Uma Pequena História da Igreja P - 1ibl.org.br · Boletim Informativo da: Uma Pequena História da...

3
Pr. David Klawa Ano XIII - nº 159 - Setembro/2017 Bolem Informavo da: Uma Pequena História da Igreja Texto: Pr. Paulo Klawa P ara a glória de nosso Deus, nossa igreja co- memora nesse mês 93 anos de existência. Creio que somos a realização de um sonho de Deus. Fomos criados por Ele, para a glória e propósito dele. Apesar de comemoramos 93 anos, acredito que nossa historia começou bem antes, começou no coração de Deus e com a im- plantação dela por Jesus Cristo na Terra. Nossa historia começou há aproximadamente 1984 anos atrás, com a descida do Espirito Santo em pentecoste (aproxima- damente no ano 33) cinquenta dias após a morte de Jesus. A igreja de Jesus começou no pentecoste e irá ter o seu ter- mino no arrebatamento. Entre o pentecostes e o arrebatamento, a igreja tem uma grande tríplice missão a cumprir: Para com Deus - Levantar um exército de Adoradores sobre a Terra. Para com o mundo - Pregar o evangelho a toda criatura. Para com os irmãos – Edifi- carmo-nos mutuamente. Ao longo desses 1984 anos (aproximadamente) de existên- cia da igreja de Cristo sobre a terra, muita coisa aconteceu. Foi gerada por Jesus e rece- beu poder e a autoridade para manifestar a glória de Deus. Começou a ser perseguida for- temente a partir do ano 100 e assim continuou até o ano 313 quando o imperador romano Constantino se diz convertido ao Cristianismo, faz uma aliança com a igreja e estabelece o Cris- tianismo com religião oficial do reino. Com essa união a igreja co- meça a negociar os princípios de Deus com as benesses do mun- do, levando-a ao afastamento de seu proposito. Entre os anos de 476 até 1456 vemos a pior época da igre- ja, onde o bispo de Roma assu- me todo o poder dentro da igre- ja cometendo as piores barbares. Esse período é conhecido como o “Milênio da escuridão” ou ida- de média. Entre os anos de 1476 e 1700 vemos uma igreja reformada, uma igreja que volta a sua essên- cia, ao primeiro amor. Em 1517 vemos a grande reforma de Lu- tero. A partir de 1700 e se esten- dendo até os dias de hoje, vemos a igreja missionária e adoradora e assim permanecerá até o arre- batamento. É justamente nesse período, em 1924, que a Primeira Igreja Batista da Lapa surge para fazer diferença em sua geração. Uma igreja viva para o Deus vivo. Vamos continuar a escre- ver essa história para honra e gloria de Deus, cumprindo nossa tríplice missão. Parabéns Primeira Igreja Ba- tista da Lapa! No amor do Pai. 22/setembro [sexta] : 20h00 23/setembro [sábado] : 19h30 24/setembro [domingo] : 10h00 e 17h00 (Culto Único) Anote os dias e horários dos Cultos de Aniversário da nossa Igreja e venha celebrar conosco:

Transcript of Uma Pequena História da Igreja P - 1ibl.org.br · Boletim Informativo da: Uma Pequena História da...

Page 1: Uma Pequena História da Igreja P - 1ibl.org.br · Boletim Informativo da: Uma Pequena História da Igreja Texto: ... acredito que nossa historia começou bem antes, ... cia da igreja

Pr. David KlawaAno XIII - nº 159 - Setembro/2017

Boletim Informativo da:

Uma Pequena História da Igreja

Texto: Pr. Paulo Klawa

Para a glória de nosso Deus, nossa igreja co-memora nesse mês 93

anos de existência. Creio que somos a realização de um sonho de Deus. Fomos criados por Ele, para a glória e propósito dele.

Apesar de comemoramos 93 anos, acredito que nossa historia começou bem antes, começou no coração de Deus e com a im-plantação dela por Jesus Cristo na Terra. Nossa historia começou há aproximadamente 1984 anos atrás, com a descida do Espirito Santo em pentecoste (aproxima-damente no ano 33) cinquenta dias após a morte de Jesus.

A igreja de Jesus começou no pentecoste e irá ter o seu ter-mino no arrebatamento. Entre o pentecostes e o arrebatamento, a igreja tem uma grande tríplice missão a cumprir:

Para com Deus - Levantar um exército de Adoradores sobre a Terra.

Para com o mundo - Pregar o evangelho a toda criatura.

Para com os irmãos – Edifi-carmo-nos mutuamente.

Ao longo desses 1984 anos (aproximadamente) de existên-

cia da igreja de Cristo sobre a terra, muita coisa aconteceu.

Foi gerada por Jesus e rece-

beu poder e a autoridade para manifestar a glória de Deus. Começou a ser perseguida for-temente a partir do ano 100 e assim continuou até o ano 313 quando o imperador romano Constantino se diz convertido ao Cristianismo, faz uma aliança com a igreja e estabelece o Cris-tianismo com religião oficial do reino.

Com essa união a igreja co-meça a negociar os princípios de Deus com as benesses do mun-do, levando-a ao afastamento de seu proposito.

Entre os anos de 476 até 1456 vemos a pior época da igre-ja, onde o bispo de Roma assu-me todo o poder dentro da igre-ja cometendo as piores barbares. Esse período é conhecido como o “Milênio da escuridão” ou ida-de média.

Entre os anos de 1476 e 1700 vemos uma igreja reformada, uma igreja que volta a sua essên-cia, ao primeiro amor. Em 1517 vemos a grande reforma de Lu-tero.

A partir de 1700 e se esten-dendo até os dias de hoje, vemos a igreja missionária e adoradora e assim permanecerá até o arre-batamento.

É justamente nesse período, em 1924, que a Primeira Igreja Batista da Lapa surge para fazer diferença em sua geração.

Uma igreja viva para o Deus vivo.

Vamos continuar a escre-ver essa história para honra e gloria de Deus, cumprindo nossa tríplice missão.

Parabéns Primeira Igreja Ba-tista da Lapa!

No amor do Pai.

22/setembro [sexta] : 20h0023/setembro [sábado] : 19h3024/setembro [domingo] : 10h00 e 17h00 (Culto Único)

Anote os dias e horários dosCultos de Aniversário da nossa Igreja

e venha celebrar conosco:

Page 2: Uma Pequena História da Igreja P - 1ibl.org.br · Boletim Informativo da: Uma Pequena História da Igreja Texto: ... acredito que nossa historia começou bem antes, ... cia da igreja

PROJETO FRUTIFICAR

30/09Passeio à Itu

Inscrições abertas.Valor: R$60,00.

10 a 17/10Viagem à Natal/RN

Restam apenas2 inscrições!!!

Mais informações, procure a equipe de

inscrição.

03 | Setembro, 2017 | Boletim Informativo da 1ª Igreja Batista da Lapa

En c o n t ra m o s na oração mo-delo ensinada

por Jesus a seguinte expressão: Venha a nós seu Reino. Particular-mente creio que esse deve ser o maior desejo de todo crente: Viver as manifestações do Reino de Deus.

Quando Deus criou o mundo e tudo quanto nele há, deu ao homem o poder de dominar sobre toas as coisas. “Deus os abençoou e lhes ordenou: Sedes férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra...” Gn 1:28.

Apesar de todas as coisas pertencerem ao Senhor, Ele decidiu dar ao homem o domínio da Terra para que, o ho-mem sujeito ao Senhor, reinasse com Ele. Veja a declaração no Salmo 115:16 “os céus perten-cem ao Senhor, mas a Terra Ele deu aos filhos dos homens”.

Através do pecado,

o homem se tornou es-cravo de satanás e pas-sou a ser dominado por ele, trazendo maldição a toda Terra. “...Maldi-ta é a Terra por causa de vós...” Gn 3:17

Quando Jesus Cris-to veio ao mundo, ele veio trazer de volta a manifestação do Reino de Deus sobre toda a Terra. Na cruz do calvá-rio Ele venceu satanás. Através de sua morte e ressurreição Ele Re-dimiu o homem restau-rando sua posição de domínio sobre toda a Terra.

Em Cristo nosso po-der para reinar foi res-taurado e, nós temos poder para pisar ser-pentes e escorpiões, e toda força do inimigo, e nada nos fará dano al-gum. Lc 10:19.

Agora, temos que entender que o Reino/domínio de Jesus só se fará presente onde é reconhecido, busca-do e honrado. Jesus só

será declarado rei onde for convidado. Quan-do aceitamos Jesus em nosso coração ele entra em nossa vida e come-ça a reinar. Esse ato de reinar é progressivo... Deus trabalha em pro-cesso. “... Aquele que em vós começou a boa obra, irá aperfeiçoar...” Fil. 1:06. Quanto mais permitimos sua ação/reino, mas Ele agirá.

Por isso devemos sempre orar : Venha (cada vez mais) o Teu reino.

Nesse XVII Kadashá nós nos prostramos diante da face do Rei dos Reis e clamamos: Venha sobre a igreja, sobre o Brasil, sobre nossas famílias e sobre

XVII Kadasha - Venha Teu Reino

nossa vida o teu Reino.

Para nossa alegria, Ele veio. ALELUIA!!!

Experimentamos um novo mover de Deus. Experimentamos seu Kadashá . Uma nova benção, nova alegria.

Famílias e vidas res-tauradas por mais uma manifestação do Reino.

Quero agradecer a todos que acreditaram e participaram desse grande mover e, prin-cipalmente, aqueles que trabalharam para o engrandecimento do nome do Rei Jesus.

Que venha o próxi-mo: KADASHÁ 2018.

No amor do Pai.

Text

o: P

r. Pa

ulo

Klaw

a O Projarte – Pro-jeto Jesus na Ar te – tem

como objetivo treinar os jovens artistas da 1ª Igreja Batista da Lapa para transmitir os prin-cípios do evangelho através da arte, sempre com o intuito de alcan-çar vidas, de forma que sejam tocadas e trans-formadas.

O grupo foi funda-do em 2007 por Soraia Laranjeira, hoje missio-nária da nossa igreja em Portugal. Desde 2011 o Projarte está sob a lide-rança de Camila Feld-berg e Felipe Carastan, atualmente conta com vinte membros.

Inicialmente nossas atividades consistiam em fazer evangelismo de rua através de pan-tomima (teatro sem fala) e danças, mas, ao longo dos anos, fomos encarando novos desa-fios. Atualmente o Pro-jarte é o grupo de tea-tro da nossa igreja, que coopera com outros mi-nistérios, sendo respon-

sável por encenações de cantatas de Natal e Páscoa, participando da Festa dos Taberná-culos, do Domingo da Igreja Perseguida, den-tre outros. Além disso, o Projarte realiza perio-dicamente suas gran-des peças de autoria própria. Até hoje temos quatro: Escolhas, O Li-vro da Vida, Culpado ou Inocente?, e o musi-cal Serolav. Este último, reapresentado nos dias 29 e 30 de ju lho, em comemoração aos dez anos do grupo.

Serolav conta a his-tória de Malu, uma jo-vem cristã exemplar, empenhada em ensinar o evangelho para crian-ças, mas que passou por uma reviravolta ao enfrentar a maior ad-versidade da sua vida. Buscando ajuda com as pessoas em quem con-fiava, Malu se deixou influenciar pelas decep-ções que encontrava em cada cena, de modo que os seus valores fo-ram sendo invertidos,

Projarte - 10 Anosum a um, o que quase a levou à morte. Após uma grande guerra na mente, pudemos ver, no final, Malu restaurando os valores corretos em sua vida, enquanto se reconciliava com Deus.

Repleto de perso-nagens e músicas me-moráveis, o Serolav se tornou um marco, não só para o Projarte, mas também para toda a igreja. Um dos intuitos do musical era juntar o maior número de mem-bros da nossa igreja em um único projeto, de modo que os talentos de todos fossem soma-dos. Desde a escrita do roteiro, das atuações, da compos i ção das músicas, gravação no estúdio, criação de co-reografias, montagem de cenário, figurinos, bastidores etc, foram mais de sessenta pes-soas empenhadas, para honra e glória do nosso Deus! Por isso estamos todos extremamente agradecidos a Ele pelas vidas alcançadas e pela

Texto: Felipe Carastan

Líder: Pr. Jo

ão M. Morilh

a

enorme repercussão do nosso trabalho.

Ag ra d e c e m o s a todos os irmãos que sempre nos apoiaram durante esta jornada. Cada pessoa que já pas-sou pelo Projarte dei-xou sua marca, cada lu-gar que visitamos, cada oração que recebemos certamente nos aben-çoaram e contribuíram para permanecermos até ho je . Foram dez anos repletos de bên-çãos, histórias e memó-rias, sempre buscando propagar o Reino.

02 | Setembro, 2017 | Boletim Informativo da 1ª Igreja Batista da Lapa

Page 3: Uma Pequena História da Igreja P - 1ibl.org.br · Boletim Informativo da: Uma Pequena História da Igreja Texto: ... acredito que nossa historia começou bem antes, ... cia da igreja

CURSO PAIS PARA TODA VIDA

Amado casal,

Temos vagas para o "Curso Pais Para Toda Vida", início em setembro de 2017.

O objetivo do curso PPTV é torná-lo apto a educar o filho de acordo com o plano do Senhor, enfoca princípios da Palavra de Deus aplicáveis à educação de todas

as idades e em todas as situações.

Faça sua inscrição no site:www.1ibl.org.br/pais-para-toda-vida/

Expediente: Presidente: Pr. David Klawa - Supervisão Pastoral: Pr. Paulo Eduardo Klawa - Produção Gráfica: Norival de Souza - Diagramação: Sandra Regina da Silva Sales - Copydesk: Marecy Silotto - Fotos: Norival de Souza e Abner Palma - Periodicidade: Mensal - Tiragem: 800 exemplares - Distribuição: Interna - Impressão: Janfer Gráfica e Editora, (11) 3976-6950, [email protected] - 1ª Igreja Batista da Lapa, (11) 3836.4505 - Endereço: Rua Dronsfield, 400, Lapa, 05074-000, São Paulo/SP, Brasil - E-mail: [email protected] - A 1ª IBL não se responsabiliza por artigos assinados. Visite nosso site na internet: www.1ibl.org.br

04 | Setembro, 2017 | Boletim Informativo da 1ª Igreja Batista da Lapa

ESCALA DE CULTOS DOMINICAIS

Data Culto Preletor

03/0

9

1ª Ceia - 08h00 Pr. David2ª Ceia - 10h00 Pr. Orlando1º Culto - 17h00 Pr. Paulo3ª Ceia - 19h30 Pr. Tiago

10/0

9 Culto da Manhã - 10h Pr. David1º Culto - 17h00 Pr. João2º Culto - 19h30 Pr. Paulo

17/0

9 Culto da Manhã - 10h Pr. David

1º Culto - 17h00 Pr. Tiago

2º Culto - 19h30 Pr. João

24/0

9 Culto da Manhã - 10h Pr. David

Culto Único - 17h00Aniversário

1IBL

01/1

0

1ª Ceia - 08h00 Pr. David

2ª Ceia - 10h00 Pr. Paulo

1º Culto - 17h00 Pr. Orlando

3ª Ceia - 19h30 Pr. JoãoObservações: Escala sujeita a alteração.

Dia 24/09 - Assembléia regular mensal às 11h00.

ATENÇÃO: Pastores e DepartamentosAs matérias e avisos para o próximo Boletim devem ser enviadas até 15 de setembro de

2017 para o e-mail: [email protected] não poderão ultrapassar o limite de

3.500 caracteres com espaço. Obrigado!

ESCALA DE CULTOS SEMANAISDia Horário e Culto Responsável

2ª feira20h00

Celebrando a Recuperação

Pr. Tiago

3ª feira

08h30Culto de Oração S.F.M.

20h00Culto de Fortalecimento

EspiritualPr. Paulo

4ª feira

20h00Culto de Oração Pr. David

19h30Toda última 4ª: Culto dos Pais e Mães Que Oram

Pr. Tiago

5ª feira14h00

Culto da Sociedade Feminina Missionária

S.F.M.

6ª feira 20h00Culto da Família Pr. Orlando

Sábado 19h30Culto de Louvor Pr. João

NOVOS MEMBROS: JULHO

9.234 ANDREZA RODRIGUES LIMA

9.235 CLEITON FERREIRA LIMA

9.236 ASHILEY DA SILVA SOARES

9.237 ELIANA BELIZARIO SILVA

9.238 MARIA APARECIDA PERES

9.239 QUITERIO OLIVEIRA DA SILVA

Valor(marmitex):R$21,50