Uma história de sucesso -...

52

Transcript of Uma história de sucesso -...

Page 1: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual
Page 2: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual
Page 3: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, antiga Fundação para o Livro do Cego no Brasil, foi oficialmente instituída em São Paulo no dia 11 de março de 1946, pela iniciativa de Dorina de Gouvêa Nowill com apoio de um grupo de voluntários.

Organização particular, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, foi inicialmente instalada em uma pequena sala cedida pela Cruz Vermelha Brasileira.

A entidade continuou ampliando suas atividades a cada ano e em 1991 recebeu o nome de Fundação Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual Presidente Emérita e Vitalícia.

Sempre em constante aprimoramento dos processos produtivos, a entidade possui hoje uma das maiores imprensas braille do mundo em capacidade produtiva.

Além de milhões de páginas de livros didáticos, paradidáticos, literatura e best-sellers impressos no

Uma história de sucesso

Sistema Braille, a Fundação Dorina Nowill produz livros e revistas falados e obras acadêmicas e de referência no formato digital acessível, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.700 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

Os Programas de Atendimento Especializado da Fundação Dorina Nowill para Cegos são gratuitos e proporcionam a bebês, crianças, jovens e adultos com cegueira ou visão subnormal, condições de desenvolvimento pleno para uma vida independente em casa, na escola, no trabalho e na sociedade.

A Biblioteca Circulante de Livro Falado da Fundação Dorina também leva informação, cultura e lazer por meio do empréstimo dos mais de 840 títulos de seu acervo. São obras em áudio, de diversos gêneros e autores, disponíveis gratuitamente às pessoas deficientes visuais cadastradas de todo o Brasil.

Este relatório anual é o reflexo da ação de colaboradores, voluntários, patrocinadores e parceiros que acreditam na missão da Fundação Dorina Nowill para Cegos e fazem desta entidade uma referência no trabalho de inclusão

social das pessoas deficientes visuais.

Page 4: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Dona de um espírito empreendedor, generoso e de uma beleza forte, ela é protagonista de uma história admirável e de uma obra inestimável: a Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A professora Dorina de Gouvêa Nowill nasceu em São Paulo em 28 de maio de 1919. Ficou cega aos 17 anos vítima de uma patologia. Seus pais tentaram inúmeros tratamentos para que a jovem recuperasse a visão, mas o desejo de Dorina por realizar ações em benefício dos deficientes visuais superou essa busca.

Dorina foi a primeira aluna com deficiência visual a matricular-se em São Paulo, numa escola comum. Ainda estudante, conseguiu que a Escola Caetano de Campos implantasse o primeiro curso de especialização de professores para o Ensino de Cegos.

Recém-formada, a jovem professora embarcou para os Estados Unidos da América com uma bolsa de estudos concedida pelo governo americano, para aprofundar os seus conhecimentos na Universidade de Columbia, onde viveu por um ano e meio e conheceu o seu marido Alex.

Retornou ao Brasil com uma doação da Kellogg Foundation para comprar equipamentos e implantar uma imprensa braille no Brasil.

A Fundação para o Livro do Cego no Brasil iniciou suas atividades em 1946 em uma pequena sala cedida pela Cruz Vermelha. Em 1991, a entidade recebeu o nome de sua fundadora, um merecido reconhecimento a quem sempre venceu barreiras e ensinou as outras pessoas a superar suas dificuldades.

“O mundo dos cegos não é tão negro como parece. Não têm trevas na minha frente”

Dorina Nowill

Page 5: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Dorina de Gouvêa Nowill sempre trabalhou em prol dos deficientes visuais. Além da primeira imprensa braille de grande porte no país, foi responsável pela criação na Secretaria da Educação de São Paulo do Departamento de Educação Especial para Cegos.

Com o seu empenho, a educação para cegos transformou-se em atribuição do Governo quando, em 1953, em São Paulo, e em 1961, na Capital Federal, o direito à educação ao cego foi regulamentado em Lei. No período de 1961 a 1973 dirigiu o primeiro órgão nacional de educação de cegos no Brasil, criado pelo Ministério da Educação, Cultura e Desportos.

Dorina realizou programas e projetos que implantaram serviços para cegos em diversos estados do país, além de eventos e campanhas para a prevenção da cegueira.

O reconhecimento mundial da atuação da professora Dorina em prol do desenvolvimento e da inclusão social de pessoas com deficiência visual é concretizado por inúmeros prêmios, condecorações, títulos, comendas e outros concedidos por organizações do mundo todo, pelo governo brasileiro e por organizações brasileiras.

Dorina de Gouvêa Nowill é casada, mãe de 5 filhos e tem 12 netos.

“É importante olhar o passado e aprender com ele para construir o futuro”

Dorina Nowill

Page 6: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Nos últimos anos, a tecnologia passou a ser um dos grandes responsáveis pela inclusão dos deficientes na Era da Informação.

Não há como negar que as inovações tecnológicas, que até há pouco tempo estavam apenas ao alcance de setores privilegiados da sociedade, agora fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.

A cada ano, além de promover melhorias nos processos produtivos dos livros acessíveis, buscamos o desenvolvimento de novas tecnologias para permitir às pessoas com deficiência visual amplo acesso às diversas áreas do conhecimento.

Após dois anos de desenvolvimento, em abril de 2007, lançamos o LIDA – Livro Digital Acessível, um importante recurso que agora dá suporte a uma antiga demanda acadêmica e profissional da pessoa cega ou com visão subnormal e que permite o acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa.

Neste primeiro ano, a Fundação Dorina Nowill para Cegos enviou gratuitamente 6.344 obras no formato Digital Acessível a centenas de universitários e profissionais com deficiência visual no país. Foram disponibilizados 241 títulos, em sua maioria, adotados na área de Direito por diversas universidades, além de obras de referência como o dicionário Michaelis.

A Fundação Dorina Nowill também inovou no trabalho produzido para o programa do Ministério da Educação e da Cultura com o desenvolvimento de livros didáticos em áudio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Biologia, entregue às escolas públicas do Brasil onde há estudantes deficientes visuais.

Uma das grandes realizações da Fundação Dorina Nowill em 2007 foi o “Congresso Internacional sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual”, em parceria com a USP e com apoio de renomadas instituições de ensino e organizações especializadas, no qual mais de 500 profissionais, brasileiros e estrangeiros tiveram a oportunidade de trocar informações e conhecimentos, além de compartilhar experiências na área da deficiência visual.

A tecnologia a serviço da inclusão e do conhecimento

Page 7: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Em 2007, superamos todas as nossas marcas.

Os Programas de Atendimento Especializado gratuito da Fundação Dorina Nowill proporcionaram a 1.152 pessoas com deficiência visual, de todas as idades, tratamento adequado e condições para uma vida independente na família, na escola, no trabalho e na sociedade.

Produzimos mais de 33 milhões de páginas impressas no Sistema Braille e 252 títulos entre revistas e livros falados, beneficiando diretamente 1.025 bibliotecas, escolas, universidades, organizações e associações no Brasil por meio da distribuição gratuita de livros e, indiretamente, 40.000 pessoas deficientes visuais em todo o país.

Todas as realizações no ano de 2007 devem-se principalmente à incansável vontade de nossos clientes; ao comprometimento dos colaboradores, voluntários, diretores e conselheiros; à contribuição valorosa dos doadores, mantenedores, patrocinadores, parceiros e a todos que colaboram para a integração e inclusão do deficiente visual na sociedade.

Nosso sincero Muito Obrigado a todos.

Alfredo Weiszflog Diretor-Presidente

Page 8: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

A Fundação Dorina Nowill para Cegos respeita o direito de seus trabalhadores e as leis vigentes, apostando no desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores em programas para ampliar a satisfação, competências e habilidades do grupo.

Com seu quadro de Recursos Humanos em crescimento, no final do ano de 2007, a entidade estava com 132 funcionários,

36 estagiários, além de 6 pessoas no programa “Jovem Cidadão”.

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma entidade de natureza privada, sem fins lucrativos e de caráter

filantrópico. Está instalada em um prédio, com 3.438 m2 de área construída, cedido pela

Prefeitura Municipal de São Paulo.

Distribuição do número de voluntários por atividade / 2007

Biblioteca

Atendimento

InformáticaCentrode Memória

LivroFalado

Bazar daCostura

BazarNovos eUsados

Eventos 53

12421

1445

28

49 Revisão Editorial

As pessoas que fazem a Fundação Dorina Nowill

Desde o início, a Fundação conta com voluntários conscientes do seu papel no exercício da cidadania, dispostos a trabalhar para favorecer a inclusão social do deficiente visual.

Os voluntários da Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalham por quatro horas contínuas semanais e atuam ao lado dos colaboradores em diversos departamentos ou em eventos, participando de sua organização e execução.

66

Page 9: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Presidente Emérita e VitalíciaDorina de Gouvêa Nowill

Conselho de CuradoresCarlos Alberto Lancellotti – PresidenteAbilio Ribeiro de OliveiraAdermir Ramos da Silva FilhoAlfredo WeiszflogAna Maria Parra PachecoAna Maria Moraes Velloso Antonio Carlos Monteiro da SilvaBento Leandro CarneiroCarlos Souza Barros de CarvalhosaCelso Alves FeitosaClaudemir Antonio Krchovski Daniel SahagoffDenise Aguiar Alvarez ValenteDorina de Gouvêa NowillDulce Arena AvanciniEmidio Dias CarvalhoFrancisco Jose de ToledoGeraldo Pinheiro da Fonseca FilhoGracimar Alvares BuenoHumberto Silva NeivaIvani Rabbath De GregórioIvonne Franca OlmoJoão da Cruz Vicente de AzevedoJoão Eduardo Alves da MottaLadislau NeszlingerLeonardo Barém LeiteLia Teresa Lopes Alvares CorreaLila Byington Egydio MartinsLuciano Savio PinheiroLuiz Augusto Ottoni de Paula SantosLuiz Eduardo Reis de MagalhãesLuiz Roberto de Andrade NovaesMarcelo Morgado CintraMaria Carolina Pinto Coelho Carvalho Maria Celia Ferraz Monteiro de BarrosMaria Lucia Kerr Cavalcante de QueirozMaria Lucia Toledo Moraes AmiralianMaysa Aparecida Azambuja VedovatoNair Passos FleuryOlimpia Ana Sant´Ana SawayaRaul Casanova JuniorRoberto FaldiniRosely Maria Shinyashiki BoschiniSilvia CuryTarcylla de Andrade Novaes

Diretoria ExecutivaAlfredo Weiszflog - Diretor PresidenteAdermir Ramos da Silva FilhoAna Maria Parra PachecoClaudemir Antonio KrchovskiGeraldo Pinheiro da Fonseca FilhoGracimar Alvares BuenoHumberto Silva NeivaIvani Rabbath De GregorioLadislau NeszlingerLia Teresa Lopes Alvares CorreaMarcelo Morgado CintraMaria Lucia Kerr C. de QueirozNair Passos Fleury

Conselho FiscalAntoninho Marmo TrevisanFernando Augusto TrevisanFernando Euler BuenoPaulo Eduardo Martins de OliveiraSergio Approbato Machado

Conselho ConsultivoAdelina P. da Silveira de A. MachadoAdilson VenturaCarlos Henrique MieleFlavio Mendes BitelmanHiran Castello BrancoLuiz Alfredo Alves CorreaTito Enrique da Silva Neto

Conselhos e Diretoria - 2007 Nossa missãoFacilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual, respeitando

as necessidades individuais e sociais, por meio de produtos

e serviços especializados.

77

Page 10: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

O que meu coração sente seus olhos

jamais verão.Cícero Pimenta Ferreira, 57 anos, cliente da Reablilitação Integral da

Fundação Dorina Nowill para Cegos

“ “

8

Page 11: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Segundo a Organização Mundial de Saúde:

No mundo, 180 milhões de pessoas têm algum grau de deficiência visual.Desse total, entre 40 e 45 milhões de pessoas são cegas, os outros 135 milhões, sofrem limitações severas de visão.

90% dos casos de deficiência visual no mundo encontram-se nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

Estimativa de 1999 – OMS (WHO, 2005) *

Segundo o IBGE:

No Brasil, mais de 16,5 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual.Desse total:

• 148 mil pessoas são incapazes de enxergar (cegos);

• 2,5 milhões de pessoas possuem grande dificuldade permanente de enxergar;

• 14 milhões de pessoas possuem alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.

Dados aprox. – Censo IBGE 2000

Com tratamento precoce, atendimento educacional adequado, programas e serviços especializados, a perda da visão não significa o fim de uma vida

independente e produtiva.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, se houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento,

80% desses casos poderiam ser evitados.

A cada 5 segundos uma pessoa se torna cega no mundo

Até o ano de 2020 o número de deficientes visuais poderá dobrar no mundo.*

9

Page 12: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Programas de atendimento especializado

ao deficiente visual

Page 13: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Os Programas de Atendimento Especializado da Fundação Dorina Nowill para Cegos proporcionam às pessoas cegas ou com visão subnormal condições de desenvolvimento pleno, de acordo com o seu potencial individual e condições sociais, econômicas e educacionais.O atendimento às pessoas com deficiência visual e às suas famílias é realizado individualmente ou em grupo, por meio de atividades socioeducativas e pelos seguintes programas:

1. Reabilitação VisualAvaliação inicial Clínica de visão subnormal

2. Educação EspecialIntervenção precoce Desenvolvimento de habilidades Complementação educacional

3. ReabilitaçãoIntegral Especial Profissional

Todo o trabalho especializado é desenvolvido por equipes interdisciplinares, compostas por profissionais das áreas de Oftalmologia, Ortóptica, Serviço Social, Psicologia, Orientação Familiar, Pedagogia Especializada, Orientação e Mobilidade, Terapia Ocupacional e Fisioterapia; proporcionando à pessoa cega ou com visão subnormal, condições para uma vida independente na família, na escola, no trabalho e na sociedade.

1111

Page 14: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Evolução anual de clientes Programas de Atendimento Especializado – 2007

Em média, 45% dos casos atendidos concluem o programa de Reabilitação Visual recebendo a orientação na Clínica de Visão Subnormal. Os demais são transferidos para os programas de Educação Especial ou Reabilitação, de acordo com as necessidades individuais de cada caso.

12

Page 15: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

A Fundação Dorina Nowill para Cegos oferece atendimento especializado gratuito adequado a todas as faixas etárias.

0 a 3 anosBebês /

Primeira infância

Cegueira 19 Subnormal 43 Inelegíveis 3 Total 65

Prevenção de possíveis dificuldades no desenvolvimento

global da criança com deficiência visual e orientação familiar.

60 anos ou +

Idosos

Cegueira 27 Subnormal 251 Inelegíveis 6 Total 284

Adequado ao momento de vida e necessidades

específicas.

22 a 59Jovens / Adultos

Cegueira 131 Subnormal 380 Inelegíveis 10 Total 521

Reconstrução de funções, execução

de tarefas cotidianas e profissionais,

visando à inclusão comunitária.

15 a 21Adolescentes /

Jovens

Cegueira 16 Subnormal 69 Inelegíveis 6 Total 91

Desenvolvimento funcional e

autonomia, visando à inclusão social.

4 a 14Crianças /

Adolescentes

Cegueira 35 Subnormal 146 Inelegíveis 10 Total 191

Estabelecimento de relações

interpessoais, sociais e escolares.

Número de clientes por faixa etária e condição de visãoProgramas de Atendimento Especializado – 2007

Número de clientes por condição de visãoProgramas de Atendimento

Especializado – 2007

“Meu mundo caiu quando recebi a notícia do meu afastamento por invalidez após 30 anos de trabalho.

Tenho retinose pigmentar. Sentia-me inseguro e desanimado, só aceitei a minha doença quando descobri que a situação estava grave, ao ponto

de não enxergar o poste e quebrar meus óculos. Procurei ajuda em diversos lugares, até chegar à Fundação Dorina Nowill, onde consegui enfrentar

minhas dificuldades e adquirir segurança para mudar a minha vida. Minha reabilitação uniu

toda a família, hoje eles são a minha maior força”.Donizetti Pereira possui visão subnormal.

Participa do programa de reabilitação visual há 3 anos.

13

Page 16: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Principais patologias - Cegueira Programas de Atendimento Especializado – 2007

Principais patologias - Visão SubnormalProgramas de Atendimento Especializado – 2007

Patologias e causasLebberLeocoma de córneaCatarataArma de fogoColoboma de nervo ópticoMicroftalmiaAtrofia do globo ocularAlta MiopiaRetinoblastomaTumor cerebralUveiteLinfomaAnoftalmia

PatologiasAlbinismo

Nistagmo congênitoRetinopatia da prematuridade

Buraco MacularDescolamento da Retina

Glaucoma congênitoColoboma de retina

SíndromesCeratocone

CatarataUveíte

TraumatismosLebber

AmbliopiaAniridia

Leocoma de córneaHerpes de CórneaNeuropatia Óptica

RetinoblastomaAcromatopsia

Estrias AngióidesTarsorrafia

TracomaDegeneração

Macular por Cloroquina

1414

Page 17: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Brincadeira é coisa séria!O direito de brincar está previsto na Declaração dos Direitos da Criança, ao lado de itens como atendimento das necessidades básicas de alimentação, saúde, habitação e educação. Brincar é uma oportunidade de desenvolvimento.

Brincando, a criança descobre o mundo, aprende, experimenta possibilidades, organiza emoções, processa informações, testa relações sociais e constrói sua autonomia de ação.

Brincar é importante para qualquer criança.

Por meio de atividades lúdicas a criança deficiente visual tem a oportunidade de desenvolver os outros sentidos, sua coordenação motora, seu raciocínio criativo e inteligência.

Os brinquedos também facilitam a inclusão, pois as crianças se sociabilizam brincando todas juntas na escola, em sua comunidade ou em casa com seus familiares.

O espaço da Brinquedoteca da Fundação Dorina Nowill para Cegos é um reconhecimento à importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança deficiente visual.

A Brinquedoteca é um local de incentivo à participação da família no processo de reabilitação educacional infantil, onde são desenvolvidas atividades de convivência, integração e aprendizado familiar.

Em 2007, a Brinquedoteca da Fundação Dorina Nowill para Cegos realizou o atendimento de 2.203 clientes, juntamente com seus familiares e cuidadores.

A família é um importante multiplicador do processo de inclusão social das pessoas com deficiência visual.

Para os profissionais da Fundação Dorina Nowill para Cegos, o grupo familiar é indispensável no processo de Educação e Reabilitação da criança com deficiência visual, recebendo também atendimento especial e orientação as suas necessidades específicas.

1515

Page 18: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Educar para IncluirA Fundação Dorina Nowill

para Cegos incentiva a aprendizagem e a adaptação

social do deficiente visual em fase escolar, por meio do programa de Educação Especial, desenvolvendo

complementação educacional adequada às necessidades de crianças e jovens com deficiência visual, além de

orientação à família e à escola ou instituição educacional.

“Aqui na Fundação Dorina eu aprendi como auxiliar meu filho no dia-a-dia, pois imaginava que ia ser bem difícil para nós por conta da sua deficiência visual. Com orientação profissional fui aprendendo a lidar com ele de maneira correta”.

Dilma Pereira, 38, mãe de Julio Cesar, 4 anos.

O trabalho em parceria com a instituição-escola, possibilita repensar ações e gerar estratégias educativas, não apenas para facilitar o acesso escolar do deficiente visual, mas principalmente, para desenvolver condições favoráveis para que possam aprender e participar efetivamente das atividades educacionais.

16

Page 19: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Escolas e Instituições que receberam orientação e

apoio pedagógico em 2007EMEF Deyse Amadio Fujiwara

EE João de DeusEscola Porto Seguro

EMEF José Américo de AlmeidaEE Pedro Malozzi

EE Luiz Gonzaga Pinto e SilvaEE Lasar Segall

Hospital São Paulo – Terapia OcupacionalSESI – Carapicuíba

ADPD – Associação pelos Direitos da Pessoa com Deficiência – Guarulhos

Convivendo com a baixa visão: da criança à pessoa idosa

Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2007 Eliana C. Lima, Maria Christina Nassif e Maria Cristina Felippe

profissionais da área de Atendimento Especializado

“A Fundação Dorina Nowill nos orienta no acompanhamento pedagógico dos alunos com deficiência visual,

um trabalho responsável e consciente de toda a equipe”.

Maria Tereza e Mariza CEFAI Centro de Fomento e Atenção a Inclusão de Santo Amaro - Prefeitura Municipal de São Paulo.

“Desde que entrou na Fundação o meu filho aprendeu muitas coisas, está mais seguro,

fazendo coisas que antes não fazia.Hoje ele anda sozinho, já sabe ir ao armário pegar alguma coisa

quando está com fome.Eu estou maravilhada, porque eu nunca

pensei em vê-lo assim tão independente”.Maria Cleide do Nascimento,

mãe de Tiago, 12 anos.

LIVRO LANÇADO EM 2007

17

Page 20: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Cursos / Encontros e Palestras - 2007

Deficiência Visual

AACD – Curso de Pós Graduação em Reabilitação São Paulo - SP

III Encontro de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Visual: Reflexão e Prática

Auditório CIEE - Centro de Integração Empresa Escola São Paulo - SP

Conduta na Visão Subnormal nas doenças de campo central

Reabilitação Visual em Visão Subnormal

30º Simpósio de Oftalmologia da UNIFESP Maksoud Plaza Hotel - São Paulo - SP

Inclusão educacional do deficiente visual

UNIFESP - II Simpósio Interinstitucional sobre Inclusão Sâo Paulo - SP

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre as questões da deficiência visual, medidas preventivas, respeito à diversidade e a importância de uma convivência inclusiva, em 2007 foram ministrados pelos profissionais da Fundação Dorina Nowill para Cegos, diversos cursos e palestras, além de pareceres, consultorias técnicas especializadas, trabalhos e ações com a comunidade.

Consultorias Especializadas e Pareceres Técnicos - 2007

CORDE - Secretaria dos Direitos Humanos / Ministério da Justiça

Brasília - DF

Avaliação e Caracterização das Deficiências

Centro Cultural de São Paulo e SEPED – PMSP Sâo Paulo - SP

Acessibilidade – Biblioteca Braille

Ministério da Saúde Brasília - DF

Inclusão da Baixa Visão e Reabilitação do Deficiente Visual no SUS

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Comissão de Estudo de Acessibilidade em Comunicação – CB 40 – Sinalização Tátil

Subgrupo Prestação de Serviço e Sub Grupo Pisos Táteis

Subgrupo Apoio Pedagógico – Acessibilidade em Escolas- ABNT

18

Page 21: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

O Programa de Reabilitação Profissional da Fundação Dorina Nowill para Cegos promove o desenvolvimento socioprofissional das pessoas com deficiência visual por meio de processos de orientação vocacional e profissional, treinamento e capacitação, colocação profissional, acompanhamento e orientação técnica às empresas.

“Ainda em Janaúba-MG, a professora de braille comentou que havia ouvido na revista ‘Veja Falada’, que a Fundação Dorina tinha um programa de colocação profissional.

Quando vim morar aqui em São Paulo, conheci a Fundação e passei pelo processo de reabilitação: aulas de Comunicação e também Fisioterapia, onde melhorei minha postura e aprendi

a me equilibrar melhor em ônibus e trens. Também aprendi a ficar ereto usando a bengala; passei pela AVD e pela Mobilidade para aprender a me movimentar em segurança nas ruas e locais.

Enfim, fui para a Colocação Profissional, onde, dentre outras coisas, aprendi a me portar melhor em entrevistas, como por exemplo, formas de se vestir, falar, ou construir um currículo. Consegui um

emprego na Symrise, onde estou há mais de um ano, e espero ficar muito mais tempo.”Romario Cardoso Damasceno foi admitido como assistente administrativo

na Symrise Aromas e Fragrâncias Ltda, em abril de 2007.

No ano de 2007, 49 clientes dos programas de Atendimento Especializado foram incluídos nos processos de Reabilitação

Profissional, entre eles, 19 pessoas foram admitidos por empresas por meio do processo de Reabilitação Profissional.

Empresas contratantesPrograma de Reabilitação Profissional - 2007

Banco Citibank S/ACentral de Concursos

Colégio EtapaColégio Peretz

Concessionária CaoaConfecções Trimix

CPM S/A (tecnologia)Dedic – Mobitel Telecomunicações

DHL Excell

Faculdade Anhembi MorumbiFundação Dorina Nowill para CegosGranol Ind., Com. e Exportação S/A

Hotelaria Brasil Laboratórios Roche

Lojas BesniLojas C&A

Nextel TelecomunicaçõesSymrise Aromas e Fragrâncias

19

Page 22: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Congresso Internacional sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual: Comunicação e Participação Ativa

A Fundação Dorina Nowill para Cegos realizou, entre os dias 25 e 28 de julho de 2007, nas dependências do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, o Congresso Internacional sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual: Comunicação e Participação Ativa, em parceria com o Instituto de Psicologia da USP, por meio do LIDE – Laboratório Interunidades de Estudos sobre as Deficiências.

O evento contou com o apoio de destacadas instituições de ensino, além de profissionais altamente gabaritados vinculados às Faculdades de Medicina da UNICAMP, UNESP e USP, bem como ao Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e de organizações especializadas na área da deficiência visual.

A temática da Comunicação e Participação Ativa foi explorada em toda a amplitude de seu significado: comunicação pensada como interação e troca de informações, conhecimentos e experiências entre profissionais, instituições, comunidade e, principalmente, nossos clientes viabilizando a inclusão e a participação ativa dos deficientes visuais.

O evento contou com a participação de mais de 500 profissionais do Brasil e de outros países, e 95 palestrantes, dentre eles o Sr. Carl R. Augusto, Presidente da AFB – American Foundation for the Blind – EUA, que juntamente com outras renomadas autoridades nacionais receberam homenagem especial da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Dr. Carl Augusto, presidente da American Foundation for the Blind

Maestro João Carlos Martins

Carlos Alberto Lancellotti, Maria Lúcia T. M. Amiralian, Dorina Nowill , Dr. Pinotti, Maria Helena Souza Patto, Alfredo Weiszflog

20

Page 23: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Visita com clientes da Reabilitação ao Museu de Geociências e Zoologia da USP

Clientes da Reabilitação participando da oficina cultural de Dança do Ventre, realizada com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo

Aulas teóricas e práticas sobre deficiência visual oferecidas aos alunos de Pós-Graduação da AACD.

21

Page 24: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

livros acessíveispara o deficiente visual

Page 25: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Imprensa Braille Atualmente, a Fundação possui uma das maiores Imprensas Braille do mundo em capacidade produtiva, provendo acesso à educação e cultura a milhares de deficientes visuais, por meio da distribuição gratuita de livros a centenas de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A entidade conta com o apoio de importantes patrocinadores e parceiros que a cada ano possibilita a produção de milhões de páginas de livros didático-pedagógicos, literatura e best-sellers impressos no Sistema Braille, facilitando o acesso das pessoas com deficiência visual à informação e à formação educacional, cultural e profissional.

A Imprensa Braille da Fundação Dorina Nowill para Cegos produziu aproximadamente 250 milhões de páginas impressas

no Sistema Braille desde sua instalação em 1950.

48,5% deste total foi produzido nos últimos 7 anos.

Número de páginasImprensa Braille – 1950-2007

2323

Page 26: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Nos últimos anos, a produção editorial braille da Fundação Dorina Nowill para Cegos

atingiu marcas significativas em nível mundial, transcrevendo 120 novos títulos em 2007.

Páginas transcritas para braille

Com o objetivo de superar ainda mais as metas de produção nos próximos anos e com o apoio da ABRELIVROS, em 2007 foi iniciado um projeto para a capacitação de 20 editores e 20 revisores braille em um período de 05 anos.

“Com a constante modernização dos equipamentos, especialmente os de impressão em braille, atualmente a Fundação Dorina Nowill para Cegos produz e distribui livros em braille

em menor tempo, favorecendo um maior número de pessoas. As obras recebidas pela Biblioteca Braille são de suma importância, pois é por meio delas que os deficientes visuais podem estudar em escolas regulares, tornando-se profissionais atuantes nas mais diversas áreas. A Biblioteca Braille do CCSP conta com cerca de 1630 usuários cadastrados e todos

eles são beneficiados pelos livros em braille e/ou áudio-livros produzidos pela FDNC.” Biblioteca Braille – Centro Cultural São Paulo

24

Page 27: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Produção Imprensa BrailleNúmero de páginas - 2007

Títulos Exemplares Volumes PáginasMEC 55 7.843 58.546 7.844.690Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo 27 648 5.928 605.856Obras Patrocinadas 62 21.350 145.300 15.621.800Prestação de Serviços 3.309 73.918 100.447 8.932.889TOTAL 3.453 103.759 310.221 33.005.229

Em 2007, a Fundação Dorina Nowill para Cegos produziu

103.759 exemplares de livros, com um total de 33.005.229

páginas impressas em braille, beneficiando com a

distribuição gratuita de livros cerca de 1.025 entidades

no Brasil, atendendo direta e indiretamente mais de

40 mil deficientes visuais em todo o país.

25

Page 28: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Em continuidade ao processo de inovação tecnológica do parque gráfico e ampliação de sua capacidade produtiva, ainda no ano de 2007 foi adquirida a 2ª. impressora Heidelberg Plana, proporcionando um considerável salto no volume de produção dos últimos 2 anos.

Número de páginas impressas / ano

Imprensa Braille

Número de volumes produzidos / ano

Imprensa Braille

Número de exemplares produzidos e distribuídos /ano

Imprensa Braille

26

Page 29: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Principais obras produzidas e distribuídasImprensa Braille – 2007Obra Exemplares VolumesLivros Didáticos MEC 7.843 58.546Como Mover o Monte Fuji 350 2.450Dinheiro do Céu 250 750Ensaio sobre a Cegueira 250 2.000Marley e Eu 250 1.750Harry Potter a Ordem da Fênix 774 16.254Harry Potter e o Enigma do Príncipe 274 4.110Memórias de uma Gueixa 274 3.562Meu Primeiro Atlas 750 2.250O Código Da Vinci 300 3.900Pais Brilhantes, Professores Fascinantes 374 1.122Pássaro contra vidraça 250 500O Caçador de Pipas 300 2.700Porque os homens fazem sexo 374 1.400

Principais prestações de serviços – Imprensa Braille – 2007

A Fundação Dorina Nowill para Cegos

possui uma das maiores Imprensas Braille do

mundo em capacidade produtiva, onde também

são desenvolvidos materiais no Sistema

Braille para a prestação de serviços às

empresas, como folhetos informativos, livros, catálogos, manuais,

relatórios, cardápios, calendários e impressos

em geral.

Cliente Títulos Exemplares Volumes PáginasEdições Paulinas (livro infantil) 1 3.000 3.000 102.000Litokromia (Livretos Itaú) 2 30.150 30.150 2532.000Modemsign Design (Portifólio Natura e Relat. Anual) 2 650 650 166.000Cardápios Bon Grillé 1 150 150 2.250SENAC 3 700 1.300 151.400EMBRAPA (reimpressão - A Viagem das Sementes) 1 15.000 15.000 1.560.000Instituto Vivo 9 9 9 5.524Patrícia Secco (livros Infantis) 2 15.000 15.000 1.560.000Procarta (faturas da TIM) 3.281 3.281 3.281 9.343Sonhos de Davi (Livro infantil) 1 1.000 1.000 76.000FUNDEPE 6 1.500 6.250 656.000Diversos 3.478 24.657 2.851.566TOTAL 3309 73.918 100.447 8.932.883

e as mulheres fazem amor

27

Page 30: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Centro de Transcrição Braille produção gratuita sob demanda

Evolução do número de clientes atendidos / ano

Evolução do número de itens produzidos / ano

“Eu uso os serviços da Fundação Dorina Nowill há 50 anos, desde 1957, quando eu tinha 14 anos. Há meio século, portanto, venho me beneficiando

dos maravilhosos serviços que esta entidade presta a todos nós; dos mais de 400 livros que já li, quase todos vieram daí, sejam gravados ou em braille. Muito Obrigado.”

Antonio Resende – São Paulo-SP

O CTB – Centro de Transcrição Braille da Fundação Dorina Nowill para Cegos – realiza um importante serviço às pessoas com deficiência visual: a produção gratuita de obras de qualquer gênero (didáticas, literárias ou de consulta), não disponíveis no acervo da entidade, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Em 2007, o CTB atendeu cerca de 340 clientes com a impressão braille de 771 itens específicos.

2828

Page 31: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Livros FaladosA Fundação Dorina Nowill para Cegos também produz em seus dois estúdios, livros e revistas em áudio no formato MP3, com o objetivo de oferecer às pessoas com deficiência visual mais uma opção de acesso a importantes obras da literatura e recentes lançamentos de livros.

Evolução anual de novos títulos gravados Livro Falado

29

Livros Falados também no PNLEMEm 2007 os alunos cegos e com visão subnormal que cursam o ensino médio em escolas públicas também foram beneficiados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Além do livro de matemática em braille, pela primeira vez, os alunos com deficiência visual receberam livros em áudio, das disciplinas de biologia e português, gravados nos estúdios da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

De acordo com o Censo Escolar 2006, existem mais de nove mil alunos cegos no Brasil. Deste total, 784 alunos cegos cursam o ensino médio em escolas públicas.

Em 2007 foram gravados 332 solicitações de obras em áudio,

atendendo as necessidades individuais das pessoas com deficiência visual, como livros específicos, revistas diversas,

manuais, apostilas para concursos, entre outros.

Clientes atendidos sob demanda / anoLivro Falado

39

151

Itens produzidos sob demanda / anoLivro Falado

91

332

29

Page 32: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Biblioteca Circulante de Livro Falado Fundada em 1972, a Biblioteca Circulante de Livro Falado da Fundação Dorina Nowill para Cegos promove a inclusão social de crianças, jovens e adultos deficientes visuais, através da cultura e educação.

Um acervo de mais de 840 títulos falados circula por empréstimo entre os mais de 1400 usuários cadastrados, distribuídos por todo o país.

Visando atender às necessidades e interesses educacionais e culturais das pessoas com deficiência visual, a Biblioteca Circulante oferece um acervo variado de títulos em áudio, entre clássicos da literatura nacional e estrangeira, obras de leitura obrigatória para vestibulares e os mais recentes best-sellers.

Durante o ano de 2007, a Biblioteca Circulante cadastrou 741 novos leitores, realizou 6146 atendimentos, circulando 12.327 obras. A ela foram incorporados 115 novos títulos em MP3, além de outros 168, resultantes da digitalização de obras em fita K7, como parte do processo de modernização de seu acervo.

Títulos mais procurados em 2007: Jesus, o maior psicólogo que já existiu

Mark W. BakerO Caçador de Pipas

Khaled HosseiniNunca desista de seus sonhos

Augusto CuryDireito das pessoas com deficiência

Eugenia A. G. FaveroAnjos e Demônios

Dan BrownO livreiro de Cabul

Asne Seiertad

Número de obras emprestadas

“Em 2006 tive uma degeneração da mácula que não me permitia o prazer da leitura de livros, revistas, legendas de filmes, etc. Sentia muita falta disso até

o dia em que conheci a Fundação Dorina Nowill, que possibilita aos deficientes visuais uma biblioteca de livros, na maioria gravados em MP3. Voltei a “ler”.

Oh, sublime Dorina, que pela grandeza do seu coração possibilita isso, que transcende ao prazer da leitura, melhorando a qualidade de vida e alavancando a alegria de viver.”

Brasilino E. Scivoletto – São Paulo-SP

30

Page 33: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Revistas FaladasA Fundação Dorina Nowill para Cegos proporciona o acesso à informação e a notícias atualizadas por meio da produção e distribuição das revistas Veja e Cláudia, gravadas em formato MP3.

Toda segunda-feira, nos estúdios da Fundação Dorina Nowill, uma equipe de locutores profissionais grava em áudio o texto da revista Veja, fazendo sempre a descrição das fotografias, desenhos e gráficos, necessária para a compreensão das matérias. Mensalmente esse mesmo processo é realizado com a revista Cláudia.

Em menos de um dia, os exemplares são enviados pelo correio, distribuídos gratuita-mente para as pessoas deficientes visuais e entidades que os atendem em todo o Brasil.

Em 2007, foram beneficiados semanalmente 2700 leitores com a revista Veja Falada e, mensalmente,

2070 com a Cláudia Falada.

“Hoje com a revista Veja e os livros em MP3 estou conectado com o mundo.

Esse material vem transformando o meu cotidiano. Que a Fundação não deixe de promover a inclusão dos cegos no Brasil e no mundo.”

Carlos Alberto da Silva Pereira João Pessoa-PB

“Estou escrevendo pra dizer que sou ouvinte das revistas VEJA e CLAUDIA

faladas, acredito que estas são de grande utilidade pra mim, pois pretendo prestar vestibular e preciso estar bem informada.

Adoro também os informes, porque nos mantêm informados a respeito do mundo

dos deficientes visuais.” Ana Flávia Prado Resende

Araxá-MG

31

Page 34: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

O livros digitais são produzidos de acordo com a solicitação da pessoa com deficiência visual, procurando também contemplar obras adotadas por diversas faculdades e universidades brasileiras. Em 2007, a Fundação Dorina Nowill produziu 241 títulos em LIDA. Foram transcritas 106.809 páginas, em sua maioria, livros jurídicos, além do Michaelis – pequeno dicionário prático da língua portuguesa, com 36.000 verbetes, e diversas outras obras de referência.

Livro Digital AcessívelIdentificando a dificuldade da pessoa com deficiência visual em dar

continuidade a seus estudos universitários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos lançou em 2007 o LIDA – Livro Digital Acessível.

Em formato CD-ROM, o LIDA é uma ferramenta que facilita o acesso de estudantes, pesquisadores e profissionais, com cegueira ou visão subnormal, aos livros acadêmicos e obras de referência, com amplas possibilidades e facilidades na exploração de textos, tanto em áudio como em letras ampliadas.

A obra solicitada é fornecida gratuitamente à pessoa com deficiência visual. Seu texto é criptografado e o acesso do usuário é feito por meio de chave individualizada, dificultando cópias e protegendo direitos autorais. O LIDA foi projetado para ser portátil, podendo ser utilizado em qualquer computador que possua sistema operacional Windows 98 SE ou superior.

A nova ferramenta disponibiliza recursos que permitem ao deficiente visual interagir com o livro de forma independente:

• Texto em áudio e com letras ampliadas;

• Navegação fácil e diversa;

• Fácil localização de páginas, capítulos e parágrafos;

• Busca de palavras, termos e expressões em todo texto;

• Notas de rodapé com acionamento opcional;

• Demarcação irrestrita de partes do texto;

• Campo para anotações e comentários, exportáveis para um editor de texto;

• Palavras e expressões estrangeiras com fonética no idioma original;

• Símbolos, siglas e abreviaturas falados em seu significado integral.

“O LIDA abriu uma nova maneira de estudo na minha vida”.

Maria do Socorro Ventura

Ao longo do ano de 2007 foram solicitados e distribuídos

gratuitamente 6.344 exemplares a 837 estudantes e profissionais com deficiência visual de todo o Brasil.

32

Page 35: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

“Quando entrei na faculdade, nem eu, muito menos a faculdade tinha algum tipo de material acessível. Eu dependia de favores dos outros alunos que gravavam o material para ganhar horas práticas no currículo.

Infelizmente só fiquei com uma metade do Código Civil, a outra parte ninguém gravou...

Lembro-me que no segundo ano, quando tirei uma nota baixa e fui reclamar com o professor, ele me respondeu dizendo que a prova toda estava no livro

que ele havia indicado. Isso acontecia com freqüência: o professor dava um tema para debater na próxima aula e eu era o único que não tinha opinião, pois não tinha a doutrina.

Com certeza o LIDA foi a melhor coisa para nós estudantes. Agora me sinto um verdadeiro acadêmico de Direito.

Antigamente colocavam meu nome nos trabalhos em grupo e faziam por mim. Hoje participo das aulas, conheço opinião de vários doutrinadores e posso debater.

É muito bom ouvir uma aula e ter onde buscar aquele assunto.”Benedito Eduardo Da Rosa é estudante de Direito da Faculdades Integradas de Jau.

Ele utiliza o LIDA como ferramenta de estudo desde abril de 2007.

33

Page 36: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

“Há 28 anos, a Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo atende a deficientes visuais, contando atualmente com cerca de 200 usuários cegos e com baixa visão cadastrados.

São inquestionáveis os produtos oferecidos pela FDNC às pessoas com deficiência visual, pois lhes propiciam o desenvolvimento psicossocial e o exercício da cidadania.”

Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo – Vitória-ES

Durante o ano de 2007, a Fundação Dorina Nowill para Cegos manteve o registro de 1.770 instituições, incluindo serviços estaduais e municipais de educação especial, escolas públicas e particulares, bibliotecas, universidades, associações de deficientes visuais e entidades para deficientes em geral de todo o território nacional. Destas, 1.025 receberam doações de livros em braille, livros falados e digitais, promovendo, indiretamente, a inclusão social de mais de 40.000 deficientes visuais.

34

Page 37: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

“A Fundação Dorina Nowill abastece a pequena biblioteca do NAPNE , um espaço para alunos, professores e pessoas da comunidade que tenham alguma deficiência.

No Núcleo, essas pessoas encontram suporte didático-pedagógico para desempenhar suas tarefas acadêmicas e apoio para se sentir incluídas” .

Núcleo de Atendimento aos Alunos com Necessidades Especias – CEFET-PE – Recife-PE

“É imprescindível para a inclusão educacional dos deficientes visuais o material que há quase 10 anos nos é doado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Os livros, revistas e CDs usados pelos professores também são utilizados em atividades extraclasse para

aperfeiçoamento da leitura, aumento do conhecimento, exercício literário.”Associação Comunitária dos Amigos do Centro S. João de Deus – Ichu- BA

“A Dorina Nowill nos dá o suporte para ser professor.Jamais poderemos perder essa parceria, é o único material escrito em braille.”Edson, professor de braille da Associação Comunitária dos Amigos do Centro S. João de Deus – Ichu-BA

“Os livros da Dorina são nossa salvação. É neles que descubro o mundo, a cultura, as novidades.”

Wadson, aluno da Associação Comunitária dos Amigos do Centro S. João de Deus – Ichu-BA

35

Page 38: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Algumas instituições acadêmicas que tiveram alunos realizando pesquisas na FDNC em 2007Centro Universitário Assunção – UNIFAI

Centro Universitário SENACCentro Universitário de Belas Artes

Centro Universitário AdventistaCentro Universitário São CamiloFaculdade das Américas - FAM

Faculdade de Engenharia Industrial - FEIFaculdade Ítalo-Brasileiro - UniÍtalo

Faculdades Metropolitanas Unidas - FMUFundação Armando Álvares Penteado - FAAP

Fundação Getúlio Vargas - FGVPontifícia Universidade Católica - PUC

União das Instituições Educacionais de São Paulo - UNIESPUniversidade Anhembi Morumbi

Universidade de Guarulhos – UNGUniversidade de Santo Amaro - UNISAUniversidade Presbiteriana MackenzieUniversidade Metodista de São Paulo

Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSULUniversidade Nove de Julho - UNINOVE

Universidade Paulista - UNIPUniversidade São FranciscoUniversidade São Marcos

Universidade São Paulo – USPUniversidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Universidade de Fortaleza – UNIFORUniversidade Católica de Santos - UNISANTOS

Universidade de Sorocaba - UNISOUniversidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Universidade do Estado da Santa Catarina - UDESC

Vários estudantes visitam anualmente a Fundação Dorina Nowill para Cegos para a realização

de pesquisas e trabalhos escolares e acadêmicos

36

Page 39: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Bazar Permanente de Novos e UsadosNo ano de 2007, o Bazar de Novos e Usados da Fundação Dorina

Nowill para Cegos arrecadou mais de R$ 200.000.00.O Bazar de Novos e Usados provê recursos financeiros para a manutenção e melhoria dos trabalhos realizados na Fundação Dorina Nowill para Cegos. No Bazar são comercializados produtos novos e usados, como brinquedos, livros, eletroeletrônicos, roupas, móveis, entre outros utensílios provenientes de doações. Também são arrecadados materiais recicláveis como papel, metais em geral, tampas de garrafas plásticas, cartuchos de tinta, entre outros, vendidos para indústrias.

O Bazar participa do projeto Recriarte no qual é realizado um trabalho artesanal por voluntárias que restauram objetos que estejam em condições de serem modificados e aproveitados como tecidos, caixas de leite longa vida, garrafas plásticas, etc. Depois que esses produtos são remodelados, ficam disponíveis para venda no Bazar da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

32ª edição do Bazar Beneficente do Grupo de Costura

Há mais de 3 décadas que as mãos talentosas e os corações cheios de amor das 45 voluntárias dos dois grupos de costura trabalham para prover recursos financeiros para a Fundação Dorina Nowill para Cegos. No ano de 2007, o evento do Grupo da Costura foi realizado na Igreja São Gabriel onde foram vendidas peças únicas e artesanais como toalhas de mesa, almofadas, panos de prato, colchas, panos de pia, entre outros produtos de cama, mesa e banho, que embelezam os lares dos mais de 300 compradores.

Em 2007, o Bazar Beneficente do Grupo da Costura da Fundação Dorina Nowill para Cegos arrecadou com as vendas o total de R$ 22.290,00. Essa realização só é possível graças a união das voluntárias, que duas vezes por semana se encontram na Fundação Dorina para realizar trabalhos artesanais com materiais, na maioria das vezes, conseguidos por meio de doações.

37

Page 40: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Shopping Natal Dorina NowillEm 2007, a Fundação realizou a 9ª edição do Shopping Natal Dorina Nowill, no período de 29 de novembro a 2 de dezembro, no clube A Hebraica.

Estiveram presentes mais de 100 expositores de diversas regiões do Brasil, com as mais variadas mercadorias: roupas, artesanato, presentes, decoração, bijuterias, brinquedos e outros. Em 2007, o Shopping Natal Dorina Nowill contabilizou aproximadamente R$ 191.430,00 e parte da renda do evento foi revertida às atividades da Fundação Dorina.

Fotos “Cegos que fazem” Durante os dias do Shopping Natal Dorina Nowill, aconteceram atrações artísticas e culturais do projeto “Cegos que Fazem”, com apresentações e shows de diversos artistas e grupos como Tribo de Jah, Tatiane de Paula, Lucinho Luna, Violeiros de Mauá, Sandra Cibele e outros.

38

Page 41: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

HOMENAGEADOS DE 2007

Sr. Adermir Ramos da Silva, fundador da Confraria Caminho

Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda.Banco de Investimento Credit Suisse (Brasil) S/A

Banco Santander BanespaCompanhia Brasileira de Meios de Pagamento VISANETEDUFAL – Editora da Universidade Federal de AlagoasFNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Grupo Terna ParticipaçõesKraton Polymers do Brasil S.A.

Lanxess Ind. de Produtos Químicos e Plásticos Ltda.MD Papéis Ltda.

Serasa S/A Associação Educacional Nove de Julho - UNINOVE

“Parceiros de Visão 2007”

Durante o evento do Shopping Natal Dorina Nowill, a Fundação Dorina homenageou com o prêmio “Parceiros de Visão 2007” pessoas e instituições que neste ano tiveram destaque por ações voltadas em benefício das pessoas com deficiência visual.

39

Page 42: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Patrocinadores 2007

A Fundação Dorina Nowill para Cegos agradece a todas as pessoas e empresas que, por meio de suas doações para patrocínio de projetos, contribuições e apoio de diferentes formas, colaboraram para a inclusão social das pessoas com deficiência visual, viabilizando a promoção de

serviços especializados e produção de produtos acessíveis, distribuídos gratuitamente às pessoas com deficiência visual, escolas, bibliotecas

e entidades em todo o Brasil.

Conheça quem colabora com a Fundação Dorina Nowill para Cegos

Parceiros 2007

40

Page 43: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Mantenedores2007

ABC Farma Assoc.Brasil Com. Farmacêtico

Abelardo N. VicianaAbilio R. de OliveiraAbrahão F. EharAbram e Cecilia SzajmanAbram TopczewskiAcumuladores Ajax AJAda BandeiraAdalberto AmaralAdalberto Jose de C. AranhaAdão BeneditoAdel C. ZakkaAdelina P. da Silveira Ademar BonomiAdemar F. PereiraAdermir R. da S. FilhoAdermir R. da SilvaAdhemar C. Sant’AnaAdionan da R. PittaAdmea B. P. LeiteAdolfo D. CastellanAdriana Maria A.da SilvaAdriana T. CastelaniAdriana TramutolaAdriana Vitoria L. GuimarãesAdriano Vicente de AzevedoAdrianus C. J. Van Luyn Adua Regina L. FerreiraAdvocacia Weslaw ChoeyaAgabi IssaAgilimp Comercial LtdaAgro Com. Campo Vitoria Ltda.Aimar de S. GomesAkie FujikataAlbertina P.L. PaivaAlberto Narciso Henriques Albina C. MoraesAlbino P. de Mattos Alcione da C. FranciscoAlessandra O. RodriguesAlessandra R. UberreichAlessandro S. ZieglerAlex Sandro Manoel da SilvaAlex WhiteAlexandre B. JuniorAlexandre DeraniAlexandre dos SantosAlexandre MutranAlexandrina Conceição de GoesAlfeu TacioliAlfonso AbramiAlfredo M. JuniorAlfredo MegozziAlfredo MinaAlfredo Miranda Alice A. da CunhaAlice Naomi K.de BarrosAlice T. YamamotoAline C. AntoneloAline Cristina de F.VianAlkindar de T. RamosAlmerinda Ribeiro Aluizio O.de CastroAlvira V. SampaioAlzira DuarteAmauri B. dos SantosAmaury WidatorAmelia dos SantosAmeris H. PiresAmilcar S. FerreiraAmira NaddafAMT Empreendimentos e

Part. LtdaAna A. OliviAna Candida MoisesAna Carolina da S.B. e GarciaAna Clara D.O.AlmeidaAna Cristina dos S.Figueiredo

Ana Gabriela P.da S.AnnicchinoAna Helena O.RossiAna Lúcia AbrahãoAna Lucia GioachiniAna Lucia N. da SilvaAna Maria A. FerrãoAna Maria B.A.PradoAna Maria C. DomeneAna Maria dos S.RodriguesAna Maria F. ParanhosAna Maria K.LenziAna Maria NaineAna Maria P.PachecoAna Maria S.FerrariAna Tarcila PerrellaAnatalha R.M.RochaAndorinha Supermercado Ltda.André CoutinhoAndré GaribaldiAndré Luiz FerreiraAndré ObeidAndré PinesiAndrea Cristina CarlosAndréa F. LeiteAndrea T. do N. Leal Andreia E. AredesAndressa Jeans Ind. e Com. de

Conf. Ltda.Angela HorvatchAngelica N. SaraivaAngelina Antonine CestarolliAngelo GallicciAngelo Luiz M. NetoAngelo Mario GonçalvesAnisia Maria B. da RochaAnita ReinaldoAnna M. AttieAnna R. de AlmeidaAntena Um Radiodifusão Ltda.Antenor S. MorãesAntônia C. CharlotAntonina V.G. LemeAntoninho M.TrevisanAntonio Ailton CarvalhalAntonio Augusto da S.MarquesAntonio Augusto G.de SouzaAntonio Carlos BorsetoAntonio Carlos de CarvalhoAntonio Carlos LimaAntonio DucciAntonio Eduardo de

B.W.HenriquesAntônio Geraldes LicoAntonio Jacinto de SouzaAntônio Octavio da F.CaioAntonio P.FilhoAntonio R. JuniorAntonio T. O.CostaAntonio ZaffaniAntonofre de A. AlvesAparecida de Lourdes

S.G.PlaggertAparecido TeixeiraApolinario C. NetoAquico NiuvaArab C. ZakkaAraci Maria de ArrudaArchanjo P. MartinAreta RodriguesArlene A.C.de Jesus P. DiasArlete PolvaniArmando Camilo de A.ProtoArmanio GuidaArnaldo MissonAroldo G. PereiraArtemio PrillaArthur Henrique C.CalazansArturo Minelli Trajes Masc. LtdaAry Mastrandea

Assoc.Benef.Alzira Denise H.da Silva-ABADHS

Associação Cemiterio Israelita de São Paulo

Assumpta SennaAudrei A. F. PezopoulosAugusto Lívio MalzoniAugusto ToscanoAureo de C. BuschAurora KurjianAuto Peças PicoloAvicola Dacar LtdaAvilcultura Granja Ceu Azul LtdaAvram SecherBarasch Sylmar Ind. Metalúrgica

LtdaBeatriz AlvoBeatriz de S.M. Rocha Beatriz KatzBeatriz M.L. D’OnorioBeatriz P.de QueirozBeatriz SegallBella Regina GervitzBenedita Elaine M.GonçalvesBenfica Barueri Transp. e

Turismo Ltda.Benjamin J.NetoBenjamin P.L.JuniorBento Leandro CarneiroBerenice V.CassianoBertin LtdaBervelei CeliBeth CabralBianca Rosa PosenatoBlanche P.C.TorresBranca RodriguesBranca Silvia K.JacobBraz Antonio OliverioBrinquedos IFA LTDACacilda Maria A. SoaresCamila de O.G.FolhaCamilo M.de A. LinsCAQ-Casa da Quimica Ind.

Com.LtdaCarla A. Feitosa Carla C. BrancoCarla M.B.BauduccoCarlos Alfredo S. A. CarvalhoCarlos Augusto do NascimentoCarlos Aurelio da S.SéCarlos Cyrillo NetoCarlos de S.B.CarvalhosaCarlos Eduardo DupratCarlos F. NevesCarlos HirakawaCarlos Honorio R. ZuttomCarlos J.OsakiCarlos José JurtickCarlos Luis CoelhoCarlos Paulo K. JúniorCarlos Paulo Kroschinsky Carlos Roberto DenaroCarlos Roberto dos SantosCarlos Roberto O. NunesCarlos UngerCarmelita D.do A. VieiraCarmino ForgioniCasa Tognini Mat.Hidr.e

Sanit.LtdaCassio do A. CarvalhoCecilia PolizziCedralina P.M.ArrudaCeli Oliveri Célia C.de BarrosCélia DerminioCélia ErnandesCélia Maria B. Araujo Celia R.P.JannuzziCélia S.UmequiCelina M.B.de OliveiraCelio B.PortoCelso A.FeitosaCelso CortezCelso G.OliveiraCelso P.RangelCelso Ricardo Entini

Celso ZaiaCeneviva Forlenza e Figueiredo

Adv. S/CCentro Comercial Oriente 500César B.FerreiraCésar Giobi e Paulo MortariCésar M.SilvaCesar MichelinCesar P.BaltazarCezar CoelhoCezarina M.Duarte Chiroco F.TadaCinéas de O.MendesCinthia B.de Toledo Cinthia K. BatistaCirc.de Trab.Cristão de V.EmaClaire BozzaClarice A.U.Sato Clarice Joana M.DamiãoClarissa AndradeClarissa Maria C.de SaboyaClaudemir dos SantosClaudia AcquafredaClaudia AlembikClaudia Elaine BertolaClaudia G.de OliveiraClaudia G.DuarteClaudia Letícia P.GrecoClaudia Maria de PaulaClaudia Maria G.IvoClaudia Maria M. PimentaClaudio Amato Claudio B. VitaClaudio José de CamposClaudio M. FerreiraClaudio MalletClaudio MarquesiClaudio Sergio S. FernandesCleide B. DottaCleide CostaCleide R. LoureiroCleo GhionClodoaldo PetteClotilde A.O. FloresClovis A. CampoliClóvis PanzariniIClydia P. Dal-GéCMC Adm.de Bens e Part.

S/C Ltda.Cólegio Curumim SS LtdaColégio PalmaresColégio Santa CruzComercial ZanotteConceição A. de AvilaConceição GiorgeConfimet Ind.de Condultores

Elétricos LtdaConrado C. AlvesConstança F. GaiaConstança N. PradoConstança P. RicardiConstrutora Lotus LtdaConsultoria Ass.Mazzoneto

Assoc.LtdaController Suporte EmpresarialCooper Power Systems do

Brasil Ltda.Cristiana M. CerchiariCristiane L. VianaCristina R. BarczinskiCynthia GarciaCynthia RothschildCyrus Coml.EletrônicoDália Nidia de B. BaptistaDalton J. de OliveiraDalva M.M.R. da Silva Dalva Sueli BaltieriDaniel Raimundo AngelDaniela Cristina de S. F. OliveiraDanilo de DomenicoDanius CanellaDarcy AgricolaDarcy BarretoDavid AssineDavid da SilvaDavid Felman

Deise F. SanchesDelia G. V. de WernickeDella Via PneusDenis C. LeiteDenise A. de MagalhãesDenise FumisDenise Helene F. RossiDenise Maria MariottiDeolinda de Jesus AlvelosDérica C. SerraDilma A. PedrosoDinah de R. BarbosaDiogenes I. RibeiroDione NotrispeDirce VialeDirceu Z. RuizDiva M. HorstDjalma F. LoboDomingos Manoel EndrigoDomingos Sávio PereiraDora de Vitor IzzoDoraci ItikawaDoraci M. dos SantosDoralice T. GomesDouglas C. FigueiraDulce A. AvanciniDulce C. FernandesDurciley V. LessaDVA ExpressDyrce BellezaECB Equiptos Cientif. Brasil Ind.

e Com. Ltda.Ecil Informática Ind e Com. Ltda.Eden LascaleiaEdi A. de A. AdellEdilson dos S. AlmeidaEdinalva S. da SilvaEdite Maria Edna A. de Oliveira Ednilde L. dos SantosEdnise do V. CamargoEdson A. MartinsEdson BonettiEdson R. PereiraEduardo AlmeidaEduardo G. VarelaEduardo Jose PrupestEduardo M. da SilvaEgle B. TrindadeEgmont Walter KleinertElaine ColettiElaine F. SilvaElayton SguárioElda CerruttiEleanor Y.S.AidarEleide GonçalvesEleine EleuterioEleni F. de PaulaEleonora BudniokEli R. de CarvalhoEliana B. RodriguesEliana De MatteoEliana P. Gimenes Eliane A. SimonEliane G. da SilvaEliane S. BaroniElier S. de AlmeidaEliezer AguiarElisabete L. CoelhoElisabeth C.Gil NadolskisEliseu da P. NetoElizabeth MelhadoElizio V. GiraldezElly Esther MarcourakisElmactron Elétrica Eletrônica

IC Ltda.Elsa H. N.de OliveiraElvio F.de OliveiraElvira T.PadovanElza A. AlfrediniElza ConteElza V.HeerElza Y. YassudaEmanuela CastroEMC - Serviços de Secretaria Ltda.Emília Vogler

Emilio Adolpho C. MeyerEmporio Bom Dia LtdaEmpresa de Transp.Pajuçara Ltda.Enedina AdriaçaEngebrás Ind. Com. Tecn.

Inform. Ltda.Eni da S. FerreiraEnide Nazareth FranziniEribelto Vanderlei C. RangelErica SchhelingErika S. JansenErivelto Vanderlei C. RangelErmino A. da SilvaErnestina L. da SilvaErnestino DiasErnesto H.SimonEron Artur SoaresESCA Assessoria Contábil Ltda.Escola Stance DualEsmeralda P. CardosoEsra-Eng. Serv. e Repr.

Aeronautica Ltda.Estrutecnica Ind.Com.LtdaEstrutural Montagens e

Empreendimentos Ltda.Eunice de S. PintoEva R. GrafEvaldo VicentiniEvandra V. P. MarinEvandro Carlos JardimEvandro M.T.da SilvaEvangelina S.de C.Garcia Evanilda L. da SilvaEveline dos S.M.LimaEveraldo S. JuniorFabiana A.SilvaFabiana AugustoFabiane C.SilvaFabio AmaralFabio C.C. FilhoFabio de C. LillaFabio KuniyoshiFábio Luis RamomFábio Rogério da SilvaFani AronisFares B. PintoFermim C. GarciaFernanda D. M.FernandesFernanda L. SapattaFernanda Maria R. CoelhoFernanda Romero G. PradoFernando Euler BuenoFernando F. CordeiroFernando J. FilhoFernando L. de AndradeFernando M. SallaberryFernando ZaiaFlávia M. R. VasquesFlavio José RoqueFlavio M. BitelmanFotonica Tecnologia Optica Ltda.Francesly S. CerulliFrancisca A. DavidFrancisca de A. DiamenteFrancisca Maria da SilvaFrancisco Antônio C. da SilvaFrancisco Antonio FeijóFrancisco C. de CastroFrancisco CurcioFrancisco D. NetoFrancisco de A. FerreiraFrancisco GiannoccaroFrancisco José de L. JuniorFrancisco José ToledoFrancisco MellingerFred MuhlenFrederico Maria LancieriFrei Caneca Shopp.Convention

Center LtdaFrigorifico São Miguel LtdaFulvia Elena C.SchusterFumiko T. MalavoltaFundação Cultural do Pará

Tancredo NevesGabriel Francisco J.V.ForteGabriela G. Samelli

41

Page 44: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Galena Quimica e FarmaceuticaGeisa de S. C. MolariGelci P. AguiarGeneral Brands do Brasil Ind.E

Com.LtdaGenival S. de OliveiraGeraldo BirelloGeraldo F.Cintra Geraldo G.MacedoGeraldo Luis A. SantiagoGeraldo MorenoGeraldo P. VilaGeraldo R. AlvesGerard LoebGermaine France G. ScharfGerson WaitmanGetulio B. de SouzaGilberto BarcellosGilberto CarvalhoGilberto KozaGildevan A. FernandesGilgames Michele FioreGinette S. TofikGisamar Ind.Com.Peças

Tornos Ltda.Gitla C. MangeGizelda ZanelloGlaucia S. Rodrigues Glauco Antonio LauriGraça CabralGrace Carmem M. SanfeliceGregório KramerGrupo Net TecnologiaGuerda StaubGuilherme Teodoro MendesGuiomar R. GonçalvesGustavo FávaroGyslaine F. M. CostaHector C. SanchezHedwig ZikelkauHeidi O. SantosHeitor GomesHelemie Filomena de

S.MiyalianaHelena B. MatarazzoHelena C. OmetoHelena CossemelliHelena Isabel M.do AmaralHelena ManganoHelena Maria FerreiraHelena N. SilveiraHelena SekinoHelena YamaokaHelio FucsHeliton G. DuarteHeloisa B. FigueiredoHenriette C. AbdalaHenriette M. ErhardHenriette S. Abou-MansourHenrique Humberto JacquesHerman Stern & FilhosHerondino MacedoHilda AraújoHilda G. Buller SoutoHilde Emma SoraesHiroko UchidaHiroshi IshiiHivanilda G. MoreiraHorácio L. PivaHugo A. BrunerHugo Sergio O. LimaHumberto S. NeivaIacimy A. TufikIara AlmeidaIara Maria de CarvalhoIara S. SchimidtIdalgo Elias SantosIgnes RedaelliIgnez P. GomesIlza GraçaImaculada Conceição G.

BennatiImelda Maria do Céu BenitesImex InformaticaInah G. de FariaInaie B. Cerodio

Ind.Metalúrgica Maranata LtdaInds.Tudor SP.de Baterias Ltda.Indufix Ind. E Comércio LtdaInd. e Com. de Jóias Ninfa Ltda.Ind. e Com. de Papel Riacho LtdaInes A. Rubo MeloInes P. GomesInst.Oftamologico Promesp

S/C LtdaInter Têxtil LtdaInternational Commodities

Export CorporationIrai de Paula SouzaIramar S. MeloIrena M. T. de OliveiraIrene CalilIrene F. FrangeIrene KantorIrene Maria NascimentoIrene S. de SantisIrma SchwartzIsabel de PaivaIsabel M.Ines de CarvalhoIsabel O. de MacedoIsao AokiIsaura da Conceição A. B.

FerreiraIsis B. F. KirchenchtjnIsis Joana Darc S. GonçalvesIsmael ManzottiIsmael MirabileIsmael OrtencioIssami Morita Italia Criscuolo Ivan D’AngeloIvan M. Julião Ivanilson L. RibeiroIvês G. S. MartinsIvette Catarina J. KairallaIvone Maria T. GaleazziIvonne F. OlmoIvonny C. A. dos SantosIzanir G. HerzlIzolina de AbreuIzzac G. JosephJ.H.Controladora LtdaJacira Maria S. de AraujoJacques Samuel NigriJacy R. de MelloJadwiga MielzinskaJaider SilvaJailson S. SilvaJaime Eduardo C. CletoJamile J. CorradiJandyra J. VieiraJanice M. MarquesJanos TamásJayme Vieira FilhoJayro SmithJoanna BetogaJoão Antônio PaganelliJoão BaptistaJoão Batista CordeiroJoão Batista de Almeida João BehisnelianJoão BraileJoão Carlos A. de LimaJoão Carlos M.PaivaJoão E. de OliveiraJoão G. de JesusJoão José Augusto MendesJoão KonJoão Roberto BuccelaJoão Roberto MascaroJoaquim Romeu T.FerrazJoaquina Maria C. BuenoJoares A. VedovatoJoel G. PintoJohn LandmannJorge Henrique S. KfouriJorge Humberto T. BorattoJorge Jamil Zamur NetoJorge Luiz MorillaJorge S. LopesJorge Vicente FerreiraJosé Antonio Contri

José Antonio P. RangelJosé Arnaldo M. PontesJosé Bento PaneJosé C. BusicoJose C. NataliJosé C. RibeiroJosé C.R.S.CarvalhoJosé Cadu dos SantosJosé Carlos C. KananJosé Carlos de Faria JuniorJosé Carlos O. RomaniJosé Carlos P. OliveiraJosé Carlos S. da CostaJosé Carlos VieiraJosé de ArrudaJosé Edson C. MoreiraJosé Eduardo Cazarin José Eduardo G. da Silva Jr.José Emilio PessanhaJosé Fernando PenteadoJosé FujiiJosé Giaffone NettoJosé L. P. de BarrosJosé Luiz Thomé José Manoel S. M.FonsecaJosé Manuel U. Regueiro José Maria RomeiroJosé P. CuanJosé P. GarciaJosé Pedro FonsecaJosé R. de OliveiraJosé Ricardo ArgentoJosé Roberto AriboniJosé Roberto C. TambascoJosé Roberto MarinhoJosé Roberto MelloJosé Roberto PortoJose RosenthalJosé Rubens FurlanJosé Thomaz SeniseJosé Waldir MartinJosemira L. Salomão Joseph HamouiJosué C. G. da SilvaJosué de OliveiraJosué M. PimentaJuceli Ap.do NascimentoJulia da Conceição FernandesJulio C.MengattiJulio CarvalhoJulita T. L.SantosJuraci BarbosaKacc-Kortas Avaliação

Cardiológica Comp.Kairme H. AlvesKarina F. R. TunchelKarina L. AndrezzoKatharina NellyKátia Botelha Kátia S. CabralKaty M.B.FalleiosKelly Cristina P.de SouzaKiki GamaKlabin S/AKrohn Produtos Quimicos Ltda.Kurt RohrerKyoko NamekataLabordental LtdaLady Lina TraldiLaercia F. da SilvaLaercio S. NonakaLaerte GoldbachLais O. CostaLars Erick OstrondLaudemar B. CorrêaLaura Maria C. M.GiustinoLaura P. GuedesLaurentina P.PedrettiLaurita M. Valle Lea K. HamermezsLeci O. de OliveiraLeda F. BoucherLeila ZeronLela H. ApovianLélia Carlos M. FerreiraLelio T. Piza

Leni Olimpia dos SantosLenice Helena JonesLenir CabralLeonardo GaggiottiLeonardo PlacucciLeonice Maria MazucheliLeonildo Luiz da SilvaLeonor M. de AzevedoLeonor P. NascimentoLeonore SteinerLeontina Catarina JacubcionisLesia CyglerLeyla Anna ZunderLia C. FerreiraLia H. KellerLídia C. H. de MelloLidia K. MoriyaLidia V. MeirinhoLidionete D. MartinsLieze L.M.RodriguesLiga Paulista de Orientação e

Assist. aos CegosLígia S. PariseLigia S. S. LopesLila B. E. MartinsLilia L. de FreitasLilian J. D. SpeyerLilian L. de FreitasLiliane Cristina FloresLily Margarida RothLincoln Etchebehere JrLinda MarchteinLis M. de FreitasLizere M. MartinsLoiva F. da CostaLorival C. AssisLourdes SilvestrinLuarlindo T. FernandesLucas T. O. SilvaLúcia HaddadLúcia Helena AffarezLúcia J. M. de BarrosLucia M. M.G.NotiniLucia Maria M.M.da SilvaLúcia RamenzoniLuciana A. P. BrescianiLuciana D. S. PécoraLuciana LancellottiLuciane BacabakianiLuciano T. C. de OliveiraLuciano Wertheim Luciene P. de OliveiraLucila A. de AbreuLúcio AndradeLucy K.MenezesLucy Maria M. FrancoLuigi LucchesiLuís Augusto SimareliLuís Carlos GuibuLuís Claudio SepulvidaLuis Fernando N. FernadezLuiz Affonso O. MeiraLuiz Alberto D.PanelliLuiz Antônio Fleury FilhoLuiz Araújo Luiz Augusto P. SilvaLuiz Augusto SimarelliLuiz B. de MassenaLuiz C. MarquesLuiz Carlos BasileLuiz Carlos de AlvarengaLuiz Carlos H. FernandesLuiz Cesar FidelisLuiz Claudio MadeiraLuiz Claudio P. Dal-GéLuiz Eduardo de A.MarxsenLuiz Eduardo NascimentoLuiz Eduardo R. de MagalhãesLuiz Fernando Mussolini JúniorLuiz G. SoaresLuiz Henrique C. C.AranhaLuiz Henrique F. SoaresLuiz José P. Correia Luiz M. da CostaLuiz M. Pereira JrLuiz Maron

Luiz Martins Luiz R.T. de MagalhãesLuiz Roberto A. NovaesLuiz Roberto C. RecheLuiz Tormin (Ruth)Luiz VamosLuiza G. SanchesLuiza M. CasellaLuiza W. V. de A. R. FerreiraLydia G. RebelloLygia GennariLyris Roberta DeganM5 Indústria e Comércio S/AMachico MatsuiMacprado Produtos Oftalmicos

Ltda.Madalena JoannidisMagdalena GiamantacioMair Affonso R. CalvoManlio NapoliManoel Afonso AlvesManoel Alfredo dos SantosManoel Lucio C. MarquesManoel M. da SilvaManoel R. PachecoManuel J. MarquesMara A. SantosMarailton GimenesMarcel SolanowskiMarcelo F. de SouzaMarcelo F. P. GouvêaMarcelo IvanovitchMarcelo M. TakaharaMarcelo P. da SilveiraMarcelo P. DominguesMarcelo SegatMarcelo V. SalomãoMarcia Ap. O. AlvesMarcia F. LourençoMarcia M. dos SantosMarcia M. SchobesbergerMárcia V. MonteiroMárcia VillelaMárcia YassudaMárcio FurrierMárcio G. da SilvaMarcio José A. CezarMarcio José A.QuedinhoMarcio P. NogueiraMárcio Vicente da CostaMarco A. de CastroMarco Antônio G. EvangelistasMarco Antonio RateroMarco Aurelio de CarvalhoMarcos H. de CastroMarcos Lima A. RosaMarcos Roberto MonteiroMargarita SinclairMargot Cecilia NugentMargraf Editora e Ind.Graf.LtdaMaria Adelaide AmaralMaria Alba de MacedoMaria Alexandra K. MottaMaria Alice MarcomMaria Alice V. PotenzaMaria Angela K. RizkallahMaria Angelica C. PincaMaria Angélica GonçalvesMaria Angelina C. PincaMaria Antonieta R. do AmaralMaria Anttonieta G. FerreiraMaria Ap. de BritoMaria Ap. R. AiosaMaria Arlete R. de ArrudaMaria Augusta GomesMaria Beatriz MarquesMaria Cecília G. de OliveiraMaria Cecilia K. BeyruttiMaria Cecilia M. LemeMaria Cecilia N. SantiagoMaria Célia F. M.de BarrosMaria Christina CabreraMaria Clara NadalinMaria Conceição F.de CarvalhoMaria CostaMaria Cremilda C. Anunciação

Maria Cristina F. de AndradeMaria Cristina FerreiraMaria Cristina M. TokuyamaMaria Cristina S. S.LocatelliMaria Cristina TakahasiMaria Crsitna GodoyMaria da Conceiçao A. B. LimaMaria da Penha A. AprilleMaria de Fátima CasselliMaria de Fátima MascarenhasMaria de Jesus AraújoMaria de Jesus G. dos SantosMaria de Lourdes CarvalhoMaria de Lourdes da SilvaMaria de Lourdes PardelliMaria de Lourdes PelosoMaria de Lourdes S. RosaMaria de Lourdes V. GalloMaria DiasMaria do Carmo C. MartinsMaria do Carmo DermenjianMaria do Carmo M. JorgeMaria do Carmo P. de BarrosMaria Dolores R. da SilvaMaria Domingas S. Francisco Maria Edwina R. Teixeira Maria Elisa ByingtonMaria Elisa L. FernandesMaria Elisa PinheiroMaria Elizabeth ArbensMaria Elizabeth M. BragalhaMaria Elza da SilvaMaria Eunice G. MachadoMaria Fernanda AtanesMaria Francelina H. dos SantosMaria Francisca S. ReisMaria Geovana de Jesus GoesMaria Helena A. CuryMaria Helena BorelliMaria Helena C. RodriguesMaria Helena da SilvaMaria Helena de Jesus FreitasMaria Helena de MoraisMaria Helena G. de AssisMaria Helena G. S. da FonsecaMaria Helena GomesMaria Helena L. GandolfoMaria Helena M. S. BarrosMaria Helena ScripillitiMaria Inês O. HernandesMaria Inês P.V. MarquesMaria Ingez KrobathMaria Isabel WhatelyMaria Ivone M. BrochMaria Izabel de OliveiraMaria José D. MazzonettoMaria José F. S. GianniniMaria José M. SilvaMaria José M. TorresMaria José MaiaMaria José PecoraroMaria José VillaçaMaria Laís T. C. LuzMaria Lúcia B.de FreitasMaria Lucia O. CardimMaria Lúcia S de AlmeidaMaria Lucinda B.dos SantosMaria Luisa HasegawaMaria Luisa K. L. PasseriniMaria Luiza B. de C.BrandãoMaria Luiza C. SilvaMaria Luiza F. CantoMaria Luiza HauschMaria Luiza L. VonoMaria M. de MedeirosMaria M. NigroMaria Marta O. SilvaMaria Matilde GuardianoMaria N. R.AbatepauloMaria Nazareth ZaffaroniMaria Odette L. RanieriMaria Olinda B. D’ OnoMaria R. AlvesMaria Regina GracianeMaria Silvia S.M.LeiteMaria Tereza C. S. Lemos

42

Page 45: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Maria Tereza ForteMaria Tereza O. DiasMaria Tereza SandovalMaria Tereza T. QuintellaMaria Terezinha M.da SilvaMaria Thereza L. MacêdoMarialdo Rangel dos SantosMariana Araújo GrandiMariana AugustoMariana T. D. de AlmeidaMariana T. OliveiraMariceia de Fatima CostaMarieta E. BoimelMarilena de SouzaMarilena ZanonMarilza de OliveiraMarina G. NaffahMarina KroschinskyMarina S. F.FonsecaMarina V. S. NovaesMarinalva Ap. N. de OliveiraMario Alberto NacifMario AssonMario J. Franco JúniorMario NajmMario P. FilhoMarisa A.CasoniMarisa de CamargoMarisa Leandro da PurificaçãoMarisa T. MouraMarisania L. da SilvaMarise F. M. GlasserMarizita B. F. de SáMarli BuchmannMarli MorettiMarli P. de SouzaMarly W. B. G. PedrosoMarta Q dos SantosMarta Regina C. CardosoMarta Valeria CapaclaMary BenchinolMary Lucy M. de LuccaMassaru ShikishimaMateriais de Construção Dois de

Julho LtdaMatheus de LascioMathias A. WoelzMaura Lúcia D. LanariMauricio BardauilMauricio Pasian Mauricio R. Tavares Mauricir F. SerraMauro A. de AlmeidaMauro A. UlhoaMauro BergermanMauro OmariniMecys P. JuniorMercedes Amador Mercedes P. VadaMercia da C. FernandesMetalurgica Cartec LtdaMichele E. GrossmanMidori F. JoséMidori I. NinomiyaMiguel A. Ferrão Jr.Miguel P. M. SallesMiguel T. NetoMilton DrokanMilton R. de OliveiraMiraldo BragaMiriam B. GodoyMiriam D. M. CardosoMiriam RatherMirian B. GodoyMirian de Cassia CarlosMirian S. KellerMirna R. AlvesMithico NakataMoacir S. Surniche Modesto M. de PaulaMonica A. GriglielmiMonica de ResendesMônica G. C.de AlmeidaMônica L. PadrãoMônica Maria VicenteMônica P. D. Carvalho

Mônica S. PeresMonica V. SperlescuMyriam de Macedo Myrna Pia FavilliMyrtha TambelliniNabil CuryNadia AbuchahinNadia P. MartinsNair P. FleuryNair P. SantosNair Q. C. China Nair V. Betoncin Nalda X. de Oliveira Nancy BrunoNancy M. de BiasiNathalia MazzonettoNeide BarreiraNeide S. DutraNeila P. A. HauzianNelson A. PegoNelson De MartiniNelson de SousaNelson M. DaherNelson M. dos Santos NetoNelson M. FontanaNelson P. BiazziNereida Cristina GomesNeusa B. FonsecaNeusa C. PintoNeusa Maria de MacedoNeusa Maria MendesNeusa Maria VigoritoNeusa SatoNeusa SerenoNeuza Ap. FiorimNeuza B. BarbosaNeuza KurimoriNeuza N. UiedaNewton C. da SilvaNeyde F. PourratNice M. PaivaNicia SilveiraNilda LyonsNilton Rafael LatorreNilva M. T. GaragoneNilza José B. DiasNilza Rosa da SilvaNilza T. TakaiNinette S. RamosNora H. RosenfeldNorberto ChamaNubia BragaO.W Purple Representações LtdaObra Assist. Dna Cecília Galvão

V. de AzevedoOctavio L. B.GutierrezOdete M. AbruzziniOdette AbdalaOdette H. EidOdette Izabel F. ManciniOdette Maria B. dos SantosOdette OliveiraOdette ParrulliOlavo V.Cabral Jr.Olga PanelliOlinda de P. CordeiroOlivia S. TerreiroOMEC-Admisnistradores Ltda.Orlando da MotaOrlando GoboOsiris DrimusOsmar PerrotaOsni M. RibeiroOsorio Henrique FurlanOssamu HirayamaOsvaldina da RochaOsvaldo B. de BeijaOsvaldo KanoOsvaldo Z. JuniorOswaldo MatarossiOtávio LealOtilia T. de SouzaOtto C. LehumanParracho Com. de Doces e

Bebidas Ltda.Paschoal Ernesto A.Senise

Patrícia de Lourdes R. UnzeltePatrícia M. MarquesPatrícia M. SilveiraPatrick FigueiredoPaulo A. EstevesPaulo C. de MelloPaulo César CavalcantePaulo Cesar do PradoPaulo Cesar L. CotrimPaulo Cesar N.do NascimentoPaulo E. MartinsPaulo Eduardo C. do CarmoPaulo Ernesto TollePaulo F. da SilvaPaulo GonsalesPaulo Henrique N. TavaresPaulo Olinto F. da SilveiraPaulo Renato S. S.de SouzaPaulo Ricardo RossPaulo Rogelio F. de OliveiraPaulo Sergio MarcelloPedro André DonatiPedro C. do LagoPerfeta D. AlvesPeter GodwinPilar A. RodriguesPlanemas Cons.Legislação

Urbana Ltda.Priscila F. Assofra Prof.Dr. Tuffik Mattar Proteco Ind.Eletrontecnica Ltda.Rabih AidarRachel A. SamaroneRachel Whitaker VerriRafael KroschinskyRaimundo N. DoriaRaimundo N. PereiraRamiro TeixeiraRaquel ArnaudRaquel DenteRaquel GlebockiRaul G. CorteRaul SaighRegina A. D’Ascenção BotelhoRegina Celia dos Santos Regina de A. Fray Regina F. S. VidalRegina Helena B. de PalmaRegina Helena G. CoelhoRegina K. RangelRegina Kelia A. CacauRegina Maria de A. BertolucciReginaldo M. ValérioReinaldo Bush A. CarneiroRenata M. Simões Renato Cesar P.da SilvaRenato Cid de AndradeRenato Frasson Renato G. MachadoRené BeharRiacho Embalagens Flexiveis Ltda.Ricardo da S. PintoRicardo de A. SallesRicardo Luiz P. da AlmeidaRicardo M. ManzolinoRicardo N. SaadRichard Saigh Ind.e Com.S/ARiomar Com. e Adm. Ltda.Rita de Cassia BonomeRita de Cássia R. GomesRita G. de B. EvangelistaRoberto Antonio GaltaroçaRoberto de M. CamposRoberto Fernando GalloRoberto G. Barbosa Roberto H. LaranjeirasRoberto Paulo RichterRoberto Sebastião FilhoRodolfo C.A. JuniorRodrigo da C. CasellaRodrigo Leonardo MolenaRogéria P.C. AmatoRogério A. da SilvaRogério T. ArrudaRogério V. BrandãoRomeu Bonini

Romualdo U. PavanRonaldo R. de DomenicoRosa Flora MendesRosa Maria C. de BarrosRosa Maria C. TortorelliRosa Maria FagundesRosa Maria MauricioRosa Maria MeneguetiRosa Maria PaciniRosalvo Francisco de S. JuniorRosana AlbieriRosana da C. CamposRosana DininRosana M. MartinsRosangela A. ArlindoRosangela L. RussoRose de PaulaRose GuimarãesRoseli C. GarciaRosemeire R. MendesRossette S.UmerRosy Mary DurãoRubens César L.FigueiraRubens FernandesRudolf LanderRute da B. M. GarcezRuth A. F. GodinhoRuth de C. VerasRuth de M. P.GasparRuth F. PereiraRuth N.da R.de C. VerasRuy FischerRuy Haidar FilhoSalma DuounSalomon LeviSalua YazigiSamantha C. de LimaSandra A. GarridoSandra GalasseSandra Maria B.de AssisSandra Maria de S. B. MacielSandra Regina AntoniniSandra Regina N. Di LorenzoSanta Helena Presents Ltda.Saphira M. dos ReisSara B. BasultoSara S. de OliveiraSarita Martins Satico IchikawaSebastião MaximilianoSebastião XavierSebastião ZorzetoSeila F. FaveroSenivaldo S. de MacedoSérgio A. MachadoSérgio de Jesus L. MeSérgio F. PiresSérgio GasperiniSérgio LazzariniSérgio PapaSérgio Ricardo dos ReisSérgio SesikiSérgio SilvaSérgio ViottiShigue Y. MissaoShireli Cristina R. ArtilhaShirley ElkhouriSidney Sebastião MarquesSilas C.Ferreira JuniorSilene A. SilvaSilvana B. AndresSilvana Carolina R. BurgosSilvana dos S. AmbrosioSilvana PerezSilvia ErnestoSilvia GalantSilvia L. de OliveiraSilvia Maria B. e SouzaSilvia Maria MacedoSilvia PortoSilvia Regina A. AmaralSilvio C.T. de VasconcelosSilvio Silvana dos SantosSimone A. da SilvaSimone HabobaSimone P. Akaminc

Sind.da Ind.da Malharia e Meias do Est.SP

Sind.das Ind. da Energia Elet. no Est. de SP-Siesp

Sisgraph LtdaSociedade Civil Colégio Dante

AleghieriSociedade Civil Palmares LtdaSol Fest Me A/C.Sr.AdemirSolange K. WandeurSolange Maria S. S. de AbreuSolange Maria SantanaSolange PivariSonia CostaSonia CurySonia Maria A. Figueiredo

M. PaivaSônia Maria C. VerganiSônia Maria F. MoreiraSônia Maria NunesSonia S. da Cunha A.de FariaSônia T. FernandesSonny A. PolitoSoraya Alves Soraya D. G. de PaivaSormani P. PachecoStart Assesoria Contabil S/ SLStella D. de FigueiredoStella F. de AndradeSueli BegossoSueli GurmanSueli M. L. dos SantosSueli M. RangelSuely C. VargasSuely de S. RussianoSuely Nataly PachecoSupermercado Bergamini LtdaSurf Co. Ltda.Susumi IshiharaSuzana D. MartinezSuzana P. SmithSuzete A.PicchiTakara e Cia LtdaTania M. FreitasTânia Regina GodoiTania Regina M. ResendeTarao YamaiTecnisa Eng.e Comercio Ltda/

André KojiTelca S. de OliveiraTelma M. C.de AraújoTeofilo G. RochaTeresa Aparecida B. R. MilhomensTeresa Cristina D. M. KodamaTeresa Cristina da S. AnacleroTeresa Cristina S.AnacletoTeresa O. BordaTeresinha de A. MachadoTereza Cristina P.de M. DiasTereza Z. SchiesserTerezinha de Jesus C. FaleirosTerezinha de Jesus GodoyTerezinha de Jesus N. MirandaTerezinha de Jesus SobralTerezinha Fleury de O. RossiTeruyo K. HosegawaThais CastelliThais de B. MarquesThais de C. VianaThais de O. MachadoThemis de OliveiraTheresa Christina P. RibasThereza Ribas Therezinha de J. BeniniTherezinha PugliaseTherezinha S. BrancoThiago MachadoTieco KurahashiToledo & Ass. Pesq. de Mercado

Op.Publ.LtdaTorao YamaiToyomi TakayanagiTromar Ind.Com.LtdaTuberfil Ind.e Com.de Tubos LtdaTurnpointUmberto Bonini

Union Rhac.Tec. e Eficiencia Energetica Ltda.

Urbano João dos S. Breyer Ursula V. AdamValderez B. PetruciamValderez Motta Valdinei Paulo DomingosValdir G.P. de Castro Valdo L. RodriguesValeria A. PereiraValeria S. CarrijoValmir R. ClestinoValmor SantosValter E. JuniorValter Francisco LopesVanda D. ArchinaVanderli S. CorreiaVanei Alvaro AbdallaVasco João SavordelliVeneza Transportes e Turismo Ltda.Vera A. de MoraesVera dos S. GomesVera FariaVera Lucia A. CanaverdeVera Lucia AguiarVera Lúcia F.BardauilVera P.CardosoVera Regina FernandesVerbenna Farmácia de

Manipulação Ltda.Vergilia P. VertulhoVicente de P. Rossi Vicente do C. SapienzaVictor HadadVilma A.B. AmaroVilma E. SebystyenVilma Terezinha CasariVinícius de Q. PereiraVioleta B. JafetVirginia PeresVismar Q. VasconcelosVital Néris de S. JuniorVitor A.GalloVivian S. BergViviane IckwiczViviano FerrantiniW.E Controladora LtdaWagner AliprandiWagner D. de LimaWagner da C. RitzdorfWaldemar Angelo G. JuniorWalkiria M. NamuraWalter CenevivaWalter DuelbergWalter G. de O. SilvaWalter WeiszflogWanda L. JulianoWania DjehdianWesley S. de OliveiraWilber M. AntunesWilma Maria LainoWilma R. LoureiroWilman PazinatoWilson F. da SilvaWilson FriolWilson R. GuimarãesWitorazzi R. PereiraYara LionelloYara Regina FrancoYolanda AmadeiYolanda de A. AgrícolaYolanda FigueiredoYolanda M. de F. GuimarãesYole SangiulianoYone D. YamassakiYony BlundiYvanette F.A.FigueiredoZelia A. CamposZenaide C. RaposoZilda D. BahiZilda Maria MartinsZita M. da Silva

43

Page 46: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Fundação Dorina Nowill para Cegos - C.G.C. 60.507.100/0001-30 Balanço Patrimonial em 31 de dezembro de 2007 A 2006 - em R$

DEMONSTRAÇÃO DO DEFICIT/SUPERAVIT DOS EXERCÍCIOS - em R$ RECEITAS 2007 2006Auxilios,doacões,subvenc.,conv., 5.696.653 3.940.735Venda de Serviços 574.955 620.960Locação 45.792 49.887Receitas Financeiras Liquidas 55.224 193.236Custos dos Produtos e Serviços (379.036) (239.471) 5.993.589 4.565.347 CUSTOS E DESPESAS Pessoal,Encargos e Benefícios 1.238.182 1.541.412 Despesas Gerais e Administrativas 1.720.842 1.016.121 Gratuidade dos Serviços Assistenciais 1.591.539 1.941.214Execução de Convenios 2.328.827 Despesas de Produção 478.491 (82.282) 7.357.881 4.416.465 Deficit/Superavit Operacional (1.364.292) 148.882 Receita não Operacional (1.899) 353 DEFICIT/SUPERAVIT DO EXERCÍCIO (1.366.191) 149.234

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS - em R$ ORIGENS DOS RECURSOS 2007 2006Das Atividades: Superavit do Exercício 149.234 Doação de Máquinas 188.605 Depreciações/Realiz. Da Reserv. 620.437 392.790 Reavaliação do Ativo Imobilz. 1.121.641 Valor residual do imobiliz. - Investimentos 53.405 28.715 Total das Origens 862.448 1.692.381 APLICAÇÕES DE RECURSOS No permanente Deficit do Exercício 1.366.191 Reserva de Reavaliação 1.121.641Aquisições de bens do imobilizado 703.621 1.739.480 Ajustes dos exercícios anteriores 78.934 980.706Total das aplicações 2.148.745 3.841.827 Aum (Reduç.) CAP.CIRCUL. LÍQ. 1.286.298 (2.149.447)Representada por: Acréscimo no Ativo Circulante 1.032.174 8.016 Acresc (Decresc.) no Passivo Circulante 2.318.472 2.157.463 1.286.298 2.149.447

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO SOCIAL DOS EXERCICIOS FINDOS EM 31.12.2007 e 2006 - em R$

Patrimonio Social Reserva doacões Eqptos Reserva de Reavalição Superavits (Deficits) Total do Imobilizado AcumuladosSaldos em 31.12.2005 2.273.530 965.799 0 2.341.243 5.580.572Ajustes de ex.ant. (980.706) (980.706)Reavaliação Imobilizado 1.121.641 1.121.641 Transf. p/ Patrimônio 1.431.066 (306.818) (1.124.248) Superavit Do Exercicio 149.234 149.234 Saldos em 31.12.2006 3.704.596 658.981 1.121.641 385.523 5.870.740 Ajustes de ex.ant. 78.934 78.934 Reserva de Doações de Eqptos 188.605 188.605 Realização da Reserva de Reav. 109.094 (109.094) Transf. p/ Patrimônio 149.234 (149.234)Superavit/Deficit do Exercicio (1.366.191) (1.366.191)Saldos em 31.12.2007 3.962.924 847.586 1.012.547 (1.050.969) 4.772.088

ATIVO CIRCULANTE 2007 2006Caixa e Bancos 245.225 1.071.276 Aplicações Financeiras 415.019 2.388.767 Contas a Receber 246.266 166.419 Estoques 413.357 521.317 Outros créditos 298.244 448.626 Convênios 4.010.468 5.628.579 4.596.405 PERMANENTE Imobilizado 4.315.907 4.128.261 4.315.907 4.128.261 Total 9.944.486 8.724.666

PASSIVO CIRCULANTE 2007 2006Salários Enc.Soc.Ret. 328.379 272.472 Prov.de Férias, 13º, Proc. Trab. 335.542 319.538 Outras Exigibilidades 4.508.476 2.261.915 5.172.397 2.853.926 PATRIMÔNIO SOCIAL Patrimônio Social 3.962.924 3.704.596 Res.de Doações - Eqptos 847.587 658.981 Reserva de Reavaliação 1.012.548 1.121.641Superavit Acumulado 315.222 236.288 Deficit/Superavit do Exercício (1.366.191) 149.234 4.772.089 5.870.741 Total 9.944.486 8.724.666

44

Page 47: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Notas explicativas relevantes às demonstrações contábeis em 31 de dezembro de 2007 e 2006 - em R$

1) CONVÊNIOSMinistério da Educação - MEC/FNDE 3.758.052Secr. Especial da Pessoa Deficiente 252.416 4.010.468

2) GRATUIDADETodos os programas e projetos da entidade foram oferecidos à comunidade inteiramente gratuitos, não havendo contrapartida financeira por parte dos beneficiários. O montante de 2007 é de R$ 1.591.539 (R$ 1.941.214 - 2006).

DEMONSTRAÇÃO DA RECEITA BASE DE CÁLCULO DO EXERCÍCIO DE 2007 DE ACORDO COM O DECRETO 2536/98

Receita Bruta 6.396.316 Deduções conforme Decreto 2536/98 Convênios e Subvenções (2.527.283)Receita base para o cálculo 3.869.033 Foram concedidas as seguintes gratuidades: Atendimento ao público com deficiência visual 1.591.539 Total das gratuidades concedidas 1.591.539 Percentual das gratuidades concedidas 41,14%

Cota Patronal 855.546 Assistência Social 1.591.539 Assistência Aplicada a MAIOR 735.994

3) ISENÇÕES USUFRUÍDASA importância equivalente à Isenção Usufruída da Cota Patronal do INSS foi de R$ 855.546 (R$ 739.309 - 2006).

4) CERTIFICADOCEAS - Renovado pela resolução CNAS nº 08, de 15 de Fevereiro de 2007, tendo sido publicado no DOU em 28 de Fevereiro de 2007. Sua validade é de 1 de Janeiro de 2004 a 31 de dezembro de 2006. Em 12 de junho de 2006 foi protocolado junto ao CNAS a renovação do CEAS conforme processo 71010001561/2006-59. O Ministério da Previdência Social notificou a Instituição, contestando o CEAS relativo ao período de 2000 a 2002. Em 30 de Março de 2007, foi impetrado recurso de defesa. Até a data do encerramento do exercício o processo estava em trâmite protocolar.

5) CONVÊNIO - FNDE/MECEm 28 de dezembro de 2007, foi firmado convênio de nº 795001/2007; no valor de R$ 3.758.051,78, para editoração e impressão em braille/falado de 48 títulos didáticos para o ensino fundamental, 48 títulos para o ensino médio, em atendimento aos programas: PNLEM/PNLA.

6) CONVÊNIO - SECRET. ESPECIAL DA PESSOA DEFIC.Em 28 de dezembro de 2007, foram firmados os contratos: de nº 004/SEPED/07; no valor de R$ 204.160,00, para a produção de 220 títulos de livros falados em mp3 - nº 005/SEPED/07; no valor de R$ 48.256,00, para serviço de gravação da revista VEJA para um período de doze meses.

7) RECEITAS: DOAÇÕES, AUXÍLIOS E SUBVENÇÕES, CONVÊNIOS, CAMPANHAS E PROMO-ÇÕES7.1 - AUXÍLIO E SUBVENÇÃO 2007 2006 Secretaria Municipal da Cultura 225.000 225.000 225.000 225.000 7.2 - CONVENIOS Secretaria Est. de Assist. Desenv.Social 221.250 177.000 Fund.Nac.Desenv..Educação -FNDE * 1.967.555 1.634.487 Corde * 113.479 2.302.283 1.811.4877.3 - OUTROS Imprensa Oficial do Estado - Imesp 143.265 191.737 Incentivo Fiscal - Lei Rouanet 1.714.781 1.888.655 Promoções e Campanhas 912.997 941.492 Donativos Diversos 398.327 693.851 3.169.370 3.715.735 5.696.653 5.752.222

8) EXECUÇÃO DE CONVÊNIOSEm cumprimento à Norma 49 do CNAS, foram executados os seguintes convênios.8.1 - FNDE/MEC Mão-de-Obra 1.524.286Matéria-Prima 462.840Despesas Administrativas e Gerais 152 1.987.277A execução do projeto MEC propiciou a distribuição de: 58 títulos didáticos em benefício de 2.200 alunos c/ deficiência visual, no formato braille/falado.

8.2 - CORDEPatrocínio do Congresso Internacional sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual – Comunicação e Participação Ativa, realizado em julho/2007 com 600 participantes. Total das despesas R$ 115.090,45.8.3 - SECRETARIA ESTADUAL DE ASSIST. E DESENV. SOCIALMão-de-Obra/Encargos 192.612 Consumo de Materiais 33.847 226.459 Esses valores custearam parcialmente 3.540 atendimentos.São Paulo, 25 de março de 2008

Parecer dos Auditores1) Examinamos o Balanço Patrimonial da Fundação Dorina Nowill para Cegos levantados em 31 de dezembro de 2007 e as respectivas Demonstrações do Deficit, das Mutações do Patrimônio Social das Origens e aplicações de recursos correspondentes ao exercício de 2007 elaborado sob responsabilidade desta Entidade. Nossa responsabilidade é a de expressar opinião sobre essas Demonstrações Contábeis. a) A Fundação Dorina Nowill para Cegos tem registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) concedido em 30/06/1969, conforme processo nº 246.212/69. A entidade possui Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEAS (antigo Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos, emitido pelo CNAS. É declarada de utilidade pública federal de acordo com o Decreto Federal de 15 de fevereiro de 1957, publicado no DOU de 18/02/57. 2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as Normas de Auditoria, aplicáveis no Brasil e compreenderam: a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume das transações, e o sistema contábil e de controles internos da entidade. b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações contábeis divulgadas. c) a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela Administração da Entidade, bem como da apresentação das Demonstrações Contábeis tomadas em conjunto. 3) Em nossa opinião, as Demonstrações Contábeis referidas no parágrafo 1 representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira em 31/12/2007, o resultado de suas operações, as mutações do Patrimônio Social e as origens e aplicações de recursos, referentes ao exercício findo naquela data. de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil. 4) As demonstrações Contábeis do exercício findo em 31 de dezembro de 2006 apresentadas para fins de comparação, foram conduzidas sob nossa responsabilidade, onde emitimos parecer sem ressalva, datado de 03 de março de 2007.

São Paulo, 26 de fevereiro de 2008

AUDITUS CONSULTORES & AUDITORES INDEPENDENTESCRC - 2 SP-21.171/O-0

Carmo Antônio Marino Alexandre Chiaratti do NascimentoCRC 1SP 053925/0-4 CRC 1SP 187.003/O-0CNAI - SP - 1620

Alexandre Moreira de SousaCRC 1SP 002200/0-4 CVM Ato Declaratório nº 50

Parecer do Conselho FiscalOs membros do Conselho Fiscal da Fundação Dorina Nowill para Cegos, abaixo assinados, tendo examinado o Balanço Patrimonial, bem como a Demonstração da Receita e Despesa do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2007, e com o parecer da Auditus Consultores & Auditores Independentes S/C Ltda, em confronto com a documentação contábil, constatam a exatidão das contas bem como a ordem da escrituração do exercicio. O deficit do exercício foi no valor de R$ 1.366.191,12 (Hum milhão, trezentos e sessenta e seis mil, cento e noventa e um reais e doze centavos) e nele está contido a provisão de depreciação sobre o imobilizado mais a depreciação da reserva de reavaliação e também a provisão trabalhista para processo em andamento com avaliação alta.O valor da depreciação do imobilizado mais a depreciação sobre a reserva de reavaliação somam R$ 620.437,20 (Seiscentos e vinte mil, quatrocentos e trinta e sete reais e vinte centavos) e a provisão trabalhista no valor de R$ 70.000,00 (Setenta mil reais) foram levadas a débito das contas de despesas, mas que não representam saídas de recursos. Assim sendo os Conselheiros deliberam aprovar as peças contábeis acima citadas e recomendam o seu encaminhamento ao Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos, conforme dispõe o Capitulo VI, artigo 21 alínea a.

São Paulo, 25 de março de 2008

Fernando Euler Bueno Antoninho M.Trevisan CPF 396.641.558-53 CPF 058.444.608-04

Sergio Approbato MachadoCPF 008.309.928-04

45

Page 48: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual
Page 49: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual
Page 50: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual
Page 51: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual
Page 52: Uma história de sucesso - fundacaodorina.org.brfundacaodorina.org.br/wp-content/uploads/2016/09/relatorio_anual... · Dorina Nowill para Cegos, em homenagem a sua fundadora e atual

Prestações de serviços(11) 5087.0984

[email protected]

Biblioteca / Solicitação de livros para deficiente visual(11) 5087.0990

[email protected]

Programas de Reabilitação e Educação Especial(11) 5087.0998

[email protected]

Coordenação: Departamento de Marketing e Comunicação

Diretor Responsável: Adermir Ramos da Silva Filho

Projeto Editorial: Adriana Kravchenko

Redação e Edição: Adriana Kravchenko, Danielle Abdala, Susi Helena Maluf.

O Relatório Anual 2007 é uma publicação da Fundação Dorina Nowill para Cegos

Capa e Projeto Gráfico: João Jocoso

Preparação de Arte: João Jocoso, Jeferson Alan da Silva

Revisão: Olga Itocazo, Priscila Rossi.

Fotos: Acervo FDNC, Andréa Câmara, Bruno Gabrielli, Karlis Smiths, Jaques Faing.

Depto. de Marketing e Comunicação: (11) 5087 0982 • [email protected]

Rua Doutor Diogo de Faria, 558 • 04037-001 • São Paulo • SP Fone (11) 5087.0999 • Fax (11) 5087.0977

www.fundacaodorina.org.br