Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

13
idade 1 – O modelo atenien História A - NE

Transcript of Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

Page 1: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

Unidade 1 – O modelo ateniense

História A - NE

Page 2: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

1.1.1. Um mundo de cidades-estadoGrécia Antiga:

Grécia Continental

Grécia Insular

Grécia Asiática

Page 3: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

A PólisPólis – Termo pelo qual os Gregos designavam as pequenas comunidades em que viviam. O termo pólis pode ter o sentido mais restrito de Estado, comunidade de cidadãos ou cidade propriamente dita.

Cidade-Estado – É uma organização politica e social com um território delimitado. Tem um governo autónomo e independente e tem um sistema de leis próprio.

Pólis = Cidade-Estado

O mundo helénico era constituído por uma multiplicidade de pólis, minúsculas comunidades independentes organizadas em torno de um núcleo urbano.

A Ática incluía zonas agrícolas, montanhosas, um porto do mar, o Pireu, tudo girando em volta da cidade propriamente dita. Os cidadãos atenienses viviam indiscriminadamente em qualquer lugar da Ática, dedicando-se às mais variadas ocupações.

Atenas pertence a Ática.Atenas: 400 000 residentes

Page 4: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

PopulaçãoFormada por: Escravos; Estrangeiros (muitas

vezes oriundos de outras pólis da Grécia);

Corpo Cívico (conjunto de cidadãos), muito reduzido, mas essencial à vida da pólis.

Cidadãos: Condução de negócios

públicos; Organização das

cerimónias religiosas; Feitura das leis (os

gregos devotavam um enorme respeito).

Existência da

Pólis

Território

Corpo Cívico

Conjunto de Leis

Próprias

Page 5: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

A organização do espaço cívico

A acrópole de Atenas

A ágora de Atenas

Page 6: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

1.1.2. Democracia AtenienseOligarquia (significa o governo rico e pobre)

A.C.620 – Leis de Drácon: embora muito severas para os camponeses, são as primeiras leis escritas.595-594 – Leis de Sólon: proibição da escravização por dívidas e devolução da liberdade aos que tinham sido escravizados por tal motivo; divisão dos cidadãos da Ática em quatro categorias tendo como base, apenas, a sua riqueza (e não o nascimento); acesso aos cargos públicos em função da riqueza mas abertura da Assembleia (Eclésia) a todos os cidadãos, sem distinção; (possível) criação de Bulé e do Helieu. 561 – Primeira tentativa de instauração da tirania por Pisístrato.

Tirania (Dinastia Militar)

546-510 – Tirania de Pisístrato e seus filhos. A aristocracia perde importância. A Eclésia, a Bulé, e o Helieu continuam em funcionamento, embora sob a tutela do tirano.510 – Tentativa (falhada) de reação aristocrática.

Democracia (governo do povo)

508-507 – Reformas Clístenes: reorganização do corpo cívico em 10 tribos, correspondendo a cada uma um décimo (aprox.) do território urbano (asty), um décimo do território interior (mesogeia) e um décimo do litoral (parália); escolha de 500 cidadãos para a Bulé, por sistema de sorteio, sem restrições de fortuna; (possível) instituição da lei do ostracismo; ampliação dos poderes da Eclésia.488-487 – Sistema de tiragem à sorte para o arcontado (um arconte por tribo), mantendo-se, porém, a exigência de um certo grau de fortuna.462 – Reformas de Efialtes: o Areópago (formado por antigos arcontes) perde grande parte dos seus poderes (controlo das leis e das magistraturas).459 (?) – Abertura do arcontado aos cidadãos mais pobres.455 – Primeiras mistoforias (atribuição de uma espécie de salário pelo exercício de cargos públicos).

Page 7: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

Democracia Antiga – Identifica-se com a democracia das cidades gregas, que tiveram Atenas como paradigma. A democracia antiga distingue-se da atual sobretudo pelo seu carácter direto e por limitar a participação política a um conjunto muito restrito de cidadãos.

Quem são os cidadãos?- Homens, maiores de 18 anos e

filhos de pais e mães atenienses.

- Eram os únicos a possuir terras na Ática.

Page 8: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

Os direitos dos cidadãos: isonomia, isocracia e isegoria

Isonomia (Igualdade perante a lei) – A lei era igual para todos, não era concebido a nenhum cidadão privilégios baseados na riqueza ou no prestígio da sua família.

Isocracia (Igualdade de acesso aos cargos políticos) – Todo o cidadão tinha o direito (e o dever) de participar no governo da pólis. As decisões (normalmente tomadas em conjunto) respeitavam a vontade da maioria, pois todos tinham igual direito ao voto.

Isegoria (Igual direito de todos ao uso da palavra) – Todos podiam defender livremente as suas opiniões.Uma democracia direta

Cada cidadão atuava por si próprio; Democracia direta; Exercício da cidadania; Preferência pelo sistema de sorteio.

Page 9: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

O exercício dos poderes

Tribunais Assembleias M a g i s t r a d o s

Page 10: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia
Page 11: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia
Page 12: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia
Page 13: Unidade 1 - Democracia da Antiga Grécia

Grupos Sociais