Uma companhia para toda a vida! 7 - A Faber-Castell e a ... Aula_2.pdf · A campanha seria...

12
16 Uma companhia para toda a vida! 7 - A Faber-Castell e a Preservação do Meio Ambiente Sugestão: A é uma empresa preocupada com o ambiente, tanto com as actuais como com as futuras gerações. Por esta razão, possui vários projectos ecológicos: PROJECTO ARBORIS O Projecto Arboris, garante a preservação e aumento da mata nativa dos Parques Florestais da - nas cidades de Prata e Uberlândia, em Minas Gerais – Brasil. Neste momento, o professor pode apresentar um mapa para que os alunos possam localizar as regiões. A vegetação nativa predominante na região é o cerrado. Infelizmente, há alguns anos, a mata nativa da região foi sendo gradualmente substituída por pastagens, fazendo com que muitos animais perdessem os seus abri- gos e as suas fontes de alimento. Quando a se instalou na região, começou a cultivar nas áreas antes improdutivas e já devastadas por antigas pastagens, árvores da espécie pinus caribaea, cuja madeira macia é ideal para a produção dos ecolápis, garantindo o bom acabamento e facilitando o afiar dos lápis.

Transcript of Uma companhia para toda a vida! 7 - A Faber-Castell e a ... Aula_2.pdf · A campanha seria...

16

Uma companhia para toda a vida!

7 - A Faber-Castell e a Preservação do Meio Ambiente

Sugestão:

A é uma empresa preocupada com o ambiente, tanto com as actuais como com as futuras gerações. Por esta razão, possui vários projectos ecológicos:

PROJECTO ARBORIS O Projecto Arboris, garante a preservação e aumento da mata nativa dos Parques Florestais da - nas cidades de Prata e Uberlândia, em Minas Gerais – Brasil.

Neste momento, o professor pode apresentar um mapa para que os alunos possam localizar as regiões.

A vegetação nativa predominante na região é o cerrado. Infelizmente, há alguns anos, a mata nativa da região foi sendo gradualmente substituída por pastagens, fazendo com que muitos animais perdessem os seus abri-gos e as suas fontes de alimento.

Quando a se instalou na região, começou a cultivar nas áreas antes improdutivas e já devastadas por antigas pastagens, árvores da espécie pinus caribaea, cuja madeira macia é ideal para a produção dos ecolápis, garantindo o bom acabamento e facilitando o afiar dos lápis.

17

Uma companhia para toda a vida!

As áreas que ainda eram ocupadas por mata nativa, foram preservadas e aumentadas pela

, que periodicamente faz o levantamento da flora local. No último levantamento, 307 espécies de plantas foram catalogadas, entre elas espécies frutíferas, flores e árvores que estão em processo de extinção, como é o caso da Peroba Rosa e do Jacarandá, que são con-sideradas madeiras nobres.

Feito o registo das plantas que vivem nos parques, a pro-curou aumentar a flora plantando mais de 40 mil mudas de árvores típicas da região entre 1999 e 2002, de forma a assegurar que a introdução da plantação de pinus no cerrado não causasse danos à fauna e ao solo local

.A realizou diversos estudos sobre esta matéria.

A fez uma parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais, de forma a que este fornecesse mudas das espécies nativas para serem plantadas nas áreas do Projecto Arboris.

A oferece mudas de eucalipto que são doadas aos produtores rurais para incentivar entre eles o desenvolvimento da cultura conservadora tradicional.

O cerrado é muito seco durante determinadas épocas do ano, e por isso muito susceptível a incêndios. Para ajudar a evitar as devasta-ções provocadas pelo fogo, a possui uma estação meteorológica electrónica que determina diariamente o risco de in-cêndio nos Parques Florestais, através da medição da humidade do ar, temperatura, direcção dos ventos e outros indicadores. Também possui uma brigada de incêndio e trabalha em colaboração com outras empresas da região.

18

Uma companhia para toda a vida!

PROJECTO ANIMALISO Projecto Animalis consiste na preservação dos animais que vivem nos Parques Florestais , como o lobo-guará; tamanduá-bandeira; corujas; onça-parda, entre outros, estando inclusive algumas espécies a correr o risco de extinção.

Fazendo a gestão das suas plantações de forma técnica e ambientalmente correcta, a

assegura a sobrevivência de 26 espécies de mamíferos e 123 espécies

de aves que encontram segurança e alimentos nos parques da , além de

estarem protegidos de incêndios e de caçadores furtivos.

O Projecto Arboris também visa melhorar o ambiente para esses animais, tanto para manter os que já vivem nos parques, como para atrair novos moradores, o que tem vindo a ser conseguido, de acordo com as sucessivas contagens que se realizam periodicamente.

O objectivo deste Projecto é, além de propiciar a sobre-vivência desses animais, fazer com que outras espécies de animais selvagens procurem abrigo nesses parques.

19

Uma companhia para toda a vida!PROJECTO ECOMUNIDADEPara levar a educação ambiental às pessoas, da região dos projectos ecológicos, a sdsssdsdsds desenvolveu na cidade de Prata, em Minas Gerais, o Projecto ECOmunidade com o objectivo de sensibilizar professores, alunos, produtores rurais, colaboradores e prestadores de serviços sobre as diversas questões ambientais de interesse local e global. O projecto conta com o envolvimento da Câmara Municipal local, das escolas e da própria comunidade rural. Na primeira etapa do ECOmunidade no ano de 2001, cerca de 7 mil pessoas receberam formação sobre preservação ambiental.

Com o projecto ECOmunidade, o meio ambiente passou a ser assunto obrigatório na cidade, e em parceria com a Secretaria Municipal da Educação,

a promove anualmente o “Simpósio de Educação Ambiental”, com apresentação de

palestras e trabalhos sobre o Meio Ambiente, onde os participantes colaboram na elabo-

ração de projectos ecológicos, juntamente com professores e alunos da região. O Simpósio realiza-se anualmente, abrangendo e tentando viabilizar sugestões da comu-nidade.

Para aumentar o número de pessoas atingidas pelo projecto, a , envolveu cerca de 47 professores de todas as escolas públicas e pri-vadas da cidade de Prata – Minas Gerais, onde estão os parques florestais da . Os professores têm a função de ensinar aos seus alunos as várias formas de cuidar do planeta e, desta forma, a educação ambiental conseguirá atingir grande parte das famílias residentes em Prata – Minas Gerais.

20

Uma companhia para toda a vida!Além dos projectos Arboris, Animalis e ECOmunidade, a possui outros projectos visando a preservação do meio ambiente:

• Estudo e gestão da água dos ribeiros e rios que passam nos seus parques com o objectivo de avaliar os efeitos causados pela plantação da pinus.

• Tratamento da água que sai da fábrica, através de uma Estação de Tratamento. Antes de ser de-volvida ao meio ambiente, a água passa por um aquário de peixes, que asseguram a pureza da mesma.

• Estudo rigoroso do solo, avaliando a sua composição, combatendo a erosão e medindo a sedimen-tação no seu vale.

• Tratamento do ar, realizando periodicamente amostragens nas chaminés da fábrica com o objectivo de avaliar a composição e quantidade dos gases emitidos.

• Desenvolvimento de um programa de reciclagem dos materiais utilizados na fábrica e nos escritóri-os.

Os projectos ambientais da , ligados à sua plantação de árvores, receberam dois importantes prémios em 2002: um no concurso SuperEcologia 2002 promovido pela re-vista Super Interessante e outro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Alemanha.

21

Uma companhia para toda a vida!

Algumas expressões mencionadas pelo professor que podem ser questionadas pelos alunos:

Celulose: Material estrutural das paredes das células das plantas.

Desequilíbrio ecológico: Alteração do ambiente ocasionada pela natureza (chuvas, terramotos, vulcões etc.) ou pela acção do homem (poluição, devastação, queimadas etc.) que afecta a vida dos seres existentes naquele ambiente.

Húmus: Adubo natural formado de restos de seres vivos de-compostos (vegetais e animais).

Matéria-Prima: Recursos ou materiais utilizados na fabrica-ção de produtos finais.

Mina: Parte interna do lápis responsável pela escrita e/ou colorido (no caso de lápis de cor). No caso do lápis grafite, a mina é composta por grafite, e argila. No lápis de cor, a mina é composta por pigmentos, aglutinantes, cargas inertes e ce-ras. Pigmentos – produto que dá a cor Aglutinantes – colas para misturar todos os produtos Cargas Inertes – estarem lá ou não é a mesma coisa. Não fazem nada, só volume Ceras – para darem brilho à cor

8 - Glossário

22

Uma companhia para toda a vida!

Pinus Caribaea:Espécie de pinheiro de rápido crescimento, procedente da América Central, Caraíbas e México, cultivada pela Faber-Castell para a produção do ecolápis.

Reciclagem: Aproveitamento de produtos manufactura-dos descartados, para a fabricação de no-vos produtos, evitando o desperdício dos recursos naturais e a poluição ambiental.

Recursos Naturais: Recursos disponíveis na natureza utiliza-dos na produção de bens e serviços, como a água e a madeira.

Placas: Pequenas peças de madeira utilizadas na fabricação do ecolápis.

23

Uma companhia para toda a vida!

Para Alunos da Pré-Primária e 1º Ciclo:

Fazer um desenho utilizando o tema “EcoLápis”;Dica: Pode-se utilizar pedaços de ecolápis afiados, colando-os sobre os desenhos.

- Nas escolas onde haja espaços verdes, os alunos da Pré e 1º Ciclo poderão ser levados para obser-varem o meio ambiente, analisando a integração entre plantas, solo, água, ar, animais etc. Posterior-mente, promover um debate entre as crianças para analisar a percepção delas sobre este assunto.Terminar com a elaboração de um desenho sobre a natureza (sobre o que observaram).

Dica: Colorir o Papel para DesenharObjectivo: Estimular a concentração e a imaginaçãoMaterial: Ecolápis de Cor Jumbo, afia-lápis, algodão e papelRealização: Afiar os ecolápis de cor Jumbo, e guardar o pó da mina colorida. Esfregar esse pó de mina, com o dedo, ou com um bocadinho de algodão, sobre a folha de papel ou cartolina, obtendo um fundo colorido suave.Em seguida, fazer o desenho com os ecolápis Jumbo sobre esse fundo, utilizando por exemplo, a técnica de pontos (fazer pequenos pontos, próximos uns dos outros). A distância entre os pontos, determina a variação de tonalidades de cor.

9 - Sugestão de Actividades

24

Uma companhia para toda a vida!

Para Alunos 2º, 3º Ciclo:

Proposta: Escrever uma história e ilustrá-la- Tema: Preservação do meio ambienteEscrever uma pequena história em banda desenhada onde o “ecolápis” é uma persona-gem com vida, pensamentos e ideias. Pode ser ilustrada e pintada. - Dica: Pode-se utilizar a técnica de “esfumar”, com as minas do ecolápis reduzidas a pó e passadas com os dedos sobre o papel.

- Proposta: Teatro de Bonecos- Tema: Reforçar a importância da reciclagem do lixo para a preservação do meio ambien-te. - Dica: Utilizando materiais reciclados, criar o ecolápis, que será a personagem principal do Teatro. Imaginar outras personagens e o cenário onde a história se vai desenvolver. No final, fazer uma apresentação para toda a Escola, transmitindo a importância da preser-vação do meio ambiente.

25

Uma companhia para toda a vida!

1)

Para Alunos do Secundário:

- Proposta: Campanha Publicitária- Tema: O ecolápis e a Preservação do Meio AmbienteEm grupos, os alunos poderão elaborar uma campanha publicitária ou campanha de sensibilização com o tema “O ecolápis”, mencionando também a preservação do meio ambiente. A campanha seria divulgada internamente na escola através de cartazes, painéis etc.

Passos metodológicosInicialmente, leve alguns anúncios publicitários impressos para a sala de aula. (jornais, revistas, etc.)Comente as várias intenções presentes nos anúncios (intenções dos anunciantes; interesse dos consumidores) e as várias formas de se ler esse texto (de forma crítica; relacionando os textos com as imagens (caso elas existam). Apresentar anúncios de carácter comercial e não comercial.Explore alguns elementos, como os slogans, os recursos visuais ou linguísticos e a dis-posição do texto na página. Discuta com os alunos o que mais lhes chamou a atenção no momento em que entraram em contacto com o anúncio.

Organize a sala de aula em grupos para a execução das campanhas.São necessárias 2 tarefas: pesquisar sobre o assunto a desenvolver nas campanhas e escolher o público-alvo.

26

Uma companhia para toda a vida!

2)

Sugestões:

• Depois de concluída a elaboração dos anúncios, discuta com os alunos as estratégias de divulgação. Lugares onde se possa afixar os cartazes, datas especiais em que podem apresentar as suas ideias, convite aos pais para que venham à escola, etc.

Proposta: Ilustração sobre a Evolução do Lápis. - Tema: A evolução histórica do lápis como instrumento de escritaRealização de uma pesquisa sobre a evolução histórica do lápis como instrumento de es-crita. Como resultado do trabalho, os alunos podem fazer uma exposição de desenhos dos lápis antigos e dos actuais (Bicolor, Aguarelável, Triangular etc).

As actividades sugeridas para o 2º, 3º Ciclo e Secundário poderão ser realizadas de forma interdisciplinar, ou seja, numa acção conjunta de várias disciplinas, ou por outro lado, se existir, sob a forma de notícia de jornal:

ET, EV, EVT, Oficina de Artes e Geometria Descritiva - Fazer uma actividade envolvendo desenhos, fotos, montagem de painéis etc. sobre o tema.

Geografia - Orientar uma pesquisa, trabalhando os temas solo, vegetação, clima etc.

Ciências - Orientar uma pesquisa, trabalhando os temas ecologia, ambiente, fauna, reci-clagem, poluição etc.

Língua Portuguesa – Fazer uma composição com o tema utilizado.

27

Uma companhia para toda a vida!

Plano de aula desenvolvido em conjunto com:FABER–CASTELL - AlemanhaFABER–CASTELL - BrasilDr. Paulino de Oliveira (Doutorando em Direcção de Empresas e Gestão de Marketing) Professor José Alberto Rodrigues (APEVT)Paula Mendes e Sérgio Marques (Departamento de Marketing e Formação da Iberex, Lda)

Outubro de 2008

Plano de aula desenvolvido em conjunto com:

Um compromisso para toda a Vida!