União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline...

5
Ano 18, nº 774 Embrapa Clima Temperado 08/03 a 18/03/2012 União viabiliza compra de sequenciador Uma equipe de dez pesquisa- dores da área de Recursos Gené- ticos e Melhoramento de Plantas e Fruticultura é exemplo concreto do ditado “a união faz a força”. Junta- mente com o apoio da Chefia da Unidade, o grupo decidiu destinar recursos de investimento dos seus projetos para a compra de um se- qüenciador – aparelho que permi- te obter o perfil genético de amos- tras. Cada pesquisador repassou uma parte da verba de seus proje- tos para a Unidade atingir o valor do seqüenciador. Segundo a pesquisadora Ca- rolina Castro, o equipamento abri- rá novas perspectivas de pesquisa na Unidade. “O sequenciador vai ampliar a capacidade de análise e fornecer uma maior precisão, permitindo a comparação de re- sultados desenvolvidos em outros Dez pesquisadores reúnem recursos e adquirem equipamento para o Lab. de Biologia Molecular laboratórios”, comenta. Exemplo Para o chefe-geral da Uni- dade, Clenio Pillon, a iniciativa de reunir investimentos de vários pro- jetos de macroprogramas é inova- dora. “Trata-se de um rompimento de paradigmas. Esta iniciativa foi provocada pela gestão da Unida- de e a acolhida pelos líderes foi al- tamente positiva”, expõe o chefe- geral. + O SEQUENCIADOR O seqüenciador foi importado dos Estados Unidos e custou U$ 52,9 mil – cerca de R$ 93 mil. O aparelho é fabricado pela empresa Li-Cor Biosciences. O equipamento será instalado no Laboratório de Biologia Molecular da Unidade. A instalação será feita neste mês de março por um técnico especializado. Sequenciador genético será instalado ainda neste mês no Laboratório de Biologia Molecular da Unidade Paulo Lanzetta

Transcript of União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline...

Page 1: União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi- ... em reanimação”,

Ano 18, nº 774 Embrapa Clima Temperado 08/03 a 18/03/2012

União viabiliza compra de sequenciador

Uma equipe de dez pesquisa-dores da área de Recursos Gené-ticos e Melhoramento de Plantas e Fruticultura é exemplo concreto do ditado “a união faz a força”. Junta-mente com o apoio da Chefia da Unidade, o grupo decidiu destinar recursos de investimento dos seus projetos para a compra de um se-qüenciador – aparelho que permi-te obter o perfil genético de amos-tras. Cada pesquisador repassou uma parte da verba de seus proje-tos para a Unidade atingir o valor do seqüenciador.

Segundo a pesquisadora Ca-rolina Castro, o equipamento abri-rá novas perspectivas de pesquisa na Unidade. “O sequenciador vai ampliar a capacidade de análise e fornecer uma maior precisão, permitindo a comparação de re-sultados desenvolvidos em outros

Dez pesquisadores reúnem recursos e adquirem equipamento para o Lab. de Biologia Molecular

laboratórios”, comenta.

ExemploPara o chefe-geral da Uni-

dade, Clenio Pillon, a iniciativa de reunir investimentos de vários pro-jetos de macroprogramas é inova-dora. “Trata-se de um rompimento de paradigmas. Esta iniciativa foi provocada pela gestão da Unida-de e a acolhida pelos líderes foi al-tamente positiva”, expõe o chefe-geral.

+ O SEQUENCIADORO seqüenciador foi importado dos Estados Unidos e custou U$ 52,9 mil – cerca de R$ 93 mil. O aparelho é fabricado pela empresa Li-Cor Biosciences.O equipamento será instalado no Laboratório de Biologia Molecular da Unidade. A instalação será feita neste mês de março por um técnico especializado.

Sequenciador genético será instalado ainda neste mês no Laboratório de Biologia Molecular da Unidade

Pau

lo L

anze

tta

Page 2: União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi- ... em reanimação”,

Linha Aberta nº 774, de 08/03 a 18/03/2012

2

Unidade passa a contar com enfermeira

Os colaboradores da Unida-de podem contar com o serviço de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi-mentos ambulatoriais – como veri-ficação de pressão arterial e dores de cabeça e estômago – e fazer o controle dos exames periódicos e admissionais.

“Além dos atendimentos am-bulatoriais, nossa ideia é promover palestras sobre diversos temas re-lacionados à saúde, como curso de primeiros socorros e atuação em reanimação”, comenta.

A enfermeira atende na Sede todos os dias da semana, menos nas manhãs das quartas-feiras, quando fica na ETB. Futuramente, Caroline vai atender as três bases.

Profissional é contratada para atender empregados e ajudar a manter a boa saúde dentro da Unidade

+ ATENDIMENTOSCusto GratuitoOnde Sede (diariamente) e ETB (quarta-feira de manhã)Emergências No próprio local

Pau

lo L

anze

tta

Estufa é desenvolvida e enviada para o PR

As pesquisas do projeto Xisto Agrícola, feitas em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), receberam novo auxílio. Uma estufa, constru-ída por empregados da Unidade, foi enviada ao campus de Pato Branco/PR da UTFPR. O equipa-mento será usado na secagem e conservação de grãos e de amos-tras de tecido vegetal.

Segundo o projetista da estu-fa, pesquisador Adilson Bamberg, o material foi feito para atender as necessidades do xisto. Até agora, a UTFPR dependia de laboratórios de outras áreas. A construção le-vou cerca de 20 dias e foi coorde-nada pelo assistente José Carlos D’Avila.

Pau

lo L

anze

tta

Page 3: União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi- ... em reanimação”,

Linha Aberta nº 774, de 08/03 a 17/03/2012

Heluísa BussEdison PintoRosane Machado

3

Aposentados homenageados

Juntos eles somam mais de 90 anos de Embrapa. Edison Pin-to (58), Heluísa Buss (67) e Ro-sane Machado (50), empregados recém-aposentados, receberam uma homenagem pela dedicação e pelos serviços prestados nas úl-timas décadas à Unidade. Os três ganharam das mãos do chefe-geral, Clenio Pillon, o “Diploma de

Colegas recém aposentados recebem Diploma e CracháAGENDA

08/03 Dia da MulherO Comitê Local de Pró-Equida-de de Gênero e Raça promo-ve, a partir do dia 8, ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Todos os empregados estão convidados para partici-par das atividades, que serão iniciadas nesta quinta com um café da manhã servido às 8h30 no saguão da Sede e da ETB.Durante o dia, haverá na recep-ção da Sede, das 10h às 16h, demonstração de produtos da linha Mary Kay, verificação de pressão arterial e avaliação clí-nica pela enfermeira da Unida-de. A programação ainda con-tará com a exibição de paineis nas três bases físicas.

20/03 Terça CulturalO que você, empregado ou es-tagiário da Unidade, faz no tem-po livre do horário de almoço? O Núcleo de Responsabilidade Social (Nures) da Unidade está oferecendo uma opção para as terças-feiras: a Terça Cultural. A ação consiste na exibição de documentários, filmes e shows musicais. No total, serão quatro apresentações por mês, todas as terças, a partir das 12h30, no auditório da Unidade. A pro-gramação foi iniciada no dia 6, com a exibição do filme Marco-valdo. A próxima sessão será no dia 20, com o documentário O Caminho.

+ Programação20/03 O CaminhoDocumentário sobre o trabalho realizado pela Irmã Assunta Tacca na Casa do Caminho27/03 Calle-54Calle 54 é uma declaração de amor ao jazz latino. O diretor espanhol Fernando Trueba reú-ne seus músicos favoritos para uma sessão musical única

Participação em capacitações é destaqueOs empregados da Unidade tiveram grande participação em cur-sos de capacitação no último ano. Só na Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de 40 colaboradores aprimoraram seus conhecimen-tos em diversos cursos como comunicação em apresentações, gestão do conhecimento e técnicas de gerenciamento de projetos. A grande participação demonstra o interesse dos empregados em aperfeiçoar os seus conhecimentos e, de acordo com a Chefia-Geral e Chefias-Adjuntas, mostra o empenho e o interesse das equipes com a melhoria contínua.Vale lembrar que as inscrições para os cursos online da FGV para este ano estão abertas e vão até sexta-feira.

Reconhecimento” e o “Crachá de Prata da Casa”, em homenagem prestada em fevereiro.

“A trajetória destes colegas se confunde e compõe a própria história da Unidade”, comentou Pillon. “Este é um novo momento na vida destes colegas que têm, sem dúvida, o nosso carinho e re-conhecimento”, completou.

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

“Os meus 30 anos me deram um crescimento não só profissional como também pessoal. O que aprendi e vivi aqui, levarei pra vida toda”

Rosane Machado

“Hoje me sinto 100% realizado em minha vida e feliz com todos os mo-mentos que passei nestes anos dentro desta instituição”

Edison Pinto

“O ambiente é maravilhoso e o grande presente foram as amizades verdadeiras que construí aqui dentro da Embrapa”

Heluísa Buss

Page 4: União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi- ... em reanimação”,

Linha Aberta nº 774, de 08/03 a 18/03/2012

25/02 ABERTURA DA COLHEITA

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu em mãos uma amostra da nova linhagem de arroz que está sendo desenvolvi-da pela Unidade para atender o mercado de alimentação animal e de geração de etanol. A planta foi apresentada ao ministro pelo chefe-geral Clenio Pillon, durante a Aber-tura Oficial da Colheita do Arroz, realizada em Restinga Sêca/RS.

25/02 CIENTISTA DO ARROZ

O pesquisador Paulo Fagundes foi premiado o “Cientista do Arroz de 2012” durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Fagundes foi agraciado pela contribuição dada ao progresso tecnológico do setor durante seus 27 anos de carreira. O pesquisador é responsável ou colaborou com o desenvolvimento de 12 cultivares de arroz. “É uma honra ser homenageado por este setor”, comentou ao re-ceber o troféu.

16/02 GIRASSOL PARA SILAGEM

A Embrapa Clima Temperado mostrou como o girassol pode ser uma opção de silagem para a alimentação ani-mal em Dia de Campo realizado na Sede. “O girassol é uma boa alternativa em períodos de seca”, expôs o pes-quisador Jorge Schafhauser Júnior. Agricultores conhe-ceram o potencial da planta em diversas condições. “O girassol tem um forte e diversificado potencial de uso”, complementa a pesquisadora Ana Cláudia Barneche.

Bru

no Z

amor

a

16/02 FORUM SOCIAL TEMÁTICO

A Embrapa Clima Temperado teve grande participação no Fórum Social Temático 2012. O pesquisador Gilberto Bevilaqua e os analistas Rafael Porto e Rosângela Alves, por exemplo, participaram de três oficinas no evento, re-alizado em Porto Alegre/RS. Os temas “Alternativas ao cultivo do Tabaco”, “Insumos Alternativos” e “Tecnologias Sociais” foram abordados pela equipe através de deba-tes, trocas de experiências e esclarecimentos de dúvidas.

Bru

no Z

amor

a

Giro pela Unidade

Raf

ael P

orto

4

Pau

lo L

anze

tta

Page 5: União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi- ... em reanimação”,

Linha Aberta nº 774, de 08/03 a 17/03/2012

EXPEDIENTE - O informativo interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Sergio Renan. Edição: Bruno Zamora Teoro (SC3005JP). Diagramação: Bruno Zamora. Circulação: Equipe NCO. Redação: Bruno Zamora; Luiza Wiener e Manuelle de Lima (estagiárias). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

5

09/03 - Ana C. Richter Krolow13/03 - Cristina M. da Silveira17/03 - José Carlos Dávila17/03 - José F. Martins Pereira17/03 - Sandro Bonow17/03 - Claudio R. Pinto Xavier

Novos colegas

VANILTON MACKEDANZCargo Assistente AÁrea Técnico AgrícolaLotação Campo/SedePosse 02/02/2012Nascimento 14/01/1986Origem Pelotas/RSConcurso 2007

Pau

lo L

anze

ttaAÉCIO FLÁVIO B. DE ALMEIDACargo Assistente AÁrea AdministrativoLotação Setor de ViagensPosse 08/02/2012Nascimento 22/06/1955Origem S. Lourenço/RSConcurso 2007

Pau

lo L

anze

tta

PAULO ROBERTO MARTINSCargo Assistente BÁrea ManutençãoLotação Infraestrutura/ETBPosse 05/01/2012Nascimento 07/02/1976Origem Uruguaiana/RSConcurso 2007

Pau

lo L

anze

tta

Novos Livros da Biblioteca

Título Campos dos mor-ros de Porto Alegre(Igré Assoc. Sócio-ambient.)

Título Desc. morfo. de folhas de variedades de ci-tros (Uni. Fed. de Viçosa)

Título Crônicas faquia-nas IV(UPF)