UM MURO NO MEIO DO CAMINHO?! - Coletivo Leitor · 2018-11-14 · Releia a passagem de Um muro no...

2
1 Raimundo Matos de Leão UM MURO NO MEIO DO CAMINHO?! PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR GUIA DO PROFESSOR Este guia busca uma abordagem interdisciplinar de duas questões inerentes à obra Um muro no meio do caminho?!: a convivência entre as pessoas e as atividades coletivas. As atividades sugeridas aqui estão divididas em três partes. Na primeira, procura-se motivar os alunos a ler integralmente o livro. Na segunda, o objetivo é estabelecer uma integração entre texto e contexto, utilizando o texto como ponto de partida para uma discussão e reflexão em torno de situações que favorecem o convívio e o respeito entre as pessoas. Na terceira, buscamos concretizar essa reflexão propondo a preparação de um Dia do Encontro na escola. MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA 1. Crie um ambiente diferente na sala de aula. Se for possível, disponha as carteiras em círculo ou afaste-as para as laterais, para abrir um espaço mais amplo, e deixe que os alunos se sentem em roda, no chão. 2. Peça aos alunos que se acomodem, fechem os olhos e ouçam a canção Até pensei, de Chico Buarque de Hollanda. É possível ver a letra na íntegra no site oficial do compositor: www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=atepense_68.htm 3. Converse com os alunos sobre essa canção e explore os significados de sua letra. Chame a atenção para a ideia de muro nela apresentada. 4. Circule entre os alunos um exemplar do livro Um muro no meio do caminho?!. Pergunte a eles para que servem os muros. Converse sobre como imaginam que seja o muro desta história e de que assuntos o livro deve tratar. Este projeto de trabalho interdisciplinar integra a obra Um muro no meio do caminho?! (livro do professor). Não pode ser vendido separadamente. © SARAIVA S.A. Livreiros Editores.

Transcript of UM MURO NO MEIO DO CAMINHO?! - Coletivo Leitor · 2018-11-14 · Releia a passagem de Um muro no...

Page 1: UM MURO NO MEIO DO CAMINHO?! - Coletivo Leitor · 2018-11-14 · Releia a passagem de Um muro no meio do caminho?! (p. 26): A professora Teresa também mudou. Parou de reclamar, mudou

1

Raimundo Matos de Leão

UM MURO NO MEIO DO CAMINHO?!

PROJETO DE TRABALHO INTERDISCIPLINARGUIA DO PROFESSOR

Este guia busca uma abordagem interdisciplinar de duas questões inerentes à obra Um muro no meio do caminho?!: a convivência entre as pessoas e as atividades coletivas.

As atividades sugeridas aqui estão divididas em três partes. Na primeira, procura-se motivar os alunos a ler integralmente o livro. Na segunda, o objetivo é estabelecer uma integração entre texto e contexto, utilizando o texto como ponto de partida para uma discussão e reflexão em torno de situações que favorecem o convívio e o respeito entre as pessoas. Na terceira, buscamos concretizar essa reflexão propondo a preparação de um Dia do Encontro na escola.

MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA

1. Crie um ambiente diferente na sala de aula. Se for possível, disponha as carteiras em círculo ou afaste-as para as laterais, para abrir um espaço mais amplo, e deixe que os alunos se sentem em roda, no chão.

2. Peça aos alunos que se acomodem, fechem os olhos e ouçam a canção Até pensei, de Chico Buarque de Hollanda. É possível ver a letra na íntegra no site oficial do compositor: www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=atepense_68.htm

3. Converse com os alunos sobre essa canção e explore os significados de sua letra. Chame a atenção para a ideia de muro nela apresentada.

4. Circule entre os alunos um exemplar do livro Um muro no meio do caminho?!. Pergunte a eles para que servem os muros. Converse sobre como imaginam que seja o muro desta história e de que assuntos o livro deve tratar.Es

te p

roje

to d

e tra

balh

o in

terd

iscip

linar

inte

gra

a ob

ra U

m m

uro

no m

eio

do c

amin

ho?!

(liv

ro d

o pr

ofes

sor).

Não

pod

e se

r ven

dido

sep

arad

amen

te. ©

SA

RAIV

A S

.A. L

ivre

iros

Edito

res.

projeto_muro.indd 1 28/07/11 13:40

Page 2: UM MURO NO MEIO DO CAMINHO?! - Coletivo Leitor · 2018-11-14 · Releia a passagem de Um muro no meio do caminho?! (p. 26): A professora Teresa também mudou. Parou de reclamar, mudou

2

DO TEXTO AO CONTEXTO:LUGARES qUE SEPARAM E LUGARES qUE UNEM

5. Uma vez que todos os alunos tenham lido o livro, converse sobre o que acharam da história que acabaram de ler e, depois, peça a eles que relembrem as passagens que explicam as razões para que Juca queira construir o muro.

6. Peça aos alunos que, em grupos, façam uma pesquisa sobre alguns

muros famosos na história da humanidade, como o de Berlim, na Alemanha; o da China; e o das Lamentações, em Jerusalém. Se achar conveniente, peça a participação dos professores de História e de Geografia neste trabalho.

7. Releia a passagem de Um muro no meio do caminho?! (p. 26):

A professora Teresa também mudou. Parou de reclamar, mudou seu jeito de dar aulas e encontrou um namorado no dia em que levou a turma até o muro pra fazer uma atividade. Nesse dia, ela falou dos muros que existiram ao longo da história da humanidade e ainda existem pelo mundo. Muros que causam sofrimento, separando pessoas, impedindo o encontro, barrando a possibilidade do entendimento. Por fim, falou dos muros que existem dentro da gente.

• Promova uma discussão sobre quais seriam os muros que existem dentro de nós mesmos. Depois, peça a eles que deem opinião sobre o tipo de muro que Juca, seus amigos e os moradores da cidade construíram no meio da rua.

PREPARAÇÃO DO DIA DO ENCONTRO

8. Proponha aos alunos a realização de um dia especial de convivência e de encontro com outras turmas, professores e funcionários da escola. Nesse evento, toda a comunidade escolar poderá ter algum tipo de participação, de acordo com suas habilidades: poderão ser feitas apresentações musicais, declamação, contação de causos e de histórias, mágica, exposições de desenhos, cerâmicas, bordados, bijuterias, degustação de doces ou salgados, apresentações de dança, jogos, esportes, entre outros.

9. Com a ajuda dos professores, os alunos se dividirão em grupos para organizar o evento e preparar sua divulgação (cartazes, filipetas, e-mails etc.). Avisos com informações a respeito do evento, data da comemoração, horários e local deverão ser afixados na escola.

projeto_muro.indd 2 28/07/11 13:40