Use bem a sua voz

2
Use bem a sua voz  por Reinaldo Polito  Alguns pequenos cuidados podem tornar sua voz um recurso muito importante para que conquiste cada vez mais sucesso com a comunicação. Volume: Use o volume da voz de acordo com o ambiente. Observe a acústica da sala, a distância em que se encontram os últimos ouvintes, se usar ou não micro!one e se algum ru"do poder inter!erir na compreensão da plat#ia. $epois dessa avaliação determine o volume de voz mais apropriado para a circunstância. $e maneira geral procure !alar um pouco mais alto do que seria necessrio para que as pessoas pudessem ouvir. Assim, se tiver de !alar para um grupo de %& ouvintes, !ale como se a plat#ia !osse de '&, se tiver de !alar para '&, !ale como se !ossem (&&. )alando um pouco mais alto, desde que o volume não agrida os ouvintes, evidentemente, poder demonstrar mais envolvimento e interesse pelo assunto que tratar. Velocidade: A veloci dade da su a !ala dever ser sempre de acor do com suas caract er "s ti cas e o sentimento da mens agem. *ã o e+is te , portanto, um pa dr ão de velocidade.)ale mais rpido ou mais devagar de acordo com sua emoção, sua dicção, e a interpretação que der a mensagem.or e+empl o, se !alass e -cruzou rapidamente a lina de cegada /, a !ala deveria ser mais rpida0 se, entret anto, dissesse -deito u1se lentamente por causa do cansaço /, deveria !alar mais devagar para que a mensagem !osse interpretad a de maneira adequada. 2itmo: A alternância do volume da voz e da velocidade da !ala torna a comunicação mais atraente e estimulante. O !ato de !alar mais rp ido, mais devagar, mais alto, mais bai+o, motiva o ouvinte a acompanar a mensagem com maior interesse. ortanto, evite !alar com aquele tom único, desinteressante que aos poucos vai dando sonol3ncia na plat#ia. Um bom e+erc"cio para melorar o ritmo e a cad3ncia da !ala # !azer leituras !req4entes de poesias em voz alta. $icção: 5 a pronúncia dos sons das palavras. A boa dicção # maneira correta de pronunciar os -r/ e -s/ !inais, os -i/ e -l/ intermedirios, en!im, todos os sons das palavras. ronunciando bem as palavras voc3 ser mais bem compreendido pelos ouvintes e !ar com que as pessoas o ve6am como algu#m bem educado e !ormado. 7ssa demonstração de preparo poder at# dar mais credibilidade 8 sua mensagem. ara aper!eiçoar a dicção !aça leitura em voz alta de te+tos de revistas ou 6ornais colocando o dedo dobrado na boca, como se estivesse mordendo com raiva 9mas, sem !orçar # s; para saber como dever agir< e procurando pronunciar as palavras da !orma mais correta poss"vel. =omo voc 3 pod e obs erva r são proc edimentos simple s e que pod erão apr imorar rapidamente sua comunicação. *a pr;+ima semana vou !alar como melorar o vocabulrio não perca> ?Artigo publicado no site da @araiva?

Transcript of Use bem a sua voz

Page 1: Use bem a sua voz

8/18/2019 Use bem a sua voz

http://slidepdf.com/reader/full/use-bem-a-sua-voz 1/1

Use bem a sua voz

 por Reinaldo Polito

 Alguns pequenos cuidados podem tornar sua voz um recurso muito importante paraque conquiste cada vez mais sucesso com a comunicação.

Volume: Use o volume da voz de acordo com o ambiente. Observe a acústica da sala,a distância em que se encontram os últimos ouvintes, se usar ou não micro!one e se algumru"do poder inter!erir na compreensão da plat#ia. $epois dessa avaliação determine ovolume de voz mais apropriado para a circunstância. $e maneira geral procure !alar umpouco mais alto do que seria necessrio para que as pessoas pudessem ouvir. Assim, setiver de !alar para um grupo de %& ouvintes, !ale como se a plat#ia !osse de '&, se tiver de!alar para '&, !ale como se !ossem (&&. )alando um pouco mais alto, desde que o volumenão agrida os ouvintes, evidentemente, poder demonstrar mais envolvimento e interessepelo assunto que tratar.

Velocidade: A velocidade da sua !ala dever ser sempre de acordo com suascaracter"sticas e o sentimento da mensagem. *ão e+iste, portanto, um padrão de

velocidade.)ale mais rpido ou mais devagar de acordo com sua emoção, sua dicção, e ainterpretação que der a mensagem.or e+emplo, se !alasse -cruzou rapidamente a lina decegada/, a !ala deveria ser mais rpida0 se, entretanto, dissesse -deitou1se lentamente por causa do cansaço/, deveria !alar mais devagar para que a mensagem !osse interpretada demaneira adequada.

2itmo: A alternância do volume da voz e da velocidade da !ala torna a comunicaçãomais atraente e estimulante. O !ato de !alar mais rpido, mais devagar, mais alto, mais bai+o,motiva o ouvinte a acompanar a mensagem com maior interesse.

ortanto, evite !alar com aquele tom único, desinteressante que aos poucos vai dandosonol3ncia na plat#ia. Um bom e+erc"cio para melorar o ritmo e a cad3ncia da !ala # !azer leituras !req4entes de poesias em voz alta.

$icção: 5 a pronúncia dos sons das palavras. A boa dicção # maneira correta depronunciar os -r/ e -s/ !inais, os -i/ e -l/ intermedirios, en!im, todos os sons das palavras.ronunciando bem as palavras voc3 ser mais bem compreendido pelos ouvintes e !ar comque as pessoas o ve6am como algu#m bem educado e !ormado.

7ssa demonstração de preparo poder at# dar mais credibilidade 8 sua mensagem.ara aper!eiçoar a dicção !aça leitura em voz alta de te+tos de revistas ou 6ornais

colocando o dedo dobrado na boca, como se estivesse mordendo com raiva 9mas, sem!orçar # s; para saber como dever agir< e procurando pronunciar as palavras da !ormamais correta poss"vel.

=omo voc3 pode observar são procedimentos simples e que poderão aprimorar rapidamente sua comunicação. *a pr;+ima semana vou !alar como melorar o vocabulrio

não perca>

?Artigo publicado no site da @araiva?