Um olhar sobre a diversidade

15
DIVERSIDADE DIVERSIDADE

description

Material produzido para o Curso de Produção de Material Didático Digital para a diversidade. secad/Ufpel 1ª parte de uma tarefa Material Produzido por Isabel C.S.Vargas fotos arquivo pessoal.manter créditos. Citações de R.Alves do texto TênisxFrescobol e de textos acadêmicos disponibilizados em ambiente virtual.(Prof.Rosária Sperotto, Foucault,Deleuze,etc

Transcript of Um olhar sobre a diversidade

Page 1: Um olhar sobre a diversidade

DIVERSIDADEDIVERSIDADE

Page 2: Um olhar sobre a diversidade

Reverência pela VidaReverência pela Vida

Page 3: Um olhar sobre a diversidade

Nas organizações os sinos das igrejas não Nas organizações os sinos das igrejas não tocam para impedir que o pássaro seja tocam para impedir que o pássaro seja morto.morto.

Page 4: Um olhar sobre a diversidade

A vida não pára...A vida não pára...

O bom ouvinte é O bom ouvinte é aquele que, ao aquele que, ao falar, abre espaços falar, abre espaços para que as bolhas para que as bolhas de sabão do outro de sabão do outro voem livresvoem livres

R. AlvesR. Alves

Page 5: Um olhar sobre a diversidade

Na lógica das organizações não Na lógica das organizações não há ‘próximos’ nem amigashá ‘próximos’ nem amigas

Page 6: Um olhar sobre a diversidade

Consciência Consciência

Não só da ampla Não só da ampla necessidade do necessidade do acesso à mídias;acesso à mídias;

Consciência de que Consciência de que primeiro de tudo primeiro de tudo temos que cuidar temos que cuidar do planeta do planeta

Page 7: Um olhar sobre a diversidade

Vulnerabilidade socialVulnerabilidade social

O pensamento com visão O pensamento com visão eco-sistêmica contempla eco-sistêmica contempla o meio ambiente, o o meio ambiente, o homem,seja ele portador homem,seja ele portador de deficiência, seja de de deficiência, seja de que raça for, situação que raça for, situação econômica , atentando econômica , atentando sempre para a inclusão sempre para a inclusão mais rápida daqueles em mais rápida daqueles em situação de situação de vulnerabilidade social.vulnerabilidade social.

Page 8: Um olhar sobre a diversidade

Reverência pelos que estão ao Reverência pelos que estão ao meu lado meu lado

O próximo é aquele que O próximo é aquele que está no meu caminho, está no meu caminho, que tem o poder de me que tem o poder de me dizer não. Mais difícil dizer não. Mais difícil que amar os doentes, que amar os doentes, que são carência pura, que são carência pura, fraqueza pura, fraqueza pura, dependência pura, dependência pura, mendicância pura, é mendicância pura, é amar aqueles que estão amar aqueles que estão ao meu lado e que são ao meu lado e que são tão fortes quanto eu .tão fortes quanto eu .(R.Alves)(R.Alves)

Page 9: Um olhar sobre a diversidade

Disparidade entre Disparidade entre estabelecimentos de ensinoestabelecimentos de ensino

Nesta década é Nesta década é queque

paradigmas foram paradigmas foram alterados em alterados em algumas escolas e algumas escolas e em algumas em algumas regiões mais regiões mais privilegiadas.privilegiadas.

Page 10: Um olhar sobre a diversidade

SEMPRE É TEMPO DE SEMPRE É TEMPO DE APRENDERAPRENDER

SEMPRE É TEMPO SEMPRE É TEMPO DE SONHARDE SONHAR

CONVERSAR É CONVERSAR É FICAR BATENDO FICAR BATENDO SONHO PRA CÁ, SONHO PRA CÁ, SONHO PRA LÁ...SONHO PRA LÁ...

Page 11: Um olhar sobre a diversidade

Somente o pensamento muda Somente o pensamento muda as pessoasas pessoas

O sonho do outro é O sonho do outro é um brinquedo que um brinquedo que deve ser deve ser preservado, pois se preservado, pois se sabe que, se é sabe que, se é sonho, é coisa sonho, é coisa delicada, do delicada, do coraçãocoração

Page 12: Um olhar sobre a diversidade

Sociedade DisciplinarSociedade Disciplinar

Durante os séculos XIX e XX, Durante os séculos XIX e XX, o capitalismo priorizou uma o capitalismo priorizou uma sociedade disciplinar, sociedade disciplinar, centrada na casa, na escola, centrada na casa, na escola, na igreja, na fábrica, na na igreja, na fábrica, na prisão. Para Michel Foucault, prisão. Para Michel Foucault, tratava-se de uma sociedade tratava-se de uma sociedade disciplinar hierarquizada, disciplinar hierarquizada, conduzida pela constante conduzida pela constante vigilância e pelo controle do vigilância e pelo controle do tempo e do comportamento tempo e do comportamento por um "superior": o pai, o por um "superior": o pai, o professor, o patrão.professor, o patrão.

Page 13: Um olhar sobre a diversidade

Instituição Escolar Instituição Escolar Importância na Formação do Importância na Formação do SerSer

Pode-se dizer que a partir do Pode-se dizer que a partir do momento que somos momento que somos inseridos na instituição inseridos na instituição escolar, já estamos sendo escolar, já estamos sendo afetados e contaminados por afetados e contaminados por seus discursos, cujos efeitos seus discursos, cujos efeitos das operações de seus das operações de seus dispositivos são bastante dispositivos são bastante visíveis no modo como visíveis no modo como interagimos no cotidiano, interagimos no cotidiano, pois nossas experiências de pois nossas experiências de aprendizagens escolares nos aprendizagens escolares nos afetam de tal modo que é afetam de tal modo que é impossível sairmos delas impossível sairmos delas sem que haja alterações em sem que haja alterações em nós. nós.

Page 14: Um olhar sobre a diversidade

Respeito à todas as formas de Respeito à todas as formas de vidavida

Tudo o que é vivo Tudo o que é vivo deseja viver. Tudo o deseja viver. Tudo o que é vivo tem o que é vivo tem o direito de viver. direito de viver. Nenhum sofrimento Nenhum sofrimento pode ser imposto pode ser imposto sobre as coisas vivas, sobre as coisas vivas, para satisfazer o para satisfazer o desejo dos homens. desejo dos homens.

R.AlvesR.Alves

Page 15: Um olhar sobre a diversidade

Para refletir sobre a vida ...Para refletir sobre a vida ...

Mesmo quando tudo pedeMesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calmaUm pouco mais de calma

Até quando o corpo pedeAté quando o corpo pede

Um pouco mais de almaUm pouco mais de alma

Eu sei, a vida não páraEu sei, a vida não pára

A vida não pára não...A vida não pára não...

A vida não pára...A vida não pára...

Paciência(Lenine)Paciência(Lenine)