Uma escolha muda todo o seu futuro

2
UMA ESCOLHA MUDA TODO O SEU FUTURO Por Eliane Miraglia e Marisa Santoro Bravi NOVEMBRO DE 2010 O Itaú está veiculando uma belíssima campanha de venda de seu plano previdenciário. Sem jargões, a situação é cotidiana, prosaica e apresenta uma abordagem gentil, sensível e inteligente. Num vagão de trem, uma jovem lê uma propaganda do banco em uma revista. O rapaz engravatado que a observa, dá início ao seguinte diálogo: Ele: - Sabe que eu investi num plano de previdência Itaú? Você já tem? Ela: - Não. Ele: - Devia ter. É o que diz aí! Sabe? Uma escolha muda toda o seu futuro. O meu já está garantido. E o da minha família também. Ela: - E quantos filhos você tem? Ele: - Como é que eu vou saber, se eu acabei de conhecer a futura mãe deles? Narrador: - Uma escolha muda todo o seu futuro! Faça um plano de previdência Itaú. Itaú feito para você. Apesar de muito breve e simples, a mensagem desencadeia uma reflexão complexa sobre a importância e o significado das escolhas. O Itaú soube traduzir essa idéia que deve, claro, começar desde cedo, daí os jovens, que simbolizando o início de carreira para a maioria das pessoas. Também mostra que em qualquer lugar um vagão de trem é possível planejar e decidir o destino de uma ou muitas vidas a família protegida aparece no texto, como um desejo, um sonho que ele pretende realizar, compartilhar e pela qual já escolheu se responsabilizar. Outro detalhe bastante interessante. Ele faz a gentileza de antecipar para ela o aconselhamento do Itaú. “É o que diz aí!”. Ele recomenda a escolha, mas mostra que está respaldado na prescrição do caminho. E, finalmente, declara que incluiu a jovem em seu plano de vida. Uma declaração de amor. Quantos valores! A escolha que determina o futuro está sugerindo a idéia daquilo é permanente e que não se descarta. A essência: proteção, equilíbrio, confiança! Quando um plano de previdência demonstra essas características, expressa sua natureza mais essencial: a fidúcia. A mensagem não evidencia os rendimentos, superávits, déficits, riscos e todos os argumentos racionais que costumam justificar e acompanhar as escolhas. Os números são importantes. Mas não são tudo! Por isso a mensagem traz argumentos emocionais, mesmo fazendo um apelo simultâneo à inteligência e à esperança. A análise do discurso indica: “O meu já está garantido. E o da minha família também”. Simples e belo. Em 2006, durante o 27º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, Paulo Henrique Amorim lançou uma pergunta muito incômoda à platéia: - Será que é tão difícil vender o futuro? Como comunicadora, nunca deixo de pensar naquela provocação. Mas assistindo à solução do Itaú para comercializar seu plano previdenciário, começo a acreditar que a linguagem do Sistema de Previdência Complementar finalmente está encontrando um formato estética e eticamente mais adequado para se traduzir.

description

Artigo sobre campanha de venda de Previdência Complementar pelo Itaú

Transcript of Uma escolha muda todo o seu futuro

Page 1: Uma escolha muda todo o seu futuro

UMA ESCOLHA MUDA TODO O SEU FUTURO Por Eliane Miraglia e Marisa Santoro Bravi • NOVEMBRO DE 2010

O Itaú está veiculando uma belíssima campanha de venda de seu plano previdenciário. Sem jargões, a situação é cotidiana, prosaica e apresenta uma abordagem gentil, sensível e inteligente. Num vagão de trem, uma jovem lê uma propaganda do banco em uma revista. O rapaz engravatado que a observa, dá início ao seguinte diálogo: Ele: - Sabe que eu investi num plano de previdência Itaú? Você já tem? Ela: - Não. Ele: - Devia ter. É o que diz aí! Sabe? Uma escolha muda toda o seu futuro. O meu já está garantido. E o da minha família também. Ela: - E quantos filhos você tem? Ele: - Como é que eu vou saber, se eu acabei de conhecer a futura mãe deles? Narrador: - Uma escolha muda todo o seu futuro! Faça um plano de previdência Itaú. Itaú feito para você. Apesar de muito breve e simples, a mensagem desencadeia uma reflexão complexa sobre a importância e o significado das escolhas. O Itaú soube traduzir essa idéia que deve, claro, começar desde cedo, daí os jovens, que simbolizando o início de carreira para a maioria das pessoas. Também mostra que em qualquer lugar – um vagão de trem – é possível planejar e decidir o destino de uma ou muitas vidas – a família protegida aparece no texto, como um desejo, um sonho que ele pretende realizar, compartilhar e pela qual já escolheu se responsabilizar. Outro detalhe bastante interessante. Ele faz a gentileza de antecipar para ela o aconselhamento do Itaú. “É o que diz aí!”. Ele recomenda a escolha, mas mostra que está respaldado na prescrição do caminho. E, finalmente, declara que incluiu a jovem em seu plano de vida. Uma declaração de amor. Quantos valores! A escolha que determina o futuro está sugerindo a idéia daquilo é permanente e que não se descarta. A essência: proteção, equilíbrio, confiança! Quando um plano de previdência demonstra essas características, expressa sua natureza mais essencial: a fidúcia. A mensagem não evidencia os rendimentos, superávits, déficits, riscos e todos os argumentos racionais que costumam justificar e acompanhar as escolhas. Os números são importantes. Mas não são tudo! Por isso a mensagem traz argumentos emocionais, mesmo fazendo um apelo simultâneo à inteligência e à esperança. A análise do discurso indica: “O meu já está garantido. E o da minha família também”. Simples e belo. Em 2006, durante o 27º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, Paulo Henrique Amorim lançou uma pergunta muito incômoda à platéia: - Será que é tão difícil vender o futuro? Como comunicadora, nunca deixo de pensar naquela provocação. Mas assistindo à solução do Itaú para comercializar seu plano previdenciário, começo a acreditar que a linguagem do Sistema de Previdência Complementar finalmente está encontrando um formato estética e eticamente mais adequado para se traduzir.

Page 2: Uma escolha muda todo o seu futuro

A importância das escolhas de longo prazo e a responsabilidade pela vida podem e devem integrar o imaginário das pessoas de qualquer idade. Aliás, a aventura de viver bem e com excelência muito provavelmente é radical, exige mais coragem e determinação do que todas as demais, porque pressupõe disciplina e autocontrole permanentes. Disciplina é liberdade, já ensinavam subversivamente a Bíblia e Renato Russo. A expressão autêntica é aquela que consegue combinar com propriedade o conteúdo que faz ocupar o território de corações e mentes.

Eliane Miraglia - mestre em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e

consultora de comunicação. Com Marisa Santoro Bravi, escreveu A importância dos valores para a construção de novos paradigmas sociais, disponível para leitura em http://biblioteca.abrapp.org.br/default.html

Marisa Santoro Bravi - pós-graduada em comunicação e mercado, é formada em

comunicação social, com especialização em relações públicas e gestão mercadológica.

Tutora do Módulo de Comunicação e Relacionamento do Programa de Educação da ABRAPP. Coordena a Comissão Técnica

Nacional de Relacionamento com o Participante da Associação Brasileira das

Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). É Diretora

Executiva da MSB Promoção de Eventos e Cerimonial.