, incompatível com a fidelidade. 2. QUEM ESCOLHE SER FIEL, REJEITA A OCULTAÇÃO Daniel poderia ter fechado a janela (vs 10) ou ter ido orar num lugar onde ninguém o visse orando, como num porão, por exemplo. Mas, não é assim que a fidelidade funciona; fiel que é fiel de verdade não se esconde nem se encolhe.

Transcript of UM LEÃO POR NOITE - pibval.orgpibval.org/wa_files/2016-036_20-_20UM_20LE_C3_83O... · ... ó rei,...

Page 1: UM LEÃO POR NOITE - pibval.orgpibval.org/wa_files/2016-036_20-_20UM_20LE_C3_83O... · ... ó rei, seria lançado na cova dos leões? " O rei respondeu: ... e eles trouxeram Daniel

UM LEÃO POR NOITE Texto: Daniel 6:9-16 9 E o rei Dario assinou o decreto. 10 Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer. 11 Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus. 12 Assim foram falar com o rei acerca do decreto real: "Tu não publicaste um decreto ordenando que nos próximos trinta dias todo aquele que fizesse algum pedido a qualquer deus ou a qualquer homem, exceto a ti, ó rei, seria lançado na cova dos leões? " O rei respondeu: "O decreto está em vigor, conforme a lei dos medos e dos persas, que não pode ser revogada". 13 Então disseram ao rei: "Daniel, um dos exilados de Judá, não te dá ouvidos, ó rei, nem ao decreto que assinaste. Ele continua orando três vezes por dia". 14 Quando o rei ouviu isso, ficou muito contrariado, e como estava decidido a salvar Daniel, até o pôr-do-sol fez todo o esforço que pôde para livrá-lo. 15 Mas os homens lhe disseram: "Lembra-te, ó rei, que, conforme a lei dos medos e dos persas, nenhum decreto ou edito do rei pode ser modificado". 16 Então o rei deu ordens, e eles trouxeram Daniel e o jogaram na cova dos leões. O rei, porém, disse a Daniel: "Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre! " Introdução:

QUEM QUER SER FIEL A DEUS A QUALQUER CUSTO, TEM QUE FAZER DIFÍCEIS ESCOLHAS TODOS OS DIAS.

Por recusar-se a parar de orar ao Deus vivo e verdadeiro, Daniel acabou tendo que passar a noite numa cova cheia de leões famintos, mas a sua vontade de ser fiel a Deus o fez rejeitar as outras opções que tinha à sua frente:

1. QUEM ESCOLHE SER FIEL, REJEITA A RACIONALIZAÇÃO

Daniel poderia ter parado de orar e racionalizado: "São só 30 dias (vs 7)... depois eu volto a orar a Deus normalmente, como sempre fiz".

Mas, não é assim que a fidelidade funciona; fiel que não é fiel 100% do tempo é infiel.

Um marido que trai a esposa apenas uma vez por ano é tão infiel quanto aquele que a trai todos os dias.

A racionalização é uma porta aberta à permissividade e, consequentemente, incompatível com a fidelidade.

2. QUEM ESCOLHE SER FIEL, REJEITA A OCULTAÇÃO

Daniel poderia ter fechado a janela (vs 10) ou ter ido orar num lugar onde ninguém o visse orando, como num porão, por exemplo.

Mas, não é assim que a fidelidade funciona; fiel que é fiel de verdade não se esconde nem se encolhe.

Page 2: UM LEÃO POR NOITE - pibval.orgpibval.org/wa_files/2016-036_20-_20UM_20LE_C3_83O... · ... ó rei, seria lançado na cova dos leões? " O rei respondeu: ... e eles trouxeram Daniel

3. QUEM ESCOLHE SER FIEL, REJEITA A DISSIMULAÇÃO

Daniel poderia ter mantido a janela aberta, mas, fingir que não estava orando.

Ao invés de se ajoelhar (vs 10), poderia, por exemplo, ter-se sentado numa cadeira e orar em pensamento.

Mas, não é assim que a fidelidade funciona; fiel que é fiel não é fingido nem dissimulado.

Fiel que é fiel é explícito; é descaradamente fiel. CONCLUSÃO

Quem quer ser fiel a Deus tem que rejeitar a racionalização, a ocultação e a dissimulação, nem que por isso precise enfrentar leões famintos dia e noite.