Unidade 4 Os animais vertebrados - Editora do Brasil S/A. · ... é uma conhecida espécie de...

9
1 CIÊNCIAS Sugestões de atividades Unidade 4 Os animais vertebrados 7

Transcript of Unidade 4 Os animais vertebrados - Editora do Brasil S/A. · ... é uma conhecida espécie de...

1

CIÊNCIAS

Sugestões de atividades

Unidade 4Os animais vertebrados

7

1

1. Faça uma pesquisa e descreva o que é a piracema.

2. Faça uma pesquisa sobre o poraquê e apresente para os colegas. Após as apresentações, reúnam-se e façam uma ficha com todas as características apresentadas desse peixe (incluindo a região onde é encontrado).

Your

thst

ock

| Dre

amst

ime.

com

/Dre

amst

ime.

com

Poraquê.

CiênciasPeixes e anfíbios

2

3. Explique por que a respiração cutânea, embora importante, limita a sobrevivência dos anfíbios a determinados hábitats.

Kcm

att/

Dre

amst

ime.

com

Salamandra.

1

CiênciasAves

1. Leia os fragmentos da letra da música “Passaredo”.

Ei, pintassilgoOi, pintarroxoMelro, uirapuru [...]Foge, asa-brancaVai, patativaTordo, tuju, tuim [...]Some, coleiroAnda, trigueiroTe esconde, colibriVoa, macucoVoa, viúva [...]Bico caladoToma cuidadoQue o homem vem aíO homem vem aí [...]Some, rolinhaAnda, andorinhaTe esconde, bem-te-viVoa, bicudoVoa, sanhaçoVai, juritiBico calado muito cuidadoQue o homem vem aíO homem vem aí

Francis Hime e Chico Buarque de Holanda. Passaredo. ©1975 by Trevo Editora Musical Ltda.

Discuta com os colegas sua opinião sobre a letra da música e responda às questões.

a) Na letra da música “Passaredo”, os pássaros são avisados:

Toma cuidadoQue o homem vem aí.

A canção é um alerta contra o ser humano. Que perigo ele pode representar para as aves e, se ampliar-mos a questão, para os animais em geral?

b) Quais são as possíveis ações do ser humano que podem pôr as aves em perigo?

2

2. Compare a forma do corpo de uma ave com a de um avião.

Você deve ter percebido que os seres humanos imitam as aves na forma que dão aos aviões. Por quê?

Ivan

Cho

lako

v/D

ream

stim

e.co

m

Bru

no M

edle

y/D

ream

stim

e.co

m

CiênciasMamíferos

1. Lenda popular da região amazônica:

O boto cor-de-rosa

Dizem que os botos seduzem as moças ribeirinhas e são os pais de seus filhos. Nas primeiras horas da noite, o boto se transforma em um rapaz bonito, alto, forte, bom dançador e bebedor. Ele aparece nos bailes, namora, conversa, frequenta reuniões e comparece fielmente aos encontros femininos.

Antes da madrugada, ele pula na água e volta a ser boto. A expressão “filho de boto”, no Pará, significa que a criança não tem pai conhecido.

Com base nos conhecimentos que você adquiriu sobre os vertebrados e pesquisando em outras fontes, responda às questões a seguir sobre o boto.

a) Boto é peixe?

b) Há diferenças entre boto e golfinho?

Fabi

o C

olom

bini

Daw

idso

n Fr

ança

1

CiênciasTrabalho em equipe

1. Leia este texto:

Todos os anos, o tráfico de animais retira muitas espécies de seus hábitats. A maio-ria desses animais morre por falta de alimento, más condições de transporte, falta de higiene e maus tratos.

Araras, papagaios, tucanos e outras aves – por estarem no grupo de risco de extinção – têm grande cotação no mercado. Portanto, são muito procuradas para atender ao comércio ilegal.

É crime comercializar aves e outros animais silvestres. Ajude a preservar a fauna orientando seus conhecidos a nunca comprar ou traficar animais silvestres.

a) Pesquise outros animais de nossa fauna que também são vítimas do tráfico.

b) Faça uma lista com base em sua pesquisa.

c) Depois, compare sua lista com a dos colegas. Verifique se há alguma ave de sua região incluída na lista deles.

d) Organize uma campanha de conscientização sobre o tráfico de animais silvestres. Podem ser usados recursos como cartazes, panfletos e vídeos para divulgar a campanha na escola e em sua comunidade.

IBAM

A -

Inst

ituto

Bra

sile

iro

do M

eio

Ambi

ente

e d

os R

ecur

sos

Nat

urai

s R

enov

ávei

s

Campanha do Ministério do Meio Ambiente para combate ao comércio ilegal de animais silvestres.

2

Sugestões de sites para pesquisa:• Relatório sobre o tráfico de animais silvestres (Renctas):

<http://www.renctas.org.br/pt/trafico/rel_renctas.asp>.

• Mapa da fauna ameaçada de extinção – Aves 2005 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE): <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/pdf/aves.pdf>.

• Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBIO): <http://www.mma.gov.br/biodiversidade/esp%C3%A9cies-amea%C3%A7adas-de-extin%C3%A7%C3%A3o/fauna-amea%C3%A7ada>.

• Atlas da fauna brasileira ameaçada de extinção em unidades de conservação federais (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBIO): <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/documentos/Atlas-ICMBio-web.pdf>.

• Lei de crimes ambientais: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm>.

2. Com a orientação do professor, realizem um debate sobre o tema:

Qual é a importância de medidas como a proibição da pesca durante o período da piracema?

3. Com a orientação do professor, pesquise quais são as aves típicas da região onde você mora e faça uma lista com o nome delas.

a) Escolha três espécies de sua lista e descreva cada uma considerando:

• a plumagem (cor, forma e tamanho);

• o bico (cor, forma e tamanho);

• o hábitat;

• os hábitos alimentares;

• as pernas e os pés (forma e tamanho);

• onde faz o ninho e quem cuida dos filhotes (se apenas a fêmea, apenas o macho ou os dois);

• se é ave migratória.

b) Verifique se há relação entre a forma do bico das espécies e a alimentação.

c) Verifique se há relação entre a forma das pernas e dos pés e o ambiente em que vivem.

e) Procure saber se há alguma espécie em perigo de extinção. Caso haja, faça uma pesquisa para descobrir as causas desse risco e o que está sendo feito ou o que se pode fazer para evitar esse desastre.

CiênciasGabarito

Peixes e anfíbios

1. É o fenômeno que leva cardumes de peixes de diversas espécies a nadarem contra a correnteza, rio acima, para realizar a desova no período reprodutivo. Na maior parte do Brasil, a piracema acontece na época das chuvas de verão.

2. O poraquê (Electrophorus electricus) é uma conhecida espécie de peixe-elétrico com capacidade de geração elétrica que varia de cerca de 300 volts a 0,5 ampères até cerca de 1 500 volts a cerca de três ampères. Tem o corpo alongado e cilíndrico, que pode chegar a três metros de comprimento e pesar cerca de 30 quilogramas, com apenas uma nadadeira anal, que se estende por quase todo o abdome – lembra a forma de uma enguia. Sua cabeça é achatada e a boca, equipada com uma fileira de dentes cônicos e afiados. A cor desse animal é sempre muito escura, porém a parte ventral de seu corpo é amarelada. É típico da Bacia Amazônica (rios Amazonas e Orinoco) e dos rios do estado brasileiro do Mato Grosso. Encontra-se também em quase toda a América do Sul.

3. Os pulmões dos anfíbios são pouco eficientes e a respiração cutânea garante o suprimento de gás oxigênio necessário à vida desses animais. Entretanto, para que possa ser atravessada por gases, a pele precisa manter-se úmida, por isso, os anfíbios não são encontrados em locais secos.

Aves

1. a) O homem pode provocar a extinção de espécies animais caçando-os, destruindo seus hábitats ou desequilibrando seus ecossistemas.

b) Destruição do hábitat natural desses animais, caça predatória, aplicação de agrotóxicos nas plantações contaminando seres que se alimentam delas etc.

2. Porque a forma aerodinâmica do corpo das aves facilita o voo, o deslocamento no ar.

Mamíferos

1. a) Não, é mamífero.

b) Não há diferenças anatômicas entre golfinhos e botos. Trata-se de variação do nome vulgar desses animais em regiões brasileiras e outros lugares do mundo: as espécies encontradas ao longo da costa brasileira ou em água doce são comumente chamadas de botos por pescadores e pela população desses locais; já aquelas que são encontradas em águas afastadas da costa são geralmente chamadas de golfinhos.

Trabalho em equipe

1. A pesquisa serve para conscientizar os alunos sobre a origem ilegal de muitos animais de estimação, como papagaios e periquitos. A sensibilização dos alunos é de extrema importância para o combate a essa prática criminosa.

2. A piracema acontece no período de reprodução dos peixes. Realizar pesca nesse período dificulta a perpetuação das espécies.

3. A atividade deve ser conduzida de maneira que os alunos atentem às diferentes características do corpo de uma ave e entenda como distingui-las.