Uma Mulher Sabia

20

description

Deus criou você para ser Uma Mulher Sábia. Este estudo em dez lições sobre o livro de Provérbios, feito pela autora de sucesso e amada professora de ensino bíblico Dee Brestin, é focado nas qualidades que descrevem “Uma Mulher Sábia”. Para cada qualidade, há ilustrações vivas de mulheres da Bíblia que abraçaram ou rejeitaram a sabedoria de Deus. Mulheres que farão os provérbios tomarem vida em você.

Transcript of Uma Mulher Sabia

Page 1: Uma Mulher Sabia
Page 2: Uma Mulher Sabia

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por© 2009, BV Films Editora Ltdae-mail: [email protected] Visconde de Itaboraí, 311 – Centro – Niterói – RJCEP: 24.030-090 – Tel.: 21-2127-2600www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.br

É expressamente proibida a reprodução deste livro, no seu todo ou emparte, por quaisquer meios, sem o devido consentimento por escrito.

Originalmente publicado em inglês com o título:A Woman of Wisdom© 2006 Dee BrestinDavid C. Cook, 4050 Lee Vance View, Colorado Springs, Colorado 80918 U.S.A.All Rights Reserved

This edition is published by special arrangement with COOK COMMUNICATIONS MINISTRIES

Editor Responsável: Claudio RodriguesCapa: GuilDiagramação: Cora FigueiredoTradução: Marco Antonio CoelhoRevisão de texto: Daiane Rosa Ribeiro de Oliveira Marcus Vinícius Cardoso

ISBN: 978-85-61411-12-11ª edição - Agosto/2009Impressão: Imprensa da FéClassificação: Moral Cristã e Teologia Devocional

Impresso no Brasil

Page 3: Uma Mulher Sabia

Nota do Tradutor

Ao virar as páginas da seguinte obra, a leitora encontrará algumas referências feitas a músicas internacionais, uma vez que os livros desta série foram originalmente escritos em língua inglesa. Sendo assim, a autora sugere em vários momentos que tais canções se-jam entoadas pelas participantes. Isto exigiu ora a tradução, ora a versão das músicas, a fim de facilitar a compreensão da mensagem específica que cada uma carrega sem, portanto, distorcer a intenção original.

Contudo, nada impede (em caso das participantes não conhecerem as versões, ou em caso de tradução de músicas) a líder do grupo de selecionar músicas com as quais as participantes estejam familia-rizadas e que transmitam a mesma mensagem das sugeridas pela autora desta obra.

Page 4: Uma Mulher Sabia
Page 5: Uma Mulher Sabia

Introdução.......................................................................................5

1. Ela ama e teme a DeusSafira / As parteiras hebreias...............................................................7

2. O coração dela é inteiramente devoto a DeusMarta / Maria..................................................................................19

3. Ela fala com sabedoriaPenina / Ana....................................................................................31

4. Ela é discretaAs mulheres arrogantes de Sião / As santas mulheres do passado........45

5. Ela é prudenteZeres / Abigail ................................................................................57

6. Ela honra a seu maridoRebeca / Isabel ...............................................................................69

7. Ela encontra alegria em seu trabalhoAs viúvas preguiçosas / As viúvas diligentes .....................................79

8. Ela educa seus filhosHerodias / Eunice e Lois.................................................................. 93

9. Ela encontra favorJezabel / Maria, mãe de Jesus .........................................................105

10. Revisão..................................................................................115

Ajuda para líderes.......................................................................121

Versículos para memorização.....................................................136

Hinário........................................................................................138

Índice

Page 6: Uma Mulher Sabia

Para Jan Silvious, a quem sou eternamente grata pela sabedoria e amizade.

Page 7: Uma Mulher Sabia

7

IntroduçãoQuando eu tinha vinte e um anos, eu era uma esposa boba e uma mãe que, assim como é descrito em Provérbios 14:1, estava derrubando seu lar com suas pró-prias mãos. Deus, em Sua misericórdia, resgatou-me naquela época em salvação, mas eu ainda estava em uma desesperada necessidade de sabedoria sobre como levantar meu lar. Nosso bebê tinha controle total sobre mim, meu casamento estava sendo afetado e todos os livros que eu lia sobre casamento e maternidade se conflitavam entre eles. E mais tarde, eu descobri Provérbios! Aqui estava o “Manual do Criador Sobre Casamento e Maternidade”. A sabedoria deste livro não só fez meu casamento melhorar mas, também, certamente contribuiu, junto da graça de Deus, para a caminhada dos meus cinco filhos com o Senhor, para amizades ricas e profundas, e para ter confiança nas decisões de uma maneira prática. Grandes cristãos ao longo dos anos gastaram seu tempo diário em Sal-mos (para o relacionamento vertical deles com Deus) e também em Provérbios (para o relacionamento horizontal deles com os outros).

Além de estudar Provérbios, nós veremos as mulheres bíblicas que modelaram as características que achamos neste livro. Ter exemplos reais trará os provérbios para sua vida, ajudando você a se tornar a mulher sábia que Deus deseja.

Saber que os Provérbios são verdades, mais do que promessas, será de grande ajuda para você. Por exemplo, falando de um modo geral, o homem preguiçoso se torna pobre, o menino ensinado no caminho em que deve andar se torna bom e uma resposta gentil faz a raiva ir embora. Em cada caso, você poderá achar uma exceção. Os provérbios não são promessas, mas verdades para guiá-la com sabedoria pela vida.

É vital lembrar que nós não temos o poder em nós para obedecer aos provér-bios. Clame continuamente pela misericórdia de Deus e pelo poder de obedecer. Comece seu tempo de estudo todos os dias indo ao final deste guia e cantando os refrões que lá estão. Nosso relacionamento horizontal nunca será certo a me-nos que nosso relacionamento com Deus esteja certo. Então comece com Deus, louvando-O, clamando por misericórdia e pedindo a Ele que faça seu coração obediente à Sua sabedoria.

Os versículos para memorização fazem parte de cada lição. Uma folha com todos os versículos está no final deste livro. Corte-a e coloque-a em seu espelho ou na porta de sua geladeira!

A ajuda para líderes também está no final deste livro.

Page 8: Uma Mulher Sabia

8

Uma Mulher Sábia

C

Determine agora ser fiel em fazer sua lição de casa. Para sua conveniência, cada capítulo está divido em cinco dias, para sua total devoção. Também, determine ser fiel no comparecimento junto ao seu grupo. Como você verá, embora a fide-lidade seja rara no mundo, uma mulher sábia é fiel.

Page 9: Uma Mulher Sabia

9

C1Ela Ama e Teme a DeusSafira / As parteiras hebreias

Charity Allen, de apenas dezessete anos de idade, recebeu uma proposta para representar uma personagem em “Outro Mundo”, um programa diá-rio de sucesso na NBC. Estrelato, um salário maravilhoso e uma limusine

foram colocados frente aos seus olhos. Os dias de morar em um trailer poderiam acabar para sua família! Embora a produtora assegurasse que ela não teria que comprometer suas convicções cristãs, o roteiro revelou que sua personagem, dentre outras coisas, teria que ter um caso com um homem casado. Embora a produtora tenha argumentado que esses são “problemas de adolescente que todos eles enfrentam”, Charity respondeu:

“Quantas adolescentes você conhece que têm casos com homens casados? Eu não conheço nenhuma! E eu também não vou representar uma.”

Apesar da pressão dos produtores e até mesmo de seus professores, Charity per-maneceu firme em sua decisão. Seu maior desejo era viver uma vida que fosse agradável a Deus e isso não se encaixava! “Outro Mundo” escalou outra menina. Charity desistiu de ser uma estrela. Ou não? Susie Shellenberger, escrevendo sobre Charity para a Brio (Focada na família. Revista para garotas, em maio de 1994), disse que Charity, ao escolher uma vida que agrada a Deus, brilha como uma estrela no meio de uma “geração corrompida e perversa” (Filipenses 2:14-15).

AQUECIMENTOLeiam juntas a Introdução e depois deixe que cada mulher compartilhe seu nome, um pouco sobre si mesma e o que ela espera ganhar no grupo.

Page 10: Uma Mulher Sabia

10

Uma Mulher Sábia

Leia a seguinte passagem:

Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida e afasta das armadilhas da morte. (Provérbios. 16:26-27)

Descreva algumas “armadilhas” das quais você tenha sido salva por temer ao Senhor. Discuta estes termos dando os exemplos da vida de Dee ou também da vida de Charity.

ESTUDO BÍBLICOO estudo bíblico está dividido em cinco dias, para tempos de comunhão com o Senhor.

1º DIA

Uma Mulher Sábia Teme ao SenhorO livro de Provérbios começa e termina enfatizando a importância do temor ao Senhor.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. (Provérbios 1:7).

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. (Provérbios 31:10)

Memorize Provérbios 31:30, uma palavra por vez. (A beleza; A beleza é; A bele-za é passageira...) Uma lista de versículos para memorização pode ser encontrada no final deste livro. Arranque-as e coloque-as em seu espelho ou acima da pia de sua cozinha!

1. Razões para ler Provérbios 1.

A. Quais razões você pode encontrar em Provérbios 1:1-6 para estudar os Provérbios?

Page 11: Uma Mulher Sabia

11

B. Qual o princípio fundamental dado em Provérbios 1:7? Qual o contraste dado?

C. Em Provérbios 1:8-19, que aviso básico o pai dá ao filho e por quê?

D. Quem está clamando em Provérbios 1:20-33? Quais razões são dadas para que ela seja ouvida?

Duas vozes, personificadas como mulheres, gritam para nós através de Pro-vérbios: a “mulher sábia” e a “mulher insensata”. A voz da sabedoria é o Senhor, a fonte de toda sabedoria; e a mulher insensata tem sua origem na maldade, o pai das mentiras. A mulher insensata aparece em várias formas ao longo das Escrituras. Por exemplo, ela é muitas vezes a “Babilônia pros-tituta” que está sempre seduzindo, sempre mentindo e, muitas vezes, tendo sucesso em trazer ruína aos homens.

2. Por que você acredita que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria? Isto foi uma verdade em sua vida? Se sim, explique como.

Ao longo do Antigo e do Novo Testamentos, somos exortados a temer a Deus. Isso inclui o conceito de reverência, mas também é um despertar para o entendi-mento da santidade de Deus e ira pela injustiça. Este medo nos ajuda a entender nossa necessidade por um Salvador. Jesus deixa isto claro quando diz:

Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. (Mateus 10:28)

Em minha vida, primeiramente, foi o medo do inferno que me levou até Ele. Quando me rendi a Ele, confiando em Seu pagamento na cruz pelo meu pecado, Deus me libertou do meu medo do inferno. Agora, o meu amor por Deus é mais forte do que meu medo por Ele, mas eu ainda O temo, da mesma maneira que uma criança que respeita seu pai teme desobedecê-lO ou desagradá-lO. Sou feliz por temer a Deus, pois este temor me salvou de muitas armadilhas!

Ela Ama e Teme a Deus

Page 12: Uma Mulher Sabia

12

Uma Mulher Sábia

3. A “tola” em Provérbios é alguém que não teme a Deus. Por que é tolice não temer a Deus?

Se quisermos conhecer a Deus, é vital que encaremos a verdade sobre Sua ira, mesmo que isso esteja fora de moda ou quão fortes sejam nossos prejuízos iniciais contra isso. De outra forma, nós não devemos entender o evangelho da salvação a partir da ira, nem do feito conciliatório da cruz, nem da mara-vilha do amor redentor de Deus. (J.I. Packer, Knowing God [Conhecendo a Deus], InterVarsity, p. 152)

2º DIA

Tema a Deus e Não Tema Mais NadaQuando olho para minha vida, eu posso ver muitas armadilhas das quais fui li-vrada por temer ao Senhor. Muitas vezes o pecado parece ser a saída mais fácil, mas ao invés disto, ele nos conduz para uma grande dor e remorso. Minha pri-meira gravidez foi inesperada e fora de hora – e havia uma pressão da família do meu marido para que eu abortasse. Mas, embora eu ainda não estivesse em uma relação pessoal com Jesus Cristo, eu temia a Deus o suficiente para saber que eu não poderia acabar com uma vida. Meu Deus, como eu me arrependeria daquilo! Da mesma forma, assim como uma noiva jovem e boba, eu lidei com a ideia de divórcio. Mas, novamente, tive temor a Deus, então parei de pensar nisto. Dentro de um ano, Deus restituiu nosso casamento e nos deu trinta e oito anos incríveis – um casamento que se tornou absolutamente precioso. Quão boba eu era! Eu quase destruí os mais preciosos presentes da minha vida. Mas minha consciência sobre a santidade de Deus os protegeu.

O temor ao Senhor não preserva você de todos os problemas, mas de muitas ar-madilhas. Quando o problema chegar, e Jesus diz que ele chegará, Ele estará com você. Este ano, meu amado marido Steve morreu de câncer no colo aos 59 anos. Embora meu pesar seja enorme, o Senhor tem estado comigo, como um marido, protetor, provedor, confortador. Eu sei, com toda certeza, que verei Steve nova-mente, pois Cristo também venceu nosso último inimigo: a morte. Deus cuida daqueles que O temem. “Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão daqueles que O temem” (Salmos 103:13).

Page 13: Uma Mulher Sabia

13

4. Leia Provérbios 2.

A. Por quais caminhos uma pessoa pode discernir o temor e conhecimento de Deus? (Provérbios 2:1-5)

B. Quais são algumas das bênçãos do conhecimento de acordo com Provér-bios 2:6-11?

C. Descreva a pessoa da qual a sabedoria livrará você, de acordo com Pro-vérbios 2:12-15.

D. Descreva a pessoa da qual a sabedoria livrará você, de acordo com Pro-vérbios 2:16-19.

E. Olhe novamente a adúltera na passagem acima. O que ela ignorou, de acordo com o verso 17? Por que, em sua opinião?

F. Qual contraste você encontra em Provérbios 2:20-22? O que você acha que isso significa?

5. A mulher insensata dirá a você que a vida mais feliz é aquela em que você está livre das regras de Deus. Durma com quem você queira, assista o que lhe agrada, coma o quanto quiser – e você será feliz. Essas escolhas não terminam em liber-dade, e sim, na escravidão. Medite em Provérbios 2:11 e dê alguns exemplos do quanto isto tem sido ou poderia ser verdade em sua vida.

Ela Ama e Teme a Deus

Page 14: Uma Mulher Sabia

14

Uma Mulher Sábia

6. Martinho Lutero disse: “Tema a Deus e faça o que você quiser.” Muitos têm pintado o temor ao Senhor como uma coisa negativa quando, na verdade, é po-sitiva. Quais bênçãos de Provérbios 2, por temer ao Senhor, permanecem para você e por quê?

7. De quais medos Deus libertou você? Explique.

3º DIA

Safira, Uma Mulher que Brincou com DeusO temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada.(Provérbios 10:27)

Quando estou inclinada a enfeitar a verdade de receber elogios de outros, me lembro de Ananias e Safira! Embora não haja nada que indique que esse casal perdeu sua salvação, eles perderam anos na terra e sua reputação. Embora Deus habitualmente economize Sua ira conosco, Ele ainda é soberano e talvez escolha disciplinar. Parece que os cristãos em lideranças que brincam com Deus são pe-gos e humilhados publicamente.

Leia Atos 4:32-37 como base.8. José era muito amado pelo corpo de cristãos, como evidenciado por seu ape-lido. Qual era esse apelido? Qual ato de encorajamento é recordado sobre ele nesta passagem?

Leia Atos 5:1-11

9. Descreva o incidente nesta passagem e os efeitos que teve na Igreja.

Nesta geração da graça, estamos expulsando os santos medíocres que pensam que, por estarem em Cristo, podem viver do jeito que os agrada. Mas eu não sei de nada que vá deter o pecado mais rápido que uma profunda reverên-cia por Deus. (Charles Swindoll, “Discernimento para viver,” 7 de abril de 1994.)

Page 15: Uma Mulher Sabia

15

10. Como Pedro deu a Safira uma segunda chance de dizer a verdade? O que você acha que a motivou a mentir?

11. Você já foi motivada a aumentar sua própria significância? Se possível, dê um exemplo. Por que a significância deveria ser alvo de preocupação?

Descreva algumas maneiras as quais você consegue perceber um anseio em seu coração em dar glória a Deus.

12. Alguns cristãos insistem que, se seu marido pede para que você faça algo imoral, você deve se submeter porque Deus vai julgar seu marido – e não você – responsável. Como essa passagem ensina de outro modo? Isso signifi-ca que não devemos nos submeter ao nosso marido? Explique.

Revise seu exercício de memorização.

4º DIA

As Parteiras Hebreias Temeram a Deus e Foram AbençoadasLori, uma moça solteira em seu primeiro ano na faculdade, descobriu que estava grávida. “Por não querer enfrentar meus pais, pensei muito em aborto e até mes-mo em suicídio, mas meu temor por Deus me afastou dos dois. Hoje meus pais e eu amamos minha filha de três anos e eu sou muito grata a Deus por ter colocado Seu temor em mim.”

Ela Ama e Teme a Deus

Page 16: Uma Mulher Sabia

16

Uma Mulher Sábia

13. Leia Provérbios 3.

A. Liste as bênçãos que você pode achar em Provérbios 3:1-8 que vêm do ouvir, confiar e temer ao Senhor.

B. Que aviso específico e bênção estão em Provérbios 3:9-10? O seu talão de cheques indica que você ama e honra a Deus?

C. Por que, de acordo com os versículos 11-12, não devemos desprezar a disciplina do Senhor?

D. Em Provérbios 3:15 é dito que “nada do que você possa desejar se compa-ra a ela” (sabedoria). O que você deseja? Se você listou outras coisas além da sabedoria de Deus, por que elas não seriam valiosas?

E. Quais bênçãos a pessoa que guardar “a sensatez e o equilíbrio” experimen-ta de acordo com Provérbios 3:21-26?

F. Qual aviso é dado em Provérbios 3:28? Por que você acha que muitas ve-zes voltamos atrás quando temos a oportunidade de falar de forma doce ou ajudar alguém?

14. Leia Êxodo 1:8-22.

A. Descreva os três planos que Faraó tinha para reduzir o número de israe-litas.

Page 17: Uma Mulher Sabia

17

B. Como as parteiras frustraram o plano B?

C. Por que elas se recusaram a cooperar? Como Deus respondeu?

D. Como a história delas ilustra Provérbios 3:25-26?

Durante a Segunda Guerra Mundial, Corrie ten Boom mostrou coragem si-milar quando soube que um orfanato judeu em Amsterdã ia ser invadido e os bebês, assassinados. Vestidos com os uniformes nazistas, trinta adolescentes homens chegaram ao orfanato em caminhões e pediram as crianças. Eles as pegaram dos braços de trabalhadores que choravam, pois não entendiam que os bebês estavam, na verdade, sendo salvos. Anos depois, Corrie teve o pri-vilégio de conhecer algumas dessas crianças. Em um encontro emocionante, ela os abraçou e agradeceu ao Senhor. (Joan Winmill Brown, Corrie: The Life She’s Touched, Revell, p.31)

15. Compare Provérbios 3:32b com Salmos 25:14. Quais incríveis bênçãos são dadas àqueles que temem o Senhor e que são justos? (“a” designa a primeira parte do verso e “b”, a segunda.)

Na próxima semana, vamos estudar sobre Maria de Betânia, que, sozinha entre os seguidores de Jesus, pareceu entender o que Ele estava dizendo sobre ir para Jerusalém para morrer. Ele a abençoou, ajudando-a a entender esse mistério. Que exemplo ela é, então, de Provérbios 3:32b.

5º DIA

Deus Usa a Mulher que Teme a EleMinha irmã Sally me levou ao Senhor quando eu era uma jovem esposa e mãe. Por Sally saber “o que é temer o Senhor,” ela tentou me persuadir a colocar mi-

Ela Ama e Teme a Deus

Page 18: Uma Mulher Sabia

18

Uma Mulher Sábia

nha confiança em Cristo (2 Coríntios 5:11). O Espírito Santo trabalhou através da minha irmã e eu fui convencida. Quando disse a Sally que meu capítulo de aber-tura era sobre temer o Senhor e que eu estava um pouco apreensiva sobre uma recepção negativa, Sally disse com firmeza: “Não há comando nas Escrituras que venha com mais bênçãos. Não tema o que os outros vão pensar, Dee. Tema a Deus.” Provérbios 29:25 avisa: “Quem teme o homem cai em armadilhas.” Eu percebi que a mulher que ama e teme a Deus é usada poderosamente por Ele e, a mulher que teme os outros é paralisada e falha ao dar frutos.

Em Provérbios 4 você pode sentir a emoção de um pai que ama seu filho e anseia para que ele ouça verdadeiramente e abrace aquilo que ele está dizendo.

16. Leia Provérbios 4.

A. Quando esse pai ensinou seu filho a importância da sabedoria de Deus? Dê uma referência para sua resposta.

B. Ache cinco comandos similares em Provérbios 4:14-15.

C. Há algum caminho que Deus queira que você evite? Se sim, que caminho é este? Por que, de acordo com o que você aprendeu até agora, seria uma bênção evitá-lo?

D. Qual admoestação é dada no verso 23 e por quê?

E. Quais são alguns caminhos específicos os quais você pode aplicar o ver-sículo 23?

17. Na sua vida, pense sobre como o temor ao Senhor levou você a frutificar. Você pode dividir com alguém do grupo?

Page 19: Uma Mulher Sabia

19

18. O que você acha que vai guardar desta lição? Como você aplicará isso?

MOMENTO DE ORAÇÃOMuitas pessoas são intimidadas pela ideia de orar em voz alta. Esse livro será gentil, levando você a fazer isso gradualmente. E ninguém será forçado a orar em voz alta.

Hoje, cada mulher compartilha um pedido pessoal. Por exemplo, ela pode pedir, “Eu quero crescer em intimidade com Deus” ou “preciso de sabedoria como mãe.” Escreva isso e ore umas pelas outras em casa. Preste bastante atenção na mulher à sua direita, por quem você irá orar diariamente.

Ensine seu grupo a cantar “Pai, eu Te adoro” (p. 141). (Veja as dicas para minis-trar a música na mesma página.)

Ela Ama e Teme a Deus

Page 20: Uma Mulher Sabia

20

Uma Mulher Sábia

&Orações Louvores