URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um...

19
URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ CENTRO HISTÓRICO DE PARATY Ao contrário do que aconteceu na maioria das cidades do Brasil, Paraty foi uma cidade planejada. Engenheiros militares portugueses, cientes da vocação portuária da cidade e da necessidade de defesa do local, definiram como seriam as ruas e onde ficariam as igrejas, praças, cadeia, câmara, fortes e as áreas residenciais. Seguiram o padrão das cidades portuguesas onde as igrejas serviam de balizamento e pólo de atração residencial. As casas foram construídas acima do nível da rua por causa da invasão das águas das marés, previstas para entrar e limpar a cidade, principalmente dos estrumes de cavalos e burros de cargas que constantemente passavam pela cidade. O calçamento das ruas de Paraty com pedras irregulares (conhecido como pé-de- moleque) começou no século XVIII, graças ao desenvolvimento trazido pelo ciclo do ouro. Entretanto, foi à riqueza gerada pelo ciclo do café que terminou por calçar todas as ruas. As pedras eram necessárias porque as tropas de mulas, carregadas com ouro ou café, faziam grandes atoleiros nos dias de chuva e nuvens de poeiras nos dias de sol. Existem três tipos de beirais nos telhados das casas do centro histórico: a cimalha (beiral coberto com madeira), o cachorro (beiral com caibros a vista) e a beira-seveira (beiral formado por duas ou mais camadas de telhas). CONFEITARIA COLOMBO Fundada em 1894 a Confeitaria Colombo faz história no Rio de Janeiro. Por mais de um século a Confeitaria Colombo é uma das mais respeitadas casas comerciais do país.

Transcript of URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um...

Page 1: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

URIArquitetura e Urbanismo

Locais de visitação – Viagem ao RJ

CENTRO HISTÓRICO DE PARATYAo contrário do que aconteceu na maioria das cidades do Brasil, Paraty foi uma cidadeplanejada. Engenheiros militares portugueses, cientes da vocação portuária da cidade eda necessidade de defesa do local, definiram como seriam as ruas e onde ficariam asigrejas, praças, cadeia, câmara, fortes e as áreas residenciais. Seguiram o padrão dascidades portuguesas onde as igrejas serviam de balizamento e pólo de atraçãoresidencial.As casas foram construídas acima do nível da rua por causa da invasão das águas dasmarés, previstas para entrar e limpar a cidade, principalmente dos estrumes de cavalose burros de cargas que constantemente passavam pela cidade.O calçamento das ruas de Paraty com pedras irregulares (conhecido como pé-de-moleque) começou no século XVIII, graças ao desenvolvimento trazido pelo ciclo doouro. Entretanto, foi à riqueza gerada pelo ciclo do café que terminou por calçar todasas ruas. As pedras eram necessárias porque as tropas de mulas, carregadas com ouroou café, faziam grandes atoleiros nos dias de chuva e nuvens de poeiras nos dias desol.Existem três tipos de beirais nos telhados das casas do centro histórico: a cimalha(beiral coberto com madeira), o cachorro (beiral com caibros a vista) e a beira-seveira(beiral formado por duas ou mais camadas de telhas).

CONFEITARIA COLOMBO

Fundada em 1894 a Confeitaria Colombo faz história no Rio de Janeiro. Por mais de umséculo a Confeitaria Colombo é uma das mais respeitadas casas comerciais do país.

Page 2: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

Hoje, patrimônio cultural e artístico da cidade. Não se pode contar a história daConfeitaria Colombo sem associá-la a história urbana do Rio de Janeiro.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Projeto de 1936, desenvolvido por Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão,Ernani Vasconcellos, Jorge Machado e Oscar Niemeyer, a sede do antigo Ministério daEducação e Saúde Pública é sem dúvida um dos exemplares mais contundentes doimpacto da obra de Le Corbusier sobre os arquitetos modernos brasileiros na primeirametade do século XX.É possível identificar ecos das propostas do arquiteto franco-suíço, seja em função daaplicação de seus cinco pontos da arquitetura – térreo com pilotis, estruturaindependente, aberturas horizontais, terraço-jardim e fachada livre – seja em função daadoção do brise-soleil, que ele havia desenhado três anos antes, é patente tambémque os arquitetos brasileiros, ao desenvolverem o projeto, superaram as lições domestre, criando a primeira e mais significativa obra da arquitetura moderna brasileira.Como marco inaugural dessa arquitetura, o Ministério carrega as qualidades essenciaisque destacaram a produção nacional do conjunto arquitetônico moderno mundial, asaber: a recuperação e releitura de elementos tradicionais locais como azulejos emuxarabis; o amolecimento da geometria rígida das vanguardas arquitetônicaseuropeias pela adoção da linha curva e diagonal; a articulação entre volumesdesenhados conforme o programa de necessidades, cujas formas se complementavame contrastavam; a integração entre os espaços externos e internos, ou dito de outromodo, entre arquitetura e natureza.

Page 3: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

O Palácio Gustavo Capanema merece atenção também por propor um novo arranjopara os edifícios públicos de repartição; por sua implantação contrastante em relaçãoao entorno, definido pelo Plano Agache e por quadras desenhas nos limites dos lotes;pelo paisagismo concebido por Burle Marx e pelo importante conjunto de obrasartísticas realizadas por Cândido Portinari, Celso Antônio e Bruno Giorgi.

SEDE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA (ABI) - IRMÃOS ROBERTO

O prédio da ABI é referência para a arquitetura moderna brasileira, que já na década de30 esboçava o conceito de funcionalidade. A construção do edifício se deu nomomento em que Herbert Moses assumia a presidência da Associação e deixava suamarca para a posteridade.São comuns as visitas às instalações da ABI, dada sua importância no contextoarquitetônico. A execução das obras no Edifício Herbert Moses honrou a técnicanacional. Nenhum parafuso foi colocado no prédio sem consultar o projeto. Técnicaspioneiras apresentadas por Le Corbusier foram adotadas, além de outras característicasrepresentativas da evolução da arquitetura moderna.O hall de entrada do edifício é todo revestido de granito. Na época, o teto dosescritórios do 2º, 3º, 4º e 5º andares foi confeccionado com fibra prensada paraobstrução do som. As paredes do 7º andar até hoje são revestidas de placas desucupira do Pará. O Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar, permanece comoespaço para grandes festas e comemorações.Construído em três anos, de 1936 a 1939, o prédio destaca-se inclusive por ter sidonele utilizada pela primeira vez a solução apresentada pelo legendário Le Corbusierpara o problema do excesso de luz — o brise-soleil, quebra-sol através de persianas deconcreto na fachada — e outras características que marcam a evolução da arquiteturamoderna, como estrutura independente, teto-jardim, fachada livre e plano livre.

Page 4: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

O edifício-sede da ABI foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Estadual em1965. Sua principal característica é a unidade, que dá a tônica do conjunto, tanto nassoluções plásticas quanto nas estruturais. “Suas soluções continuam sendo adaptadaspor outros projetos e o estilo de construção jamais foi igualado”, declarou MaurícioRoberto, em depoimento de 1948. “A sede da ABI permanece como um prédio ímparna cidade. Tão necessário a ela quanto o Pão de Açúcar e o Corcovado.”A amplitude da entrada da ABI, que surge de repente numa esquina movimentada, temum caráter de praça. Essa disposição marca também as demais peças do projeto,convidando à reunião e ao congraçamento das pessoas. Pelos fundos, dá passagempara a Rua Pedro Lessa e, no terraço, havia um jardim concebido como ponto de lazer.

TEATRO MUNICIPAL

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro localiza-se na Cinelândia (Praça MarechalFloriano), no centro da cidade do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1909, como parte doconjunto arquitetônico das Obras de Reurbanização da Cidade do Rio de Janeiro eabertura da Avenida Central, durante a prefeitura de Pereira Passos, exerce desde suainauguração um importante papel para a cultura carioca e nacional, recebendo em seupalco importantes artistas, orquestras e companhias de Balet. Apesar do nome, o teatronão pertence ao município, mas está vinculado ao estado do Rio de Janeiro.

EDIFÍCIO PETROBRÁS

Page 5: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

O Edifício Sede da Petrobras localiza-se na Esplanada de Santo Antônio, no Rio deJaneiro, juntamente com outras instituições como o Banco Nacional doDesenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Nacional da Habitação (BNH),ao lado da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto do edifício foi resultadode concurso nacional realizado através do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Apesarde datar de 1967, possui central de automação e outros aspectos que lembram osmodernos edifícios inteligentes.

EDIFÍCIO SEDE DO BNDES (BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTOECONÔMICO E SOCIAL)

Projetado e construído também durante os “anos de chumbo” da ditadura militar, esteedifício formava com o Edifício da Petrobrás e o do BNH um conjunto de edifíciospúblicos federais aos quais a população do Rio de Janeiro legou o apelido de

Page 6: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

“Triângulo das Bermudas” associando todo o mistério desta área do Oceano Pacífico àopacidade da gestão pública do período. O edifício, em sua concepção, é um misto deJohnson Wax e Seagram Building. Do primeiro tirou a ideia do edifício com troncocentral e lajes em balanço; do segundo tirou a ideia minimalista do revestimento comcortina de vidro. O edifício trás muitas inovações construtivas, sendo a principal delas aconstrução do núcleo de concreto com formas deslizantes para posteriormente serempenduradas as lajes em concreto protendido. Também as esquadrias com múltiplasarticulações e persiana embutida eram uma inovação.

ARCOS DA LAPA OU AQUEDUTO DA CARIOCA

Considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil duranteo período colonial, é hoje um dos cartões postais da cidade, símbolo maisrepresentativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.A estrutura, em pedra argamassada, apresentava originalmente 270 metros decomprimento por 17,6 metros de altura. Em estilo românico, caiada, possui 42 arcosduplos e óculos na parte superior. Em sua construção foi empregada a mão de obra deescravos indígenas e africanos.

ESCADARIA SELARÓN

Page 7: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

Em 1990, o artista plástico Jorge Selarón começou a revestir a escadaria que leva aoconvento de Santa Teresa com um mosaico de ladrilhos de cerâmica nas cores verde,amarela, azul e branca. São 215 degraus ao longo de 125m, cobertos pelo chileno àscustas do dinheiro de seu próprio bolso, o qual arrecadava por meio da venda dequadros.

CRISTO REDENTOR

O Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no bairrode Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro. Em 2007 foi eleito uma das novas setemaravilhas do mundo.O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa econstruído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e o engenheirofrancês Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.A estátua situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível domar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a cidade. Um símbolo docristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil.

Page 8: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros dealtura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metrosde largura. A estátua pesa 635 toneladas e é a segunda maior escultura de Cristo nomundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.

PÃO DE AÇÚCAR

Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapaturístico do Brasil empreendimento que se tornaria mundialmente famoso BONDINHODO PÃO DE AÇÚCAR. Hoje, a visão dos bondinhos, no seu constante vaivém, estáincorporada à paisagem carioca.Construído, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, ocomplexo turístico Pão de Açúcar foi criado para o divertimento de milhares de pessoasnum local privilegiado pela beleza panorâmica.No Pão de Açúcar atualmente funcionam dois sistemas teleféricos independentes,classificados como de grande porte, com dois bondinhos em cada linha, circulando emvai-e-vem). O novo sistema, instalado em 1972, aumentou a capacidade de transportedo teleférico de 115 para 1.360 passageiros por hora.O Bondinho pode transportar até 65 passageiros em cada viagem, que sai de 20 em 20minutos, e é o único no mundo com as faces laterais totalmente transparentes devidoao acrílico e policarbonato utilizado, “plexi glass”, de tecnologia de aviação.O desenho dos bondinhos inaugurados em 1972, medindo 6,00 x 3,00 m, em forma debolha, com estrutura em duralumínio, é exclusivo do Pão de Açúcar, idealizado pelafirma italiana Nardo, e premiado no 4º Salão de Montanha em Turim, em 1971.

ESTÁDIO DO MARACANÃ

Page 9: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é um estádio de futebollocalizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa doMundo de Futebol daquele ano.Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro emundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca deFutebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubesda FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.Após diversas obras de modernização, a capacidade do estádio é de 78.838espectadores, sendo o maior estádio do Brasil.

SAMBÓDROMO (OSCAR NIEMEYER)

A Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo,localiza-se na Avenida Marquês de Sapucaí.O seu projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi implantado durante oprimeiro governo fluminense de Leonel Brizola (1983-1987), visando a dotar a cidadede um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo dodesfile das escolas de samba. Inaugurada em 1984, com o nome oficial de "Avenidados Desfiles", marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duasnoites, ao invés de em apenas uma noite, como era costume até então. Posteriormente,seu nome oficial mudou para "Passarela do Samba" e, finalmente, a partir de 18 defevereiro de 1987, seu nome oficial passou a ser "Passarela Professor Darcy Ribeiro",

Page 10: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

numa homenagem ao principal mentor da obra, o antropólogo Darcy Ribeiro. Essadenominação oficial se conserva até hoje. Popularmente, porém, a obra é maisconhecida como "Sambódromo". Sua estrutura, em peças pré-moldadas de concreto,mede cerca de 700 metros de comprimento.

LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Rodrigo de Freitas é uma lagoa localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro,com 2,4 milhões de metros quadrados de superfície, sobre o seu espelho d'águapraticam-se esportes aquáticos como o remo, ou simplesmente passeia-se depedalinho. Em seu entorno, encontra-se um estádio de remo (Estádio de Remo daLagoa), uma ciclovia pavimentada, com 7,5 km de extensão, diversos equipamentos delazer e quiosques de alimentação, que oferecem itens da gastronomia regional einternacional. Aí, se encontram também alguns dos mais importantes clubes da cidade:Clube de Regatas do Flamengo; Jóquei Clube Brasileiro; Clube Naval na ilha do Piraquê;Paissandu Atlético Clube; Clube dos Caiçaras; Club de Regatas Vasco da Gama (sedenáutica); e Botafogo de Futebol e Regatas (sede náutica).Desde 1995, na época de Natal, há a tradição de se montar uma gigantesca árvore deNatal iluminada, aproveitando o seu espelho d'água.A lagoa representa, atualmente, uma das principais atrações turísticas da cidade do Riode Janeiro. É conhecida como "O Coração do Rio de Janeiro", devido a seu formatosemelhante a um coração. O bairro Lagoa recebe sua denominação devido à LagoaRodrigo de Freitas. É um bairro de classes média-alta e alta e possui um dos maioresíndices de desenvolvimento humano do país.

PRAIA DE COPACABANA

Page 11: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

A Praia de Copacabana é uma praia localizada no bairro de Copacabana, na Zona Sulda cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Considerada uma das praias mais famosas domundo, foi popularmente apelidada de "Princesinha do Mar", com 4,15 km deextensão.O desenho em curvas de sua calçada em padrão mar largo, simulando as ondas domar, é conhecido no mundo todo. Foi, originalmente, concebido no século XIX, nascalçadas da Praça de Dom Pedro IV, mais conhecida como Praça do Rossio, em Lisboa,em Portugal, para homenagear o encontro das águas doces do Rio Tejo com o OceanoAtlântico, e implantado em 1901 no Largo de São Sebastião, em Manaus, peloscalçadeiros portugueses, em comemoração à Abertura dos Portos do RioAmazonas (embora esta calçada já estivesse planejada desde a década de 1880,quando o Teatro Amazonas, concluído em 1896, começou a ser pensado). Inicialmente,as ondas tinham orientação perpendicular em relação ao comprimento da calçada.Foram confeccionadas com pedras pretas (de basalto) e brancas (de calcita). Como aspedras vieram, inicialmente, das cercanias de Lisboa, elas receberam o nome popularde "pedras portuguesas", denominação que se mantém até hoje, apesar de elas jáserem extraídas no próprio Brasil, atualmente.Durante a reforma da calçada e o alargamento da Avenida Atlântica, durante a décadade 1970, sob orientação do arquiteto e paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, asondas da calçada adquiriram seu atual sentido paralelo em relação ao comprimento dacalçada.Em 13 de agosto de 1923, foi inaugurado o Hotel Copacabana Palace, em frente àpraia. Desde então, o hotel tornou-se um símbolo da cidade.

PRAIA DE IPANEMA

Page 12: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

A praia de Ipanema localiza-se no bairro de Ipanema, na zona Sul da cidade do Rio deJaneiro, no Brasil. Ela tem 2,6 km de extensão e fica perto do bairro Leblon que é umcomplemento dela. Uma das praias mais famosas da cidade perde em popularidadeapenas para a praia de Copacabana.O projeto paisagístico das calçadas de Ipanema é do arquiteto e paisagista RenatoPrimavera Marinho, em comemoração ao quarto centenário da cidade.

MAC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (OSCAR NIEMEYER)

Oscar Niemeyer (2006)“Como é fácil explicar este projeto! Lembro quando fui ver o local. O mar, asmontanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com oedifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estavapronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto.”O Museu de Arte Contemporânea de Niterói está localizado no estado do Rio deJaneiro. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à artecontemporânea, todas datadas ao decorrer do século XX.Edificado em 1996, destaca-se na paisagem pelo arrojo de seus traçoscontemporâneos, que o fazem assemelhar-se a um cálice ou a disco voador. Foram

Page 13: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

necessários cinco anos para erguer a estrutura de quatro pavimentos, inscrita numapraça de 2.500 m².O edifício em si do MAC Niterói é a primeira obra que o museu oferece àcontemplação. A estrutura de linhas circulares do edifício apresenta-se como umaescultura de 16 metros de altura em praça aberta, em que o espelho-d'água colocadoem sua base e a iluminação empregada confere grande leveza. A rampa sinuosaexterna conduz ao interior, com dois pavimentos. O moderno complexo arquitetônico,concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, apresenta o concreto nu e duro numa formaarredondada, suave e moderna, do jeito que já chega a ser um tipo de marca registradaem quase todas as obras de Oscar Niemeyer.No primeiro pavimento funciona a Administração. No segundo pavimento, estão a salade exposições e a varanda panorâmica, envidraçada, também reservada para mostras.O mezanino, por sua vez, que circunda todo o interior do museu, é dividido em salasmenores, destinadas a exposições. No subsolo, encontram-se uma área paraarmazenagem de obras, um bar, um restaurante e um auditório para conferências.O prédio tem 50 metros de diâmetro, tendo recebido tratamento térmico eimpermeabilizante. A estrutura consegue suportar um peso de cerca de 400 kg/m² eventos de velocidade de até 200 km/h.

MEMORIAL ROBERTO SILVEIRA / TEATRO POPULAR DE NITERÓI / FUNDAÇÃOOSCAR NIEMEYER

O Caminho Niemeyer é um conjunto de equipamentos culturais e centro cultural degrande valor arquitetônico projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, nos bairroslitorâneos na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. O complexo se estende por 11 km deextensão ao longo da orla da cidade, do Centro à Zona Zul, desde o terreno do Aterroda Praia Grande (no Centro) até o bairro da Charitas.O objetivo era revitalizar a orla da cidade junto a Baía de Guanabara e a parte centralda cidade de Niterói. As construções, que começaram a ser erguidas em janeiro de2002, formarão o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por Niemeyer,depois de Brasília. O conjunto arquitetônico, ainda inconcluso, é constituído entreoutros edifícios, pelo internacionalmente conhecido MAC, mas também por umcomplexo no Centro da cidade, em que concentra a maioria das edificações, a

Page 14: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

chamado de Praça Popular de Niterói, composto pela Fundação Oscar Niemeyer,Memorial Roberto Silveira e Teatro Popular de Niterói, mas também há uma série deoutros edifícios espalhados ao longo da orla, que são, o Terminal de Barcas de Charitas,o Centro BR do Cinema Brasileiro e a Praça JK. Há ainda projetos para outros edifícioscuja obras ainda não foram iniciadas.As sete obras concluídas de Oscar Niemeyer fazem da orla de Niterói uma sucessão decartões-postais, cujo maior destaque é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói(MAC Niterói), e a combinação da paisagem e do projeto arquitetônico tornou oconjunto de edificações em um dos mais conhecidos no mundo.

MAR – MUSEU DE ARTE DO RIO DE JANEIRO (BERNARDES + JACOBSENARQUITETURA)

O MAR é parte do projeto de revitalização da zona portuária do Rio. O complexo domuseu, com 13,7 mil m², é um espaço integrado de arte, educação e história, instaladoem dois edifícios de diferentes estilos que foram unidos por uma cobertura onduladade concreto, inaugurado em março de 2013.Localizado no Centro do Rio de Janeiro, próximo a principal avenida do bairro, o museuocupa dois edifícios na Praça Mauá, entre o Centro e a Zona Portuária. Um dos prédiosé o Palacete Dom João VI, construído em 1916, em estilo eclético, abrigou escritóriosde empresas de transporte marítimo e autarquias, mas passou os últimos 20 anosabandonado. Em 2000, foi tombado. Foi dedicado às salas de exposição, o "Pavilhão deExposições", aproveitando-se o pé-direito alto e a estrutura livre de seus salões. Ooutro, adjacente ao palácio, a "Escola do Olhar", edifício modernista dos anos de 1940,que abrigava o terminal rodoviário Mariano Procópio, no térreo, e o Hospital da PolíciaCivil, nos andares superiores além de abrigar a administração e outros departamentos.A cobertura suspensa simula a ondulação da superfície da água.

MUSEU DO AMANHÃ (SANTIAGO CALATRAVA)

Page 15: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

Erguido no Píer Mauá, em meio a uma grande área verde, o espaço terá 30 milmetros quadrados de área, com jardins, espelhos d’água, ciclovia e área delazer, sendo que o prédio terá 15 mil metros quadrados de área e arquiteturasustentável. A proposta do Museu do Amanhã é que o público tenha contatocom passado e presente e possa imaginar futuros para os próximos 50 anos.No térreo haverá uma loja, um auditório com capacidade para 400 pessoas,salas de exposições temporárias, salas de pesquisa e ações educativas e umrestaurante, além das áreas administrativas do museu. No pavimento superiorficarão as salas das exposições de longa duração, um belvedere paracontemplação da vista e um café.O museu está sendo construído de acordo alinhadas com os mais elevadospadrões da certificação LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental, emportuguês), chancelado pelo Green Building Council Brasil e um dos maisimportantes reconhecimentos na área. Isso significa estar atento a pequenasatitudes que, somadas, evitam grandes impactos. Como escolher materiaisreciclados de alta durabilidade, que não agridam o ambiente e que sejamproduzidos próximos ao local da obra, por exemplo.As águas da Baía de Guanabara serão utilizadas na troca de calor com o sistemade climatização do prédio. Realizada de forma a não prejudicar a vida marinha,a troca vai possibilitar ainda que as águas sejam filtradas durante o processo. Ageração de energia para uso interno será feita por meio da instalação de placasque transformam a energia da luz do Sol em energia elétrica. O projeto prevêque as estruturas da cobertura do edifício se movimentem ao longo do dia paracaptar a maior quantidade possível de luz solar.A construção do Museu do Amanhã está incluída no conjunto de obras daPrefeitura do Rio de Janeiro, com apoio dos Governos Estadual e Federal, pormeio da maior operação urbana consorciada do país – o Porto Maravilha. Oprojeto prevê a requalificação e reurbanização de uma área de 5 milhões demetros quadrados, além de trazer um novo padrão de qualidade aos serviçosurbanos como, por exemplo, a implementação da coleta seletiva de lixo,iluminação pública eficiente e criação de ciclovias.

Page 16: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

A implantação de projetos de grande impacto cultural como o Museu de Artedo Rio (MAR) e o Museu do Amanhã, ambos em parceria com a FundaçãoRoberto Marinho, tem o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e culturalda região.

CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO SEBASTIÃO

A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como CatedralMetropolitana do Rio de Janeiro é uma catedral católica localizada no Centro da cidadedo Rio de Janeiro, no Brasil. Foi inaugurada em 1979, substituindo, como catedral dacidade, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Em estilo moderno, apresenta formatocônico, com 106 metros de diâmetro, 75 metros de altura externa, 64 metros de alturainterna e capacidade para 20 000 pessoas em pé. A beleza da edificação, de linhas retase sóbrias, deve-se aos vitrais coloridos rasgados nas paredes até a cúpula. Seu projetoe execução foram coordenados pelo monsenhor Ivo Antônio Calliari.O projeto é do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca: segundo alguns, inspirado nasnaves do Projeto Apollo, como símbolo do futuro; segundo outros, inspirado naspirâmides maias. A porta principal é formada por relevos em bronze e tem, como tema,a fé. O interior da catedral foi projetado pelo padre Paulo Lachen Maier.Os quatro vitrais, que nos dão impressão de estarem abraçados por fios de betão, sãotambém uma afirmação da fé que está na origem e na finalidade maior da Catedral eestão posicionados conforme os pontos cardeais. Eles simbolizam as quatro notascaracterísticas da Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica.

MUSEU DE ARTE MODERNA (AFFONSO REIDY)

Page 17: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) é uma das mais importantesinstituições culturais do Brasil. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque doFlamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont. Seu edifício-sede, a obra maisconhecida do arquiteto carioca Affonso Reidy, segue a orientação da arquiteturaracionalista, destacando-se pelo emprego de estruturas vazadas e pela integração como entorno.O museu foi inaugurado em 1948, por iniciativa de um grupo de empresários presididopor Raymundo Ottoni de Castro Maya. É uma organização particular sem finslucrativos, fruto do contexto cultural e econômico que o Brasil vivenciou no segundopós-guerra, em que se observou a diversificação dos equipamentos culturais deste país,a aquisição de um valioso patrimônio artístico e a assimilação das correntes artísticasmodernas.Palco de diversos acontecimentos de grande relevância na vanguarda artísticabrasileira, o museu amealhou ao longo de sua história uma coleção de arte modernaaltamente representativa - a maior parte, entretanto, perdida no trágico incêndio de1978. Conserva hoje aproximadamente 11 mil objetos, grande parte proveniente daColeção Gilberto Chateaubriand, depositada em regime de comodato no museu em1993.

EDIFÍCIO SEDE DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (OSCAR NIEMEYER)

As novas instalações da FGV representam um marco para o patrimônio histórico earquitetônico da cidade do Rio de Janeiro.

Page 18: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

Erguido em um terreno de 8 mil metros quadrados, ao lado da sede da FGV - EdifícioLuiz Simões Lopes, o complexo completo tem um novo prédio com 19 andares e doissubsolos - Torre Oscar Niemeyer, e um centro cultural, com três pavimentos, queabriga salas de estudo, auditórios e espaço para exposições.

As edificações, que simbolizam um presente da arte de Niemeyer à cidade do Rio,mantém a sintonia com as linhas do edifício sede e estão dentro de um conceitourbanístico que prevê a perfeita harmonia com os prédios próximos e a paisagem local.

CONJUNTO RESIDENCIAL PREF. MENDES DE MORAES - EDIFÍCIO PEDREGULHO(AFFONSO REIDY)

A obra foi realizada entre os anos de 1946 e 1952 e até hoje serve como modelo ereferência na temática da habitação popular. O projeto do Conjunto Pedregulhoconstituiu em uma das primeiras tentativas de construir conjuntos habitacionais no paísdeixando clara a opção de prover uma maior dignidade à classe trabalhadora eservindo como uma espécie de eco do discurso promulgado por parte dos líderes doMovimento Moderno europeu, a partir dos anos 20, em favor de uma habitação sociale coletiva. O Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido comoPedregulho, foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy para abrigarfuncionários públicos do então Distrito Federal. Localizado no bairro de São Cristóvão,Rio de Janeiro.Incrustado no alto de uma encosta no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio deJaneiro, o principal prédio do conjunto habitacional Prefeito Mendes de Moraesimpressiona já de longe. Com seus 260 metros de comprimento e 272 apartamentosdistribuídos em um traçado serpenteado, o edifício é considerado um ícone daarquitetura moderna brasileira e mundial.A relevância histórica da edificação, recém-restaurada, atrai anualmente cerca de 15 milvisitantes de todas as partes do mundo ao local, em sua maioria estudantes ouprofissionais de arquitetura e engenharia. Grupos de brasileiros e estrangeiros sãorecebidos quase diariamente pelo presidente de associação de moradores do conjunto,

Page 19: URI Arquitetura e Urbanismo Locais de visitação – Viagem ao RJ Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento

Hamilton Marinho, 57, uma espécie de síndico dos 1.700 moradores do Pedregulho.Morador do prédio há 52 anos, ele não esconde o orgulho.Em 2011, a Cehab (Companhia Estadual de Habitação) deu início a uma restauraçãoque envolveu desde a troca de 580 janelas e de 38 mil peças de cerâmica (cobogós)que ornam as fachadas dos prédios até o reforço dos pilotis e a renovação da redehidrossanitária. A intervenção custou R$ 46 milhões, investidos pela própria Cehab, eterminou no fim de abril deste ano.Ainda haverá uma terceira fase, que incluirá a reativação de um posto de saúde e deuma lavanderia dentro da área do conjunto e a restauração do projeto paisagístico,feito por Roberto Burle Marx. "Era uma necessidade antiga nossa e foi um apelocultural de escolas de arquitetura de todo o mundo", diz Marinho.