UNIVERSIDADE PAULISTA

2
Leia o fragmento do relato entitulado “The General History of Virginia”, de John Smith e faça as atividades que seguem. Exercícios (Você pode responder em inglês, se desejar.) 1 – Qual a sua impressão geral de John Smith a partir desta leitura? John Smith era um homem destemino que não perdia a coragem nem a determinação mesmo diante dos mais diversos empecilhos. Um homem com espírito de liderança. 2 – Como você descreveria o estado de espírito de Smith no que diz respeito ao seu dever? Acredito que John Smith se sentia responsável pela vida de seus companheiros. 3 – Como os índios reagem às suas primeiras tentativas de aproximarem-se deles em busca de comida? Por que a atitude deles mudou posteriormente? Primeiramente eles oferecem um punhado de milho em troca das espadas e armas de fogo e outro pelas vestimentas. Depois os índios aparecem armados com arcos, felchas, etc 4 – Que impressão você tem a respeito da vida durante o berço da colonização norte-americana a partir do texto? Tenho a impressão de que ocorreram atritos no processo de conhecimento das diversidades dos colonos e dos índios. 5 – No século XX a importância da vida indígena foi redescoberta e reavaliada. Você acha que as ações do homem branco – em primeiro momento, os expatriados europeus e depois os americanos – contra os índios foram justificadas? A destruição de uma cultura nativa tem alguma razão ou fundamento? Acredito que o extermínio dos índios norte americanos tenha sido justicado apenas pela ganância dos colonos norte-americanos, pela satisfação de

Transcript of UNIVERSIDADE PAULISTA

Page 1: UNIVERSIDADE PAULISTA

Leia o fragmento do relato entitulado “The General History of Virginia”, de John Smith e faça as atividades que seguem. Exercícios (Você pode responder em inglês, se desejar.)

1 – Qual a sua impressão geral de John Smith a partir desta leitura?

John Smith era um homem destemino que não perdia a coragem nem a determinação mesmo diante dos mais diversos empecilhos. Um homem com espírito de liderança.

2 – Como você descreveria o estado de espírito de Smith no que diz respeito ao seu dever?

Acredito que John Smith se sentia responsável pela vida de seus companheiros.

3 – Como os índios reagem às suas primeiras tentativas de aproximarem-se deles em busca de comida? Por que a atitude deles mudou posteriormente?

Primeiramente eles oferecem um punhado de milho em troca das espadas e armas de fogo e outro pelas vestimentas. Depois os índios aparecem armados com arcos, felchas, etc

4 – Que impressão você tem a respeito da vida durante o berço da colonização norte-americana a partir do texto?

Tenho a impressão de que ocorreram atritos no processo de conhecimento das diversidades dos colonos e dos índios.

5 – No século XX a importância da vida indígena foi redescoberta e reavaliada. Você acha que as ações do homem branco – em primeiro momento, os expatriados europeus e depois os americanos – contra os índios foram justificadas? A destruição de uma cultura nativa tem alguma razão ou fundamento?

Acredito que o extermínio dos índios norte americanos tenha sido justicado apenas pela ganância dos colonos norte-americanos, pela satisfação de expandir seus territórios. Destruir diversas nações indígenas que viviam naquelas terras há milhares de anos foi um crime contra a humindade.

[adaptado de BRODEY, Kenneth & MALGARETTI, Fabio. Focus on English and American Literature. Modern Languages. Milan. Italy. 2002. ... pp. 285-286.]