UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2017 -...

21
UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2017 Disciplina: Arte Professor: Zildo André Ano: 6º Segmento: Ensino Fundamental OBJETIVO: Reconhecer as relações entre arte e patrimônio. TEMA: Análise comparativa de imagens entre períodos da Arte Rupestre e da Arte Egípcia; Elementos estruturadores da linguagem visual: Cor: monocromia e policromia; variações de tons (cor + preto/cor + branco) Definição de Patrimônio material e imaterial; Modalidades expressivas: Pintura. OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM - Identificar o caráter cultural dos objetos, textos (músicas, textos literários e outros tipos) e imagens produzidos por diferentes grupos culturais; - Elaborar produções visuais com intencionalidade expressiva, associando forma e conteúdo em seus trabalhos, atribuindo-lhes sentido estético; - Identificar e explorar características e possibilidades expressivas dos elementos visuais FORMA e COR como elementos estruturadores na linguagem visual; - Experimentar possibilidades da modalidade expressiva Pintura, em sua prática criativa individual e colaborativa; - Reconhecer as características visuais das imagens produzidas na Arte Egípcia; - Criar um trabalho artístico a partir da seleção e coleção de materiais de referência sobre um tema específico; Colecionar imagens, materiais e informações significativas relativas à Arte Egípcia em um portfólio e usá-las como material de referência para a criação artística. PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala Ter sempre em mãos todo o material solicitado pelo professor caderno de anotações, bloco de desenho, pasta e lápis B (OU HB), 2B, 4B (ou 6B), além dos solicitados eventualmente (quando solicitados); Estar atento às informações e comentários dos colegas e do professor, anotando as informações mais importantes; Seguir as regras de cada atividade realizada e explorar ao máximo seu potencial criativo; Participar ativamente das aulas, contribuindo com os debates realizados, trazendo dúvidas, textos interessantes ou outros materiais que sirvam às aulas, mediante uma análise prévia do professor. Exercitar o prazer de aprender e criar em arte! Em casa Estudar previamente os materiais apresentados pelo professor para as aulas; Rever o conteúdo após a aula, anotando dúvidas, comentários, reflexões e ideias relacionados ao tema estudado; Observar imagens, sons, objetos e experimentar produzi-las, para afinar seu olhar e sua sensibilidade; Pesquisar e selecionar informações, imagens e objetos para seu “ portfólio”, a fim de construir um trabalho criativo e que reflita sua história!

Transcript of UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2017 -...

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Arte Professor: Zildo André Ano: 6º Segmento: Ensino Fundamental

OBJETIVO: Reconhecer as relações entre arte e patrimônio.

TEMA:

Análise comparativa de imagens entre períodos da Arte Rupestre e da Arte Egípcia;

Elementos estruturadores da linguagem visual: Cor: monocromia e policromia; variações de tons (cor + preto/cor + branco)

Definição de Patrimônio material e imaterial;

Modalidades expressivas: Pintura.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

- Identificar o caráter cultural dos objetos, textos (músicas, textos literários e outros tipos) e imagens produzidos por diferentes grupos culturais; - Elaborar produções visuais com intencionalidade expressiva, associando forma e conteúdo em seus trabalhos, atribuindo-lhes sentido estético; - Identificar e explorar características e possibilidades expressivas dos elementos visuais FORMA e COR como elementos estruturadores na linguagem visual; - Experimentar possibilidades da modalidade expressiva Pintura, em sua prática criativa individual e colaborativa; - Reconhecer as características visuais das imagens produzidas na Arte Egípcia; - Criar um trabalho artístico a partir da seleção e coleção de materiais de referência sobre um tema específico; Colecionar imagens, materiais e informações significativas relativas à Arte Egípcia em um portfólio e usá-las como material de referência para a criação artística.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala

Ter sempre em mãos todo o material solicitado pelo professor – caderno de anotações, bloco de desenho, pasta e lápis B (OU HB), 2B, 4B (ou 6B), além dos solicitados eventualmente (quando solicitados);

Estar atento às informações e comentários dos colegas e do professor, anotando as informações mais importantes;

Seguir as regras de cada atividade realizada e explorar ao máximo seu potencial criativo;

Participar ativamente das aulas, contribuindo com os debates realizados, trazendo dúvidas, textos interessantes ou outros materiais que sirvam às aulas, mediante uma análise prévia do professor.

Exercitar o prazer de aprender e criar em arte!

Em casa

Estudar previamente os materiais apresentados pelo professor para as aulas;

Rever o conteúdo após a aula, anotando dúvidas, comentários, reflexões e ideias relacionados ao tema estudado;

Observar imagens, sons, objetos e experimentar produzi-las, para afinar seu olhar e sua sensibilidade;

Pesquisar e selecionar informações, imagens e objetos para seu “portfólio”, a fim de construir um trabalho criativo e que reflita sua história!

Fontes de pesquisa

PROENÇA, Graça. História da Arte. SP: Ática, 1999 (existe na Biblioteca da escola);

GOMBRICH, E. H. História da Arte. RJ: LTC, 2000 (existe na Biblioteca da escola);

www.itaucultural.org.br;

www.googleartproject.com;

http://portal.iphan.gov.br/

AVALIAÇÃO

Portfólio individual: apresentação de materiais selecionados sobre Cultura e Arte Egípcias no portfólio + organização dos materiais selecionados + comentários escritos sobre aspectos visuais dos elementos selecionados – PRAZO: 6ª aula da 2ª etapa;

Exercícios de “Apreciação artística”: 02 atividades de estudo sobre os conteúdos, organizadas segundo critérios definidos pelo professor + entrega no prazo + exercícios de ‘Fotografia viva” - (previstas para a 5ª e a 8ª aulas);

Desenvolvimento e apresentação/exposição final do trabalho individual de criação – Apresentação da segunda versão do conjunto de desenhos selecionados para Álbum da História, dentro das condições de suporte/técnica, estética e organização orientados (2ª versão de cada = “estudos” de Cor + transposição para referência estética: Arte Egípcia) - PRAZO DE ENTREGA: 11ª aula da 2ª etapa;

Participação nas aulas e exercícios práticos realizados em sala de aula: realização de exercícios de desenho e pintura; participação com comentários e perguntas durante debates e aulas conceituais.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Ciências Professora: Moacir Alves Ano: 6º Segmento: Ensino Fundamental

OBJETIVOS: Compreender conceitos, fenômenos, teorias das ciências naturais, o meio em que o homem está inserido e sua interação com esse meio; reconhecer a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente transformador do mundo em que vive; entender, como essencial, a relação do ser humano com os demais seres vivos, num contexto: histórico, social, econômico, político, cultural e ambiental. Relacionar conceitos científicos de áreas distintas, proporcionando ao aluno um domínio mais amplo da evolução da ciência, seu papel no desenvolvimento de novas tecnologias e sua contribuição para as condições de vida da sociedade de hoje e sua evolução histórica.

Unidade 5 – A Explosão da vida Tema 1 – O que é um ser vivo. Características dos seres vivos. Tema 2 – O estudo das células. Tema 3 – Tipos e funções celulares.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Caracterizar um ser vivo.

Identificar os diversos tipos de células.

Reconhecer que todos os seres vivos são constituídos por unidades básicas chamadas de células.

Reconhecer e descrever as partes básicas de um microscópio.

Unidade – 6 A classificação dos seres vivos. Tema 1 – Por que classificar? Como são regras de nomenclatura atuais. Tema 2 – Os vírus Tema 3 – O reino dos Moneras Tema 4 – O reino dos protistas Tema 5 – O reino dos fungos

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Distinguir e identificar padrões morfológicos e fisiológicos dos grandes reinos.

Realizar agrupamentos dos seres vivos segundo alguns critérios de classificação: reprodução, modos de obtenção de oxigênio e de alimentos, sustentação do corpo, número e tipos de células, entre outros.

Caracterizar e diferenciar os diversos grupos de seres vivos.

Diferenciar os vírus de um ser vivo.

TEMA TRANSVERSAL:

Projeto Interdisciplinar: Memória e Identidade.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Construir sua própria identidade através do resgate da memória familiar.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO: Para que tenha sucesso, faz-se necessário adotar algumas ações em sua rotina de estudo em casa e em sala de aula. Em sala:

COMPROMISSO! Você deverá entregar todos os comunicados aos responsáveis e trazê-los na data solicitada.

AGENDA! Todas as tarefas deverão ser registradas na agenda que será a via de comunicação entre a família e a escola.

CADERNO! Colocar datas diariamente; identificar a página e o título das atividades do livro; colar todas as folhas; fazer os registros indicados pela professora; reservar uma página do seu caderno para anotações como se fosse uma memória da aula do dia (exemplos de aplicações dos conceitos no nosso cotidiano, conclusões feitas, oralmente pela professora, passo a passo dos processos estudados).

DÚVIDAS! Surgirão muitas, mas pergunte! Busque informação! Sua dúvida poderá ser também a de outros colegas. Caso não seja possível esclarecê-las naquele momento, anote-as e pergunte depois à Professora.

PARTICIPE! As atividades, em grupo ou individuais, têm como objetivo o SEU aprendizado; por isso, participe de todas para que você possa se conhecer e descobrir suas habilidades.

ATENÇÃO! Fique atento a todas as explicações da professora, pois a conversa paralela ou a fala de um colega, durante uma explicação ou uma leitura, atrapalham o andamento da aula, o seu aprendizado e o de seus colegas.

PREPARE-SE! Antes e após as aulas, faça uma leitura atenciosa dos capítulos e elabore uma síntese sobre os assuntos trabalhados em sala de aula.

TREINAMENTO! Realize todas as atividades propostas. Elas serão um treinamento para as avaliações; antes de fazer o “para casa”, releia o capítulo referente à atividade e volte ao texto quantas vezes forem necessárias. Os deveres de casa serão conferidos e corrigidos em sala.

INFORMAR-SE! Fique atento às notícias (jornais, TV, revistas, rádio, internet) relacionadas aos assuntos referentes às aulas. Compartilhe a informação com a turma.

RESPONSABILIDADE SUA! Você é protagonista da sua aprendizagem e responsável por seus estudos, tarefas e materiais.

CAPRICHE! Seu caderno, provas e trabalhos deverão estar identificados com nome completo, n° e turma, organizados, limpos, com letra legível. Sites:

www.brasilescola.com/biologia/composicao-do-ar

www.ciencia.hsw.uol.com.br/enciclopedia-bichos.htm

www.educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/ar.html

www.geocities.com/g_anjos/combincendiospg1.htm

www.hsw.uol.com.br/

www.infoescola.com/biologia/

www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos.htm

www.sobiologia.com.br/

www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar3.php

AVALIAÇÃO: Nesta disciplina a avaliação é processual e envolve aspectos qualitativos e quantitativos, valendo-se de recursos como provas estruturadas, atividades diversas: individuais e em grupos, trabalhos e pesquisas, além das práticas de laboratório. A participação nas aulas, a realização apropriada dos deveres de casa, o respeito ao ambiente de aprendizagem e a atitude coerente com este ambiente são fatores que possibilitam a aprendizagem.

Este documento é flexível e pode sofrer modificações de acordo com o planejamento durante a etapa letiva.

3,0 – Para casa, atividades práticas, desafios.

2,0 – Trabalho sobre doenças causadas por vírus e bactérias (Primeira quinzena de julho). Neste trabalho os alunos receberão por sorteio uma doença causada por vírus ou bactérias farão um trabalho escrito e depois faremos um debate em sala, porém a pesquisa que precede o debate deve ser realizada em casa.

2,0 – Atividade sobre critérios de classificação dos seres vivos. Primeira quinzena de junho.

2,0 – Trabalho interdisciplinar. Atividades diversas que serão realizadas ao longo da etapa 13,0 – 1ª Avaliação individual (Unidade 5 Temas 1, 2, 3 Unidade 4 – Tema 1). Sujeito a mudanças.

13,0 – 2ª Avaliação individual (Unidade 4 – Temas 1, 2, 3, 4, 5). Sujeito a mudanças.

1

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Educação Física Professores: Anderson Vilanova, Cate Prá e Rafael Silva Ano: 6º Segmento: Ensino Fundamental

OBJETIVO:

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal e cultural, identificando seus próprios interesses na relação com o mundo físico e social, convivendo e conhecendo os costumes e as tradições de seus grupos de pertencimento.

Identificar, interpretar e recriar os valores, os sentidos, os significados e os interesses atribuídos às diferentes práticas corporais.

Experimentar, desfrutar e apreciar a pluralidade das práticas corporais, compreendendo suas características e a diversidade de seus significados vinculados à origem e à inserção em diferentes épocas e contextos socioculturais.

Usar práticas corporais, de forma proficiente e autônoma, para potencializar o seu envolvimento em contextos de lazer e ampliação das redes de sociabilidade.

Estabelecer relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando o nível de conhecimento, as habilidades físicas e os limites de desempenho (pessoais e dos outros).

Evitar qualquer tipo de discriminação quanto a condição socioeconômica, à deficiência física, ao gênero, à idade, à nacionalidade/regionalidade, à raça/cor/etnia, ao tipo de corpo etc.

Reconhecer e utilizar as práticas corporais sistematizadas para compreender outras culturas, como forma de refletir sobre os próprios padrões culturais, ponderar sobre as relações de pertencimento e valorizar a pluralidade sociocultural.

TEMAS/CONTEÚDOS:

Corpo.

Jisa: “Dê-eficiência à diferença”

Festa Junina: “Ê chão brasileiro” - Região Sul

História, memória e identidade.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Fruir/desfrutar e apreciar os esportes para praticar de forma autônoma, prezando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Aplicar regras em situação de jogo.

Distinguir os diversos tipos de esportes e recriar suas possibilidades de prática.

Adaptar jogos tradicionais tendo como base o contexto atual considerando questões de gênero, meio social, inclusão, respeito as diferenças e o interesse dos jogadores.

Resolver de forma dialogada os conflitos advindos da disputa entre equipes.

Conhecer os fatores que influenciam no crescimento e sua relação com a prática esportiva.

Experimentar as danças relacionadas às Festas Juninas.

Listar elementos históricos das Festas Juninas.

Reconhecer a importância da preservação da memória da Festa Junina como um elemento constitutivo da tradição cultural das famílias e da escola.

Compreender as implicações dos hábitos alimentares na qualidade de vida. PROJETO PEDAGÓGICO:

História, memória e identidade. (Projeto interdisciplinar da série)

TRABALHO DE CAMPO:

Visita ao Mart Minas.

2

AVALIAÇÃO: A avaliação das aprendizagens, nessa disciplina, compreende aspectos quantitativos e qualitativos, verificados a partir do trabalho com os objetivos de cada conteúdo por meio de:

Avaliação conceitual individual: Relato da visita e descrição da montagem da salada.

Avaliação conceitual em grupo: Avaliação em duplas ou trios (Um aluno de cada professor) com as perguntas projetadas em slides e as respostas entregues em folha avulsa sobre Jisa, Festa junina e Corpo.

Avaliação procedimental: Observação e registro do empenho nas atividades desenvolvidas, capacidade prática e apresentação das danças.

Avaliação atitudinal: Observação e registro da cooperação nas atividades desenvolvidas, cumprimento dos combinados da disciplina e respeito com todos.

Autoavaliação. Em todos esses aspectos o aluno recebera um dos seguintes conceitos: Ótimo, muito bom, bom, suficiente e insuficiente. Ao final é realizada uma média de todos eles para saber qual será o seu conceito ao final da etapa.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Ensino Religioso Professoras: Aline Pereira Machado e Cassiana Matos de Moura Ano: 6º Segmento: Ensino Fundamental

OBJETIVOS: Compreender a dimensão religiosa em seus aspectos culturais, sociais e simbólicos bem como as categorias de análise desta dimensão.

TEMA: Corporeidade

Identidade (EU)

Alteridade (OUTRO)

Espiritualidade (DEUS/MUNDO)

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Identificar o processo de desenvolvimento e evolução do corpo a partir de sua relação com outros corpos e com o meio.

Identificar situações que colaboram para a formação da identidade humana.

Reconhecer projetos de vida que visam o bem comum.

Identificar a alteridade a partir das ações cotidianas.

Reconhecer as responsabilidades ligadas ao cuidado com a Vida.

Reconhecer que a dimensão de abertura ao Sagrado faz parte da vida humana.

TEMA: Transcendência

Religiosidade e Religião

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Diferenciar religião de religiosidade.

Reconhecer que religião e religiosidade são conceitos complementares.

Explicar como e porque a condição de transcendência no ser humano é condição para a existência de perguntas acerca do sentido para a vida.

Inferir que a religiosidade é uma dimensão fundamental do ser humano.

Identificar por meio da religião os diversos relatos a respeito da experiência com o sagrado.

TEMA: Valores/ Espiritualidade Agostiniana: Interioridade/ Amizade Mensageiros da amizade – Mês agostiniano

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Identificar os valores da interioridade e amizade a partir da espiritualidade agostiniana vivenciados em nosso colégio.

Realizar um gesto concreto de valorização da amizade.

Identificar a importância da interioridade para a dimensão humana.

ORIENTAÇÕES GERAIS A disciplina de Ensino Religioso não adota livro didático específico. O material utilizado é produzido pelos professores e entregue aos estudantes no início de cada etapa. As orientações de estudo da disciplina estarão disponíveis no próprio material. Cada estudante será responsável por cuidar e zelar pelo seu material, nesta etapa a apostila deverá ser encadernada junto à da primeira etapa, formando um único documento. A aula de Ensino Religioso tem um diferencial no Ensino Fundamental II, são aulas vivenciais, dinamizadas por meio de dinâmicas de grupo e acontecem quinzenalmente. Você integrará um grupo menor da sua turma, estará em um ambiente diferenciado e único na escola, com recursos muitos especiais e materiais próprios. Por isso é fundamental que tenhamos um olhar e uma postura diferenciada para esses momentos, que também são avaliativos, seguindo critérios específicos:

1) Seu envolvimento e participação nas vivências;

2) Qualidade e coerência nos registros;

3) Capacidade de escuta e acolhimento às diferentes ideias que surgirão no decorrer das vivencias e temas.

4) Zelo com o material e espaço da sala;

5) Respeito por você e por seu semelhante.

O cronograma das aulas quinzenais será disponibilizado no site e no quadro de aviso de cada sala de aula, para que você possa se organizar quanto ao material e ficar atento às atividades de para casa e agendamento de trabalhos avaliativos.

Sugestão de filmes: Amigos para sempre – 1998 Aventuras de PI – 2012 As aventuras de Robson Crusoé – 2016 Náufrago - 2000

Sugestão de sites: www.plataformaterraqueos.org.br www.otranscendente.com.br www.mundojovem.com.br.

AVALIAÇÃO: A avaliação é um processo constante que envolve a participação nas aulas, realização de atividades, trabalhos avaliativos e culmina na realização de uma prova que tem como finalidade verificar as habilidades e competências desenvolvidas. O desempenho acadêmico dos estudantes não é construído apenas nas provas, portanto, se você deseja obter sucesso nesta disciplina faça todo o processo com capricho e dedicação, cumpra os prazos, leia e invista em seu conhecimento. Observações importantes:

As orientações para o desenvolvimento dos trabalhos avaliativos serão descritas na apostila. As atividades entregues fora do prazo estabelecido pelos professores serão avaliadas em metade dos pontos e deverá constar junto a mesma um bilhete

de ciência do responsável pelo aluno. Em caso de ausência, lembre-se que é responsabilidade sua se informar com os colegas, em especial o representante de turma, a respeito do material

entregue em sala. Em caso de dúvida, procure o professor logo que retornar à escola.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

PONTUAÇÃO Atividades PERÍODO

1ª avaliação

13 pontos Avaliação escrita com questões objetivas e discursivas no

final da etapa.

28/06/2017 - quarta-feira

2ª avaliação

13 pontos Produção individual - apostila: 8,0 pontos - (Serão avaliadas as

tarefas de casa e os exercícios produzidos em sala.)

Trabalho interdisciplinar – 5,0 pontos

Apostila verificada a cada quinze dias.

Trabalho final de maio

Vivência

5 pontos

Avaliação grupal: 5,0 pontos ATENÇÂO! Ao avaliar sua participação nas vivências consideramos aspectos atitudinais e procedimentais que se evidenciam no respeito ao semelhante, na busca do bem comum, na participação consciente, nas falas articuladas, na capacidade do grupo de se organizar. Não se trata de uma nota dada individualmente, mas para todo o grupo. Essa atividade é feita no final de cada etapa.

Em agosto de 21/08/2017 a 31/08/2017

Autoavaliação 1 ponto

Reflexão individual do processo de aprendizagem realizada junto com a 1ª avaliação.

28/06/2017 - quarta-feira

Trabalho 3 pontos Trabalho individual de acordo com as temáticas.

OBSERVAÇÕES: As datas para execução e entrega dos trabalhos e atividades são comunicadas com antecedência e caberá ao aluno anotar em sua agenda. Este documento é flexível e poderá sofrer alterações ao longo da etapa.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Geografia Professor: Matheus de Castro Leal Ano: 6° Segmento: Ensino Fundamental

OBJETIVOS: Apresentar a Geografia de forma geral e introdutória, dando início à construção de conceitos fundantes e estruturantes dessa área de conhecimento, a

partir da sistematização das habilidades e competências de caráter geográfico adquiridas nas séries anteriores

EIXO TEMÁTICO 1: Linguagem e interpretação cartográfica – Capítulo 3

Representações cartográficas e seus usos.

Elementos dos mapas.

Convenções cartográficas.

Escala.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Identificar os diferentes tipos de representação cartográfica e suas aplicações.

Interpretar o espaço terrestre a partir de mapas. .

Reconhecer as representações cartográficas como forma de orientação e localização dos objetos e fenômenos na superfície terrestre.

Analisar os tipos de mapa e seus usos.

Identificar os elementos fundamentais de um mapa.

Ler e analisar mapas a partir de suas legendas.

Aplicar o conceito de escala (uso, cálculo, identificação).

EIXO TEMÁTICO 2: O planeta Terra e seus ambientes: A litosfera – Capítulo 5

A Terra e seus ambientes.

A estrutura geral da Terra.

Os tipos de rocha com relação à sua origem.

Os recursos naturais.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Identificar os diferentes ambientes da Terra.

Caracterizar a estrutura interna da Terra.

Classificar os tipos de rochas e compreender o que são minerais.

Relacionar o tempo geológico aos principais acontecimentos na formação da Terra.

Relacionar o desenvolvimento da Terra com a sua interferência na formação dos recursos naturais da litosfera.

Relacionar os processos de erosão e intemperismo à formação dos solos.

EIXO TEMÁTICO 3: A formação e modelagem do relevo terrestre – Capítulo 6

Agentes internos e externos formadores do relevo.

Deriva Continental.

Placas tectônicas.

Unidades de relevo.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: Analisar a teoria das placas tectônicas.

Reconhecer a dinâmica das placas tectônicas.

Identificar os diferentes tipos de limites entre placas e os movimentos tectônicos bem como suas consequências.

Identificar tipos de erosão.

Listar e explicar os agentes externos que modelam a superfície terrestre.

Identificar os agentes internos e externos que formam a superfície terrestre.

Conceituar relevo.

Identificar os tipos de relevo.

ATUALIDADES GEOGRÁFICAS / GEOGRAFIA DO COTIDIANO

Abalos sísmicos, tsunamis e erupções vulcânicas pelo mundo.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO: Em sala:

Manter a atenção a todas as aulas, sejam elas expositivas dialogadas, vídeos, experiências, jogos etc. Sempre, fazer as anotações e realizar as atividades propostas com qualidade. Ao final de cada tema, fazer um resumo do conteúdo, o que ajudará muito nos estudos. Construir esquemas de estudo para as atividades avaliativas. Durante o ano serão feitos esquemas de estudo com a ajuda do professor. Atividades de Para Casa: registrar na agenda do Colégio. Estudar os textos, artigos, charges, notícias e reportagens, sobre diversos temas dados em sala e trabalhados nas aulas de língua português e produção de texto. Ser organizado e pontual com relação as diversas atividades que serão desenvolvidas. Sempre que necessário, de forma coletiva ou individual, tirar dúvidas existentes.

Em casa:

Rever a matéria já trabalhada em sala, com o auxílio do livro didático, dos registros no caderno e de outros materiais trabalhados. Registrar as dúvidas e apresentá-las ao professor na aula seguinte. Realizar as atividades de para casa com qualidade. Interessar-se por jornais, telejornais e reportagens de revistas que ampliem o seu conhecimento.

Meios digitais: Consultar o ConeCSA com regularidade e realizar as propostas deixadas naquele meio (SEMPRE comunicadas anteriormente em sala).

AVALIAÇÃO: O processo avaliativo deve corresponder ao processo de ensino e às especificidades de cada disciplina, por isso, a avaliação ocorrerá de forma cotidiana,

através de atividades específicas da disciplina em sala, dos deveres de casa, trabalhos e provas. O bom desempenho do estudante não depende, necessariamente, das provas, mas da realização cuidadosa dos procedimentos de estudo. Fique atento, pois 9 pontos desta etapa serão distribuídos em atividades cotidianas que necessitam também da sua pontualidade e estudo.

Distribuição de pontos: Serão distribuídos 35 pontos ao longo da etapa, da seguinte forma: 1ª Prova – 13 pontos 2ª Prova – 13 pontos Maratona Geográfica - 1 ponto Trabalho com mapas – 2 pontos Atividades diversas – 6 pontos As atividades diversas consistem em para casas; atividades de revisão para prova; leitura e interpretação de textos diversos contendo questões atuais da sociedade. As datas de cada atividade/trabalho serão informadas no decorrer da etapa e caberá ao estudante anotar na agenda.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: História Professora: Inez Grigolo Ano: 6º Segmento: Ensino Fundamental

OBJETIVOS: Analisar o surgimento e o florescimento de importantes civilizações da Antiguidade, dentre elas a egípcia e a mesopotâmica, que foram

responsáveis pelo desenvolvimento das primeiras cidades, das primeiras formas de governo de que se tem notícia e, especialmente, da escrita. Problematizar os

sucessivos e recentes acontecimentos bélicos na região banhada pelos rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, que destruíram centenas de sítios arqueológicos

de grande relevância para as pesquisas relacionadas às primeiras civilizações da história.

Tema 1: A ORGANIZAÇÃO DA VIDA COLETIVA

Os rios e o desenvolvimento humano

Primeiras povoações na Índia e na China

Primeiras povoações na América

Sociedades fluviais

Tema 2. : A MESOPOTÂMIA

Povos e características dos povos que formaram a Mesopotâmia;

A vida urbana; Cidades-estados;

A desigualdade social; novas classes sociais;

Os primeiros Estados;

Religião e arte na vida dos povos mesopotâmicos;

Legados deixados pelos povos mesopotâmicos.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Identificar no tempo e no espaço as primeiras coletividades humanas;

Reconhecer a importância dos rios e das águas na formação das primeiras coletividades humanas e relacionar com a situação hídrica dos dias atuais;

Explicar o contexto histórico, social, econômico e político da sociedade mesopotâmica;

Localizar em mapa atual países e rios que se localizam na região da antiga Mesopotâmia e comparar com mapa histórico sobre povos mesopotâmicos;

Reconhecer a importância da invenção da escrita para o desenvolvimento das atividades comerciais nas civilizações fluviais da Antiguidade;

Explicar o surgimento do Estado e enumerar sua função;

Comparar a justiça prevista no Código de Hamurabi com a justiça aplicada nos dias atuais;

Analisar os prejuízos à humanidade resultantes da destruição e do roubo de tesouros arqueológicos durante a Guerra do Iraque;

Reconhecer as contribuições/legados dos povos do Oriente Médio, para as diversas civilizações.

Tema 3: O EGITO ANTIGO

A formação do Egito;

A organização política do Egito Antigo;

Economia no Egito Antigo;

Arte, religião e cultura dos Egípcios;

Sociedade egípcia;

Periodização da história egípcia;

Legados egípcios às sociedades posteriores.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Reconhecer o Egito como uma civilização singular, que se desenvolveu no nordeste da

África;

Explicar as relações entre religião, sociedade e poder no Egito Antigo e aplicar o conceito

Teocracia;

Identificar as permanências e rupturas da história egípcia no que diz respeito à formação

social, política e cultural;

Reconhecer o elevado desenvolvimento científico e cultural dessa sociedade durante a

Antiguidade;

Interpretar documentos do antigo Egito e da Mesopotâmia, identificando neles características daquelas sociedades.

Tema 4: FENÍCIOS, HEBREUS E PERSAS

Origens

Contexto histórico, politico e social

Cultura, arte e religião

Contribuições às sociedades posteriores

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Localizar, no tempo e no espaço, as civilizações dos fenícios e dos hebreus;

Identificar os principais processos da história dessas civilizações;

Descrever a cultura, a religião e os conhecimentos científicos desses povos.

Reconhecer as contribuições deixadas pelas sociedades dos fenícios, persas e

hebreus;

Reconhecer a importância, para a humanidade, do alfabeto inventado pelos

fenícios.

PROJETO PEDAGÓGICO

Projeto interdisciplinar: Memória e Identidade.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

-Reforçar os laços afetivos e de respeito com a geração dos avós; -Refletir sobre a construção da própria identidade através do resgate da história familiar; -Reconhecer-se como integrante de uma história universal e familiar.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala:

Participar, ativamente, das aulas e atividades propostas e das correções de exercícios.

Anotar os conteúdos ministrados nas aulas de forma organizada e sistematizada.

Manter o caderno organizado: colocar a data de cada aula; colar todas as folhas entregues pela professora.

Anotar, na agenda, as atividades propostas e realizá-las.

Colaborar com a disciplina, a limpeza e a organização da sala de aula. Em casa:

Realizar as atividades de História e listar possíveis dúvidas para serem esclarecidas durante as aulas e correções.

Fazer leitura de material extra (pesquisas em livros e sites) e assistir a vídeos relacionados aos conteúdos.

Ler e/ou assistir a jornais para interagir com a História e o contexto do mundo contemporâneo.

Sugestão de leitura: Diário de Pilar no Egito da autora Flávia Lins e Silva – Editora Pequena Zahar Leitura obrigatória: PALACIO,RJ. EXTRAORDINÁRIO; tradução de Rachel Agavino. – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. Filme obrigatório: O Príncipe do Egito

AVALIAÇÃO: O processo de avaliação na disciplina de História compreende aspectos qualitativos e quantitativos que perpassam todo o trabalho em sala de aula, a organização do estudante, e a realização dos deveres. Esta prática constrói as bases para a verificação que se dá por meio de atividades, provas, trabalhos, projetos, literaturas e por meio de atividades diversas que pretendem identificar as habilidades e competências desenvolvidas ao longo da etapa. Os 35 pontos (quantitativo) serão assim distribuídos:

Duas avaliações de 13,0 pontos cada (questões objetivas e discursivas) totalizando 26,0 pontos.

Atividades no valor de 9,0 pontos.

Atividade média ** Data

Projeto Memória e Identidade – Entrevista com um dos avós 2,0 pontos

Atividade integrada relacionada ao livro Extraordinário 2,0 pontos

Álbum de HistóriArte 3,0 pontos

Pesquisas, debates, apresentações, sínteses, para casa, filmes e participação 2,0 pontos **

Obs.: As datas para execução e entrega dos trabalhos e atividades são comunicadas com antecedência e caberá ao aluno anotar em sua agenda. Este documento é flexível e poderá sofrer alterações ao longo da etapa.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Língua Estrangeira - Inglês Professora: Jacqueline Carvalho Ano: 6º Segmento: Ensino Fundamental

OBJETIVOS: Trabalhar as quatro habilidades essenciais para a interação em inglês (escuta, fala, leitura e escrita) e as três habilidades instrumentais (gramática, léxico e cultura). Desenvolver no estudante a autonomia em seu processo de aprendizado. Melhorar gradativamente sua capacidade de ler e interpretar textos autênticos bem como escrever pequenos textos utilizando as estruturas gramaticais estudadas na etapa. Participar das atividades interdisciplinares propostas para formação humana. Levar o estudante a perceber que o aprendizado de uma língua estrangeira é um processo gradual que demanda tempo e dedicação nos estudos, bem como o seu envolvimento nas atividades propostas.

TEMAS:

Family;

City. CONTEÚDOS:

Catching up (unit 2);

Describing good qualities;

Talking about families;

Paying compliments;

JISA – “Dê Eficiência”;

Talking about places in the city/town;

Giving directions;

Buying in a shop;

Reading: Article, dialogue, photostory, brochure;

Writing: Description, brochure;

Cambridge English.

→ As Unidades 3 e 4 do livro didático abordam os conteúdos acima citados. É bom lembrar que o livro e o caderno são ferramentas importantes em nossas aulas, não se esqueça de trazê-los.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: Praticar a habilidade oral;

Identificar os pronomes objetos;

Elaborar frases com os pronomes objetos;

Expressar gostos;

Usar o vocabulário sobre família;

Usar o vocabulário sobre house and furniture;

Utilizar o possessive ‘s, possessive adjectives, demonstrative pronouns;

Discutir sobre as diferenças para respeitar o próximo;

Usar o vocabulário relacionado aos locais na cidade;

Usar as preposições de lugar;

Dizer e redigir os números acima de 100;

Utilizar as formas de there is/are, some, any e os imprerativos;

Identificar os gêneros article, brochure;

Redigir artigos e criar brochures;

Redigir diálogos, photostories e mensagens de texto; Resolver questões nos moldes dos testes de Cambridge.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO: É necessário que, além de participar ativamente das aulas com sua atenção e comprometimento, você mantenha seu caderno sempre organizado e crie hábitos de estudos diários. Atente-se para as dicas e estratégias que serão explicadas em sala. Observe abaixo, quais procedimentos podem te ajudar: Em sala: Realize as atividades individuais, em duplas e em grupos. Prepare-se bem para as aulas lendo os materiais, livro didático e outras fontes de pesquisa. Nas aulas no laboratório de informática, seja organizado e aproveite seu tempo e a interação com outros colegas para ampliar seus conhecimentos nessa área. Amplie seu vocabulário, pesquise e anote novas palavras como forma de melhorar sua interpretação de texto. Consulte sempre o dicionário para sanar qualquer dúvida de tradução. Mantenha seu caderno organizado. Não se esqueça de trazer seu material para as aulas (livro, caderno e dicionário). Em casa: Faça os exercícios de consolidação do tema estudado em sala. Faça o para casa com atenção, anote suas dúvidas. Utilize os recursos adicionais oferecidos

pelo seu material didático para uma melhor fixação dos conteúdos apresentados em sala. Faça as atividades e leituras adicionais nos sites sugeridos.

SUGESTÃO DE ESTUDO:

www.dictionary.cambridge.org/ (dicionário)

www.play.google.com/store/apps/details?id=com.mobisystems.msdict.embedded.wireless.oxford.azgrammarandpunctuation&hl=en (APP de gramática)

www.play.google.com/store/apps/details?id=org.cambridge.englishgrammar.egiu&hl (APP de gramática)

www.elt.oup.com/student/practicegrammar/?cc=br&selLanguage=pt (gramática)

www.esl.fis.edu/grammar/index-q.htm (gramática)

www.nytimes.com/S (textos e artigos na internet) www.economist.com/ (textos e artigos na internet) www.usingenglish.com/ (gramática) www.esl.about.com (vocabulário, textos, listening exercises) www.speakup.com.br (a revista na internet) www.esl-lab.com/ (um laboratório de listening para ser feito em casa) www.oup.com/elt/englishfile/elementary (sites com textos, exercícios e jogos didáticos) www.englisch-hilfen.de (site para fixação de atividades de gramática e vocabulário)

PROJETOS:

Projeto literário: Leitura do livro Sara says No! (Norman Whitney - Macmillan Readers). Atividades relacionadas às habilidades de reading (a leitura do livro deve ser concluída até o dia 15 de agosto), writing and speaking (que serão desenvolvidas ao longo da etapa);

Projeto Interdisciplinar da série (Memória e Identidade) e outros projetos que poderão surgir ao longo da etapa e serão discutidos com antecedência.

AVALIAÇÃO: A avaliação é um processo constante que envolve a participação nas aulas, realização das tarefas em sala e em casa, atividades avaliativas e uma prova final. Cada uma delas tem como finalidade auferir as habilidades e competências desenvolvidas ao longo da etapa. Todas as atividades avaliativas serão feitas em sala de aula com o auxílio da professora. Elas serão parte de um processo de aprendizagem desenvolvido ao longo da etapa, por isso não terão uma data fixa para serem realizadas. Quando necessário, orientações serão entregues em sala para a organização do estudante. Faremos nesta etapa as seguintes avaliações:

ATIVIDADE PONTUAÇÃO PERÍODO 1 avaliação escrita 13 pontos 22/08/2017 – terça-feira.

Livro e caderno 2 pontos Serão avaliadas as tarefas de casa e os exercícios produzidos em sala.

1 atividade avaliativa de reading

Totalizam 20 pontos

(5,0 para cada habilidade avaliada)

Atividade avaliativa referente à leitura do livro proposto. Será feita em sala, sem aviso prévio. 1 atividade avaliativa de writing Atividade avaliativa referente à escrita sobre o livro proposto. Será feita em sala de aula, sem aviso

prévio. Acontecerá em duas etapas (produção de um rascunho e entrega posterior da versão final)

1 atividade avaliativa de speaking Apresentação oral sobre o livro lido na etapa. As datas de apresentação serão informadas em sala e caberá ao aluno anotar.

1 atividade avaliativa de listening Atividade avaliativa referente à escuta sobre o livro proposto. Será feita em sala, sem aviso prévio.

OBSERVAÇÕES: As datas para entrega do trabalho escrito e as apresentações orais serão comunicadas com antecedência e caberá ao aluno anotar em sua agenda. Este documento é flexível e poderá sofrer alterações ao longo da etapa.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Mariana Botarro Bambirra Ano: 6º Segmento: Ensino Fundamental

TEMAS E TÓPICOS:

1. Gêneros textuais: Relato de viagem; Diário de viagem; E-mail; Notícia, Poemas.

2. Linguagem: Adjetivo e suas flexões; Locução adjetiva; Artigo e Numeral; Interjeição; Pronomes pessoais, demonstrativos e de tratamento. 3. Língua: Sílaba tônica e acentuação das oxítonas e proparoxítonas; Acentuação das paroxítonas; Acentuação de hiatos e ditongos.

OBJETIVOS: Aperfeiçoar a prática social da interação da língua, através do desenvolvimento das habilidades de falar, escutar, escrever e ler, valendo-se da linguagem para estabelecer e ampliar a qualidade das relações pessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário. Desenvolver as habilidades e os conhecimentos que propiciem o uso competente da língua através da leitura, da escrita e da oralidade, tendo em vista os contextos comunicativos distintos e suas especificidades que integram as práticas sociais de interação. Ler textos literários com envolvimento da imaginação e da emoção, reconhecendo a leitura como fonte de prazer, de conhecimento e de desenvolvimento pessoal. PROCEDIMENTOS DE ESTUDO: Em sala e em casa

Mantenha seu caderno organizado para os seus estudos diários.

Cole as atividades entregues em folha avulsa no caderno para os seus estudos.

Participe das correções e tire as dúvidas com o professor sempre que necessário.

Registre na agenda do colégio as atividades que deverão ser realizadas em casa.

Faça os deveres de casa e anote as dúvidas para serem sanadas durante a correção.

Organize um horário semanal para a revisão do conteúdo trabalhado em sala de aula.

Caso falte à aula, procure o representante acadêmico para recuperar o conteúdo e atividades, do livro didático e de folhas complementares. Se houver dúvidas, converse com a professora.

Leia as obras literárias selecionadas no prazo predeterminado.

OBSERVAÇÃO: Os roteiros de trabalho referentes às obras literárias serão previamente entregues pela professora e, também, disponibilizados no

OBRAS LITERÁRIAS SELECIONADAS PERÍODO DE LEITURA

1. PALACIO, R.J. Extraordinário. Editora: Intrínseca, 2013.

2. FILIPOVIC, Zlata. O diário de Zlata. A vida de uma menina na guerra. Trad. Heloisa Jahn. Companhia das Letras, 1994.

1. Ler até o dia 05/06/2017. A atividade será desenvolvida a partir dessa data. 2. Ler até o dia 15/08/2017. A atividade será desenvolvida a partir dessa data.

Conecsa durante a semana selecionada para o desenvolvimento das atividades.

AVALIAÇÃO: O processo de avaliação nesta disciplina é qualitativo e quantitativo e se dá por meio da correção de cadernos, observação, provas e atividades diversas que pretendem identificar as habilidades desenvolvidas ao longo da etapa. A avaliação será tratada como ferramenta do processo de ensinar e aprender. DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS

1ª avaliação (12/06/2017): 13 pontos;

2ª avaliação (15/08/2017): 13 pontos;

Projeto de leitura desenvolvido a partir do livro “Extraordinário”: 3 pontos;

Projeto de leitura desenvolvido a partir do livro “O diário de Zlata”: 3 pontos;

Atividades realizadas em sala e em casa: 3 pontos distribuídos ao longo da etapa. OBSERVAÇÃO: As datas para execução e entrega dos trabalhos e atividades são comunicadas com antecedência e caberá ao aluno anotar em sua agenda. Este documento é flexível e poderá sofrer alterações ao longo da etapa.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

DISCIPLINA: Matemática PROFESSOR: Carlos Eduardo ANO: 6º SEGMENTO: Ensino Fundamental 6º ao 9º ano

OBJETIVOS:

Observar, de maneira sistemática, a presença da matemática no cotidiano.

Reconhecer os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo em que se vive.

Estimular a curiosidade, o espírito de investigação e a criatividade frente às situações-problema do dia a dia.

Elaborar estratégias para a resolução de situações-problema.

TEMA: Conjunto dos Números Naturais (Cap.: 5)

Múltiplos e Divisores.

Critérios de Divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 10.

Números Primos.

Fatoração.

Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 10.

Conceituar múltiplos e divisores de números naturais.

Fatorar números naturais em produto de números primos.

Calcular o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum de números

naturais.

Resolver problemas que envolvam cálculo de máximo divisor comum e mínimo

múltiplo comum de números naturais.

Calcular raízes quadradas de números naturais utilizando fatoração.

TEMA: Conjunto dos números racionais (Cap.: 6)

Frações

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Reconhecer a necessidade de ampliação do conjunto dos números naturais por

meio de situações contextualizadas.

Reconhecer e aplicar o conceito de fração.

Identificar frações equivalentes.

Operar com números racionais em sua forma fracionária: adição, multiplicação,

subtração, divisão, cálculo de potências e raízes quadradas.

Resolver problemas que envolvam números fracionários.

Localizar números fracionários na reta numérica.

Reconhecer o inverso de um número racional.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO: Em sala: É necessário que você esteja atento e participativo. Traga sempre para as aulas o livro, os materiais definidos nas aulas anteriores e o caderno. O caderno é um material escolar importante. É nele que você deve registrar o que é trabalhado na sala de aula, as tarefas realizadas em casa, as discussões, as várias maneiras de resolver um problema, as observações significativas feitas pelos colegas e pelo professor, as soluções mais originais e mais interessantes dadas a uma questão, as dúvidas e os erros mais frequentes seus e dos colegas, sua opinião sobre determinado assunto etc. Fazendo isto, você estará escrevendo um relatório de sua aprendizagem e compondo seu próprio livro. Assim, terá mais prazer em estudar pelo caderno, além de estar desenvolvendo sua autonomia. Em casa: É IMPORTANTE QUE VOCÊ ESTUDE DIARIAMENTE POR, PELO MENOS, 50 MINUTOS. Para isso é importante:

Fazer a revisão do conteúdo abordado em sala;

Realizar deveres de casa, realizando todos os CÁLCULOS necessários;

Fazer a leitura dos textos do livro didático e levantamento das dúvidas para serem esclarecidas na aula seguinte;

Trazer, para discussão em sala de aula, curiosidades e notícias relacionadas aos conteúdos estudados. SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

IMENES, Luiz Márcio, LELLIS, Marcelo. Matemática: Imenes & Lellis. 6º ano. São Paulo: Moderna, 2010.

GIOVANNI, José Ruy, 1973. A Conquista da Matemática: nova edição /José Ruy Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Júnior. São Paulo: FTD, 2012 – (Coleção a conquista da matemática).

AVALIAÇÃO: O processo avaliativo na disciplina de Matemática compreende aspectos qualitativos e quantitativos que perpassam todo o trabalho em sala de aula, a organização do estudante, a participação e realização pontual dos deveres; esta prática constrói as bases para a verificação que se dá por meio de atividades, provas, trabalhos, construções, trabalhos, projetos, desafios cujos pontos são distribuídos da seguinte maneira:

ATIVIDADE PONTUAÇÃO PERÍODO

1ª avaliação escrita 13 pontos 03/07/2017 – segunda-feira.

2ª avaliação escrita 13 pontos 28/08/2017 – segunda-feira.

Polypro

Totalizam 09 pontos

Na semana do dia 15 a 18/05: atividade no programa Polypro na sala de informática.

Plataforma mangahigh Quinzenalmente os jogos serão propostos, e caberá ao aluno anotar a data em sua agenda.

Caderno Serão avaliadas as tarefas de casa e os exercícios produzidos em sala.

Teste surpresa As atividades acontecerão na sala de informática através do aplicativo SOCRATIVE, acontecendo sem aviso prévio.

*Observação: O valor das atividades surpresa, polypro, caderno e plataforma Mangahigh terá o mesmo peso, ou seja, todas as atividades serão validadas em porcentagem (100%) e, ao final da etapa, será feita a média aritmética dos valores obtidos pelo aluno e convertido em nota real pelo professor.

OBSERVAÇÕES: As datas para execução e entrega dos trabalhos e atividades são comunicadas com antecedência e caberá ao aluno anotar em sua agenda. Este documento é flexível e poderá sofrer alterações ao longo da etapa.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Produção de Textos Professora: Flaviane Luz Fernandes Série: 6ª Segmento: Ensino Fundamental

A) TEMAS E TÓPICOS: - Tipologia e gêneros textuais - Gêneros Narrativos - A descrição nos gêneros narrativos e expositivos - O texto em prosa e em versos

B) SUBTÓPICOS:

Estratégias de planejamento na construção textual

Organização textual; gêneros e tipologia textual (cartas, e-mail, diário, blog, texto expositivo, crônica, poema)

Variedade padrão e não padrão da língua

Discurso direto e indireto

Denotação e conotação

C) SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Em sala: Espera-se que o estudante tenha uma participação ativa nas situações de aprendizagem apresentadas por meio de questionamentos, resolução de

situações-problemas, desenvolvimento e envolvimento nas atividades propostas e manutenção de atitude de curiosidade e responsabilidade e que faça os

registros, anotações autônomas, organize no portfólio todos os materiais avulsos fornecidos pela professora.

Alguns dos conteúdos são sistematizados no quadro e é importate o registo destes em seu cadeno de produção de textos.

Nas aulas serão explicados as características que compõe os gêneros selecionados da etapa e como o texto deve ser construído.

O livro de produção de textos contem a maior parte do conteúdo a ser trabalhado, assim é importante estar com o livro em sala de aula e anotar as páginas de

estudo que são indicadas pela professora.

As atividades do livro de produção de texto são uma preparação para a produção de textos dos gêneros selecionados da etapa. A maior parte das atividades do

livro são enviadas para você fazer em casa e o processo de correção é em sala de aula, oral e coletivo(Não se esqueça que olho todas as ativdades do livro

dando visto nas atividades feitas e carimbo as não feitas). Tire suas dúvidas durante a correção.

Além das propostas de produções do livro didático, você receberá outras produzidas pela professora. As produções devem ser entregues em folha separada (

formulário que a professora fornece em sala de aula) na data estabelecida pela professora no ato da entrega da tarefa, não se esqueça de anotar as datas em sua

agenda.

Após toda correção da professora e devolução do texto, você deve arquivar seu texto na pasta (portfólio) e fazer a reescrita, que também deve ser arquivada na

pasta.

Em casa: Cabe ao estudante realizar todas as tarefas propostas pela professora, como exercícios do livro, pesquisas, leituras, atividades, reescritas, registros e outras com qualidade e pontualidade. Manutenção de postura constante de estudo, registro e envolvimento.

Como estudar: Fazer as tarefas de casa assim que elas forem entregues; Dedicar-se a estudar o material da disciplina (livro e conteúdo) trinta minutos, pelo menos três vezes por semana; Ler diariamente textos dos mesmos gêneros que estão sendo trabalhados em sala. Fontes de leitura: http://recreio.uol.com.br/ http://super.abril.com.br/ Revista recreio

D) AVALIAÇÃO: O processo de avaliação nesta disciplina é qualitativo e quantitativo e acontece constantemente por meio da correção de cadernos e portfólio, observação da participação nas aulas, realização dos deveres de casa, provas e atividades diversas que pretendem identificar as habilidades desenvolvidas ao longo da etapa. A avaliação e as atividades cotidianas serão tratadas como ferramentas do processo de ensinar e aprender. DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS

Avaliação de Produção Textual Institucional 13,0 pontos 27/06, em sala.

Atividades do livro didático 5,0 pontos Ao longo da etapa, em sala e em casa (média aritmética).

Atividades de produção de texto do portfólio e suas respectivas reescritas (as atividades serão propostas pela disciplina de PT e/ou em conjunto com outras disciplinas)

13,0 pontos Ao longo da etapa, em sala e em casa.

Atividade Avaliativa Interdisciplinar com Língua Portuguesa (leitura e avaliação do livro “O Diário de Zlata)

4,0 pontos Leitura até 15/08 A atividade será desenvolvida a partir dessa dasta._

A ortografia, nas questões discursivas, será avaliada mediante critérios previamente estabelecidos por professor e alunos em sala de aula. O aluno poderá perder pontos nessas questões caso sua escrita não se adeque aos critérios predeterminados. Obs.: Este documento é flexível e pode sofrer alterações ao longo da etapa.