Unigente 184

3
Ano 16 Julho/Agosto 2013 N o 184 REFLEXÃO HISTÓRIA São Leopoldo, 62 anos este mês, no ano de 1951, o ideal de Dom Idílio José Soares (3º bispo de Santos, 1943- 1966), de dotar a cidade de um curso superior foi concretizado. No dia 28, liderando um grupo de 14 pessoas, ele criou a Sociedade Visconde de São Leopoldo, em reu- nião realizada no mesmo prédio onde hoje funciona a sede administrativa. Naquela época, o local era a residência episcopal, denominada Palácio São José. O nome escolhido é uma homenagem ao santista José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo, criados dos cursos jurídicos no Brasil. A criação da São Leopoldo deu origem à insta- lação da primeira Faculdade, a de Direito em 1953. Depois, a de Filosofia, Ciências e Letras (1955) e a incorporação da Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais em 1959. Dom Idílio faleceu em 1966 e Dom David Picão assumiu a presidência. Sob sua administração foram criados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social e Comunicação na virada dos anos 60 e início dos anos 70. No começo dos anos 80 foram criadas as Faculdades de Farmácia, de Enfermagem e de Engenharia. Em 1986, as faculdades e seus cursos foram absorvidos pela Universidade Católica de Santos, reconhecida em 6 de fevereiro daquele ano. Com a resignação de Dom David em 2000, a São Leopoldo passou à presidência de Dom Jacyr Francisco Braido. A atual diretoria é composta, ainda, pelo vice-presidente, padre Antonio Baldan Casal e pela diretora-secretária, professora doutora Clotilde Paul. Liceu Santista Em 1977, a São Leopoldo assumiu a administra- ção do Liceu Santista, originariamente pertencente à Associação Feminina Santista. Coincidentemente, a escola também aniversaria neste mês de agosto e completou, dia 5, 111 anos. A data foi comemorada com Missa em Ação de Graças, presidida por Dom Jacyr, dia 10, no Conjunto Poliesportivo da escola. As fotos da página 3 mostram algumas cenas dessa celebração. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Augusto Cury Detalhe da Capela no 1º andar Salão de Atos no andar térreo da sede administrativa

description

Julho/Agosto, 2013 - Boletim de divulgação da Sociedade Visconde de São Leopoldo, dirigido aos funcionários administrativos. Produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social. Conselho Editorial: professores Marcelo Di Renzo e Maria Aparecida Esteves Martins e coordenadora de RH, Marilza Borges Augusto. Editor: Antonio Fernando C. Santos – MTb 10305/SP.

Transcript of Unigente 184

Page 1: Unigente 184

Ano 16 Julho/Agosto 2013 No 184

REFLEXÃO

HISTÓRIA

São Leopoldo, 62 anoseste mês, no ano de 1951, o ideal de Dom Idílio José Soares (3º bispo de Santos, 1943-1966), de dotar a cidade de um curso superior

foi concretizado.No dia 28, liderando um grupo de 14 pessoas, ele

criou a Sociedade Visconde de São Leopoldo, em reu-nião realizada no mesmo prédio onde hoje funciona a sede administrativa. Naquela época, o local era a residência episcopal, denominada Palácio São José.

O nome escolhido é uma homenagem ao santista José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo, criados dos cursos jurídicos no Brasil.

A criação da São Leopoldo deu origem à insta-lação da primeira Faculdade, a de Direito em 1953. Depois, a de Filosofia, Ciências e Letras (1955) e a incorporação da Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais em 1959.

Dom Idílio faleceu em 1966 e Dom David Picão assumiu a presidência. Sob sua administração foram criados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social e Comunicação na virada dos anos 60 e início dos anos 70. No começo dos anos 80 foram criadas as Faculdades de Farmácia, de Enfermagem e de Engenharia.

Em 1986, as faculdades e seus cursos foram absorvidos pela Universidade Católica de Santos, reconhecida em 6 de fevereiro daquele ano.

Com a resignação de Dom David em 2000, a São Leopoldo passou à presidência de Dom Jacyr Francisco Braido. A atual diretoria é composta, ainda, pelo vice-presidente, padre Antonio Baldan Casal e pela diretora-secretária, professora doutora Clotilde Paul.

Liceu SantistaEm 1977, a São Leopoldo assumiu a administra-

ção do Liceu Santista, originariamente pertencente à Associação Feminina Santista. Coincidentemente, a escola também aniversaria neste mês de agosto e completou, dia 5, 111 anos. A data foi comemorada com Missa em Ação de Graças, presidida por Dom Jacyr, dia 10, no Conjunto Poliesportivo da escola. As fotos da página 3 mostram algumas cenas dessa celebração.

Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.Augusto Cury

Detalhe da Capela no 1º andar

Salão de Atos no andar térreo da sede administrativa

Page 2: Unigente 184

NOVOS COLEGAS

HOMENAGEM

SOCIAL

Beatriz

Alexia

Alícia

Bruno Gisele José Shirley Thais M. Aparecida

Bruna Carlos Felipe Israel

paternidade é um dom divino. É ser parceiro de Deus na criação de um novo ser. Mas já dizia Camões: “Mudam-se os tempos, mudam-se as

vontades, muda-se o ser...” E como mudaram!Hoje, alguns pais nem querem ser chamados de

pai. Preocupam-se apenas em satisfazer as vontades dos filhos e até com eles competem nas conquistas amorosas. Para criá-los e educá-los existem as babás.

Em minha juventude, não havia “Dia dos Pais”, porque todo o dia era dia dos pais.

Mais do que simples provedor, entre austero e carinhoso, sempre presente, era o norte da família. Amigo, mestre, conselheiro, exemplo que orientava nossas vidas.

Só pelo olhar nos entendíamos. Sabia a hora certa de dizer sim e não, aplaudia e repreendia, sempre dizendo o porquê. Acompanhava a vida escolar dos filhos incentivando-os a progredir.

Meu pai nunca determinou o que seríamos no futu-ro. Dizia-nos: “Não há boas ou más profissões e, sim, homens honrados ou desonestos”.

Não sei que poder mágico havia em suas mãos, que, ao simples toque, curava nossos pequenos males, dizendo-nos com um sorriso: “Isso não é nada”.

Tenho saudade das nossas conversas à hora das refeições. Eram momentos mágicos, em torno da mesa de jantar, quando contávamos a peripécias do dia a dia, que ele escutava com atenção e corrigia os nossos erros de concordância, que não tolerava.

Cavalheiro à moda antiga, oferecia cravos verme-lhos à minha mãe. Gostava de receber os amigos em

Meu Pai

Clotilde PaulMestra e doutora em História Social/USP

Especialista em História de Portugal/ USPDiretora Secretária da Sociedade Visconde de São Leopoldo

casa, e vez por outra Manoel Monteiro e Armando Diogo acompanhados pelo guitarrista Lucas Junot faziam uma bela cavaqueira fadista. Apreciava o teatro, especial-mente as operetas das quais cantarolava algumas árias, e devorava os livros. Em sua pequena biblioteca, que hoje é a parte mais preciosa da minha, misturavam-se Camões, Alexandre Dumas, Voltaire, Machado de Assis, Cervantes, Júlio Dinis, Humberto de Campos, Allan Kardec, entre muitos outros.

Em nossa casa, sempre havia jornais: A Tribuna, leitura obrigatória para todos; a Gazeta Esportiva para os rapazes; o Jornal das Moças e A Carioca para as moças; Vida Doméstica para minha mãe; e O Malho para as crianças; sem contar a Noite Ilustrada, a Revis-ta da Semana e O Cruzeiro. À noite, impreterivelmente e em especial durante a Segunda Guerra Mundial, ouvia as notícias da BBC de Londres e as peças de teatro transmitidas pela PRB4, onde o galã era sempre Querubim Correia.

Português de boa cepa, estava sempre pronto para acolher os compatriotas que chegavam à nossa Santos. Não raro, empregava-os e até os auxiliava na construção de um pequeno chalé.

Deus o levou muito cedo, mas ele deixou lições de vida que filhos, netos e bisnetos jamais esquecerão.

Obrigada, meu pai, pelo privilégio de ser sua filha.

stamos recebendo mais alguns novos colegas, efetivados após o período de ex-periência. A todos, nossas boas vindas e

votos de sucesso nas novas atividades. São eles: na UniSantos – Beatriz Moutinho Lopes (Ipeci/CDI); Bruna Cantão (Ceite/CDI); Carlos Eduardo Lorenzetti Júnior

Casou-se, dia 8 de ju-nho, Hugo Humberto da Sil-va (CGL/CDI) com Gislene França Nascimento.

Nasceu, dia 7 de maio, Alexya Lenize de Oliveira, filha de Wanduir de Oliveira (DAP/CDI).

Nasceu , d ia 11 de junho, Alícia dos Santos Teixeira, filha de Douglas Araújo Teixeira (Mídias In-terativas/CDI).

Votos de felicidades, saúde e prosperidade aos noivos, papais e bebês.

(Ceite/CDI); Felipe Everton Paixão Andrade (Ceite/CDI); Israel José dos Santos Júnior (Ceite/CBOQ). No Liceu Santista – Bruno Vinicius Barbosa; Gisele Ferreira da Silva; José Aparecido de Souza; Shirley Souza da Silva e Thais Ferrari Marques; na São Le-opoldo – Maria Aparecida da Conceição dos Santos.

Page 3: Unigente 184

UniGente – boletim eletrônico de divulgação da Sociedade Visconde de São Leopoldo, dirigido aos funcionários administrativos. Produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social. Conselho Editorial: professores Marcelo Di Renzo e Maria Aparecida Esteves Martins e coordenadora de RH, Marilza Borges Augusto. Editor: Antonio Fernando C. Santos – MTb 10305/SP. Fotos desta edição: Alberto Duarte Ferreira Júnior, Roberta Barbosa Araújo e Arquivo UniGente. Editoração Eletrônica e Arte: Matiz Comunicação

COMEMORAÇÃO

Liceu festeja seus 111 anos

om Missa em Ação de Graças, celebrada pelo presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, o bispo diocesano Dom Jacyr

Francisco Braido, a comunidade do Liceu Santista comemorou, dia 10, a passagem dos 111 anos de existência da escola.

No encerramento, direção, professores, alunos, funcionários, pais de alunos e convidados cantaram o tradicional Parabéns a Você e apagaram as veli-nhas comemorativas. O evento marcou, também, a homenagem aos pais, na passagem do Dia dos Pais.

As fotos desta página registam alguns momentos da festividade.