Universidade Federal do Pará - PIBIC · Web view... isso o trabalho justifica-se pela necessidade...

28
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO Período: Agosto/2014 a Julho/2015 ( ) PARCIAL ( X ) FINAL IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título do Projeto de Pesquisa: Construção e Análise de Indicadores da Violência Urbana na Cidade da Praia: O Caso da Zona Norte Nome da Orientadora: Silvia dos Santos de Almeida Titulação da Orientadora: Doutora Instituto de Ciências Exatas e Naturais – Faculdade de Estatística Unidade: Belém Local: Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG) Título do Plano de Trabalho: Indicadores de violência: Um Estudo na cidade de Belém do Pará/Brasil e na Cidade de Praia/Cabo Verde Nome da Bolsista: Gelilza Salazar Costa 1

Transcript of Universidade Federal do Pará - PIBIC · Web view... isso o trabalho justifica-se pela necessidade...

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁPRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DIRETORIA DE PESQUISA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO

Período: Agosto/2014 a Julho/2015( ) PARCIAL( X ) FINAL

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto de Pesquisa: Construção e Análise de Indicadores da Violência Urbana na Cidade da Praia: O Caso da Zona Norte

Nome da Orientadora: Silvia dos Santos de Almeida

Titulação da Orientadora: Doutora

Instituto de Ciências Exatas e Naturais – Faculdade de Estatística

Unidade: Belém

Local: Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG)

Título do Plano de Trabalho: Indicadores de violência: Um Estudo na cidade de Belém do Pará/Brasil e na Cidade de Praia/Cabo Verde

Nome da Bolsista: Gelilza Salazar Costa

Tipo de Bolsa: ( ) PIBIC/CNPq( ) PIBIC/CNPq-AF(X) PIBIC/UFPA( ) PIBIC/UFPA-AF( ) PIBIC/INTERIOR( ) PIBIC/FAPESPA( ) PARD( ) PARD – renovação( ) PADRC( ) Bolsistas PIBIC do edital CNPq 001/2007

1

2

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais a violência, infelizmente, faz parte do cotidiano, certamente vivenciam-se expectativas e frustrações no tocante à fragilidade da vida pública e social com relação à violência. Não são poucas as notícias e imagens que surgem, expondo o sério problema da violência no mundo (ABREU e LOURENÇO, 2010).

Souza (2006) observa o aumento significativo da criminalidade nas últimas décadas no Brasil por meio de construção de indicadores, principalmente da criminalidade violenta. Isto é reforçado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2014), que mostra 53.646 mortes violentas em 2013, incluindo vítimas de homicídios dolosos e ocorrências de latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Devido a esse problema, é muito importante buscar informações a cerca da violência, especificamente neste estudo que busca informações sobre os indicadores de crime contra o patrimônio e crime contra a pessoa.

2. JUSTIFICATIVA

A criminalidade é observada em todo o mundo, e percebe-se que esta afeta toda a sociedade. Com isso o trabalho justifica-se pela necessidade de conhecer os indicadores de violência na cidade de Belém/Pará/Brasil e na Cidade de Praia/Cabo Verde, do ano de 2013, além de comparar os mesmos, a partir de métodos estatísticos, o que possibilitará auxiliar na tomada de decisão as instituições públicas, com o intuito de reduzir a violência.

3. OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral

O Objetivo geral é comparar os delitos por meio de indicadores de violência da cidade de Belém/Pará/Brasil e os da Cidade de Praia/Cabo Verde.

3.2. Objetivos Específicos

Mostrar os indicadores para os principais tipos de crimes (crimes contra o patrimônio e crimes contra a pessoa) existentes na cidade de Belém, e mostrar os indicadores para os principais tipos de crimes (crimes contra o patrimônio e crimes contra a pessoa) existentes na cidade de Praia/Cabo Verde.

4. MATERIAIS E MÉTODOS

4.1. Dados

Inicialmente fez-se uma pesquisa bibliográfica na internet e em órgãos de segurança pública, de Belém/Brasil e da cidade de Praia/Cabo Verde, com intuito de se obter informações de indicadores destas cidades para o ano de 2013. Em ambos os casos foram utilizados dados secundários de pesquisas já executadas pelo Laboratório de Sistema de

2

3

Informação e Georreferenciamento (LASIG) da UFPA em 2013 e por Ramos et al. (2014b), com metodologias semelhantes. Além disso, a discente participou do planejamento e execução da pesquisa de campo realizado pelo Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG) da UFPA no ano de 2014 sobre a temática desse plano.

4.1.1. Dados da Cidade de Belém e Praia

4.1.1.1. Dados Primários (Pesquisa de Campo)

Os dados primários são referentes a uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG), cuja coordenadora é a orientadora deste plano. A pesquisa se deu no início do mês de agosto de 2014 com o planejamento da pesquisa de campo, onde se elaborou o instrumento de pesquisa (Anexo A1), posteriormente a isso foi feito o pré-teste deste instrumento, e todos os treinamentos de utilização do instrumento de pesquisa.

Esta pesquisa ocorreu nos dias 30 de agosto, 01 e 02 de setembro de 2014. Tendo como objetivo investigar a real dimensão da subnotificação das violências e crimes praticados na Região Metropolitana de Belém no ano de 2013. Sendo considerados como população alvo os residentes do município de Belém com idade superior a 15 anos, onde cada pessoa entrevistada representa uma unidade amostral. Sendo utilizada a técnica estatística de Amostragem Aleatória Estratificada Proporcional (por bairro), com erro máximo de 5%. Desta maneira, foi gerada uma amostra de 457 pessoas, distribuídas proporcionalmente pelo número de pessoas residentes em cada bairro do município de Belém (BOLFARINE e BUSSAB, 2005).

4.1.1.2. Dados Secundários

Os dados secundários foram obtidos por meio da pesquisa de Ramos et al. (2014a), que teve o objetivo de descrever o perfil das vítimas de violência sofridas/presenciadas pela população do município de Belém, no período de Setembro de 2012 a Agosto de 2013.

Além disso, os dados foram obtidos por meio de boletins de ocorrências policiais do período de janeiro a dezembro de 2013, registrados no Sistema de Informação de Segurança Pública (SISP) e disponibilizados por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SEGUP) ao Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Estatísticas e Computacionais (GEPEC) da UFPA.

Em relação à cidade da Praia, foram utilizados dados oriundos da pesquisa de Ramos et al. (2014b), que foi realizada no período de 8 a 19 de Novembro de 2013 com a população residente da Zona Norte da Cidade de Praia (Cabo Verde – África), cujo objetivo da pesquisa foi apresentar o perfil dos crimes sofridos pela população residentes na cidade da Praia, no período de Outubro de 2012 a Novembro de 2013.

3

4

4.2 Análise Exploratória de Dados (Análise descritiva)

A Análise Exploratória de Dados é uma técnica que consiste em um conjunto de ferramentas com a finalidade de organizar, resumir e descrever características importantes de um conjunto de dados, por meio de gráficos, tabelas e medidas de sínteses, para uma melhor visualização e interpretação dos resultados, e com isso pode-se obter conclusões sobre a variável a qual se esteja estudando (BUSSAB e MORETTIN, 2010).

4.2.1 Tabelas

De acordo com Bussab e Morettin (2010), a tabela é um método não discursivo de mostrar informações, utilizando dados numéricos e símbolos, ordenados de acordo com as variáveis analisadas no fenômeno em estudo. Muitas vezes a criatividade na sua montagem e edição é necessária para alcançar melhor comunicação.

Além disso, as tabelas têm a vantagem de conseguir expor, organizadamente em um só local, os resultados sobre determinado assunto, de modo a se obter uma visão global mais rápida do que se pretende analisar. Uma tabela compõe-se de: título, corpo e rodapé.

4.2.2 Gráficos

Segundo Bussab e Moretin (2010), o gráfico é uma forma de representação dinâmica dos dados da tabela, sendo mais eficiente para visualizar as informações. Este pode substituir de forma simples, rápida e atraente, dados de difícil compreensão na forma tabular. Existem vários tipos de gráficos (barras, linhas, setores, entre outros) a escolha de qual utilizar para melhor evidenciar os resultados depende do tipo de informação a ser transmitida.

4.2.3 Indicadores

Para a construção dos indicadores da violência (JANNUZZI, 2015), utiliza-se a análise exploratória de dados, sendo feito a partir da relação entre o total dos registros das ocorrências dos crimes (contra o patrimônio ou contra a pessoa) da referida cidade (Belém ou Praia), pelo total Geral de registros dos Crimes da cidade. E em seguida foi feito a comparação (indicadores) das ocorrências sofridas de ambas as cidades.

4

5

5. RESULTADOS

5.1. Indicadores de Violência na Cidade de Belém e na Cidade da Praia

Segundo (SISPE, 2014) a maioria dos crimes sofridos pela população da cidade de Belém foi contra o patrimônio (79,85%). O mesmo acontece em relação aos crimes sofridos na cidade da Praia, a maioria foi contra o patrimônio (91,39%) (Tabela 1 e Figura 1).

Tabela 1: Percentual dos Tipos de Crimes Sofridos na Cidade de Belém e Cidade de Praia, no Ano de 2013.

Tipo de CrimeCidade

Belém PraiaCrime Contra a Pessoa 20,15% 8,61%Crime o Contra o Patrimônio 79,85% 91,39%

Fonte: autoria do autor com os dados do SISP (2014) e Ramos et al. (2014a).

A Figura 1 mostra que a maioria dos crimes sofridos pela população da cidade de Belém foi roubo (77,88%). Isso também ocorre em relação aos crimes sofridos na cidade da Praia, onde a Figura 2 apresenta roubo (caçobody) como a maioria dos crimes sofridos (61,28%). Dentre os 10 maiores crimes registrados no Sistema de Informação de Segurança Pública, sofridos pela população da cidade de Belém, a maior parte foi roubo (40,72%) (Figura 3).

Figura 1: Percentual de Crimes Sofridos na Cidade de Belém, no Ano de 2013.

Roubo

Tentativa de Roubo

Arrombamento

Furto

Agressão

Tentativa de Arrombamneto

0.00 20.00 40.00 60.00 80.00

77.88

9.68

6.45

5.07

0.46

0.46

Percentual

Crim

e

5

6

Figura 2: Percentual de Crimes Sofridos na Zona Norte, Cidade da Praia, no Ano de 2013.

Roubo (Caçobody)

Furto

Tentativa de Roubo

Lesão Corporal

Arrombamento

Ofensa

Vandalismo

Homicídio

0.00 10.00 20.00 30.00 40.00 50.00 60.00 70.00

61.28

13.98

9.68

5.38

4.30

2.15

2.15

1.08

Percentual

Crim

e

Fonte: RAMOS et al., 2014b

Figura 3: Percentual de Ocorrências de Crimes Registrados no Sistema de Informação de Segurança Pública, na Cidade de Belém, no Ano de 2013.

RouboFurto

AmeaçaLesão Corporal

EstelionatoInjúriaDano

CalúniaDifamação

Constrangimento Ilegal

0.00 10.00 20.00 30.00 40.00 50.00

40.7230.19

9.196.15

2.491.802.55

1.221.010.82

Percentual

Crim

e

Fonte: autoria do autor com os dados do SISP (2014)

6

7

Na cidade de Belém a maioria dos crimes ocorreu em via pública (67,13%) como mostra a Figura 4. A maioria dos crimes que ocorreu na cidade da Praia também, foi em via pública (52,64%) (Figura 5).

Figura 4: Percentual de Crimes Sofridos na Cidade de Belém, no Ano de 2013, por Local de Ocorrência do Crime.

Via Pública

Residência

Estabelecimento Comercial

Local Público

Coletivo Urbano

Carro Particular

Escola

0.00 20.00 40.00 60.00 80.00

67.13

15.28

7.41

5.09

2.78

1.85

0.46

Percentual

Loca

l de

Oco

rrêc

ia

Figura 5: Percentual de Crimes Sofridos na Zona Norte, Cidade da Praia, no Ano de 2013, por Local de Ocorrência do Crime.

Via Pública

Residência

Local Público

Estabelecimento Comercial

Escola

0.00 20.00 40.00 60.00

52.64

32.63

9.47

4.21

1.05

Percentual

Loca

l de

Oco

rrên

cia

Fonte: RAMOS et al., 2014b

7

8

De acordo com a Tabela 2, na maioria dos crimes sofridos pelas vítimas da cidade de Belém, havia dois agressores (50,91%). Já na Figura 6, percebe-se que na maior parte crimes sofridos na cidade da Praia, havia um (22,23%) ou três agressores (22,23%).

Tabela 2: Percentual de Crimes Sofridos na Cidade de Belém, no Ano de 2013, por Quantidade de Agressor.

Quantidade de Agressor PercentualUm 27,84Dois 50,91Três 15,75Quatro 2,93Cinco 1,83Sete 0,37Dez 0,37Total 100,00

Figura 6: Percentual de Crimes Sofridos na Zona Norte, Cidade da Praia, no Ano de 2013, por Quantidade de Agressor.

Um Dois Três Quatro Cinco Seis Sete Oito Dez0.00

5.00

10.00

15.00

20.00

25.0022.23

14.81

22.23

18.52

4.946.17

3.70 3.70 3.70

Quantidade de Agressor

Perc

entu

al

Fonte: RAMOS, et al. 2014b

8

9

Como nota-se na Figura 7, o agressor utilizou algum tipo de arma na maioria dos crimes da cidade de Belém (85,39%). Isso também aconteceu em relação à cidade da Praia, pois verifica-se na Figura 8 que em 67,44% dos crimes o agressor utilizou alguma arma.

Figura 7: Percentual de Crimes Sofridos na Cidade de Belém, no Ano de 2013, por Uso de Arma.

Sim85,39%

Não14,61%

Figura 8: Percentual de Crimes Sofridos na Zona Norte, Cidade da Praia, no Ano de 2013, por Uso de Arma.

Sim67,44

%

Não32,56

%

Fonte: RAMOS, et al. 2014b

Dentre os crimes, na cidade de Belém, em que os agressores estavam armados, a maioria utilizava arma de fogo (74,01%) como mostra a Figura 9. Diferente dos crimes da

9

10

cidade da Praia, onde na maioria dos crimes, o agressor utilizava arma branca (62,07%) (Figura 10).Figura 9: Percentual de Crimes Sofridos na Cidade de Belém, no Ano de 2013, por Tipo de Arma.

Arma de Fogo

Arma Branca

Arma Branca, Arma de fogo

Arma de Brinquedo

0.00 20.00 40.00 60.00 80.00

74.01

23.73

1.13

1.13

Percentual

Tipo

de

Arm

a

Figura 10: Percentual de Crimes Sofridos na Zona Norte, Cidade da Praia, no Ano de 2013, por Tipo de Arma.

Arma Branca

Arma de Fogo

Arma Branca e Arma de Fogo

0.00 20.00 40.00 60.00 80.00

62.07

27.59

10.34

Percentual

Tipo

de

Arm

a

Fonte: RAMOS, et al. 2014b

Na Figura 11 verifica-se que a maior parte dos crimes, sofridos pela população de Belém, ocorreu na sexta-feira (19,27%), diferente do que ocorreu na cidade da Praia, pois a maior parte dos crimes foi sábado (40,62%) (Figura 12). Já nos crimes registrados no Sistema

10

11

de Informação de Segurança Pública, sofridos na cidade de Belém, a maior parte ocorreu na segunda-feira (15,95%), como observa-se na Figura 13.

Figura 11: Percentual de Crimes Sofridos na Cidade de Belém, no Ano de 2013, por Dia da Semana.

0.002.004.006.008.00

10.0012.0014.0016.0018.0020.00 17.19

14.58 14.58

9.90 10.94

19.27

13.54

Dia da Semana

Perc

entu

al

Figura 12: Percentual de Crimes Sofridos na Zona Norte, Cidade da Praia, no Ano de 2013, por Dia da Semana.

Doming

o

Segu

nda-F

eira

Terça-

Feira

Quarta

-Feira

Quinta-

Feira

Sexta

-Feira

Sába

do0.005.00

10.0015.0020.0025.0030.0035.0040.0045.00

12.50

1.564.69

10.94

4.69

25.00

40.62

Dia da Semana

Perc

entu

al

Fonte: RAMOS, et al. 2014b

Figura 13: Percentual de Ocorrências de Crimes Registrados no Sistema de Informação de Segurança Pública, na Cidade de Belém, no Ano de 2013, por Dia da Semana.

11

12

Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado0.002.004.006.008.00

10.0012.0014.0016.00 13.83

15.9514.43 15.05

13.60 14.1712.97

Dia da Semana

Perc

entu

al

Fonte: autoria do autor com os dados do SISP (2014)

O turno onde mais ocorreu crime na cidade de Belém foi a noite (46,79%) como verifica-se na Figura 14. Em relação aos crimes sofridos na cidade da Praia, O turno onde mais ocorreu crime foi a noite (47,30%) mostrado na Figura 15.

Figura 14: Percentual de Crimes Sofridos na Cidade de Belém, no Ano de 2013, por Turno.

Madrugada Manhã Tarde Noite0.005.00

10.0015.0020.0025.0030.0035.0040.0045.0050.00

6.42

17.89

28.90

46.79

Turno

Perc

entu

al

Figura 15: Percentual de Crimes Sofridos na Zona Norte, Cidade da Praia, no Ano de 2013, por Turno.

12

13

Madrugada Manhã Tarde Noite0.005.00

10.0015.0020.0025.0030.0035.0040.0045.0050.00

12.168.11

32.43

47.30

Turno

Perc

entu

al

Fonte: RAMOS, et al. 2014b

6. PUBLICAÇÕES

RAMOS, E.M.L.S.; ARAÚJO, A. R.; PAMPLONA, A. C. B.; DIAS, A. L.; PEREIRA, A. M.; MENDES, A.; TEIXEIRA, A. A. M.; SILVA, A. C. A.; SILVEIRA, B. O.; MONTEIRO, B. U. F.; COSTA, C. A. V.; CHAGAS, C. A. N.; OLIVEIRA, D. F. C. V.; COSTA, E. M. C.; SILVA, E. L. B.; NUMMER, F. V.; CUNHA, F. F.; MACHADO, F. C. L.; COSTA, G. S.; VEIGA, H. M. M.; SOARES, I. S.; VILAÇA, I. F. T.; SOUZA JÚNIOR, J. D. M.; LISBOA, J. L. C.; FERNANDES, J. M. L.; FONSECA, K. S.; CORRÊA, L. M. A.; PERES, L. A. F. R.; CAVALCANTE, L. S.; CARDOSO, L. F. C.; ORA, M. L.; ALVES, M. A.; CABRAL, M. C.; BAPTISTA, M. Q. V.; BRASIL, M. M.; TAVARES, M. A. R.; BENTES, P. E. V.; NAZARÉ, P. P. F.; FRANÇA, R. R. S.; LEÃO, R. C. S.; IGAKI, S. Y.; ALMEIDA, S. S. Indicadores da Violência Urbana da Cidade da Praia: O Caso da Zona Norte. (Relatório Técnico), Biblioteca Nacional, Brasília, 2014.

CORRÊA, L. M.; ALMEIDA S. S.; COSTA G. S. Fatores que Propiciam a Ocorrência de Violência na Cidade da Praia-Cabo Verde. 60ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria - RBras. 2015.

Seminário de PesquisaTítulo: Indicadores de violência: Um estudo na cidade de Belém do Pará/Brasil e na Cidade de Praia/Cabo VerdeData: 09/06/2015.Local: Bloco N – Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento

7. CONCLUSÃO

13

14

Este relatório teve como objetivo apresentar resultados do plano de trabalho: “Indicadores de violência: Um estudo na cidade de Belém do Pará/Brasil e na Cidade de Praia/Cabo Verde”. Para tanto, foi apresentado um estudo bibliográfico sobre o tema referido, também se mostrou os indicadores de violência da cidade de Belém em 2013, e indicadores dos crimes sofridos no ano de 2013, pela população da Zona Norte, Cidade de Praia/Cabo Verde, onde verificou-se que, nas duas cidades, a maioria dos crimes sofridos foi contra o patrimônio. Além disso, a maioria dos crimes, tanto na cidade de Belém quanto na cidade da Praia, foi roubo. O local onde mais ocorreu crime foi em via pública (nas duas cidades). Na maioria dos crimes da cidade de Belém, havia dois agressores, já nos crimes da cidade da Praia, a maior parte havia um ou três agressores. Observou-se também que na maioria dos crimes, o agressor utilizou alguma arma, e dentre essas armas, a maioria dos agressores da cidade de Belém utilizou arma de fogo, enquanto que a maioria dos agressores da cidade da Praia utilizou arma branca. Em relação ao dia semana, na pesquisa de Belém, a maior parte dos crimes ocorreu na sexta-feira, já nos crimes registrados no Sistema de Informação de Segurança Pública, na cidade de Belém, a maior parte foi na segunda-feira, enquanto que na cidade da Praia, a maior parte dos crimes ocorreu no sábado. O turno onde ocorreram mais crimes foi pela parte da noite tanto na cidade de Belém, quanto na cidade da Praia. Sendo assim, pode-se concluir, que de maneira geral os indicadores (contra o patrimônio e contra pessoa) em Belém e em Praia possuem resultados semelhantes.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] ABREU, J. M.; LOURENÇO, L. C. Mídia, violência e segurança pública: Novos aspectos da violência e da criminalidade no Brasil. Revista Âmbito Jurídico, 2010. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7319. Acesso em janeiro de 2015.

[2] BUSSAB, W.O.; MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 6.ed., São Paulo: Saraiva, 2010.

[3] FBS. Fórum Brasileiro de Segurança. Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2014).

[4] JANNUZZI, P. M., Indicadores Sociais na Formulação e Avaliação de Políticas Públicas. Disponível em: http://www.enap.gov.br/downloads/ec43ea4findic-curso-texto.pdf. Acesso em Maio de 2015.

[5] RAMOS, E.M.L.S.; ARAÚJO, A. R.; SILVA, A. F. L.; SOUZA, C. N. P.; OLIVEIRA, D. F. C. V.; CUNHA, F. F.; COSTA, SOARES, I. S.; LISBOA, J. L. C.; CORRÊA, L. M. A.; ALMEIDA, S. S.; MONTEIRO, V. F. As Subnotificações de Violências em Belém (Relatório Técnico), 2014a.

[6] RAMOS, E.M.L.S.; ARAÚJO, A. R.; PAMPLONA, A. C. B.; DIAS, A. L.; PEREIRA, A. M.; MENDES, A.; TEIXEIRA, A. A. M.; SILVA, A. C. A.; SILVEIRA, B. O.; MONTEIRO, B. U. F.; COSTA, C. A. V.; CHAGAS, C. A. N.; OLIVEIRA, D. F. C. V.; COSTA, E. M. C.; SILVA, E. L. B.; NUMMER, F. V.; CUNHA, F. F.; MACHADO, F. C. L.; COSTA, G. S.; VEIGA, H. M. M.; SOARES, I. S.; VILAÇA, I. F. T.; SOUZA JÚNIOR, J. D. M.; LISBOA, J. L. C.; FERNANDES, J. M. L.; FONSECA, K. S.; CORRÊA, L. M. A.; PERES, L. A. F. R.;

14

15

CAVALCANTE, L. S.; CARDOSO, L. F. C.; ORA, M. L.; ALVES, M. A.; CABRAL, M. C.; BAPTISTA, M. Q. V.; BRASIL, M. M.; TAVARES, M. A. R.; BENTES, P. E. V.; NAZARÉ, P. P. F.; FRANÇA, R. R. S.; LEÃO, R. C. S.; IGAKI, S. Y.; ALMEIDA, S. S. Indicadores da Violência Urbana da Cidade da Praia: O Caso da Zona Norte. (Relatório Técnico), Biblioteca Nacional, Brasília, 2014b.

[7] SOUZA, R. S. R., Políticas Públicas e Violência, Revista Democracia Viva, 2006.

9. DIFICULDADES

A maior dificuldade encontrada na execução deste plano foi em relação a obtenção dos dados da cidade de Belém. Estes dados registrados no Sistema de Informação de Segurança Pública (SISP) e disponibilizados por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SEGUP). Estes dados foram inicialmente disponibilizados de forma parcial, o que resultou em alguns dados no relatório parcial incompletos, sobre indicadores de violência da cidade de Belém em 2013. E devido a isso, fez-se necessário um ajuste nas tabelas e figuras, gerando alteração em alguns resultados do relatório parcial em relação ao final, onde foram usados dados completos dos crimes sofridos em Belém e registrados no Sistema de Informação de Segurança Pública.

10. ANEXO

15

16

Anexo A1: Questionário Utilizado na Pesquisa da Cidade de Belém.

16

17

Anexo A1: Questionário Utilizado na Pesquisa da Cidade de Belém (Final).

17

18

Anexo B:

18

19

Relatório Técnico: Indicadores da Violência Urbana da Cidade da Praia: O Caso da Zona Norte.

Anexo C:Trabalho: Fatores que propiciam a Violência na Cidade da Praia – Cabo VerdeCongresso: 60ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria – RBRAS. 2015Autores: Lorena Maria Amoras Corrêa; Silvia dos Santos de Almeida; Gelilza Salazar Costa

19

20

11. PARECER DA ORIENTADORA:

A Bolsista Gelilza Salazar Costa teve um Bom desempenho ao longo deste Plano, pois conseguiu desenvolver as etapas do seu plano de trabalho, onde foi possível unir a teoria vista em sala de aula de sua graduação em estatística, com os problemas práticos de uma pesquisa científica. Além disso, a bolsista apresentou um seminário de iniciação cientifica junto à comunidade acadêmica do ICEN -UFPA, também apresentou um trabalho em congresso importante da área estatística, e teve publicação de um relatório técnico na Biblioteca Nacional. Neste sentido, considero que o seu desempenho foi completamente satisfatório.

DATA: 17 de Agosto de 2015

Silvia dos Santos de Almeida_________________________________________

ASSINATURA DA ORIENTADORA

Gelilza Salazar Costa__________________________________________

ASSINATURA DA ALUNA

20