uma publicação uvesp pelo fortalecimento do municipalismo ... · – transformou-se em pauta da...

24
• www.uvesp.com.br • uma publicação uvesp pelo fortalecimento do municipalismo ano Xvii • nÚmero 133 JunHo de 2017 Editorial Marcha Parlamento Agronegócio apoio dos arquitetos e urba- nistas é a proposta do cau para os municípios. ideli de almeira, vereadora de socorro, representou a uvesp na marcha em brasília. luiz alberto teixeira (Gaia) deixa o parlamento da mogiana com feitos. delloro assume. piracicaba investe e atrai gi- gantes do ramo, embalados pelo crescimento do setor no pib. PÁG 2 PÁG 8 PÁG 10 PÁG 14 Procurador Geral recebe a UVESP Gianpaolo smanio considerou extremamente oportuna a reunião com autoridades municipais. Q uase 800 leis municipais, se- gundo o anuário da Justiça e publicadas pelo consultor Jurídi co, levaram a uvesp e parlamentos re- gionais a solicitar ao procurador Ge- ral da Justiça, Gianpaolo smanio e ao diretor de relações inst itucionais, promotor José carlos cosenzo, rela- cionamento mais estreito entre agentes públicos com ministério e Judiciário. em muitos municípios, vereadores co- meteram pecado legislativo, que foi o de atribuir a logradouros públicos no- mes de pessoas vivas. dr. cosenzo elo- giou a atitude da uvesp em procurar a promotoria e considerou oportuna que a entidade mantenha atenção aos seus filiados. “estou muito f eliz por ter nos procurado”, comemorou smanio. Unindo e estimulando empresários Congresso em Campos do Jordão WOCA José renato nali ni, palestrante no woca; milton luiz de melo santos, presidente do fórum econômico brasil-portugal; paulo lourenço, cônsul Geral de portugal, e agosti - nho turbian, presidente do woca. recebem caravana que vai a lisboa. RECORDE ABSOLUTO de presenças municipalistas, congresso dos muni cípios em campos do Jordão inovou com a “Gestão efici ente”. presenças de autoridades nacionais, estaduais e municipais, deram o tom nos debates. PÁGs 12 e 13 Olhar especial para a longevidade HENRIQUE NOYA diretor executivo do inst ituto mongeral de longevidade, cria ações diferenciadas de olho na qualidade de vida do idoso. parceria com a uvesp pretende estimular políticas públicas para a 3ª idade. PÁG 77 Turismo e desenvolvimento Econômico GERALDO ALCKMIN indica inovação e eficiência, com foco no desenvolvimento. cria, com a assembléi a, 140 municípios turísticos, sanciona 20 em maio e abre perspectivas de desenvolvimento com o turismo que movimenta 56 setores da economia. PAG 3 REPRESENTAÇÃOcom a diretoria da uvesp, parlamentos da mogiana, vale do rio Grande, itapetininga/botucatu, bragantina e região central recebidos pelo ministério público. Veja + • Página 09 SIGA PÁG 03 PÁGs 4, 5 e 6

Transcript of uma publicação uvesp pelo fortalecimento do municipalismo ... · – transformou-se em pauta da...

• w w w. u v e s p. c o m . b r • u m a p u b l i c a ç ã o u v e s p p e l o f o rta l e c i m e n to d o m u n i c i pa l i s m o

ano Xvii • nÚmero 133JunHo de 2017

Editorial Marcha Parlamento Agronegócioapoio dos arquitetos e urba-

nistas é a proposta do cau para os municípios.

ideli de almeira, vereadora de socorro, representou a uvesp na marcha em brasília.

luiz alberto teixeira (Gaia) deixa o parlamento da mogiana com feitos. delloro assume.

piracicaba investe e atrai gi-gantes do ramo, embalados pelo crescimento do setor no pib.

PÁG 2 PÁG 8 PÁG 10 PÁG 14

Procurador Geral recebe a UVESPGianpaolo smanio considerou extremamente oportuna a reunião com autoridades municipais.

• ESPECIAL •

Quase 800 leis municipais, se-gundo o anuário da Justiça

e publicadas pelo consultor Jurídico, levaram a uvesp e parlamentos re-gionais a solicitar ao procurador Ge-ral da Justiça, Gianpaolo smanio e ao diretor de relações institucionais, promotor José carlos cosenzo, rela-cionamento mais estreito entre agentes públicos com ministério e Judiciário. em muitos municípios, vereadores co-meteram pecado legislativo, que foi o de atribuir a logradouros públicos no-mes de pessoas vivas. dr. cosenzo elo-giou a atitude da uvesp em procurar a promotoria e considerou oportuna que a entidade mantenha atenção aos seus filiados. “estou muito feliz por ter nos procurado”, comemorou smanio.

Unindo e estimulando empresários Congresso em Campos do Jordão

WOCA • José renato nalini, palestrante no woca; milton luiz de melo santos, presidente do fórum econômico brasil-portugal; paulo lourenço, cônsul Geral de portugal, e agosti-nho turbian, presidente do woca. recebem caravana que vai a lisboa.

RECORDE ABSOLUTO • de presenças municipalistas, congresso dos municípios em campos do Jordão inovou com a “Gestão eficiente”. presenças de autoridades nacionais, estaduais e municipais, deram o tom nos debates.

PÁGs 12 e 13

Olhar especial para a longevidade

HENRIQUE NOYA • diretor executivo do instituto mongeral de longevidade, cria ações diferenciadas de olho na qualidade de vida do idoso. parceria com a uvesp pretende estimular políticas públicas para a 3ª idade.

PÁG 77

Turismo e desenvolvimento Econômico

GERALDO ALCKMIN • indica inovação e eficiência, com foco no desenvolvimento. cria, com a assembléia, 140 municípios turísticos, sanciona 20 em maio e abre perspectivas de desenvolvimento com o turismo que movimenta 56 setores da economia.

PAG 3

REPRESENTAÇÃO• com a diretoria da uvesp, parlamentos da mogiana, vale do rio Grande, itapetininga/botucatu, bragantina e região central recebidos pelo ministério público.

Veja + • Página 09

• S I G A •

PÁG 03

PÁGs 4, 5 e 6

JunHo de 2017

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

• editorial •

apoio dos arquitetos e urbanistas

embora a legislação que criou o plano diretor estabeleça que

esse importante documento deve ser para municípios acima de vinte mil ha-bitantes, a constituição estadual não discrimina. todos os municípios pau-listas deveriam – e acreditamos que o fizeram – elaborar esse instrumento de urbanismo e planejamento.

tudo isso aconteceu no ano de 2000 e algumas revisões já devem ter ocorrido com as modificações que no-vos modelos administrativos determi-naram.

Quem percorre, semanalmente, o interior paulista – como exemplo – nós da uvesp, pode medir esta dificuldade.

Há prefeituras sem a mínima condição de efetivar o planejamento que hoje se pede dentro das propostas de um “pro-jeto integrado de desenvolvimento autossustentado”, sem, contudo, ofe-recer soluções práticas para esse proje-to integrado.

o conselho de arquitetura e urba-nismo oferece soluções e propostas em sua “carta dos 100 dias” aos prefeitos brasileiros para identificar em que me-dida, em que proporção o adensamen-to, o crescimento desordenado produ-ziu a crise urbana.

a proposta do cau é formatar uma aliança “pela qualidade e usufruto digno e democrático da cidade, basea-

do em instrumentos políticos de gestão pública transparentes e inclusivos”. o objetivo é promover um desenvolvi-mento urbano e territorial na dimensão social, econômica e ambiental como proposto na nova agenda urbana definida na conferência Habitat iii das nações unidas realizada em 2016 em Quito equador.

apesar da diversidade das cidades brasileiras, reconhecida pelo cau, todos têm um problema comum. são vítimas do desmantelamento do plane-jamento urbano ocorrido no brasil, nas esferas governamentais da federação, nas últimas décadas, apesar do plano diretor criado por lei.

sem dúvida, a carta do cau é para ser lida, interpretada e discutida em forma de consórcio para que se chegue inclusive aos organismos internacio-nais de financiamento para atacar a po-breza urbana, sem dúvida, responsável pela pobreza do país.

na união europeia o funciona-mento consorciado é um bom exem-plo a ser seguido. os europeus formam fundos com prioridades para financiar

pÁG 2

os problemas regionais. traçam dire-trizes, fazem diagnósticos globais e as regiões estagnadas, que ainda preci-sam financiar a urbanização, têm prio-ridade.

o modelo multimunicipal apresen-tado pelo conselho de arquitetura e ur-banismo é fundamental para as regiões metropolitanas. os serviços compar-tilhados podem resolver os principais problemas do município. igualmente o compartilhamento nas regiões con-turbadas adaptadas à sua necessidade, é um bom caminho a seguir.

william Hudnut, que foi prefeito de indianapolis (eeuu), descreveu assim sobre o fenômeno da mudança: “a tendência rotineira é proteger o que existe, resistir a mudanças, construir impérios, aumentar a área de influ-ência, manter projetos e programas, mesmo que não sejam necessários. em contraste, o governo empreende-dor procura formas mais eficientes de administrar”. ou seja, as administra-ções que querem reinventar o governo fazem com que as coisas funcionem e não temem sonhar o grande sonho.

eX

ped

ien

te

dir

eto

ria

da

uv

esp

Administração e RedaçãoRua Pamplona, nº 1188 - conj. 73CEP: 01405-001 - São Paulo - SPTelefone: (11) 2476-8467Telefax: (11) 2476-8637

Diretor ResponsávelSebastião Misiara

EditoraSilvia Melo

Conselho EditorialLeonor Girardi Luis Mário Machado

Diagramação e ArtesAmauri do Amaral Campos

Projeto GráficoLiverpool Agencywww.liverpoolagency.com.br

Produção Comercial e ConteúdoWLS Produções de Vídeo [email protected]

ColaboradoresJuliana Franco Rael Pimenta

Departamento JurídicoMarcos Paulo Jorge de SouzaLuiz Gustavo Cordeiro Gomes

Circulação645 municípios de São Paulo

Os artigos assinados represen-tam a opinião dos autores. O ponto de vista do jornal é expres-so no editorial.

PresidenteSebastião Misiara

1º Vice-presidente Nequinho Desanti

2º Vice-presidente: Gianpaulo Baptista

3º Vice-presidente: Marco Antonio Alves Jorge (Kim)

Secretário GeralPaulo Roberto Ambrósio

1º SecretárioLucas Pocay Alves da Silva

2º SecretárioLuiz Carlos Mota

3º SecretárioModesto Salviatto Filho

4º SecretárioEdson Antonio Fermiano

Conselho FiscalJoão Balduino dos Santos Neto, Gustavo Zanete, Elio Donizette de Lima Jardim, Rosalva Loretto Facchini, Sonia Palma Beolchi, Humberto José Puttini, Leonardo David Zaniboni, José Marcos da Silva, Nelson Luiz Benevenuto, Estanislau Steck.

Tesoureiros ExecutivosLuis Mário Machado

Diretora de Comunicação Silvia Melo

Diretor de EventosLuis Mário Machado

Sebastião [email protected]

Silvia MeloDiretora de Comunicaçã[email protected]

Luis Mario MachadoDiretor de [email protected]

Escola - Filiaçã[email protected]

Departamento [email protected]

[email protected]

Fale com a UVESP

Sitewww. uvesp.com.brwww.blogdainclusaosocial.com.br

(11) 2476-8467 2476-8637

JunHo de 2017

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

pÁG 3

Painel da Uvesp• diretoria eleita - Garra e disposição

ulisses Guimarães • deputado federal por são paulo 11 mandatos consecu-tivos

• conGresso •

campos do Jordão, capital do municipalismoo 61º congresso levou para a cidade, 250 prefeitos, 1.200 vereadores e quase 300 outros agentes públicos.

últimas eleições, que desta feita foi a de um novo modelo”, disse em outras palavras, o presidente da apm.

e o novo modelo, no pensamento dos diretores da entidade, entre eles, o vice-prefeito marcelo barbieri, é de criatividade, eficiência e transparência.

em verdade, mais do que isso, são as dificuldades por que passam os municípios e essa foi a reclamação geral. dados do tribunal de contas do estado mostram que 40% dos 645 municípios paulista passam por crise financeira. alguns se desesperaram e criaram uma figura que não se encon-tra em nenhuma das cartas constitu-cionais., o “decreto de calamidade

É preciso entender o recado das

últimas eleições’

ocongresso – para iniciar com brilhantismo sob a nova di-

retoria comandada por carlos cruz – transformou-se em pauta da impren-sa especializada, encontro de altas li-deranças públicas e o laboratório de ideias que abre um grande leque de oportunidades a todos os participantes.

o tema central do encontro foi a crise econômica e política que, embora no centro nacional, atinge em cheio os municípios. para dar demonstrações de que a reforma tributária não che-ga logo, o tema foi “Gestão eficien-te”, cuja grade, comandada por carlos cruz, mostrou caminhos de criativida-de que podem ser trilhados por admi-nistradores eficientes.

a gestão política, o marketing e o novo conceito para as próximas elei-ções, alcançaram todos os presentes. carlos cruz justificou essa ação citan-do um dos maiores ícones da política. “dr. ulysses Guimarães em uma de suas últimas conversas, disse que todo político tem que entender o recado das

da redaçã[email protected]

financeira”. para isso, reafirma-se o que diz sérgio ciquera rossi, só um caminho é possível: a revogação total desse decreto.

uma ajuda para essa crise e comen-tada no congresso foi a disponibilida-de para os municípios da ata de regis-tro de preços do Governo do estado, o que pode gerar economia considerável para os prefeitos. ela elimina a neces-sidade de licitar e permite aos gestores comprar todo o necessário com o me-nor preço. o Governo do estado – por comprar em escala – tem as melhores ofertas.

momentos importantes foram re-gistrados durante o insuperável con-

painel da uvesp • visou diretamente os 6 mil novos vereadores. mesa de abertura: sonia beolchi, aristides cury, amilton Kufa e Karina Kufa (advogados) sebastião misiara, cristiano vilela e luiz Gustavo (advogados) e o vice-presidente da apm, marcelo barbieri.

gresso, como a homenagem a paulo Ziulkoski, presidente da confederação nacional dos municípios, que rece-bem o troféu pelas mãos do governa-dor Geraldo alckmin. também no encerramento a presença do presidente do tribunal de Justiça do estado, pau-lo dimas, que fez uso da palavra, que reafirmou a liderança do Governador do estado. “confiamos no nosso go-vernador, respeitamos pela sua história e por suas ações, que acompanhamos no tribunal de Justiça”, disse paulo dimas que reafirmou que a corte está aberta a prefeitos e vereadores.

mais uma vez, comprovada a parceria entre apm e uvesp, o painel dos vereadores lotou o auditório no dia 26 de abril, quando renovou sua diretoria e procurou oferecer palestras que atendesse parte dos 86% dos vereadores novos.

brilhantes advogados como amilton Kufa, Karina Kufa, cristiano vilela e luiz\ Gustavo cordeiro Gomes tiraram dúvidas. a uvesp para atender 6 mil novos vereadores abriu vários cursos em sua agenda.

no mesmo dia do painel foi eleita a nova diretoria da uvesp, junto com parlamentos regionais, com o objetivo de injetar novas ideias de novos dire-tores e trazendo para os conselhos regionais, vereadores de primeiro mandato, mas que mostraram vontade de se capacitar e ajudar a entidade regionalmente.

sessão solene de encerramento • carlos cruz reafirma apoio ao Governo do estado. Geraldo alckmin é prestigiado por público recorde, ampla maioria dos deputados e secretários de estado.

painel da uvesp • apresentou uma visão sobre o papel do vereador e os desafios do mandato, ressaltando a importância da união dos parlamentos.

JunHo de 2017pÁG 4

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

• cidades •

mit, sua cidade também pode serfoi aprovado o projeto de lei que propõe que seja de interesse turístico 14 municípios do estado.

Os primeiros 14

de uma previsão de

140 que serão contemplados

com o título de Município de

Interesse Turístico’

João caramezdeputado estadual coordenador da frente parlamentar pelo desenvolvimento dos mu-nicípios de interesse turístico na formulação da lei 1.261/15.

mo. a todos, muito obrigado por par-

ticiparem da nossa luta em favor das cidades paulistas. Juntos caminhamos rumo ao desenvolvimento municipa-lista, da geração de emprego e renda e da economia limpa.

em turismo, representantes de órgãos do estado, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes de turismo e entidades que participaram ativamen-te de nossos trabalhos na casa de leis como a aprecesp, a amitur e a uvesp, além do conselho estadual de turis-

nno dia 9 de maio foi aprovado o projeto de lei de autoria dos 94

deputados do parlamento paulista que propõe que seja de interesse turístico 14 municípios do estado: brodowski, monte alto, rifaina, rubineia, sabi-no, pedreira, Jundiaí, espírito santo do pinhal, tatuí, piedade, tapiraí, santa isabel, martinópolis e buritama. neste dia 16 de maio, aprovamos outra lei que reconhece mais seis municípios: agudos, barretos, Guararema, iacan-ga, sales e santo antonio da alegria.

essas cidades são as primeiras aten-didas de uma série de 140 municípios instituídos por lei de minha autoria (nº 1261/2015), que complementou o ar-tigo 146 da constituição do estado, alterado pela emenda constitucional nº 40, possibilitando a criação dos mu-nicípios de interesse turístico.

aos que lutam pela titularidade, informo que sua cidade também pode ser mit. nós, deputados estaduais, continuamos atuando para que tam-bém se faça jus a outros 120 que estão trabalhando para conquistar a benfei-toria que somente foi possível graças ao trabalho do governador Geraldo alckmin, homem público honesto e trabalhador, responsável pelo único estado da federação que tem uma po-lítica de transferência de recursos para cidades turísticas.

para os gestores municipais, é im-portante saber que as cidades devem oferecer infraestrutura básica para atender o visitante e isso inclui siste-ma de transporte, serviço médico de emergência, meios de hospedagem e

restaurantes. também precisa ter um conselho municipal de turismo e fun-damentalmente potencial turístico. as-sim, de maneira justa, todos os muni-cípios do estado de são paulo podem pleitear o título de mit, exceto os 70 que já possuem o título de estância turística.

conheço a realidade das cidades que lutam para ser de interesse turís-tico e testemunho que essa benfeitoria representa justiça aos pequenos muni-cípios que há anos lutam para desen-volver o turismo e garantir geração de renda, emprego e melhor qualidade de vida a população.

ser município de interesse turístico significa ter reconhecida sua vocação e acesso a recursos para ferramentas que possibilitem uma melhor gestão da ati-vidade turística, proporcionando um grande impulso no desenvolvimento socioeconômico municipal e regional. cada mit irá receber cerca de r$ 650 mil por ano para investir no turismo, o que representa muito neste período de crise econômica nacional em que os prefeitos lutam destemidamente para conseguir recursos que possibilitem sanar os problemas da cidade.

a defesa das cidades turísticas é um trabalho sério que realizo com o apoio de muitos parceiros. a luta que teve início em 2002, quando o saudoso governador mário covas me incum-biu de empunhar esta bandeira, está sendo cumprida com afinco e dedica-ção. o pedido do governador Geraldo alckmin que também me encarregou da direção destes trabalhos em prol das cidades no que diz respeito ao desen-volvimento turístico também está se tornando grata realidade.

os resultados positivos foram al-cançados mediante trabalho integrado dos deputados estaduais, especialistas

JunHo de 2017 pÁG 5

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

• cidades •

Governador sanciona os primeiros 20 mitsprecisamos de boas notícias. Governador sanciona lei e contempla vinte municípios de interesse turístico.

Em seu discur-so, Alckmin

reconheceu o trabalho de-

senvolvido pelo vice-governa-

dor Márcio França que le-vou para fren-te a discussão

do projeto’

“por isso estamos aqui para sancionar os primeiros vinte

municípios que se tornam de “interes-se turístico”, disse o governado Geral-do alckmin na sanção da lei, no último dia de maio. esses municípios tiveram seus pleitos aprovados pela assem-bleia legislativa e pela secretaria do turismo. até o final desse ano outras 120 cidades devem receber o título de mit. com isso cada uma das cidades passa a receber anualmente cerca de

r$ 650 mil para investimentos em obras.

os primeiros vinte municípios de interesse turístico são: agudos, bar-retos, brodowski, buritama, espirito santo do pinhal, Guararema, iacanga, Jundiaí, martinópolis, monte alto, pedreira, piedade, rifaina, rubinéia, sabino, sales, santa isabel, santo an-tonio da alegria, tapirai e tatuí. Hoje, são paulo possui 70 cidades com o tí-tulo de estância, voltadas diretamente

silvia meloJornalista, editora, diretora de comunicação da uvesp.

01 - marcio frança na saudação de abertura. aplaudido entusiasticamente pelas cen-tenas de autoridades, observado pelo chefe da casa civil, samuel moreira.02 - prefeito sergio del bianchi Junior, prefeito de espírito santo do pinhal, que falou em nome dos vinte municípios de interesse turístico.03 - Governador Geraldo alckmin disse que “precisamos de boas notícias”.04 - presidente da assembleia, cauê macris destacou o trabalho de todos os deputa-dos na aprovação da lei.05 - deputado João caramez e adriano santos, secretário de turismo de barretos. ambos lutaram muito. caramez, pelo estado e adriano por sua cidade.

Geraldo alckmin • Governador sanciona a lei que eleva vinte municípios à condição de município de interesse turístico, os mits.

para o turismo. até o final do ano, com aprovação de todos os 140 mits, como prevê a lei, o estado de são paulo vai ter quase um terço dos seus municípios voltados para o setor do turismo.

o turismo no estado paulista mo-vimenta até 56 setores da economia, geram um milhão de empregos diretos e dois milhões indiretos, sem contar que é o único estado da federação com políticas públicas voltadas à atividade turística. isso porque o governo paulis-

ta acredita no turismo como vetor do desenvolvimento social e econômico.

por isso, desenvolve uma política de fomento por meio da destinação de recursos do seu tesouro, através do fundo dadetur (departamento de apoio ao desenvolvimento dos muni-cípios turísticos), para 70 municípios estâncias, modelo que lhe possibilita estar na vanguarda do turismo nacio-nal. Quase 1,2 bilhão de reais foram investidos em 1461 convênios para obras e ações de interesse turístico en-tre 2011 e 2016.

na tarde de 31 de maio, mais de cem prefeitos e vereadores lotaram o hall monumental da assembleia le-gislativa, muitos na expectativa de se tornarem estância.

01 02 03 04

05

JunHo de 2017pÁG 6

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

• economia •

44% dos brasileiros nunca fizeram turismo

como os municípios do brasil podem se valer disso, princi-

palmente os municípios turísticos?todos os munícios ganham com

a cadeia produtiva do turismo ten-do ou não atrativos, hotéis ou equi-pamentos turísticos pois eles podem ser apoio para aqueles que são carac-teristicamente turísticos pois podem ser fornecedores de serviços e pro-dutos para aqueles que viajam pelo brasil, mas os turísticos em especial devem aproveitar e explorar com peço e qualidade compatíveis o seu perfil de atração.

o negócio de turismo acontece nos destinos turísticos, diferen-te dos outros setores que produzem numa cidade e tem que levar/vender

em outras, parte dos recursos gera-dos não ficam no município.

para que todos saibam que cada r$ 100,00 gasto num município, r$ 40,00 viram imediatamente salários e encargos, r$ 30,00 custo das mer-cadorias vendidas (artesanato/ali-mentos/arte/receptivos) e os outros r$ 30,00 dependendo da ganancia de empresários e governos deveriam ser repartidos entre lucro e impostos.

o turismo como grande gerador de mão de obra à baixo custo por

posto de trabalho é o futuro do em-prego e dos empreendedores pois a agricultura está sendo mecanizada e a indústria robotizada só o este setor vai gerar os postos de trabalho e de empreendedores no seu município.

no estado de são paulo em es-pecial o setor de turismo vem rece-bendo apoio governamental que não tinha tido até então o Governador estadista Geraldo alckmin sancio-nou sem vetos , o projeto de lei pec 01/2013 da deputada celia leão que autoriza o turismo do estado de são paulo a se promover fora do estado, pelo brasil e pelo mundo , o projeto do deputado João cara-mez que cria os 140 municípios de interesse turístico que passam a ter como as 70 estancias turísticas recursos para se prepararem e orga-nizar com profissionalismo e gestão transparentes para entrar no mercado do turismo no estado de são paulo.

assim sendo o setor de turismo vem se consolidado no brasil como principal ferramenta de geração de empresas, emprego e renda não po-demos perder esta oportunidade de crise/crie, motive , incentive e crie facilidades a seus munícipes e empresas do setor a investir e traba-

o ministério do turismo acaba de publicar pesquisa que mostra o quanto os brasileiros viajam pelo país.

Acreditem, este país ainda

será uma potência turística’

A cidade que não for boa para os

seus moradores não será

boa para os Turistas’

São Paulo é destino do seu

próprio mercado’

O Poeta precisa cantar

primeiro a sua

aldeia’ virgilio n.s. carvalhoprofessor e consultor em Hotelaria e turismo, diretor da cntur - confede-ração nacional do turismo, presidente do codefat - conselho deliberativo do fundo de amparo ao trabalhador.

lhar pelas oportunidades da sua cida-de , além de todos receber sempre bem aqueles que nos visitam.

• casa prÓpria •

secretaria da Habitação - mais de 70 mil obras

a secretaria de estado da Ha-bitação está investindo atual-

mente r$ 3 bilhões na construção de 74.142 moradias para famílias de baixa renda em todo o estado de são paulo. depois de concluídas, essas unidades vão beneficiar aproximadamente 259 mil pessoas, uma população maior do que cidades de médio porte como ba-rueri, embu das artes e marília.

pela companhia de desenvol-vimento Habitacional e urbano (cdHu), estão em obras 21.221 uni-dades e são mais 52.921 habitações pela agência casa paulista, que via-biliza o programa federal minha casa minha vida no estado de são paulo, por meio de aportes de até r$ 20 mil por moradia a fundo perdido.

além disso, o Governo do estado também atua no setor por meio de par-cerias público-privadas da habitação. atualmente, está em andamento a ppp do centro da capital, que irá construir 3.683 moradias na região, e está aberta a licitação da ppp nova cidade albor, que irá construir 13,1 mil moradias e urbanizar 1,7 milhão de m² de um ter-reno entre Guarulhos, arujá e itaqua-quecetuba.

a produção direta de moradias pela cdHu segue um padrão de qualidade com itens de sustentabilidade, como aquecedor solar para água de chuveiro, medição individualizada de água em residenciais verticais, bacias sanitárias com volume de descarga menor e tor-neiras com arejadores que diminuem o

fluxo de água. todas são medidas es-senciais para a economia de água.

essas diretrizes também incluem pé-direito alto - que permite aproveitar a ventilação e a iluminação natural -, laje em todo o interior, área de servi-ço coberta, telhado com estrutura me-tálica, esquadrias de alumínio ou aço galvanizado com pintura eletrostática, acabamento com piso cerâmico em to-dos os ambientes e azulejo até o teto nas áreas molhadas.

a casa também conta com acessibi-lidade completa, que permite a circula-ção de moradores com deficiência ou mobilidade física temporária ou per-manente por todo o imóvel.

na cdHu, os sorteados têm prazo de até 25 anos para quitar o financia-

mento habitacional. as prestações são subsidiadas pelo Governo do estado e calculadas de acordo com a renda familiar. entre alguns dos critérios para concorrer à habitação social es-tão famílias que devem ser constituí-das por casamento civil, religioso ou união estável, uniões homoafetivas, afetivas, monoparentais, anaparentais e indivíduos que vivem sozinhos des-de que tenham mais de 30 anos. além disso, é necessário ter renda familiar de um a dez salários mínimos, resi-dir ou trabalhar no município há pelo menos cinco anos e não ser proprietá-rio de imóvel.

estão sendo investidos r$ 3 bilhões nas construções que vão beneficiar cerca de 260 mil pessoas.

da redaçã[email protected]

Foto

s: M

arci

o Fo

tos

CD

HU

pÁG 7

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

JunHo de 2017

Hoje são 47

milhões de pessoas com

mais de 50 anos,

em 2045 serão 96 milhões’

e serão 96 milhões em 2045, aproximadamente metade da

população do brasil. acontece que

• cidadania •

desafios do novo cenário demográficoa população brasileira está vivendo mais e envelhecento. Hoje, são 47 milhões de pessoas com mais de 50 anos.

o instituto produz e divulga, em seu portal, conteúdos exclusivos so-bre trabalho, dinheiro, saúde e es-tilo de vida, e conteúdos oriundos de seus parceiros internacionais. o ins-tituto promove também a divulgação desse conhecimento com parcerias com associações de aposentados, clu-bes e instituições. atualmente, esses parceiros levam conteúdo relevante a milhares de pessoas todas as semanas.

como ajudar?

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon• e suas ações diferenciadas.

a causa do instituto é dar ao indivíduo maior de 50 anos todo o protagonismo que ele tem e seguirá tendo nesse século. isso significa promover projetos públicos de valor socioeconômico para todos no segmento e também apresentar caminhos e alternativas concretas para trabalho e requalifi-cação e melhorar a autonomia financeira e qualidade de vida.

as atividade do instituto estão concentradas em três plataformas de ação: trabalho, cidades e conhecimento;

o instituto elaborou, em parceria com pesquisadores da fundação ins-tituto pesquisas econômicas, o proje-to de lei regime especial de traba-lho do aposentado (pl reta). o pl reta visa estimular empresas a con-tratar aposentados com mais de 60 anos, isentando-as das contribuições previdenciárias. visa também tornar atraente o reingresso, ou a permanên-cia por mais tempo, dos aposentados idosos no mercado de trabalho, já que propõe uma carga horária máxima semanal reduzida e uma jornada fle-

xível, dentro de um regime formaliza-do. estudos econométricos estimam que o reta levará ao reingresso de 1,8 milhão de pessoas ao mercado de trabalho, em um prazo de 10 anos.

ainda na temática trabalho, o ins-tituto desenvolve ações de sensibili-zação com empresas sobre a questão da diversidade etária no ambiente de trabalho, a fim de diminuir práticas inadequadas de gestão e de não com-prometer a produtividade.

não menos importante, o instituto ainda oferece gratuitamente serviços

a pessoas com mais de 50 anos, para que estejam mais preparadas para participar ativamente da sociedade, de modo geral, e do mercado de tra-balho, em particular. nesse sentido, identificamos os serviços que trariam mais valor aos membros do instituto e hoje basta acessar nosso site institu-cional e lá oferecemos, sem nenhum custo para os maiores de 50 anos: cursos de requalificação; auxílio re-colocação profissional; assistência informática; e desconto em medica-mentos.

plataforma trabalho

o instituto atua para estimular os gestores públicos a levar em conta a necessidade real dos indivíduos mais velhos na formulação e gestão de po-líticas públicas. para isso, foi criado o Índice de desenvolvimento urbano para longevidade – instituto de lon-gevidade mongeral aegon/fundação Getulio vargas (idl).

o idl consiste em uma metodolo-gia que analisa o grau de preparo dos municípios brasileiros para o enve-lhecimento de suas populações, e é o

primeiro índice do tipo no brasil. ele foi aplicado em 498 municípios bra-sileiros, onde residem 117 milhões de pessoas.

os resultados do idl estão dis-poníveis para toda a sociedade por meio de um site interativo, onde não só os gestores públicos, mas qualquer pessoa interessada na promoção do bem-estar coletivo pode obter infor-mações relevantes. o objetivo nosso é tornar o idl a referência para gerar desenvolvimento urbano focado em

longevidade.É importante salientar que quando

promovemos a qualidade de vida para um determinado segmento como é o caso da população 60+, estamos, ao mesmo tempo, trazendo maior qua-lidade de vida para todos. e hoje, a qualidade de vida nas cidades é consi-derado também fator determinante na decisão de investimento de longo pra-zo. portanto o idl é uma ferramenta útil também pelo ângulo de promotor de desenvolvimento econômico.

plataforma cidades

vale notar que o instituto tam-bém é responsável, no brasil, pela realização e divulgação da pesquisa aegon de preparo para aposentado-ria. este projeto já entrevistou 70 mil pessoas em 15 países desde 2012, produzindo diferentes relatórios com recomendações e resultados a cada nova edição.

por sua atuação, o instituto já é a principal referência na causa da lon-

gevidade e no debate sobre os seus impactos sociais e econômicos no brasil. esse posicionamento inova-dor conta agora com a parceria com a uvesp e seguramente vamos juntos ampliar o alcance da causa e assim assegurar o papel da uvesp como legítimo promotor da qualida-de de vida, cada vez mais longeva, nos 645 municípios do estado de são paulo.

plataforma conhecimento

não ganhamos apenas mais tempo; ganhamos também em qualidade de vida.

assim, a ideia de aposentadoria, como uma fase em que o indivíduo não pode ou não quer mais contribuir ativamente com a sociedade, inclusi-ve por meio do trabalho, foi posta em questão.

vale observar que nem as institui-ções do país, e nem os próprios indi-víduos mais velhos, estão preparados para que essa contribuição ocorra adequadamente. este despreparo em diferentes níveis, faz com que a con-quista da longevidade se torne um risco para o brasil. o atual desafio da previdência social é exemplo disso.

o país tem necessidade de apro-veitar as oportunidades da longevida-de e superar seus desafios.

em busca de uma proposta, foi criado o instituto de longevidade mongeral aegon, uma instituição que quer contribuir para que o brasil e os brasileiros assumam a responsa-bilidade por viver mais e com mais qualidade de vida.

a proposição de valor do instituto faz com que a mongeral aegon es-treite seus laços com a sociedade e se posicione de forma definitiva como um promotor de uma cultura de longo prazo no país.

Henrique noyadiretor executivo do instituto de longevidade mongeral aegon.www.institutomongeralaegon.org

JunHo de 2017pÁG 8

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

• marcHa •

vereadora representa uvesp na marchaavereadora se juntou a repre-

sentantes municipais de todo o país, na XX marcha a brasília em de-fesa dos municípios.

conversou com vários vereado-res de outros estados, oportunidade em que, a pedido de vários, expôs os programas e projetos realizados pela entidade paulista em favor do munici-palismo e do fortalecimento do poder legislativo.

no dia 17 de maio, edeli participou do lançamento do “movimento mulhe-res municipalistas”, criado pela confe-

deração nacional dos municípios, para reverter e melhorar a sub-representação feminina na política nacional.

também integrando a marcha em defesa dos municípios, no dia 18, foi realizado o Xii fórum de vereadores, no qual edeli representou não somen-te a cidade de socorro, mas também a união dos vereadores de são pau-lo, compondo a mesa do seminário. o evento teve como objetivo fortalecer o movimento municipalista e alinhar o trabalho entre o executivo e o legisla-tivo, além de reforçar a importância dos

vereadores para a gestão municipal, e a importância da harmonia.

edeli disse que a diretoria da uvesp iria agendar audiências com o ministé-rio público do estado e com a presidên-cia do tribunal de Justiça do estado, cujo objetivo é extreitar o relaciona-mento entre vereadores e autoridades judiciais, para evitar projetos de leis, declarados inconstitucionais. “isso só paralisa as atividades do legislador.

edeli de almeida, pmb, de socorro, integrante do parlamento regional da bragantina e diretora da uvesp.

da redaçã[email protected]

edeli • a vereadora participou da discussão do movimento da mulher na política e assinou documento com proposta de ação.

representando • edeli mostra o exemplo da uvesp na mesa do painel de vereadores, ao lado do presidente da abracam, rogério rodrigues da silva, e da uvb Gilson conzatti.

palestrante • edeli com o ministro augusto nardes, do tribunal de contas da união, que partici-pou do evento ministrando palestra sobre o tema “controle e Governança”.

têm leis questionadas na Justiça. “pre-sidente prudente – por exemplo – tem registradas 100 leis inconstitucionais apontadas na Justiça”, afirmou o pre-sidente da uvesp.

o procurador Gianpaolo reconhece que há imperfeições a serem corrigidas e que novas reuniões precisam acon-tecer, inclusive com a participação da escola do ministério público.

o presidente da uvesp lembrou que tudo começou com artigo publi-cado pelo Jornal do interior, em feve-reiro de 2015, do então presidente do tribunal de Justiça do estado, José renato nalini que aborda a questão da inconstitucionalidade, mas reconhe-cendo também que há juízes conser-

pÁG 9

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

JunHo de 2017

• leGislativo •

procurador Geral recebe uvesp e parlamentos

“a relação entre os poderes e o ministério público deve ser

respeitosa”, afirmou o procurador Ge-ral, dr. Gianpaolo smanio, ao receber o presidente da uvesp, acompanhado de diretores e representantes dos par-lamentos regionais do vale do rio Grande, da mogiana da bragantina, da região central do estado (araraquara e são carlos) e de itapetininga/botucatu.

a reunião agendada com o dr. José carlos cosenzo, diretor de relações institucionais do ministério público, apresentou pauta para discutir os ca-minhos para evitar o excesso de leis declaradas inconstitucionais nos muni-cípios, o número de assessores nas câ-maras municipais e a participação da

procuradoria em seminários da uvesp, assim como apoio ao projeto da enti-dade que visa o apoio dos municípios ao desenvolvimento de programas de atenção ao idoso.

os vereadores destacaram a impor-tância do encontro no ministério pú-blico. com o judiciário será no dia 27, quando a uvesp será recebida pelo dr. paulo dimas, presidente do tribunal de Justiça do estado.

misiara disse ao procurador Geral que o objetivo da uvesp é provocar diálogo entre autoridades municipais e promotores públicos, antes da apre-sentação de leis presumivelmente in-constitucionais. o anuário da Justiça publicou a relação de municípios que

através de intermediação realizada pela uvesp, dr. Gianpaolo smanio recebe vereadores de todo o estado.

vadores que não consegue enxergar no município, que é uma entidade federa-tiva de acordo com a constituição da república, o perfil da pessoa jurídica de direito público de igual relevância à união, estados-membros e distrito federal (nalini em “o município e a inconstitucionalidade”).

o vereador paulistano caio miran-da, diretor da uvesp, considerou extre-mamente proveitosa a reunião e a re-ceptividade do procurador Geral e do diretor de relações institucionais. Já o presidente da uvesp espera que novos encontros aconteçam para fortalecer essa parceria.

da redaçã[email protected]

uvesp • presidente apresenta pauta da audiência solicitada e pede apoio às câmaras muni-cipais. entre outras coisas: “É preciso que haja um entendimento claro de qual é o número ideal de assessores contratados pelas câmaras”.

José carlos cosenzo • diretor de relações institucionais do ministério público, recebe verea-dores e expõe o papel dos promotores.

• parlamento •

Novos vereadores

em sintonia com a

UVESP’

JunHo de 2017pÁG 10

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

deloro substitui Gaia na mogiana

com excelente trabalho pela re-gião, o ex-vereador de Águas

da prata, luiz alberto teixeira ferreira, Gaia entrega parlamento da mogiana a delloro serafim, presidente da câmara de são sebastião da Grama.

dezoito das vinte e uma cidades da região compareceram em Águas da pra-ta e foram recebidos por fábio campos, presidente da câmara.

os demais membros são fabio cam-pos (Águas da prata), 1º secretário; luiz

cequalini, 2º secretário (caconde); vi-ces: luciano leite talpo, santo antônio do Jardim, Gilson ferreira (tapiratiba); dr. alberto Zogbi, cada branca, cid ri-beiro, divinolândia e luiz da farmácia, aguaí. os novos vereadores, que com-pareceram à reunião, participarão de reuniões, debates e cursos em sintonia com a uvesp.

Há o firme propósito de fazerem a diferença em suas regiões.

os representantes da Gb3 comuni-

a diretoria da uvesp esteve em Águas da prata para a posse da nova diretoria o parlamento da mogiana.

apoio da uvesp • o nova diretoria do parlamento regional da mogiana quer fazer a diferença.

da redaçã[email protected]

18 municípios • vereadores participaram do processo eleitoral do parlamento. os que não participam da diretoria, querem ser atores nas ações pela região.

cação, thiago e Gabriel palestraram so-bre a comunicação digital no legislati-vo e o advogado cristiano vilela falou sobre os desafios do primeiro mandato. o novo presidente, eleito depois de vá-rias composições, disse que sua eleição “é um novo desafio e uma nova conquis-ta para nós, de são sebastião da Grama e de toda a região. lutaremos muito, com apoio da uvesp, para a várias con-quistas que juntos merecemos”, disse o novo presidente.

cristiano vilela • advogado tirou dúvidas e ajudou na interpretação das leis orgânicas a pedido de presidentes de câmaras

João Henrique • assessor do deputado ricardo izar, disse que está à disposição no gabinete do deputado federal para ajudar na conquista de recursos e projetos para os muni-cípios do parlamento.

Gaia • ex-presidente da câmara de Águas da prata e do parlamento, com o presidente da uvesp e o vereador adilson barroso, presidente nacional do pen.

pÁG 11JunHo de 2017

• vale do ribeira •

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

anúncio de projetos em reunião do codivarsamuel moreira, secretário chefe da casa civil faz anúncio de interesse regional a todo o vale do ribeira.

mente com o codivar.samuel moreira anunciou que a

ferrovia cajati /santos com 240 kms., abandonada há 10 anos, será reativa-da pelo Governo do estado, através de medida provisória com o fim de buscar investimento da iniciativa privada.

assim o entreposto em cajati orga-nizará a logística de carga. o secretário anunciou também o restante da duplica-ção da br 116, de 7 kms. até curitiba.

a medalhista campeã olímpica apre-

ampliado pela participação do litoral sul, o codivar – con-

sórcio de desenvolvimento intermuni-cipal do vale do ribeira e litoral sul – reuniu no dia 13 de maio, os prefeitos integrantes do consórcio, em sua 2ª reu-nião ordinária. o evento contou com a participação do secretário chefe da casa civil, samuel moreira, da medalhista olímpica, maria paula da silva (magic paula) e o presidente da uvesp, sebas-tião misiara que anunciou a formação do parlamento regional do vale do ri-beira e litoral sul, que funcionará junta-

da redaçã[email protected]

objetivos • autoridades convidadas para a mesa de abertura do evento cujo tema foi: “inovação a serviço do desenvolvimento”, em itanhaém.

sentou aos municípios – como projeto piloto – no vale, o projeto f5. esse pro-jeto foi desenvolvido pelo instituto que leva seu nome. o objetivo – com adesão dos prefeitos – é promover a atualização profissional de gestores, coordenadores e professores que atuam nas redes públi-cas municipais.

a meta do instituto, que foi criado em 2004 e já impactou mais de 5 mil crian-ças e adolescentes, é fortalecer políticas públicas de acesso ao esporte e atividade física por meio do processo de formação continua. “a proposta é utilizar o esporte

como uma ponte de transformação pes-soal de cada um, despertando a consci-ência cidadã, disciplina, sociabilidade e o respeito com o próximo”, destacou a idealizadora do projeto.

marco aurélio Gomes, prefeito de itanhaém e presidente do codivar, co-memorou o piloto em seu município que foi lançado no dia 8 de maio.

também estiveram presentes os se-guintes representantes municipais: al-vino Guilherme marzeuski (prefeito de tapiraí), dean alves martins (prefeito de sete barras), dinamérico Gonçalves peroni (vice-presidente do codivar e prefeito de itariri), durval adelio de morais (prefeito de eldorado), eleazar muniz Junior (prefeito de pedro de to-ledo), ezigomar pessoa Junior (prefeito de miracatu), frederico dias batista (prefeito de itaóca), Gabriel dos santos oliveira rosa (prefeito de cananéia), Gilson wagner fantin (presidente do conselho intermunicipal de saúde do vale do ribeira – consaÚde e pre-feito de registro), Janete sarti do ama-ral (prefeita de barra do chapéu), Jefer-son luiz martins (prefeito de barra do turvo), João batista de almeida césar (prefeito de itapirapuã paulista), lean-dro volpini (vice-prefeito de Jacupiran-ga), luciano polaczek neto (prefeito de apiaí), luiz mauricio passos de carva-lho pereira (prefeito de peruíbe), ney pontes (vice-prefeito de cajati) e wilson almeida lima (prefeito de iguape).

magic paula

prestigiando • dezoito prefeitos compareceram à reunião do codivar em itanhaém. secretário • samuel moreira, ladeado por magic paula e o prefeito marco aurélio.

magic paula • votando no top destinos turísticos, com aristides cury, diretor de turismo da associação dos dirigentes de vendas e marketing do brasil – advb

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

JunHo de 2017pÁG 12

• HomenaGens •

para todos nós brasileiros, particu-larmente pelas relações históricas. o woca é um prêmio concedido anual-mente a uma empresa que se destaca no fortalecimento das relações empre-sariais, afirmou o presidente turbian. destacou, por outro lado, que a home-nagem a uvesp simboliza o respeito e o reconhecimento de uma entidade que fortalece o municipalismo, “que por condensação é a própria nação brasileira”.

a uvesp comemora em 2017, 40 anos e reúne os vereadores do esta-do de são paulo. para o presidente sebastião misiara, essa segunda ho-menagem internacional que a uvesp recebe é motivo de incentivo para que o trabalho da nossa diretoria seja cada vez mais compromissado com o mu-nicípio forte”. a primeira homenagem que a entidade recebeu internacional-mente foi nos estados unidos, pelo departamento de estado, em junho de 2003. representa a entidade, nessa oportunidade, a jornalista silvia melo, diretora de comunicação que coman-da uma das mais completas redes de inter-relacionamento com os agentes públicos paulistas.

presidente do conselho curador da instituição José de podestá diz que o importante diferencial dos eventos woca continua na combinação de convivência e relacionamento descon-traído com oportunidades de negócios.

milton luiz de melo santos, pre-sidente do fórum econômico bra-

cônsul português recebe delegação do woca

para enriquecer ainda mais o projeto do Gcsm – Global

council of sales and marketing, com o projeto woca – world company award – o cônsul Geral de portugal, paulo lopes lourenço recebeu a dele-gação de brasileiros que irá a portugal na versão 2017 do projeto, para par-ticipar do “fórum econômico brasil-portugal”.

o cônsul, profundo conhecedor desse projeto e incentivador do mes-mo, reafirma que “brasil portugal tem um oceano atlântico de oportuni-dades, cujo tema, no fórum, será de-senvolvido pelo secretário de interna-cionalização de portugal, Jorge costa oliveira.

“portugal é um país muito especial

paulo lopes lourenço recebeu a delegação da Gcsm, “lisboa com seus encantos os espera”.

É um estadista que,

de vereador a governador

sempre honrou a ética, o

civismo e o respeito às

pessoas’agostinhoturbian • presiden-te o woca, confessando-se honrado em homenagear o governador Geraldo alckmin.

sil-portugal afirma que as palestras certamente irão agradar sobremaneira os participantes, “porque são temas atuais”.

toda a organização, perfeita em todos os itens, foi liderada pela dire-tora Geral do evento, adriana salles. com sua altivez e responsabilidade, notadamente na convivência com os convidados, dá um toque especial a esse evento, que já aconteceu em st. moritz, na suíça e moscou, na rús-sia. “como nosso objetivo é o estreito convívio entre os membros da comiti-

va, escolhemos com extremo cuidado os locais, e portugal pelos laços e pelas oportunidades de investimentos, a ter-ra de fernando pessoa foi a indicada para esse ano”, diz adriana salles.

o governador Geraldo alckmin, homenageado como “personalidade pública da década”, impossibilitado de comparecer pela agenda governa-mental, gravou mensagem que será exibida na abertura do evento.

da redaçã[email protected]

acessibilidade • com o presidente da uvesp e com o presidente da desenvolve sp e do fórum econômico brasil portugal, milton luiz de melo santos, o prefeito andré bozola, de socorro, cidade modelo no turismo acessível, será homenageado em lisboa e vai mostrar a importância da acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência.

destaque • O casal Adriana Salles e Agostinho Turbian recebendo com honras a todos os homenageados pelo Woca. Turbian destacou o grande trabalho da Uvesp em favor da autonomia dos municípios.

destaque • Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lourenço, a jornalista Silvia Melo, diretora da Uvesp e o Secretário da Educação do Estado, José Renato Nalini, “considerado amigo de Portugal”.

pÁG 13

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

JunHo de 2017

• HomenaGens •

alguns dos homenageados no woca

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

JunHo de 2017pÁG 14

Atraindo gigantes do

agronegócio, interessadas em

instalar representa-

ções, agências de negócios ou

laboratórios de busca de novas

soluções tecnológicas’

Juliana francoJornalista

empresas de tecnologia em etapa inicial - voltadas ao desenvolvimento do agronegócio no estado de são paulo e 18,6% do país. com 14 inicia-tivas diferentes, a cidade soma um número maior de startups no segmento do que estados como minas Gerais e paraná.

os números foram obtidos pelo 1º censo agtech de startups, realiza-do pela aceleradora agtech Garage e esalq-tec, incubadora tecnológica da escola superior de agricultura luiz de Queiroz da universidade de são paulo (esalq - usp).

Startups• piracicaba concentra 38% das startups.

• tecnoloGia •

piracicaba é sede de usina de inovação

local se transformou em um ambiente corporativo. cha-

mada de usina de inovação monte alegre, o projeto contou com inves-timento superior a r$ 75 milhões.

instalada em uma área de 427 metros quadrados, foi oficialmente inaugurada em fevereiro e é uma ini-ciativa do empresário wilson Gui-dotti Júnior. a ideia conta com apoio de investidores.

“a usina de inovação é o início da criação de um grande celeiro de pesquisa e desenvolvimento de no-

vas tecnologias, gerando empregos e, o mais importante, sem agredir o meio ambiente”, afirma o prefeito de piracicaba, barjas negri (psdb). “É assim que vejo a implantação do projeto, lançado nos últimos dias de 2016”, acrescenta.

ainda de acordo com o adminis-trador municipal, o poder público entende que a criação da iniciativa privada faz parte da estratégia de uma cidade como piracicaba, “que ambiciona se tornar protagonista em diferentes segmentos. visa não ape-

nas o desenvolvimento da indústria local, mas também à obtenção de frutos vindos de produtos inovado-res”.

de acordo com o membro do conselho executivo da usina de inovação monte alegre, philip Yang, a ideia é um projeto futurista. “vivemos um momento importante nos processos de arquitetura e urba-nismo, em sintonia com uma tendên-cia de aproveitar espaços em desuso para abrigar práticas inovadoras”, revela.

além das áreas multiusos, na qual abriga pesquisas e desenvolvimento de tecnologias, a usina conta ain-da com espaço para eventos, feiras, shows e lançamentos de produtos. no futuro, o projeto deve abrigar um hotel e um centro de convenções.

para isto, o complexo, que está sob a tutela do estado e do municí-pio via conselho de defesa do pa-trimônio Histórico, arqueológico, artístico e turístico (condephaat) e conselho de defesa do patrimônio cultural (codepac), respectivamen-te, será totalmente restaurado.

na opinião do empresário wil-son Guidotti Júnior, um dos diferen-ciais deste novo empreendimento é o dna para atrair os gigantes do agronegócio, interessadas em ins-talar suas representações, agências de negócios ou laboratórios de ino-vações em busca de novas soluções tecnológicas.

“Graças ao empresário respon-sável, a cidade que já tem aptidão e disposição para identificar oportu-nidades, nos mais variados setores, terá seu viés empreendedor amplia-do com a vinda da usina de inova-ção, que surge como uma proposta de complementariedade às linhas de empreendedorismo que temos no município”, afirma barjas negri, que complementa: “espero que durante esse governo eu possa valorizar o momento que, na minha opinião, é mais um grande passo que piracica-ba dá no sentido de ser uma cidade ainda melhor para todos”, diz barjas negri.

antiga usina de açúcar desativada, em um espaço de patrimônio cultural e arquitetônico, se volta ao agronegócio.

infraestrutura

como um grande celeiro High-tech, o complexo foi concebido para atender, em um único local, um profissional que busca uma coworking ou que venha participar de um congresso, bem como organizadores de eventos.

Celeiro High-tech• infraestrutura e suporte.

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

fiocruz

Foto

: Gilb

erto

Mar

ques

• educação •

fiocruz na usp de ribeirão preto

isto porque no dia 22 de maio, foi assinado pelo governador

Geraldo alckmin (psdb) decreto que cria um grupo para estudar a implantação do núcleo no municí-pio.

a assinatura ocorreu no palácio dos bandeirantes, em são paulo (sp), e contou com a participação do presidente da câmara de ribeirão preto, rodrigo simões (pdt) e do prefeito duarte nogueira (psdb).

a iniciativa possível por meio de acordo entre cooperação técnico-científica assinado 16 anos depois das negociações entre as duas ins-tituições. o investimento previsto é de r$ 60 milhões, com aportes das

entidades, da prefeitura, do estado e da fundação de amparo à pesqui-sa do estado de são paulo (fapesp).

“a usp de ribeirão preto tem uma tradição muito importante em ciência e tecnologia em saúde, por isto resolvemos juntar essas duas unidades para que se possa ainda mais fazer ciência em saúde para a população brasileira”, afirma o co-ordenador da plataforma e pesqui-sador da fiocruz, rodrigo stabile.

“essas parcerias serão muito bem-vindas. o parque tecnológi-co de ribeirão preto possui muitas empresas de biotecnologia. por isso ribeirão preto foi escolhida para esse projeto”, acrescenta.

a fundação oswaldo cruz (fiocruz) pode ser instalada dentro do supera parque, parque tecnológico da usp.

pÁG 15JunHo de 2017

• CDHU 520.355 MORADIAS ENTREGUES • CASA PAULISTA 66.893 MORADIAS ENTREGUES• PPP 126 MORADIAS ENTREGUES

O Governo do Estado São Paulo, por meio da Secretaria da Habitação, CDHU e Parcerias Público-Privadas, já entregou mais de 700 mil moradias para quem mais precisa. Com trabalho e inovação, realizamos sonhos para a população que mais precisa.

QUASE 3 MILHÕES DE PAULISTAS ESTÃO COM A CHAVE DE UMA

VIDA MELHOR EM MÃOS.

Juliana francoJornalista

Supera Parque• do sistema paulista de parques tecnológicos

o supera parque faz parte do sistema paulista de parques tecnológi-cos (sptec) e tem como principal vocação a área da saúde. reúne em um mesmo local a usp e outras instituições de ensino empresas incubadas e técnicos especializados nos segmentos de equipamentos médico-hospitala-res, biotecnologia, fármacos, cosméticos, bioenergia e tecnologias da infor-mação e comunicação (tic).

o espaço surgiu do convênio entre a usp, prefeitura de ribeirão preto e sdecti. o governo do estado investiu mais de r$ 11 milhões na iniciativa.

com uma área de aproximadamente 378 mil metros quadrados, cerca de 150 mil metros quadrados destinados à instalação de empresas, o supera parque está dividido em três fases de implantação. a fase i, em atividade, conta com a incubadora de empresas e o centro de negócios, que possuem cerca de 50 negócios instalados, além dos serviços prestados pelo centro de tecnologia.

a fase ii, em desenvolvimento, prevê a urbanização dos 150 mil metros quadrados, que deverá instalar o centro de p&d. a fase iii abrigará a ace-leradora de empresas e o núcleo administrativo do parque.

voltado à pesquisa, desenvolvi-mento tecnológico e inovação em saúde, a fiocruz é vinculada ao mi-nistério da saúde e representa uma das mais destacadas instituições de ciência e tecnologia em saúde da américa latina. É responsável pela execução de mais de mil projetos de pesquisa e desenvolvimento tecno-lógico, que produzem conhecimen-tos para o controle de doenças como aids, malária, chagas, tuberculose, hanseníase, sarampo, rubéola, esquis-tossomose, meningites e hepatites, além de outros temas ligados à saúde coletiva.

a nova unidade deve fabricar kit diagnóstico point of care, que forne-ce resultados rápidos para diversas

doenças, com ênfase em zika vírus e chikungunya.

o grupo de trabalho será coordena-do pela secretaria de desenvolvimen-to econômico, ciência, tecnologia e inovação e contará com a participa-ção de representantes da secretaria da fazenda, desenvolve sp, fiocruz e prefeitura de ribeirão preto. entre as principais atribuições da comissão estão: a proposta da metodologia de estudo para implantação da unidade da fiocruz, a elaboração de relatórios mensais dos trabalhos desenvolvidos e o encaminhamento de parecer final com as proposições definidas pelos participantes. a conclusão dos estu-dos deve ser apresentada após 90 dias da data de instalação das atividades.

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

JunHo de 2017pÁG 16

...e com o CRECISP,

que é uma instituição de

grande credibilidade’

a saída • À esq., carlos alberto fachini, ricardo pereira Júnior, José augusto viana neto, paulo dimas de bellis mascaretti, José carlos ferreira alves, tiago augusto bressan buossi e fernando figueiredo bartoletti.

• crecisp •

tJsp inaugura unidade na sede do crecisp

foi dessa maneira que o presiden-te do tribunal de Justiça de são

paulo, desembargador paulo dimas de bellis mascaretti, celebrou a instalação de um centro Judiciário de solução de conflitos e cidadania (cejusc), nas de-pendências do conselho.

a solenidade de inauguração acon-teceu no dia 17 de maio, na sede do crecisp, e foi prestigiada por desem-bargadores, presidentes de conselhos de fiscalização, conselheiros, advogados e, especialmente, corretores de imóveis, que têm demonstrado grande interesse em atuarem como conciliadores.

a mesa foi composta pelo represen-tante máximo do tJsp, pelo presiden-te do crecisp, José augusto viana neto; pelo desembargador José carlos ferreira alves, coordenador do núcleo permanente de métodos consensuais de solução de conflitos do tJsp; o juiz ricardo pereira Júnior, coordenador do centro Judiciário de solução de con-flitos e cidadania central; o defensor público tiago augusto bressan buossi; o juiz fernando figueiredo bartoletti, chefe do Gabinete civil da presidência

do tJsp; e pelo presidente da cdHu, carlos alberto fachini, que representou o secretário de estado da Habitação.

um dos principais problemas que a Justiça enfrenta diz respeito à morosida-de e à grande quantidade de processos que são instaurados anualmente. o país conta com cerca de 100 milhões de ações em tramitação e em são paulo o número já chega aos 27 milhões. por conta desse cenário, tornou-se imprescindível que se buscassem novas formas de trabalho com vistas a evitar litígios e processos que se estendessem por muitos anos. assim surgiram métodos alternativos para a solução de conflitos que atendem a vontade das partes envolvidas e que vão além das decisões judiciais.

ao optar pela conciliação como for-ma de ampliar o acesso do cidadão à jus-tiça, o tJsp achou por bem estabelecer, então, os ceJuscs com o objetivo de disseminar uma cultura de paz, dando maior celeridade à resolução de proble-mas.

segundo ricardo pereira Júnior, a instalação de um centro no crecisp é mais uma semeadura de um novo foco de conciliação que vai atender às principais demandas da sociedade, em especial as relacionadas ao mercado imobiliário. “a política pública é a de acolher entidade setoriais que possam, efetivamente, receber reclamações e re-solvê-las administrativamente, antes que haja a sua judicialização perante o poder Judiciário”.

o desembargador José carlos fer-

“estamos satisfeitos com essa parceria muito exitosa, com profissionais extremamente respeitados pela sociedade...

reira alves comentou sobre os ótimos resultados já obtidos com a implantação dos ceJuscs. “em todos os lugares onde há centros para a solução de con-flitos, o declínio das ações propostas é altamente significante. e para nós, do poder Judiciário, isso representa uma satisfação, ao vermos o jurisdicionado resolvendo seus problemas. a falta de uma judicialização representa a certeza de que o problema foi resolvido”.

o presidente do crecisp demons-trou grande satisfação com a inaugu-ração do posto avançado do tribunal, afirmando que essa é a realização de um sonho antigo e que vai ao encontro do próprio papel que o corretor assume no exercício de sua atividade. “o corretor de imóveis é um conciliador nato, por-que atende duas partes que têm interes-

José augusto viana netopresidente do crecisp

ses antagônicos e o profissional fica no meio, como anteparo, sem pender para nenhum lado específico da negociação”.

o presidente do tJsp reiterou a im-portância da parceria entre as entidades e disse estar ciente de que ela renderá os melhores frutos à sociedade. “esta é uma reunião de pessoas comprometidas com uma política pública importante e com a cidadania. Quando implantamos essa política de maior acesso à cidada-nia, temos a certeza de que estamos fa-zendo justiça. temos a missão de pro-mover a paz social e isso também pode ser promovido quando fomentamos o diálogo entre as pessoas. esse é o princi-pal objetivo dos ceJuscs”.

• economia •

comissão de atividades econômicas da alesptendo ainda como vice-presiden-

te a deputada ana do carmo (pt). este é o quarto mandato conse-cutivo do deputado do pmdb na presi-dência da comissão, que delibera sobre assuntos referentes ao comércio, indús-tria, turismo e agricultura.

o agronegócio é um dos assuntos mais importantes para audiências pú-blicas, posto que ele é o responsável

pela integração de diversos setores da economia brasileira, sustentando a eco-nomia do país, representando 48% das exportações brasileiras. somente em 2016, todos os segmentos do agronegó-cio atingiram o total de u$86 bilhões, conforme dados da confederação na-cional da agricultura.

o deputado itamar borges acredita que esse é também o ano do turismo ru-

ral, que está se desenvolvendo com ra-pidez, principalmente no estado de são paulo. para reforçar essa afirmação, a organização mundial do turismo con-sidera que o agroturismo é e será um dos segmentos que mais crescerá nos próximos anos. o professor virgilio carvalho considera que mais de 4% dos turistas mundiais já orientam suas viagens para esses destinos com cresci-

mento médio de 6% ao ano. “o viajan-te-turista moderno busca experiências e o turismo rural faz com que ele não seja apenas um mero expectador e sim um protagonista que vivencia a cultura, o folclore e o dia a dia do local”, diz virgilio.

uma das mais importantes comissões da assembleia, a de atividades econômicas, reelegeu o deputado itamar borges.

da redaçã[email protected]

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

pÁG 17JunHo de 2017

são José dos campos • mesa solene da abertura no ciclo de debates promovido pelo tribunal de contas do estado na 21ª versão.

“É preciso transparência na administração”É o que afirma o presidente do tribunal de contas do estado de são paulo em evento em são José dos campos.

mais uma vez representantes de prefeituras mostraram-se

preocupados com a fiscalização do tce e querem usar os recursos públi-cos com mais eficiência.

com três horas de duração, entre abertura e palestras técnicas, o tribu-nal de contas do estado realizou mais um seminário da série “ciclo de de-bates”, em são José dos campos, no último dia 25.

“o aparato para a realização desses eventos é dispendioso para o tribunal de contas, mas queremos fazer o papel do “cão guia” e não do “cão caçador”. mas precisamos do empenho de todos e da vontade de participar e ouvir as mensagens do tce”, afirmou o presi-dente sidney beraldo

durante o evento, foram debatidos quatro pontos, com apresentações de técnicos do tribunal de contas. os temas abordados foram planejamen-to, transparência, controle interno e terceiro setor, que, desde 1° de janei-ro, passou a ser regrado por uma nova legislação, a lei federal 13.019/2017.

o presidente disse, também, que o objetivo dos debates é oferecer orien-tação, prevenção e qualificação. “por isso trouxemos os melhores técnicos que são especializados em cada área apontada”, disse o presidente, cujo propósito foi reafirmado pelo diretor sérgio rossi. “nossa equipe está à dis-posição para ajudar a resolver proble-mas”, conferiu o presidente.

o ciclo de debates com agentes políticos e dirigentes municipais reu-niu prefeitos e representantes de 48 municípios que são fiscalizados pelas estruturas do tce de são José dos campos e Guaratinguetá. Juntos, estes municípios reúnem uma população de mais de 3 milhões de pessoas e um or-çamento conjunto de r$ 9,5 bilhões.

o presidente explicou que os pon-tos do ciclo de debates foram escolhi-dos a partir de análise das questões que mais trazem problemas na análise das contas dos municípios.

“estes pontos não foram escolhi-dos por acaso. temos uma avaliação

das aprovações das contas, da nova legislação que regra o terceiro setor e nossos indicadores de efetividade”, explicou.

beraldo lembrou ainda que o tce vem trabalhando com um conceito de efetividade na fiscalização sobre a utili-zação dos recursos públicos, inclusive com a fiscalização concomitantemen-te, que acompanha os procedimentos dos municípios durante o exercício.

segundo a retórica dos técnicos e da direção da corte o objetivo é traba-lhar de forma integrada, ampliar a fis-calização, mas antes e acima de tudo ajudar os municípios a “não errar”.

• debates •

da redaçã[email protected]

ciclo de debates

prefeito felício ramuth • agradeceu ao tribunal de contas por escolher a cidade para a realização do evento.

Juvenil silvério • presidente da câmara, cumprimentou autoridades e vereadores, destacando a importância do que oferece o tribunal de contas.

prefeitos • felipe augusto, de são sebastião e frederico Guidoni, campos do Jordão, da nova geração, elogiaram a qualidade do seminário.

menos da metade • representantes dos 48 municípios convidados, sendo que apenas vinte prefeitos registraram presença.

ana lúcia • prefeita de são luiz de paraitinga, foi citada na fala do procurador geral do mi-nistério público de contas, rafael neubern demarchi costa, pois apresentou contentamento por ser sorteada para ser fiscalizada pelo tce. na foto com ele e o presidente beraldo.

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

pÁG 18

A DIFERENÇAeles trabalham inovando e fazendo a diferença

sorocaba • câmara de sorocaba inaugura escola do legislativo – por iniciativa do presidente da câmara de sorocaba,

rodrigo manga (dem), foi inaugurado no dia 19 de maio, a “escola do legislativo”. criada pela resolução nº 442, de 12 de

janeiro de 2017, de autoria da mesa diretora da casa, o objetivo é fortalecer a cidadania e promover na sociedade uma melhor

compreensão do papel do poder legislativo.

texto permite o agen-damento telefônico de consultas médicas para pacientes ido-sos, com deficiência, gestantes, lactantes e mães com criança de colo previamente ca-dastrados nas unida-des básicas de saúde

da cidade.de acordo com o autor, o objetivo

é facilitar o agendamento de consultas às pessoas que possuem dificuldades de mobilidade para se dirigirem às uni-dades de saúde.

os vereadores da câmara mu-nicipal de americana aprova-

ram, por unanimidade, em primeira discussão, durante a sessão ordinária realizada no dia 18 de maio, o pro-jeto de lei nº 26/2017, de autoria do vereador thiago brochi (psdb). o

AMERICANA

agendamento telefônico de consultasaprovado o agendamento para consultas médicas.

gratuidade da tarifa do transporte coletivo para idosos com idades entre 60 e 64 anos.

nos próximos 60 dias, a lei será regula-mentada para que, ini-cialmente, sejam con-templadas apenas os idosos com renda de até dois salários mínimos. o critério socioeconô-

mico, que será monitorado pela secre-taria do bem-estar social (sebes), será adotado, contudo, somente para os no-vos beneficiários da gratuidade.

no dia 15 de maio, o prefeito de bauru, clodoaldo Gazzetta

(psd), reuniu-se com os vereadores da cidade, na sala da presidência, onde assinou a sanção da lei que amplia a

BAURU

lei amplia passe do idosolei torna gratuita a tarifa para idosos entre 60 e 64 anos.

Foto

: Ped

ro R

omua

ldo

de parceria para elaborar, mensalmente, relatórios sobre ocorrências relacio-nadas ao consumo e tráfico de drogas próximo as es-colas. o documento deve conter também agressões de alunos e funcionários, vandalismo, depredação, danos ao patrimônio públi-co, entre outros assuntos.

os dados devem ser analisados por uma comissão, com o intuito de otimizar a segurança interna e externa das instituições de ensino da cidade.

o vereador de botucatu, paulo renato (pmdb), solicitou as

secretarias municipais de segurança e educação, assim como para o diri-gente regional de ensino, a realização

BOTUCATU

pedidos por segurança na escolaparceria entre a segurança e a educação é solicitada.

aprovada em regime de urgência, visa aumentar a receita de arrecadação com o ipva, que é desproporcionalmente baixa se comparado a outros municí-pios com as mesmas características.

os vereadores de Hortolândia aprovaram, no dia 2 de maio,

a implantação de campanha que incen-tiva munícipes a transferirem seus veí-culos com placas de outra cidade para Hortolândia. a proposta do executivo,

HORTOLâNDIA

transferências de veículos da cidadevisando aumentar a receita de arrecadação com o ipva.

vidências da prefeitu-ra em relação ao con-serto de equipamentos públicos da área de lazer do Jardim cle-dirna, na região da vila nossa senhora de fátima.

na ocasião, onda mostrou fotos de vá-rios equipamentos danificados – traves de futebol, cesta de

basquete, bebedouro, holofotes, me-sas e bancos de concreto. outro ponto ressaltado pelo parlamentar foi fiação elétrica exposta.

durante a sessão ordinária da câmara municipal de são

João da boa vista, realizada no dia 15 de maio, o vereador rui nova onda (ptb) utilizou a tribuna e cobrou pro-

SãO JOãO DA BOA VISTA

melhorias em equipamentos de lazerequipamentos danificados despertam preocupação.

no salão nobre da câmara municipal, debateu melhorias na saúde pública da cida-de e colocou os vere-adores a par dos prin-cipais problemas do setor. entre os tópicos discutidos estava a de-manda excessiva do pronto-socorro, que atende muitos casos

que poderiam ser resolvidos nas uni-dades básicas de saúde. a segunda reunião da comissão

parlamentar de saúde de artur nogueira, realizada no dia 12 de maio,

ARTHUR NOGUEIRA

melhorias para a saúde públicavereadores discutem a saúde em busca de soluções.

exuberante vegetação da mata atlânti-ca, além de abranger uma das provín-cias espeleológicas mais importantes do brasil, com mais de 300 cavernas cadastradas pela sociedade brasileira de espeleologia.

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

ideias e atitudes que transformam o mundo.SUSTENTABILIDADE

pÁG 19

piracicaba • o consórcio intermunicipal das bacias dos rios piraci-caba, capivari e Jundiaí fazem parceria com a ong, sos mata atlântica para formalizar a “frente parlamentar ambientalista dos vereadores”.

parque completou 59 anosde conservação das belezas naturais do alto ribeira.

PETAR

o parque estadual turístico do alto ribeira (petar) comple-

tou 59 anos de criação no dia 19 de maio. situado entre os municípios de iporanga e apiaí, é um dos mais anti-gos parques do estado de são paulo.

possui sua área coberta pela densa e

a secretaria munici-pal de agricultura

de cachoeira paulista rea-liza o trabalho de recupe-ração e manutenção das estradas rurais do muni-cípio. diariamente, essas vias são utilizadas para o transporte de produtos agrícolas, produção de lei-te e transporte escolar.

manutenção de estradas ruraispara o transporte de produtos agrícolas e alunos.

CACHOEIRA PAULISTA

o ciclo 2017, que vive uma nova fase.as palestras destacaram os temas:

esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade susten-tável, Gestão das Águas, Qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

sediando encontro do pmvaprograma município verdeazul em fernandópolis.

FERNANDóPOLIS

fernandópolis sediou, no dia 11 de maio, mais um encontro

promovido pela coordenação do pro-grama município verdeazul (pmva) com os articuladores participantes da iniciativa. dessa vez, 77 municípios das regiões de araçatuba e são José do rio preto marcaram presença. o obje-tivo da ação é sanar as dúvidas sobre

do mesmo mês. na ocasião, os participantes trocaram desde livros, cds, dvds, discos, brinquedos, obras de arte e artesanatos, até plan-tas, objetos decorativos, material escolar, roupas e sapatos.

na feira, o dinheiro não foi usado. os participantes apenas trocaram o que não usam por algo útil. a ideia é

incentivar a economia solidária e sus-tentável, substituindo a acumulação pela cooperação.

feira de trocas no parquelivros, cds, dvds, discos, brinquedos, artes, plantas...

CAMPOS DO JORDãO

o parque estadual campos do Jordão realizou, no dia 29 de

abril, a ii feira de trocas em homena-gem ao dia da terra, celebrado em 22

(pdrs). serão considera-dos aspectos ecológicos, edáficos, econômicos e so-ciais dos projetos.

ao todo, foram coloca-dos 21 sistemas em cerca de 600 hectares. os safs estão principalmente em assentamentos rurais, lo-calizados em todo o estado de são paulo. a iniciativa tem como objetivo apoiar a

administração pública estadual no de-senvolvimento de estratégias e ações relacionadas ao monitoramento de curto, médio e longo prazo de sistemas agroflorestais.

sistemas terão monitoramentoconsiderando os aspectos ecológicos, de solo e sociais.

AGROFLORESTAIS

os parceiros que compõe o painel agroflorestal iniciam,

em maio, a análise dos dados de seis sistemas agroflorestais (safs) im-plantados no âmbito do programa de desenvolvimento rural sustentável

a consórcio dos rios piracicaba, capivari e Jundiaí, convida aos membros do seu

conselho fiscal, representado pelas câmaras dos municípios consorciados, a participar em parceria com a ong, sos mata atlântica, da formaliza-ção do “estatuto da frente parlamentar ambien-talista dos vereadores”, a entidade com mais de 25 anos de experiência no congresso nacional, com a frente parlamentar ambientalista, têm a expectativa de unir também os vereadores com as questões ambientais, trocando experiências e pro-jetos de leis, apoiando as comissões temáticas e trabalhos regionais.

consórcio pcJ conclama vereadoresmembros dos conselho fiscal são convidados.

PIRACICABA

pessoas conscientes são mais que célebres.CIDADE&CIDAD Oã

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

pÁG 20

barra bonita • faz bonito, comemo- rando o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes.

dade e de piracicaba, foi discutido a importância da requalificação profissional da Guarda civil munici-pal. o encontro ocorreu em abril.

isto porque a equipe de instrutores de piracicaba é especializada na realização de treinamentos policiais para Guardas. na ocasião,

a prefeitura de aguaí demonstrou in-teresse em aderir a iniciativa.

AGUAí

requalificação profissional de Gmsinteresse pelo treinamento de Guardas municipais.

em reunião realizada no paço municipal de aguaí, entre re-

presentantes das administrações da ci-

no dia 12 de maio, foi inaugurada a base

comunitária de segurança distrital em domélia, em agudos. o espaço fica a car-go do soldado da polícia mi-litar, felipe ferreira, que vive no local. a iniciativa contou com a participação de repre-sentantes políticos, da socie-dade civil e da pm.

AGUDOS

base comunitária de segurançao distrito de domélia conta com a benfeitoria.

na licitação.os recursos eram de r$

4,2 milhões. a empresa vencedora da licitação apre-sentou valor de r$ 3,176 milhões, pouco mais de r$ 20 reais o metro quadrado. este não foi o único servi-ço que gerou economia aos cofres públicos da cidade. as obras de pavimentação asfáltica da vila seixas, por

exemplo, custaram r$ 300 mil a me-nos, segundo o secretário municipal de infraestrutura e obras públicas, pedro luiz pegoraro.

RIBEIRãO PRETO

cidade universitária é recapeadae licitação economizou mais de r$ 1 milhão.

a prefeitura de ribeirão preto en-tregou, no dia 19 de maio, o re-

capeamento da avenida lucas noguei-ra Garcez, na cidade universitária. a obra economizou mais de r$1 milhão

forme do taekwondis-ta) às crianças parti-cipantes do projeto “taekwondo: educa-ção e progresso”.

“a proposta do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar

e convocar toda a sociedade a parti-cipar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, comentou a assistente social Josinei-de calandin.

BARRA BONITA

combate ao abuso de menoresmobilizar, sensibilizar, informar e convocar ações.

em barra bonita, o dia nacio-nal de combate ao abuso e à

exploração sexual de crianças e ado-lescentes, celebrado no dia 18 de maio, foi marcado por um evento especial. na ocasião, houve a entrega de dobok (uni-

no dia 16 de maio, chegou à casa de anhembi um novo

trator, conquistado pela atual admi-nistração. o veículo fica a serviço da casa da agricultura para que assim, possa atender as demandas na zona rural. a necessidade foi apresenta-da pelo diretor de meio ambiente e agricultura, raul silva.

ANHEMBI

agricultura ganha novo trator“vamos permanecer semeando o bem...”

o departamento de tráfego e trans-

porte de bebedouro reali-zou, na segunda quinzena de maio, a pintura de sinali-zação de solo para garantir a segurança e organização da cidade. os serviços be-neficiam a avenida sérgio sessa stamato.

BEBEDOURO

pintura de solo na sergio stamatomais segurança e organização na cidade.

a secretaria de obras de ada-mantina reconstruiu sete pon-

tes rurais nos primeiros cinco meses de 2017. foram beneficiadas as pon-tes da estrada do cobori, da estrada seis (em frente ao colégio e que es-

ADAMANTINA

sete pontes rurais são reconstruídaspara atender a um público de mais de 10 mil moradores.

tava interditada havia três anos), da estrada boa vista, do córrego ri-beirão do pavão, do córrego cana verde, do córrego tucuruvi e do córrego do Japi.

tupã • saúde pede atenção da população quanto aos riscos de prolifera-ção do aedes aegypti. a secretaria de saúde de tupã, alerta

a população para a eliminação de criadouros e os riscos de aumento da proliferação do mosquito aedes aegypti, trans-

missor da dengue, chikungunya e zika vírus.

SA DEpriorizar necessidades básicas é o melhor caminho.

Ú

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

pÁG 21

VARGEM GRANDE DO SUL

campanha para o Hospital regionalnovo acordo com o Hospital universitário (Hu).

a convite da coordenadora do consórcio de desenvolvimen-

to da região e Governo de são João da boa vista (conderg), rita de cássia teixeira Zanata, aconteceu no dia 8 de maio, reunião entre as presidentes de fundo sociais e primeiras damas das cidades que fazem parte do consórcio.

na oportunidade, rita expôs a situação do órgão que é res-ponsável pela admi-nistração do Hospital regional, samu e o ame de casa branca. diversas ideias foram discutidas e estão sen-do estudadas para aju-dar o conderg.

a primeira delas é criar uma cam-panha de divulgação do trabalho feito para conscientizar toda a região da im-portância e da necessidade do Hospi-tal, além de organizar um dia para ar-recadação simultânea em toda a região em prol do mesmo.

AMPARO

equipamentos e veículo para o postopara a unidade de atenção básica do pantaleão.

com recursos de emenda parla-mentar, a prefeitura de ampa-

ro vai equipar a unidade de atenção básica do bairro do pantaleão, além de possibilitar a visita aos usuários do sistema Único de saúde (sus) nas fa-zendas mais distantes.

no dia 18 de maio, foi entregue as chaves do novo veículo que dará su-porte ao trabalho da pasta. os recursos para a compra do carro e de equipa-mentos para a saúde de amparo tota-lizam r$ 389.960,00.

BORBOREMA

prevenção da saúde bucal“sorria são paulo” e “brasil sorridente” credenciados.

a secretaria da saúde de borbore-ma, por meio da coordenadoria

de saúde bucal, realizou nos dias 12 e 13 de maio, a campanha de prevenção de saú-de bucal. a iniciativa orientou e aconselhou a população sobre a prevenção do câncer bucal.

para o prefeito virgilio do amaral filho, a saúde bucal do município merece atenção e apoio, e a equipe que vem desenvolvendo os programas e ações dessa área estão realizan-do um excelente trabalho.

VINHEDO

santa casa, recorde de partosdesde a implantação da unidade neonatal em 2016.

a santa casa de vinhedo regis-trou em março um número

recorde de partos desde que o hospi-tal foi reaberto, em abril de 2016. esse

aumento ocorreu no mês de im-plantação da unidade neonatal.

foram 61 partos realizados no mês de março, número recor-de registrado no hospital desde a reabertura da santa casa em abril de 2016, sendo 53 pelo sistema Único de saúde (sus) e oito por meio de convênios médicos. também apresentou

aumento o número de atendimentos ginecológicos: totalizaram 535 no mês de março.

CUBATãO

reabertura do Hospital municipal em um modelo de parceria público-privada.

depois de meses fechado e grande ônus para o município,

cubatão tem uma perspectiva real de reabrir o Hospital municipal dr. luiz

de camargo da fonseca e silva em setembro. a recolocação deve ser de forma autossustentável, de forma a gerar recursos para se manter permanentemente, sem depender de repasses da cidade.

isto será possível frente a uma parceria público-privada, porém com entidade sem fins lucrativos. para iniciar os procedimentos de

reabertura das instalações, um decreto e uma portaria foram assinados no dia 11 de maio.

VOTUPORANGA

atendimentos no odonto móvel o projeto fica na escola para atender 75 alunos.

começou no dia 22 de maio os atendimentos odontológicos

da unidade móvel, entregue pela pre-feitura de votuporanga, por meio da secretaria municipal da saúde, du-rante a cerimônia realizada no cem “profª clary brandão bertoncini”, no dia 19 do mesmo mês.

o projeto deve permanecer esta-cionado na escola para o atendimento e tratamento bucal de 75 alunos, enca-

minhados para o serviço após avalia-ção profissional. a previsão é de que em dois meses essas crianças selecio-nadas em triagem sejam atendidas.

o evento reuniu o prefeito João dado, a primeira dama e presidente do fundo social de solidariedade môni-ca pesciotto de carvalho, secretários municipais, vereadores, alunos, pro-fessores e direção da escola.

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

capivari • em 12 de maio alunos recebem certi-ficado em curso de costura automotiva promovida pelo senai em parceria com a prefeitura, no evento o gerente da planta da tw espumas, fábio martins anunciou a contratação de 35 pessoas para ampliação da fábrica.

ANDANÇASboas ideias valem ouro.

pÁG 22

e Gestores de segu-rança (comsens) para municípios com até 100 mil ha-bitantes.

o órgão é vin-culado à secretaria nacional de segu-rança pública (se-nasp/mJ) e tem como particularida-

de ser consultivo e deliberativo dentro do conasp (conselho nacional de segurança), entidade na qual são dis-cutidas todas as ações da pasta.

ENGENHEIRO COELHO

novo presidente do consenssecretário de segurança se elege no conselho nacional.

o secretário municipal de se-gurança, trânsito e defesa

civil de engenheiro coelho, marcelo purcelo, foi eleito, em abril, presidente do conselho nacional de secretários

PEDERNEIRAS

novo prédio para o meio ambientepré-seletiva para o iv encontro de municípios.

a prefeitura de p e d e r n e i r a s

inaugurou no dia 15 de maio, o novo prédio da secretaria municipal de meio ambiente, que também conta com uma clínica veterinária, um centro municipal de educação ambiental, uma estufa e um jardim sensorial.

edição do “Gabinete itinerante” em Águas da prata. populares do bairro estiveram pre-sentes levando suas reclamações, reivin-dicações e sugestões. a reunião aconteceu no último dia 04 na emeb prof. dr. José marcello de almei-da, no bairro cascata.

“Queremos ouvir o que o povo tem a nos dizer, a reclamar, a reivindicar e até sugerir”, disse o prefeito.

ÁGUAS DA PRATA

atendimento em gabinete itineranteprefeito leva o seu gabinete para atender nos bairros.

acompanhado dos vereadores Ângelo roberto, ricardo del-

gado e luiz do 1,99, o prefeito carlos Henrique dezena realizou mais uma

instaladas ou anúncios afixados em espaços públicos. a proposta é de que essa ‘força-tarefa’ deixe a cidade mais limpa e organiza-da. o prazo para a lim-peza urbana terminou no dia 15 de maio.

a determinação atende a lei municipal 98, de 23 de dezembro

de 1998, que dispõe sobre a proibição de qualquer tipo de propaganda em lo-cais públicos do município.

CATANDUVA

limpeza em espaços públicosforça tarefa vai deixar a cidade mais limpa e organizada.

comerciantes e prestadores de serviço de catanduva foram

orientados pela secretaria municipal de planejamento para retirar placas

endedores, na construção e ampliação de seus negócios. os temas abordados foram focados no processo de implan-tação, planejamento e criação, também valorizando as ações de pré e pós ven-da do produto ou serviço.

EMBU DAS ARTES

oficinas para empreendedoresparceria entre a prefeitura e o sebrae atende interessados.

o embu + empresas inaugurou, no dia 17 de maio, as “oficinas

para empreendedores”. a iniciativa é uma parceria da secretaria de indústria e comércio de embu das artes com o sebrae-sp. o objetivo é qualificar e ca-pacitar os microempresários e empre-

de 600 metros de calçadas para pas-seio público.

entre as duas etapas das obras, o investimento é de r$ 229.697,37, oriundos de contrato de repasse do ministério das cidades, do Governo federal.

DOURADO

avenida marchador é revitalizadainvestimento de quase 300 mil do ministério das cidades.

a avenida marchador brasil, uma das vias de acesso a

dourado, recebe a segunda etapa das obras de revitalização. na primeira fase do projeto, foram feitas a parte de iluminação, até então inexistente, paisagismo e pintura em geral.

agora, é realizada a construção

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

taubaté 1º festival “celly campello” em junho – a prefeitura de taubaté, por meio da secretaria de turismo e cultura, promove nos dias 23, 24 e 25 de junho, o 1º festival nacional de mpb de taubaté “celly campello”, na praça santa terezinha, no centro. os dois primeiros dias de festival são eliminatórios e no terceiro acontece a final.

TURISMOlocais que têm muito a oferecer.

pÁG 23

rístico. o texto segue para sanção do governador Ge-raldo alckmin (psdb), ainda sem data marcada.

resultado de um traba-lho iniciado em 2013 pela recém-criada secretaria de turismo, a classifica-ção de barretos pode re-presentar recursos anuais de cerca de r$ 650 mil

para projetos turísticos desenvolvidos de acordo com o estabelecido no plano diretor para o segmento.

BARRETOS

município de interesse turísticoaprovado o projeto, a cidade é contemplada.

a assembleia legislativa de são paulo aprovou na noite do dia

16 de maio, o projeto de lei que torna barretos município de interesse tu-

a 15ª semana nacional de museus. o evento mar-cou o dia internacional de museus, comemorado em 18 de maio.

no dia 17 de maio, o museu florestal, que fica no parque estadual alberto löfgren (Horto florestal), na zona norte de são paulo, promoveu uma visita mediada rela-

tando histórias botânicas e de conser-vação. no dia 18 de maio, o museu botânico, situado na zona sul, no Jar-dim botânico, realizou uma oficina de identificação botânica.

MUSEUS

os museus do meio ambientecontando histórias botânicas de conservação.

o museu florestal octávio vec-chi e o museu botânico dr.

João barbosa rodrigues, órgãos vin-culados ao instituto florestal e ao ins-tituto botânico, respectivamente, cele-braram entre os dias 15 e 21 de maio,

ção da ação ocorreu no dia 4 de maio, em Guarulhos (sp).

as novidades dos destinos, atrativos turísticos, artesanato, gastronomia e manifestações culturais de brotas, caraguata-tuba, ibitinga, Jaguariúna, re-gistro, são José dos campos, além da própria cidade anfitriã, estão à disposição do público na praça iv centenário, centro de Guarulhos.

“Queremos incentivar a prá-tica da atividade turística por meio des-ta vitrine de produtos que chega muito mais perto do consumidor, de maneira facilitada”, explicou benko.

TURISMO NA PRAÇA

benko cria o turismo na praçamunicípios convidados apresentam suas atrações.

para estimular o fluxo turístico regional no estado de são pau-

lo, o titular da pasta do turismo pau-lista, laércio benko, criou o programa “turismo na praça”. a primeira edi-

ano, a taxa de ocupação foi de 66,97%, representando alta de 7,4% se compa-rada a março de 2016. na variação trimestral – de janeiro a março –, o aumento passou de 56,23% no ano passado para 59,23% em 2017, o que significa crescimento de 5,3%.

HOSPEDAGEM

aumenta a taxa de ocupaçãomeios de hospedagem de são paulo apresentam alta.

os meios de hospedagem de são paulo voltam a apresen-

tar alta na taxa de ocupação. É o que mostra o levantamento realizado pelo observatório de turismo e eventos, núcleo de estudos e pesquisas da são paulo turismo (spturis).

em relação ao mês de março deste necer durante um ano. o pro-cesso deve durar dois dias.

o benefício foi concedido por meio de termo de doação e oferecido pelo secretário de esportes e lazer, marcelo surcin, “marcelinho cario-ca”. a capacidade da arena é de mil lugares, o que tam-bém permitirá a realização de

eventos, como shows.marcelinho também viabilizou

uma parceria com o sesi, que leva ao município projetos pedagógicos para a educação, promoção de shows e cul-tura, além do projeto atleta do futuro (paf).

UBATUBA

arena itinerante para esportespara realização de eventos esportivos e shows.

a prefeitura de ubatuba terá, a partir de junho, uma arena iti-

nerante para a prática de esportes de areia – voleibol masculino e feminino, futevôlei e beach soccer (futebol de areia). a instalação está prevista para começar no dia 12 do próximo mês, no bairro do estufa ii, onde pode perma-

a prefeitura de taubaté, por meio da secretaria de turismo

e cultura, promove nos dias 23, 24 e 25 de junho, o 1º festival nacional de mpb de taubaté “celly campello”, na praça santa terezinha, no centro.

os dois primeiros dias de festival são eliminatórios e no terceiro aconte-ce a final. o evento prioriza o estímulo à criatividade e abre oportunidade para todos os gêneros, ritmos e os diversos estilos presentes na música brasileira, além de valorizar a diversidade cultu-ral do país.

TAUBATé

1º festival “celly campello”estímulo à criatividade para todos os estilos e ritmos.

• w w w. u v e s p. c o m . b r •

pÁG 24JunHo de 2017