Universo UniNorte n°11

12
UNIVERSO UNINORTE JORNAL Edição nº 11 Março / 2014 PUBLICAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE / LAUREATE Escola de Saúde terá estrutura moderna e inovadora A UniNorte está inves- tindo na Escola de Saú- de para transformá-la na mais moderna, mul- tidisciplinar e inovadora unidade de ensino de saúde da região Nor- te do Brasil. Para isso, a escola está passando por uma ampla reestru- turação neste semestre e irá adotar um modelo de ensino pioneiro. Se- rão construídos quatro Laboratórios Multidis- ciplinares, dois labora- tórios de Habilidades e um Hospital Simulado, constituído por Consul- tórios (humano e ani- mal), Enfermaria e qua- tro salas de Simulação Complexa. | PG 06 Laureate cria programa nacional de trainee | PG 04 A rede Laureate implan- tou este ano o 1º Programa de Trainee no Brasil, com nove vagas distribuídas nas unidades da rede no país. Para a UniNorte fo- ram duas vagas, ocupadas hoje por Felipe Adonay Bitar Costa, 25 anos, for- mado em Economia pela UniNorte, e pela soteropo- litana Nina Cotrim Kauss Silva, 25, da Universidade Salvador (Unifacs). Os dois começaram a trabalhar na UniNorte em fevereiro. O programa tem duração de 18 meses e leva o pro- fissional a atuar em vários setores da instituição. Projeto de aluno é finalista do Here for Good | PG 05 Clínica de Nutrição faz atendimento gratuito a partir deste mês | PG 03 ENSINO O projeto Pedala Manaus foi criado pelo aluno do curso de Administração da UniNorte Mayk da Silva e mais cin- co amigos para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e de esporte e lazer na cidade. Hoje, além de ter conseguido tirar do papel a primeira ci- clovia de Manaus, o Pedala Manaus conseguiu ficar entre os 12 projetos finalistas do programa Here for Good, da rede Laureate. Foram mais de 100 projetos inscritos no mundo todo, sen- do que apenas três do Brasil ficaram entre os 12 finalistas. Egressa de nutrição é selecionada para residência no HUGV | PG 12 ENSINO Disputando duas vagas com alunos de todas as universida- des do Amazonas, a egressa do curso de Nutrição Poliana dos Santos Pinto, 24 anos, foi selecionada para a residência multidisciplinar no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). Poliana entrou na UniNorte em 2001, como bolsis- ta do Prouni, e no dia 28 de janeiro deste ano colou grau. Desde o dia 10 de março, a Clínica de Atendimento Nutri- cional retomou as atividades e está atendendo gratuita- mente alunos e colaboradores para orientação nutricional. Os atendimentos devem ser agendados na Coordenação de Nutrição e são feitos por alunos do curso sob supervi- são de um profissional. A avaliação nutricional será rea- lizada através de aparelho de Bioimpedância, anamnese alimentar e investigação clínica. MODELO - Estrutura de saúde das principais instituições da Laureate.

description

Confira a edição n° 11 do jornal eletrônico Universo UniNorte. Uma publicação do Centro Universitário do Norte

Transcript of Universo UniNorte n°11

Page 1: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

1

UNIVERSO UNINORTEJORNAL Edição

nº 11Março / 2014

PUBLICAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE / LAUREATE

Escola de Saúdeterá estrutura moderna e inovadoraA UniNorte está inves-tindo na Escola de Saú-de para transformá-la na mais moderna, mul-tidisciplinar e inovadora unidade de ensino de saúde da região Nor-te do Brasil. Para isso, a escola está passando por uma ampla reestru-turação neste semestre e irá adotar um modelo de ensino pioneiro. Se-

rão construídos quatro Laboratórios Multidis-ciplinares, dois labora-tórios de Habilidades e um Hospital Simulado, constituído por Consul-tórios (humano e ani-mal), Enfermaria e qua-tro salas de Simulação Complexa.

| PG 06

Laureate cria programa nacional de trainee | PG 04

A rede Laureate implan-tou este ano o 1º Programa de Trainee no Brasil, com nove vagas distribuídas nas unidades da rede no país. Para a UniNorte fo-ram duas vagas, ocupadas hoje por Felipe Adonay Bitar Costa, 25 anos, for-mado em Economia pela

UniNorte, e pela soteropo-litana Nina Cotrim Kauss Silva, 25, da Universidade Salvador (Unifacs). Os dois começaram a trabalhar na UniNorte em fevereiro.O programa tem duração de 18 meses e leva o pro-fissional a atuar em vários setores da instituição.

Projeto de aluno é finalista do Here for Good | PG 05

Clínica de Nutrição faz atendimento gratuito a partir deste mês | PG 03

ENSINO

O projeto Pedala Manaus foi criado pelo aluno do curso de Administração da UniNorte Mayk da Silva e mais cin-co amigos para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e de esporte e lazer na cidade.Hoje, além de ter conseguido tirar do papel a primeira ci-clovia de Manaus, o Pedala Manaus conseguiu ficar entre os 12 projetos finalistas do programa Here for Good, da rede Laureate. Foram mais de 100 projetos inscritos no mundo todo, sen-do que apenas três do Brasil ficaram entre os 12 finalistas.

Egressa de nutrição é selecionada para residência no HUGV | PG 12

ENSINO

Disputando duas vagas com alunos de todas as universida-des do Amazonas, a egressa do curso de Nutrição Poliana dos Santos Pinto, 24 anos, foi selecionada para a residência multidisciplinar no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). Poliana entrou na UniNorte em 2001, como bolsis-ta do Prouni, e no dia 28 de janeiro deste ano colou grau.

Desde o dia 10 de março, a Clínica de Atendimento Nutri-cional retomou as atividades e está atendendo gratuita-mente alunos e colaboradores para orientação nutricional.Os atendimentos devem ser agendados na Coordenação de Nutrição e são feitos por alunos do curso sob supervi-são de um profissional. A avaliação nutricional será rea-lizada através de aparelho de Bioimpedância, anamnese alimentar e investigação clínica.

MODELO - Estrutura de saúde das principais instituições da Laureate.

Page 2: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

2

A vida acadêmica traz mais conhecimento e novas experiências para os alu-nos, criando oportunidades de se destacarem enquanto futuros profissionais.

A edição deste mês do Jornal Universo UniNorte traz três exemplos de alu-nos que, de alguma forma, conseguiram se destacar

ou viver experiências úni-cas, que farão diferença em suas vidas.

Poliana dos Santos Pin-to, egressa de Nutrição, mostrou que aproveitou bem o período de estudo ao conquistar uma das duas vagas para a residência multidisciplinar do HUGV.

Marllon Moutinho Au-

zier, do curso de Rádio e TV, trouxe uma mala de histórias e experiências marcantes dos seis meses de intercâmbio no México.

Já o aluno Mayk da Sil-va, de Administração, mos-trou todo o seu talento ao conseguir entrar no grupo de 12 projetos seleciona-dos para o programa Here

for good, da rede Laureate.Com o projeto “Pedala

Manaus”, Mayk e um grupo de amigos mudaram hábitos e conseguiram fazer sair do papel a primeira ciclovia de Manaus, que começou a ser construída pela Prefeitura.

São sonhos que se tor-nam realidade através da persistência e dedicação.

Vicente NogueiraReitor da UniNorte

Presidente Milton Camargo Reitor Vicente Nogueira Diretor Financeiro Marcelo Medeiros Diretor Comercial e de Marketing Victor Lazarin Diretora de Planejamento e Suporte Acadêmico Izolda Barreto Diretor Administrativo Raimundo Expedito de Oliveira Diretora de Recursos Humanos Edineida Gato

Jornalistas Responsáveis Tereza Cidade MTb - 001- AM / Wilsa Freire MTb - 058 - AM Fotografia Assessoria de Comunicação e Arquivos UniNorte Re-pórteres Larissa Cruz / Emilly Guimarães / Victor Esteves Projeto Gráfico e Diagramação Harlison Costa Periodicidade Mensal.

Centro Universitário do Norte - Rua Dez de Julho, 873 - Centro - Tel: (92) 3212-5000 | www.uninorte.com.br | e-mail: [email protected].

As declarações consubstanciadas em artigos e matérias assinados não são de responsabilidade da UniNorte.

Parabéns!

Laureate lança programa de capacitação de profissionais

Mais de 1,2 mil alunos têm experiência internacional única com a Clase Espejo

Inter-American Dialogue disponibiliza vasta gama de recursos para os membros da LaureateA rede de ensino su-

perior Laureate Brasil lança o “Laureate Brazil Diamond Program”, vol-tado para a capacitação de profissionais para trabalhar em algumas das 11 instituições que compõem a rede brasi-leira. São oito vagas nas áreas de vendas, marke-ting e financeira nas ci-dades de Manaus, Sal-vador, Natal, São Paulo, Porto Alegre e Recife.

A companhia oferece uma perspectiva de cresci-mento real aos escolhidos para fazer parte da equipe Laureate. Participam do programa a Universida-de Anhembi Morumbi (SP), UniRitter (RS), Uni-Norte (AM), Universidade Salvador – Unifacs (BA), Faculdade dos Guarara-pes – FG (PE), Faculdade Internacional da Paraíba FPB (PB) e a Universida-de Potiguar UnP (RN).

Entre os requisitos para participar do pro-grama estão a conclusão de um MBA, experiên-cia comprovada na área de expertise, cidadania brasileira e fluência em inglês e português – co-nhecimento de espa-nhol é desejável.

Para obter mais infor-mações a respeito do pro-grama, está disponível um hotsite (www.laurea-tediamond.com.br).

O Inter-American Dia-logue, o principal centro norte-americano para a análise de políticas, in-tercâmbio e comunica-ção sobre assuntos do Hemisfério Ocidental faz parte de dois por cento dentre os mais elevados grupos de pensadores e pesquisadores dos Esta-dos Unidos, segundo um novo levantamento rea-lizado pela Universidade da Pensilvânia. O Dialo-gue reúne líderes públi-

cos e privados de todas as Américas, para resolver problemas e oportunida-des do hemisfério. Saiba mais sobre a organização em thedialogue.org.

A Laureate Internatio-nal Universities está orgu-lhosa pelo fato de o Inter-American Dialogue dar ao corpo acadêmico, alunos e funcionários Laureate um acesso privilegiado ao seu banco de dados de vídeos e recursos para o desen-volvimento profissional.

O Escritório Internacio-nal da Laureate desenvolve projetos e iniciativas para promover a oportunidade de proporcionar experiên-cias de internacionalização.

Uma dessas iniciativas, Cla-se Espejo (Classe-Espelho), é projetada para melhorar a experiência acadêmica internacional, conectando estudantes e professores

por meio da tecnologia em seu próprio campus.

O programa começou em 2012 e, desde então, en-volveu mais de 1,2 mil alu-nos de seis universidades.

REDE LAUREATE

Page 3: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

3

Professor Cipriano Luckesi é convidado do ciclo de palestras Presença UniNorteO evento será no dia 3 de abril, às 19h30, no Centro de Convenções do Manaus Plaza

O professor e escritor Cipriano Luckesi é o se-gundo convidado especial do ciclo de palestras Pre-sença UniNorte, em co-memoração aos 20 anos da instituição. Ele fará palestra no dia 3 de abril, às 19h30, no Manaus Plaza Centro de Convenções.

Luckesi é, atualmente, professor do Programa de Pós-graduação da Faculda-de de Educação (Faced), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É autor de vá-rios livros como “Equívocos teóricos na prática educa-tiva”, “Fazer universidade: uma proposta metodológi-

ca”, “Filosofia da Educação” e “Avaliação da aprendiza-gem escolar”. Desde 1973, tem ministrado cursos e conferências em vários lu-gares do mundo.

“Até o final do ano, nos-sa intenção é trazer mais palestrantes de renome nacional e internacional

para compartilhar suas experiências com nossos alunos e colaboradores”, afirma o reitor da UniNor-te, Vicente Nogueira.

O primeiro convida-do do ciclo de palestras Presença UniNorte foi o executivo e conferencista Max Gehringer.

Atendimento gratuito na Clínica de Nutrição

Cursos de inglês para alunos e colaboradores

A Clínica de Atendimento Nutricional (CAN) retomou as atividades desde o dia 10 de março. Alunos e colabora-dores da UniNorte poderão agendar atendimento para orientação nutricional.

“O objetivo da Clínica, além de colocar em prática os conhecimentos teóricos dos alunos do curso de Nu-trição, é atender os colabo-

radores e acadêmicos da instituição para melhorar a qualidade de vida através da orientação nutricional, con-forme avaliação e diagnósti-co nutricional individualiza-do”, explica a coordenadora do curso de Nutrição, Esther-Léa Benayon Cunha.

A avaliação nutricional será realizada através do aparelho de Bioimpedân-

cia, anamnese alimentar e investigação clínica por alunos do curso, sob a su-pervisão de um profissio-nal nutricionista.

Os atendimentos se-rão gratuitos e os agenda-mentos serão efetuados na Coordenação de Nutrição com o Sr. Jansen (3212-5013) de segunda a sexta-feira, de 12h às 22h.

Alunos e funcionários da UniNorte podem apren-der inglês pelo programa UniNorte Idiomas, que ofe-rece também vagas para o público externo. Criado com o nome de “Inglês para todos”, o programa é executado em parceria com a Cambrigde Univer-sity Press e fomentado pela Laureate English Program (LEP), que oferece curso de idiomas para alunos em to-das as unidades da Laurea-te pelo mundo.

A UniNorte Idiomas faz parte dos programas de ex-tensão da UniNorte, onde o objetivo é socializar os

conhecimentos produzi-dos dentro da instituição tanto com os acadêmicos quanto com a sociedade. As inscrições encerraram no dia 28 de fevereiro, mas o programa é oferecido todo semestre.

O curso está dividido por módulos com 100 horas de carga horária e também oferece uma plataforma online onde o aluno poderá acessar e resolver os exercí-cios além de poder acessar conteúdos sobre as aulas.

Alunos e funcionários pagam o valor de R$ 78, já incluso dois livros, e o pú-blico externo, R$ 95.

“Nossa intenção é trazer mais palestrantes de renome nacional e internacional.”

Vicente NogueiraReitor

da UniNorte

ATIVIDADES - O atendimento na clínica é gratuito, mas precisa ser agendado

Page 4: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

4

Egressos participam de programa deTrainee

Mais de 30 palestrasna UniNorte CarreirasTemas são relacionados à formação profissional e ao primeiro emprego

Mais de 30 palestras e oficinas serão oferecidas no primeiro semestre do ano pela UniNorte Carrei-ras, setor que orienta alu-nos e egressos a se inserir no mercado de trabalho.

De acordo com a co-ordenadora da UniNorte

Carreiras, Lídice da Matta, a proposta da instituição é oferecer temas variados, que contribuam com a formação profissional do aluno para a conquista do primeiro emprego e nas relações com a empresa onde trabalha.

“As palestras são gratui-tas, inclusive para os egres-sos da UninNorte”, afirma Lídice. As inscrições para os cursos podem ser fei-tas através do email [email protected]. Maiores informações pelo telefone 3212-5037/5015.

A rede Laureate im-plantou este ano o 1º Programa de Trainee no Brasil, com nove vagas distribuídas pelas unida-des da rede no país. Para a UniNorte foram duas vagas, ocupadas hoje por Felipe Adonay Bitar Cos-ta, 25 anos, formado em Economia pela UniNor-te, e pela soteropolitana Nina Cotrim Kauss Silva, 25 anos, da Universidade Salvador (Unifacs).

Os dois começaram a trabalhar na UniNorte no dia 10 de fevereiro. O programa tem duração de

18 meses e leva o profis-sional a atuar em vários setores da instituição, permitindo um conhe-cimento mais amplo de como funcionam todas as áreas da empresa.

O desempenho dos candidatos é avaliado tri-mestralmente, até a apre-sentação final que deve ocorrer em conjunto com os outros trainees.

Ao término do progra-ma, a ideia é que o fun-cionário possa ocupar um cargo mais alto e, conse-quentemente, com me-lhor remuneração.

Ele começou a participar da seleção

em novembro do ano passado e só termi-

nou em janeiro deste ano. “Meu currículo

foi selecionado no vagas.com.br, o site de

emprego e estágio da UniNorte. Depois de

passar pela triagem do currículo fiz testes

de raciocínio lógico e matemático, profi-

ciência em inglês e passei por entrevistas

com o presidente da UniNorte e com a di-

retora de RH”, explica.

Para Felipe, o que ele está vivendo é

uma experiência ímpar. “É um processo

que me proporciona conhecer toda a

empresa para que eu tenha a chance de

atuar no negócio com maior possibilida-

de de prospectar e trazer mais resulta-

dos para a empresa”.

Nome: Felipe

Adonay Bitar

Costa

Idade: 25 anos

Formação:

Graduado em

Economia pela

UniNorte

Nina trabalhava na Universidade Salvador

(Unifacs), que faz da rede Laureate, como

analista de Recursos Humanos.

Ela decidiu se candidatar ao ver que

atendia os requisitos e que tinha o perfil tra-

çado para o candidato a trainee, como falar

inglês fluente e dominar o excel avançado.

Para ela, o programa de trainee é mui-

to desafiador. “O que o torna mais interes-

sante é que a pessoa se torna um gestor

completo. Ao final do processo você ad-

quiriu conhecimento do funcionamento da

empresa como um todo e mesmo que seu

setor final seja o RH, como é o meu caso,

você saberá ajudar qualquer setor, pois

você vivenciou o funcionamento de cada

um deles”, observa.

Nome: Nina Co-

trim Kauss Silva

Idade: 25 anos

Formação:

Graduada em

Psicologia e

pós-graduada

em Gestão de

Pessoas

Page 5: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

5

‘Pedala Manaus’ é finalista do Here for Good

Há quatro anos, o alu-no do curso de Adminis-tração da UniNorte Mayk da Silva e mais cinco ami-gos começaram a plantar as sementes de um proje-to que mudaria os estilos de vida deles e também o de muitas pessoas. O ‘Pe-dala Manaus’ foi criado para fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, e de esporte e lazer. Hoje, eles começam a colher os frutos desse trabalho.

Além de ter consegui-do aprovar a construção da primeira grande ciclo-via de Manaus e de atrair cada vez mais adeptos, o Pedala Manaus conseguiu ficar entre os 12 projetos selecionados para o pro-grama Here for Good, da rede Laureate.

O “Here for Good” docu-menta e compartilha com o mundo os trabalhos re-alizados diariamente por estudantes e professores da rede no campo social.

Todos os anos, a Laureate convoca os alunos e pro-fessores para inscreverem seus projetos que tenham um histórico de benefício social nos lugares onde eles são desenvolvidos. Esses projetos podem ser inde-pendentes ou podem fazer parte de fundações e ONGs.

Mayk, que é hoje um dos coordenadores do Pe-dala Manaus, viu no Hero for Good a oportunidade de compartilhar com o restante do mundo o pro-

jeto, que além de estimu-lar o uso da bicicleta como meio de transporte, práti-ca esportiva e diversão, le-vanta questões sociais im-portantes como o respeito no trânsito, especialmente com os ciclistas.

Outro ponto de desta-que é a questão ambien-tal, já que a bicicleta é um meio de transporte não poluidor, fora o estímulo a uma vida menos estres-sante e mais saudável.

Além do reconhecimen-

to, Mayk diz que os resul-tados e as conquistas para ele e para todas as pessoas que participam desse pro-jeto são o mais importante. “Hoje sou uma pessoa mais feliz, de verdade, não sei o que é estresse e pretendo ficar assim para o resto de minha vida”, revela.

O projeto Pedala Ma-naus foi desenvolvido em parceria com a Empresa Júnior da UniNorte, sob a coordenação da professo-ra Lanny Uchoa.

CICLISTAS - A professora Lanny Uchoa com o aluno Mayk da Silva

1 - Combate estresse e depressão2 - Melhora relações sexuais3- Emagrece4 - Faz ser mais feliz e ter bom sono5- Reduz colesterol e triglicérides6 - Evita o infarto7 - Diminui a pressão arterial8- Aumenta a imunidade9 - Melhora a Respiração10 - Garante boa forma e fôlego de atleta

Conheça 10 motivos para andar de bicicleta: Projetos

sociais em livro Apesar de acreditar na

importância do projeto, Mayk conta que se inscreveu no Here for Good sem acreditar que fosse selecionado. Para sua surpresa, entre os 100 projetos inscritos no mundo todo, o seu foi um dos 12 sele-

cionados, sendo que do Brasil foram apenas três.

Os projetos selecionados irão constar em livro publi-cado pela Laureate sobre projetos sociais que seus docentes e discentes reali-zam ao redor do mundo.

Mayk conta que ficou muito surpreso e feliz de estar na final do Here for Good. Ele diz que tudo tem valido a pena, não só pelo reconhecimento, mas tam-bém pelo bem que o projeto traz às pessoas.

Aluno de Administração é um dos coordenadores do projeto, que está entre os 12 selecionados para o programa da redeLaureate.

Page 6: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

6

Escola de Saúde vai adotar novo modelo de ensino

As mudanças da Escola de Saúde

Cursos terão novo método de ensino e estrutura diferenciada com laboratórios multidisciplinares e hospital simulado

A Escola de Ciências da Saúde da UniNorte está passando por uma ampla reestruturação neste se-mestre e irá adotar um mo-delo de ensino pioneiro, que irá transformá-la na mais moderna, multidisci-plinar e inovadora unida-de de ensino de saúde da região Norte do Brasil.

Segundo o diretor da Escola de Saúde da Uni-Norte, professor Dr. Breno Schumaher, a nova estru-tura permitirá a aplicação de um novo modelo de ensino, utilizado em toda a rede Laureate. “É um modelo moderno e imer-sivo, a partir da utilização de metodologias ativas de ensino, onde o aluno, e não mais o professor, será o centro do aprendizado. Vamos utilizar estratégias mais inovadoras somadas a um corpo docente prepa-rado para utilização de me-

todologias ativas”, explica.Schumaher afirma que

esse novo modelo de edu-cação em Saúde traz uma estrutura diferenciada e única no Estado do Ama-zonas. “A nova infraestru-tura possibilitará o desen-volvimento de atividades práticas e integradas en-tre alunos de diferentes cursos, proporcionando um ensino multidiscipli-nar de excelência, além da oportunidade de de-senvolvimento máximo de suas competências e habilidades profissio-nais”, garante.

De acordo com ele, com esse novo método de en-sino a UniNorte se alinha às novas tendências da educação na área de Saú-de, desenvolvendo ainda mais as competências e habilidades profissionais do aluno”. “A UniNorte mostra, definitivamente,

Os laboratórios tradicionais de saúde serão substituídos por espaços multidisci-plinares de ensino e um Centro de Simulação Realística.

AVANÇADO- Schumaher diz que o método de en-sino é pioneiro

Hospital Simulado (UnP/Laureate)

que é uma instituição de ensino preocupada com a qualidade do profissional que disponibiliza para o mercado de trabalho”.

A Direção da UniNor-te visitou a estrutura da área de Saúde das princi-pais instituições da Rede Laureate no Brasil, con-forme as fotos reproduzi-das nestas páginas.

Page 7: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

7

Escola de Saúde vai adotar novo modelo de ensinoSerão construídos quatro Laboratórios Multidiscipli-nares completamente equipados, que permitirão a in-tegração das diversas áreas do conhecimento em saú-

de: três laboratórios de Estrutura e Função Humana (para os cursos da Saúde) e um laboratório de Estru-tura e Função Animal (para a Medicina Veterinária);

Um Hospital Simulado, constituído por Consultó-rios (humano e animal), Enfermaria e quatro sa-las de Simulação Complexa, que terão materiais e equipamentos utilizados na rotina hospitalar, além de pacientes simulados pelos mais modernos manequins disponíveis no mercado.

Os Laboratórios Espe-cíficos de cada curso das Ciências da Saúde serão modernizados e adequados à nova es-trutura, atendendo à

formação humanizada, generalista e integrada, necessárias para a for-mação do profissional de saúde atualmente exigido pelo mercado.

Os laboratórios multidisciplinares vão utilizar os mais modernos materiais e métodos para o ensino integrado da morfologia humana e animal, substituindo o uso tradicional do cadá-ver por anatomia viva, modelos anatômicos realísticos, body painting (pintura anatômica corporal), body projection (projeção anatômica corporal) e anatomia virtual.

Dois laboratórios de Habilida-des, onde os alunos desenvol-verão ao máximo as compe-tências e habilidades exigidas em sua área de formação.

Laboratório de Estrutura e Função (Fotos da UAM/Laureate)

Laboratório de Habilidades (fotos da UnP/Laureate)

Hospital Simulado (UAM - Anhembi Moruimbi/Laureate)

Page 8: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

8

VOLTA ÀS AULASCalouros e veteranos tiveram recepção de boas-vindas organizada pelos colabora-dores e atividades de acolhida programadas pelas coordenações dos cursos

A volta às aulas na Uni-Norte contou com uma recepção calorosa para ca-louros e veteranos. Colabo-radores de todos os setores utilizaram uma hora de seu tempo nos três turnos para

das boas-vindas e orienta-ções aos alunos.

Houve ainda uma blitz das rádios Jovem Pan e Mix que animou ainda mais a chegada dos alunos e a dis-tribuição de balas, do Jor-

nal Universo UniNorte e o Passaporte UniNorte apre-sentando a vida acadêmi-ca. Quem não teve oportu-nidade de pegar as edições dos impressos pode baixá-los pelo endereço da Uni-

Norte no slideshare.net/uninorte_manaus.

As coordenações de cur-so também desenvolveram atividades específicas de acolhida aos calouros.

“A ideia é mostrar que

nossos alunos são bem-vin-dos e criar um clima amis-toso, principalmente para quem está tendo o primeiro contato com a faculdade”, explica o reitor da UniNor-te, Vicente Nogueira.

Fisioterapia sempre foi meu sonho,

minha paixão, amo o que faço. Es-

colhi a UniNorte porque é a melhor

faculdade privada, tem os melhores

laboratórios. Quero concluir o curso e

me tornar uma ótima profissional. Mi-caelly Caroline, 19 anos, Fisioterapia.

A Biomedicina é o meu sonho desde

criança. Sou fascinada pela estrutura

do corpo humano. Quando comecei

a estudar na UniNorte, me surpreendi

com os professores, são muito diver-

tidos e mostram que estão aqui para

nos ensinar e ajudar. Estou ansiosa

pelos conteúdos que estão por vir.

Neliene, 21 anos, Biomedicina

Escolhi o curso pelo fato de trabalhar

no setor primário há muito tempo.

Sou especialista no Idam e sinto ne-

cessidade de graduação nessa área.

Minha motivação é de poder fazer o

curso, me realizando como profissio-

nal da área. Adilson Pereira, Medicina Veterinária.

Eu me identifico bastante com o meu

curso, gosto de cuidar de pessoas,

e tenho familiares atuando na área,

inclusive formados na UniNorte. Mi-

nha expectativa é a melhor possível.

Quando terminar o curso pretendo

fazer pós-graduação e mestrado.

Gerson, 34 anos Enfermagem.

Minha expectativa é, principalmente,

com relação ao meu projeto de TCC.

Estamos com a turma reunida de

novo e espero que a UniNorte con-

tinue sempre aí, ajudando em tudo.

Marcos Frota, Administração

Estou no primeiro período de Odon-

tologia e quero ser uma profissional

de sucesso. Espero me sair bem no

curso, estudar em bons laboratórios,

que sejam de grande valia para mi-

nha vida profissional. Camila Castro, Odontologia.

Page 9: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

9

UniNorte faz encontro pedagógico ehomenageia professores

Esquenta inovador para o Intercom Norte

A diretoria da UniNorte também apresentou as metas da instituição para este ano.

Os professores da Uni-Norte foram recepcionados no retorno às aulas com o evento “Juntos realizamos mais sonhos”, realizado no dia 31 de janeiro, no Centro de Convenções do Manaus Plaza. Com a presença de toda a diretoria da UniNor-te, foram feitas homena-gens aos professores que se destacaram em 2013.

O presidente da UniNor-te, Milton Camargo, falou das metas da instituição

para este ano, ressaltou a importância do engaja-mento dos professores nos projetos de ensino e desta-cou o grande investimento que a instituição está rea-lizando em infraestrutura. “Os 20 anos da UniNorte se-rão comemorados com no-vidades. Teremos ciclo de palestras, lançamento de dois Centros de excelência das escolas de Saúde e Exa-tas, além do lançamento do centro de empreendedoris-

mo. Além disso, fizemos in-vestimentos significativos em laboratórios, na biblio-teca digital com acervo em inglês e espanhol, na refor-ma de salas de aula e insta-lações da Uninorte“.

Durante o encontro pedagógico foi feita uma homenagem à professora Débora Rabelo, que com-pleta 20 anos de docência na UniNorte. Muito aplau-dida pelos colegas, a pro-fessora recebeu emociona-

da das mãos do presidente Milton Camargo e do reitor Vicente Nogueira, uma joia de pérolas e uma placa de agradecimento por seu empenho junto à institui-ção, contribuindo para a realização de sonhos.

O reitor Vicente No-gueira relembrou fatos relevantes de 2013 e agra-deceu aos professores que se dedicaram aos alunos da instituição. Também fa-lou sobre os investimentos

deste ano, que incluem a mudança do perfil da Esco-la de Saúde, que se trans-formará em referência na região Norte.

Ao final da cerimônia, o presidente da Laureate e o reitor homenagearam os 100 professores que se destacaram durante o ano de 2013. Dentre eles a professora Jaqueline Mar-ques, do curso de Psicolo-gia, que faleceu em janeiro deste ano.

Alunos, professores e profissionais da área de Co-municação participaram no dia 06 de março, no Tea-tro Maria Hercília Tribuzy, do Esquenta para um dos maiores eventos da região, o Intercom Norte 2014.

O Esquenta foi inova-dor. Além da palestra de apresentação do evento, a UniNorte incrementou a programação mostrando os talentos artísticos de seus alunos. Um saxofonista, a aluna Cristina Knupp na voz e no violão e a presença de um casal de mestre sala

e porta-bandeira foram al-gumas das atrações. Além disso, pela primeira vez um Esquenta foi transmitido ao vivo, na íntegra, pela inter-net para todo o mundo, gra-ças ao Blog Dialog, projeto de extensão do curso de Co-municação Social.

O objetivo do evento foi chamar a atenção dos co-municadores para o perío-do de inscrições de traba-lhos, que se encerrará no dia 14 de abril, e também oferecer mais detalhes so-bre o congresso que, este ano, será na da Universida-

de Federal do Pará (UFPA), de 01 a 03 de maio.

De acordo com a Coor-denadora do curso de Co-municação da instituição e pesquisadora, Edilene Mafra, “a importância de participar de eventos como esse está na possibilidade de desenvolver trabalhos que, futuramente, possam ser usados como referência, aumentando o interesse pela produção científica e o crescimento profissional”.

As inscrições devem ser feitas no site www.in-tercom.org.br.

HOMENAGEM - A professora Débora Rabelo mostra o prêmio que recebeu.

INOVAÇÃO - Evento teve apresentação de talentos

Page 10: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

10

Direito lança Observatório da Justiça Plantão fiscal para IR

NPJ participa de Semana Nacional de Julgamentos

Olimpíada de Matemática

O Curso de Direito lan-çou no dia 03 de março o projeto Observatório da Justiça, que se propõe a organizar grupos de traba-lho para o estudo aprofun-dado de decisões judiciais. O Observatório da Justi-ça, que terá a duração de um semestre letivo, será dividido em GT´s (Grupos

de Trabalho) por 11 áreas do Conhecimento: Direi-to Constitucional; Direito das Famílias; Direitos Hu-manos; Direito Ambien-tal; Filosofia do Direito; Direito Administrativo; Direito Civil; Direito Pe-nal; Direito e Economia; Direito e Psicologia; e Di-reito Internacional.

A Empresa Júnior da UniNorte, em parceria com o curso de Ciências Contábeis, irá promover atendimentos de Plantão Fiscal para declaração de Imposto de Renda, de 06 de março a 31 de abril, na sala 6323, 3° andar da Unidade 6. O atendimento será de segunda a sexta--feira, das 14h às 20h.

O Plantão Fiscal oferece

a prestação de serviço es-pecializado nas áreas con-tábil e tributária, tais como: elaboração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas (IRPF e DIPJ), de-claração de isentos, altera-ções contratuais, abertura e fechamento de firmas, den-tre muitos outros serviços na área contábil. Os contri-buintes serão atendidos por consultores da Empresa

Júnior, que participaram de treinamento específico, que farão a Declaração do Im-posto de Renda 2014.

A Empresa Júnior do UniNorte fica localizada na rua Joaquim Nabuco, 1469 Manaus-AM, Unidade 6, 3°andar, Sala 6323. Mais informações pelos telefo-nes 3212-5075, 9485-1261 ou pelo e-mail [email protected].

A primeira atividade institucional preparatória para o ENADE 2014 foi rea-lizada em fevereiro, com a mesa-redonda “Sustentabilidade”.

Várias palestras, para todas as áre-

as do conhecimento, foram ministradas para alunos dos cursos da UniNorte em parceria com o IDESAM.

As palestras começaram no dia 26 de fevereiro e vão até o dia 17 de março.

As inscrições para a 3ª Olimpíada de Matemática nas Engenharias e Tecno-logias estão abertas até o dia 29 de março pelo site www.uninorte.com.br, na opção Extensão/Curso e Eventos. O valor da ins-crição é R$ 15.

A Olimpíada tem como objetivo suscitar nos aca-dêmicos a sua criticidade,

a curiosidade, o espírito in-vestigativo e a criatividade pelo estudo da Matemá-tica, de forma a adquirir competências e habilida-des que facilitem prosse-guir o curso de engenharia ou de tecnologia.

A seleção dos alunos será nos dias 05/04 (nível Básico); 12/04 (Intermediá-rio) e 26/04 (Avançado).

De 17 a 21 de março será realizada a Semana Nacional de Julgamentos no Tribunal do Júri. Serão realizadas duas sessões de julgamento, todos os dias, no Auditório da Uni-dade VII da UniNorte.

Nessas sessões a de-

fesa dos réus será fei-ta pelos advogados do Núcleo de Prática Jurí-dica (NPJ) da UniNorte. O público em geral pode assistir aos julga-mentos, que ocorrem de manhã, a partir das 08h, e à tarde, às 13h30.

Cursos fazem preparatório para o Enade 2014

PALESTRAS - A primeira atividade preparatória para o Enade teve parceria do Idesam

Page 11: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

11

Histórias de um intercambista

Passar seis meses fazen-do um intercâmbio no ex-terior é o sonho da maioria dos universitários. Marllon Kayo Moutinho Auzier aca-bou de realizar esse sonho, estudando um semestre inteiro na Universidad del Valle de México (U.V.M), na cidade do México, onde fez o 4º período do curso de Rádio e TV. Ele foi o ganha-dor da Promoção de bolsas de estudo no exterior do Bolsa Fórmula Santander, concorrendo com mais de 200 inscritos.

Marllon voltou do in-tercâmbio com uma mala

cheia de novos conhecimen-tos, experiências marcantes e muitas histórias para con-tar. “O período que passei estudando no México foi de muito aprendizado, não só teórico, mas aprendizado para a vida”, afirma.

Ele conta que sempre foi apaixonado pelo México, pela cultura, arquitetura, religiosidade e idioma do país. Mas para ele, fazer intercâmbio era um sonho distante, especialmente pela questão financeira. A sua vida deu uma volta de

360º graus quando, nave-gando pelo site da UniNor-te, viu o link do Santander Universidade, que em par-ceria com a UniNorte es-tava oferecendo bolsas de mobilidade universitária chamada de ‘Fórmula San-tander’. “Cliquei no link, despretensiosamente, e me inscrevi. Eu não esperava ganhar, mas decidi que não custava nada tentar. Pensei, vai que de repente eu ga-nhe. E foi o que aconteceu”.

Com tudo certo para a viagem, Marllon conta que

começou a se preparar. Fez um curso de espanhol antes e quando chegou lá ele diz que foi tudo como ele esperava.

Ele conta que foi um período muito proveitoso. Participou de vários pro-gramas na rádio do campus da U.V.M, inclusive na locu-ção de programas de espor-te, entretenimento, entre outros. Visitou as grandes emissoras de TV do país e diz que agora, mais do que nunca, tem certeza da pro-fissão que escolheu.

O aluno de Rádio e TV trouxe uma mala cheia de experiências marcantes do seu intercâmbio de seis meses no México

“O período que passei estudando no México foi de muito aprendizado, não só teórico, mas aprendizado de vida.”

Marllon AuzierAluno do Curso de

Rádio e TV

Moeda antiga e pirâmides de TeotihuacánDentre as muitas his-

tórias que vão ficar para sempre na memória, Marllon revela a mais marcante: a generosidade e simpatia da família de uma amiga que conheceu na universidade. Marllon conta que os pais da ami-ga o acolheram e o tra-tavam como se fosse um membro da família. Antes de voltar para o Brasil, a mãe da amiga lhe deu uma nota antiga de peso mexicano (moeda local), que ela guardava como relíquia. Ele também ga-

nhou uma pequena me-dalha com uma frase de amizade em espanhol e notas de pesos para dis-tribuir para a família dele em Manaus. “Eles escre-veram uma carta colocan-do o endereço e o telefone deles, dizendo que quan-do eu voltasse ao México teria uma casa pra ficar”.

Foi com essa mesma amiga que ele viveu ou-tra história marcante: a visita às pirâmides de Teotihuacán, um sítio ar-queológico declarado pa-trimônio da humanidade

pela Unesco. Ele ficou im-pressionado com o lugar e disse que lembrou mui-to de Manaus. “Era muito quente”, lembra, rindo.

Marllon gostou tanto da experiência que não pensa duas vezes em aconselhar outros alunos a fazerem intercâmbio.

VISITA - Marllon conheceu as pirâmides de Teotihuacán.

INTERCÂMBIO - Marllon ganhou uma bolsa de estudo do Fórmula Santander.

Page 12: Universo UniNorte n°11

MARÇO2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

12

Egressa de Nutrição conquista vaga em residência no HUGVA ex-aluna da UniNorte Poliana Pinto ficou com uma das duas vagas para residência multidisciplinar do Hospital Universitário Getúlio Vargas

A egressa do curso de Nutrição Poliana dos Santos Pinto, 24 anos, foi selecionada para a resi-dência multidisciplinar no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). Eram apenas duas vagas, disputadas por alunos de todas as universidades do Amazonas.

Poliana entrou na Uni-Norte em 2001, como bol-sista do Prouni, e no dia 28 de janeiro deste ano colou grau. Ela conta que descobriu o curso atra-vés de buscas na internet, fez sua inscrição, e ficou aguardando o processo de seleção, que não foi fácil. Em janeiro ela fez uma prova escrita, em seguida, teve análise de currículo e a prova oral eliminató-ria. “Tinham cinco pesso-

as comigo, essa prova era muito difícil, eu estava muito ansiosa porque ti-nha uma banca docente

com três pessoas, douto-res, todos concentrados no que falávamos”.

A avaliação foi dividida em testes objetivos e sub-jetivos, onde os candida-tos tinham que solucionar

verbalmente casos clíni-cos. “Ter participado de projetos científicos e vo-luntariado ajudou na mi-nha apresentação e apro-vação”, avalia.

O resultado saiu no dia 27 de janeiro. “Uma ami-ga da minha irmã viu o resultado em um mural, tirou uma foto e mandou para minha irmã, que me ligou na hora avisan-do que tinha passado. Só acreditei depois que ela mandou a foto com meu nome. Fiquei muito feliz”, diz, ainda vibrando com a conquista. “Daqui para frente serão 60h de resi-dência para conciliar com estudos, vou fazer o me-lhor possível. Agora uma nova etapa surge na mi-nha vida e não vou deixar passar”, finaliza.

“Ter participado de projetos científicos e voluntariado ajudou na minha apresentação e aprovação.”

Poliana PintoAluna do Curso de

Nutrição da UniNorte

PROVAS - Poliana passou por uma seleção difícil

Curso de Estética e Cosmética promoveatividades em homenagem às mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mu-lher, o curso de Estética e Cosmética da UniNorte realizou atendimentos de reflexologia, quick massa-ge, tranças, higienização facial e maquiagem em parceria com empresas e instituições da cidade.

A ideia era proporcio-nar às mulheres que traba-lham em diversos setores

um momento de relaxa-mento e beleza dentro do ambiente de trabalho. As atividades fazem parte dos projetos de extensão do curso e permitem o aper-feiçoamento dos alunos.

De acordo com o pro-fessor Ullisses Siza, res-ponsável pelos projetos de Extensão do curso, é importante que os alu-nos tenham esse contato

com o público e possam colocar em prática tudo que aprenderam na sala de aula, proporcionando satisfação e qualidade nos atendimentos.

As atividades foram realizadas dias 7 e 10 de março, em horários varia-dos, na Fapeam, na Feira do Produtor e nas empre-sas Faber Castell, Ceras Jo-hnson e Whirlpool.