Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao...

12

Transcript of Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao...

Page 1: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos
Page 2: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

E este é o motivo desta revistaexistir: celebrar a vitória permitida porDeus em diferentes trabalhos realizadospela Associação Jesse de Araçatuba.

Celebrar a distribuição dealimentos; a partilha de roupas, calçadose brinquedos; a doação de remédios; avisita aos enfermos, presos e neces-sitados; os encontros realizados; osgrupos de crescimento e a evangelizaçãode crianças, jovens e adultos.

Sim, celebrar! A fé sem obras émorta, como está escrito na Epístola deSão Tiago (3, 17). E, assim como ele,também podemos dizer: “Mostra-me atua fé sem obras, e eu te mostrarei aminha fé pelas minhas obras” (3, 18).Mas, qual fé queremos mostrar? A fé naconversão dos homens, na Palavra deDeus e na ressurreição de Cristo.

Queremos mostrar a nossa crençade que o homem pode se converter: sairdos maus caminhos, voltar ao amor doDeus que o criou. Não importa por ondealguém tenha andado, o que tenha feitoou que necessidade esteja passando,sempre existe a possibilidade de con-versão. Por isto, assim como o SenhorDeus não desistiu de nós, nós tambémnão queremos desistir de ninguém.

Desejamos, também, manifestar a

brássemos apenas a distribuição dealimentos, roupas e remédios, qual seriaa nossa alegria quando faltassem estascoisas? Se comemorássemos apenas osdez anos de existência desta obra, o queseria dos anos anteriores, quando Jesusjá nos abençoava, e dos anos que aindaestão por vir? Se o que nos alegrasse fosseapenas a quantidade de pessoas que jáforam assistidas e amparadas por estaassociação, o que seria de nossa cele-bração quando estas mesmas pessoasdesistissem da caminhada ou não fossemalcançadas pelo nosso trabalho?

A alegria do Senhor é a nossaforça, e alegramo-nos sempre no SenhorJesus. O que celebramos agora é a vitóriamisericordiosa de Deus, por Jesus Cristoe a unção do Espírito Santo em nós eatravés de nós.

Ao ler as páginas desta revista, quevocê tenha em mente que as pessoas queparticipam desta obra são os famosos“servos inúteis” que Jesus descreve emLucas 17, 10. Todo o louvor, a honra e aglória sejam dadas ao Deus Pai e aoCordeiro Vivo com o Santo Espírito. Anós convém continuar trabalhando atéque Jesus volte. Aleluia!

nossa fé na imutável Palavra de Deus, aBíblia. Cremos que esta palavra é, nosdias de hoje, atual e viva. E é nossamissão, como membros da IgrejaCatólica, divulgar e testemunhar arespeito de tudo o que está escrito.

Acreditamos que Jesus está vivo,é o Senhor desta obra e das nossas vidas,e voltará. Sim, o Senhor Jesus voltará. Epor crermos neste Jesus, é que confiamosna vitória, mesmo quando não a vemos;suportamos as aflições, mesmo quandonão as entendemos; passamos pelastribulações e perseguições, mesmoquando sentimos a dor ou a acusação depessoas que amamos; e sorrimos para avida, dom de Deus, pois sabemos quenem mesmo a morte pode nos separardo amor de Deus, revelado em CristoJesus.

Crendo em tudo isto, temosmotivo para celebrar. Pois, se cele-

Tia Dirce, Marinho e Denise Riani

Uma década deve ser comemorada!

Mário Martim da Silva Júnior (Marinho)

Gerente Administrativo

Neste aniversário da Jesse, aproveito a oportunidadepara, mesmo de longe, enviar as minhas carinhosas saudaçõesà toda equipe dirigente, bem como a todos os seus membros.

Durante todo o tempo em que, como primeiro bispo darecém-criada Diocese de Araçatuba, estive à frente do trabalho,acompanhei a instituição e todo o desenvolvimento das ações.

Com a colaboração dos dirigentes, de modo especial daTia Dirce, da Denise e do Marinho, conseguimos resolver algunsproblemas, acabando com os preconceitos contra a instituiçãoque já fazia tanto bem em nossa cidade.

Com o programa de ação “Ora e Trabalha”, do patriarcados monges do Ocidente, São Bento, a Jesse incentiva a oraçãoe trabalha com afinco na Evangelização, provando sua fé comas obras no atendimento aos pobres, tão queridos de Jesus.Para conseguir seus intentos, promoveu e promove o estudo,especialmente através de cursos.

Em todas as iniciativas e problemas, sempre fuiconsultado, para que o movimento tivesse mais segurança aoser, permanentemente, a Igreja do Senhor Jesus.

Celebramos, no dia 15 de maio, a festa do Divino EspíritoSanto, festa de Pentecostes. Fazemos votos de que o DivinoEspírito Santo, pelas mãos de Maria, continue abençoando edirigindo a Jesse. Que sejam sempre fiéis à “doutrina dosapóstolos, vivendo a comunhão fraterna, encontrando-se comDeus, pela oração, participando da Eucaristia” (At, 2, 42).

Recordações da Jesse

Dom José Carlos

Castanho de Almeida

1º Bispo da Diocese de

Araçatuba, entre 1994 e 2003

Page 3: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

No último dia 29 deabril, memória da grande ecorajosa Santa Catarina deSena, celebramos a missa emação de graças pelos dez anosda Associação Jesse. Pensoque é hora de repetir aspalavras do salmista: “Quepoderei retribuir ao SenhorDeus por tudo aquilo que elefez em meu favor?” (Salmo115). Como agradecer tantosbenefícios? Deus é muitobom e o momento é delouvor.

Celebrar dez anos detrabalho deve ser, também,um momento de profundareflexão e avaliação. Avaliar oquê? Tudo! Os passos dados,a evangelização empreendida,o testemunho vivenciado portodos os membros da Asso-ciação Jesse. Agradecer opassado e avançar para ofuturo, iluminando o presentecom a Palavra de Deus, coma Eucaristia e com as orien-

tações da Igreja, à qualpertencemos.

Venho constatando,com alegria, que a AssociaçãoJesse é um abençoado projetode Deus, com a missão delevar a muitas e muitaspessoas o Evangelho e a forçada Ressurreição de Cristo,para confortar os desanima-dos e estender a mão aosnecessitados material eespiritualmente. Neste sen-tido, somos consolados eiluminados pelas Escrituras,quando dizem: “Jó respondeuao Senhor: reconheço que

tudo podeis e que nenhum devossos desígnios é frustrado”(Jó 42, 1-2).

Muito já foi realizado.Todavia, diante de tudo o queprecisa ser feito, este muitoainda carece de ser acrescidode mais e mais. Agradeçamos,louvemos à Trindade Santa, eao mesmo tempo lançandonossas redes para águas maisprofundas, rezemos:

“Ajudai-me, Deus eSenhor meu, em meu bompropósito em vosso santoserviço, e dai-me graça paraque comece hoje perfeita-mente, porque nada é quantoaté aqui tenho feito” (Imita-ção de Cristo 19,2).

Que a Associação Jesseviva, cresça, floresça e dêmuitos e bons frutos para amaior glória de Deus e para obem das pessoas.

Pe. José Carlos

Guabiraba de Oliveira

Assistente Eclesiástico

DOM SERGIO KRZYWY

por mercê de Deus e

da Santa Sé Apostólica

BISPO DE ARAÇATUBA

Cumprimento a

Associação Jesse

pelos 10 anos de existência.

Faço votos que seus

associados, através do

serviço generoso aos irmãos

e irmãs mais necessitados,

possam crescer sempre mais

na comunhão entre si,

com Deus e com a Igreja.

A todos imploro,

com minhas orações,

abundantes bênçãos do

Deus Amor - Pai e Filho

e Espírito Santo.

Dom Sergio Krzywy

Bispo Diocesano

de Araçatuba

“Eu tive fome. Eu

tive sede. Eu estava nu. Eu

era peregrino. Estava en-

carcerado. Cada vez que o

fizeste a um desses irmãos

mais pequeninos, a Mim

foi que o fizeste”. Mt 26, 48.Jesse é Renovação

Carismática em Ação!Não é só louvor. Não

são apenas palavras.Quantas bocas ali-

mentadas! Quantos corposcobertos, aquecidos...

Quantos pés calçados!Quantas feridas curadas!

Sobretudo, quantasvidas transformadas!

Que o Espírito Santocontinue abençoando, inspi-rando, santificando.

Jesse, cofrinho ondeos colaboradores vão colo-cando gotas de amor que vão

RenovAção Carismática

Dez anos de caminhada

transbordar em puras fontesde água viva.

“Vinde benditos de

meu Pai receber a herança,

o Reino preparado para

todos vocês desde a funda-

ção do mundo”. Mt 25, 34.Obrigado, Senhor,

Glória só a Deus-amor.Nós somos apenas

“servos inúteis”.Pe. Luís Tibiriçá Crescente

• Educação Infantil• Ensino Fundamental(a partir de dois anos)• Enriquecimento Curricular• Informática• Inglês

ARAÇATUBA • 18 3622.8601

AVENIDA CAFÉ FILHO, 440

MATRÍCULAS ABERTAS

• Espanhol• Reforço Paralelo• Curso de Matemática• Dança• Música• Esportes

Page 4: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

Sonhei que queriaentrar num circo, mas nãoquiseram deixar, pois diziamestar lotado.

Disse que precisavaentrar e, como impediam,passei por baixo da segurançae entrei.

O circo estava vazio eeu disse: Como não queriamme deixar entrar se o circoestá vazio?

No momento queassim pensava, criançascomeçaram a subir naarquibancada, lotando o circo.

Acordei e disse ao Pai:Senhor, o que queres Tu comisso?

A resposta: “Um tra-balho com crianças”.

Fiz o convite no grupode oração que funcionava nacapela do Salesiano, cha-mando pessoas para meajudar. Marquei uma reuniãona Lareira, no domingo.Apareceram três pessoas,além de mim.

Voltei desanimada,achando que tudo aquilo era

da minha cabeça e não umplano de Deus.

Quando fazia o almo-ço, pensando em tudo, Deusme falou novamente: “Faça oseguinte: anuncie que vai terinscrição para um empregomuito bom, cujo patrão éexcelente e que nunca serápreciso pedir-lhe aumento.Ele nos pagará sempre muitobem”.

Marquei outra reuniãopara o próximo domingo. Olocal ficou cheio de candi-datos. Então, eu compartilheisobre o tratar de Deus e pedique me ajudassem. E assimcomeçamos o trabalho. Noinício, Marlene e eu orga-nizamos os estudos. Pensa-mos num nome para o grupo.De repente surgiu JesSe

(Jesus é o Senhor). Deusainda me disse que seria,através das crianças, que ospais viriam para os grupos deoração. E foi o que aconteceu:as crianças chegavam em casacontando as historinhas de

Jesus, dadas pelas tias, e os paiscomeçaram a participar.Temos grupos de crianças emquase todos os bairros.

Hoje, as coordenado-ras do grupo Jesse Criança sãoVaninha e Ademarci. Elascontinuam preparando osestudos, passam para as tiasem uma reunião mensal eestas transmitem às crianças.Assim, todos os grupinhosrecebem os mesmos estudose fazem a mesma caminhada.

Uma vez por ano érealizado o encontro comtodas as crianças, durante odia todo. As coordenadoras etias organizam várias ativi-dades, encerrando o eventocom um farto lanche.

Moda Jovem

Infantil • AdultoROUPAS E ACESSÓRIOSPARA RECÉM-NASCIDOS

Rua do Fico, 708 • Santana • Araçatuba

(18) 3622.5943

Cheque pré: 30 • 60 • 90 diasCartão: 4 vezes sem juros ou

até 30 dias com descontode 20% no preço à vista

O sonho que vem de Deus!

Dercinha Cogo Riani

Presidente da Associação

Presidente: Dercinha Cogo Riani

Vice-Presidente: José Abel de Angeles Júnior

1° Tesoureiro: Osvaldo Novo

2° Tesoureiro: Alcides Fuzetti

1ª Secretária: Regina Sueli Gajardoni

2° Secretário: Paulo César Regino de Oliveira

Diretores de Patrimônio:

Maria Luisa de Oliveira e Rui Celso Nunes de Lima

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

DIRETORIA EXECUTIVA DA

ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA

JESUS É O SENHOR

Gestão 2005 • 2007

AUTO ESCOLA INTERLAGOSEstá na Interlagos, está na pista!

Habilitação parceladaem até 10 vezes

Em Araçatuba, é sódiscar: (18) 3625.4015

Rua dos Fundadores, 355/A (próximo à Skol)

“Escrito por Tia Dirce,a quem Deus concedeu

a graça do sonho ede sua realização”.

Marinho

Rua Aristides Rocha, 31 • Jardim Nova York

CEP 16018-485 • Araçatuba/SP • 18 3624.2264

www.jesse.com.br • [email protected]

Contribuições: Banco do Brasil

Agência 3292-1 • Conta-corrente 9362-9

(18) 3622.3682Atendimento com hora marcada

Rua Marcílio Dias, 1016 • Araçatuba

Page 5: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

Da vivência desseversículo se originou aprimeira semente destaAssociação. Por volta de 1987,membros de um grupo deoração, vendo alguns irmãosem dificuldade, se uniram parasocorrê-los e, daí em diante,resolveram que não haveriamais necessitados entre eles.Na época, as reuniões acon-teciam na Lareira e, hoje, ogrupo está na Catedral, todasegunda-feira, às 20 horas.

Aquelas mesmas pes-soas, através do tempo, foramelaborando vários outrostrabalhos, tendo sempre comometa a libertação das pessoasatravés da evangelização, dapregação da Palavra de Deus,crendo nas palavras de Jesusem Jó 8, 32: “Conhecereis averdade e a verdade voslibertará”. Foi assim queiniciaram o trabalho de evan-gelização de crianças e oGrupo de Jovens, em 1988. E,paralelamente a tudo isso, osSeminários de Vida noEspírito Santo. Percebendo asede e a fome da Palavra deDeus, e buscando sempre aorientação do Seu Espírito, foicriada a Escola de Servos, paradar continuidade aos semi-nários. Em seguida, vieram osGrupos de Crescimento,sempre com número pequenode pessoas em cada grupo,que funciona como célulaalimentada pela Palavra.

Como tudo o que vem

(At, 2, 44)

sob esse senhorio que que-remos crescer e frutificar.

Hoje, somos reconhe-cidos como uma entidade deUtilidade Pública pela Pre-feitura Municipal de Ara-çatuba, pois, além de evan-gelizar, realizamos todo umtrabalho social, inspiradospela crença de que “a fé semobras é morta” (Tg 2, 17).

Assim sendo, continua-mos com o princípio de quenão haverá necessitado entreos irmãos, sempre acompa-nhando os evangelizados emsuas necessidades, não nosentido de sustentação, masno sentido de libertação.

Somos mais de 700

do Alto dá frutos, o cresci-mento foi grande, e o Senhorfoi mostrando a necessidadede se organizar para frutificarainda mais. Começou, então,a fermentar a idéia de umaAssociação, sendo o assuntodiscutido durante alguns anos.Finalmente foi elaborado oEstatuto, com registro emcartório no mês de Maio de1995.

Nascia assim, juridica-mente, o que de fato já existia:ASSOCIAÇÃO JESSE DE

ARAÇATUBA. Jesse signi-fica JESUS É O SENHOR.Esta é uma verdade da qualnão abrimos mão: nascemossob o senhorio de Jesus e é

associados, todos distribuídosem quarenta e dois grupos decrescimento. Os voluntáriosatuam em várias frentes, comodistribuição de cestas dealimentos, visitas a enfermos,evangelização de crianças,centro de ressocialização,distribuição de roupas,calçados, além de muitosoutros serviços que o Senhortem direcionado.

Temos, ainda, muito afazer. Já adquirimos terreno einiciamos a construção dasede própria, atualmenteparalisada. Continuamos emcrescimento e continuaremossempre a caminhar à sombrado Altíssimo.

Grupo de oração que deu

origem à Jesse reúne-se atualmente

na Catedral, toda segunda-feira, às 20 horas

“Todos os fiéis viviam unidose tinham tudo em comum...”

Denise Riani Rodrigues

Terapeuta OcupacionalPsicopedagoga

crefito 3/1267

Rua Afonso Pena, 864Araçatuba

(18) 3624.26253624.8171

Autorizado:STIHL, SCHULZ, WAYNE,KARCHER, JACTO, TRAPP, BETHIL,METABO, BOZZA, BRANCO, TECUMSEH,BRIGGS & STRATTON, KOCH, STEULA e MTD

[email protected]

Rua Brasil 344 Araçatuba www.jetmaquinas.com.br

(18) 3622.7282

Ligue Jet MáquinasLigue Jet Máquinas

Page 6: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

1 9 7 7 •

1 9 8 0 •

Alguns jovens da Paróquia Santo Antônio, de

Araçatuba, começam manter contato com a RCC através

de jovens da cidade de Barueri, os quais participaram do

início da RCC no Brasil, com o padre Eduardo Dougherty.

Denise participa de um encontro destes

jovens na Paróquia Santo Antônio, no período da Páscoa,

e inicia contato com o trabalho.

1 9 8 0 •

1 9 8 1 •

Tia Dirce participa de um encontro com o

padre Eduardo, em São Paulo, onde foi batizada no

Espírito Santo.

No Retiro de carnaval, Denise é batizada no

Espírito Santo e começa a participar ativamente do grupo

de jovens.

Uma viagem ao túnel do te

Page 7: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

Tia Dirce inicia um grupo de estudo bíblico,

em sua casa, com algumas senhoras.

Este grupo de estudo cresce e transfere as

reuniões para a sede da Lareira, nas tardes de segunda-

feira.

A mesma equipe inicia outro grupo de

estudo, só que à noite, também na segunda-feira, na sede

da Lareira.

Marinho começa a freqüentar as reuniões na

Lareira, com a tia Dirce.

No mês de maio, Marinho é batizado no

Espírito Santo.

Este grupo assume a Missa das 20 horas no

Salesiano. Começa o contato com o padre Gino Fávaro.

Primeiro louvor de Natal em uma sala do

antigo Colégio Objetivo, na Rua Floriano Peixoto.

A sede da Lareira se torna pequena e o grupo

de segunda-feira à noite ocupa a capela do Salesiano.

Começa a Festa de Pentecostes na quinta-

feira à noite, que daria origem ao Cenáculo.

1 9 8 1 •

1 9 8 2 •

1 9 8 5 •

1 9 8 6 •

1 9 8 7 •

1 9 8 7 •

1 9 8 7 •

1 9 8 8 •

1 9 8 8 •

Primeira Escola de Servos, com duração de

um ano.

Surgem os primeiros grupos de crescimento.

O grupo de segunda-feira do Salesiano

transfere-se para a Catedral, devido ao espaço mais amplo.

Primeiro Cenáculo, no Recinto Clibas de

Almeida Prado.

1 9 8 8 • Grupo de jovens começa a se reunir no

Salesiano, aos sábados (Toninho, Denise e Marinho).

Começa Jesse Criança.

Acontece o primeiro Seminário de Vida

no Espírito Santo, que na época durava um ano.

Começam o trabalho de arrecadação de

alimentos do grupo de segunda-feira e a distribuição

de cestas básicas.

1 9 8 8 •

1 9 8 8 •

1 9 8 8 •

1 9 8 9 •

1 9 9 0 •

1 9 9 1 •

1 9 9 5 •

1 9 9 5 •

Marinho começa a trabalhar em tempo

integral na Associação Jesse.

A biblioteca começa a funcionar.

Inicia-se a distribuição de medicamentos e

roupas.

Compra do terreno para construção da sede.

Início da construção da sede própria da Jesse.

Primeiro Almoço de Natal para as famílias.

Início da ação no Centro de Ressocialização.

Nasce a Associação Jesse de Araçatuba,

com 30 sócios fundadores.

1 9 9 6 •

1 9 9 7 •

1 9 9 8 •

1 9 9 9 •

2 0 0 0 •

2 0 0 3 •

2 0 0 4 •

mpo da Associação Jesse...

Page 8: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

Por volta de 1987, o grupo deoração começou a crescer, ainda naLareira, e algumas pessoas estavamsedentas de um aprofundamento, deconhecer mais sobre Deus, o que eraimpossível no grupo de oração devidoao número de pessoas que, pela primeiravez a cada semana, se uniam ao grupo.Esta necessidade de aprofundamento foia semente do Seminário de Vida noEspírito Santo, que começou em 1988,ainda sem este nome, mas já com a raiz.

Nesta época, os estudos doSeminário eram ministrados na casa daRegina e do Márcio, sempre às quintas-feiras e contavam com cerca de 15participantes. O curso durava em tornode um ano.

Em 1989, o seminário foitransferido para o prédio dos Vicentinos,na Rua Afonso Pena, 34. Também nesteano, devido ao andamento do Grupo deJovens, teve início o Seminário paraJovens, aos sábados. Em alguns anos, oseminário foi ministrado em seis meses,possibilitando a realização de trêsseminários ao ano (dois na quinta e umno sábado).

Hoje, o seminário continuaacontecendo às quintas-feiras. Em 2005,conta com mais de 200 participantes,sendo realizado nas dependências daCapela Santa Rita de Cássia. A cada dois

ou três anos também realizamos umseminário aos sábados, para aqueles quenão podem participar na quinta-feira. Aduração é de aproximadamente setemeses.

Este curso consiste em apresentaro Kerigma (primeiro anúncio), divididoem vários estudos: o amor de Deus; oplano de salvação; o senhorio de Cristo;o Espírito Santo e o batismo no EspíritoSanto: falsas doutrinas e renúncia; osdons do Espírito Santo (carismas); curafísica e cura interior; unidade; o reino deDeus e a volta de Jesus.

É neste seminário que nós temosvisto muitas vidas se voltarem a Deus e àIgreja. O conhecimento do amorincondicional de Deus e a possibilidadede uma nova vida são esclarecidos e o

Espírito Santo tem sido derramado noscorações.

A cada ano, o Senhor Jesus nosdá uma nova inspiração. Por isto, o Se-minário é sempre diferente, tanto nadinâmica e conteúdo dos estudos (pornão serem escritos ou apostilados sãorenovados a cada ano) quanto nospróprios temas, que são revistos ecolocados diante do Espírito Santo paraa realidade do momento.

Também é interessante notar queo Seminário, hoje, não é patrimônio daAssociação Jesse ou de qualquermovimento em particular. Apesar de teriniciado quase que exclusivamente comcomponentes dos grupos de Oração,depois de alguns anos participantes deoutros movimentos se interessaram pelocurso, integrando-se aos estudos. Irmãosde cidades próximas também já par-ticiparam conosco. Nos anos de 1999 e2000 realizamos o Seminário em duascidades, reunindo em torno de 200pessoas em Penápolis, semanalmentedurante sete meses, e mais de 250 emAndradina durante o mesmo período.

Por tudo isto, acreditamos que oSenhor nos deu o chamado para apregação da Palavra. E, como Ele mesmodisse, “A árvore se conhece pelos seusfrutos”: mais de 3.000 pessoas jápassaram e foram abençoadas peloSenhor Jesus, recebendo a pregação daPalavra e o conhecimento de Deus,através do Seminário de Vida no EspíritoSanto.

Cremos, também, que é precisocontinuar, pois olhamos para os queainda têm sede do conhecimento daPalavra de Deus e da vida sobrenaturalque existe, ao permitir a efusão do SeuEspírito através de nós.

Oremos para que o Senhor damesse continue a nos capacitar e a nosenviar, pois queremos que a vontade doSenhor seja feita em toda a terra.

“Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dámuito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer”.

João 15,5b

Avenida Waldemar Alves, 1090 • Jardim PlanaltoAraçatuba • 18 3608.5275

www.facasfroes.com.br • [email protected]

CENTRO DE PSICOLOGIAARAÇATUBA

Laisy Mary de OliveiraCRP - 06/70837

Ana Laura RochaSoares de Almeida

CRP - 06/70821

Priscila Costa ZonziniCRP - 06/70836

Rua Pedro de Toledo, 46

Araçatuba • 18 3622.2090

e-mail: [email protected]

Seminário de Vida no Espírito Santo

Rua Bandeirantes, 1096Araçatuba

(18) 3621.7606

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 9: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A Escola de Servos surgiu danecessidade do coração de Deus emformar pessoas que entendessem adinâmica do Grupo de Oração e dosfuturos Grupos de Crescimento e, assim,trabalhassem com amor e conhecimentopara a formação de novos cristãos.

A Escola de Servos prioriza a basede um grupo que, na verdade, também éa base da vida cristã: oração, palavra elouvor.

A formação a respeito da oraçãoé baseada na necessidade que temos deorar e na eficácia do diálogo constantecom Deus. Também é enfatizada adiferença entre os tipos de oração: oraçãode petição, de agradecimento, de louvoretc...

A respeito da palavra, o ensino naEscola de Servos é no sentido de mostraras divisões da Bíblia e a seqüência doslivros bíblicos. Em seguida, a diferençaentre a ministração de uma palavra e deum estudo, bem como a maneira derealizar tanto um quanto outro.

No estudo de louvor, é ensinadoa quem o louvor é ministrado e também

a diferença entre música e louvor. Namúsica, são enfocadas as diversasmaneiras de condução de uma reunião,sempre com a preocupação de ouvir avoz do Espírito Santo.

Todos os estudos da Escola de

Servos são acompanhados de prática,preparando os participantes para a futuravida em comunidade.

É na Escola de Servos que sãorealizados o primeiro estudo, a primeirapalavra e a primeira divisão em pequenosgrupos. Também é neste curso que seplanta a semente da alegria em estar aserviço do Deus Verdadeiro, dentro dacomunidade, paróquia, movimentos,através da obediência, quebrantamentoe serviço efetivo.

Assim, a Escola de Servos temtrabalhado desde 1989. Nela, já passarammais de 2000 pessoas, que hoje formamos Grupos de Crescimento da AssociaçãoJesse, enquanto muitas outras estãoservindo em diferentes movimentosdentro da Igreja.

A equipe, coordenada pela TiaDirce, é composta por vários membros,que se revezam nos estudos e noacompanhamento dos participantes.

Que o Senhor nosso Deuscontinue a abençoar este trabalho,formando servos para a Sua honra eglória.

Escola de Servos

Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, 1261Araçatuba • 18 3623.5249 • FAX 3623.6756

CRM 77.189

Rua Duque de Caxias, 16418 3608.4400

BRINQUEDOS E PRESENTES

Rua Brasil, 44918 3623.6996/3622.2366

Page 10: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

Os grupos de oração são a origemde todo o trabalho de evangelização daAssociação Jesse. Estes grupos,chamados de grupos abertos, propiciama chegada de qualquer pessoa, emqualquer circunstância, para perto deJesus, pois são ministradas palavras cheiasde testemunhos, com oração e louvor.Mas, justamente por propiciarem oprimeiro encontro com Jesus e estaremabertos a qualquer pessoa, estes gruposnão permitem o aprofundamento e ocrescimento no conhecimento da Palavrade Deus.

Por isto, o Espírito Santo de Deusnos inspirou o Seminário, que é apregação aprofundada do primeiroanúncio, denominado Kerigma; a Escolade Servos, que é a continuidade doSeminário, com aprofundamento nosprincípios dos serviços para a obra deDeus; e os Grupos de Crescimento, quepossibilitam um estudo continuado daPalavra de Deus e estimulam a vida emcomunidade.

“Crescei na graça e no conhecimento do Senhor” (2 Pd 3, 18)

de oração mais profundos, devido àunidade entre os participantes e àprofundidade dos estudos.

Também é dos Grupos deCrescimento que procede o grandenúmero de voluntários, os quais exercemos mais variados serviços à comunidade,bem como fazem as doações quesustentam esta obra.

Assim, os Grupos de Crescimentonão são a finalidade da Associação Jesse,mas o meio pelo qual o Espírito Santode Deus conduz este povo a servi-Lo,tanto na obra geral da Igreja quanto navida particular de cada irmão assistido,além de produzir, em seus membros, acontinuidade da caminhada rumo ao alvo,que é Cristo.

Clamamos ao Senhor Jesus quenos faça sempre fiéis a este chamado, eque o Seu Espírito esteja sempre ainflamar os dons em cada participantedestes grupos, para que a nossa funçãodentro do Corpo de Cristo seja exercidaem amor.

Os Grupos de Crescimento sãooriginados dentre os que perseveraramna busca da Palavra de Deus, e quepermanecem com o objetivo de crescerna graça e no conhecimento do SenhorJesus e do Seu reino.

São grupos menores, que sereúnem em casas ou salas de paróquias.Eles recebem uma orientação continuadade estudos, tanto dos livros da Bíbliaquanto de temas específicos, através dospilotos quando na formação dos grupos.Depois, através dos coordenadores e dasequipes que vão se formando, conformeo chamado de Deus.

Nestes grupos, existe a possi-bilidade de que cada membro tenha umaabertura maior de coração, expondo suasdificuldades e buscando, diante de Deuse entre irmãos, o conforto, o alívio e asolução para as mais variadas situações.É no decorrer destas reuniões deCrescimento que são exercitados oscarismas (dons sobrenaturais do EspíritoSanto), pois elas possibilitam momentos

Grupos de Crescimento

Page 11: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

O LANCHE COMSABOR A MAIS!

Av. Luiz Pereira Barreto, 728Centro • Araçatuba

3622.66103625.5151

O carisma da Associação Jesse, que inclusive consta em estatuto, é e sempreserá o da Evangelização. A nossa fé é a de que Jesus morreu pelos nossos pecados eressuscitou para nos dar vida nova. Graças à ação do Espírito Santo, esta evangelizaçãoé acompanhada por obras sociais, que a cada dia beneficiam mais irmãos.

O trabalho social foi acontecendo de maneira gradativa, à medida em que asnecessidades surgiam. Por volta de 1987, quando o grupo de oração ainda era pequeno,apareceu um irmão em dificuldade. Algumas pessoas se reuniram e começaram aajudar aquele irmão com uma cesta de alimentos. Passado algum tempo, com ocrescimento do grupo de oração, outros irmãos necessitados apareceram, e maisirmãos colaboraram com alimentos. Esta é a semente do trabalho social realizadopela Associação Jesse.

Serviços Socioeducativos

ALIMENTOS • Os alimentos são arrecadados em várias frentes, como osgrupos de crescimento, grupos de oração e doadores eventuais, voluntários queorganizam as cestas, na sede da Jesse. Outros voluntários fazem a distribuição, levando-as até as casas das famílias assistidas, que são cadastradas e acompanhadas. Nestetrabalho, elas são orientadas quanto a mudanças necessárias, seja para a restauraçãoda dignidade pessoal, a reinserção na sociedade ou mesmo para a participação emalguma comunidade.

REMÉDIOS • Nas dependências da Associação Jesse existe uma farmáciapopular, que recebe doações de remédios de todos os tipos. Mas, para que a pessoareceba o medicamento, é imprescindível apresentar a receita médica.

ROUPAS • CALÇADOS • BRINQUEDOS • Estes produtos também sãoarrecadados e repassados aos que nos procuram. A pessoa é cadastrada, recebe umasenha e, num dia determinado, é atendida com horário marcado. Os voluntáriosseparam as mercadorias doadas por tipo e numeração, para facilitar a escolha porparte dos favorecidos. O trabalho é igualmente feito com acompanhamento.

ACONSELHAMENTO • ORAÇÃO • ENCAMINHAMENTO •Outro trabalho realizado é o de aconselhamento para aqueles que nos procuramcom os mais variados problemas, sempre acompanhado de oração. Quando necessário,orientamos e encaminhamos a pessoa para tratamentos específicos. Contamos,também, com um grupo que visita enfermos na Santa Casa de Araçatuba, orando eauxiliando nas necessidades, e com outro grupo de oração junto aos detentos doCentro de Ressocialização, com os mesmos objetivos.

DOAÇÕES DIVERSAS • Neste caso, realizamos um trabalho deintermediação entre as pessoas que tenham móveis e utensílios para doar, comogeladeiras, fogões, camas, dentre outros, e as famílias cadastradas. Nós buscamos asdoações e as encaminhamos.

Todos os trabalhos sociais são realizados com a ajuda de voluntários. As famíliasassistidas são cadastradas e visitadas regularmente, o que permite umacompanhamento rigoroso, tanto no sentido de comprovação dos trabalhos realizadosquanto no sentido de auxiliar na ascensão social da família. Outros trabalhos aindapodem e precisam ser realizados e, para tanto, estamos buscando a direção do SenhorNosso Deus. A Ele, a glória!

Livraria Católica RecadoUma opção de Evangelização!

Artigos para Catequese • BíbliasCamisetas • CDs • Fitas K7 • LivrosFitas de Vídeo • Imagens • Quadros

Miudezas em GeralENTREGA EM DOMICÍLIO

Fone/Fax: (18) 3624.7391Rua Oscar Rodrigues Alves, 495

Centro • Araçatuba

Page 12: Uma década deve ser comemorada! - jesse.com.brjesse.com.br/Jesse.pdf · glória sejam dadas ao Deus Pai e ao ... provando sua fé com as obras no atendimento aos pobres, tão queridos

A Associação Jesse teve comoprimeira sede um prédio escolar,localizado à Rua Jorge Correia, que foicedido por alguns meses, de maio adezembro de 1995. Quando o prédio foirequisitado pela comissão que oadministrava, nós começamos a clamarao Senhor por um lugar que abrigasse ostrabalhos que já existiam: a distribuiçãode cestas básicas e Jesse Criança, alémdo apoio dado aos grupos de oração.

Foi, então, que uma irmã nosofereceu graciosamente, por tempoindeterminado, a casa onde estamos atéhoje, situada na Rua Aristides Rocha, 31,no Jardim Nova York. Aqui, os trabalhosforam ampliados: atendimento paraaconselhamento, farmácia popular,distribuição de roupas, e os váriosserviços da Secretaria, como gravação deestudos em cds, cópias para Jesse Criança,dentre outros.

Estamos aqui desde 1996. E sótemos a agradecer a Deus por todas asvitórias que Ele tem nos proporcionado,nesta sede provisória.

Em 1999, adquirimos um terrenona Rua Antônio Lino, esquina com a RuaRio de Janeiro e, desde então, iniciamosa construção da nossa sede própria. Tudofoi planejado para o melhor andamentodo trabalho evangelístico-social, comnúmero maior de salas, que aindapossibilitarão novos trabalhos sociais.Um auditório também está projetado.

No momento, as obras estãoparalisadas. Mas acreditamos que, notempo certo, estaremos reiniciando aconstrução e que, muito em breve,estaremos atendendo neste novoendereço.

Enquanto isto, continuamos atrabalhar em prol da construção do Reinode Deus, evangelizando com a pregaçãoda Palavra Viva e, também, através dasobras. Nós não iremos esmorecer,sempre clamando:

O futuro!

O presente!

1 • GARAGEM2/3/4 • BANHEIROS5 • COPA6 • RECEPÇÃO7 • SECRETARIA8 • BIBLIOTECA

9 • FARMÁCIA10 • SALA DE ATENDIMENTO

11 • JESSE CRIANÇA12 • SALAS DE VOLUNTÁRIOS

13 • SALA DE REUNIÃO14 • AUDITÓRIO

PERMANECE

CONOSCO!

A realidade da

Associação Jesse:

a construção paralisada

da futura sede própria

e as atuais instalações,

no Jardim Nova York

1

2

3

4

6

9

7

10

8

5

11

13

1214