UNICOM - Boletim 03 Solo Grampeado · 2016-05-25 · reforço de solos frágeis e em colapso. Em...

2
CÓDIGO: Nº03 EMISSÃO / REVISÃO: 1 01/04/2016 SOLO GRAMPEADO www.unicomengenharia.com.br BOLETIM TÉCNICO

Transcript of UNICOM - Boletim 03 Solo Grampeado · 2016-05-25 · reforço de solos frágeis e em colapso. Em...

CÓDIGO:

Nº03EMISSÃO / REVISÃO: 1

01/04/2016

SOLO GRAMPEADOwww.unicomengenharia.com.br

BOLETIM TÉCNICO

CONCRETO PROJETADO

TELA ELETROSOLDADA

BARRA DE AÇO CA-50

TUBOS DEINJEÇÃO

ESPAÇADOR

CENTRALIZADOR

«CARAMBOLA»

FURO 3"

OU 4"

MANCHETES

PARA INJEÇÃO DE

CALDA DE

CIMENTO

SOLO GRAMPEADO

A técnica de grampeamento de solo é uma excelente opção para estabilização de taludes e escavações, pois associa rapidez e simplicidade de execução a um baixo custo. Aliada à avançada tecnologia de projeção de concreto por via úmida fluxo denso, que possibilita a aplicação, adensamento e acabamento do concreto em uma única operação, é possível se atingir um trabalho final com resistência e aparência superiores aos dos outros métodos existentes. A estabilidade do solo é garantida pela força de atrito desenvolvidas no contato entre o solo e o grampo. Os grampos são instalados subhorizontalmente, de forma a introduzir esforços resistentes de tração e cisalhamento. O trecho reforçado se comporta como um muro de gravidade, garantindo a estabilidade geral do maciço.

APRESENTAÇÃO

APLICAÇÃOO método do solo grampeado é indicado para terrenos não saturados que estejam acima do nível d’água e apresentem solos coesivos.Pode ser executado para proteção de encostas, sustentação de muros de arrimo, contenção de taludes e maciços ou reforço de solos frágeis e em colapso.Em solos não coesivos, de baixa coesão ou saturados, é possível aumentar o atrito solo-grampo através da execução de re-injeção em alta pressão com controle manométrico, de modo a formar bulbos pronunciados no maciço. Em casos especiais, por exemplo, solos arenosos e saturados, pode-se optar pelo encamisamento do furo para evitar o fechamento do mesmo.É importante sublinhar que o grampeamento do solo substitui com eficiência o muro de arrimo tradicional em bloco estrutural, apresentando custos bastante competitivos. Em comparação com cortinas atirantadas, o custo pode ser de até 40% inferior.

A execução é feita à medida em que se realiza a escavação, de acordo com a resistência do solo, ou por meio da conformação e limpeza do talude existente. Em seguida é realizada a perfuração do solo para colocação dos grampos, podendo-se utilizar equipamentos leves e portáteis, de acordo com as características do solo.Os grampos são montados com barras de aço CA-50 de diâmetro variável, protegidos com pintura anticorrosiva, instalados horizontalmente ou inclinados no maciço e posteriormente é realizada a injeção de calda de cimento.A injeção de calda de cimento pode ser feita com o uso de aditivos e com pressão controlada por meio de manômetro. Após a colocação dos grampos, é feito o sistema de drenagem do paramento conforme solicitado em projeto, instalada a tela eletrosoldada e executado o muro em concreto projetado por via úmida fluxo denso, podendo-se fazê-lo com acabamento sarrafeado e desempenado.É importante salientar que o muro em concreto projetado por via úmida fluxo denso permite a distribuição uniforme das tensões provenientes dos grampos.

PROCESSO EXECUTIVO

BENEFÍCIOSO muro de contenção em solo grampeado proporciona: Ÿ Rapidez de execução;Ÿ Versatilidade;Ÿ Ótima relação custo/benefício;Ÿ Segurança do sistema reforçado;Ÿ Execução em locais de difícil acesso;Ÿ Redução de interferências em obras vizinhas;Ÿ Produção e adaptação às condições locais.

Av. Eng. Antonio Francisco de Paula Souza, 4.353 - Vila Formosa | Campinas | São Paulo

PABX: 19 3271.4401 | 19 3271.4174 | 19 3271.6938

[email protected]

www.unicomengenharia.com.br