Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da...

15
Um mês com Maria Maio de 2018 Santo Terço • Evangelho do dia • Catequese mariana Comentários • Cantos • Coroação de Nossa Senhora

Transcript of Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da...

Page 1: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

Um mês com MariaMaio de 2018

Santo Terço • Evangelho do dia • Catequese mariana Comentários • Cantos • Coroação de Nossa Senhora

Page 2: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

OrganizaçãoDANILO ALVES LIMA

RevisãoZOLFERINO TONON

Editoração, impressão e acabamentoPAULUS

Intenção do PaPa

Pela evangelização: A missão dos leigosPara que os fiéis leigos realizem a sua missão específica colo-cando sua criatividade a serviço dos desafios do mundo atual.

© PAULUS 2018Rua Francisco Cruz, 22904117-091 São Paulo-SPTel. (11) 5087-3700Fax (11) [email protected]

ISBN 978-85-349-4615-5

Os textos bíblicos foram retirados da Nova Bíblia Pastoral – PAULUS.

Page 3: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

3Maio de 2018

SANTO TERÇO – ROTEIRO

CANTO DE ABERTURASugestões de cantos a partir da pá-gina 90.

COMENTÁRIO INICIALPreparar antecipadamente o local no qual o encontro irá acontecer. Acolher bem as pessoas que chegam. Para cada dia, há um comentário inicial próprio.

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado, e renova-reis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os co-rações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mes-mo Espírito e gozemos sem-pre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

CREIO

Creio em Deus Pai todo-po-deroso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder

do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos, ressusci-tou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igre-ja católica; na comunhão dos santos; na remissão dos peca-dos; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

PAI-NOSSO

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nos-sas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai--nos do mal. Amém.

ÁNGELUS (No Tempo Pascal)

V. Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!

Page 4: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

4 Um mês com Maria4 Um mês com Maria

R. Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ven-tre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecado-res, agora e na hora da nossa morte. Amém.

V. Ressuscitou como disse, ale-luia!

R. Rogai a Deus por nós, ale-luia!

Ave, Maria...

V. Exultai e alegrai-vos, ó Vir-gem Maria, aleluia!

R. Porque o Senhor ressusci-tou verdadeiramente, ale-luia!

Ave, Maria...

Glória ao Pai e ao Filho e ao Es-pírito Santo. Como era no prin-cípio, agora e sempre. Amém.

Oremos: Ó Deus, que vos dig-nastes alegrar o mundo com a ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplica-mos, que, pelos merecimen-tos de sua mãe, a Virgem Ma-ria, alcancemos as alegrias da

vida eterna. Pelo mesmo Cris-to, nosso Senhor. Amém.

Fora do Tempo Pascal:

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.

R. E ela concebeu do Espírito Santo.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, ro-gai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

V. Eis aqui a serva do Senhor.

R. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Ave, Maria...

V. E o Verbo divino se fez carne.

R. E habitou entre nós.

Ave, Maria...

Glória ao Pai e ao Filho e ao Es-pírito Santo. Como era no prin-cípio, agora e sempre. Amém.

Oremos: Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa gra-ça, a fim de que, conhecen-do pelo anúncio do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos pela sua paixão e morte à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

Page 5: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

5Maio de 2018

MISTÉRIOS GOZOZOS(segundas e sábados)

1º mistério: Anunciação do anjo Gabriel a Nossa Senhora

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma ci-dade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. E o nome da virgem era Maria.” (Lc 1,26-27).

“A Anunciação a Maria inaugura a ‘plenitude dos tempos’, isto é, o cumprimento das promessas. Maria é convidada a conceber aquele em quem habitará ‘corporalmente toda a plenitude da divindade’. ” (Catecismo, 484).

2º mistério: Visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel

“Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isa-bel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê pulou de alegria em seu ventre. Isabel ficou plena do Espírito Santo e exclamou com voz forte: ‘Você é bendita entre as mulheres, e bendito é o fruto do seu ventre!’ ” (Lc 1,39-42).

“A visitação de Maria a Isabel tornou-se, assim, visita de Deus ao seu povo.” (Catecismo, 717). 

3º mistério: Nascimento de Jesus em Belém

“O anjo disse aos pastores: ‘Não tenham medo! Porque eis que lhes anuncio a Boa Notícia, uma grande alegria para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salva-dor, que é o Messias e Senhor’. ” (Lc 2,10-11).

“Jesus nasce na humildade de um estábulo, no seio de uma família pobre. As primeiras testemunhas desse acontecimento são simples pastores. É nessa pobreza que se manifesta a glória do céu.” (Cate-cismo, 525).

CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS

Page 6: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

6 Um mês com Maria

4º mistério: Apresentação do menino Jesus no Templo

“Quando se completaram os dias para a purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor. Tal como está escrito na Lei do Senhor: ‘Todo primogênito do sexo masculino será consagra-do ao Senhor’. ” (Lc 2,22-23).

“A apresentação de Jesus no templo mostra-o como primogênito que pertence ao Senhor. Jesus é reconhecido como o Messias tão longamente esperado, ‘luz das nações’ e ‘glória de Israel’, mas tam-bém como ‘sinal de contradição’. ” (Catecismo, 529).

5º mistério: Perda e encontro do menino Jesus no Templo

“Três dias depois o encontraram no Templo, sentado em meio aos doutores, escutando-os e fazendo-lhes perguntas. E to-dos os que o ouviam ficavam maravilhados com sua inteli-gência e suas respostas.” (Lc 2,46-47).

“O reencontro de Jesus no Templo é o único acontecimento que que-bra o silêncio dos evangelhos sobre os anos da infância de Jesus. Nele, Jesus revela o mistério da sua consagração total à missão de-corrente da sua filiação divina.” (Catecismo, 534).

MISTÉRIOS DOLOROSOS

(terças e sextas)

1º mistério: Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

“Indo um pouco adiante, Jesus prostrou-se com o rosto por terra e rezou: ‘Meu Pai, se é possível, que se afaste de mim este cálice. No entanto, não seja como eu quero, e sim como tu queres’. ” (Mt 26,39).

“Foi pela oração que Jesus venceu o tentador desde o princípio e no último combate de sua agonia.” (Catecismo, 2849).

2º mistério: Flagelação de Jesus

“Pilatos saiu ao encontro dos judeus e lhes disse: ‘Eu não en-contro nele nenhuma culpa. Mas existe um costume entre

Page 7: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

7Maio de 2018

vocês: que eu lhes solte alguém na época da Páscoa. Vocês querem que eu lhes solte o rei dos judeus?’ Então eles grita-ram de novo: ‘Ele não! Solte Barrabás’. Ora, Barrabás era um bandido. Então Pilatos tomou Jesus e o mandou flagelar.” (Jo 18,38b-40.19,1).

“Os sofrimentos de Jesus tomaram a sua forma histórica concreta pelo fato dele ter sido rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacer-dotes e pelos escribas, que o entregaram para ser flagelado e cruci-ficado.” (Catecismo, 572).

3º mistério: Coroação de espinhos em Jesus

“Os soldados trançaram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça de Jesus. Colocaram nele um manto vermelho, iam ao seu encontro e diziam: ‘Salve, rei dos judeus!’ E lhe davam bofetadas.” (Jo 19,2-3).

“É o amor até ao fim que confere ao sacrifício de Cristo o valor de redenção e reparação, de expiação e satisfação. Ele conheceu e amou a todos no oferecimento de sua vida. Nenhuma pessoa hu-mana, ainda que fosse o mais santo, estava em condições de tomar sobre si os pecados de todos e de se oferecer em sacrifício por to-dos.” (Catecismo, 616).

4º mistério: Caminho de Jesus ao Calvário

“Era o dia da preparação para a Páscoa, por volta do meio-dia. Pilatos disse aos judeus: ‘Aqui está o rei de vocês’. Eles grita-ram: ‘Fora! Fora! Crucifique-o!’ Pilatos lhes disse: ‘Mas eu vou crucificar o rei de vocês?’ Os chefes dos sacerdotes responde-ram: ‘Nós não temos outro rei, senão César’. Então Pilatos lhes entregou Jesus para ser crucificado.” (Jo 19,14-16a).

“Aceitando, com a sua vontade humana, que se faça a vontade do Pai, Jesus aceita a sua morte redentora, para ‘suportar os nossos pecados no seu corpo, no madeiro da cruz’. ” (Catecismo, 612).

5º mistério: Crucificação e morte de Jesus

“Então eles pegaram Jesus, que saiu carregando a cruz, rumo ao chamado ‘Lugar da Caveira’, que em hebraico se diz ‘Gólgota’.

Page 8: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

8 Um mês com Maria

Foi aí que crucificaram Jesus, e com ele outros dois homens, um de cada lado, e Jesus no meio. Pilatos também mandou fazer uma inscrição e colocá-la no alto da cruz. Nela estava escrito: ‘Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.’ (Jo 19,16b-19).

“A cruz é o único sacrifício de Cristo, mediador único entre Deus e o ser humano. De fato, fora da cruz, não há outra escada por onde se suba ao céu.” (Catecismo, 618).

MISTÉRIOS GLORIOSOS

(quartas e domingos)

1º mistério: Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo

“No primeiro dia da semana, ainda de madrugada, as mulhe-res foram ao túmulo levando os aromas que tinham prepara-do. Encontraram removida a pedra do túmulo. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. E ficaram sem sa-ber o que fazer. Eis que apareceram diante delas dois homens em roupas brilhantes. Cheias de medo, elas olhavam para o chão. Mas eles disseram a elas: ‘Por que vocês procuram entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressusci-tou!’ ” (Lc 24,1-6).

“O sepulcro vazio e os lençóis deixados no chão significam, por si mes-mos, que o corpo de Cristo escapou aos laços da morte e da corrup-ção, pelo poder de Deus. E preparam os discípulos para o encontro com o Ressuscitado.” (Catecismo, 657).

2º mistério: Ascensão gloriosa de Jesus ao céu

“Então Jesus os levou para fora da cidade, até Betânia. E, er-guendo as mãos, os abençoou. E, enquanto os abençoava, afastou-se deles e era elevado ao céu. Eles ficaram ajoelhados diante dele, e depois voltaram a Jerusalém com grande alegria. E estavam sempre no Templo, louvando a Deus.” (Jo 24,50-53).

“A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade de Jesus no domínio celeste de Deus.” (Catecismo, 665).

Page 9: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

9Maio de 2018

3º mistério: Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos

“Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam re-unidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um barulho como de vento muito forte, e encheu a casa toda onde eles estavam. E apareceram línguas como de fogo repartindo-se, e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, confor-me o Espírito lhes permitia expressar-se” (At 2,1-4).

“O Espírito Santo, que Cristo-cabeça derrama sobre os seus membros, constrói, anima e santifica a Igreja. Ela é o sacramento da comunhão da Santíssima Trindade com o ser humano.” (Catecismo, 747).

4º mistério: Assunção de Nossa Senhora ao céu

“Quem é essa que surge como a aurora, bela como a lua, bri-lhante como o sol e terrível como exército com bandeiras er-guidas?” (Ct 6,10).

“Terminado o curso da sua vida terrena, a santíssima Virgem Maria foi elevada em corpo e alma para a glória do céu, onde participa já na glória da ressurreição de seu Filho, antecipando a ressurreição de todos os membros de seu Corpo.” (Catecismo, 974).

5º mistério: Coroação de Nossa Senhora

“Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Ap 12,1).

“A Virgem Imaculada, preservada de toda a mancha da culpa ori-ginal, foi exaltada pelo Senhor como Rainha, para assim se confor-mar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e ven-cedor do pecado e da morte.” (Catecismo, 966).

www.paulus.com.br

Page 10: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

10 Um mês com Maria

MISTÉRIOS LUMINOSOS(quintas)

1º mistério: Batismo de Jesus no rio Jordão

“Naquele tempo, Jesus foi da Galileia para o Jordão, ao encon-tro de João, para ser batizado por ele. João, porém, tentava im-pedi-lo, dizendo: ‘Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?’ Contudo, Jesus lhe respondeu: ‘Deixe por enquanto, pois é assim que devemos cumprir toda a justiça’. Então João concordou. Batizado, Jesus logo subiu da água. Eis que se abri-ram para ele os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E uma voz vinda dos céus dizia: ‘Este é o meu Filho amado, em quem eu me agrado’. ” (Mt 3,13-17).

“Da parte de Jesus, o seu batismo é a aceitação e a inauguração da sua missão de Servo sofredor. Deixa-se contar entre o número dos pecadores. É já ‘o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’, e antecipa já o batismo da sua morte sangrenta.” (Catecismo, 536).

2º mistério: Milagre nas bodas de Caná

“Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, e aí estava a mãe de Jesus. Também Jesus foi convidado para o casamento, junto com seus discípulos. Faltou vinho, e a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm mais vinho!’ Jesus respondeu: ‘Mulher, que temos a ver com isso? Minha hora ainda não che-gou’. A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: ‘Façam o que ele acaso disser’. ” (Jo 2,1-5).

“No início de sua vida pública, Jesus realiza o seu primeiro sinal – a pedido de sua mãe – por ocasião de uma festa de casamento. A Igreja atribui grande importância à presença de Jesus nas bodas de Caná. Ela vê nesse fato a confirmação da bondade do matrimônio e o anúncio de que, doravante, o matrimônio seria um sinal impor-tante da presença de Cristo.” (Catecismo, 1613).

3º mistério: Anúncio do Reino de Deus

“Depois que João foi preso, Jesus se dirigiu para a Galileia, pregando o evangelho de Deus. Ele dizia: ‘O tempo se cum-

Page 11: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

11Maio de 2018

priu, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se e acredi-tem no evangelho’. ” (Mc 1,14-15).

“Todos são chamados a entrar no Reino de Deus. Anunciado pri-meiro aos filhos de Israel, este Reino messiânico destina-se a aco-lher as pessoas de todas as nações. Para ter acesso a ele, é preciso acolher a Palavra de Jesus.” (Catecismo, 543).

4º mistério: Transfiguração de Jesus

“Seis dias depois, Jesus tomou Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou a um lugar à parte, a uma alta montanha. E se trans-figurou diante deles. Seu rosto brilhava como o sol, e suas roupas ficaram brancas como a luz. Eis que lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a pala-vra e disse a Jesus: ‘Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias’. Ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: ‘Este é o meu Filho amado, em quem encontro o meu agrado. Ouçam-no’. ” (Mt 17,1-5).

“Por um momento, Jesus mostra a sua glória divina, confirmando assim a confissão de Pedro. Mostra também que, para ‘entrar na sua glória’, tem de passar pela cruz em Jerusalém.” (Catecismo, 555).

5º mistério: Instituição da Eucaristia

“Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus pegou o pão, e dando graças o partiu e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é para vocês. Façam isto em memória de mim’. Do mesmo modo, de-pois de cear, pegou também o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele bebe-rem, façam isto em memória de mim’. ” (1Cor 11,23-26).

“A Eucaristia é o coração da vida da Igreja, porque nela Cristo asso-cia a sua Igreja e todos os seus membros ao seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido ao Pai uma vez por todas na cruz; por este sacrifício, ele derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja.“ (Catecismo, 1407).

Page 12: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

12 Um mês com Maria12 Um mês com Maria

AGRADECIMENTO

Infinitas graças vos damos, so-berana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dig-nai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo; e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve-rainha.

SALVE-RAINHA

Salve, rainha, mãe de miseri-córdia, vida, doçura e espe-rança nossa, salve! A vós bra-damos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, ad-vogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste des-terro mostrai-nos Jesus, ben-dito fruto de vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria!

V. Rogai por nós, santa mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

LEMBRAI-VOS

Lembrai-vos, ó puríssima Vir-gem Maria, que nunca se ou-viu dizer que algum daqueles

que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e invocado o vos-so socorro, fosse por vós de-samparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, ó Virgem entre todas singular, como à mãe recorro, de vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés. Não re-jeiteis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus encar-nado, mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcan-çar o que vos rogo. Amém.

BÊNÇÃO FINAL

V. O Senhor esteja conosco.

R. Ele está no meio de nós.

V. Por intercessão de Maria, a mãe de Jesus e nossa mãe, abençoe-nos Deus todo-po-deroso, Pai e Filho e Espírito Santo.

R. Amém.

V. Que a alegria do Cristo Res-suscitado seja a nossa força. Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.

R. Graças a Deus.Encerrar o encontro com um canto apropriado. Cantos a partir da pági-na 90.

Page 13: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

13Maio de 2018

ditando os mistérios da vida de Jesus e de Maria. Acompa-nharemos os ensinamentos do divino Mestre, no evange-lho do dia. Com os salmos, elevaremos a Deus nossas preces e louvores. E, com a ca-tequese mariana, aprofunda-remos o conhecimento sobre nossa devoção a Maria, mãe de Deus. Quantas bênçãos o Senhor preparou para nós! Peçamos a ele a graça de vi-ver com intensa devoção este mês mariano. Que o exemplo de Maria fortaleça nossa ca-minhada cristã. Hoje, cele-bramos memória de São José Operário. Roguemos ao pai adotivo de Jesus por todos os trabalhadores de nosso país. Lembremos, também, dos de-sempregados, para que não percam a esperança de dias melhores. Iniciemos em nome do Pai e do Filho † e do Espíri-to Santo.

Evangelho do dia (Mt 13,54-58)

Naquele tempo, 54voltando para sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que se maravilhavam e diziam: “De

DIA 1º – TERÇA-FEIRASão José Operário

“Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!” (Sl 89)

Irmãos e irmãs, iniciamos hoje “Um mês com Maria”. A mãe de Jesus está sempre presente em nossa vida. Todos os dias, Maria intercede por seus fi-lhos e filhas, espalhados pelo mundo, que imploram sua bênção. No entanto, o mês de maio possui grande impor-tância em nossa caminhada de fé e devoção à Santíssima Virgem. Dedicamos todo este mês a Maria, nossa mãe. Por meio dela, rendemos graças a Deus pelas maravilhas que ele realizou na vida de Nossa Senhora e continua realizan-do em nossa vida. Por Ma-ria, chegamos a Jesus, nosso Salvador e Redentor. Por isso, o sentimento que deve nos acompanhar durante essas semanas é o de alegria. Pas-saremos todos os dias do mês na companhia amorosa de nossa mãezinha do céu. Re-zaremos o santo terço, me-

UM MÊS COM MARIA – MAIO DE 2018

Dia 1º

Page 14: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

14 Um mês com Maria

Glória ao Pai e ao Filho e ao Es-pírito Santo. Como era no prin-cípio, agora e sempre. Amém.

CATEQUESE MARIANA

Os textos que seguem foram extraí-dos das catequeses sobre Maria, do Papa Bento XVI.

A divina maternidade de Maria (1)

“Mãe de Deus” é o título atri-buído oficialmente a Maria no século V, exatamente no Con-cílio de Éfeso de 431, confir-mado pela devoção do povo cristão já a partir do século III, no contexto dos intensos de-bates daquele período sobre a pessoa de Cristo. Com aquele título ressaltava-se que Cristo é Deus e nasceu realmente de Maria como homem: na verda-de, por mais que o debate pa-recesse verter sobre Maria, ele dizia respeito essencialmente ao Filho. Querendo salvaguar-dar a plena humanidade de Jesus, alguns Padres Conci-liares sugeriam uma palavra menos forte: em vez do título de “mãe de Deus”, propunham o de “mãe de Cristo”; mas jus-tamente esta sugestão foi vista como uma ameaça à doutrina

onde lhe vêm essa sabedo-ria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não vivem todas entre nós? Então, de onde lhe vêm todas essas coisas?” 57E se es-candalizavam por causa dele. Jesus, porém, lhes disse: “Não existe profeta sem honra, a não ser em sua terra e em sua casa”. 58E Jesus não fez aí mui-tos milagres, porque eles não tinham fé.

Rezando com os salmos (Sl 9)

1. Eu te louvo, Senhor, com todo o meu coração, e descre-vo todas as tuas maravilhas!

2. Com júbilo me alegro em ti, e faço músicas em teu lou-vor, ó Altíssimo!

3. Eis que meus inimigos re-trocederam, tropeçaram e fra-cassaram diante de tua face.

4. O Senhor será um refúgio para o oprimido, um refúgio no tempo da aflição.

5. Em ti confiem os que conhe-cem o teu nome, porque o Se-nhor não abandona aqueles que o buscam.

Dia 1º

Page 15: Um mês com Maria - Paulus Editora · mansão dos mortos, ressusci - tou ao terceiro dia, ... da casa de Davi. ... “A ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade

15Maio de 2018

da plena unidade da divindade com a humanidade de Cristo. Por isso, depois de amplo de-bate, no Concílio de Éfeso, de 431, foi solenemente confir-mada, por um lado, a unidade das duas naturezas, a divina e a humana, na pessoa do Filho de Deus e, por outro, a legiti-midade da atribuição à Virgem do título de mãe de Deus. De-pois desse Concílio, registrou--se uma verdadeira explosão de devoção mariana e foram construídas numerosas igrejas dedicadas à mãe de Deus. En-tre elas sobressai a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. A doutrina relativa a Maria, mãe de Deus, encontrou, além disso, nova confirmação no Concílio de Calcedônia (451) no qual Cristo foi declarado “verdadeiro Deus e verdadeiro homem (...) nascido de Maria Virgem e mãe de Deus, na sua humanidade, para nós e para a nossa salvação”.

DIA 2 – QUARTA-FEIRA Santo Atanásio

“Que alegria, quando ouvi que

me disseram: Vamos à casa do Senhor!” (Sl 121)

Irmãos e irmãs, sejam bem--vindos ao nosso encontro mariano de hoje. Desde a eternidade, Deus preservou Maria para ser a mãe de seu Filho único. Por isso, ela é imaculada, ou seja, sem a mancha do pecado original. A sua dignidade de mãe de Deus, porém, não fez com que Maria se envaidecesse. Pelo contrário, ela permane-ceu sempre humilde. Ela é a simples serva do Senhor, que soube ouvir a voz de Deus e se entregou totalmente à vonta-de divina. Em seu canto, Ma-ria diz: “Minha alma exalta o Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, por-que olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1,46-48a). Sim, a humilde jovem de Na-zaré tornou-se mãe de Jesus, verdadeiro Deus e verdadei-ro homem. Por isso, todas as gerações consideram Maria feliz, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas por ela (cf. Lc 1,48b-49). Quão grande é o amor de Deus por nós! Ele nos amou ao ponto de enviar seu próprio Filho para nos sal-var: “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que não morra

Dia 2