Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

23

description

Deus criou você para ser Uma Mulher de Relacionamentos Saudáveis. A vida de todo o ser humano é regida pelos relacionamentos que construímos ao longo de nossa caminhada. Por isso é importante saber estabelecer laços saudáveis. Não há nada pior que discutir com quem amamos, seja um cônjuge, um irmão, ou um melhor amigo. Uma Mulher de Relacionamentos Saudáveis irá lhe ajudar a fortalecer e manter relações estáveis à luz da Palavra de Deus, que nos aconselha a viver em união com nossos irmãos em Cristo e nossa família.

Transcript of Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

Page 1: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis
Page 2: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por© 2010, BV Films Editora Ltdae-mail: [email protected] Visconde de Itaboraí, 311 – Centro – Niterói – RJCEP: 24.030-090 – Tel.: 21-2127-2600www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.br

É expressamente proibida a reprodução deste livro, no seu todo ou emparte, por quaisquer meios, sem o devido consentimento por escrito.

Originalmente publicado em inglês com o título:A Woman of Healthy Relationships© 2006 Dee BrestinDavid C. Cook, 4050 Lee Vance View, Colorado Springs, Colorado 80918 U.S.A.All Rights Reserved

This edition is published by special arrangement with COOK COMMUNICATIONS MINISTRIES

Editor Responsável: Claudio RodriguesCoeditor: Thiago FerreiraCapa e Editoração: Guil

Tradução: Kelly Cristina Gonçalves BarrosRevisão de texto: Daiane Rosa Ribeiro de Oliveira Roseli Ferreira da Silva de Lima Christiano Titoneli Santana Ariana Fátima C. Baptista

ISBN: 978-85-61411-25-11ª edição - Fevereiro/2010Impressão: Imprensa da FéClassificação: Moral Cristã e Teologia Devocional

Impresso no Brasil

Page 3: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

Índice

Agradecimentos..............................................................................5

Introdução.......................................................................................7

Instruções Especiais de Preparação............................................9

1. O Relacionamento Vertical.......................................................11

2. Nunca Subestime o Poder de uma Mãe....................................25

3. Quebrando a Corrente em Cristo.............................................37

4. Instruindo as Crianças.............................................................51

5. Honrando os Laços de Família................................................65

6. Vencendo a Rivalidade entre Irmãos Adultos...........................77

7. Esperança para Famílias Desestruturadas..............................87

8. Limites para a Saúde................................................................99

9. Experimentando o Seu Poder..................................................111

Versículo para Memorização....................................................125

Orientações para a Líder............................................................127

Page 4: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

Para a Minha Filha, Sally Brestin Hale

Você é mulher, esposa e conselheira agora, e Deus respondeu às minhas orações acima e além daquilo que pedi. Eu pedi que Ele liberasse o seu dom para que houvesse intimidade - e Ele certamente o fez.

O enorme sofrimento pelo qual você passou na sua juventude não foi em vão, porque você se achegou a Deus. Você é um reflexo do seu pai e do Pai, amando

aos outros de forma sábia e simples.

Page 5: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

5

Como Sou Grata a Deus:

Pela equipe Cook Communications Ministries: eles têm trabalhado em harmonia com seus dons variados e maravilhosos para agradar ao Senhor. Um agradeci-mento especial à Karen Pickering, Janet Lee, Leigh Davidson e Kerry Park. Eu também gostaria de homenagear o meu falecido esposo, o qual orou incessante-mente pelos meus primeiros passos e sustentou o meu ministério, mesmo quando estava sofrendo tanto com seu câncer.

Page 6: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis
Page 7: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

7

Introdução“Quão bom e quão agradável”, diz o Salmo 133: “que os irmãos vivam em união”. Deus anseia por famílias e pela Sua família, para amá-las de todo coração. Re-lacionamentos de amor não acontecem de maneira simples, porque dentro de cada um de nós existe uma natureza pecaminosa que trabalha de forma contrária à saúde e à harmonia. Porém, é possível, em Cristo, vencer nossas fraquezas e experimentar a doçura que Deus planejou. Quando eu revejo os meus relaciona-mentos, eu vejo, recorrentemente, como Ele fez aquilo que eu não podia fazer na minha própria força.*Meu casamento estava regredindo porque pensei que Steve poderia suprir todas as minhas necessidades. No entanto, o Espírito me acordou para o fato de que somente Deus poderia fazer isso, e Ele amadureceu-me para que eu pudesse pen-sar não apenas nas minhas necessidades, mas nas de Steve também. Nós éramos abençoados, antes que o Senhor o levasse para o lar celeste aos cinquenta e nove anos, com um casamento que era raro no que diz respeito ao amor e ao amparo. *Eu tinha a tendência de me apegar às minhas amigas, novamente, na busca de algo que somente Deus poderia me proporcionar. “O Senhor mostrou-me a di-ferença entre cultivar amor pelos meus amigos e fazê-los objetos de adoração. Meus relacionamentos começaram a ser transformados - partindo de uma idola-tria para a ajuda mútua para que pudéssemos encontrar a força em Deus. Minhas amizades são ricas, gratificantes e são fortalezas para a alma.*Eu era uma péssima mãe, desconhecia totalmente os princípios da disciplina. Eu tentei ignorar o que era ruim e premiar o que era bom e nosso primeiro filho ainda engatinhando já estava no controle do nosso lar. O Senhor abriu meus olhos atra-vés do livro de Provérbios, transformando-me como mãe. Hoje os meus cinco filhos estão caminhando com o Senhor.*Eu cometi erros assim que me tornei sogra, mas aprendi o arrependimento e a minha nora encheu-me de graça. Ela é como uma filha agora, amada intensamen-te, e nós experimentamos esta ternura quando estamos juntas.

Quando minha mãe perdeu seu esposo, saúde e lar, o Senhor ressaltou a impor-tância de eu estar lá com ela. Através da misericórdia do Senhor, eu fui capaz de fazer isto, até mesmo de estar lá quando ela foi para a glória. Que lembranças doces eu cultivo!

Page 8: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

8

Uma Mulher de Relacionamentos Saudáveis

Há muito mais. Nós ainda olharemos para princípios que afetam todos os nossos relacionamentos. Para aqueles que querem aprofundar-se mais em relacionamen-tos específicos, eu sugeriria as seguintes obras.

As Amizades das Mulheres (livro e Bíblia de estudo com o mesmo nome - Life Jorney [A Jornada da Vida], Cook Communications)

Building your House on the Lord (Marriage and Parenthood) [Firmando a Sua Casa no Senhor (casamento e função de pais)] - WaterBrook

A Woman of Confidence (Unbelieving Husbands) [Uma Mulher Confiante (mari-dos incrédulos)] - NexGen, Cook Communications

Falling in Love with Jesus, Living in Love with Jesus, Forever in Love with Jesus [Apaixonando-se por Jesus, Vivendo Apaixonado por Jesus, Eternamente Apai-xonado por Jesus] (Thomas Nelson) A

Page 9: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

9

A

Instruções Especiais de Preparação

Assim como a boa saúde física demanda trabalho, os relacionamentos sau-dáveis o requerem de igual modo. Durante este estudo:

1. Faça as suas tarefas de casa! Cada dia, no mesmo horário, no mesmo lugar, a fim de estabelecer um hábito. Cada dia, peça que Deus fale com você através de Sua Palavra. Jesus diz que “no transbordar do nosso coração” nós falamos. Se você vier para este estudo transbordando de ideias, você encherá os cálices das suas irmãs.

2. Durante a discussão, seja sensível. As mulheres falantes por natureza precisam exercitar o controle e aquelas tímidas precisam exercitar a coragem para falar.

3. Coloque-se no alvo durante as discussões. Estas lições podem ser estudadas em noventa minutos. Se você não tiver tanto tempo, você tem duas opções:

A. Divida as lições e reúna-se por dezoito semanas. Exercite a oração da semana em todas as semanas.

B. Faça toda a lição, mas discuta a metade das perguntas.

4. Siga as instruções de oração em grupo ao término de cada lição. Mantenha as confidências dentro do grupo. Há poder quando oramos juntas.

Page 10: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

E

Page 11: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

11

E1O Relacionamento Vertical

Eu estava inconsolável. Minha amiga mais querida e eu havíamos nos de-sentendido. Nós havíamos discutido sobre a maneira “correta” de educar os filhos. Shelly acusou-me de ser muito permissiva. “Você não sabe que

limites são importantes, Dee?”

A ira tomou-me e movi-me rapidamente: “É claro que sim! Mas você possui tantos limites que temo que suas meninas estejam se rebelando!”

Começamos a chorar.

Fui ao meu marido, na esperança de um pouco de solidariedade. Em vez disto, Steve disse. “Querida, eu tenho ouvido você dizer: ‘Se há um problema no re-lacionamento horizontal, há quase sempre um problema em seu relacionamento vertical com o Senhor’.”

Steve estava dizendo a verdade para mim, mas frequentemente a verdade era dolorosa. Honestamente, eu não sei se teria tido a humildade de responder de forma adequada se Deus não tivesse chamado a minha atenção de outra maneira. Eu estava na metade da minha edição original de As Amizades das Mulheres. Eu temia bastante a Deus para saber que se eu não vivesse o que eu pregava, Ele poderia não abençoar o livro. Então, fiquei a sós com o Senhor.

Quando fiz isto, Ele humilhou-me. Ele não havia me mostrado sua enorme gra-ça? Não havia me ensinado a dizer somente a verdade por amor? Então, arre-pendi-me. Escrevi uma mensagem para Shelly com um pedido de desculpas. Eu também dei a ela uma lista de razões do porquê amá-la. Alguns dias depois, assei muffins de mirtilo e fui à sua casa. Quando ela abriu a porta, caímos nos braços uma da outra em pranto. Ela disse: “Eu iria te perdoar, Dee, apenas não tão depressa.”

Page 12: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

12

Uma Mulher de Relacionamentos Saudáveis

Então nossas lágrimas transformaram-se em gargalhadas enquanto reconhecía-mos nossas limitações. Deus não apenas restaurou nossa amizade, mas tem nos mostrado, no decorrer dos últimos vinte anos, que eu era muito permissiva en-quanto mãe e Shelly era rígida demais - e nossa amizade trouxe equilíbrio à nossa função de mãe!

Inúmeras vezes tenho visto isto acontecer: independentemente de ser um rela-cionamento com o seu esposo, amiga, irmã ou mãe - quando você está bem com Deus, então você cultiva um relacionamento correto com as pessoas.

Exercício de MemorizaçãoNeste estudo você irá memorizar o poderoso fechamento de Romanos 12: treze versos que lhe fortalecerão para ter relacionamentos saudáveis. A memorização de toda a passagem em vez de versos variados aumenta a retenção. A memori-zação de uma palavra de cada vez também aumenta o poder de retenção. Esta semana você irá começar com o primeiro verso.

Seja o amor sincero. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.Romanos 12:9

AquecimentoCompartilhe seu nome com o grupo e também o que você espera deste estudo e deste tempo junto a estas mulheres.

1º DIA

A Salvação é um EventoComo jovem esposa e mãe, eu estava aborrecida com o meu esposo. Uma noite eu disse-lhe, com ira: “Você não está suprindo as minhas necessidades!”

Gentilmente, ele disse: “Querida, quais são as suas necessidades?”

De maneira nada gentil, eu gritei: “Você deveria ser capaz de saber quais são!”

Eu estava sob a falsa impressão que uma pessoa, especialmente meu esposo, poderia suprir as minhas mais profundas necessidades. O que eu não percebia é que somente Deus seria capaz de suprir as minhas necessidades mais íntimas. O livro de Eclesiastes diz:

Page 13: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

13

Ele tudo fez formoso em seu tempo; também pôs a eternidade no coração dos homens, sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. (Eclesiastes 3:11)

Deus tem me conquistado desde o tempo em que eu era uma menina, mas eu não O havia aceitado como o meu Salvador até pouco depois da conversa acima com o meu esposo. Foi algumas semanas mais tarde que a minha irmã veio nos visitar. Ela havia colocado a sua fé em Cristo recentemente, e sua vida havia mudado radicalmente. Naquele final de semana memorável, ela seguiu-me pelo aparta-mento com a Bíblia, falando sobre Jesus. Um mês depois de sua partida, após ler o Novo Testamento e me quebrantar diante de Deus, eu atendi o chamado de Deus e ajoelhei-me em meu quarto para colocar a minha confiança no sangue derramado por Cristo. Deus perdoou-me e salvou-me de Sua santa ira. Seu Es-pírito veio morar em mim, dando-me o novo nascimento. Meu relacionamento com o meu esposo - e com o meu bebê - mudou radicalmente. Eu comecei a ver que grande parte da tensão no nosso casamento se dava por causa de minhas exi-gências injustas. Deus deu-me uma perspectiva e um propósito que eu não tinha antes. Nosso casamento começou a melhorar.

A salvação é um evento - mas também é um processo. Nós somos salvos ime-diatamente da ira de Deus, mas o processo refinado de converter maus hábitos em hábitos santos requer tempo. A salvação é também um processo. Mas hoje, vamos considerar o evento - pois precisamos começar lá.

Em seu tempo individual com o Senhor, comece com a passagem a ser memori-zada. Comece e termine com a referência, e memorize uma palavra de cada vez. Por exemplo:

Romanos 12:9

O amor

O amor deve

O amor deve ser

1. Leia Efésios 1:3-4. De acordo com o verso 4, quando foi que Jesus escolheu aqueles que se tornam cristãos?

A salvação começa em Deus. Ele nos atrai. Pode parecer que tomamos a inicia-tiva, mas se olharmos para a nossa vida, nós podemos ver a Sua mão. Lauren Winner diz: “Algumas vezes, como em um grande romance, você não consegue

O Relacionamento Vertical

Page 14: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

14

Uma Mulher de Relacionamentos Saudáveis

ver até chegar ao final, que Deus estava deixando pistas para você o tempo todo. Às vezes, você se pergunta: “Como eu não me dei conta disto? Certamente, qual-quer idiota deveria ter visto desde o segundo capítulo que era a Miss Scarlet no conservatório com a corda” (Girl meets God [Menina Encontra Deus], Algon-quin, 2002,57).

2. Se você colocou a sua confiança no sangue derramado de Cristo, quando você olha para a sua vida antes daquele momento, que “pistas” você pode ver que indicam que Deus a estava atraindo?

Se você ainda não colocou a sua confiança em Cristo, mas está fazendo este es-tudo bíblico, isto é uma evidência muito forte de que Ele a está atraindo - e você deve ser grata.

3. De acordo com Efésios 1:4-5, qual é o propósito de Deus para a salvação? Como este propósito pode afetar nossos relacionamentos horizontais?

4. De acordo com Efésios 1:7, como foi possível o nosso perdão?

5. De acordo com Efésios 2:8-10:

A. O que nos salva e por quê, de acordo com o verso 9?

*B. Somos feitura de quem e para o quê somos criados, de acordo com o verso 10?

6. Se você colocou a sua confiança em Cristo, compartilhe, com uma frase, como você entendeu que a salvação se deu através da fé no sangue de Cristo. (Ouça algumas pessoas.)

* Sempre que houver este asterisco ao lado das questões, consulte o capítulo de Orientações para a Líder, pois este te ajudará a ter uma melhor preparação para a condução da reflexão.

Page 15: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

15

7. Leia Lucas 19:1-9.A. Como Jesus atraiu Zaqueu? (v. 5)

B. Como Zaqueu respondeu inicialmente? (v. 6)

C. Qual era a reputação de Zaqueu? (v. 7)

D. Que evidência você percebe de amor sincero e arrependimento em Za-queu? (v. 8) O que Jesus diz com relação à sua salvação? (v. 9) De que forma você acha que alguns relacionamentos de Zaqueu foram imediata-mente impactados?

8. Você se identifica com alguma das histórias de relacionamento mencionadas por Dee - seja aquela com a sua amiga Shelly ou aquela sobre o seu esposo? Se afirmativo, como? Você tem uma história sobre como Cristo trouxe paz para um relacionamento? Se afirmativo, compartilhe-a brevemente. (Ouça al-gumas pessoas.)

2º DIA

A Salvação Também é um ProcessoQuando nós recebemos Cristo, ganhamos uma nova natureza. Um novo bebê nasce, e isto é definitivamente um evento! Quando Zaqueu arrependeu-se, Jesus disse: “Hoje, a salvação entrou nesta casa” (Lucas 19:9a).

No entanto, a salvação na sua totalidade é também um processo. Lemos: “Traba-lhe a sua salvação com temor e tremor, porque é Deus quem opera em vós tanto o querer como o efetuar de acordo com Sua perfeita vontade” (Filipenses 2:12-13). No dia em que coloquei a minha fé em Cristo, eu nasci de novo e fui totalmente modificada. Mas, eu tinha (e tenho, mesmo quarenta anos mais tarde) muito a

O Relacionamento Vertical

Page 16: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

16

Uma Mulher de Relacionamentos Saudáveis

prosseguir. A salvação também é um processo, porque ser semelhante a Cristo requer tempo. Hoje, nós começamos a considerar o que significa “trabalhar nossa salvação”, porque no momento em que amadurecemos na nossa salvação, nossos relacionamentos são transformados.

Exercício de MemorizaçãoContinue seu Exercício de Memorização.

Estudo da Palavra9. Leia Hebreus 10:14. Ache uma expressão que descreva o evento da salvação

na primeira parte desse versículo e outra que descreva o processo da salvação na última parte do versículo.

10. Leia Filipenses 2:12-13 novamente.

A. Os Filipenses têm permanecido obedientes na presença de Paulo - em que outro momento, de acordo com o versículo 12, ele deseja que sejam obedientes?

B. Se somos obedientes apenas quando observados, o que isto indica?

C. O que eles têm que trabalhar, de acordo com o versículo 12?

Esta é a totalidade da salvação, o processo de santificação que ocorre através do poder de Deus. Quando morremos para nós mesmos, o poder da Sua ressurreição aumenta. Este é o processo de santificação, de se tornar conforme a imagem de Cristo.

D. De acordo com o versículo 13, como podemos saber que não estamos trabalhando sozinhos?

Page 17: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

17

11. Leia Filipenses 2:14-15.

A. Que mandamento nos é dado no versículo 14?

*B. Que razão para esse mandamento é dada no versículo 15?

C. Como isto se encaixa no “processo da salvação?”

D. Como você pode aplicar isso hoje?

3º DIA

Um Novo MandamentoUma das lições que aprendi tanto nas Escrituras como também na vida é que coisas importantes são ditas quando o tempo está se esgotando. Há menos de um ano atrás, eu estava no leito de morte de minha mãe quando minha irmã telefo-nou do aeroporto: “Ela ainda está viva?”

“Sim, Bonnie, está. Acho que está esperando por você.”

Quando Bonnie chegou, ela correu até a cama, em pranto. Mamãe abriu os olhos e lhe deu um sorriso fraco. Bonnie inclinou-se, suas palavras transbordando de seu coração: “Oh, Mamãe - eu agradeço por você ainda estar aqui. Eu estava em Nova Scotia, que significa Nova Escócia. Lá me fez lembrar muito de você. Eu entendi a sua linhagem melhor e o que a ajudou a ser uma mãe divertida e criativa. Eles dançavam na praça da cidade, cantavam, contavam histórias mara-vilhosas - eu senti como se estivesse com você! Oh, Mamãe - eu a amarei para sempre.”

Coisas importantes são ditas quando o tempo está se esgotando. Quando o tempo estava se esgotando para Jesus, Ele disse aos seus discípulos que Ele os amaria para sempre. Ele também os deu um “novo mandamento” importante, a passa-gem que você está memorizando esta semana e na próxima.

O Relacionamento Vertical

Page 18: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

18

Uma Mulher de Relacionamentos Saudáveis

Ajuntar-se com outros cristãos não é opcional. É um mandamento. Apesar do fato de alguns dos nossos irmãos serem difíceis, Jesus nos ordenou que os amás-semos. À medida que obedecemos, algo extraordinário acontece - o amor de Deus realmente cresce em nossos corações, ajudando-nos a ser conforme a Sua imagem.

Exercício de MemorizaçãoContinue o Exercício de Memorização de Romanos 12:9.

Estudo da Palavra12. Faça uma leitura rápida de João 13. Qual é o cenário? Quanto tempo Jesus

tinha antes de sua morte?

13. Leia João 13:33-35.

A. Que três coisas Jesus diz aos seus discípulos no versículo 33?

B. Quais sentimentos você acha que eles tiveram ao ouvirem essas três coisas?

C. Que tipo de emoção você tem, ou pode vir a ter, quando você sabe que está dizendo um longo adeus a alguém que você ama?

D. Você já teve a experiência de ouvir ou dizer coisas importantes “quando o tempo estava se esgotando?” Se afirmativo, compartilhe brevemente.

E. Que mandamento Jesus nos dá no versículo 34? De que forma ele é dife-rente do mandamento para amar o próximo?

Page 19: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

19

F. O que Jesus diz que irá acontecer se amarmos uns aos outros? (v. 35)

G. O amor dos cristãos uns pelos outros (ou por você) tem alguma impor-tância na sua salvação (considere o evento e o processo)? Se afirmativo, compartilhe, brevemente, de que modo.

4º DIA

Que Sejamos UmSandi e Marilyn eram líderes de um ministério de mulheres de uma igreja de uma grande cidade. O estudo intensificado da Bíblia estava crescendo, assim como ministérios para jovens mães, solteiras e anciãs. Mas uma ruptura entre elas mu-dou tudo. Uma fenda se abriu entre elas, dividindo as mulheres do ministério, acabando com a energia e diminuindo os frutos. Ao olhar para quinze anos atrás, Sandi lembra-se: “Eu não consigo dizer o quanto eu me arrependo por não haver me humilhado e me reconciliado com Marilyn logo - antes que tanto dano fosse feito.”

Satanás quer dividir as ovelhas, porque ele sabe que uma vez unidos, nós perma-necemos de pé, se divididos nós caímos. Ele também sabe como o mundo vê a divisão entre nós. Eles pensam: “Por que eu iria querer isto para mim?”

Jesus não nos disse apenas que amássemos uns aos outros, Ele nos deu ferramen-tas. Hoje nós estudaremos uma oração que Jesus fez por nós. Nessa oração, Ele menciona as ferramentas com as quais podemos vencer a nossa carne para que sejamos um.

Essa oração foi feita pouco antes de Jesus ir para a cruz. Novamente, lembre-se, coisas importantes são ditas quando o tempo está se esgotando.

Exercício de MemorizaçãoRevise o seu Exercício de Memorização.

Estudo da Palavra14. Quais são as más notícias e as boas-novas, em João 16:33?

O Relacionamento Vertical

Page 20: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

20

Uma Mulher de Relacionamentos Saudáveis

15. Leia João 17:1-3.A. Que hora é chegada? (v.1) Que poder Deus dá a Jesus? (v.2)

B. O que é vida eterna? (v.3)

16. Leia João 17:13-19. Cite três pedidos que Jesus faz nessa passagem.

À medida que você considerar cada um destes três pedidos, explique por que cada um deles é muito mais sobrenatural do que natural, e também, por que cada um deles é importante para relacionamentos saudáveis.

*A. Versículo 13 (Por que sobrenatural e por que importante?)

*B. Versículo 15 (Por que sobrenatural e por que importante?)

*C. Versículo 17 (Por que sobrenatural e por que importante?)

17. Leia João 17:20-23.

A. Agora, por quem Jesus ora? (v. 20)

B. Pelo quê, precisamente, Ele ora e por quê? (v. 21)

C. Como o mundo reage quando nós, enquanto cristãos, somos um? E quando estamos em contenda?

Page 21: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

21

D. Quando você tem um desentendimento com outro crente, você acha que Satanás pode estar envolvido nisso? Por que isso pode ser importante?

18. Há algum relacionamento com outro crente que esteja ameaçado? Há algum tipo de tensão em sua igreja local? Se Satanás estiver envolvido, ele está soprando mentiras para você. Considere isto, e pergunte-se, “Como poderei usar a Palavra da verdade para derrotar o Inimigo neste caso?”

5º DIA

À Medida que Decidimos Amar, Seu Amor Cresce em NósVocê sabia que a Bíblia nos ensina que à medida que nós amamos, Seu amor se torna completo em nós?

Se amarmos uns aos outros, Deus está em nós e em nós é perfeito o Seu amor.(I João 4:12)

Esse é o modo como a santificação acontece. Essa é a forma como o “trabalhar” a totalidade da salvação acontece. Nós andamos na luz, e Sua luz se faz forte em nós. Nós amamos, e Seu amor se aperfeiçoa em nós. Isso é o que este estudo bíblico irá explorar de forma detalhada.

Porém, ao término deste estudo de hoje, pense em como você pode amar de forma perfeita dentro do seu pequeno grupo. (Ou, se você estiver fazendo este estudo sozinha, aplique-o àqueles próximos a você.) Em pequenos grupos, você tem todos os tipos de oportunidades para decidir amar. Para manter este grupo saudável e repleto de amor, pense em como as seguintes Escrituras podem ser aplicadas.

Exercício de MemorizaçãoRevise o seu Exercício de Memorização.

O Relacionamento Vertical

Page 22: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

22

Uma Mulher de Relacionamentos Saudáveis

Estudo da Palavra19. Como você poderá amar os outros de forma plena neste grupo? Elabore no

mínimo três aplicações específicas sobre como você poderá demonstrar amor para com este grupo.

20. O que Colossenses 3:16 diz? Como você poderá usar isto para demonstrar amor neste grupo?

21. De que maneira o ato de amar uns aos outros se aplica:

A. A ouvir no grupo? (O que faz com que sejamos bons ouvintes?)

B. Ao ato de ser honesta sobre suas necessidades - você deseja compartilhar em que ponto você está lutando com problemas de caráter em vez de sim-plesmente pedir oração pelas enfermidades dos outros? (Isto é importante também - mas muito frequentemente nossos momentos de oração esqui-vam-se do problema central do nosso próprio pecado e necessidade de san-tificação.)

C. Ao ato de manter segredos?

D. Ao ato de demonstrar cuidado pelas pessoas fora do horário do grupo - como isto pode parecer?

Momento de Oração*

Dividam-se em grupos de três ou quatro. Peça que uma irmã compartilhe, em oração, o modo como ela gostaria de crescer. Peça que as outras irmãs a auxi-

Page 23: Uma Mulher de Relacionamentos Saudaveis

23

liem. Então, a próxima irmã deverá trazer à tona a sua necessidade. Isto deverá se parecer com algo mais ou menos assim:

Patrícia: Por favor, ajude-me a ter o hábito de fazer as tarefas de casa.

Laura: Sim, Senhor.

Tania: Eu concordo, Senhor.

Laura: Senhor, por favor, mostre-me como amar a minha filha de forma plena.

Patrícia: Por favor, dê a Laura sabedoria e amor.

Tania: Sim, Senhor.

O Relacionamento Vertical