Uma viagem ao mundo das tradições - Destak.pt · Para os aficionados da tauromaquia e de tudo o...

32
© 123RF De 11 a 17 de agosto de 2017 Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Jornal diário gratuito. WWW.DESTAK.PT Acompanhe-nos também em Uma viagem ao mundo das tradições Um pouco por todo o País, e ao longo deste fim de semana prolongado, são muitas as feiras e os eventos que não pode perder.

Transcript of Uma viagem ao mundo das tradições - Destak.pt · Para os aficionados da tauromaquia e de tudo o...

© 123RF

De11a 17deagostode2017

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

Uma viagemao mundodas tradiçõesUm pouco por todo o País, e ao longo destefim de semana prolongado, são muitas asfeiras e os eventos que não pode perder.

© DR

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt02 COMPORTAMENTO

JOÃ[email protected]

Porque as criançassão o melhor do mundo

N uma sociedade cada vezmais acelerada, onde osdiassesucedemnumaava-lanche que deixa espaço

paramuitopouco,nãosurpreendeque78% dos pais portugueses apontemcomo prioridade tirarférias emfamí-lia. Passartempo de qualidade (72%),tornarosfilhosfelizes(57%)etertem-po parase divertiremescapando àro-tina(47%) são as grandes expetativasdos inquiridos pela HomeAway.

O estudo da empresa especializa-da em arrendamento de alojamentopara férias, que o Destak consultou,conclui que um alojamento privado

Para que o tão ambicionado descanso e o tempo de qualidade com a famílianão sejam colocados em causa, há cuidados a ter que são indispensáveis.

onde possam estar à vontade com afamília é fundamental para 91% dosportugueses. Caso tenham essa pos-sibilidade, preferem o aluguer de ca-sas particulares ou hotéis, emboraaqui possamsurgir dificuldades ines-peradas (ver caixa).

Praticabilidade acima de tudoSegundo a Momondo, metade dosportugueses gosta de viajar com ascrianças,masoplaneamentoassume--se como algo indespensável para as-segurar que tudo corre bem. Daíqueo motor de busca para voos, hotéis ecarros de aluguer tenha feito para oDestakuma lista dos passos a dar.

Tente marcar os voos para a noite– uma criança adormecida facilita a

FÉRIAS EM FAMÍLIA

viagem – e lembre-se que natraseirado avião poderá movimentar-se me-lhor. Só que é uma zona barulhentae no meio do aparelho o espaço paraas pernas ou para brincar é maior.

Embora mais baratas, as compa-nhias lowcost têm adesvantagem deusarem aeroportos mais remotos. Ocheck-in online também é um aliadopara poupar tempo e tenha em aten-ção a localização do hotel e a baga-gem que vai levar.

Explicar à criança atempadamen-te o que se vai passar ajuda a evitarmás reações e torna a viagem maisdivertida. De qualquerforma, porqueo seguro morreu de velho, preparequalquer eventualidade e faça umalista de tudo o que pode correr mal.

ALOJAMENTO

Hotéis podemrecusar crianças?ArevistaDinheiro&Direitos, daDECO, tentou responderà perguntae chegou à conclusão que o temanão épacífico. A lei estipula que oacesso aos empreendimentosturísticos é livre,mas que pode serrecusado a quemperturbe o seu«funcionamento normal». É nesteponto que aAssociação dosHotéise Empreendimentos TurísticosdoAlgarve se apoia para defenderque é legítimo recusara entrada decrianças emhotéis, uma interpreta-ção que é contestada pela ASAE.ADECOdecidiu pedir aoTurismodePortugal que explicite as regras.

PUB

PUB

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt04 COMPORTAMENTO

I.S.N.

©DR

Comoagirnumagueiro Comosepode identificar?•Éumcanalcompoucaondulaçãooumesmonula (normalmenteamaisapelativapara tomarbanho);•Acordaáguaéacastanhada,devidoaoarrastamentodaareiadofundo;•Contémespumanasuperfíciedaáguaqueseestendealémdarebentação;•Nas lateraisdoagueiro,asondassãomaioresemais frequentes.

Comopoderáescaparaoagueiro?•Emprimeiro lugar,manteracalma;•Nãonadarcontraacorrente;•Tentarflutuar;•Acenaregritarporajuda;•Sesoubernadar,deixe-se levarpelacorrenteequandosentirmenosintensidadedamesma,nadarparale-lamenteà linhadecosta.

Seviralguémapedirajudaenãotemformaçãonaáreadoresgate,nãoentrenaágua.ChameoNada-dor-Salvadorou ligue112.

Ofenómeno dos Agueirosé responsável por cercade 80%dos casos de

afogamento que se verificaramnos últimos anos nas nossaspraias. Diariamente nas praias vi-giadas ocorrem inúmeros salva-

mentos pelo facto de os banhistasentrarem numagueiro semo sabe-rem. Atento a este problema, o Insti-tuto de Socorros a Náufragos (ISN)tenta explicar de forma simples comose pode identificar um agueiro, e co-mo agir para conseguir sair dele.

Oqueéumagueiro?Umagueiro pode definir-se comoum fluxo do volume de água queretorna aomar, formando “normal-mente” um canal, que tem umacorrente forte direcionada parao altomar.

© DR

PROJETO SURF SALVA

COMPORTAMENTO 0511 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt

PUB

Depois de terapoiado o ISNnafor-mação de 413 nadadores-salvadores,o projeto SurfSalva alargou a todosos banhistas as ações de sensibiliza-ção sobre salvamento e boas práticasaadotarno mar. Alémdisso, disponi-bilizaumaexperiênciainovadoracomum simulador de agueiro, que tem

corrido o País e vai estar nas praiasdaRocha(dia13), dosPescadores, emAlbufeira (14) e de Montegordo (15).

Sendo os agueiros umadas princi-pais causas de afogamento, o ISNe oLidl, que patrocina o projeto, consi-deram de «extremaimportânciaqueos banhistas os saibam identificar»,

Simulador ensina a lidarcom os perigos dos agueiros

de modo apoderem evitá-los. Aopar-ticiparemno SurfSalvaparaTodos, eno seguimento de uma formação emsuportebásicodevida,osbanhistassãodesafiados a “sentirem“ este perigo,emtotalsegurança,entrandonumaes-truturade10x2,5mirrigadacomáguaque recriaum agueiro.

TambémaLigaPortuguesaContrao Cancro se juntouao projeto, promo-vendo ações de sensibilização para osperigos da excessiva exposição solare rastreios gratuitos àpele.

PLATAFORMA DA DECO

Mais Praia ajudana recuperaçãoPelo3º ano, aDECOdisponibilizaa plataformawww.maispraia.pt,ondepodevotarna suapraiapredileta ou apontaraquela quenão recomenda. Agora tambémpodeselecionarumapraia parareceber€5000emobrasdemelhoramento.

MERGULHOS SEGUROS

Campanhade informaçãoASantaCasadaMisericórdiadeLisboaeaSociedadedeOrtope-diaeTraumatologiaestãoasensi-bilizarapopulaçãoparaapreven-çãodetraumatismosprovocadosporacidentesqueresultemdemergulhos imponderadosempraias,piscinasezonasbalneares.

FUNDAÇÃO VODAFONE

Sensibilizaçãopara os riscosVilamoura (dia 11), Quarteira (12),Ilha deFaro (13), Alagoa (14) eMonteGordo (15) sãoasúltimasdas29praias que receberamacampanha “VerãodeCampeão”,onde são ilustradosos riscosprovocadosporatitudesdescui-dadasnaspraias.

TOME NOTA

© DR

PUB

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt06 COMPORTAMENTO

NUTRIÇÃO DICAS ÚTEIS

www.clinicamakai.pt

Alimentaçãobenéficaparaproteger-sedosolCARLA RODRIGUES FERREIRA

Nutricionista - Diretora ClínicaMakai

Aexposição solar controladae sob proteção pode serbenéfica emelhorar o

nosso bem-estar geral. Mas, paraalém da necessidade de controlaros excessos, de ter todos os cuida-dos para uma exposição solar emsegurança, a alimentação poderáter umpapel importante na pro-teção do organismo contra osefeitos nefastos do sol, controlaro envelhecimento da pele e atéajudar amanter uma pele bronzea-da, bonita e saudável.Para uma pele saudável é necessá-ria uma boa hidratação através daingestão regular de água ou águaaromatizada (evitando refrigeran-tes e bebidas alcoólicas) e da in-gestão regular e emquantidadesuficiente de alimentos frescose protetores contra o envelheci-mento precoce da pele.Os frutos e legumes que estãoà nossa disposição na altura do

verão são excelentes no combate àdesidratação e contra as agressõesprovocadas pela exposição solar.Umpratomuito fresco, compro-dutos da época, crus emuito colo-ridos garantirá uma dose suficien-te de alimentos ricos embetacaro-tenos (compropriedades antican-cerígenas, antioxidantes), luteína(auxilia namanutenção da saúdeocular), vitamina C e E, água e po-tássio (que garantembons níveisde hidratação) e fibra, entre outros.

Receitas de sumos protetoresSumo de papaia, lima e hortelã1 dose: 1 papaia, sumodemeialima, 2 folhas de hortelã;Colocar os ingredientes todos numcopomisturador emisturar bem.Sumo demanga e laranja1 dose:½manga, 1 laranja, 1 rodelade gengibre;Colocar os ingredientes num copomisturador emisturar bem.

©DR

PUB

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt08 ENTREVISTA

Fez anos esta semana mas,realmente, quem tem tem-po a perder com a passa-gemmesquinhados segun-dos quando estamos na

presença de uma luz continuamentedivina? Deixai entrar Charlize The-ron. Vem da África do Sul e, depoisde ter passado anos a ser admiradanas passagens de moda internacio-nais, transitou para uma selva aindamais perigosa, ado gabinete de audi-ções em Hollywood.

JOHN-MIGUEL SACRAMENTO,em Hollywood

«Acredito que a mulhertalvez tenha umacaixa de ferramentasmaior quandoé preciso sobreviver»

«A verdade: não seimais que os outros»

Não que restassem grandes dúvidas, mas Charlize Theron volta a mostrar em ‘Atomic Blonde’ que é umdos grandes potentos do cinema atual. Ao Destak, fala da infância e do que a move na profissão e na vida.

CINEMA

A todas estas humilhações ela so-breviveu com perfil de garça impe-rial capaz de impor ao pântano umtom de leveza. Hoje, aquele pescoçolongo é inspiração para rajadas deperfeição cinemática, incluindo asquevemos nos anúncios do perfume Diorou no filme Mad Max. No caso do no-víssimo Atomic Blonde, asuatendên-ciaatléticavem mesmo acalhar, tan-tos são os pontapés, joelhadas, coto-veladas e tiros que ela distribui umpouco por onde vai passando com oteu trote de leoa.

Pessoalmente, a fera mantém-seem repouso, apesar de residir nela

todaumafúriacapaz de dominartodauma revolução em Berlim e, ainda, overão de 2017. A paleta tem tons defarda britânica MI6 e, entre sensibi-lidades punk, tem um piscar de olhosàs mini saias perigosas de HelmutNewton tal como ficariam enverga-das pela resistência juvenil que der-rubou o muro de Berlim.

Este filme eleva para outronível a ideia de que um atortambém temde ser atleta.Mas, se em vez de estara trabalhar no cinema estivessea trabalhar no FBI ou na CIA,acha que seria uma grandeespia ou a Charlize pendemaispara o temeroso? Mas estamos abrincar? Claro que daria uma espiafantástica.

Como é que se avalia emquestões de ferocidade? Consi-dero-me bastante feroz numa sériede circunstâncias.

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt08 ENTREVISTA

© DR

ROTEIRO 0911 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt

«Foi como bailarinaque primeiro encontreia possibilidadede contar históriassem usar palavras»

Fora a destreza física, como éque umamulher navega a artedamanipulação? Manipulaçãoentre os sexos tanto funciona numsentido como no outro. Se calhar,porque sou mulher, é um tema quenão consigo tratar sem algumasideias feitas, mas acredito que amulher talvez tenha ao seu disporuma caixa de ferramentas maiorquando é preciso sobreviver. Umhomem, quando encurralado, con-fia no que sabe. Uma mulher faztudo o que pode e tem de ser feito.Só por si, esse elemento permitiuque a minha personagem pudessefazer coisas pouco vistas no cinema.Uma mulher ameaçada, que dáconsigo entre a espada e a parede,é imparável.

Como correram as cenasmaisviolentas? Alguns dos nossosmelhores duplos – um belíssimo

naipe de especialistas vindos de Bu-dapeste – não estavam preparadospara o facto de eu ter vindo do mun-do do bailado. Tanto em velocidadecomo em altura, tenho um grandealcance no pontapé. Houve muitareunião no bar local, ao fim do dia,em que tive de pagar uma série derodadas aos pobres dos homensque foram atingidos.

Acha que vai continuar a fazerfilmes de ação? Repare: já andonisto há 17 anos. Toda a gente sabeque só me interessam as boas histó-rias. Vou onde encontro as melho-res narrativas. Tanto pode ser nu-ma tela mais realista como o filmeMonstro ou em algo mais apocalíp-tico como o último Mad Max, emque fui obrigada a treinar até ficarcom pescoço grosso de futebolista.Mas nada disso interessa. A trans-formação física é um pormenor

© FOTOS DR

«Tenho um grandealcance no pontapé.Tive de pagar váriasrodadas aos pobresdos homens atingidos»

PUB

ENTREVISTA 0911 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt

CINEMA

ínfimo, secundaríssimo, daquilo queme orienta as escolhas. Desta vezquis ir onde estava o movimentofísico, em parte porque é raro en-contrar filmes que sejam totalmen-te físicos, em que a história é guiadanão pelo diálogo mas pela ação des-crita em movimentos inesperados.Há pouquíssimos realizadores queconseguem contar uma históriaatravés da expressão muscular eemocional. Talvez tenha a ver como universo do bailado em que cresci.Foi como bailarina, em criança, queencontrei pela primeira vez a possi-bilidade de contar histórias semusar palavras, apenas com o corpo.Há nesta ligação algo de muito pro-fundo para mim.

Nãome diga que foimesmo aCharlize a fazer aquelas cenasdos banhos de gelo… Não sou as-sim tão corajosa. Essas sequênciasforam, por falar nisso, dificílimasde concretizar do ponto de vistatécnico. Não consigo imaginar fazeraquilo tudo dentro de um banhode gelo. Essa seria uma daquelasplataformas problemáticas paravárias partes do meu corpo.

Mas há dias emque pensoque a Charlize é capaz de tudo.A Vanity Fair descreveu-a comosendo uma leoa dotada degrande compassomoral.Temmedo de alguma coisa?Por amor de deus! Mas claro quesim. Sou apenas um ser humano.Há muitos momentos em que mesinto completamente ultrapassadapelas circunstâncias, por aquilo queé a vida, pela realidade. A verdadeé esta: não sei mais que os outros.O que acaba por ser uma desculpafantástica para colocar todas asresponsabilidades nos ombros daminha mãe. Aquilo que posso dizer,se bem me lembro, é que nunca me

lembro de ter sido colocada numdeterminado género. E nunca vium determinado género comosendo mais negativo que outro.Nesse aspeto tive imensa sorte.Eternamente grata.

Mas, ao lado desse liberalismo,havia o resto da realidade nopaís… Cresci num país em que aspessoas viviam entre meias-verda-des, no meio de mexericos, menti-ras, propaganda. Ninguém dizia

nada. Acho que isso me influencioumuito nos meus anos da adolescên-cia. Foi, possivelmente, por tercrescido naquele ambiente quecompreendi a urgência da liberda-de de expressão. A pessoa tem o

direito de poder pensar e exprimir--se. Toda a gente tem de se dar con-ta de que a vida é limitada e que,no fim, só interessa saber se houvealgum grau de autenticidade namaneira como essa vida foi vivida.

«Há muitos momentosem que me sintoultrapassada pelascircunstâncias, poraquilo que é a vida»

«No fim, só interessasaber se houve algumgrau de autenticidadena maneira comoessa vida foi vivida»

© FOTOS DR

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt10 ENTREVISTA

PUB

PUB

JOÃ[email protected]

Animação garantidana Margem Sul

As tronqueiras e burladerosde Alcochete estão prontospara mais uma edição dastradicionais Festas do Bar-

rete Verde e das Salinas, entre os dias11 e 16, onde aculturataurinae eques-tre é figuracentral. São quatro as cor-ridas e dez as largadas de toiros (demanhã até de madrugada), a que sejuntam cinco esperas de toiros e ashabituais recolhas dos animais porcampinos e cavaleiros.

Existem quatro palcos – com des-taque parao espetáculo de Emanuel,no dia15 (22h30) –, além de arruadascom charanga e da Marcha dos Ve-teranos da Ilha Terceira. E, claro, anoite da sardinhada, na madrugadade sábado para domingo. Consulte aprogramação em goo.gl/QErQK2.

D.A.M.A e GNR no BarreiroMostra empresarial e institucional,mostra de artesanato, tasquinhas eatividades desportivas vão estar emdestaque nas Festas do Barreiro, de11 a 20. D.A.M.A, Raquel Tavares eGNR são alguns dos artistas presen-tes. Programação em goo.gl/zyaEzj.

Para os aficionados da tauromaquia e de tudo o que a rodeia, as Festas do Barrete Verde, em Alcochete, sãoimperdíveis. Mas o Destak deixa-lhe mais três sugestões para aproveitar este fim de semana prolongado.

FESTAS POPULARES

© SÉRGIO LEMOS

MOITA

Festas de Nossa Senhora do RosárioTambémentre os dias 11e 15 realizam-se as Festas emHonra deNossa SrªdoRosário. Para alémda procissão (dia 13, 18h30), não perca as largadas detoiros na praia, a Huga-Huga (umadança populardaMoita) e as festas temá-ticas noPátio daCerveja (o gin tónico, a caiprinha e os cocktails tambémvãomerecerumdestaque especial) ou noSoundBeach (no Largoda Praia).

ROTEIRO 1311 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt

PUB

AMORA

Boa música na frente ribeirinhaAs festas populares no concelho doSeixal prosseguemporestes dias, agorana frente ribeirinha deAmora. Toy (dia 11), Cuca Roseta (12), Alcoolémica (13),Maria Alice eDanySilva (14) eDavid Antunes comFFeVanessa Silva (15) sãoos artistas emdestaque, numaprogramaçãoque inclui cantares populares,baile e stand-up comedycomSerafim.

TOME NOTAVAGOS METAL FEST

O universo dometal em forçaEntreosdias 11e 13destemês,aQuinta doEga recebea2ª edi-çãodoVagosMetal Fest, comquase30bandas. DestaqueparaMaxCavalera eos seusSoulfly,ArchEnemyeHammerfall, alémdaestreia emPortugal dosWhi-techapel eWintersun edades-pedida deRhapsodyReunion!

SONICBLAST

Boa músicae muito maisUmamistura de sol, praia, pis-cina, skate, surfe fuzz. Eis amis-tura prometida peloSonicBlast,quevai animarMoledodoMinhoentreosdias 11e 12. Elder,Mono-lord,OrangeGoblin, ColourHazeeAcidKing sãoalgumasdasfigurasdecartaz.

14 ROTEIROPUB

dutores (Niepoort, Quintade LaRosa,Lavradores de Feitoria, Quinta daPrelada, Real Companhia Velha eQuinta da Pacheca) e vinhos de refe-rência no Douro (Poeira, Mafarrico,Esmero e Crochet). Os bilhetes cus-tam €10, com acesso a campismo.

©INÊS

GOMES

LOUREN

ÇO

Conhecer a regiãoao som do rockGNR, Linda Martini, Blind Zero e Capitão Fausto sãoalguns dos artistas de um festival para além da música.

JOÃ[email protected]

Pop, rock, indie, funk, soul ehip-hop são os géneros mu-sicais representados noDouro Rock, festival 100%

português onde as novas gerações damúsica se cruzam com nomes maisconsagrados. Bed Legs, Marta Ren& The Groovelvets, GNR e LindaMartini constituem o cartaz paradia11. Piruka, You Can’t Win, CharlieBrown, Blind Zero e Capitão Faustocompletam o dia 12.

Tendo «uma das paisagens maisbonitas do mundo como cenário», naspalavras da organização, o DouroRock instala-se junto às piscinas daRégua proporcionando uma expe-riência plena. «Mais do que um festi-val de música, promove-se o que demelhor esta região demarcada tempara oferecer.»

Daí que não seja de estranhar apresençade alguns dos melhores pro-

DOURO ROCK

Entre 11 e 20 de agosto todos os ca-minhosvão daràpraiafluvialde Pam-pilhosa da Serra. São muitos os des-portos radicais, os workshops, os jo-gos tradicionais e a animação de ruapreparados para receber os visitan-tes. Jáparanão falar de umaprogra-mação especial paracrianças, no dia12. Quanto ao cartaz, Mastiksoul, VanBredae Rob Willowsão os destaquespara 18 de agosto, enquanto o dia 19seráanimado por JuicyM, Club Ban-ditz e JoanaPerez. OskarDJatuanasduas noites. A entrada é gratuita.

Festivaleiros vãoà Natureza noseu estado puro

SEASIDE SUNSET SESSIONS©

DR

PUB

JOÃ[email protected]

Feiras elogiamo papel do gado

MALVEIRA E SINTRA

Em 1989 juntou-se a fome àvontade de comer: semqual-quer festejo navilaháquaseduas décadas e necessitado

de receita, o Atlético Clube da Mal-veira resolveu criar um evento queabrangesse várias áreas como aagro-pecuária, a indústria, o comércio e oartesanato. Aexposição de gado, na-quelaalturapouco frequente, acaboupor ser uma imagem de marca.

Quase 30 anos depois, aFexpomal-veira cresceu, com dezenas de expo-sitores, uma área vasta de restaura-ção, animação itinerante, sessões af-ter hours com DJ e alguns dos maio-

Foram os animais que levaram ao surgimento da Fexpomalveira e da Feirade São Mamede, eventos que se tornaram um marco nas suas localidades.

res nomes da música do momento:Mia Rose (dia 11), HMB (dia 12), Ma-tias Damásio (dia13), AnaMoura(dia14) e Los Romeros (dia 15).Todos osconcertos têminício às 23he os bilhe-tes custam entre €1,5 e €3 – o passesemanal fica por €9.

O 29º Passeio a Cavalo (dia 13) e o9º Passeio Pedestre (também no dia13, com distâncias de 10 km e 20 km)são duas das atividades emdestaque.

Três voltas à capelaReza a tradição que, logo a partir de15 de agosto, os animais da zona co-meçavam a apontar o focinho em di-reção àcapelacircularde Janase que,quando em liberdade, se dirigiam so-zinhos parao local. Chegado o dia17,

os animais que tivessemestado doen-tes ao longo do ano dariam três vol-tas à capela circular, no sentido con-trário ao dos ponteiros do relógio, ob-tendo dessa forma a bênção da saú-de e da fertilidade.

Daíque, independentemente do diada semana a que calha 17 de agosto,a bênção do gado continue a ser oponto alto da Feira de São Mamede,santo protetor destes animais, queeste ano se realiza entre os dias 12 e20 naquela localidade de Sintra. Aoque se seguirá o habitual piqueniqueno pinhal adjacente ao evento.

São nove dias com atuações musi-cais, jogos tradicionais, animaçãoparaadultos e crianças, bancas de ar-tesanato, quermesse e restaurantes.

©DR

SANTO ANTÓNIO

Carminho ajudaa celebrar 826ºaniversárioDiz a tradiçãoqueSantoAntónionasceu a 15deagostode 1195emLisboa, numacasa emfrenteàSé. Para assinalaresta data, oMuseudeLisboa –SantoAntó-nio transmitedia 14(21h30), noLargo, umdocumentáriodeGonçaloCadilhe: NosPassosdeSantoAntónio. Nodia 15(20h), na Igreja deSantoAntó-nio, Carminhocanta aoSanto.

FESTIVAL

Caracol paratodos os gostosem AlcobaçaPelo sexto ano consecutivo, osBombeirosVoluntários de SãoMartinhodoPorto, emAlcobaça,organizamoFestival doCaracol.Entre os dias 11e 15, a partir das18h, no quartel da corporação, aanimação é garantida porváriosartistas e não falta o que comer:alémdos caracóis haverá sardi-nhada (dias 12 e 14),mexilhão,ameijoa,massa de navalheira,bifanas e fritada à portuguesa.

TOME NOTA

MUSEU

Dinossaurossaem à ruana LourinhãDe 11a 13 de agosto, a Lourinhãserá o palco da iniciativa Dinos-sauros SaemàRua, que incluiráumamostra de 20dinossaurosem tamanho real (que ficapatente atémeados de setem-bro), apresentações científicas,workshops de paleontologia,exposições e cinema em tela360°. Umverdadeiromuseu aoar livre paramiúdos e graúdos.

ROTEIRO 1511 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt16 ROTEIRO

res medievais, dança e animação le-varão os visitantes numa «verdadei-raviagem aos tempos áureos em queSilves era a capital do Al-Gharb». Otraçado peculiar do tecido urbano eaimponênciados monumentos, alia-dos à azáfama nas ruas, formam umambiente e cenário «únicos».

Uma experiência que pode ser vi-vida com rigor, uma vez que são alu-gados trajos da época para homem,mulher e criança por um preço sim-bólico (€2 a €3). O preço dos bilhetesvariaconsoante aatividade, mas vãodos €2 (bilhete diário) até aos €5 (en-trada e espetáculo no Castelo).

©DR

Recriações históricasao mais alto nívelA forma como o reino de Xilb perdeu a sua autonomia na segunda metade do séc. XI está em destaque esteano na Feira Medieval de Silves. O Algarve apresenta ainda música do mundo, teatro e animação de rua.

JOÃ[email protected]

J á um clássico das festas esti-vais, a XIV Feira Medieval deSilves oferece, de 11 a 20, dezdias de recriação histórica do

período medievaldaantigacapital doReino do Algarve. Elementos como adança, a música e a poesia vão estarem destaque no centro histórico davila, mostrando «a vitalidade e a di-versidade das artes no quotidianoárabe medieval».

Dois torneios a cavalo por dia, ani-mação exclusiva no Castelo, manja-

EVENTOS NO ALGARVE

ESTAR

Teatro e muitaanimação de ruaDiversos espetáculos de teatro eoutras animações de rua voltamainvadir as ruas deOdeceixe durantetrês dias. Entre 17 e 19, oMiradourodePraia, oMoinhodeVento ou oLargoCentral desta vila do conce-lho deAljezur são opalco para oESTAR - Encontros deTeatro eAni-maçãodeRua. Este ano, o eventoconta comduas extensões: uma àcidade de Lisboa, nos dias 11e 12,comespetáculos noMiradouro deSãoPedro deAlcântara e noMuseudaMarioneta; outra a PortoCovo,nos dias 23 e 24, no Largoda Igreja.Pode consultar a programaçãocompleta emhttp://estar.pt/.

Os episódios diários, com IbnAmma como personagem principal,abordarão um período dahistóriadacidade na segunda metade do séculoXI, época em que a Xilb, até aí reinoindependente, perde asuaautonomiae é inseridano reino Taifade Sevilha.

Vila Real de Santo AntónioUma seleção de sons do mundo é apropostado FestivalEtniarte, que en-tre os dias 17 e 20 dará cor à Margi-nal de Monte Gordo com ritmos e ar-tesanato dos quatro cantos do plane-ta. Espanha e Brasil são alguns dospaíses presentes no evento, que teminício marcado às 17h.

PUB

PUB

PUB

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt18 ROTEIRO

atrações divertidas, onde todos vãopoder fazer brincadeiras bem refres-cantes, num cenário fabuloso, cheiode animação e commuitaágua. Quemvive naáreametropolitanade Lisboapode agora aproveitar o ParqueAquático Splash Seixal, junto ao ter-minal fluvial. Escorregas aquáticos,piscinas fun, insufláveis, mini pisci-nas, splash pads, street food e árealounge são garantidas de que vai pas-sar um bom bocado. Mais informa-ções em goo.gl/zqe8qy.

Se estiver no Algarve, pode visitaro Zoomarine e o Aqualand, ambosemAlbufeira, o Aquashow (Quarteira) eo Slide & Splash (Lagoa). Na regiãocentro:Aquagruta(Leiria),Sport-água(Peniche), Mariparque (MarinhaGrande), Norpark (Nazaré), Panorâ-mico Aquaparque (Pombal) e ParqueAquáticodeSantarém. Naregião nor-te: Parque Aquático de Amarante eMagikland (Penafiel).

©DAVID

MARTINS

Parques aquáticossão uma aposta seguraEscorregas e piscinas fazem não só as delícias de jovens e crianças, mas tambémde muitos adultos. O Splah Seixal é a última novidade, mas a oferta é variada.

JOÃ[email protected]

Assinala-se este sábado, dia12, o Dia Internacional daJuventude. Mas do mesmomodo que as entidades ofi-

ciais anteciparamacomemoração dadataparadia11 (vercaixa), nadao im-pede de prolongaras festividades pormais uns dias. E com as temperatu-ras altas, nadacomo garantir adiver-são dos mais novos – e a sua, já ago-ra – sem descurar a frescura. E osparques aquáticos são perfeitos paraisso. Inclusive com umagrande novi-dade este ano.

Pela primeira vez em Portugal, háum espaço aquático ocasional com

LAZER

Dê uma espreitadelaao Portal da Juventudee veja as atividadesplaneadas em todo oPaís para sexta-feira

FEIRA DE SÃO MATEUS

Cinco semanascom a natada músicaÉ já esta sexta-feira, dia 11, quearranca a Feira de SãoMateus,que se prolonga emViseu até 17de setembro. Com625 anos,aquela que é a feira francamaisantiga da Península Ibérica apre-senta umcartaz commais de20artistas (deSeu JorgeaDavidCarreira, passandoporDengazou JoséCid) que pode consultaremwww.feirasaomateus.pt.

LOULÉ

O verdadeiroespírito dafesta de aldeiaEntre os dias 11e 13, as FestasdeVerão doAmeixial convidama vivero verdadeiro espírito dasfestas de aldeia. As Bombocas(dia 13) fechama animaçãomusical,mas este certame tam-bémconta com jogos tradicio-nais (torneios de sueca ou jogodamalha na terra). Já para nãofalarna gastronomia serrana.

©DR

Cem Soldos voltaa proporcionaruma experiênciacom Bons Sons

Capitão Fausto e VirgemSuta(dia11); Mão Morta (dia 12); Orelha Ne-gra, Samuel Úria e José Cid (dia 13);Rodrigo Leão e Frankie Chavez (dia14) vão protagonizaralguns dos 45 es-petáculos do Festival Bons Sons, veí-culo de promoção da música portu-guesa que junta novos talentos a no-mes consagrados. São oito os palcosque vão estar distribuídos pelaaldeiade Cem Soldos, que voltaaser fecha-da permitindo uma vivência únicacom os habitantes locais, responsá-veis pelo acolhimento dos visitantes.As artes performativas e o cinemavão ter programação própria no au-ditório da localidade de Tomar.

TOMAR

TOME NOTA

PUB

PUB

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt20 ROTEIRO

PUMPKIN. A VIDA EM FAMÍLIA

www.pumpkin.pt

OquefazercomosmiúdosestefimdesemanaJá estreou Emoji, o filmeEstreou no dia 10 de agosto| Por todo o PaísVenhamdescobrir omundo secre-to nunca antes visto dentro dovosso telemóvel, onde os emojisprotagonistas embarcamnuma“app-ventura” épica através dasapps do telemóvel, cheia de di-versão e perigos. Vasco PalmeirimeCésarMourão são algumas dasvozes da versão emportuguês.

Exposição Robertos - Histó-rias de um teatro itinerante12 de agosto | Museuda Marioneta | LisboaVamos recordar os Robertos,mario-netas tradicionais que davam espetá-culos por todo o país, comuma ofici-na para famílias de construção defantoches. Não perca tambéma ex-posição inteiramente dedicada a estaforma de arte e espetáculos comosbonecreiros atuais.

As Aventuras de Tom Sawyer12 e 13 de agosto | Quintada Regaleira | SintraNo fantástico cenário da Quintada Regaleira, o jovemherói criadoporMarkTwain vive emocionantesaventuras num espetáculo ao ar livrepara crianças commais de 6 anos.Um clássico que será representadotodos os sábados (16h) e domingos(11h e 16h) até ao fim domês desetembro.

Há Luz no Parque – Noitede Verão no Parque deSerralves12 e 13 de agosto | Serralves| PortoAs famílias podemvisitar o Parqueà noite numa experiência únicademagia e luz e disfrutar da pro-gramação especial: de concertosa oficinas lúdico-cientificias pre-paradas para osmais pequenos,passando por cinema ao ar livre.

© DR© DR

Viagem Medieval até SantaMaria da FeiraAté 13 de agosto | Santa Mariada FeiraFaçamuma viagemno tempo e vi-vam a história da IdadeMédia em fa-mília. Uma completa aula de históriaviva, onde os visitantes tambémpo-dem ser atores nos grandesmomen-tos de animação e recriação. Este anovão ser lembrados episódios do reina-do deD. Afonso IV, “O Bravo”.

Ciência Viva no VerãoAté 15 de setembro | Centrosde Tavira, Lagos e Faro e portodo o AlgarveOsCentros de Ciência Viva organi-zam imensas atividades giras paraas crianças descobrirem a ciênciade uma forma interativa e divertida.Por exemplo, no dia 12, podem encon-trá-los na praia Verde, emTavira, eemSãoBrás deAlportel podem fazerobservações astronómicas noturnas.

PUB

PUB

PUB

ROTEIRO 23

JOÃ[email protected]

Paisagensparadisíacas,clima,património culturale/ouar-quitetónico. Tudo bons mo-tivos paraescolher um des-

tino de viagem, a que se junta outro:a gastronomia. Por algum motivo sefalaem boacamae boamesasempreque a discussão versa itinerários tu-rísticos. Do mesmo modo que váriaslocalidades apostam em festivais cu-linários, como o Destak tem vindo adar conta, para cativar visitantes.

Neste texto, elevamos um pouco onível e damos-lhe aconhecer umguiade férias gourmet. Falamos do Calen-dário Gastronómico dacadeiade luxoInterContinental® Hotels & Resorts,um «retrato de pratos sazonais, decinco estrelas, direcionado para en-tusiastas». Para qualquer altura doano, este mapa apresenta «receitastradicionais únicas e pratos de assi-

naturacriados por umainvejável lis-ta de chefs de renome» – alguns de-tentores de Estrelas Michelin –, en-tre os quais Gordon Ramsay, TheoRandall, Jason Atherton, Alain Du-casse e Martha Ortiz.

Comsugestões paraos quatro can-tos do mundo, o difícil é escolher. Atéporque depende muito do gosto decadaum. Atítulo de exemplo, pode iraté Bali, no verão, provar Pato Mari-nado em Pepes Tahu. No outono,pode optar entre Vieiras Salteadas(Los Angeles) ou Ceviche de Peixe(Santiago do Chile). Sashimi de Pei-xe-balão (Tóquio) é imperdível no in-verno, tal como LagostaAzul (Ames-terdão) na primavera.

© DR

Deixe-se guiarpela bocaConheça o Calendário Gastronómico sugerido por umadas melhores cadeias de hóteis de luxo do mundo.

VIAGENS

Carta é preparada porchefs de renome comoGordon Ramsay; Bali,Chile ou Tóquio sãoalguns dos destinos

JOÃ[email protected]

O primeiro milhovai para o dragão

ANTEVISÃO DA LIGA

Num formato inovador, a2ªjornada da Liga começa aser disputada no dia se-guinte ao último encontro

da1ª jornada. Um facto que ficaade-ver-se às eliminatórias das provas eu-ropeias, por um lado, e àantecipaçãodo calendário devido à fase final doMundial 2018, na Rússia – inclusive,o mês de agosto vai ter 4 jornadas.

Mais do que esta curiosidade, ani-ma a 2ª jornada o arranque positivodos três grandes narondainaugural.É o terceiro campeonato seguido emque FC Porto, Benficae Sportingen-tram naLigaavencer, o que deixaosadeptos de cada um dos candidatosasalivar por novas provas de boafor-ma nesta fase precoce.

A acreditar na estatística, é maisprovávelque os portistas fiquemcon-tentes. É que, nadécadaem curso, osdragões conseguiram em cinco oca-siões sair vitoriosos dos dois primei-ros jogos – uma das vezes perderam

Nos sete campeonatos desta época, por cinco vezes o FC Porto venceu as duasprimeiras jornadas, algo que o Sporting só fez duas vezes e o Benfica uma.

na1ª jornadae naoutraforam derro-tados na2ª. O levantamento feito peloDestakapontaque o Sportingsó ven-ceu os dois primeiros jogos duas ve-zes, enquanto o Benfica só o conse-guiu numaúnicaocasião: em2014/15,o último com Jorge Jesus como trei-nador principal.

Águia sobrevive ao arranqueEstes arranques fortes foram maisimpactantes para o FC Porto quan-

do o campeonato tinha 30 jornadas.Em 2010/11 e 2011/12, os azuis e bran-cos foram campeões quando já lide-ravam à 3ª jornada. Algo que se re-petiu em 2012/13, aindaque em igual-dade pontual com o Benfica, depoisde nenhumadas duas equipas ter ga-nho na 1ª ronda.

Curiosamente, quer a 30 ou a 34jornadas, os primeiros jogos não têmsido decisivos para as águias. No de-curso do tetracampeonato, em ne-nhuma temporada os encarnados li-deravam à 3ª jornada e só em doisdestes quatro títulos estavam no 1ªlugar à 5ª jornada, por exemplo.

Playoff das provas europeiasEsta fase inicial do campeonato ficairremediavelmente condicionadape-los playoffde acesso às provas euro-peias. Este ano, cabe ao Sportingdis-cutir uma vaga na Liga dos Cam-peões, o que começa a fazer no dia 15(19h45 - RTP1), em Alvalade, contrao Steaua Bucareste. Dia 17, Braga eMarítimo tentam entrar na Liga Eu-ropa, frente aHafnarfjordure D. Kiev.

©OCTA

VIO

PASSOS/LU

SA

TOME NOTA

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt24 DESPORTO

DIA 11Sporting 20h30 V. Setúbal

DIA 12Moreirense 16h00 Feirense

Belenenses 18h15 Marítimo

Boavista 20h30 Rio Ave

DIA 13P. Ferreira 16h00 Desp. Aves

Sp. Braga 18h00 Portimonense

Tondela 20h15 FCPorto

DIA 14Estoril 19h00 V. Guimarães

Chaves 21h00 Benfica

Todos os jogos passam na Sport TV

2.ª JORNADA

FUTEBOL EUROPEU

Duelo de titãsa dobrar entreReal e BarçaApróxima semana ficamarcadapela disputa da Supertaça deEspanha, a duasmãos (dia 13 -21h e dia 16 - 22h) entre RealMadrid eBarcelona. Juventus eLázio disputamaSupertaça deItália (dia 13 - 19h45) e em Ingla-terra joga-se a 1ª jornada daPremierLeague (de 11a 13).

FUTEBOL DE PRAIA

À procurados dois pontosainda em faltaAseleçãoportuguesa jogaestefimdesemanamaisumafasedequalificaçãoparaasuperfinal daLigaEuropeiade futebol depraia.NacidadehúngaradeSiofok,Portugal vai defrontarAzerbaijão,Polónia eBielorrússia aprecisardedoispontosparaatingiros 10quedãooapuramento.

MOTO2

Miguel Oliveiravai à procurada vitóriaNaquele que é o seu anodeestreia emMoto2,Miguel Oli-veira segue comosmesmospontos do3º classificado noMundial de Pilotos, depois de terficado cinco vezes nopódio emdez provas. NoGPdaÁustria(dia 13), o piloto portuguêsassumequequervencer.

© REUTERS

© EPA

PUB

REDAÇÃ[email protected]

Calçar bem para corrercada vez mais e melhor

Com mais de um mês parapreparar a 10ª edição daCorrida da Linha CascaisMédis powered by Destak,

convémlembrar que, nahorade trei-nar, a escolha do calçado adequadopara cada tipo de pé é meio caminhoandado para evitar lesões e usufruirde todos os benefícios da corrida.

De acordo com Nuno Corte Real,coordenador do Serviço de Ortope-dia do Hospital de Cascais, a impor-tância da escolha correta do calçadodeve ter como base dois fatores.«Mais importante que as inúmerascaracterísticas individuais que o cal-çado deve ter, desde acor, design, ta-manho, formato e marca, há dois as-petos que são fundamentais na horade escolher: falamos do peso do des-portista e do tipo de piso onde se vaipraticar desporto».

Oespecialistaacrescentaqueopesodapessoaéabsolutamentefulcral,«namedidaemque acorridamultiplicaoimpacto do peso do corpo entre trêsa seis vezes». Corte Real dá o exem-plo de um indivíduo de 60 kg: «O cal-çadoterádesuportarumimpactomí-nimo de 180 kg, multiplicado pelo nú-mero de quilómetros feitos pela pes-soa. Um reforço de 10% nos elemen-tos amortecedores é característicamuito importante a ter em conta, jáque absorve o impacto inicial, onde seexerce a maior pressão, e reduz emcerca de 20 kg a força no impacto deuma pessoa de 70 kg.»

Olhando para o tipo de piso possí-vel para cada situação de treino, por

O calçado utilizado pode ter uma influência determinante na qualidade de um treino. Um especialista deixaconselhos para que se prepare bem para a 10ª edição da Corrida da Linha Cascais Médis powered by Destak.

EVENTO

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt26 CORRIDA DA LINHA

© 123RF

vezes é bastante difícil (e, obviamen-te, mais caro...) que todas as pessoascomprem vários tipos de calçado,sempre de acordo com o sítio ondevão correr.

«Deve ser considerado o piso quese utiliza com mais frequência e re-comenda-se o calçado commaiortra-ção para a terra batida, com maiorcapacidade de amortecimento nacor-rida em alcatrão e, se o local escolhi-do for a praia, que permita amorte-

CORRIDADALINHAMEDIS.PT

Inscrições são feitas no site oficialAsinscriçõesparaa10ªdaCorridadaLinhaCascaisMédispoweredbyDestak,a terlugarnaAvenidaMarginaldeCascaisa17desetembro,estãoabertasnositeoficialdaprova,emwww.corridadalinhamedis.pt.Haverãodoispercursos:oper-cursodos4,5km,mais indicadoparacriançasefamílias,queteminícioagendadoàs10h,compartidanaPraiadaBafureiraemetanoParquedeEstacionamentodaPastorinha(Carcavelos);eaprovade10km,paraatletasmaisexperientes,compartidamarcadaparaas9h15naBaíadeCascaisechegadaàPraiadeCarcavelos.

«Há dois aspetosque são fundamentaisna hora de escolher:o peso do desportistae do tipo de piso»

cer o impacto na areia», alerta o es-pecialistaortopédico ao Destak, paraquemacorridaoucaminhadasão ati-vidades aconselhadas atodo o tipo depessoas.

OUTROSMOTORES

PUB

RUI FARIAwww.aquelamaquina.pt

124 Spider Abarthé outra música...

AO VOLANTE

Há quarenta e tal anos, aFiat discutiaas vitórias noCampeonato do Mundo deRalis com um descapotá-

vel. Em 1974, Markku Alen impres-sionou meio mundo no Rali TAP, an-tes de garantir em 1975 a primeiradas suas cinco vitórias em Portugal.Eram outros tempos...

O 124 Spider Abarth dos anos 70era um “italiano vero”, mas o mode-lo que estádisponível no mercado foi

O capot dianteiro pintado de negro do Fiat 124 Spider Abarth remete-nospara os anos 70 e faz a diferença num modelo para quem gosta de conduzir.

realizado com base no Mazda MX-5e, para além das diferenças na ima-gem, conta com um motor 1.4 turboMultiAir montado longitudinalmen-te atrás do eixo dianteiro, o que aju-da a melhorar a repartição de mas-sas contribuindo para vincar a esta-bilidade direcional. O Fiat 124 Spideré muito ágil e tem um comportamen-to bastante neutro, seja em acelera-ção à saída das curvas, seja nas tra-vagens mais fortes.

Nadadistoémuitodiferentedoquejá conhecemos no Mazda MX-5, maseste Fiat 124 Spider é outra coisa. En-

quantoaversão“normal”éproduzidano Japão, os Abarthsão alterados nasOfficineMirafioriemTurim.ÉnasededaAbarthquerecebemolaseamorte-cedores Koni específicos, bem comoum diferencial autoblocante parame-lhorar adinâmicade condução.

O motor também é diferente. De-bita 170 cv e isso nota-se nas perfor-mances: 6,8 segundos parapassar de0 a100 km/h(menos 0,7s) e 230 km/hde velocidade máxima(mais15 km/h).Adiferença não é grande em termosde números, mas a dinâmica do 124Spider Abarth é outra.

©DR

Aprimeira unidade do SEAT 500saiu da fábrica no início do verão de1957. Nasceu de decisão política dasautoridades espanholas que sentirama necessidade de criar uma fábricade automóveis no país. Foi estabele-cidaumaparceriacomaFiatque deuorigem ao SEAT 500, que não era

mais do que o já popular Fiat 500,mas produzido naCatalunha. Foi ummodelo marcante e ajudou a motori-zar o país. A antiga fábrica na “ZonaFranca” de Barcelona veio a dar ori-gemàunidade que funcionaemMar-torell, construídadepois daSEAT in-tegrar o Grupo VW.

Há 60 anos o SEAT 500 alterouo modo de vida em Espanha

© DR

EFEMÉRIDE

AUTOMÓVEL 2711 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt

Os Citroën 2 Cvinvadiram a zonada EriceiraO Encontro Mundial dosAmigos do 2 Cv realizou-sena zona da Ericeira. Reuniuparticipantes de vários paísese trouxe a Portugal mais dedois mil modelos da marcafrancesa. Foi a segunda vezem 30 anos que estainiciativa passou pelo paísonde foram produzidas asúltimas unidades do 2 Cvna fábrica de Mangualde.

Fuso eCanter:camião elétricomade in PortugalA fabrica da Mitsubishi FusoTruck no Tramagal, perto deAbrantes, iniciou a produçãode um camião 100% elétrico.O motor de 158 kW vai seralimentado com bateriasde iões de lítio, arrefecidaspor água. O modelo temuma autonomia de 100 km.

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguro | Emprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS���������� ������������������ �������� ������ ���������� ��!"�"!�#� $��%&� �"�

MUL

TICR

EDIT

O

S

CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

CLASSIFICADOS

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3 contenha todos os números de 1a 9

SUDOKU ***

Horizontais:1.Mulher que cria criança alheia. Pátria. Isolados. 2.Festa noturna em que há dança,música, canto, etc. Aplane.3.Pequeno cartão de memória. Designa desejo (interj.). Forma antiga demim. 4.Altar cristão. Germe (fig.). Outra vez. 5.A pessoa ou coisa masculina de que se fala. Discurso.6.Vende a crédito. Acrónimo de Imposto sobre o Valor Acrescentado. 7.Bordar, ornar com passama-nes. 8.Boca de um rio. Mulher de estatura muito mais baixa que a normal. Equivale a o qual e suasflexões (pron. rel.). 9.Paraíso terreal no qual, segundo o Génesis, viveram Adão e Eva. Ato solene.10.Agente incumbido de uma missão. 11.Natural da Arábia. Espinhaço.Verticais:1.Cozinha no forno. Semente do cafezeiro. 2.Superiora de um convento. Ter força para.3.Atmosfera. Planta ornamental e aromática da família das labiadas. 4.Contr. da prep. a com o artigoou pronome o. Aqui está. Número de identificação bancária (abrev.). 5.Ostentação ou magnificência.Proteção (fig.). A si mesmo. 6. Insignificância (fig.). Erva-doce. 7.Crivo. Sacerdote muçulmano. Carta dejogar. 8.Sexta nota da escala musical. Ovário dos peixes. Centésima parte do hectare. 9.Sétima nota daescala musical. Branquear metais, especialmente oiro ou prata. 10.Metal raro e muito denso (ele-mento número 76 da classificação periódica) que se encontra nos minérios de platina. Criador.11.Meiadúzia. Que é feito de cobre, de bronze ou de arame.

CRUZADAS

OS PASSATEMPOS DESTAS PÁGINAS SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

CRUZADAS DIRETAS

SOLUÇÃOCRUZADASHorizontais:1.Ama,Lar,Sós.2.Sarau,Alise.3.Sd,Oxalá,Mi.4.Ara,Ovo,Bis.5.Ele,Oro.6.Fia,IVA.

7.Apassamanar.8.Foz,Anã,Que.9.Éden,Auto.10.Emissário.11.Árabe,Serro.Verticais:1.Assa,Café.2.Madre,Poder.3.Ar,Alfazema.4.Ao,Eis,Nib.5.Luxo,Asa,Se.6.Avo,Anis.

7.Ralo,Imã,Ás.8.Lá,Ova,Are.9.Si,Branquir.10.Ósmio,Autor.11.Seis,Éreo.

SOLUÇÃOCRUZADASDIRETASSOLUÇÃOSUDOKU

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente),João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOSNuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação:João Moniz; Editora Executiva: Patrícia Naves; Redação: Filipa Estrela, João Tomé, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN;Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor), Sónia Santos (Editora), Rita Alves; Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos:Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues(Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador), Gabriela Raposo; Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativaçõese Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), David Fernandes, Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134;Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; ImpressãoNacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399.ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

PASSATEMPOS 2911 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt

DIFERENÇASOS PASSATEMPOS DESTAS PÁGINAS SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

11 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt30 PASSATEMPOS

Encontra as seis diferenças entre estes desenhos.

As letras trocadas correspondem ao nome de seis objetos. Consegues decifrar os nomes corretos?

PALAVRAS BARALHADAS

APRENDE A DESENHAR

Aprende a desenhar umporco!

OS PASSATEMPOS DESTAS PÁGINAS SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

UmjogadordevoleibolafirmaqueviuWeirdlya injetar líquidodentrodabolaháunsmomentos.OdetetiveFoxachaque líquidoéumanovasoluçãodeespirros.Umapancadafortepoderia fazercomqueo líquidoexplodissee libertasseogásdeespirros.Comoéqueodetetivevaideterminarsea injeçãofoi feita?

PASSATEMPOS 3111 A 17 DE AGOSTO DE 2017www.destak.pt

SOLUÇÃOQUALOPAR?Números1e4.

SOLUÇÃODETECTIVEFOXOdetetivevaisubmergirabolanalagoaeapertá-lasuavemente.Sesaírembolasdearnumpontodabolaissosugerequefoifeitaainjeção.

SOLU

ÇÃO

LABIRIN

TO

DETETIVE FOX

LABIRINTO

SOLUÇÃODIFERENÇASUmadasBolinhas;Atacadores;Sobranelhas;OlhosdoCão;PingodeÁgua;CalçõesdaMenina

SOLUÇÃOPALAVRASBARALHADAS1.Coleira2.Gravata3.Chapéu4.Casaco5.Orelhas6.Porta

QUAL O PAR?

Dois dos desenhossão exatamente iguais. Quais?

1

2

3

4

PUB